2 minute read

3.2. A “educomunicação” como método de ensino

Next Article
1. INTRODUÇÃO

1. INTRODUÇÃO

sabem como lidar com o uso da internet. Esses conhecimentos tecnológicos e de mais rápido aprendizado, são vistos como oportunidade pela metodologia “educomunicação”, que observa essa interação como um possível método de ensino para formação de opinião, além de ser implementada nas questões sociais.

3.2. A “educomunicação” como método de ensino

Advertisement

A educomunicação é uma metodologia utilizada na educação, foi concebida pela aproximação da educação com a comunicação e que se acredita que a junção das duas, melhora ações pedagógicas. As ferramentas utilizadas por educomunicadores, jornalistas e pedagogos, são as mídias, sendo colocadas em prática nas ações promovidas pelos estudiosos desta metodologia.

“[...] promover o protagonismo infantojuvenil por meio da comunicação e tecnologia; a cultura da paz no espaço escolar, o aperfeiçoamento das competências leitora, escritora e oral e possibilitar espaços de expressão comunicativa e criativa as crianças e adolescentes[...]” (SOARES, VIANA e XAVIER, 2017, p. 59). A educomunicação fortalece a ação educativa e o educando é colocado como protagonista, sujeito do processo. A disciplina de comunicação e expressão ganha sentidos de poder de voz para os que quase não têm espaços nos meios de comunicação comerciais e ensina os caminhos para a comunicação (e educação) libertadora.

“[...]diferentes das que são padrão nos espaços e processos educativos e comunicativos da nossa sociedade, servindo então quase que de uma visão, uma compreensão, e uma ação de intervenção no sentido contrário ao que é hegemônico, e que está a favor dos interesses dos proprietários e exploradores de instituições e movimentos culturais em ambos âmbitos da sociedade, a comunicação e a educação [...]” (LAGO, VIANA, 2015, P.22) Para que o processo de educomunicação seja iniciado, precisa-se da alfabetização e do letramento digital. Segundo PEDROSO e ANDRÉ (2019, p. 07), não adianta o indivíduo saber utilizar tecnologias e meios comunicativos, se não souber ler e interpretar o que é passado. Mesmo sendo de suma importância em projetos de engajamento social, a implementação da educomunicação, as vezes, pode representar um novo desafio, principalmente pela discrepância no acesso à tecnologia, ou do não conhecimento para poder utiliza-la. Segundo MOREIRA (2019, p. 08), “não são poucos os relatos que apontam a falta de familiaridade dos docentes em se aproximar das novas tecnologias midiáticas como prática educacional cotidiana”. Para o funcionamento desta nova proposta pedagógica completamente seria necessário renovar (ou construir um novo) o método de ensino, adotando a roda de conversa no lugar das cadeiras enfileiradas das escolas.

This article is from: