2 minute read

Yoga

Um dos principais objetivos é conduzir o praticante a um estado de paz e quietude, colocando-o em contato consigo mesmo. É praticamente impossível definir, em poucas linhas, o que é Yoga. A palavra origina-se da língua sânscrita e significa, basicamente, unir, integrar. Dessa forma, pode ser resumida como uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem. Porém, é fato que a prática vai muito além desse entendimento.

Muitas pessoas têm usado o Yoga como uma ferramenta para autoconhecimento, evolução espiritual e redução do estresse do dia-a-dia. “Através das técnicas meditativas e respiratórias, o praticante consegue a diminuição desse estresse, proporcionando relaxamento, redução da ansiedade e um melhor controle emocional”, afirma Consuelo Lima, professora de Hatha Yoga.

Advertisement

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, yoga não é considerado um esporte. Alguns praticantes até chegam a essa prática em busca de uma atividade física; mas, com o passar do tempo, acabam descobrindo sua profundidade.

O Yoga também não é ligado a uma religião e é indicado a todas as pessoas, em qualquer faixa etária ou fase da vida: crianças, adolescentes, adultos, gestantes, terceira idade e por aí vai.

A fisioterapeuta Ângela Rios, de 35 anos, começou a praticar Yoga por volta dos 17 anos, em busca de uma atividade física que fosse completa, e se apaixonou por esta prática. De lá para cá, interrompeu as aulas por diversas vezes, mas nunca chegou a abandonar a prática, que, segundo ela, trouxe diversos benefícios que vão além da saúde.

“O principal deles é a concentração, o centramento e, além disso, os benefícios físicos de ter o corpo mais forte, mais alongado. Eu me sinto muito bem”, garante ela. Hoje, por conta da rotina familiar e de trabalho, Ângela optou por praticar os exercícios sozinha por meio de um aplicativo de celular, ou ainda por vídeos disponíveis no YouTube. “Hoje eu não consigo praticar com toda a dedicação que o Yoga merece, mas pratico com gosto e me sinto muito bem”, acrescenta.

Se você tem interesse nesta prática, aqui vão algumas dicas de professores e especialistas:

• O iniciante deve respeitar o seu corpo e sempre tentar cuidar da sua integridade física. Força e flexibilidade são fatores que precisam de tempo.

• Observe sempre como está a sua respiração e faça dela o combustível do seu crescimento dentro da prática de Yoga.

• No Yoga transpiramos bem mais do que muita gente pensa; por esse motivo, é indicado que o aluno tenha o seu próprio tapete de prática.

• Para pessoas com algum problema crônico de saúde é recomendável que consulte seu médico; porém, a prática sempre pode ser adaptada para que seja o mais confortável e benéfica possível ao praticante.

• Procure um bom professor e dê preferência para alguém formado ou que esteja realizando um curso de formação de professores.

• É recomendável o uso de roupas leves e confortáveis, que facilitem os movimentos do corpo. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo.

This article is from: