

quadros respiratórios e gas trointestinais, ou seja, com diarreia e vômito também”, explica Thiago Gara Caetano, coordenador da pediatria do Hospital São Luiz, da Rede D’Or. Ele destaca que em setembro os casos de adeno vírus começaram a refluir e de ram espaço para o Influenza.
foram de 65 em julho, 36 em agosto e 27 em setembro.
Verão estendido em julho, quando seria inverno; e tempo instável desde agosto, entran do pela primavera. Sazonal mente, a transição de tempe ratura contribui para o aumento da incidência de quadros virais em São Paulo. Números dos últimos 30 dias da Secretaria de Estado da Saúde mostram um crescimento de 20% nos atendimentos de pronto-so corro nos hospitais da capital referência de atendimento pediátrico, o Darcy Vargas e o Cândido Fontoura. Durante esse período do ano, segundo o governo, é comum o au mento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.
Os dados indicam ainda que, em todo estado, de 22 de julho a 20 de setembro, foram notificados 1.256 casos
de SRAG em crianças de 5 a 11 anos de idade, o que representa 85,4% a menos do que no mesmo período do ano passado. A redução expressiva se deve à base de compara ção, tendo em vista que os números anteriores refletem a pandemia da covid-19. Segun do o governo paulista, 35% dos cerca de 550 leitos pediátricos de enfermaria voltados para covid-19 estão ocupados. Em relação aos leitos pediá tricos de UTI, a ocupação é de 33% dos 250 existentes.
“Este ano seguiu mais ou menos o fluxo pré-pandemia, de volumes, mas a gente viu realmente uma fase de um adenovírus mais virulento, trazendo mais internações, mais quadros associados de broncoespasmos, con juntivites, muitas vezes com
No Hospital Anália Franco, também da Rede D’or, nos últimos 6 meses, o adenovírus predominou por 2 meses, com apresentação respiratória e/ ou gastrointestinal, sendo co mum na faixa etária de 2 a 6 anos em média. Atualmente, percebe-se o crescimento dos quadros relacionados ao Influenza, com alteração da faixa etária, em geral acima de 8 anos de idade. “Sem uma grande virulência. A gen te não está vendo grandes complicações, [sem] pneumo nias associadas”, acrescenta.
Os dados da Prefeitura de São Paulo também mostram a diminuição dos casos de SRAG por adenovírus. De ja neiro a setembro, foram regis trados 32.362 casos de SRAG, dos quais 417 foram causados por adenovírus, confirmados seja por testes rápidos antí genos (TRA) ou diagnóstico molecular (PCR). Nos últimos 3 meses, os testes positivos para SRAG por adenovírus
O governo estadual reforça a importância da vacinação e conscientização de pais e res ponsáveis sobre a importância da imunização de rotina e não apenas em momento epidêmi co ou pandêmico. A Secretaria de Saúde lembra que até 31 de outubro está sendo reali zada a Campanha de Multi vacinação para atualização da caderneta de vacinação.
Thiago Gara lembra que é difícil falar em prevenção para quadros virais, mas destaca que o uso de máscara pode ajudar, e lavagem nasal e inalações com soro também. “Para quadro viral não tem jeito, é aquele tratamento da avó, né? Dormir bem, comer bem, descansar bastante, e isso aqui acaba funcionan do um pouquinho”, disse.
O pediatra disse que a maior preocupação é real mente com a evolução para os quadros de internação.
“Quando a gente vê muita secreção, geralmente vai acontecer uma otite, even tualmente crianças maiores com sinusite. Você tem esse quadro infeccioso viral, cai a imunidade e a criança fica suscetível a pegar outros qua dros, às vezes algumas bacté rias oportunistas fazem isso”.
As mortes de dezenas de crianças pequenas na Gâm bia por lesões renais agudas podem estar ligadas a xaro pes para tosse e resfriado contaminados feitos por um fabricante indiano de me dicamentos, disse a Orga nização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira (5).
As descobertas, anun ciadas pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, seguiram testes em vários xaropes medicinais sus peitos de causar a morte de 66 crianças no pequeno país da África Ocidental.
Tedros disse à impren sa que a agência das Na ções Unidas (ONU) estava conduzindo uma investi gação com os reguladores indianos e a empresa que fabricava os xaropes, a Mai den Pharmaceuticals Ltd., com sede em Nova Délhi.
A Maiden Pharma se recusou a comentar, en quanto ligações e mensa gens para o Controlador Geral de Medicamentos da Índia ficaram sem respos ta. O Ministério da Saúde da Índia não respondeu a um pedido de comentário.
A OMS emitiu um aler ta de produto médico na quarta-feira pedindo aos reguladores que remo vam os produtos da Mai den Pharma do mercado.
Os produtos podem ter sido distribuídos em outros lugares por meio de mer cados informais, mas até agora foram identificados apenas na Gâmbia, dis se a OMS em seu alerta.
O alerta abrange quatro produtos: Promethazine Oral Solution, Kofexma lin Baby Cough Syrup, Makoff Baby Cough Syrup
e Magrip N Cold Syrup.
