Orgão informativo do Clube Ciência Viva no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Mais
uma translação quase finda do nosso planeta, ainda azul, apesar da crise climática, das guerras, em especial a da Ucrânia, a crise dos migrantes a fome no Mundo e as grandes desigualdades, cada vez mais evidentes
Mas vamos a contas, 2022 voltas, desde que se iniciou o sistema de contagem com o nascimento de Jesus Cristo, em cerca de 4 500 milhões de translações estimadas desde a criação da Terra e após o Big Bang há 13,7 mil milhões . Se compararmos o calendário de evolução do Universo a um ano civil, o aparecimento do Homem na Terra acontece apenas no último minuto nesta imensidão temporal e, bastaram apenas duzentos anos, desde a Revolução industrial (cerca de 5 décimas de segundo) para este comprometer tão seriamente a Natureza. Esperemos que no ano 2023, a Ciência e a Tecnologia se coloquem na parte certa da equação, consigam reverter os danos no nosso “pálido ponto azul” como lar Humanidade.
Máquina do Mundo
O Universo é feito essencialmente de coisa nenhuma. Intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea. Espaço vazio, em suma. O resto é matéria.
Daí, que este arrepio, este chamá-lo e tê-lo, erguê-lo e defrontá-lo, esta fresta de nada aberta no vazio, deve ser um intervalo.
António Gedeão, 1961Destaques
•
• Ciência Prática

•
• Novidades na Horta Pitagórica
• Passatempos de Ciências
•
Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães Natal 2022Segunda Visita de Estudo ao Museu e Vale do Côa


De novo o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães em estrita cooperação os grupos disciplinares de História e de Geografia, com efetuou uma Visita de Estudo ao Museu e Vale do Côa para os alunos do 7.º ano deste Agrupamento, no dia 20 de outubro de 2022.

A calendarização da Visita para esta época relaciona-se com as Aprendizagens essenciais de História para o 7.º ano de escolaridade, lecionadas neste período.
A visita começou pelo Museu do Côa, da parte da manhã. A magnífica arquitetura do edifício sobranceira ao magistral anfiteatro representada pelo rio Côa conferem um ambiente fantástico.
Durante o percurso pelo Museu o guia forneceu interessantíssimas informações sobre a vivência dos nossos antepassados há 17 mil anos.

Foi muito interessante também revelar a luta pela preservação das gravuras (vivida à distância pelos docentes acompanhantes desta Visita de estudo), sobretudo pela relevância dada pelos meios de comunicação social nos idos anos 90 do século XX..
.
Foram muitas as informações fornecidas pelo guia . As fotos abaixo documentam alguns desses momentos.
Os discentes tiveram a oportunidade de participar num ateliê de Arqueologia Experimental
Após a visita ao Museu as turmas dirigiram-se para o Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, na cidade de Vila Nova de Foz Côa onde foram muito bem recebidos e almoçaram.





Após o almoço seguiram em direção à aldeia de Castelo Melhor, de onde partiram em jipes para visitar o Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa (página seguinte).

2.ª Visita de Estudo ao Museu e Vale do Côa




Isto é Matemática: os maiores segredos do mundo!”
No dia 16 de dezembro os alunos do 3º
Ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Profissional Agrupamento assistiram ao espetáculo “Isto é Matemática: os maiores segredos do mundo!”. Este foi apresentado pelo Professor Rogério Martins, matemático, que tem um programa de televisão com o mesmo nome na Sic Notícias.



Abordaram-se temas do nosso quotidiano, fazendo experiências ao vivo, sem deixar de lado a Matemática. O espetáculo decorreu no CITICA e teve como objetivo mostrar uma forma diferente de olhar a Matemática, atraindo os alunos para a ciência.
Foi uma iniciativa importante e estimulante para alunos e professores! http://istoematematica.com https://www.youtube.com/istoematematica


Prossegue o programa Ciência Prática com várias atividades de cariz laboratorial onde os alunos são convidados a experimentar, observar e registar e também a comunicar cientificamente o observado.


Neste caso a experiência laboratorial recorria a materiais muito simples como uma mola de caneta e uma tampa de outra caneta.

A compressão e futura libertação da mola produzia um lançamento da tampa da caneta maior ou menor levando os alunos a concluir sobre a energia posta em jogo nessas situações.

Dedicada
essencialmente à ocupação de aulas de ocupação de ausência de professores, esta sala possui conjuntos de robótica para os alunos manifestarem a sua criatividade .


Funcionará a partir do início do segundo período em horário a estabelecer.
Novidades na Horta Pitagórica

Em articulação com a disciplina de Biologia e Geologia, a Horta Pitagórica foi enriquecida com um hotel para insectos, abrigos para morcegos e abrigos para aves.

Durante os próximos períodos letivos está previsto colocar um sistema de rega inteligente, bem como um pequeno painel solar para alimentação deste equipamento, tornando assim o projeto ecossustentável.



