BOLETIM DE
Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães Primavera 2023
Orgão informativo do Clube Ciência Viva no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
Em março, com a Ciência, pusemos a Escola a bulir. Logo no dia 1 os alunos de Física do 12.º ano participaram na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…” ; a 14 de março todo o Agrupamento celebrou o Dia do Pi e, a 21 do mesmo mês, os alunos de Física do 12.º A efetuaram com notável acuidade a medição do raio da Terra, pois obtiveram um erro associado de 2,23%. Mas não ficámos por aqui pois, conforme se pode observar no cartaz ao lado, durante os dias 28,29 e 30, o agrupamento vibrou com as atividades do 3D Ciência.
No corpo do texto daremos conta de todas estas atividades Entretanto aproveitemos a pausa letiva da Páscoa e vivamo-la com dignidade.
Carlos Pires
Destaques
• Participação na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…”
• Dia do Pi”/Dia Mundial da Matemática - 14/03/2023
• Vamos medir o raio da Terra!
• 3D Ciência, três dias com Ciência
• Laboratórios abertos Ciências Naturais
• Laboratórios abertos Física e Química
• Laboratórios abertos Matemática
• M.C. Escher
• “Vamos medir o pH da Horta Pitagórica - Que vegetais se podem plantar na horta?”
• “Planetas e ovos de Páscoa” - peddy paper
• Feira dos Minerais
• Projeto Junto à Terra – JaT-Tua
• Passatempos de Ciências
• Xadrez
• 3D Rubik´s Cube
• Cokitos
• Elementology
• Atractor
• TREE OF LIFE
- Beautiful Inspirational Orchestral Music
PAZ МИР
Participação na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia
Decorreu no dia 1 de março de 2023, no Departamento de Física da UTAD, a 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…” . Esta atividade é coordenada em Portugal pelo LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa sob o alto patrocínio do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, CERN.
O nosso agrupamento fez-se representar pelos alunos de Física do 12.º ano, que participaram ativamente no evento.
À chegada foram recebidos no auditório B0.02 do Complexo Laboratorial, onde assistiram a uma palestra sobre a Aplicação de partículas na Saúde, conduzida pelo Professor Doutor Marco Duarte Naia, organizador do evento na UTAD. Seguiu-se a sessão de boas vindas conduzida pelo Professor Doutor Norberto Gonçalves, do Departamento de Física da UTAD.
Tomou então a palavra o Professor Doutor Pedro T. Abreu do LIP, coordenador nacional das Masterclasses, que fez uma primeira Palestra introdutória sobre “Física das Partículas” e passou então a palavra à Professora Doutora Helena Santos, representando o CERN, que dissertou sobre os “Detetores de Partículas”.
Como a fome já não se fazia de rogada foi tempo de retemperar energias e o grupo almoçou no refeitório da UTAD, no meio de investigadores e cientistas.
Da parte da tarde, o grupo dirigiu-se para a sala F2.18, no ECT. Polo II, aí sim com as mãos nas partículas. Precederam então à análise de Acontecimentos, com base em dados reais, recolhidos na experiência ATLAS em LHC no CERN. Para o efeito usaram software HYPATIA Hybrid Pupil's Analysis Tool for Interactions in Atlas, ajudando a identificar centenas de acontecimentos.
Por fim, novamente no auditório B0.02 do Complexo Laboratorial, participaram na Vídeo conferência moderada por duas cientistas do CERN.
…” PAZ МИР PAZ
Após a entrega dos Certificados de Participação o grupo regressou a Carrazeda.
Grupo de Física 12.ºA
A Matemática é essencial no nosso dia-a-dia, os números de telefone que marcamos, as contas que fazemos quando compramos alguma coisa, os números que aparecem nas matrículas os carros, ou até o número de aluno que nos é atribuído na turma da nossa escola é Matemática.
Os cientistas dizem que “A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a Natureza.” (Stephen Hawking), pois ela está presente em tudo o que vemos e fazemos.
Exposição de Trabalhos
Neste âmbito o Clube Ciência Viva no Agrupamento, efetuou, nesse dia, no átrio do bloco velho da Escola sede, uma exposição de trabalhos sobre a Matemática (Pré-escolar e 1.º e 2.º Ciclos), com grande participação
O Dia do Pi, o porquê da data Como sabemos o número irracional Pi, representa a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência e, tem um valor aproximado de 3,14.
Por outro lado, a representação das datas no sistema americano usa a ordem month-day-year (mês -dia-ano). Ora o dia 14 de março, neste sistema escreve-se 3-14, daí a coincidência com o valor aproximado de Pi e, portanto, a escolha da comemoração recair sobre esta data.
Quanto ao formato horário usado no sistema americano, este contempla apenas o relógio de 12 horas, ou seja, tanto para 6 horas da manhã como para 6 horas da noite (18:00 horas) utiliza-se 06:00. Para saber a qual período o horário se refere são utilizadas duas siglas após os números: “AM” e “PM
Às 15h14 min neste sistema, o relógio marca 3:14 PM e, aqui temos mais uma analogia com o valor de Pi.
Na sequência da comemoração do dia Mundial da Maremática/Dia do Pi, os alunos do ensino Secundário regular e do ensino Profissional construíram um grande Pi Humano no campo de jogos do Agrupamento e às 03:14 PM cantaram os parabéns ao Pi.
Dia do Pi”/Dia Mundial da Matemática - 14/03/2023 PAZ МИР PAZ
“.
Pi Humano
Vamos medir o raio da Terra!
No âmbito das atividades previstas pelo Clube Ciência Viva no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, os alunos de Física do 12.º A efetuaram com notável acuidade a medição do raio da Terra, pois obtiveram um erro associado de 2,23%.
Já cerca de 250 anos antes de Cristo, Eratóstenes calculou o raio da Terra com um erro muito pequeno. Como é que ele fez isto?
Por ser diretor da biblioteca de Alexandria, Eratóstenes notou no meio de um dos manuscritos que esta possuía que no Solstício de Verão, na cidade de Siena (atual Assuão), ao meio dia, o Sol ficava quase exatamente no zénite de modo que podia ser observado no fundo de um poço. O mesmo já não acontecia em Alexandria, na mesma data e à mesma hora, pois o Sol não ficava suficientemente perto do zénite e formava um ângulo diferente de zero.
Raciocinou então que se conseguisse determinar esse ângulo e a distância entre essas duas cidades estava em condições de calcular o tamanho da Terra.
Fixou então uma vara perpendicular ao solo, em Alexandria e mediu o comprimento da sombra em proporção ao comprimento da vara e, com isso, encontrou o ângulo de 7,2° ou 1/50 da circunferência, ou seja
Só faltava medir a distância entre as duas cidades e a partir daí estava em condições de calcular o perímetro da Terra, ou seja
A medida usada naquele tempo era o estádio (1 estádio aproximadamente 157 metros) e a distância entre Alexandria e Siena equivalia a 5000 destas unidades.
Feitos os cálculos Eratóstenes determinou que o perímetro da Terra equivalia a cerca de 39250 km atuais, pelo que aplicando a fórmula do perímetro, , viria a obter um valor do raio da Terra de 6 247 km que comparado com o valor rigoroso atual, 6378,14 km, dá um desvio de 131 km.
Baseados nos conhecimentos de Eratóstenes, nas tabelas internacionais de efemérides e numa folha excel os alunos do 12.º A fixaram uma barra de um metro de altura no solo, através de um suporte e registaram numa folha papel de cenário as posições da sombra ao meio dia solar. Tomaram as coordenadas geográficas desse ponto (onde fixaram a vara) e, através de um programa adequado calcularam a distância ao equador.
Com as medidas registadas inseridas na folha excel que haviam produzido determinaram que o raio da Terra era de 6520,40 km, que apesar de ser um valor acima do determinado por Eratóstenes há 21 séculos não deixa de ser notável.
PAZ МИР PAZ
Alunos de Física do 12.º A
Figura 2 - http://www.ime.unicamp.br/~apmat/a-primeira-medicao-do-raio-da-terra/
3D Ciência, três dias com Ciência
Muito participadas foram as atividades 3D Ciência, três dias com Ciência realizadas durante os dias 28, 29 e 30 de março. Laboratórios abertos
Os laboratórios de Ciências Naturais e de Física e Química e de Matemática estiveram animados de por turmas dos vários níveis de ensino que realizaram muitas experiências e sobretudo se divertiram com Ciência.
Laboratório de Ciências Naturais (imediatamente antes do início das atividades)
Laboratório de Física e Química
PAZ МИР PAZ
3D Ciência, três dias com Ciência PAZ МИР
M.C. Escher
M. C. Escher (1898
1972) foi um grande artista gráfico neerlandês, conhecido pelos seus fantásticos trabalhos que geram ilusões de ótica.
Nasceu no dia 17/06/1898 e era o mais novo de três irmãos.
Na escola o seu talento para o desenho geométrico já era reconhecido pelos professores.
No ano de 1921, ele e a sua família visitaram Itália, país que deu muita inspiração ao artista.
Em 1923, na Itália conheceu Jetta Umiker, com quem se casou e teve três filhos.
Algumas obras de Escher são: “ Torre de Babel”, “Another World” ,“Queda de àgua” e “Para cima e para Baixo”.
Este último existe no nosso Agrupamento em forma de puzzle com 1000 peças que começou a ser construído na semana do 3D Ciência pelas alunas dos 8.ºS A e B.
Escher faleceu no dia 27/03/1972, nos Países Baixos, mas nunca ninguém o esqueceu.
3D Ciência, três dias com Ciência PAZ МИР PAZ Laboratório de Matemática
–
Débora Vieira, n.º 7, 8.º B
Vamos medir o pH da Horta Pitagórica - Que vegetais se podem plantar na horta?”
A turma 8.º B, realizou, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, a atividade “Vamos medir o pH da Horta Pitagórica com o intuito de identificar possíveis culturas vegetais a desenvolver lá, no dia 30 de março de 2023, incluída nas atividades 3D Ciência.
Através de um protocolo previamente definido pelos docentes das duas disciplinas os alunos recolhiam numa primeira fase amostras de solo dos diversos canteiros da horta e cada amostra era transformada numa solução de solo (1/3) e de água destilada (2/3). Esta solução era deixada em repouso durante 24 horas, ao fim das quais era decantada e filtrada. Com um efetua-se a medida que deverá corresponder ao
O pH é a medida do grau de acidez de uma solução e é definido por uma escala que varia entre 0 e 14. Quanto menor for o valor do pH, mais ácida será a solução.
Manter pH adequado do solo da horta é ideal para facilitar a assimilação de nutrientes pelas plantas. Qualquer desequilíbrio do pH deve ser retificado para garantir uma boa colheita em quantidade e qualidade.
Quando os solos são muito ácidos ou muito alcalinos tem que se proceder à correção do seu caráter químico. Assim se medir o pH do solo e determinar que ele está ácido demais, pode solucionar este problema adicionando uma base para aumentar o valor deste parâmetro, ou seja (aumentar o pH), usando por exemplo compostos feitos de cal ou calcário em pó (calagem). Em substituição pode usar-se usar cinzas de madeira, pois este produto é básico e pode acrescentar micronutrientes como cálcio, potássio, fosfato e boro ao solo.
Se, por outro lado, se verificar que o solo é demasiado alcalino pode corrigir-se adicionando materiais orgânicos, tais como agulhas de pinheiro ou adubo natural ou composto podem ajudar a diminuir o pH do solo. Outra solução é adicionar enxofre como forma de aumentar a acidez do solo gradualmente.
“
PAZ МИР PAZ
Turma 8.ºB
Planetas e ovos de Páscoa” - peddy paper
Os 7.ºs A e B, participaram no peddy paper “Planetas e ovos de Páscoa”, com recurso a geolocalização por telemóvel, com google maps e leitor de códigos QR, na tarde do dia 29 de março de 2023, integradas nas atividades 3D Ciência, em articulação com as disciplinas de Geografia e Físico-química.
Neste caso a busca de ovos, era feita pela execução de um protocolo fornecicoordenadas geográficas dos locais onde estes se por exemplo 41.246861,-7.304722 (P1). Havia 15 pares de coordenadas e foram distribuídas nos protocolos aleatoriamente. Chegados ao local os grupos procuravam os ovos e verificavam o seu conteúdo. pretendia encontrar dentro dos mesmos um código QR que representava um planeta do Sistema Solar ou, então um Pokémon
A equipa que mais planetas conseguisse juntar mais planetas era a vencedora. O intuito do jogo era definir as melhores localizações para futuramente construir um Sistema Solar à escala no agrupamento. Venceu o desafio a equipa formada por: Lara Rodrigues, Margarida Ribeiro, Iara Margarida e Patrícia Jesus.
“
PAZ МИР PAZ
Cerimónia de entrega prémios outorgados pelo Senhor Director Carlos João. Turmas A e B do 7.º ano
Na última semana do período decorreu a Feira de Minerais entre os dias 28 a 30 de março. A adesão, por parte da comunidade escolar, foi muito ativa, superando as expetativas da organização.
A empresa GEOTEJO, como forma de expandir a literacia científica na componente da Geologia, ofereceu ao Agrupamento 30% do valor alcançado em material didático.
Assim, foi adquirido um fóssil de peixe com valor económico de 90 euros e uma amostra de âmbar com insetos incluídos, com valor comercial de 35 euros, enriquecendo a nossa coleção de fósseis.
Apoie os nossos brilhantes jovens estudantes e jovens cientistas!
Projeto Junto à Terra – JaT-Tua
Artigo elaborado pela professora, Gracinda Matias
No âmbito do Projeto Junto à Terra – JaT-Tua, direcionado aos discentes de 8ºAno, no passado dia 29 de março foi concretizada a respetiva componente prática - oficina de campo nas Termas de São Lourenço, com apoio da Câmara Municipal.
Este evento contou com a parceria entre PNRVT, Movhera, GRUPO NORDESTE, ZASNET, AFLODOUNORTE, SILVIDOURO, IPB E GNR/- SEPNA.
Os alunos chegaram e juntaram-se ao respetivo monitor e vestiram a camisola da cor do seu grupo. Após os elementos da organização fizerem um enquadramento geral da atividade, entregaram os sacos aos alunos e explicaram as boas práticas a adotar em campo.
Cada grupo de alunos iniciou o percurso, até à localização da sua primeira oficina (decorrendo as 6 oficinas em simultâneo), conforme plano previamente estabelecido.
Importa realçar o facto de no local não haver acesso à Internet nem rede de telemóvel, logo, os alunos foram simplesmente “crianças” que se divertiram com jogos simples, nomeadamente cartas e bolas de futebol.
Parabéns a todos os alunos, pois participaram com elevado empenho e entusiasmo!!!
Artigo elaborado pela professora, Gracinda Matias
Feira dos Minerais PAZ МИР PAZ
Passatempos divertidos (interativos)
Contactos
Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
Brinque com os elementos químicos formando palavras.
Nota: Além do elemento 118, os elementos propostos são fictícios.
Atractor: https://www.atractor.pt/
TREE OF LIFE - Beautiful Inspirational Orchestral Music
Ler mais: https://aecansiaes.pt/
Endereço físico: Avenida Camilo Mendonça, 262 5140-073 Carrazeda de Ansiães
Telef:+351 278 618 190
Fax: +351 278 618 198
E-mail institucional: eb23.scarrazeda@mail.telepac.pt
PAZ МИР PAZ Xadrez
online/ 3D Rubik´s Cube Cubo mágico online
Pandora Journey
Jogo 3D Rubik's Cube no Jogos 360