A análise de laboratório confirmou quantidades “ina ceitáveis” de dietilenoglicol e etilenoglicol, que podem ser tóxicos e levar a lesão renal aguda, disse a OMS.
Oficiais médicos da Gâm bia dispararam o alarme em julho, depois que dezenas de crianças começaram a adoecer com problemas re nais. As mortes confundiram os médicos antes que sur gisse um padrão: dezenas de pacientes com menos de cinco anos adoeceram três a cinco dias depois de tomar um xarope de parace tamol vendido localmente.
O diretor de serviços de saúde da Gâmbia, Mus tapha Bittaye, disse que problemas semelhantes foram detectados em ou tros xaropes, mas que o ministério aguarda a con firmação dos resultados.
Ele disse que o número de mortes diminuiu nas últi mas semanas e que a venda de produtos fabricados pela Maiden Pharmaceuticals foi proibida. No entanto, até recentemente, alguns dos xaropes ainda eram vendi dos em clínicas particulares e em hospitais, disse ele.
A Agência de Controle de Medicamentos da Gâmbia enviou, na terça-feira (4), uma carta aos profissio nais de saúde ordenan do que eles parassem de vender qualquer um dos produtos listados pela OMS.
A Maiden Pharmaceuti cals fabrica medicamentos em suas instalações na Índia, que depois vende no mercado interno, além de exportá-los para países da Ásia, África e América Lati na, de acordo com seu site.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (5) que a pasta vai atin gir a meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite. Atualmente, segundo o mi nistro, a cobertura vacinal está em torno de 60%. Ao todo, 14,3 milhões de crian
ças devem receber a dose.
Ao participar do semi nário O futuro da indústria farmacêutica no Brasil, no Palácio Itamaraty, em Bra sília, Queiroga lembrou que o último caso de pólio no país foi registrado em 1989 e que a doença foi erradicada nas Américas nos anos 90.
Ele destacou os dois casos, identificados recentemente em Israel e nos Estados Uni dos. “Levem seus filhos às salas de vacinação”, alertou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Po liomielite começou no dia 8 de agosto e foi encerrada na última sexta-feira (30), depois
de ser prorrogada uma vez por causa da baixa adesão.
A orientação da pasta é que crianças de 1 a 4 anos recebam uma dose da Vaci na Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham rece bido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.
Joslene Rodrigues, reforça o compromisso do gover nador Carlos Brandão em promover o desenvolvi mento e fomento dos se tores pesqueiro e turístico.
“A recuperação e ur banização completa de Porto da Jussara asse gura melhores condições de trabalho para os pes cadores e comerciantes, conforto para os visitantes e para toda a comunidade do entorno, que vai ga nhar mais um espaço de lazer. Mas, sobretudo, é uma iniciativa que insere a cidade de Raposa como novo destino turístico do estado do Maranhão”, des tacou Joslene Rodrigues.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), avança com as obras de urbanização do Porto da Jussara, no mu nicípio de Raposa, região da Grande Ilha. A ação tem objetivo de fortalecer o de senvolvimento econômico, social e o potencial turísti
co, garantindo integração, acessibilidade e lazer para a população e visitantes.
O novo porto vai ofe recer à comunidade um equipamento comunitá rio adequado para as ne cessidades do local. O projeto prevê revestimen to em cimento armado, guarda corpo, estaleiro, rampa de atracamento,
iluminação pública, área arborizada, playground, academia ao ar livre, cons trução de meio-fio e nova pavimentação asfáltica.
Com 55% dos trabalhos concluídos, a previsão é que a revitalização seja entregue à população ain da neste ano. A secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano,
Para Reginaldo Furta do, morador há 30 anos da área, a obra vai mudar a vida de todos da comu nidade. “Eu me sinto muito feliz e nunca esperava que isso fosse acontecer tão cedo. As obras vão melhorar muito a condição de trabalho dos pesca dores, e digo mais: esse foi o único governo que olhou para o município e garantiu muitas melho rias e benefícios”, afirmou.
O candidato à Presidên cia pelo PL, Jair Bolsonaro, recebeu hoje (6) no Palácio da Alvorada um grupo de deputados federais e gover nadores reeleitos, que mani festou seu apoio à reeleição do mandatário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também esta va presente no encontro.
“As escolhas que o Bra sil fez [para o Parlamento] deixaram uma mensagem muito forte para todos os brasileiros da tendência do encaminhamento que a população quer para os próximos quatro anos: um congresso de centro-direita, reformador, conservador, dando norte para um cami nho que já está asfaltado. Esse Congresso foi elei to para a continuidade do governo Bolsonaro”, disse Arthur Lira, do Partido Pro gressistas, que foi reeleito pelo estado de Alagoas.
Parlamentares mulheres também reforçaram o apoio à reeleição do presidente, na busca pelo voto femini no. “Esse é momento que nós, deputadas, vamos nos engajar nessa cam panha porque nós, como representantes do povo, entendemos que podemos conversar com as mulheres, aquelas que não receberam ainda a informação correta do que esse governo do presidente Bolsonaro tem feito pelas mulheres, pelas famílias”, disse Bia Kicis (PL), deputada federal re eleita pelo Distrito Federal.
meiro mundo de verdade”, completou Bolsonaro, sobre o alinhamento do Congres so às pautas do governo.
Os governadores de Ro raima, Antônio Denarium, do Acre, Gladson Came li, e de Goiás, Ronaldo Caiado participaram do encontro. Ministros do go verno e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, tam bém estavam presentes.
Bolsonaro disse ainda que conversou com Arthur Lira sobre uma proposta de taxação de dividendos (lucro das empresas pago a acionistas) para ban car a complementação do Auxílio Brasil. A partir de janeiro, o valor do benefí cio volta para R$ 400 e o governo busca recursos para mantê-lo em R$ 600.
De acordo com o presi dente, a ideia é taxar divi dendos maiores de R$ 400 mil por mês. “O suficiente para tornar definitivo esse programa de R$ 600”, disse.
Após o encontro com Bolsonaro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, re eleito pelo União Brasil, dis se que a maioria dos mem bros do partido apoiam a reeleição do presidente. No primeiro turno, o União Bra sil teve como candidata à Presidência a senadora So raya Thronicke, que termi nou na quinta posição com 0,51% dos votos válidos.
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, participou hoje (6) de uma caminha da com apoiadores em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O ato saiu do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se guiu até a Praça da Matriz.
Em frente a igreja, Lula relembrou as greves dos metalúrgicos, em que par ticipava durante o regime
militar. “A gente estava em greve, a diretoria do sindi cato foi toda presa e os tra balhadores ficaram sendo organizados pela comis são de fábrica”, contou sobre um episódio ocorri do em 1º de Maio de 1980.
Na ocasião, segundo o candidato, os sindicalistas tiveram que se refugiar no interior da igreja para evitar a repressão. “Na época, o saudoso Dom
Cláudio Hummes era o bispo da região do ABC e ele dava guarida para os trabalhadores entra rem na sacristia para que a gente não apanhasse da polícia”, relembrou.
Desde então, de acor do com Lula, o local se tornou um marco das lutas dos trabalhadores, cate goria que ele pretende atender, caso retorne à Presidência. “A gente quer
ter o direito de trabalhar, de estudar, de tomar café, almoçar todo dia. A gente quer ter o direito de ter acesso à cultura, ao la zer, de ir ao cinema, ao teatro. A gente quer ter o direito de participar de tudo aquilo que a gente constrói. A gente quer se vestir bem, comer bem. A gente não gosta só de carne de segunda ou pes coço de frango”, disse.
Durante seu discurso, Bolsonaro destacou que foi reeleito sete vezes como deputado federal, duran te 28 anos. “Ao longo do nosso mandato nós so mos julgados pelo que fi zemos, não fizemos, pelo que nos omitimos, bem também pela esperança que vocês podem dar à população”, disse, sobre a atuação de parlamentares.
“Hoje, o Parlamento é de centro-direita, é um parlamento que tem muito mais chance de aprovar projetos com mais faci lidade e mais agilidade, projetos outros que vão ajudar mais ainda o nosso Brasil ser um país de pri
Ontem (5), o presiden te nacional do partido e deputado federal reeleito por Pernambuco, Luciano Bivar, anunciou que o par tido liberaria os diretórios estaduais para decidir sobre os apoios no segundo turno das eleições presidenciais.
Além de Caiado, o go vernador reeleito em Mato Grosso, Mauro Mendes também esteve no Palácio da Alvorada e declarou seu apoio a Bolsonaro. Assim como dois candidatos do partido a governos esta duais, que disputam o se gundo turno: Wilson Lima, que tenta a reeleição no Amazonas contra o senador Eduardo Braga (MDB-AM), e Marcos Rocha, que tenta se reeleger em Rondô nia em uma disputa contra Marcos Rogério (PL-AM).
(Assespro-Nacional), que re presenta interesses de filiais brasileiras de empresas como Facebook, busca que seja considerado constitucional o tratado de assistência jurídica mútua (MLAT, na sigla em inglês) entre o Brasil e os Es tados Unidos, ratificado pelo Decreto 3.810/2001. O acordo prevê uma série de trâmites para a requisição de infor mações entre os dois países.
Pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes suspen deu hoje (5) o julgamento da Ação Direta de Constitucio nalidade (ADC) 51, processo que trata do controle dados de provedores de internet localizados no exterior. Não há previsão para retoma da da análise da questão.
No mês passado, a Corte iniciou o julgamento da ação, que foi protocolada em 2017
e envolve decisões de juízes brasileiros que determinam que empresas de internet com sede no exterior, mas que tenham filiais no Brasil, forneçam dados para auxiliar em investigações criminais.
Até o momento, o rela tor do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela cons titucionalidade do decreto, mas também admitiu a pos sibilidade de solicitação di
reta de acesso a dados de terceiros pelas autoridades brasileiras, conforme o dispos to no Marco Civil da Internet.
Em seguida, os ministros André Mendonça e Nunes Marques não conheceram da ação por falta de legitimi dade, mas aceitaram seguir o relator no mérito da questão.
Na ação, a Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação
A entidade sustenta que a Justiça brasileira não poderia requisitar dados que se en contram nos EUA diretamente a filiais de empresas norte -americanas no Brasil, mas somente por intermédio dos procedimentos previstos no MLAT, caso contrário o tratado estaria sendo descumprido.
Uma das motivações para o caso chegar ao STF foi uma decisão tomada em 2016 por um juiz da comarca de Lagarto (SE), que determinou a prisão do vice-presidente do Facebook para a Amé rica Latina, após a empre sa não ter fornecido dados para a produção de provas numa investigação criminal.
“Conversar abertamente esclarecendo dúvidas acer ca de abusos sexuais em face de criança e adoles cente favorece a prevenção e encoraja as denúncias”. Essas palavras são da juíza Selecina Locatelli, titular da 2ª Vara Criminal de Açailândia, durante encontro realizado nesta quarta-feira (5) com estudantes da Escola Muni cipal Joviana Silva Farias. Na oportunidade, a magistrada ministrou palestras na parte da manhã e da tarde, englo bando a temática da violência e abuso sexual de crianças e adolescentes no município.
Em cada palestra, a juíza explanou sobre o tema para cerca de 400 alunos, dividi dos nos turnos matutino e vespertino. O debate, que serviu como esclarecimento e alerta sobre os tipos de violência e abusos praticados contra menores de idade, foi realizado através de convite da direção da escola. “Não temos dados estatísticos exatos da nossa região, mas todos os dias recebo pro cesso de abusos sexuais em face de criança e adoles cente. E isso é um fato muito preocupante, pois demonstra a vulnerabilidade desses menores e a necessidade de políticas que inibam essa prática”, observou Selecina.
Para ela, a justiça não deve ser instrumento exclusi vamente de punição, mas sim estar a serviço da construção de cidadãos melhores capa zes de respeitar às leis, o pró ximo e a convivência pacífica e ordeira resultado de proces
so de consciência social para qual a justiça pode e deve contribuir. “Nosso maior obje tivo com a realização dessas palestras foi promover uma conversa franca e aberta com os maiores envolvidos nessa questão, que são as crianças e os adolescentes.
Tais debates servem para favorecer a prevenção, bem como encorajar as denún cias, primordiais para o com bate à exploração e abuso de crianças e adolescentes não apenas no município, mas em toda a região”, destacou.
Em 2022, no primeiro se mestre, já foram registradas 4.486 denúncias em todo o Brasil. De acordo com in formações do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 70% das 527 mil pessoas estupradas no Brasil anu almente, em média, eram crianças e adolescentes.
Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre 1 e 5 anos. No Maranhão, nesse mesmo período, foram quase 50 casos de violên cia e abuso sexual contra crianças e adolescentes, conforme dados da Polícia Civil. No ano de 2021, foram contabilizados 92 casos.
Nesse sentido, o Poder Judiciário do Maranhão ins tituiu a Coordenadoria da In fância e Juventude do TJMA, órgão de assessoria da presi dência nos assuntos da área, que tem como presidente a desembargadora Sônia Amaral Fernandes Ribeiro, além de ser formada por juí zes membros e uma equipe de administração e apoio.
O Supremo Tribu nal Federal (STF) rea lizou hoje (5) uma ses são em homenagem aos 34 anos de promul gação da Constituição.
Nos discursos, os mi nistros destacaram o pa pel da Carta Magna, que entrou em vigor em 5 de outubro de 1988, no re conhecimento de direitos e garantias individuais.
A presidente do Supre mo, ministra Rosa Weber, disse que a Constituição trouxe conquistas demo
cráticas para construção de uma sociedade livre, estabilidade institucional e participação popular.
“Esta Suprema Corte reverencia cotidianamente a Constituição Cidadã no desempenho de sua ativi dade precípua de prestar a jurisdição constitucional, incumbida que é de guar dá-la por expresso manda mento nela contido”, disse.
O decano do STF, mi nistro Gilmar Mendes, afirmou que o Supremo sempre preservou a au
tonomia do Congresso e do Poder Executivo.
“Só mesmo aqueles que habitam numa espé cie de metaverso do mun do institucional podem acreditar na cantilena que o Supremo Tribunal Fede ral usurpa algo do Con gresso Nacional”, afirmou.
O presidente da Or dem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Si monetti, também parti cipou da sessão e disse que a promulgação da Constituição representa
o triunfo sobre a repres são dos direitos humanos.
“Desejo celebrar e exaltar o meritório traba lho desempenhado pelos constituintes, bem como a valorosa tarefa cum prida pela advocacia, os ministros do STF e pe los juristas’, completou.
Além da sessão sole ne, o Supremo fará uma exposição de telas alusi vas aos 34 anos de pro clamação e o lançamento de um selo comemorativo e de um documentário.
Os transportadores de carga pagarão menos pelo frete rodoviário. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a nova tabela de preços mínimos dos fretes rodoviários, que considera a queda recente no diesel.
Os fretes terão redu ções médias de 2,89% a 3,68%, dependendo do tipo de carregamento. Em nota, a ANTT infor
mou que cumpriu a Lei 14.445/2022, que deter mina a correção da tabela sempre que o valor do diesel oscilar mais de 5% para baixo ou para cima.
“Para o reajuste, a ANTT analisou a tabela de índice de preços divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Entre o período de 28 de setembro a 1 de outubro, o preço médio do Diesel
S10 ao consumidor ficou em R$ 6,73 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado, desde a publicação da Portaria Suroc nº 214, de 22 de agosto, de -5,61% – quando ocorreu o último reajuste na tabela frete”, informou a ANTT em nota. Cada tabela teve um tipo de redução. Na tabela A, de transporte rodoviário de carga lotação, o frete ficou 2,89% mais barato,
em média. Na tabela B, de operações com a con tratação apenas do veícu lo de cargas, a retração média chegou a 3,21%.
Para a tabela C, de transporte rodoviário de carga lotação de alto de sempenho, o valor do frete caiu 3,37% em média. Para a Tabela D, que engloba operações apenas com veículo de cargas de alto desempenho, a redução média chegou a 3,68%.
58% em setembro de 2022.
O IPA caiu 1,68% em setembro, ante queda de 0,63% no mês anterior.
Um dos destaques para o resultado foi o estágio das Matérias-Primas Bru tas, que intensificou a que da em sua taxa de varia ção de -0,04% em agosto para -1,95% em setembro.
sa, vale mencionar o compor tamento dos seguintes itens: passagem aérea (2,07% para 23,75%), gasolina (-11,62% para -8,68%), tarifa de eletrici dade residencial (-2,33% para -0,07%) e tarifa de telefone móvel (-2,26% para 0,13%)”.
O setor calçadista bra sileiro já exportou mais de janeiro a setembro de 2022 do que em todo o ano passado. Dados ela borados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalça dos) apontam que, en tre janeiro e setembro, as exportações do setor somaram 107,9 milhões de pares, que geraram US$ 990,35 milhões.
O resultado é superior em relação ao mesmo período do ano passado tanto em volume, com alta de 25%, quanto em recei ta, com alta de 60%. Em todo 2021, as exportações geraram US$ 900 milhões.
Quando se olha ape nas o mês de setembro, porém, foram embarcados 10,33 milhões de pares por US$ 109,45 milhões. O resultado foi inferior em volume (-6%) e superior em receita (42%) em re lação ao mês correspon dente do ano passado.
por fornecedores mais pró ximos geograficamente. O Brasil, como é o principal produtor fora da Ásia, vem atraindo esses mer cados”, comenta Ferreira.
O principal destino das exportações de calçados brasileiros, entre janeiro e setembro, foi Estados Unidos. No período, foram embarcados para lá 15,3 milhões de pares, que ge raram US$ 270,78 milhões, resultados superiores tan to em volume (+51,7%) quanto em receita (+77%) na relação com o mesmo intervalo do ano passado.
O Índice Geral de Pre ços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou queda de 1,22% em setembro, ante recuo de 0,55% no mês ante rior, informou o Instituto Bra sileiro de Economia da Fun dação Getulio Vargas (Ibre/ FGV), nesta quinta-feira (6).
Com o resultado, o índice acumula alta de 5,54% no ano e 7,94% em 12 meses. Em se tembro de 2021, o índice ha via caído 0,55% e acumulava alta de 23,43% em 12 meses.
O IGP-DI é composto pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com peso de 60% no índice; o Índice de Preços ao Con sumidor (IPC), com peso de 30%, e o Índice Nacio
nal de Custo de Construção (INCC), representando 10%.
“Os preços de commodi ties e combustíveis continuam a orientar a desaceleração do IPA e do IPC. Contudo, o IPA antecipa maior contração das pressões inflacionárias”, disse André Braz, coorde nador dos índices de pre ços, em nota de divulgação.
O especialista ressalta que, em setembro de 2021, 69% dos itens componen tes do IPA estavam subin do de preço, já em setem bro de 2022, o percentual caiu para 30%. No IPC, o número de item com au mento de preço também recuou, passando de 65% em setembro de 2021 para
“Contribuíram para este movimento os seguintes itens: leite in natura (10,84% para -6,92%), cana-de-açú car (-0,13% para -1,14%) e aves (1,04% para -1,42%). Em sentido oposto, vale ci tar minério de ferro (-3,80% para -3,27%), soja em grão (-1,30% para -0,92%) e café em grão (-0,94% para -0,58%)”, diz o estudo.
O IPC variou 0,02% em setembro, após queda de 0,57% em agosto. Quatro das oito classes de despe sa componentes do índi ce registraram acréscimo em suas taxas de variação: Educação, Leitura e Recre ação (0,46% para 4,36%), Transportes (-3,56% para -2,63%), Habitação (-0,09% para 0,40%) e Comunica ção (-1,03% para -0,52%).
Em contrapartida, os gru pos Alimentação (0,07% para -0,29%), Despesas Diver sas (0,36% para 0,04%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,77% para 0,59%) e Ves tuário (0,53% para 0,38%) apresentaram decréscimo em suas taxas de variação.
“Estas classes de despesa foram influenciadas pelos seguintes itens: laticínios (2,64% para -4,86%), cigarros (2,45% para 0,28%), artigos de higiene e cuidado pes soal (1,65% para 0,49%) e roupas (0,69% para 0,24%)”.
O INCC registrou em se tembro a mesma taxa de variação do mês anterior, de 0,09%. Os três grupos componentes do INCC re gistraram as seguintes varia ções na passagem de agosto para setembro: Materiais e Equipamentos (-0,21% para -0,31%), Serviços (0,46% para 0,34%) e Mão de Obra (0,28% para 0,39%).
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, avalia que as exportações do setor já estão amplamente recu peradas das perdas pro vocadas pela pandemia de covid-19. “Em relação ao mesmo período de 2019, portanto na pré-pandemia, já crescemos mais de 35% (em receita). Também au mentamos o preço médio do par embarcado, de US$ 7 para US$ 10,60, o que demonstra que estamos exportando produtos com maior valor agregado. É um bom momento para as exportações brasileiras”.
Segundo o executivo, impactam positivamente o aumento dos embarques para os países vizinhos, que vêm sofrendo com os altos custos de fretes da Ásia. “Existe um momento de busca desses países
O segundo maior impor tador foi a Argentina, ainda que lá o setor enfrente desafios. Houve dilatação – até dezembro – da re solução do Banco Central da República Argentina (BCRA) que altera o aces so ao Mercado Único de Câmbio para pagamento de importações e que li bera os pagamentos das mercadorias importadas somente após 180 dias.
“Não é a primeira vez que enfrentamos dificulda des na Argentina e sempre mantivemos uma participa ção relevante. É um mer cado cativo para o calçado brasileiro”, avalia Ferreira.
Entre janeiro e setem bro, o país importou 13,35 milhões de pares brasilei ros, pelos quais foram pa gos US$ 145,3 milhões, re sultados superiores tanto em volume (+44,8%) quan to em receita (+80,3%) em relação ao período correspondente de 2021.
O terceiro destino do calçado brasileiro no ex terior foi a França. Entre janeiro e setembro, foram embarcados para lá 5,3 milhões de pares, que geraram US$ 48,85 mi lhões, resultado estável em volume e incremento de 14,6% em receita na
O resultado leva o Atléti co-GO a 28 pontos e a 18ª posição no campeonato. Já o Fluminense segue no G-4, com 51 pontos, e ocupa a terceira colocação.
O Atlético-MG ganhou a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (5), na Vila Belmiro, superou o Santos por 2 a 1, em parti da válida pela 30ª rodada. Hulk, Marcos Leonardo e Nacho Fernández mar caram os gols da partida, todos no segundo tempo.
-PR empataram no Arena da Baixada, em Curitiba. Com um gol para cada clube, Thiago Galhar do fez o do Fortaleza no primeiro tempo, e Pablo igualou para o Furacão nos minutos finais do jogo.
Agora, o Athletico-PR soma 48 pontos e fica na 6ª posição, o Fortaleza tem 38 pontos e está em 9º.
O Atlético-MG ganhou a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (5), na Vila Bel miro, superou o Santos por 2 a 1, em partida válida pela 30ª rodada. Hulk, Marcos Le onardo e Nacho Fernández marcaram os gols da parti da, todos no segundo tempo.
O duelo entre Flamengo e Internacional pela 30ª ro dada do Campeonato Brasi leiro, na noite desta quarta -feira (4), no Maracanã, ter minou empatado em 0 a 0.
Enquanto os cariocas almejavam retornar à zona de classificação (G-4), o vice-líder Colorado segue sonhando com o título e busca reduzir a diferen ça de 10 pontos para o Palmeiras, primeiro na tabela, com 63 pontos.
O Inter encerra a roda da a nove pontos do líder, na segunda colocação da
tabela. O Flamengo, que tinha a chance de tirar o Corinthians do G-4 se ven cesse a partida, manteve -se na na 5ª posição, com 49 pontos. O Timão, que empatou em 2 a 2 com o Juventude no jogo de terça -feira (4), soma 51 pontos.
O Fluminense perdeu fora de casa após o Atléti co-GO virar o placar para 3 a 2 no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Arias e Cano marcaram para o Tricolor; Churín, Baralhas e Marlon Freitas foram os autores dos gols do Dragão.
O resultado mantém o Galo em sétimo lugar, com 46 pontos, posto ocupado desde a 20ª rodada, na bri ga para ir à próxima edição da Copa Libertadores – são seis vagas distribuídas pelo Brasileirão, mas até o oitavo colocado deverá obtê-las, pois outras competições também são classificató rias ao torneio continental.
O Santos, por sua vez, se distancia dessa briga, pois parou nos 37 pontos, em 13º lugar, tendo perdido o segundo duelo consecutivo.
Fortaleza e Athletico
O Bragantino venceu o Cuiabá por 2 a 1 e en cerrou o jejum de vitórias. Popó e Artur marcaram para o Bragantino; e Dey verson diminuiu a diferença marcando para o Cuiabá.
Na Z-4, o Cuiabá jo gou para somar pontos e sair da zona de rebaixa mento, mas sem suces so. O clube segue na 17ª posição, com 30 pontos.
E o Bragantino sobe da 14ª para a 10ª colocação.
O Goiás igualou com o Ceará no Arena Cas telão, e a partida termi nou em 1 a 1. O time da casa soma 32 pontos e está em 15º no Brasileirão.
O Goiás soma 38 pon tos e está na 11ª posição.
O gol de Hulk foi o 12º dele no Brasileirão, se somando aos dois anotados no último sábado (1º), no triunfo por 2 a 0 sobre o Fluminense. Assim, o atacante foi decisivo para o time emplacar triunfos consecutivos no torneio nacional, o que não acontecia desde a 15ª rodada. Quem também brilhou foi Ever son, com várias defesas difíceis.
O duelo, porém, acabou sendo definido apenas após dois pênaltis, um para cada time, no fim do segundo tem po. Eles foram convertidos por Marcos Leonardo, que havia falhado em várias chances claras para o Santos, e Nacho. Assim, o Atlético-MG voltou a triunfar na Vila Belmiro, o que não acontecia desde 2009.
O resultado mantém o Galo em sétimo lugar, com 46 pon tos, posto ocupado desde a 20ª rodada, na briga para ir à próxima edição da Copa Liber tadores – são seis vagas dis tribuídas pelo Brasileirão, mas até o oitavo colocado deverá obtê-las, pois outras competi ções também são classifica tórias ao torneio continental.
O Santos, por sua vez, se distancia dessa briga, pois parou nos 37 pontos, em 13º lugar, tendo perdido o se gundo duelo consecutivo. O time, atrapalhado pelas várias chances desperdiçadas, ainda perdeu Soteldo, um dos seus principais jogadores, lesiona do, ainda no primeiro tempo.
Para o confronto na Vila Belmiro, os treinadores manti veram suas apostas mais re centes. Assim, Orlando Ribeiro manteve a formação do Santos com um volante, repetindo a estratégia da derrota para o Internacional, com o retorno de Rodrigo Fernández à função, após estar suspenso, assim como de Felipe Jonatan, livre de lesão, à lateral esquerda.
Já o Santos foi mais objeti vo, mas sofreu com uma noite ruim de Marcos Leonardo, que cabeceou errado e sem dire ção, de frente para o gol, após levantamento de Soteldo, aos 5 minutos. O centroavante ainda freou alguns ataques ao ficar em condição de impedimento e teve a chance de redenção já no fim do primeiro tempo, quan do seu companheiro venezue lano já havia deixado o campo, lesionado. Ela veio quando o substituto Lucas Braga fez óti mo cruzamento, aos 42. Dessa vez, Marcos Leonardo testou forte, mas Everson evitou o gol.
Insatisfeito com a produção do Atlético-MG, Cuca trocou Ademir por Nacho Fernández já no intervalo. E embora a primeira oportunidade de gol da segunda etapa tenha sido do Santos, em chute de Sánchez, aos 7 minutos, a mudança serviu para o time mineiro conter a intensidade do adver sário e acelerar a troca de pas ses, embora sem criar muito.
Essa falta de efetividade levou Cuca a mexer novamen te no Atlético-MG, apostando em Calebe e Alan Kardec. E o time aproveitou erros se guidos da defesa do Santos para marcar. Aos 26 minutos, após cruzamento de Nacho, Bauermann e Felipe Jonatan afastaram mal, Guga ficou com a bola e passou para Hulk. Com espaço, ele bateu colocado para as redes, fazendo 1 a 0.
E se Hulk aproveitou a chance que teve, Marcos Leo nardo perdeu mais uma opor tunidade. Aos 31 minutos, cara a cara com Everson, após ótimo lançamento de Felipe Jonatan, parou em maia uma defesa do goleiro atleticano.
Nesse momento, o Atléti co-MG já não tinha mais Hulk, substituído após reclamar de dores na panturrilha, para a en trada de Sasha. Ainda buscou reforçar o sistema defensivo ao colocar um terceiro zagueiro – Réver – em campo. Mas o Santos conseguiu o empate, após Angelo ser derrubado na grande área por Alonso. Aos 42 minutos, Marcos Leonardo des locou Everson, bateu no canto esquerdo e enfim se recuperou.
Os competidores da ma ratona nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 correrão do centro de Paris a Versalhes e vice-versa, em um percur so projetado para saudar as mulheres e traçar um dos principais eventos históricos da Revolução Francesa.
