BALANÇO GERAL/2011

Page 27

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSBD), fez um balanço de sua gestão em 2011, o considerando satisfatório, ao mesmo Extensão: 27.767.661 km² tempo augurando Populacão: 707.125 hab Número de municípios: 102 este ano como “ainda bem melhor”. Especificamente, sobre planos futuros, expectativa para 2012 e problemas crônicos que atrapalham o desenvolvimento do estado, disse que a sociedade alagoana pode esperar 2012 com resultados melhores em todas as áreas. “Encontramos Alagoas em completo estado de abandono, nada funcionava. Exemplo disto é o Detran, Casal, Defesa Social entre outras secretarias. Trabalhamos muito e colhemos alguns frutos, mas ainda temos grandes desafios”, frisou. Vilela revelou que quando se colocou à disposição para governar o Estado, tinha conhecimento dos grandes abismos sociais que enfrentaria. “Às vezes me sinto como um ‘Samurai’ com uma espada na mão, que tem um saco sem dinheiro. E todo mundo cobrando, querendo mais investimentos para determinada situação. Governar não é fácil, faltam milhões em recursos”, comentou. Apesar do discurso ‘desesperador’, Vilela assegurou que o reajuste concedido aos servidores estaduais será cumprido. “A política salarial será aplicada, pode ter certeza. Essa conquista é resultado de muito esforço entre as secretarias. Os servidores podem aguardar por dias melhores”, assegurou. O chefe do Executivo Estadual comentou ainda a situação do estaleiro Eisa. Segundo ele, o empreendimento já é uma realidade. “No começo de 2012 vamos começar a construir essa obra que mudará a realidade do Litoral Sul. Alagoas entrará de vez no circuito dos grandes investimentos do Brasil”, garantiu. Na apresentação, coordenada pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e do

Desenvolvimento Econômico (Seplande) e consultores da empresa Macroplan, foram elencados pontos como os resultados da 1ª rodada de monitoramento dos projeO Programa Alagoas tos estruturantes – ocorrida Tem Pressa é destaca- desde o dia 18 de outubro do por Teotônio Vilela -, decisões estratégicas, os Filho (PSDB),como um dos marcos de seu indicadores de acompanhamento, além da definição dos governo próximos passos do programa. O monitoramento das ações vai dar celeridade ao processo decisório, disponibilizando informações concisas, organizadas e atualizadas, através de um sistema online que estará acessível a todos os gerentes de projetos, secretários e ao governador, ao mesmo tempo.. Outros dois importantes fatores dentro do processo de monitoramento ocorrem com o fornecimento de suporte aos secretários e gerentes de projetos para execução das estratégias, como também a melhora do fluxo de informações entre os órgãos envolvidos. O Programa Alagoas Tem Pressa conta com três níveis de monitoramento bem identificados. O primeiro é o gerencial, competente aos gerentes de projetos estruturantes, responsáveis por adotar medidas que dizem especificamente as ações que compõem o planejamento. Já a segunda etapa – setorial –, passa por definições dos gestores de cada pasta, de assuntos referentes ao âmbito da secretaria de maneira geral. O terceiro ocorre em reuniões realizadas como esta, com a presença de todos os secretários e do governador Teotonio Vilela, para uma tomada de decisões uniforme, que garantam o andamento das ações prioritárias do Programa. O planejamento para o próximo ano ainda prevê a implantação definitiva da sala de monitoramento e controle de metas, a otimização de três processos considerados críticos para a execução da carteira de projetos estruturantes, além da capacitação de 50 técnicos.

BALANÇO GERAL: ALAGOAS/2011

Um ano satisfatório, mas 2012 deverá ser bem melhor

RCN 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.