
2 minute read
5.3. Coleta de opiniões aplicadas por formulário
Conclui-se das análises das edições levantadas que, é uma revista de conteúdo científico para crianças, que eles trazem temas atuais, para melhor esclarecimento da criança. Para auxílio em aula, é uma ótima ferramenta, contém bastante ilustrações o que chama atenção do leitor mirim, mas a quantidade é muito grande em alguns trechos das edições, traz a conclusão que em algumas partes da revista, precisa da participação do adulto, para a compreensão do que se é passado. Contendo algumas palavras difíceis de entender para o público infantil, nem todas as frases são corretamente explicadas. Em um âmbito geral, a interação com leitor é realizada de várias maneiras. Para entendimento do que se é passado, em alguns trechos dos artigos, a revista coloca frases educativas em formato de perguntas. A página dedicada aos feedbacks dos seus leitores, o ‘Fala Aqui’, é um espaço para que seus leitores enviem: cartas, mensagens por e-mail e desenhos, para o endereço especificado no rodapé da lauda. As mensagens são respondidas pela CHC logo abaixo. O objetivo da revista de instigar a curiosidade da criança, é conquistado, e concluindo-se dos feedbacks recebidos.
5.3. Coleta de opiniões aplicadas por formulário
Advertisement
Para o melhor conhecimento sobre como o público alvo enxerga essa linguagem, foi implementado um formulário do Google Forms, que obteve 32 respostas, dentre crianças da faixa etária a partir dos sete anos, pais e responsáveis. A divisão foi feita com coleta de dados pessoais e três perguntas para o geral, outras foram direcionadas para crianças, e para pais e responsáveis. Olhando de forma geral, a maioria das crianças responderam que não conhecem nenhum meio comunicativo com linguagem clara e apropriada, onde aproximadamente 78% não consegue entender a informação que está sendo passada e acreditam fortemente que com mais portais com esse tipo de conteúdo ajudaria no processo de aprendizagem e desenvolvimento, por eles terem dentro de si uma certa curiosidade sobre o que está acontecendo no mundo.
Entre os respondentes 78% foram de pais, mães ou outro adulto responsável. Em suas respostas podemos tirar a conclusão de que a maioria de seu consumo pela informação é nas plataformas digitais e na mídia televisa, e que mesmo sendo mais velhos que as crianças, os adultos confessaram em maioria das respostas, que certas notícias são
de difícil entendimento para eles. Segundo os mesmos, seus filhos costumam ter a curiosidade de saber o que está acontecendo. Com as respostas coletas, podemos concluir que não somente as crianças sentem dificuldade no entendimento das notícias mas os adultos também. O consumo para eles vem de grande escala pela televisão e as redes sociais, onde as informações tendem a ser complementadas rapidamente. Conforme as opiniões coletadas, para eles a criação desse meio noticioso para as crianças, ajudam na maneira que os pequeno observam o mundo e aprendam como plataforma de auxílio na aprendizagem.
Quadro 2 – Opiniões coletadas se é de costume acompanhar as notícias e em quais veículos.
Você costuma acompanhar as notícias? Se sim em quais veículos?
Portais de Notícias
Redes Sociais
Portais de Notícias, TV e redes sociais
Não acompanho
Tv e Redes sociais
Portais de Notícias, Redes Sociais, Rádio Portais de notícias e redes sociais
Portais de Notícias, Revistas/Jornais, Redes Sociais TV, Revistas/Jornais, Redes Sociais