2 minute read

OPINIÃO - Anderson Trautman Cardoso Nove décadas de parceria e protagonismo

Next Article
FLASH

FLASH

NOVE DÉCADAS DE PARCERIA E PROTAGONISMO

ANDERSON TRAUTMAN CARDOSO Presidente da Federasul (2021-2022)

Advertisement

Ideias inspiram, bandeiras nos movem. Há nove décadas, nascia a seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB/RS.

Uma história marcada por conquistas e por um protagonismo que contribuiu para o desenvolvimento do Rio

Grande do Sul.

Não é coincidência que a entidade tenha quase a mesma idade da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – a nossa Federasul –, que neste ano completa seus 95 anos. Ambas, OAB/RS e Federasul, integram um mesmo movimento que mobilizou a sociedade gaúcha nas décadas de 1920 e 1930, que passou a se organizar em torno de valores Quis o destino que, justamente que aceleraram o desenvolvimento nesse momento particular da nossa história, a Federasul do Estado e fizeram do Rio Grande uma referência fosse presidida por um para o Brasil. advogado, o que faz com que Em todo esse tempo, o histórico de esses laços tão profundos sejam ainda mais fortalecidos. bandeiras comuns e serviços prestados pelas duas enDe fato, nos últimos anos, a tidades ao país é enorme. Isso poratuação conjunta das duas que as duas entidades comungam entidades tem se incrementado e resultado em importantes de valores comuns, como a defesa da Justiça, do Estado ações e avanços Democrático de Direito, das liberdades individuais, da sociedade e do desenvolvimento de nosso Estado. Causas que mobilizaram e seguirão mobilizando uma parceria que traz contribui com todos os gaúchos.

Quis o destino que, justamente nesse momento particular da nossa história, a Federasul fosse presidida por um advogado, o que faz com que esses laços tão profundos sejam ainda mais fortalecidos. De fato, nos últimos anos, a atuação conjunta das duas entidades tem se incrementado e resultado em importantes ações e avanços.

Durante a pandemia, a OAB/RS e a Federasul foram protagonistas na busca por soluções em favor da defesa da vida e, ao mesmo tempo, da preservação das atividades na economia gaúcha e em nosso Judiciário. Em uma atuação constante junto ao Governo do Estado, contribuímos para formulação de políticas para reduzir a disseminação do vírus sem penalizar excessivamente nossos negócios.

Também participamos ativamente do processo de reformas do Estado. Graças a elas, o Rio Grande do Sul retomou sua capacidade de investimento, sobretudo em áreas tão essenciais como a infraestrutura, que é pilar para o desenvolvimento, e também para a garantia da cidadania aos gaúchos.

A boa causa do equilíbrio das contas públicas e do desenvolvimento, por sinal, mobiliza ações conjuntas da OAB/RS e da Federasul. Foi por ela que apoiamos o pleito da seccional gaúcha, junto ao Supremo Tribunal Federal, de revisão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

A liberdade é outro valor que nos une: liberdade individual, de expressão e econômica, entre tantas outras formas. A livre iniciativa sempre esteve entre nossos ideais, assim como a manifestação do pensamento — o que suscitou recente fala conjunta de nossas entidades contra medidas do Judiciário que foram na direção contrária.

São apenas algumas ações que ilustram a importante sintonia e convergência que une OAB/RS e Federasul. Cada uma dentro de suas atribuições, mas com bandeiras em comum, sempre na busca da liberdade, do desenvolvimento e de uma vida melhor para todos os gaúchos. Parabéns à OAB/RS por seus 90 anos! Que venham mais décadas pela frente que sigamos essa importante parceria que tanto contribui com nosso Rio Grande do Sul!

This article is from: