22.09.2022

Page 1


E FATOS

Mercado vê manutenção de Selic nesta quarta e queda menor em 2023, diz pesquisa PF apreende R$ 360 mil que seriam repassados a campanha eleitoral em Teresina OMS: doenças não transmissíveis causam 17 milhões de mortes prematuras

5

PÁGINA
PÁGINA

Anvisa reforça alerta de recolhimento de petiscos caninos intoxicados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta que reforça a necessidade do recolhimento dos lotes intoxicados de petiscos para cães da marca Tecno Clean Industrial, que contêm o ingrediente propilenoglicol e também lotes desta substância. \A medida tem caráter preventivo, para evitar que lotes contaminados de propilenoglicol sejam usados na fabricação de alimentos para consumo humano. O alerta reforça a resolução que determinou o recolhimento e proibiu a comercialização, distribuição,

manipulação e uso dos lotes AD5035C22 e AD4055C21 do ingrediente, analisados preliminarmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neles, foi detectada a contaminação de petisco para cães por etilenoglicol, “substância extremamente tóxica, se ingerida”, conforme informado pela Anvisa. “Ao identificar, durante a investigação dos fatos, a possibilidade de distribuição do ingrediente contaminado para fábricas de alimentos para uso humano, o Mapa compartilhou as informações para que a

Anvisa pudesse adotar ações relacionadas aos produtos sujeitos a vigilância sanitária”, manifestou, em nota, a agência. Posteriormente, o ministério informou que os resultados preliminares das análises “detectaram monoetilenoglicol como contaminante de propilenoglicol em outros lotes de produtos para alimentação animal”. Segundo a Anvisa, o propilenoglicol é um aditivo alimentar autorizado para uso em 21 categorias de alimentos para consumo humano, com quatro funções: umectante, agente clareador, estabilizante e glaceante. “Para três dessas

categorias há restrição de uso do aditivo alimentar propilenoglicol. Para todas as categorias de alimentos há limite de uso do propilenoglicol, conforme legislação específica”, detalhou. Solvente orgânico altamente tóxico, o etilenoglicol causa insuficiência renal e hepática, “podendo inclusive levar à morte, quando ingerido”, informa a agência ao se referir à substância que em outro relato, de 2020, já havia contaminado cervejas.

A Anvisa alerta as empresas que tenham adquirido os lotes de propilenoglicol da Tecno Clean (lotes AD5035C22 e AD4055C21) “não devem utilizá-los, em nenhuma hipótese, nem os comercializar, e devem entrar em contato com a própria Tecno Clean, para a devolução dos produtos”. “Adicionalmente, caso identifiquem que o uso dos lotes contaminados tenha ocorrido, essas empresas devem de imediato adotar medidas, incluindo a investigação imediata de potencial contaminação e todas as outras ações necessárias para evitar o consumo do produto”, acrescentou.

OMS: doenças não transmissíveis causam 17 milhões de mortes prematuras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (21) que as doenças não transmissíveis são responsáveis por 17 milhões de mortes prematuras todos os anos. O grupo inclui doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A entidade cobrou de líderes mundiais ações urgentes de combate ao que se refere como a principal causa de morte no mundo.

Dados da OMS mostram que as doenças não transmissíveis respondem por quase três quartos das mortes registradas no planeta. Todos os anos, 17 milhões de pessoas com menos de 70 anos morrem em decorrência desse tipo de enfermidade, sendo que 86% delas vivem em países de baixa e média renda. “A pandemia de covid agravou ainda mais o fardo das doenças não

transmissíveis, ao atrasar e interromper o cuidado à saúde. Nos primeiros meses da pandemia, 75% dos países reportaram ter interrompido serviços essenciais de combate às doenças não transmissíveis por conta das restrições de lockdown [confinamento].”

A OMS lembrou que, embora todos os paísesmembros da Organização das Nações Unidas (ONU) tenham se comprometi -

Covid-19: Brasil registra 90 mortes e 8,7 mil casos em 24 horas

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 8.741 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 90 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (20), com exceção das informações do Mato Grosso, que não foram atualizadas pelo governo estadual, de acordo com a pasta federal.

Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.600.768. O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 148.409. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem resultaram em óbito.

Com os números de hoje, o total de óbitos alcançou 685.518, desde o início da pandemia. Ainda há 3.212 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares.

do a reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em um terço até 2030, poucos se encontram atualmente no caminho certo par alcançar a meta. “Esforços globais urgentes são necessários para voltar aos trilhos, alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis”, finalizou a OMS.

Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.029), Amapá (2.163), Roraima (2.173), Tocantins (4.204) e Sergipe (6.434). Até esta terça, o vacinômetro do Ministério da Saúde apontava um total de 481.966.214 doses de vacinas contra covid-19 aplicadas no país, desde o início da campanha de imunização. Destas aplicações vacina, 179,6 milhões são primeira dose, 161,1 milhões são segunda e 4,9 milhões são dose única.

A dose de reforço já foi aplicada em mais de 98,2 milhões de pessoas e a segunda dose extra ou quarta dose, em pouco mais de 32,9 milhões. O painel registra ainda 4,7 milhões de doses como “adicionais”, que são aquelas aplicadas em quem tinha recebido o imunizante da Janssen, de dose única.

Até agora, 33.766.841 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a pouco mais de 97% dos infectados desde o início da pandemia. Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Às terças-feiras, o quantitativo, em geral, é maior pela atualização dos casos acumulados nos fins de semana. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (174.514), Rio de Janeiro (75.648), Minas Gerais (63.728), Paraná (45.263) e Rio Grande do Sul (41.026).

Doenças cardiovasculares são como uma pandemia permanente,

Em entrevista à CNN Rádio, o cardiologista do Grupo Angiocardio Marcelo Cantarelli, alertou para os riscos das doenças cardiovasculares.

Segundo ele, elas são “como uma pandemia permanente”, já que, só no Brasil, de 800 a 1000 pessoas morrem por causa dessas doenças cardiovasculares todos os dias.

Em um ano, elas causam 400 mil mortes.

A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta quarta-feira (21) que as doenças nãotransmissíveis se tornaram a principal causa de morte no mundo.

Entre elas, estão, além das cardiovasculares, câncer, diabetes, problemas respiratórios crônicos e de saúde mental.

De acordo com Cantarelli, a OMS alerta para

diz especialista

que “governos busquem as políticas públicas que mais se adequem aos seus países”, já que há condições que agravam as doenças que estão diretamente relacionadas ao baixo nível econômico.

O especialista destaca que 70% das mortes por doenças cardiovasculares estão relacionadas com hábitos como tabagismo, dieta inadequada, falta de atividade física e até mesmo nível social.

Dessa forma, o cardiologista afirmou que é necessário um trabalho de conscientização da população.

“A junção de prevenção, tratamento adequado e identificação da doença vai ajudar na redução da mortalidade, que depende de educação e conscientização”, completou.

Pesquisa Ipec no Maranhão: Brandão tem 41%, Weverton, 20% e Lahesio, 16%

A segunda pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (20) pela TV Mirante, mostra os índices de intenção de voto para o governo do Maranhão. O candidato Carlos Brandão (PSB), mantém a liderança com 41%.

Em seguida, aparecem Weverton Rocha (PDT), com 20%, Lahésio Bonfim (PSC), com 16%. Edivaldo Holanda Júnior (PSD) está com 7% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 800 pessoas em 39 municípios, entre os dias 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou

para menos, sobre os resultados encontrados na amostra.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Mirante e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo MA04923/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08556/2022. Resposta estimulada e única, em %:

Carlos Brandão (PSB): 41% (na pesquisa anterior, de 23/8, estava com 28%; Weverton Rocha (PDT): 20% (16% na pesquisa anterior);

Lahesio Bonfim (PSC):

16% (10% na pesquisa anterior);

Edivaldo Holanda Júnior (PSD): 7% (14% na pesquisa anterior);

Enilton Rodrigues (PSOL): 1% (1% na pesquisa anterior);

Joás Moraes (DC): 1% (2% na pesquisa anterior);

Simplício Araújo (Solidariedade): 1% (1% na pesquisa anterior);

Frankle Costa (PCB): 1% (1% na pesquisa anterior)

Branco/Nulo: 5% (9% na pesquisa anterior)

Não sabe/Não respondeu: 8% (19% na pesquisa anterior)

O candidato Hertz Dias

(PSTU) não pontuou nesta pesquisa.

2º turno

Na simulação para um eventual 2º turno, a pesquisa do Ipec, aponta vitória do candidato ao governo do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), com 51%, contra Weverton Rocha (PDT), que aparece com 33%.

Brandão x Weverton; resposta estimulada e única, em %:

Carlos Brandão (PSB): 51%

Weverton Rocha (PDT): 33%

Brancos e nulos: 9%

Não sabem/Não responderam: 7%

A pesquisa também estimulou um eventual 2º turno entre os candidatos Carlos Brandão (PSB) e Lahesio Bonfim (PSC).

Neste cenário, Carlos Brandão (PSB) venceria com 56% dos votos, contra 29% de Lahesio Bonfim (PSC).

Brandão x Lahesio; resposta estimulada e única, em %:

Carlos Brandão (PSB): 56%

Lahesio Bonfim (PSC): 29%

Brancos e nulos: 9%

Não sabem/Não responderam: 6%

Pesquisa Ipec para o Senado no

Bolsonaro promete recriar Ministério da Indústria se for reeleito

O presidente Jair Bolsonaro disse que recriará o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, caso seja reeleito. Ele participou de sabatina durante a Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), por meio de videoconferência, nesta terça-feira (20).

“Há interesse nosso, sim, em recriar o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. E a pessoa que for ocupar esse ministério seria indicada por vocês. Eu creio que seriam muito melhor geridas essas questões, para eu tratar de forma mais direta e com mais celeridade as suas sugestões. Os benefícios dessa boa administração são realmente muito bem-vindos”, disse Bolsonaro aos empresários do setor.

Segundo o presidente,

o assunto do desmembramento do Ministério da Economia já foi conversado com o ministro Paulo Guedes, que não se opôs à ideia. “Esse ministério, quando foi fundido, com mais outros quatro, passou ao comando do Paulo Guedes. Eu tenho conversado com ele e não temos dificuldade para recriar esse Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. Acredito que assim melhor poderia ser conduzida essa política, em que pese todo o mérito do Paulo Guedes e o zelo que ele tem pelo setor”, declarou Bolsonaro. O presidente falou por videoconferência diretamente de Nova York, onde estava para participar da abertura dos trabalhos da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula fala em baixar preço do querosene, e Bolsonaro cita economia em recuperação

com 59%

Maranhão: Flávio Dino permanece à frente na disputa,

A segunda pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (20) pela TV Mirante, mostra os índices de intenção de voto para o cargo de Senador pelo Maranhão. O candidato Flávio Dino

(PSB), mantém a liderança com 59%. Em seguida, aparece Roberto Rocha (PTB), com 21%

A pesquisa ouviu 800 pessoas em 39 municípios, entre os dias 17 a 19 de setembro. A mar -

gem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados na amostra. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contra -

tada pela TV Mirante e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo MA-04923/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08556/2022.

Resposta estimulada e única, em %:

Flávio Dino (PSB): 59% (na pesquisa anterior, de 23/9, estava com 50%);

Roberto Rocha (PTB): 21% (21% na pesquisa anterior)

Pastor Ivo Nogueira (DC): 4% (4% na pesquisa anterior)

Saulo Arcangeli (PSTU): 2% (2% na pesquisa anterior)

Antonia Cariongo (PSOL): 2% (2% na pesquisa anterior)

Branco/Nulo: 8% (5% na pesquisa anterior)

Não sabe/Não respondeu: 15% (8% na pesquisa anterior)

Nesta terça-feira (20), os candidatos a presidente cumpriram suas agendas de campanha e compromissos oficiais. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com representantes do setor de turismo, em São Paulo, e prometeu baixar o preço do querosene para que as pessoas “voltem a viajar”.

“Se prepare para baixar o preço desse maldito querosene, porque nós queremos fazer com que as pessoas voltem a viajar. As pessoas precisam viajar. Precisam conhecer esse país imenso. E nós precisamos criar condições”, disse.

Jair Bolsonaro (PL) esteve em Nova York, em compromisso oficial como chefe de Estado, para discursar na abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, entre outros pontos, ele citou a economia brasileira “em plena recuperação”.

“Apesar da crise mundial, o Brasil chega ao final de 2022 com uma economia em plena recuperação […] Tivemos deflação inédita no Brasil nos meses de julho e agosto. Desde junho, o preço da gasolina

caiu mais de 30%. Hoje, um litro no Brasil custa cerca de US$ 0,90. O preço da energia elétrica também teve uma queda de mais de 15%”, disse. Ciro Gomes (PDT) esteve na convenção da Associação Brasileira de Supermercados, em Campinas, interior de São Paulo, e disse acreditar que irá para o segundo turno contra Lula. “A minha dúvida é se vou ganhar no primeiro turno ou não. Eu sei que é meio improvável, mas vou me esforçar para ganhar no primeiro turno”, disse. Simone Tebet (MDB) participou de evento em uma livraria, também em São Paulo, e comentou a possibilidade de Lula não comparecer, no próximo sábado (24), ao debate promovido pela CNN e pelo pool de veículos formado por SBT, Estadão, Veja, Terra, NovaBrasilFM, Terra e Rádio Eldorado. “Lamentável, de novo, no momento mais difícil, na eleição mais importante da história do Brasil, aquele que está em primeiro lugar nas pesquisas se esconde, por medo, pra não dizer o que quer para o Brasil”, disse.

Maioria do STF mantém limitação de decretos de armas e munições

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (20) para manter a decisão do ministro Edson Fachin que restringiu os efeitos de decretos presidenciais que regulamentaram o Estatuto do Desarmamento. O placar da votação está em 6 votos a 1. Até o momento, seis ministros votaram nesse sentido. Além de Fachin, os votos foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexan -

dre de Moraes, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e a presidente, Rosa Weber. Faltam os votos de quatro ministros. O voto divergente foi proferido pelo ministro Nunes Marques. No início de seu voto, o ministro defendeu o direito de autodefesa como “consequência natural” da proteção do direito constitucional à vida. Após a decisão de Edson Fachin, proferida no dia 5 de setembro, o caso foi liberado para

referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento começou na sexta-feira (16) e termina hoje.

Pela decisão, a limitação da quantidade de munição deve ser garantida apenas na quantidade necessária para a segurança dos cidadãos, o Poder Executivo não pode

criar novas situações de necessidade que não estão previstas em lei e a compra de armas de uso restrito só pode ser autorizada para segurança pública ou defesa nacional, e não com base no interesse pessoal do cidadão.

As cautelares foram solicitadas pelo PT e PSB e alcançam parcialmente os decretos 9.846/2019 e 9.845/2019, além de suspender a Portaria Interministerial 1.634 de 22 de abril de 2020, que trata do limite da compra de munição por pessoas autorizadas a portar arma de fogo.

A questão da validade dos decretos começou a ser julgada no ano passado, mas foi interrompida por um pedido de vista do ministro Nunes Marques. No entanto, Fachin é relator de ações que tramitam paralelamente aos processos cuja análise foi suspensa e concedeu as liminares. O ministro citou o risco de violência durante as eleições para suspender individualmente parte dos decretos.

TSE multa candidato Jair

Bolsonaro por campanha antecipada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou hoje (20) o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A medida foi motivada por uma ação protocolada pelo PT. Por maioria de votos, os ministros entenderam que o candidato realizou campanha antecipada no dia 19 de abril durante discursos proferidos nos eventos de Lançamento da Marcha para Jesus e na 45ª Assembleia

Geral Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, em Cuiabá. Antes dos eventos, uma motociata foi realizada na cidade.

O plenário não referendou a decisão individual da ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso. Em junho, a ministra entendeu que não houve pedido de votos nos discursos proferidos pelos candidatos. Ao julgar o caso definitivamente na sessão de hoje, a maioria dos mi -

nistros entendeu que as falas se configuram como campanha fora do período permitido. Oficialmente, a campanha foi autorizada pela Justiça Eleitoral no dia 16 de agosto. Votaram pela aplicação de multa os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes. Raul Araújo, Sérgio Banhos e a relatora ficaram vencidos. Durante o julgamento, o advogado Tarcísio

ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DAS SELVAS

CNPJ: 01.612.668/0001-52

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 023/2022 .

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, através da Comissão Permanente de Licitação torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar, sob a égide do Decreto nº 10.024/19 e subsidiariamente as disposições da Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores, Licitação na modalidade Pregão na sua forma Eletrônico, do tipo menor preço por item , sob o Regime de empreitada por preço unitário , objetivando: formação de registro de preço para a contratação de empresa especializada em confecção de malharia, objetivando atender as necessidades da prefeitura municipal de Bom Jesus das Selvas/MA. , conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no instrumento convocatório. ABERTURA: 05 de outubro de 2022 , às 08h00min , através da plataforma: https://www.licitanet. com.br/, demais informações no e-mail cpl@bomjesusdasselvas.ma.gov.br. Bom Jesus das Selvas/MA, 20 de setembro de 2022 . Victor Marques da Silva Alves - Pr goeiro.

Sofia

Manzano: reestatizações serão primeiras medidas

A candidata do PCB à presidência da República, Sofia Manzano, disse hoje (19) que suas primeiras medidas, se eleita, serão a reestatização de empresas privatizadas, o fim da política de preços de importação do petróleo e das operações compromissadas do Banco Central.

Vieira de Carvalho, representante da campanha de Bolsonaro, disse que os discursos foram proferidos no âmbito da liberdade de expressão e não houve pedidos explícitos de votos para caracterizar a propaganda antecipada.

“Não houve, de maneira nenhuma, conteúdo eleitoral nesses dois eventos oficiais e, muito menos, pedidos de voto nos discursos rápidos que [Bolsonaro] proferiu”, afirmou.

“A primeira medida é acabar com as operações compromissadas do Banco Central, que representam hoje 30% da dívida pública e remuneram sobra de caixa dos bancos privados”, destacou a candidata. As declarações de Manzano foram dadas em entrevista ao veículo Opera Mundi. De acordo com a candidata, a segunda medida será o fim da política de preços de importação do petróleo, o que, para

ela, vai conter a elevação da inflação no país. Manzano ressaltou ainda que pretende reestatizar a BR Distribuidora, a refinaria Landulfo Alves e a Eletrobras. Além da entrevista, a agenda de Sofia Manzano visitou o canteiro de obras do hospital da Universidade Estadual do Ceará (UECE); fez panfletagem no campus Itaperi, da mesma universidade; visitou a ocupação Carlos Marighella; participou de roda de conversa na Universidade Federal do Ceará (UFC); deu entrevista coletiva na sede do jornal O Poder Popular e participou debate sobre a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais na União Nacional dos Estudantes (UNE) de Fortaleza.

Índice de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3%

As pessoas com deficiência apresentaram, em 2019, taxas de participação (28,3%) e de formalização (34,3%) no mercado de trabalho muito menores do que as das pessoas sem essa condição (66,3% e 50,9%, respectivamente). A desocupação observada nesse contingente (10,3%) foi maior do que a verificada entre as pessoas sem deficiência (9%).

Os dados constam da publicação Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil (PNS 2019), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista da pesquisa, Leonardo Queiroz Athias, a inserção no mercado de trabalho, principalmente em ocupações formais com maiores benefícios em termos de

rendimento e com proteção social, é um desafio para as pessoas com deficiência, que devem lidar com diversos obstáculos, como a inadaptação dos espaços, tanto no local de trabalho quanto no deslocamento.

“A pessoa com deficiência procura trabalho, mas tem dificuldade de encontrar ocupação, pois há pouca aceitação dos empregadores, preconceito, pouca acessibilidade para chegar ao local e pouca acessibilidade. Os empregos que conseguem, em geral, são de pior qualidade, com menor proteção e menor taxa de formalidade”, disse o pesquisador.

A desigualdade também se reflete nos rendimentos, segundo a publicação. Em 2019, as pessoas com deficiência tinham rendimento médio mensal de R$ 1.639,

enquanto os trabalhadores sem deficiência recebiam, em média, R$ 2.619.

“Destaca-se que as pessoas com deficiência recebiam menores valores em todos os grupos de atividades econômicas e estavam mais concentradas naquelas com rendimentos médios relativamente menores, como serviços domésticos, agropecuária e alojamento e alimentação”, diz a pesquisa.

Em 2019,18,2% das pessoas com deficiência estavam abaixo da linha da pobreza (com renda inferior a US$ 5,5 por dia). Esse percentual era de 22% para pessoas sem deficiência. Entre as pessoas com deficiência visual, 22,5% estavam abaixo da linha de pobreza.

A PNS 2019 identificou 17,2 milhões de pessoas com deficiência de 2 anos ou mais de idade, o que corresponde a 8,4% da população dessa faixa etária.

A deficiência se concentra em pessoas mais idosas: entre aquelas com 60 anos ou mais, 24,8% tinham alguma deficiência, enquanto no contingente de 2 a 59 anos esse resultado correspondia a 5,1%. O perfil das pessoas com deficiência é mais feminino (9,9%) do que masculino (6,9%), e, relativamente à cor ou raça, mais incidente entre as pessoas pretas ou pardas (8,7%) do que entre as brancas (8%).

Em 2019, cerca de 14,5 milhões de domicílios tinham moradores com pelo menos uma deficiência, o que representou 19,8% dos domicílios brasileiros, tendo a Região Nordeste o maior percentual (23,7%) e o Centro-Oeste, o menor (16,5%). Esse índice foi maior nos domicílios em áreas rurais (23,5%) do que naqueles situados em áreas urbanas (19,2%).

No Brasil, 55% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estavam adaptadas para alunos com deficiência. Nas escolas dos anos finais do ensino fundamental, a proporção era de 63,8% e para as de ensino médio, de 67,4%.

Na distribuição territorial, as desigualdades regionais são relevantes: apenas 33% das escolas de ensino médio de São Paulo, por exemplo, eram adaptadas, contra 96,1% em Santa Catarina, no ano de 2019.

Apenas 58,2% das pessoas com deficiência tinham acesso simultâneo aos três serviços de saneamento básico (esgoto sanitário, água por rede geral e coleta de lixo). Entre aqueles sem deficiência, esse percentual era de 62,4%.

Em 2019, cerca de 68,8% das pessoas com deficiência tinham internet em casa, enquanto para as pessoas sem deficiência essa proporção era 86,1%.

Mercado vê manutenção de Selic nesta quarta e queda menor em 2023, diz pesquisa

A expectativa de economistas e investidores para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (21) é de uma manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no patamar atual, de 13,75%, de acordo com uma pesquisa divulgada pela corretora BGC Liquidez. Com isso, chegaria ao fim um ciclo de alta ini -

ciado em março de 2021, quando a taxa passou de 2% para 2,75%. Segundo a pesquisa, essa é a projeção de 81% dos 155 entrevistados. Já 19% esperam que o Copom realize uma última elevação em setembro, de 0,25 ponto percentual. Quando perguntados sobre o que o Copom deveria fazer, e não o que eles esperam que o

comitê faça, 75% afirmam que o ideal seria manter os juros em 13,75%, enquanto 25% defendem um aumento para 14%.

Em relação à última pesquisa, em agosto, o mercado teve pouca mudança nas previsões para as reuniões de outubro e dezembro de 2022 e fevereiro, março e maio de 2023, com a maioria esperando manuten -

Inflação prolongada diminui confiança nos EUA, diz economista ganhador do Nobel

Os bancos centrais enfrentam a tarefa nada invejável de tentar conter a inflação de décadas sem desencadear recessões severas que poderiam causar miséria em todo o mundo. Mas Robert Shiller, economista da Universidade de Yale e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2013, acha que eles não têm escolha a não ser manter a linha.

“Se virmos uma inflação prolongada agora, será uma vergonha para este país e diminuirá ainda mais a confiança nas instituições”, disse Shiller ao CNN Business em uma entrevista exclusiva.

Shiller ajudou a desenvolver a principal medida de preços de imóveis nos EUA e popularizou um método-chave para avaliar ações. Seu livro mais recente, no entanto, analisa como as histórias que contamos a nós mesmos como sociedade podem moldar nosso futuro econômico.

mo com a epidemia de Covid-19.

Estamos vendo o início de uma correção saudável ou pode ser mais grave?

Pode haver uma queda nos preços, certamente. Espero que haja pelo menos um declínio modesto nos preços reais das casas corrigidos pela inflação. Mas não é algo que precisa acontecer rapidamente.

O Federal Reserve deveria estar preocupado com o mercado imobiliário?

ção da Selic em 13,75%. Já para junho, houve leve aumento, de 32% para 34%, na parcela de entrevistados que esperam um corte de 0,5 p.p. na Selic, enquanto os que projetam uma estabilidade caíram de 44% para 37%. Terceira alternativa mais citada, uma queda de 0,25 p.p. é esperada por 12%.

A pesquisa manteve a projeção de cortes consecutivos de 0,5 p.p. na taxa Selic nas reuniões de agosto, setembro, novembro e dezembro de 2023. Entretanto, a projeção para agosto não é mas majoritária, caindo de 53% para 46%, com leve ganho nas apostas de corte menor, de 0,25 p.p. Com isso, a expectativa média do mercado para a Selic final em 2023 subiu de 11,25% da pesquisa de agosto para 11,5% no levantamento de setembro.

É uma grande razão pela qual a inflação é vista como uma ameaça. Se as pessoas acharem que os preços continuarão subindo em ritmo acelerado, começarão a exigir salários mais altos. Isso levará as empresas a aumentar ainda mais os preços para proteger suas margens, alimentando um ciclo que pode se tornar cada vez mais difícil de controlar, avalia. Desde que o último relatório mostrando a inflação anual ao consumidor nos Estados Unidos está teimosamente alta em 8,3%, as apostas aumentaram em Wall Street de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderia aumentar as taxas de juros em um ponto percentual pela primeira vez em sua história moderna.

Shiller acha que uma alta dessa dimensão pode ser necessária, dada a magnitude do problema que o Fed está enfrentando. Os preços da habitação nos EUA estão subindo em um ritmo mais lento, mas ainda estão aumentando acentuadamente. Você acha justo dizer que o mercado está esfriando?

Eu penso que sim. É difícil prever essas coisas, mas esta foi uma corrida notável que vimos nos preços das casas desde o fundo em 2012 – mais de 10 anos. Não pode continuar para sempre. Foi impulsionado por expectativas, profecias autorrealizáveis. As pessoas pensam que estão subindo e, portanto, esperam que tenham que receber a quantia mais alta. Isso continuou, mes-

Acho que a taxa de inflação é uma questão de confiança. Não indexamos tudo à inflação porque achamos que temos uma autoridade monetária que evitará que ela saia do controle. Se virmos uma inflação prolongada agora, será uma vergonha para este país e diminuirá ainda mais a confiança nas instituições. Isso é ruim para a economia. É ruim para todos nós, uma perda de confiança. Você está preocupado com o fato de estarmos entrando em um período prolongado de inflação mais alta?

Para chamar a atenção das pessoas, para mudar suas expectativas de inflação, você teria que elevar os juros a um nível alto, para obter uma correção repentina. Portanto, não acho que a inflação volte a cair para 2% em um ano. Não é uma boa ideia ser tão agressivo.

A próxima reunião do Federal Reserve, da última vez que tive uma ideia do consenso, pode aumentar um ponto percentual. Isso é muito grande para os padrões históricos, mas não são as mudanças super drásticas que reduziriam a inflação para 2% imediatamente. Então você acha que o Fed pode precisar se esforçar ainda mais para mudar as expectativas neste momento?

Acho que um ponto percentual é um bom número, porque as pessoas não esperam que o Fed vá além disso. E se eles forem além disso, seria mais amortecimento da vontade de gastar do que pensávamos ser possível. Eu ficaria dentro da estrutura que eles estabeleceram de responder gradualmente. Um por cento parece estar certo. Não tenho nenhuma ciência para dizer isso, mas parece que o público tomará essa medida como uma confirmação de sua crença de que o Fed está agindo contra a inflação, mas não é tão dramático que perturbe o equilíbrio em nossa economia.

Final da Copa do Brasil

entre Corinthians e Flamengo será decidida no Maracanã

Corinthians e Flamengo disputarão no dia19 de outubro o título da Copa do Brasil no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A primeira partida da decisão acontece no próximo dia 12 na Neo Química Arena, em São Paulo. A disputa vale os prêmios de R$ 60 milhões para o campeão e R$ 25 milhões para o vice, além de uma

vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem. Os clubes marcarão a terceira vez na história do torneio, disputado desde 1989, de uma final entre representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Flamengo garantiu a primeira vaga na decisão após vencer o São Paulo por 1 a 0 na última quarta-feira (14).

O gol da vitória foi marcado pelo meia Arrascaeta aos 35 minutos do primeiro tempo. Também finalista da Libertadores da América, o clube carioca é o time com mais gols (356) e mais vitórias (118) na Copa do Brasil, com três títulos. No dia seguinte, quinta-feira (15), foi a vez do Corinthians superar o Fluminense por 3 a 0. O Timão precisa-

va de uma vitória com ao menos um gol de diferença, já que o primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2. Esta é a sétima vez do Corinthians em uma decisão de Copa do Brasil, competição que venceu em 1995, 2002 e 2009. “Desejo que sejam dois grandes jogos, que valorizem o futebol brasileiro, que sejam competitivos, que sejam decididos de fato pelos protagonistas, que são os jogadores”, afirmou o técnico do Timão, o português Vítor Pereira. O comandante do Rubro-Negro, Dorival Júnior, também expressou a expectativa de uma grande decisão de Copa do Brasil: “O que definirá a sorte de um campeonato como esse é a competência das equipes. Dois grandes times que disputarão clássicos maravilhosos. Espero que tenhamos partidas leais em campo, que sejam definidas pela competência de cada uma das equipes e que tenhamos a responsabilidade de fazer um grande espetáculo para o público”.

Com equipe completa, Tite comanda treino em Le Havre

Contando com todos os 26 jogadores convocados para os amistosos contra Gana e Tunísia, o técnico Tite comandou um treino nesta terça-feira (20) em Le Havre (França). As partidas têm grande importância para a seleção brasileira, pois são as últimas da equipe antes do início da Copa do Catar,

que terá a partida inaugural no dia 20 de novembro. Um dos últimos atletas a se apresentarem foi o atacante Pedro, que participou da derrota de 2 a 1 do Flamengo para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. E o camisa 9 do Rubro-Negro chegou com a certeza de que a concorrência para

garantir uma vaga na lista de convocados para o Mundial é muito grande.

“Sei que a concorrência é grande, principalmente no ataque, posição na qual todos estão muito bem preparados. Isso é algo que motiva ainda mais, por poder ver que estou entre os selecionados na véspera da disputa de uma Copa do

Série B: Grêmio assume vice-liderança após vitória sobre Sport

O Grêmio assumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro após derrotar o Sport por 3 a 0, na noite desta terça-feira (20) em Porto Alegre, pela 31ª rodada da competição.

Após o triunfo, o Tricolor de Porto Alegre chegou aos 53 pontos, superando o Bahia, que tem 51 pontos e que ainda mede forças com o Operário na rodada. Para o Leão da Ilha do Retiro o revés representou permanecer com 43 pontos, na 6ª posição.

Após um primeiro

tempo no qual o placar permaneceu inlaterado, o Grêmio garantiu a vitória graças a gols de Bitello, Lucas Leiva e Gabriel Teixeira.

Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tirar três mandos de campo do Tricolor por causa de brigas de seus torcedores na arena em Porto Alegre no empate com o Cruzeiro na 25ª rodada, há a possibilidade de esta ter sido a última partida da equipe em seu estádio na atual temporada.

Uefa confirma exclusão da Rússia da Eurocopa 2024

A Uefa, órgão que governa o futebol europeu, confirmou nesta terça

Mundo”, declarou Pedro. A equipe canarinho realizará uma nova atividade na próxima quarta-feira (21), a penúltima antes da partida contra Gana, na sexta-feira (23), no estádio Océane, em Le Havre. Quatro dias depois a equipe retorna a campo para enfrentar a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris.

“Portanto, a Rússia não está incluída no sorteio de qualificação para pa de Futebol da Uefa

O comitê executivo se reuniu em Hvar, na Croácia, para aprovar o procedimento para o próximo sorteio das eliminatórias da Euro 2024, que ocorrerá no dia 9 de outubro em Frankfurt e incluirá 53

A Euro 2024 está programado para ser

Nós pioramos o que já estava ruim, diz professor sobre dados da educação

“Os resultados são preocupantes, mas mais preocupante ainda é o pano de fundo. Ou seja, os dados dos anos anteriores.” É o que defende o professor João Batista Oliveira sobre o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, em entrevista à CNN Rádio. O estudo revelou uma diminuição na média de aprendizado em todas as séries avaliadas. O resultado do Saeb é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro, e a diminuição da média, comparada com a edição anterior, é um recorte do efeito da pandemia na educação. “As redes públicas ficaram praticamente no mesmo patamar, porque não havia como cair. Elas

não melhoram desde 2005”, aponta o presidente do Instituto Alfa e Beto. De acordo com ele, há duas razões principais para esses resultados.

A primeira vem do fato de o “aluno não chegar preparado para o Ensino Médio após os anos de educação básica.”

A segunda é de que “o Ensino Médio oferecido não é adequado,

pois não há diversificação, ou personalização.”

Sobre o recorte da pesquisa em ano de pandemia, o professor lembra que “houve baixo grau de participação” por causa dos índices de evasão escolar e outros fatores decorrentes desse período. “Portanto, o resultado real poderia ser ainda pior, se todos os alunos tivessem participado.”

Unicamp retira obrigatoriedade de máscara em sala de aula

Depois de dois anos e quatro meses, o uso de máscara como medida de prevenção contra a covid-19 deixou de ser obrigatório na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A medida passou a vigorar ontem (20). De acordo com a coordenadora-geral da universidade, a infectologista Maria Luiza Moretti, o uso do equipamento de proteção passou a ser facultativo nos ambien -

tes internos dos campi e dos colégios técnicos, como salas de aula e setores administrativos.

A coordenadora alerta, no entanto, que a obrigatoriedade será mantida para toda a área da saúde – caso de hospitais, ambulatórios, consultórios e postos de saúde. A Unicamp continua recomendando o uso da proteção, especialmente para aqueles com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, imu -

nossuprimidos e/ou que estejam apresentando sintomas respiratórios.

A Coordenadoria Geral da Unicamp vai iniciar uma campanha para que servidores e estudantes façam a atualização dos dados referentes às doses de reforço nos cadastros internos da universidade.

Segundo Maria Luiza, a Unicamp conta com mais de 90% de vacinados com as duas doses iniciais. O índi -

Divulgados locais das provas do concurso público da Câmara

Municipal de Raposa

A L J Planejamento empresa responsável pelo concurso da Câmara Municipal de Raposa, que será realizado no próximo dia 25, divulgou a relação dos locais das provas, que serão realizados nos turnos matutino e vespertino. As oportunidades são para os cargos de Vigia (6); Auxiliar Operacional de Serviços Diversos (4); Agente Administrativo (4); Agente Administrativo – Arquivista (1); Assessor Jurídico (1); Assessor Contábil (1) e Agente de Contratação (1). Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 40 horas semanais e contará com remuneração mensal de R$ 1.212,00 a R$ 4.200,00. Em toda a sua história, esta é a primeira vez que aquela casa parlamentar está realizando concurso público. O presidente Beka Rodrigues destacou ser necessário acompanhar a evolução da sociedade, destacando que o concurso público é para estabelecer a garantia efetiva dos seus servidores e ao mesmo tempo estabelecer o critério da qualificação. “Concurso público é uma

prerrogativa constitucional e não é excludente. Muito pelo contrário, seleciona os mais capacitados para a serventia do serviço público em todas as suas esferas. Pela primeira vez em sua história, a Câmara de Raposa cumpre essa garantia, que é a nomeação via o concurso”, afirmou. Local de aplicação das provas pela manhã

Escola Sarney Filho –Av. dos Pescadores –Centro, a partir das 9 horas.

CEM Joaquim Aroso Rua das Lavanderias 12 Centro

Escola Militar Tiradentes –Avenida dos Pescadores – Itapeua

Escola Jarbas Passarinho – Avenida dos Pescadores – Araçagi

Escola Rosa Trindade –Rua da Carambola-Pirâmide

TARDE

Os candidatos que farão as provas no turno vespertino, a partir das 14 horas, deverão se dirigir aos seguintes endereços:

Escola Sarney Filho – Avenida dos Pescadores- Centro Escola Militar Tiradentes –Avenida dos Pescadores –Itapeua

COMUNICADO

ce, entretanto, é menor quando se trata da terceira ou quarta doses. “Pode até ser que as pessoas tenham tomado as doses de reforço, mas não atualizaram os cadastros internos. Por isso, é importante que façam essa atualização. E, se alguém ainda não tomou a dose de reforço, é importante que tome”, adverte.

Para fazer a atualização dos dados, os servidores devem procurar o site da Diretoria Geral de Recursos Humanos – e buscar a aba “Vida Funcional Online”. Para os estudantes, basta acessar a página da Diretoria Acadêmica. Até o momento, cerca de 70% dos servidores informaram ter tomado as doses de reforço. Entre os estudantes, esse índice cai para perto de 35%.

A decisão de suspender a obrigatoriedade do uso de máscara veio depois da queda consistente no número de casos de covid-19 e mortes provocadas pela do -

Nilza Quaresma de Araújo Pinheiro CPF n° 626.495.823-91 torna público que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, em 13/09/2022 a Autorização para Perfuração de poço tubular, situado na Fazenda Lagoa Dourada município de João Lisboa - MA, para fins de Consumo humano conforme processo nº 193353/2022.

COMUNICADO

Maria das Dores Matos Silva CPF n° 209.584.803-97, torna público que REQUEREU da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, em 06/09/2022, a Licença Única Ambiental de Regularização- LUAR para a atividade Agrossilvipastoril situado na Fazenda Regueira, Zona Rural, município de Imperatriz - Maranhão, conforme processo nº 190460/2022.

COMUNICADO

Construtora e Incorporadora Mottasul Ltda., CNPJ n° 08.857.972/0001-09 torna público que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, em 15/09/2022 a Autorização para Perfuração de poço tubular, situado no Condomínio Residencial Entreverdes, Av. dos Colibras S/Nº Bairro Santa Inês, para fins de consumo humano, conforme processo nº 195658/2022.

Renata Arouche Marinho, CPF 010.924.163-07, pessoa física, torna público que recebeu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, Outorga de Direito de Uso de água subterrânea para piscicultura Lat. 2°30’46.98’’S Long. 44°10’43.92’’W situada na R.da Alegria, N°01, Vassoural, Município de Paço do Lumiar –MA, conforme E-processo n°063222/2022

apreende R$ 360 mil que seriam repassados a campanha eleitoral em Teresina

A Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de R$ 360 mil em Teresina (PI), na terça-feira (20), após uma denúncia de que o dinheiro seria disponibilizado a uma campanha eleitoral. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21).

O montante estava escondido em uma mochila na posse de um homem, separado em cédulas de R$ 50 e R$ 100. Ele dirigia uma caminhonete quando foi localizado. A polícia teve conhecimento da placa e características do veículo que se -

ria utilizado para entrega da quantia. Diante disso, os agentes conduziram buscas na região leste da capital piauiense e chegaram até o suspeito. O motorista tentou fugir, mas foi preso. Já na superintendência da PF, o celular do homem foi

apreendido junto com o dinheiro. Foi aberto, então, um inquérito para investigar a origem e o destino do valor. Durante as apurações iniciais, o suspeito resolveu ficar em silêncio. Ele deve responder por lavagem de dinheiro.

Acusado de matar companheira com tiro nas costas e ferir filha é condenado a 18 anos de prisão no Maranhão

O Tribunal do Júri da comarca de Timbiras, a 200 km de São Luís, condenou o réu Paulo Sérgio Sousa Lima, acusado de ter matado a própria companheira, identificada como Josélia da Silva Gomes Araújo, com um tiro de espingarda no dia 1º de março de 2020, no Riacho dos Vianas, localidade rural de Timbiras. Além de matar a mulher, o homem ainda feriu a filha, de um ano e 11 meses, na época. Paulo Sérgio, que foi a júri popular sob acusação de crimes de feminicídio e lesão corporal, foi condenado a 18

anos e 8 meses de reclusão e mais 3 meses de detenção. O réu cumprirá a pena em regime, inicialmente, fechado.

A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo juiz Pablo Carvalho e Moura, titular da unidade judicial, e foi realizada na Câmara de Vereadores de Timbiras, tendo durado quase todo o dia. Além do magistrado, atuou na sessão o promotor de Justiça Carlos Augusto Soares, titular de Codó e respondendo por Timbiras. Na defesa de Paulo Sérgio atuou o advogado Pedro Gustavo Rocha Vi-

larinho, nomeado pelo juiz. Durante a sessão, o Ministério Público manifestouse pela condenação do acusado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e lesão corporal grave, em relação à ex-companheira e à filha, respectivamente. A defesa sustentou a tese da necessidade de desclassificação da conduta para lesão corporal seguida de morte, por ausência de ‘animus necandi’ (intenção de matar) em relação ao crime que vitimou Josélia. Pediu, ainda, o afastamento das qualificadoras imputadas na pro-

Jovem é assassinado a tiros no bairro da Divinéia, em São Luís

Na noite dessa segunda-feira (19), um jovem, identificado como Joanderson Pinheiro Lima, de 20 anos, morreu a tiros, no bairro Divinéia, em São Luís. Segundo a polícia, o jovem estava em uma rua, quando foi baleado por criminosos, que chegaram no local em um veículo de marca e placas não identificadas. Após ser baleado, Joanderson Pinheiro ainda foi socorrido por populares e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão. Depois, por causa da gravidade dos feri -

mentos, ele foi transferido para o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na área do bairro Cidade Operária, mas acabou indo a óbito. O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do crime.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente neste mês de setembro, 22 pessoas já foram mortas a tiros ou por arma branca na Grande Ilha.

Suspeito de cometer latrocínio contra mototaxista é

preso em Feira de Santana

núncia ao denunciado, em relação a ambos os crimes. Segundo o inquérito policial, no dia 1º de março de 2020, em Riacho dos Vianas, Paulo Sérgio teria matado a companheira com um tiro de espingarda. Na ocasião, ele teria ainda atingido também a filha do casal, que estava nos braços da mãe. O disparo deixou sequelas na criança, como a incapacidade para as ocupações habituais.

Segue narrando o inquérito policial que vítima e o denunciado viviam juntos há 4 anos, tendo uma filha de um ano e 11 meses. As investigações apontam que o crime teria sido motivado por ciúmes, sendo que Paulo Sérgio, sem nenhuma discussão aparente, disparou contra a própria mulher, que morreu na madrugada do dia 2 de março, no Hospital Regional de Timbiras (HRT), por causa da gravidade da lesão. Antes de morrer, Josélia teria falado à mãe que Paulo Sérgio estava com ciúmes e, após atirar nela, saiu dizendo “é desse jeito que eu faço”.

O denunciado fugiu, levando consigo a arma do crime. Mas, depois foi preso.

Um homem suspeito de cometer latrocínio contra um mototaxista foi preso em flagrante, na última terça-feira (20), na cidade de Feira de Santana. O suposto assassino de Cleiton Bezerra de Jesus Silva, de 39 anos de idade, foi localizado por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, em um bar no bairro Gabriela, momentos depois do crime. Quando foi abordado pela equipe, o suspeito, que conduzia o carro utilizado no crime, confessou sua participação do caso.

“Ao tomar conhecimento do latrocínio, o Setor de Inteligência (SI) iniciou a investigação, ouviu testemunhas e coletou imagens de câmeras da região, identificando o veículo”, informou o titular da DRFR de Feira de Santana, delegado André Luís Gomes Ribeiro. O carro do crime era um Fiat Uno, de cor branca, placa policial JSM4511, estava estacionado em frente ao bar onde o suspeito foi localizado. De acordo com Ribeiro, a investigação continuará com o intuito de prender o outro suspeito envolvido no crime.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.