
2 minute read
Isolamento social causa desabastecimento de comida – falsa conexão
from FAKE NEWS, O VÍRUS
by Rede Código
Durante uma de suas lives semanais em seu canal do Youtube, no dia 26 de fevereiro de 2021,88 Bolsonaro levantou dúvidas sobre a eficácia do uso de máscaras no combate à Covid e insinuou que o seu uso fosse maléfico para a saúde.89 Citando um “estudo” realizado por uma universidade alemã, a qual Bolsonaro se recusou a oferecer o nome, o presidente citou uma série de “efeitos colaterais” derivados do uso de máscaras por crianças.
Começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras", disse Bolsonaro. "Uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças. Leva em conta diversos itens: irritabilidade, dores de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem e fadiga", completou o presidente. (G1,2021).
Advertisement
O “estudo” que l Bolsonaro citou como fonte é, na verdade, um questionário online realizado por uma equipe de cinco pesquisadores da Universidade de Witten/Herdecke no estado alemão de Renânia do Norte-Vestefália. Segundo matéria do Deutsche Welle encaminhada pelo G1, a pesquisa não contava com quaisquer parâmetros de rigor cientifico, servindo mais como um banco de dados de anedotas:
Até 26 de outubro, 20.353 pessoas haviam respondido o questionário, inserindo dados de supostas 25.930 crianças. Entre os participantes, 87.7% indicaram serem "pais". A participação era voluntária e aberta para qualquer pessoa que clicasse no link do questionário, sem qualquer coleta de amostras da população para ter um quadro representativo da sociedade alemã [...] os pesquisadores não estabeleceram grupos de controle com crianças sem máscaras para comparar os efeitos e também não colocaram em prática critérios para diferenciar efeitos de doenças ou condições pré-existentes. O questionário também exibe itens vagos, como "sensação de doença". (G1,2021)
Ao se referir a um questionário sem rigor cientifico como um estudo conduzido por uma universidade, Bolsonaro agrega à sua afirmação um falso senso de autenticidade científica, dando a entender que sua asserção é embasada por metodologias que atestam sua fala como verídica e não o fruto de uma opinião, sendo assim, esse tipo de fake news pode ser elencada como conteúdo enganoso pela definição de Wardle: “O uso de informações de maneira enganosa para enquadrar
88 Conteúdo disponível em: https://youtu.be/jc-0juOZcLA. Acessado em: 17.nov.2021. 89 Conteúdo disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/02/26/bolsonarousa-enquete-alema-distorcida-para-criticar-uso-de-mascaras.ghtml. Acessado em: 17.nov.2021.
uma questão ou indivíduo de uma forma particular, como a seleção seletiva de imagens, citações ou estatísticas”. (WARDLE,2020).
Isolamento social causa desabastecimento de comida – falsa conexão
Figura 21- tuíte de Bolsonaro sobre a CEASA.
Fonte: perfil oficial de Jair Bolsonaro no Twitter.
No dia 1 de abril de 2020, Bolsonaro postou em sua conta no Twitter um vídeo em que um homem afirmava que por causa do isolamento social imposto por grande parte dos governadores do país durante a pandemia, a Central de Abastecimento (CEASA) de Contagem, em Minas Gerais estava desabastecida de alimentos90. Em seu tuíte Bolsonaro afirma que o vídeo mostra “fatos e realidades” e “que depois da destruição não interessa mostrar culpados”.
90 Conteúdo disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/04/01/ceasa-mgabastecimento-video-bolsonaro.htm. Acessado em: 17.nov.2021.