
3 minute read
TUTORIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: TAREFA INTANGÍVEL?, NILTON OLIVEIRA DO VALE
Com o planeta cada vez mais conectado, estudantes do mundo todo se aventuram através de experiências de intercâmbio em outros países. Movidos pelo desejo de enriquecer o currículo e – sobretudo – de conhecer culturas diferentes, os estudantes estão re-descobrindo o Brasil. O intercâmbio é uma nova força para o mercado turístico brasileiro, promove trocas culturais e o aprendizado de linguas, além de divulgar nosso país e nossa cultura lá fora, já que estes jovens vivem uma experiência transformadora e levam consigo memórias afetivas duradouras. Muitas dessas memórias são gravadas em seus corações pelo amor, pela dedicação e pelo carinho que recebem das suas famílias hospedeiras, um peça fundamental do sucesso do programa.
A máxima de que as crises podem se tornar janelas de oportunidade tem sido reafirmada por muitos diante do quadro adverso que a economia mundial enfrenta. O trabalho colaborativo entre instituições tem proporcionado experiências profissionais surpreendentemente positivas, possibilitando o aumento da produtividade e a otimização dos recursos. Mas a questão principal está além das cifras. A prática se configurou como uma forma de trocar experiências e desenvolver projetos de cooperação, compartilhando conhecimentos e vivências. É exatamente aí que os caminhos da UT Austin e do Instituto Clara Ramos Brasil se cruzam e nasce uma parceria que nos permite desbravar novas fronteiras e expandir nossos horizontes.
Advertisement

A nossa parceira com a UT Austin existe há 15 anos e ao longo desses anos temos sempre inovado através de ações verdadeiramente pioneiras. Em 2009, a UT incorporou o Service Learning, oferecendo aos seus alunos a oportunidade de desenvolver um trabalho comunitário extremamente relevante e enriquecedor durante o programa. Recentemente, o Professor Orlando Kelm ganhou o Flagship, possibilitando aos alunos receberem bolsas para estudar no Brasil tanto em Salvador quanto em São João del Rei. Ano passado, devido à pandemia do COVID-19, todos os programas de Study Abroad foram cancelados. Diante da impossibilidade de oferecer o programa "ïn-person " , O Professor Orlando decidiu implementar as "tutorias " como parte do Flagship/Capstone, proporcionando aos alunos a oportunidade de praticar português com nossos professores, falantes nativos, debatendo temas ligados à cultura, arte, música, política e contemporaneidade. Estes são alguns exemplos que fazem da UT uma grande parceira, que está sempre um passo à frente no protagonismo do ensino de português e cultura brasileira e isso é motivo de muito orgulho para todos nós.
Costumo dizer que este não é um trabalho, mas sim uma missão de vida e ver a vida desses jovens impactada de forma tão positiva e transformadora é a nossa maior recompensa.
MUITO OBRIGADA!! Clara Ramos Diretora do ICR Brasil
Tutorias de língua portuguesa em tempos de pandemia: tarefa intangível?
Por Nilton Oliveira do Vale
A vida transcorria normalmente até que, num piscar de olhos, tudo mudou. De uma hora para a outra, eu, que estava acostumado a receber os alunos da UT at Austin aqui em Salvador em parceria com o Instituto Clara Ramos, vi-me no segundo semestre de 2020 reinventando as aulas que passaram de classes regulares com encontros diários e presenciais para contatos virtuais através da internet!
Bem, como somos seres humanos e estamos sempre sendo testados no que concerne à nossa capacidade de adaptação, posso dizer que não tive maiores dificuldades não só porque usualmente tiro boas lições dos momentos difíceis mas também porque eu já estava dando aulas aos meus alunos brasileiros no mesmo formato desde março e isto ajudou-me bastante a ver, rever e adaptar-me ao que se descortinava dali em diante. Aos poucos, todos fomos nos adaptando àquela novidade e tentando extrair o que havia de melhor. Claro que uma aula presencial tem sua importância e nada substitui o olho no olho, a interação com todos os presentes, as possibilidades várias das quais podemos lançar mão como um simples gesto para ensinar vocabulário e, desta forma, nos aproximarmos ainda mais dos nossos queridos alunos de língua portuguesa e cultura brasileira.
Nilton O. do Vale, professor de inglês e português (para estrangeiros) há 33 anos. Tive uma experiência maravilhosa que foi morar em Nova Iorque em 1993 e poder praticar inglês com os nativos - e muitos estrangeiros como eu. Após retornar ao Brasil, continuei me dedicando aos estudos através das Letras Vernáculas com Língua Estrangeira e, em especial, Linguística com enfoque em Fonética e Fonologia pois sou apaixonado por sons, sotaques e variações dialetais. Nos últimos anos venho trabalhando nas escolas Sartre SEB e ICR Brasil nas quais sinto-me realizado!
