3 minute read

BOLETIM DE

Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães Primavera 2023

Orgão informativo do Clube Ciência Viva no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Advertisement

Em março, com a Ciência, pusemos a Escola a bulir. Logo no dia 1 os alunos de Física do 12.º ano participaram na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…” ; a 14 de março todo o Agrupamento celebrou o Dia do Pi e, a 21 do mesmo mês, os alunos de Física do 12.º A efetuaram com notável acuidade a medição do raio da Terra, pois obtiveram um erro associado de 2,23%. Mas não ficámos por aqui pois, conforme se pode observar no cartaz ao lado, durante os dias 28,29 e 30, o agrupamento vibrou com as atividades do 3D Ciência.

No corpo do texto daremos conta de todas estas atividades Entretanto aproveitemos a pausa letiva da Páscoa e vivamo-la com dignidade.

Carlos Pires

Destaques

• Participação na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…”

• Dia do Pi”/Dia Mundial da Matemática - 14/03/2023

• Vamos medir o raio da Terra!

• 3D Ciência, três dias com Ciência

• Laboratórios abertos Ciências Naturais

• Laboratórios abertos Física e Química

• Laboratórios abertos Matemática

• M.C. Escher

• “Vamos medir o pH da Horta Pitagórica - Que vegetais se podem plantar na horta?”

• “Planetas e ovos de Páscoa” - peddy paper

• Feira dos Minerais

• Projeto Junto à Terra – JaT-Tua

• Passatempos de Ciências

• Xadrez

• 3D Rubik´s Cube

• Cokitos

• Elementology

• Atractor

• TREE OF LIFE

- Beautiful Inspirational Orchestral Music

Participação na 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia

Decorreu no dia 1 de março de 2023, no Departamento de Física da UTAD, a 19.ª edição das International Masterclasses hands on particle physics de 2023 “Ser Cientista por um dia…” . Esta atividade é coordenada em Portugal pelo LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa sob o alto patrocínio do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, CERN.

O nosso agrupamento fez-se representar pelos alunos de Física do 12.º ano, que participaram ativamente no evento.

À chegada foram recebidos no auditório B0.02 do Complexo Laboratorial, onde assistiram a uma palestra sobre a Aplicação de partículas na Saúde, conduzida pelo Professor Doutor Marco Duarte Naia, organizador do evento na UTAD. Seguiu-se a sessão de boas vindas conduzida pelo Professor Doutor Norberto Gonçalves, do Departamento de Física da UTAD.

Tomou então a palavra o Professor Doutor Pedro T. Abreu do LIP, coordenador nacional das Masterclasses, que fez uma primeira Palestra introdutória sobre “Física das Partículas” e passou então a palavra à Professora Doutora Helena Santos, representando o CERN, que dissertou sobre os “Detetores de Partículas”.

Como a fome já não se fazia de rogada foi tempo de retemperar energias e o grupo almoçou no refeitório da UTAD, no meio de investigadores e cientistas.

Da parte da tarde, o grupo dirigiu-se para a sala F2.18, no ECT. Polo II, aí sim com as mãos nas partículas. Precederam então à análise de Acontecimentos, com base em dados reais, recolhidos na experiência ATLAS em LHC no CERN. Para o efeito usaram software HYPATIA Hybrid Pupil's Analysis Tool for Interactions in Atlas, ajudando a identificar centenas de acontecimentos.

Por fim, novamente no auditório B0.02 do Complexo Laboratorial, participaram na Vídeo conferência moderada por duas cientistas do CERN.

A Matemática é essencial no nosso dia-a-dia, os números de telefone que marcamos, as contas que fazemos quando compramos alguma coisa, os números que aparecem nas matrículas os carros, ou até o número de aluno que nos é atribuído na turma da nossa escola é Matemática.

Os cientistas dizem que “A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a Natureza.” (Stephen Hawking), pois ela está presente em tudo o que vemos e fazemos.

Exposição de Trabalhos

Neste âmbito o Clube Ciência Viva no Agrupamento, efetuou, nesse dia, no átrio do bloco velho da Escola sede, uma exposição de trabalhos sobre a Matemática (Pré-escolar e 1.º e 2.º Ciclos), com grande participação

O Dia do Pi, o porquê da data Como sabemos o número irracional Pi, representa a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência e, tem um valor aproximado de 3,14.

Por outro lado, a representação das datas no sistema americano usa a ordem month-day-year (mês -dia-ano). Ora o dia 14 de março, neste sistema escreve-se 3-14, daí a coincidência com o valor aproximado de Pi e, portanto, a escolha da comemoração recair sobre esta data.

Quanto ao formato horário usado no sistema americano, este contempla apenas o relógio de 12 horas, ou seja, tanto para 6 horas da manhã como para 6 horas da noite (18:00 horas) utiliza-se 06:00. Para saber a qual período o horário se refere são utilizadas duas siglas após os números: “AM” e “PM

Às 15h14 min neste sistema, o relógio marca 3:14 PM e, aqui temos mais uma analogia com o valor de Pi.

Na sequência da comemoração do dia Mundial da Maremática/Dia do Pi, os alunos do ensino Secundário regular e do ensino Profissional construíram um grande Pi Humano no campo de jogos do Agrupamento e às 03:14 PM cantaram os parabéns ao Pi.

This article is from: