celebrar com
Vocês já devem ter ouvido falar em JEJUM INTERMITENTE, não é? No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse tipo de padrão alimentar e esclarecer algumas dúvidas que surgem em meu consultório. O QUE É O JEJUM INTERMITENTE?
• Ajudar na queima de gordura;
Trata-se de um padrão alimentar em que são estabelecidos intervalos, nos quais se alternam períodos de alimentação regular e jejum.
• Reduzir a resistência à insulina e, com isso, ocorre a diminuição do risco de apresentar diabetes melitus tipo II;
Por mais que pareça algo novo, o jejum 82 intermitente é praticado (mesmo sem querer) há milhares de anos. Nossos ancestrais não tinham a mesma facilidade que temos hoje de conseguir alimentos, pois tudo dependia da caça, pesca ou colheita, ou seja, podiam ficar muitas horas ou dias sem comer.
• Contribuir para a diminuição da pressão arterial, do colesterol e triglicérides;
Além disso, podemos citar também pessoas que, dependendo do seu trabalho ou de sua religião, ficam em jejum certos horários do dia ou jejuam o dia inteiro. QUAIS OS BENEFÍCIOS? Muitos estudos indicam que o jejum intermitente pode:
• Estimular as células do corpo a remover resíduos; • Melhorar o sono. MAS, ATENÇÃO: Pacientes diabéticos, hipertensos ou que apresentam qualquer patologia JAMAIS devem inserir o jejum intermitente por conta própria, pois alterações na glicemia e na pressão arterial podem se apresentar.