2 minute read

Máscaras fazem mal à saúde - conteúdo enganoso

difundido através do consumo de morcegos e animais exóticos83, Eduardo também afirma que a “culpa é da China e a liberdade seria a solução”. Outros políticos e influenciadores bolsonaristas fisgaram a teoria e adicionaram tons xenofóbicos a suas acusações, como o ex ministro Abraham Weintraub, que gerou um escândalo burocrático ao realizar uma postagem em seu Twitter, ridicularizando o sotaque chinês e fazendo insinuações sobre o empoderamento da China graças a pandemia,84 Weintraub insinuou que a China iria sair "relativamente fortalecida" da crise do coronavírus e que isso seria condizente com os planos do país de "dominar o mundo”. O próprio presidente, Jair Bolsonaro, insinuou em uma coletiva de imprensa que o mundo poderia estar lidando como uma guerra química85:

É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu porque um ser humano ingeriu um animal inadequado. Mas está aí, os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra?”, afirmou. O presidente também disse: “Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, em uma referência ao crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto chinês em 2020. (VEJA, 2021).

Advertisement

Há diferentes teorias que tentam descobrir a possível origem do vírus Covid19. Através de pesquisas e investigações, cientistas apontam para cenários contundentes, como uma possível brecha de segurança no Instituto de Virologia de Wuhan, laboratório encarregado de realizar engenharia genética em diferentes tipos de coronavírus, localizado a poucos quilômetros do Mercado de Frutos do Mar de Huanan, local onde 70% dos primeiros 41 infectados testados para o Covid-19 eram fregueses e vendedores.86 O próprio presidente americano, John Biden, impôs uma investigação para descobrir a possível origem do vírus, mirando o laboratório de Wuhan, a investigação concluiu que há a possibilidade de o vírus ter escapado do laboratório, mas descartou quaisquer chances de ter sido usado como uma arma

83 Conteúdo disponível em: https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1240286560953815040. Acessado em: 16.nov.2021. 84 Conteúdo disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/06/weintraub-publica-postcom-insinuacoes-contra-a-china-depois-apaga-embaixada-repudia.ghtml. Acessado em: 16.nov.2021. 85 Conteúdo disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/apos-declaracao-de-bolsonaro-china-dizque-se-opoe-a-politizacao-do-virus/. Acessado em: 16.nov.2021. 86 Conteúdo disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/origem-do-coronavirus-morcegos-ouacidente-de-laboratorio/. Acessado em: 16.nov.2021.

química. Segundo Nicholas Wade, jornalista especializado em ciência, em entrevista para a CNN:87

Não há evidências de que o SARS-CoV2-2 tenha sido produzido como parte de um programa de armas biológicas. Mas é possível que tenha sido gerado como parte de um esforço para produzir uma vacina eficaz contra todos os betacoronavírus”, afirmou Wade em entrevista por email à CNN. “Outra possibilidade é militares chineses terem apoiado ou participado de tal programa para garantir uma vacina para suas tropas. Se for o caso, isso não seria surpreendente nem maléfico. (CNN, 2021).

Como não há quaisquer evidências que acusem a China de ter feito uso do vírus para ganhos geopolíticos e não se sabe dizer categoricamente quais são as origens do Covid-19, essa fake news pode ser categorizada como conteúdo fabricado, pois se baseia completamente em conjecturas e acusações infundadas. Ao analisar a interação com essa fake news nas redes sociais, em especifico através de quatro contas no Twitter, incluindo Eduardo Bolsonaro, Rodrigo da Silva e os influenciadores bolsonaristas Bernardo Kuster e Leandro Ruschel, que postaram mais ataques ou acusações contra a China, esse conteúdo foi compartilhado mais de 27 mil vezes e curtido por mais de 92 mil usuários.

Máscaras fazem mal à saúde - conteúdo enganoso

Figura 20- livestream de Bolsonaro sobre máscaras.

Fonte: Uol.

87 Conteúdo disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/origem-do-coronavirus-morcegos-ouacidente-de-laboratorio/. Acessado em: 16.nov.2021.

This article is from: