

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) aproveitou o Dia do Adolescente, comemora do hoje (21), para divulgar a importância da campanha de multivacinação, que termina no próximo dia 30, incluindo a vacinação contra o HPV.
O imunizante contra o HPV (sigla em inglês para Papilo mavírus Humano) foi inserido no calendário vacinal em 2014.
A vacina é a melhor forma de prevenir contra doenças causadas pelo papiloma vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e cânceres do colo do útero e genitais.
que acontece com a imuniza ção contra o HPV, a vacinação contra as demais doenças está aquém do necessário. Para o sarampo, por exemplo, a primei ra dose está em torno de 40% e, a segunda, da ordem de 20% do público-alvo. “A poliomielite se gue esse mesmo padrão. Não é por falta de imunobiológicos, porque o Ministério da Saúde tem enviado e a Secretaria de Estado de Saúde tem repassa do para todos os municípios”.
O presidente Jair Bol sonaro sancionou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei que acaba com a limitação de procedimen tos cobertos pelos planos de saúde, o chamado rol taxativo da Agência Nacio nal de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação das ope radoras do setor privado.
Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saú de, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamen
te, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmenta ção assistencial do plano.
O texto tinha sido apro vado no fim de agosto pelo Senado Federal, por unanimidade, vindo da Câmara dos Deputados. O tema chegou ao Congresso Nacional após decisão do Superior Tribunal de Jus tiça (STJ), em junho, que desobrigou os planos de saúde de arcar com trata mentos, exames e medica
mentos não previstos pela ANS. Antes disso, os casos fora do rol costumavam ser resolvidos na Justiça.
De acordo com o go verno federal, a sanção da lei, que agora entra em vigor, busca evitar a descontinuidade de tra tamentos médicos, espe cialmente daqueles que sofrem de doenças raras.
Conforme o texto, para que o plano de saúde seja obrigado a cobrir determi nado tratamento, é neces sário que este tenha eficá cia comprovada; seja reco
mendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saú de (SUS) ou por alguma entidade especializada de renome internacional.
Outra modificação trazi da pela lei é o dispositivo que passa a determinar que as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assis tência à saúde também estejam submetidas às disposições do Código de Defesa do Consumi dor (Lei nº 8.078/1990).
A enfermeira sanitarista Ga brielli Damasceno, coordenado ra de Vigilância Epidemiológica da SES, orienta os responsáveis para que levem seus filhos crianças e adolescentes até 15 anos de idade para regularizar a carteira de vacinação contra doenças como o sarampo, a caxumba e a rubéola, difteria e tétano, hepatite B, febre amare la, meningite, catapora e, princi palmente, o HPV, que tem uma faixa etária muito específica.
“Quando a criança ou ado lescente é imunizado nessa faixa etária – meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos –, eles diminuem em até 70% o risco do câncer do colo do útero, como também as verrugas no aparelho genital, tanto feminino, como masculino”, disse Gabrielli.
A vacinação está muito baixa no estado do Rio de Ja neiro, não só para HPV como para todas as outras vacinas, admitiu a coordenadora. “Por que não adianta tomar uma única dose. Tem vacinas que têm que ser tomadas três doses para ter o esquema completo e, outras, duas do ses, como ocorre com o HPV”.
A vacina contra o HPV é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de saúde. Ela prote ge contra quatro tipos do vírus: o HPV-16 e o HPV-18, ambos de alto risco; e o HPV-6 e o HPV11, de baixo risco. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o HPV-16 e o HPV-18 são responsáveis por causar pelo menos 70% dos ca sos de câncer de colo do útero.
O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns e geralmen te é transmitida pela relação se xual ou contato sexual com uma pessoa com o vírus. A doença pode ser transmitida, inclusive, quando há uso de preservativos.
O vírus sobrevive por muito tempo nas superfícies dos ob jetos e, dessa forma, também pode ser transmitido através de objetos ou materiais usa dos por pessoas infectadas.
Desde o início de agosto, a SES está realizando em todo o estado, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Po liomielite e Multivacinação. A ação prevê a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos, com a oferta de doses contra saram po, rubéola e caxumba (tríplice viral), difteria e tétano (DT), hepatite B, febre amarela, me ningite (Meningocócica ACWY conjugada), catapora e HPV.
De acordo com a Coorde nadora de Vigilância Epidemio lógica da SES-RJ, o índice de vacinação está baixo devido às fake news. Uma dessas notícias falsas veiculadas nas redes sociais é que as crianças que tomaram vacina contra sarampo, caxumba e rubéola ficaram autistas. “Não tem nada a ver isso. Esse movimento an tivacina tem prejudicado muito a cobertura vacinal”, alerta.
O Ministério da Saúde de Uganda, na África Oriental, relatou outros 11 casos suspeitos de Ebola identificados no distrito de Mubende do país na terça-feira (20). Destes, o ministério registrou uma provável morte relaciona da à doença: uma criança de um ano, disse em um comunicado divulgado na noite de terça-feira.
Amostras da criança
de um ano e dos 10 casos suspeitos em isolamento estão sendo testadas no Instituto de Pesqui sa de Vírus de Ugan da, disse o ministério.
Até agora, 11 ca sos suspeitos, um caso confirmado e seis ca sos considerados prová veis foram identificados.
A Organização Mun dial da Saúde (OMS) disse na terça-feira que
Uganda declarou um sur to de Ebola depois que um caso da cepa relati vamente rara do Sudão foi encontrado no país. Esse caso foi confirmado após testar uma amostra de um homem de 24 anos no distrito de Muben de, onde morreu após apresentar sintomas, segundo o ministério.
As autoridades de saú de de Uganda investiga
ram seis mortes suspei tas no distrito este mês.
Segundo a OMS, o país passou por qua tro surtos de Ebola que deixaram mais de 200 pessoas mortas. O mais mortal foi em 2000.
Uganda faz fronteira com a República Demo crática do Congo, que está passando por um ressurgimento do ebola após surtos este ano.
No estado do Rio de Janei ro, a taxa de vacinação contra o HPV no primeiro semestre de 2022 para as meninas en tre 9 e 14 anos de idade ficou em 54,76% para a primeira dose e 33,27% para o esque ma vacinal completo. No caso dos meninos, os percentuais ficaram em 22,45% e 14,02%, respectivamente. “Para a gente entender que essas crianças estão com a cobertura vacinal, só tomando as doses com pletas daquela vacina”, disse. Gabrielli Damasceno infor mou que da mesma maneira
Ela reconhece, no entanto, que a pandemia da covid-19 afastou os cidadãos dos postos de saúde em 2020 e 2021. No caso do sarampo, lembrou que o Brasil está no processo de reverificação do certificado de eliminação, que foi perdido em 2019. “A cada dia que passa, outras doenças que podem ser prevenidas por vacina estão sendo reelegidas, porque as pessoas não estão se vacinan do. Se a gente tem vacina, por que não se vacinar?”, indagou.
Gabrielli destacou ainda que o Brasil é um país de re ferência mundial em relação à qualidade de suas vacinas, que são armazenadas, conser vadas e exportadas dentro de todos os níveis de segurança, para não perder a validade e eficácia dos imunobiológicos.
“Então, não tem porque não vacinar”.
A candidata a deputada estadual Professora Cás sia (Fé Brasil) defende a criação de programa de in vestimentos estadual para construção de creches em tempo integral para crian ças até seis anos de idade. “Quero ser deputada estadual para lutar por
creches, com educação integral para nossas crian ças e apoio às mães que precisam trabalhar”, afir mou a Professora Cás sia durante inserção no programa eleitoral gra tuito na TV e no rádio.
Professora concursada rede de ensino de São
Luís, Cássia tem como proposta a implementa ção do “Programa Se mente do Amanhã”, para que o governo do Esta do invista na construção de creches com ensino de artes, esportes, as sistência à saúde, além de garantir alimenta
ção para as crianças. “Investir na primeira infân cia é projetar um futuro com homens e mulheres capacitados e produtivos, é combater a pobreza e os altos índices de violência. Eu serei atuante nesta importante causa”, afir ma a Professora Cássia.
A equipe do ex-presiden te Luiz Inácio Lula da Silva traçou uma estratégia para crescer de quatro a cinco pontos nas intenções de voto até o dia do primeiro turno da eleição presiden cial, o que pode garantir a vitória já nesta primeira etapa da campanha presidencial.
Já o presidente Jair Bol sonaro aposta no segundo turno e vai focar os últimos dias da campanha em São Paulo, para terminar o primei ro turno próximo do petista.
O discurso dentro dos comitês dos dois candida tos que polarizam a eleição busca manter suas tropas mobilizadas e otimistas.
No de Lula, hoje todos tra balham na direção de encer rar a eleição sem necessidade de segundo turno, enquanto no de Bolsonaro a ordem é evitar passar qualquer men sagem de desânimo, buscan do demonstrar confiança na realização do segundo turno.
A operação montada pela equipe petista contempla a seguintes etapas: 1) ensinar a votar, reforçando o número 13; 2) fazer um chamamento para ninguém deixar de votar, reduzindo a abstenção; 3) focar em agendas e men sagens para a juventude, eleitorado no qual o petista acredita que pode crescer mais; 4) trabalhar o eleitorado da classe média, prometen do, por exemplo, corrigir a tabela do Imposto de Renda e 5) criar uma grande onda na última semana, a partir de um evento de impacto na segunda-feira batizado de “Brasil da Esperança”, que contará com a presença física e virtual de artistas, num auditório em São Paulo.
Além disso, Lula tem sido orientado a “não errar, não colocar nenhuma frase
fora do lugar”, para não dar munição nesta reta final ao presidente da República. A ideia é ainda, nos próximos eventos, criar cada vez mais um ambiente de que Lula está sendo apoiado por uma frente ampla, conseguindo o apoio de quem nunca votou em Lula e tem restrição ao PT, mas que nesta eleição vai optar pelo ex-presidente em defesa da democracia.
Nesta linha, os petistas estão destacando a nota divulgada nesta quinta-feira (22) pelo ex-presidente Fer nando Henrique Cardoso, defendendo um voto pródemocracia. Apesar de FHC não ter citado nomes na sua nota, os petistas avaliam que os requisitos listados pelo tucano para indicar o voto num candidato neste ano se encaixam no per fil do ex-presidente Lula. Os dois, por sinal, já tive ram um encontro neste ano.
Já no comitê de Bolso naro, a ordem é evitar qual quer mensagem que possa representar um sentimento de desânimo nesta reta fi nal. A estratégia é trabalhar para que a eleição vá para o segundo turno e bater na tecla que, nesta etapa final, é uma outra eleição. Até hoje, porém, nenhum can didato que chegou atrás ao segundo turno conseguiu vencer a disputa eleitoral.
Bolsonaro está nesta quinta (22) em Manaus e Belém e, no sábado (24), estará em eventos em São Paulo. Por sinal, na reta final, o seu foco vai ser o Estado que é berço político de Lula. Ele vai voltar também a Mi nas. Tudo dentro da estraté gia de crescer no Sudeste, território considerado estra tégico para os bolsonaristas garantir o segundo turno.
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO
CNPJ: 01.612.326/0001-32
A candidata do MDB à Presidência da Repú blica, Simone Tebet, par ticipou na manhã desta quinta-feira (22) de uma sabatina promovida pelo jornal O Tempo e pela Rádio Super, de Minas Gerais. Como propos ta para impulsionar a geração de empregos formais, se eleita, a pre sidenciável disse que vai propor uma redução tem porária do recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) feito pelas empresas.
A desoneração, disse
ela, valeria por dois anos apenas para novas con tratações, que receberem até um salário mínimo. Na avaliação da candidata, a medida ajudaria a reduzir a informalidade na qual estão cerca de 40 milhões de trabalhadores no país. “Hoje, para poder ter um trabalhador com carteira assinada, o empregador paga 20% do salário em INSS. Então, a proposta é reduzir de 20% para 6%; e reduzir, da parte do trabalhador, de 7,5% para 3%. Então, eu re duzo esse recolhimento
como incentivo para que a indústria e o setor de bens e serviços contratem com carteira de trabalho”.
A emedebista também voltou a defender sua proposta de pagar R$ 5 mil para o estudante que concluir o ensino médio no país. A esti mativa é de que o pro grama custe cerca de R$ 7 bilhões por ano.
Nesta quinta-feira, Simone Tebet também fez uma visita à sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na saída, disse que se eleita não fará cor
tes orçamentários na área de ciência e tecnologia. “Estar aqui na Fiocruz, ao lado dos nossos compa nheiros, é mostrar que a nossa candidatura acredi ta na ciência, que dinheiro não vai faltar para ciência, tecnologia e inovação. E é um reconhecimento, um agradecimento meu e da Mara Gabrilli [candidata a vice], que vivenciamos, na CPI da Covid, o quanto foi importante a Fiocruz”, disse. Ela também defen deu a exclusão de investi mentos em ciência e tec nologia do teto de gastos.
Errata de Aviso Da Licitação Tomada de Preço TP Nº 001-2022. Publicado neste jornal na edição de Terça Feira do dia 07 de Junho de 2022. A Prefeitu ra Municipal de Alto Alegre do Maranhão - MA. Onde se Lê: Contratação de Empresa para Execução dos Serviços de Construção de Poço Tubular e Rede de Distribuição de Água, Conforme Contrato de Repas se Nº 855432/2017/MMA/Caixa. LEIA-SE CORRE TO: Contratação de Empresa para Execução dos Serviços de Construção de Poço Tubular e Rede de Distribuição de Água, Conforme Contrato de Repas se Nº 855432/2017/MDR/Caixa, para o Município de Alto Alegre do Maranhão/MA. Na forma da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar nº 123/2006, subsidiariamente na Lei Federal nº 8.666/1993 e de mais normas regulamentares pertinentes à espécie. Alto Alegre do Maranhão MÁ 22 de Setembro de 2022. Diógenes Dos Santos Melo – Presidente da CPL.
vítima. Max ainda chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu ao feri mento e faleceu. O motivo do crime seria uma dívida de entorpecentes con traída por Antônio Max. Ele já havia dito à sua esposa que estava sen do ameaçado de morte.
O Poder Judiciário da Comarca de Timbiras con cluiu mais uma sessão do Tribunal do Júri, realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Em sessão realizada nesta quartafeira (21) presidida pelo juiz titular Pablo Carva lho e Moura, o conselho de sentença decidiu por absolver o réu Geovane
Cantanhede, que esta va sendo acusado de participação em crime de homicídio, que teve como vítima Antônio Max de Andrade, em 26 de agosto de 2019. Durante o julgamento, a promo toria e a defesa alega ram ausência de dolo, que é quando o crime é praticado sem intenção.
Conforme discorreu o inquérito policial, na data mencionada, próximo à cabeceira da ponte sobre o Rio Itapecuru, Geovane, na companhia de Edson Laio da Silva, teria ceifa do a vida de Antônio Max. A dupla teria chegado em uma motocicleta, pilotada por Geovane, quando Edson desceu e atirou na
Além do juiz, atuou na sessão o promotor de Justiça Carlos Augusto Soares, titular de Codó e respondendo por Timbi ras. Na defesa de Giova ne, trabalhou o advogado Jocundo Ferreira Franco Filho, que foi nomeado pelo juiz. Neste ano, já foram realizadas três ses sões do Tribunal do Júri em Timbiras, com desta que para o julgamento de Paulo Sérgio Sousa Lima, acusado de ter matado a companheira e ferido a própria filha, uma menina de 1 ano e 11 meses. Ele foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão, e mais 3 meses de detenção.
daram decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso. Repre sentantes do candidato alegaram impulsionamento ilícito de vídeo, que apre sentava a imagem de Lula como inimigo do povo. Na liminar, a ministra determi nou a remoção da propa ganda da página do partido.
redes sociais Twitter e Fa cebook excluíssem publi cações do deputado federal André Janones (Avante) por divulgar conteúdo inverídi co. Ele acusa o presidente Jair Bolsonaro e o PL de atuarem diretamente para a suspensão da lei do piso salarial nacional para pro fissionais de enfermagem.
A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJMA) entregou, nos dias 19 e 20 de setembro, mais duas unidades do projeto “Justiça de Todos”, nos termos judici ário de Jatobá (Comarca de Colinas) e Sucupira do Norte (Comarca de Mirador). Com essas, já são 28 salas de acesso virtual à Justiça do Primeiro Grau, no Estado.
Com a instalação des sas unidades, os morado res desses dois municípios passam a dispor de salas equipadas com computa dor e acesso à internet, para solicitar informação, atendimento pelos profis sionais da Justiça e par ticipar de audiências por videoconferência, dentre outros serviços judiciários prestados de forma remota pelos fóruns daquelas co marcas, que ficam distan te dos termos judiciários.
As duas unidades do projeto foram entregues pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho e pela juíza Tereza Palhares Nina, co ordenadora do projeto “Jus tiça de Todos”, em parceria com os prefeitos municipais Carlos Roberto da Silva (Ja tobá) e Marcony Santos (Su cupira do Norte) e apoio dos juízes das comarcas, Sílvio Nascimento (Colinas) e Nel son Dias Dourado (Mirador).
da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Sucupira do Norte, onde o chefe do Judiciário lançou o Programa “Justiça de Proxi midade”, na terça-feira, 20.
“O Tribunal de Justiça, na minha pessoa, se alegra com esse trabalho que vem sendo bem desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça, de levar para todos os rincões do Estado do Ma ranhão, o acesso à Justiça, que é a primeira forma de início da distribuição efetiva da jurisdição”, disse o presi dente do TJMA em discurso aos presentes ao evento.
O corregedor-geral da Justiça, o chefe de gabinete José Bernardo Rodrigues e o diretor geral da Cor regedoria, juiz José Jor ge Júnior, participaram da inauguração em Sucupira do Norte por meio virtu al. Também participaram das solenidades os procu radores municipais John Barros e Regina Chaves.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou hoje (22), por unanimidade, decisão que proíbe o uso, em campa nha à reeleição, de ima gens do presidente Jair Bolsonaro em viagens como chefe de Estado.
A Ação de Investiga ção Judicial Eleitoral (AIJE 0601154-29) foi apresenta da pela candidata à Presi dência Soraya Thronkicke, que alegou abuso de po der político e econômico.
Os vídeos publicados pela campanha foram feitos após eventos ofi ciais em Londres (funeral da rainha Elizabeth II) e em Nova York (77ª As sembleia Geral da ONU).
Por meio de nota, o TSE destacou que, de acordo com a Lei das Elei ções, agentes públicos em campanha à reeleição não podem utilizar prer rogativas do cargo para
se beneficiar, sob pena de afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos na disputa.
Durante a sessão des ta quinta-feira, o relator, ministro Benedito Gonçal ves, citou que, em um dos vídeos, Bolsonaro discursa na sacada da embaixada brasileira em Londres para um grupo de simpatizantes.
“Após ligeiras condo lências à família real, o representado passa a pro ferir discurso de caráter eminentemente eleitoral. Isso é feito com notória exploração do papel de chefe de Estado”, afirmou.
O plenário do TSE tam bém confirmou, por una nimidade, a exclusão de vídeo com propaganda eleitoral negativa contra o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgado a partir do canal do PL no YouTube.
Os ministros referen
Maria Claudia afastou a alegação de que o vídeo se ria ilegal por supostamente influenciar a opinião pública a estados mentais ou emo cionais, mas destacou que o vídeo não tem nenhu ma marca d’água indican do o CNPJ e a campanha dos partidos da coligação e que tal fato é irregular.
“O nome do PL, por exemplo, só aparece na parte de esperança do ví deo. Na primeira parte, mais sombria, o vídeo viola a jurisprudência do TSE da necessidade de transparên cia para que o eleitor saiba que está sendo exposto a uma propaganda eleitoral e saiba quem são os res ponsáveis, para poder fa zer a análise do conteúdo.”
“ Foi com base nesse fundamento que suspen di o vídeo que estava no canal do YouTube do PL e determinei que pode ria ser repostado, caso superadas essas irregu laridades”, completou.
O plenário do TSE refe rendou, na sessão de hoje, decisão do ministro Tarso Sanseverino para que as
Segundo Sanseveri no, a publicação do par lamentar é falsa, uma vez que a lei foi suspensa por decisão cautelar do Su premo Tribunal Federal (STF) em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Con federação Nacional de Saúde, Hospitais e Esta belecimentos e Serviços.
“O representado, que é candidato a deputado federal nas eleições de 2022, divulgou informa ções falsas em seus per fis de rede social mesmo diante da certeza de que o conteúdo publicado era inverídico, conduta esta que foi repreendida, inclu sive, por alguns veículos de comunicação social.”
O ministro assinalou ainda que o conteúdo foi di vulgado sem a prévia veri ficação de sua fidedignida de. “Portanto, com aptidão para gerar desinformação sobre a verdade dos fatos e, com isso, repercutir e interferir negativa e irregu larmente no pleito, o que deve ser reprimido pela Justiça Eleitoral”, disse.
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão; Paulo Velten, presidente, e José Gonça lo, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e o juiz auxi liar da presidência, José Nilo Ribeiro, participaram
Froz Sobrinho agradeceu a parceria com o Município de Sucupira do Norte e res saltou a importância da exe cução do Projeto “Justiça de Proximidade”, pelo Tribunal de Justiça, e do “Justiça de Todos”, pela Corregedoria, para estreitar a proximidade entre o Poder Judiciário e o cidadão e a promover o acesso à Justiça na região.
“Nós estávamos de vendo à comunidade de Sucupira do Norte facili tar esse acesso à justiça”, frisou o desembargador corregedor, considerando a extensão territorial da comarca e a distância entre a sede e o termo judiciário.
BONO TRANSPORTES RODOVIÁRIO E DISTRI BUIÇÃO LTDA CNPJ: 07.570.829/0002-50
Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, a Renova ção da Licença de Operação (RLO) para atividade de Transporte Rodoviário de Carga, exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional. Localizada na Rua A, n° 18, Quadra N LOTE 0708 E 9, bairro Maiobinha, São José de Ribamar - MA, conforme o Processo de nº 879/22.
JOSE DE RIBAMAR CARDOSO RIBEIRO, sob CPF nº 499.642.163-00, localizado na Travessa 03, Nº 418, Morada Nova, em Santa Helena – MA, tor na público que RECEBEU à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMMA-RH, a Dispensa de Licenciamento Ambiental - DLA, para atividade de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, de acordo com processo nº 005/2022.
LUÍS CARLOS DE AGUIAR CANDIDO, CPF Nº 991.197.223-20, pessoa física, torna público que re cebeu junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais/SEMA, à Renovação da Licença de Operação nº 11830622022, situada na Rua das Acácias, S/N, Centro, no município de Cantanhede/ MA, para atividade na extração de areia ou aréola (exceto artesanal), conforme dados constantes no E-Processo de N° 11513/2021.
O ministro do Meio Am biente, Joaquim Leite, afirmou hoje (21) que a crise energé tica na Europa, gerada pela invasão russa à Ucrânia, abre uma oportunidade para o Bra sil. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, ele disse que as indústrias procuram um lo cal onde a energia seja aces sível e o país oferece isso.
“Para se ter uma ideia, o Brasil tem um custo de energia de 40 euros por megawatt. Na Europa, está tabelado a 200 e chegou a bater 1.000. Com esse movimento de encarecer energia na Europa, muita
indústria vai ser transferida pro Brasil, olhando a oportuni dade dessas energias limpas que o Brasil tem”, explicou.
Segundo ele, o Brasil já produz muita energia lim pa, entre elas a eólica, a solar e a biomassa, e ainda tem potencial para ampliá-la.
“O Brasil bateu recorde de energia éolica em terra: 21 gigawatts (GW). Só pra gente ter uma ideia, Itaipu tem uma capacidade ins talada de 14 GW. Então, o volume é bastante relevante.
Solar também são 14 GW, uma ‘Itaipu’ já instalada de solar. E biomassa. Essas
três fontes são as três princi pais para aproveitar e gerar essa energia limpa que todo mundo procura”, disse. “Fora tudo isso, temos 50 ‘Itaipus’ que podem ser instaladas no mar e toda essa energia excedente pode ser transfor mada em hidrogênio e amô nia verde para exportação”.
Segundo ele, o Brasil aproveitará a COP27, próxi ma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Cli máticas, que acontece em novembro, no Egito, para apresentar essas oportunida des de investimento no país.
Joaquim Leite disse que
o Brasil terá um estande de 300 metros quadrados e apresentará os temas energias verdes, a indús tria e o agro sustentável.
“A gente vai levar a opor tunidade de você empre ender e investir no Brasil especialmente por causa das energias verdes e desse vo lume de energia que o Brasil tem excedente. A gente está desenhando para ser uma conferência do clima de um Brasil real e sustentável”.
Na entrevista, o ministro falou ainda sobre a proposta do governo federal de criar um programa de renovação de frota de automóveis no país, como uma forma de estimular a indústria auto mobilística e colocar veícu los mais energeticamente eficientes em circulação.
“O governo federal está desenhando um programa de renovação de frotas sus tentável. A gente tirar esse veículo e transformá-lo em sucata para uma economia circular, através de um in centivo econômico, isso, com certeza, teria um impacto nesse setor da economia, que é o automobilístico, e teria um impacto no meio ambiente de forma bastante positiva”.
vêm em tendência de que da nas últimas semanas e, no primeiro semestre, os indicadores de atividade econômica superaram as expectativas, com cresci mento do PIB e redução do desemprego. Entre tanto, para o médio prazo, as perspectivas ainda são de grande incerteza e instabilidade, o que pode significar interrupção do processo de recuperação da atividade econômica”.
A queda da inflação fez o Banco Central (BC) inter romper o ciclo de alta dos juros após um ano e meio de reajustes seguidos. Por 7 vo tos a 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Da maso e Paulo Sérgio Neves de Souza votaram pela ma nutenção da taxa. Os dire tores Fernanda Magalhães Rumenos Guardado e Renato Dias de Brito Gomes votaram pela elevação em 0,25 ponto.
Em comunicado, o Copom informou que continuará a monitorar a economia e poderá voltar a subir a taxa Selic caso a inflação não caia como es perado. “O comitê reforça que irá perseverar até que se con solide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de de sinflação não transcorra como esperado”, destacou o texto.
A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a primeira pausa nas eleva ções após 12 altas conse cutivas, num ciclo que co meçou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Na cional de Preços ao Consumi dor Amplo (IPCA). Em agosto, o indicador fechou em 8,73% no acumulado de 12 meses, após ter se . Esse foi o segun do mês seguido de inflação ne gativa, por causa da queda do preço da energia e da gasolina.
Apesar da desaceleração recente, o valor está acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.
No Relatório de Inflação divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a auto ridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2022 em 8,8% no cenário base.
A projeção, no entanto, está desatualizada e deverá ser revista para baixo por causa das desonerações sobre a gasolina e o gás de cozinha. A nova versão do relatório será divulgada no fim de setembro.
As previsões do merca do estão mais otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com insti tuições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial de verá fechar o ano em 6%. No início de junho, as estimativas do mercado chegavam a 9%.
A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores en carecem o crédito e desestimu lam a produção e o consumo.
Por outro lado, taxas mais al tas dificultam a recuperação da economia. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 1,7% para a economia em 2022.
A decisão do Banco Central (BC) de interrom per as elevações da taxa Selic (juros básicos da economia) foi bem rece bida pelo setor produtivo. Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou “acertada” a atitude do Comitê de Po lítica Monetária (Copom).
“A Selic em 13,75% ao ano já era suficiente para manter a desaceleração da inflação nos próximos meses. Principalmente
porque essa taxa está muito acima do nível de taxa de juros a partir do qual se inibe a atividade econômica, que foi alcan çado ainda em dezembro de 2021”, destacou no comunicado o presidente da CNI, Robson Andrade.
Para a CNI, novos aumentos na taxa Selic poderiam desacelerar o crescimento da economia no segundo semestre e “limitar significativamente” o crescimento em 2023. A
entidade lembrou que o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, aponta alta de apenas 0,5% no Produto Inter no Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) para o próximo ano.
A Federação das In dústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) avaliou como acertada a decisão do Copom. Em nota, a Firjan considerou que “as perspectivas de inflação
Nesse contexto, a nota da entidade diz ser fun damental que se bus quem alternativas para garantir a ancoragem das expectativas sobre a in flação sem penalizar o processo de crescimento econômico em curso. A entidade reiterou que “a combinação de uma polí tica monetária moderada, um arcabouço fiscal res ponsável e uma agenda de reformas estruturais - além de contribuir para a estabilidade de preços no longo prazo - é o ca minho para um menor sa crifício socioeconômico”.
De março a junho do ano passado, o Copom tinha ele vado a taxa em 0,75 ponto per centual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado finan ceiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de outubro do ano passado até fevereiro deste ano. O Copom promoveu dois aumentos de 1 ponto, em mar ço e maio, e dois aumentos de 0,5 ponto, em junho e agosto.
Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986.
Por causa da contração eco nômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o con sumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.
A Selic é o principal instru mento do Banco Central para
O mercado projeta cres cimento um pouco maior. Se gundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expan são de 2,65% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produ zidos pelo país) neste ano.
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Siste ma Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.
Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o ex cesso de demanda que pres siona os preços, porque juros mais altos encarecem o cré dito e estimulam a poupança.
Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o con sumo, mas enfraquece o con trole da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
Aos 39 a Raposa fi cou muito perto de am pliar, quando Bruno Ro drigues acertou o traves são em cobrança de falta.
Na volta do intervalo o técnico Jorginho ainda tentou mudar o panorama da partida com a entrada de Figueiredo e Edimar nos lugares de Raniel e Paulo Victor. Mas o Cruzeiro era melhor e ampliou sua van tagem aos 14 minutos da etapa final. Wesley Gasolina lançou Bruno Rodrigues, que partiu em velocidade antes de rolar para o arti lheiro Edu apenas escorar.
Dez times de futebol de países europeus –Holanda, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Norue ga, Suécia, Suíça e País de Gales– participarão por uma temporada da campanha One Love, que promove a inclusão e se opõe à discriminação.
Todos os países, com ex ceção da Suécia e da No ruega, se classificaram para a Copa do Mundo realizada neste ano no Catar e cada capitão dessas oito nações usará uma braçadeira distin tiva da campanha OneLove –que apresenta um coração contendo cores de todas as origens– durante o torneio.
lação aos direitos humanos no Catar com o dinamarquês Christian Eriksen e o capi tão da França, Hugo Lloris.
“Estou honrado por me jun tar aos meus colegas capitães das seleções nacionais no apoio à importante campanha OneLo ve”, disse ele na terça-feira (20).
O dia finalmente chegou. Após uma espera de mais de dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro final mente pode soltar o grito de que a Raposa está de volta à principal divisão do futebol nacional. O acesso foi garantido, na noite desta quarta-feira (21) no estádio do Mineirão, com uma vitó ria de 3 a 0 sobre o Vasco.
Com os três pontos con quistados diante de 59.204
torcedores, o Cruzeiro che gou aos 68, ficando a 15 de vantagem do vice-lí der Grêmio. Com isso, a Raposa não pode mais terminar a Série B fora do G4, o que confirma a sua presença na Primeira Divi são do Brasileiro em 2023.
O jogo mais esperado da 31ª rodada da competi ção começou com o Vasco levando perigo aos donos da casa, em especial nas jogadas de escanteio. Mas
o tempo foi passando e a Raposa foi assumindo o co mando das ações, criando boas oportunidades. E, de tanto tentar, a equipe co mandada pelo técnico uru guaio Paulo Pezzolano abriu o placar aos 24 minutos. Eguinaldo tropeçou na in termediária ao tentar sair jo gando e a bola ficou com Fi lipe Machado, que bateu da entrada da área, contando com vacilo do goleiro Thiago Rodrigues, para marcar.
Mas a torcida queria mais, e a Raposa garantiu o terceiro já aos 40 minu tos. Marquinhos Cipriano dominou na ponta esquerda, se livrou de um marcador e cruzou para Luvannor, que, mesmo pressionado pela defesa, bateu para dar números ao placar.
A partir daí coube ao time de Paulo Pezzolano administrar a vantagem para comemorar o esperado acesso, garantido com sete rodadas de antecedência.
Éder Militão na lateral-di reita. Com isso, o Brasil entrará em campo com a seguinte escalação: Alis son; Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Ri charlison e Vinícius Júnior.
A Federação Holandesa, que lidera a campanha, es colheu as cores para repre sentar todas as heranças, origens, gêneros e identidades sexuais; a braçadeira será usada no Catar, onde rela ções entre pessoas do mesmo sexo são uma ofensa criminal.
A Suécia e a Noruega participarão da iniciativa du rante os próximos jogos da Liga das Nações, enquanto a Inglaterra também usará braçadeiras pretas durante os jogos da Liga das Nações da Uefa em homenagem à morte da rainha Elizabeth II.
“Esta é uma mensagem im portante que se adapta ao jogo de futebol: no campo todos são iguais e isso deve ser o caso em todos os lugares da sociedade. Com a braçadeira da OneLove, expressamos essa mensa gem”, disse Virgil van Dijk, capitão da seleção da Holanda.
“Em nome da seleção ho landesa, uso esta braçadei ra há algum tempo. É bom ver que outros países estão se juntando a esta iniciativa”.
“Como capitães, podemos estar todos competindo uns contra os outros em campo, mas estamos juntos contra todas as formas de discrimina ção. Isso é ainda mais relevante em um momento em que a divisão é comum na sociedade. Usar a braçadeira juntos em nome de nossas equipes envia rá uma mensagem clara quan do o mundo está assistindo”.
“Continuamos a pressionar pelo princípio da compensação”
A ideia para esta campa nha específica teve origem na iniciativa do Grupo de Trabalho da Uefa, que foi criada para res ponder a questões relacionadas com o tratamento dado pelo Ca tar aos trabalhadores imigran tes e à comunidade LGBTQ+.
Atualmente, a homosse xualidade é ilegal no Catar e punível com até três anos de prisão, enquanto o jornal “The Guardian” informou no ano passado que 6.500 trabalha dores imigrantes morreram no país nos dez anos que se seguiram à candidatura bem-sucedida do Catar para sediar o torneio, em 2010, a maioria dos quais envolvidos em trabalho perigoso e de baixa remuneração, muitas vezes realizado em calor extremo.
O técnico Tite confir mou que o Brasil enfren tará Gana, na próxima sexta-feira (23) no estádio Océane, em Le Havre, com uma formação muito ofen siva, que contará com um quinteto ofensivo compos to por Paquetá, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior. O amistoso será o penúltimo antes do início da Copa do Catar (que
no dia 20 de novembro).
Em entrevista coletiva concedida nesta quarta -feira (21), o comandante do time do Brasil afirmou que esta formação é fruto do talento destes jogado res, que representam uma nova geração do futebol brasileiro: “[A característi ca] não é minha, mas é da característica e do talento deles. É da característica e do talento dos atletas,
de uma nova geração, que foram reconhecidos por técnicos da base. [Téc nicos] que fizeram esses garotos amadurecerem e vestirem a camisa da sele ção com tanta expectativa, responsabilidade e alegria”.
Além do jovem quinteto ofensivo, a seleção bra sileira contará com cinco defensores muito expe rientes, com destaque para a presença do zagueiro
Porém, mesmo com uma equipe tão ofensiva, o trei nador não acredita que o Brasil ficará exposto na defesa, pois ele prioriza uma característica na armação da sua equipe, o equilíbrio: “Equilíbrio, equilíbrio e equi líbrio. Toda vez que fugimos desse patamar corremos riscos. O Paquetá é um segundo meio-campista que traz um senso de criativida de, mas ao mesmo tempo colocamos em campo um la teral-direito que dá equilíbrio defensivo [Éder Militão]. Os nossos objetivos são criar e marcar gols, mas man tendo a consistência. Com equilíbrio uma equipe está mais próxima da vitória”.
Após o jogo de sexta contra Gana, o Brasil volta a entrar em campo quatro dias depois, quando mede forças com a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris.
A OneLove foi fundada na Holanda em 2020 para enfati zar que todos os fãs de futebol têm pelo menos uma coisa em comum –o amor pelo futebol– e para se manifestar contra qual quer forma de discriminação.
Além de focar em men sagens públicas, a iniciativa também se desenvolveu para oferecer treinamento sobre di versidade aos clubes de base.
“Nosso amor pelo futebol nos une a todos. Não impor ta de onde você vem, como você se parece e quem você ama. O futebol existe para todos e nosso esporte deve defender as pessoas em todo o mundo que enfrentam dis criminação e exclusão”, dis se o capitão da seleção da Alemanha, Manuel Neuer.
“Estou orgulhoso por enviar esta mensagem aos meus colegas das outras seleções nacionais. Cada voz conta.”
Em junho, o capitão da seleção inglesa, Harry Kane, revelou que havia discutido uma postura coletiva em re
O relatório –negado “ca tegoricamente” pelo executi vo-chefe da organização do torneio, Nasser Al Khater– não conectou todas as 6.500 mor tes com projetos de infraes trutura da Copa do Mundo e não foi verificado de for ma independente pela CNN.
Em entrevista à CNN no ano passado, Al Khater também apontou as recen tes reformas que o Catar fez em sua estrutura trabalhista.
“Continuamos pressionan do pelo princípio de compen sação para as famílias de traba lhadores imigrantes que perde ram a vida ou foram feridos em projetos de construção”, disse o executivo-chefe da Football Association, Mark Bullingham.
“Junto com os outros mem bros do Grupo de Trabalho da Uefa sobre Direitos Humanos, estamos pressionando a Fifa para uma atualização sobre o conceito de um Centro de Tra balhadores Migrantes no Catar, para fornecer aconselhamento e ajuda a esses trabalhadores”.
“É claro que o Catar trouxe uma legislação mais progres siva nos últimos anos para dar direitos aos trabalhadores, en tão este conceito ajudará esta legislação a entrar em vigor”.
A educação contínua é uma necessidade da sociedade atual, conectada e em cons tante evolução. O chamado “lifelong learning” (educação para toda a vida) revela a necessidade de profissionais de todos os segmentos e dos mais variados níveis, de seguirem estudando sempre, para ampliar suas habilida des, não apenas as técnicas, mas em especial as chama das soft skills – habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, entre as quais destaca-se a mais demandada de todas atualmente, a Liderança.
Como gesto de valoriza ção à vida, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secre taria Municipal de Educação (SEMED), juntamente com as secretarias de Saúde (SEMUS), Assistência So cial (SEMAS), e o Conse lho Tutelar, deu início, na manhã dessa quarta-feira, 21, às atividades em alusão ao Setembro Amarelo em seis escolas da rede muni cipal de ensino: U.I Jarbas Passarinho, U.I Rosa Reis, Escola Rural, U.I Criança Es perança, Colégio Militar Tira dentes e U.I Sarney Filho.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional, que visa chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental
e emocional das pessoas.
A abertura se deu com a palestra “Suicídio”, pro ferida pela psicóloga Sil via Sampaio, coordenado ra do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), en volvendo os alunos do 6º ao 9º ano da U.I Jarbas Passarinho, localizada no bairro Araçagy, para ouvir e tirar dúvidas sobre o tema.
Participaram da ação, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), professora Maria do Socorro Araújo; a assistente social Maria das Graças; a psi cóloga Carliane Bacelar; a advogada Nilcia Monteiro de Oliveira; a supervisora da es cola, Tereza Raquel Oliveira;
professores e funcionários.
Durante o encontro, os profissionais promoveram di nâmicas nas quais os alunos puderam expor um pouco de seus sentimentos. Também foi entregue aos estudantes um folder informativo com os locais de atendimento dentro do município e fluxo de atendimento, sinais de alerta e prevenção. Sendo fundamental para conscien tizar e incentivar os alunos a buscarem ajuda psico lógica quando necessário.
“Falar sobre suicídio é delicado, mas a nossa pro posta foi trazer as informa ções sobre o tema com um olhar de como podemos prevenir. A ideia de falar com os adolescentes é trazer o
foco nas soluções e formas de lidar com as dificuldades, porque os jovens estão em uma fase de transformações e desenvolvimento”, pontua a psicóloga Silvia Sampaio.
Tereza Raquel Oliveira destacou a importância dos profissionais do CREAS realizarem a palestra em alusão ao Setembro Ama relo. “A campanha é muito importante na prevenção ao suicídio, um tema que precisa ser mais discutido nos dias atuais. É muito relevante mostrar aos nos sos alunos que eles não estão sozinhos, e que se precisarem de ajuda nós estaremos aqui para prestar todo o suporte que está ao nosso alcance”, finalizou.
Em São Luís, a Fribal inves te na educação continuada de seus colaboradores e para tal, criou um programa interno de desenvolvimento chamado de Formando Lí deres, que promove vários cursos de formação para os colaboradores da empresa e de forma gratuita, do qual acaba de concluir mais uma turma de Líderes – Gerente de Lojas, com 11 colabora dores formados.
Participam desse programa profissionais das seguintes áreas da Fribal: Superviso res de lojas, coordenado res, assistente de gestão de gente e especialista em desenvolvimento humano organizacional. Ao longo de seis meses, entre fevereiro e agosto de 2022 eles tiveram aulas em diversas disciplinas sobre temas importantes: tais como liderança e pensamen to estratégico; negociação; gestão do tempo; ferramen tas de gestão; gestão de conflitos; informática; noções de direito, comunicação, por tuguês e políticas comerciais, entre muitos outros, em sua maioria ministrados pela Psicóloga Organizacional Larissa Silva, Especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional da empresa. “O objetivo desse treinamen to bem completo, com carga horária de 113h, foi capacitar e desenvolver nossos colabo radores das lojas de bairro da Fribal para que estejam aptos para atuarem como líderes, e visando o futuro crescimento dos mesmos como Gerentes de Lojas” revela Larissa Silva. Dos 11 colaboradores forma dos, 6 já foram promovidos antes do término do curso.
promovido a Gerente de loja, no último dia 23 de julho, no dia do meu aniversário. En trei na Fribal em 2015 como balconista, e fui crescendo graças às oportunidades de capacitação que a empresa nos proporciona. Sou muito grato, pois essa foi a primeira empresa que apostou em mim e ajudou no meu desen volvimento. Já fui açougueiro, encarregado e agora sou gerente, graças à Escola de Formação: Formando Líderes da Fribal. Com essa promoção já sonho em dar mais conforto à minha famí lia e garantir um estudo de qualidade para o meu filho Gustavo de 5 anos” revelou emocionado.
O Gerente Rafael lembra ain da que esse curso não teve só o foco administrativo, mas também comportamental.
“Aprendemos muitas habili dades importantes, também de relacionamento interpes soal. Além de me preparar para atuar com um líder e oferecer um melhor relacio namento com minha equipe e nossos clientes, essas novas habilidades servirão também para minha vida pessoal em geral. Foi muito enriquecedor em todos os sentidos” enfati zou Rafael.
O investimento em pessoas na Fribal é uma das priori dades da gestão, que en tende que, quanto melhor preparados estiverem seus colaboradores, melhores re sultados operacionais serão obtidos; e o principal, o cliente Fribal terá o atendimento de alto padrão que a empresa prioriza, e uma experiência única e diferenciada em todas as lojas do Grupo Fribal.
Muito além do sorriso e do bom tratamento ofertado ao cliente, por trás de cada co laborador da Fribal há muito investimento em capacitação e desenvolvimento interno, a exemplo desse programa da Escola de Formação.
O prazo de convoca ção dos participantes da lista de espera da segun da edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 termina nesta quinta-feira (22). Para saber se foi convocado, o estudante deve aces sar a lista de espera do Fies por meio do portal
oficial do programa. Os pré-convocados deve rão complementar as in formações prestadas no momento da inscrição.
De acordo com o MEC, os financiamentos con cedidos com recursos do Fies, para estudan tes com renda familiar per capita de até três
salários mínimos, terão taxa real zero de juros.
Durante o curso, o es tudante financiado deve pagar mensalmente, o va lor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamen te ao agente financeiro.
Após a conclusão do
curso, o estudante realiza rá a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua rea lidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido ape nas o pagamento mínimo.
Foi o caso do Rafael de Sousa, de 28 anos que é o novo Gerente da loja Fribal da Vila Cafeteira. Ele trabalha na empresa há 8 anos e já fez vários cursos internos, os quais deram um grande impulso à carreira. Casado com Caroline e pai do Gus tavo Lahan, Rafael fala com emoção como foi a jornada de balconista até gerente: “Recebi um verdadeiro pre sente da Fribal quando fui
“Nossa missão enquanto em presa prioriza o bem estar e o desenvolvimento contínuo de nossos colaboradores, e que não por acaso, internamente são denominados de Espe cialistas Fribal. Entendemos que a educação ajuda a em poderar as pessoas através do conhecimento e das novas habilidades que eles apren dem ao participar de um pro grama como esse. E melhor que buscar profissionais de fora, no mercado, preferimos dar oportunidades de desen volvimento e crescimento de carreira internamente, entre as pessoas que já estão co nosco e que podem mudar de cargo a medida que vão se desenvolvendo em nossos programas internos” declarou o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco Oliveira.
Na manhã de hoje (22), o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil deflagraram uma operação para pren der integrantes de uma quadrilha responsável por furtar combustível de dutos da Transpetro.
A ação, do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Orga nizado (Gaeco/MPRJ) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), cumpre quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreen são, expedidos pela 3ª
Vara Especializada em Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
De acordo com o MPRJ, a investigação começou quando a Trans petro constatou o fur to de petróleo de seus dutos em janeiro deste ano. “Após cientificada de nova despressurização nos dutos, uma equipe da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados se guiu ao local e, ao desem barcarem da viatura, os policiais civis foram sur preendidos por disparos
de arma de fogo contra eles”, informou o órgão.
Os policiais encontra ram no veículo abando nado documentos, tele fone celular e munição. A investigação apontou para uma organização criminosa liderada pelo policial militar Claudio Rafael Bernardino. Tam bém foram denuncia dos pelo MPRJ como integrantes da quadrilha Carlos Alberto Rabelo Costa, Claudio Henrique Bispo de Rezende, Saulo Lemos e Silva, Gabriel Lucas de Almeida Sil
va, vulgo Tartaruga, e Jhony Soares França.
A Secretaria de Es tado de Polícia Militar confirmou a prisão de um policial militar na manhã de hoje, em Itaguaí: “o policial militar, lotado no 18ºBPM, é suspeito de envolvimento em uma quadrilha especializada em furto de petróleo. Duas granadas, duas pistolas de airsoft, dois fuzis de airsoft, uma espingarda, uma algema, um coldre, carregadores de pistola e munições foram apreen didos na casa do policial”.
Durante a operação desta quinta (22) foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma residência no Coroadinho, mas não houve prisões porque não houve flagrante e mandado de prisão expedido pela Justiça.
Segundo a PF, nos locais onde os policiais estiveram, foram en contradas uma grande quantidade de emba lagens vazias deixa das pelos criminosos.
Foi preso, na manhã desta quarta-feira (21), um homem de 47 anos, condenado por participar da morte de um dono de bar na cidade de Timon, no leste maranhense.
O suspeito foi preso, pela Polícia Civil do Maranhão, na cidade de Parauape bas, no Pará. A prisão foi coordenada pela 1ª Dele gacia de Polícia de Timon, com apoio do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 18ª Delegacia Regional.
O homem era procurado pelo crime de homicídio qualificado, que aconteceu em Timon, no dia 28 de abril de 2002. De acordo com a polícia, na época do crime, o condenado e mais três homens foram até um bar da cidade e pediram bebidas alcoólicas para o proprie tário do estabelecimento, que na ocasião se recusou a vender o produto para os quatro homens, após a re cusa na venda de bebidas, os criminosos roubaram uma quantia em dinheiro do bar e fugiram do local.
Após o fato, o dono do bar foi até a casa de um deles, para cobrar o valor, porém o homem recusou
o pagamento e saiu de dentro de casa com um facão, ferindo o dono do bar com diversos golpes no pescoço, chegando a quase decepar a cabeça da vítima. No momento do homicídio, os outros três comparsas do condenado começaram, também, a atingir a vítima com vários golpes de madeira em sua cabeça, a levando a óbito.
Após o crime, o homem foi condenado a 17 anos de reclusão por homicídio quali ficado, mas estava foragido.
Durante investigações, a Polícia Civil do Maranhão descobriu que o conde nado estava morando em Parauapebas, no Pará, e solicitou aos policiais ci vis da 20ª Seccional do Pará e Delegacia de Ho micídio de Parauapebas, que conseguiram locali zar e prender o homem.
Além desse processo, o preso também responde por crime de roubo ocorrido no ano de 1999, no bairro Boa Vista, em Timon. O crimino so agora aguardará a ordem judicial de transferência para o presídio de Timon, onde cumprirá à condenação im posta pelo Tribunal do Júri.
Na manhã desta quin ta-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que visa desarticular um supos to grupo criminoso es pecializado em roubar carteiros em São Luís. Todos já respondem a
Após a operação, a Polícia Federal informou que outros suspeitos de participação no crime serão identificados e que os investigados irão res ponder por roubo circuns tanciado pelo concurso de pessoas e emprego de arma de fogo, cuja pena pode ultrapas sar 16 anos de prisão.
Foi preso, nesta quarta-feira (21), um homem identificado apenas como ‘Marcelo da Tribo’, de 27 anos, suspeito de assaltar os próprios tios. O crime aconteceu no mês de julho do ano passado, na rua Aldenor Perei ra, no bairro Rio São João, em São José de Ribamar, na Região Me tropolitana de São Luís.
Segundo a polícia, Marcelo, na companhia de um irmão e de mais três comparsas, entra ram na casa dos próprios tios, com armas brancas e realizaram o roubo na residência. Das vítimas
foram levados eletroele trônicos, dinheiro, joias e uma arma de fogo.
Após o crime, dois suspeitos foram pre sos e autuados em fla grante, sendo que Mar celo continuava solto.
Ele foi preso nesta quarta, na Rua 15, no bairro Jota Lima, em São José de Ribamar.
A prisão do suspeito foi feita pela Delega cia Especial de São José de Ribamar, com apoio da Guarda Muni cipal, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1° Vara Criminal de São José de Ribamar.
outros processos crimi nais por roubo e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a po lícia, desta vez esses investigados estariam envolvidos no roubo de objetos postais ocorrido no dia 08 de abril, no bairro Coroadinho. Na ocasião, o funcionário dos Correios foi rendido por dois homens armados que roubaram o veículo conduzido por ele, jun tamente com todas as encomendas que esta vam sendo transportadas.Condenado por matar dono de bar a golpes de facão no Maranhão é preso no estado do Pará
Homem é preso suspeito de assaltar a casa dos próprios tios na Região Metropolitana de São Luís