Revista TAXICULTURA 16

Page 19

SÃO PAULO

UM MUNDO TODO Festival da Coreia Essa inusitada combinação entre ritmo, acrobacias e culinária faz parte do espetáculo Cookin’ Nanta, que se tornou o maior sucesso da história do entretenimento na Coreia do Sul. Em cartaz há 15 anos em Seul, a montagem também ganhou o mundo: já percorreu 41 países e 273 cidades, atingindo um público total de mais de 7 milhões de pessoas em mais de 10 mil apresentações. O espetáculo é parte da programação do Festival da Coreia, que trará ao país eventos culturais, musicais, exposições e filmes, além de palestras e seminários acadêmicos para festejar os 50 anos da imigração coreana no Brasil. Com direção de Suhyun Park, Cookin’ Nanta é uma celebração de ritmos em que a tradicional percussão coreana transforma-se num show arrebatador, agregando aos seus singulares andamentos coreanos um estilo ocidental. Originário do samulnori, performance folclórica muito popular na Coreia, o espetáculo tem a cozinha como seu pano de fundo. Assim, facas, colheres, panelas e outros utensílios se transformam em instrumentos musicais nas mãos dos artistas.

A gastronomia no palco Acrobacias culinárias, uma cerimônia de casamento surpresa e uma eletrizante disputa de tortas são alguns dos pontos altos da montagem, além da sequência de tambores de água, quando o elenco “toca” cinco utensílios de cozinha utilizando água e luzes em LED.

do no New Victoria Theatre, em Nova York, tornando-se o primeiro espetáculo asiático encenado na Broadway. Seis meses depois, tornou-se atração fixa no circuito off-Broadway, no Minetta Lane Theatre, por onde permaneceu em cartaz por 18 meses.

Ao contrário da grande maioria das performances não verbais, Cookin’ Nanta não se limita somente a ritmos e batidas sequenciais, mas faz uso de um roteiro, com personagens de características definidas e doses generosas de comicidade. Além disso, o elenco interage com a plateia, que em determinados momentos passa a fazer parte da encenação e, literalmente, põe a mão na massa. “Todos ao redor do mundo têm se divertido ao assistir o espetáculo. Nunca estive no Brasil antes e estou bastante motivado por visitar o país como ator de Cookin’ Nanta, o que me deixa muito orgulhoso. Espero que possamos trazer esta mesma alegria aos espectadores brasileiros”, afirma Soohee Han, um dos integrantes do elenco. O espetáculo fez sua estreia internacional em 1999 no Festival Fringe de Edimburgo, onde foi premiado como melhor performance. Desde então, já passou pelo Reino Unido, Alemanha, Áustria, Itália, Japão, Taiwan, Cingapura e Austrália, entre outros países. Em setembro de 2003 foi apresenta-

Cookin´Nanta 14 e 15 de novembro, às 21h, em São Paulo Local: Teatro Geo Av. Faria Lima, 201 - acesso pela Rua Coropés, 88 - Pinheiros – São Paulo Preço: R$ 60 (com meia-entrada) Ingressos à venda na bilheteria do teatro Por telefone: (11) 4003-9949 Ou pelo site ShowCard www.showcard.com.br.

leitura de bordo dos taxis paulistanos - Abril|TAXICULTURA

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.