
3 minute read
PAPO VIRTUAL DO PFP UT AUSTIN 2020.2021, ANDREANA MARCHI
Portuguese Flagship Program da UT Austin: 2020/2021
Por Lindsey Jamieson
Advertisement
Esse ano que passou foi um ano que ninguém vai esquecer. A pandemia mudou o mundo e o Flagship não foi exceção. Nossa primeira turma Capstone* (veja nota no fim do texto) teve que voltar para os EUA em março 2020 no começo da pandemia. Eu fiquei triste que os alunos dessa turma só tiveram “uma pequena amostra do Brasil” e precisaram voltar para os EUA depois de seis semanas. A equipe do Flagship trabalhou rapidamente para mudar as aulas e os estágios para o formato virtual. Tenho a grande satisfação de anunciar que nossa primeira turma acabou de completar o programa inteiro. Parabéns, gente!
Durante o semestre da primavera (2020) foi decidido que todos os programas de estudar fora que acontecem no verão seriam cancelados. Isso significava que os alunos não iriam viajar para Salvador (Bahia). As equipes do Portuguese Flagship (Universidade de Texas em Austin, Universidade da Geórgia e Universidade Federal do São João del-Rei) trabalharam juntas para criar um programa virtual que foi envolvente, rigoroso e divertido para todos os estudantes. Um exemplo foi a criação das atividades que intitulamos “mãos na massa” , que se referem a pôr as mãos na massa. Nós tínhamos mãos na massa na cozinha, mãos na massa na fotografia, mãos na massa trabalhando, mãos na massa na poesia, mãos na massa na música, e mãos na massa na capoeira.

Lindsey Jamieson é a Coordenadora do Portuguese Flagship na Universidade do Texas em Austin. Ela é de Washington (DC) e se formou na Universidade de Pittsburgh com um diploma em ciências políticas. Depois de se formar na universidade, ela se mudou para o Brasil por 6 meses e ensinou inglês. Antes de se mudar para Austin, ela morou em NYC e trabalhou em Advertising no Discovery Channel. Além de trabalhar, ela é mestranda em Publicidade (Advertising) no Moody College of Communication da UT Austin.
Os participantes dessas oficinas fizeram comida, música, poesia, fotografia e, basicamente, “colocaram as mãos na massa” . Por causa desse trabalho inovador, as equipes de Flagship (UT, UGA e UFSJ) foram premiadas com o Global Engagement Initiative Award do ACTFL em 2020. O ACTFL significa American Council on the Teaching of Foreign Languages e é uma organização internacional que dá apoio ao ensino e aprendizagem de línguas.

Global Engagement Initiative Award do ACTFL (2020) Foto: Orlando Kelm




Uma outra novidade que aconteceu esse ano foi a nossa parceria de tutoria entre o Instituto Clara Ramos-Brasil (ICR-Brasil) e o nosso programa do Flagship aqui da UT. Nossos tutores Lucas, Nilton e Maurício criaram uma boa comunidade de aprendizagem virtual com todos os alunos do programa. Acho que todos os alunos do Flagship ficarão emocionados quando encontrarem os tutores pessoalmente quando eles tiverem a oportunidade de viajar para Salvador um dia.
Ao mesmo tempo que esse ano foi muito difícil para todos, estou impressionada com a resiliência e a força dos alunos e dos meus colegas do Flagship. Eu acho que sou muito sortuda por trabalhar com pessoas como eles e eu tenho muito orgulho dos alunos desse programa. Eu estou animada com o dia em que os alunos poderão voltar ao Brasil e terão a oportunidade de conhecer todas as coisas boas desse país maravilhoso.
*Nota: O Capstone é a parte final do Portuguese Flagship Program quando os alunos moram no Brasil por um ano (fevereiro a dezembro). No primeiro semestre os alunos estudam na Universidade de São João del Rei (Minas Gerias) e no próximo semestre os alunos fazem um estágio em qualquer lugar do país. Essa experiência ajuda os alunos a internacionalizarem o aprendizado de línguas e alcançarem um nível avançado de proficiência em português.