
2 minute read
Jejum Intermitente
Vocês já devem ter ouvido falar em JEJUM INTERMITENTE, não é? No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse tipo de padrão alimentar e esclarecer algumas dúvidas que surgem em meu consultório.
O QUE É O JEJUM INTERMITENTE?
Advertisement
Trata-se de um padrão alimentar em que são estabelecidos intervalos, nos quais se alternam períodos de alimentação regular e jejum.
Por mais que pareça algo novo, o jejum intermitente é praticado (mesmo sem querer) há milhares de anos. Nossos ancestrais não tinham a mesma facilidade que temos hoje de conseguir alimentos, pois tudo dependia da caça, pesca ou colheita, ou seja, podiam ficar muitas horas ou dias sem comer.
Além disso, podemos citar também pessoas que, dependendo do seu trabalho ou de sua religião, ficam em jejum certos horários do dia ou jejuam o dia inteiro.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Muitos estudos indicam que o jejum intermitente pode: • Ajudar na queima de gordura;
• Reduzir a resistência à insulina e, com isso, ocorre a diminuição do risco de apresentar diabetes melitus tipo II;
• Contribuir para a diminuição da pressão arterial, do colesterol e triglicérides;
• Estimular as células do corpo a remover resíduos;
• Melhorar o sono.
MAS, ATENÇÃO:
Pacientes diabéticos, hipertensos ou que apresentam qualquer patologia JAMAIS devem inserir o jejum intermitente por conta própria, pois alterações na glicemia e na pressão arterial podem se apresentar.
Diferenciam-se pelo tempo em jejum. Por exemplo: jejum de 12 horas, 14, 16, 20, 24 ou 36 horas. Mas, o mais comum é o de 14 a 16 horas.
DURANTE O JEJUM, PODE BEBER ÁGUA?
Sim. Água, café e chás sem açúcar estão liberados.
APÓS O JEJUM, POSSO COMER E BEBER O QUE QUISER E NA QUANTIDADE QUE QUISER?
Chegamos ao X da questão. Vocês devem conhecer pessoas que ficam em jejum por longos períodos e fazem apenas duas refeições durante o dia (almoço e jantar) e, mesmo assim, estão acima do peso. Isso se deve ao fato de que não podemos, mesmo em jejum intermitente, consumir alimentos refinados, industrializados, com gorduras ruins e açúcares.
Os alimentos do jejum intermitente devem ser nutritivos, ricos em fibras, com gorduras boas e também na quantidade ideal. Não se iluda em achar que pode fazer o jejum intermitente e depois comer e beber o que quiser, pois isso não trará o resultado esperado.
DIETA FRACIONADA (de três em três horas) ESTÁ ERRADA, ENTÃO?
Cada pessoa é diferente da outra e responde diferentemente também em relação a padrões alimentares. Tenho vários pacientes que se adaptaram bem ao jejum intermitente e outros que preferem e tiveram resultados melhores com a dieta fracionada.
QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA PODE REALIZAR O JEJUM INTERMITENTE?
Pode sim. Mas deve respeitar os horários de lanches pré-treino para evitar uma possível queda de glicemia ou de pressão arterial durante a prática.
Não existe “dieta ideal” e sim a dieta ideal para cada indivíduo, pois o que é bom para uma pessoa pode não trazer o resultado esperado para outra. O profissional nutricionista é a pessoa ideal para análise e escolha do plano alimentar que trará o resultado almejado.


Antônio Passoni Nutricionista | CRN: 11585
Endereço: Clínica Imagem - Rua João Rosa Góes, 1940 - Jardim América, Dourados - MS Telefone: (67) 3420-4000 | (67) 98406 - 8952