A rota da maratona re velada nesta quarta-feira (5) foi modelada no caminho da Marcha das Mulheres de outubro de 1789 em Ver salhes, quando milhares de pessoas, principalmen te mulheres comerciantes
furiosas com o preço do pão, marcharam até o luxu oso palácio do rei Luís XVI.
Elas o forçaram a retor nar com os manifestantes ao centro da capital em um evento que os historiadores dizem que acabou com o poder absoluto da monarquia.
“Estamos tentando dar algum significado aos nossos acontecimentos e escolher este curso foi uma boa ma neira de fazê-lo”, disse o chefe de Paris 2024, Tony Estanguet, à Reuters. “Nós realmente queremos inovar.”
Pela primeira vez desde que as mulheres começa ram a correr a maratona olímpica em 1984, as atle tas concluirão o programa de atletismo, com a corrida feminina ocorrendo um dia após o evento masculino.
“Nosso país proclama alto e bom som que o esporte de alto nível deve mais do que nunca ser uma fonte de inspiração para todas as gerações, ao mesmo tempo em que impulsiona a partici pação em massa”, afirma a ministra do Esporte da Fran
ça, Amélie Oudéa-Castéra.
O percurso da maratona passará por monumentos parisienses, incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Ópera Garnier, os Jardins das Tulherias e várias pon tes mundialmente famosas.
“Sem dúvida, a maratona de Paris 2024 terá algo es pecial. Atuar em um cenário tão impressionante, em um lugar tão carregado de his tória e simbolismo, será uma experiência única”, apontou o bicampeão olímpico e recor dista mundial Eliud Kipchoge.
No Atlético-MG, por sua vez, Cuca trocou os laterais, por problemas físicos de Ma riano e Rubens, apostando em Guga e Dodô. E pôs Ademir no lugar do suspenso Keno.
Com a bola rolando, os ti mes fizeram um primeiro tempo fraco e de pouca inspiração dos seus atacantes. O Atlético-MG, lento e errando passes em demasia no campo de ataque, até teve mais posse de bola, mas pouco ameaçou a meta defendida por João Paulo. A exceção foi um disparo de fora da área, aos 25 minutos, de Pavón, espalmado pelo goleiro.
Só que no ataque seguinte, Nacho, após lançamento lon go, sofreu pênalti de Nathan, expulso por impedir a finali zação. O argentino foi para a cobrança e bateu rasteiro, sem muita força. João Paulo até tocou na bola, mas não conse guiu evitar o gol do argentino, que, assim, deu a vitória por 2 a 1 ao Galo na Vila Belmiro.
O Atlético-MG voltará a jogar no domingo (9), às 18 ho ras, quando receberá o Ceará, no Mineirão, pela 31ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o Santos terá pela frente o Juven tude, às 20h, na Vila Belmiro.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na tarde dessa ter ça-feira (04), uma premia ção para os 22 alunos da U.I Sarney Filho que foram destaque na 25ª Olimpíadas Brasileiras de Astronomia –OBA. Os alunos Pedro Gui lherme e Gerlyane Ferreira foram os dois mais bem colocados, ambos rece bendo medalhas de prata.
É a primeira vez que os alunos da rede municipal participam da competição, que foi realizada em maio de 2022. A participação da escola Sarney Filho visa estimular os demais alunos
no envolvimento de provas como a OBA, promovendo, assim, mais oportunidade de conhecimento e desenvolvi mento para os estudantes.
“Quem ganha com essas ações é a educação do mu nicípio, pois esse estímulo contribui na identificação de novos talentos entre esses adolescentes promisso res. Estamos todos felizes e orgulhosos dos nossos alunos. Agradecemos a co laboração do nosso gestor municipal Eudes Barros, que é crucial para o alcance do sucesso na educação, pois se empenha junto com a gente em melhorar cada
vez mais nosso ensino”, pontuou a titular da SE MED, Verismar Gomes.
A aluna Gerlyane Ferrei ra, do 9º ano, relatou que sua paixão por astronomia foi um grande incentivo para participar da prova. “Quan do eu soube da OBA fiquei muito animada, só que não imaginei que iria ganhar uma medalha, no máxi mo seria um certificado, e agora estou muito feliz por ter participado e ganhado”.
Pedro Guilherme tam bém frisou seu amor por astronomia, assim como sua colega de pódio. “Eu fiquei contente em partici
par da olimpíada, e muito do que estava na prova eu já sabia, por isso eu fiquei feliz com o resultado”.
O diretor Amarildo acrescenta que o resulta do é fruto do trabalho da secretária Verismar e do prefeito, que somados se revertem em bons resulta dos. “Aqui estamos sempre pertos dos alunos, acom panhando o desempenho e agora estamos colhendo os resultados positivos. A sensação é que todos nós estarmos cumprindo a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento de cada um deles”, ressaltou.
de 2022, das 13h30 às 17h30, no Sesc Deodoro.
Outra tendência no uni verso artesanal é a técnica macramê. A sua técnica não exige agulha e máqui na, apenas barbante e a criatividade para criar or namentos decorativos. No Sesc você poderá aprender a produzir quadros e pai néis. As aulas serão minis tradas de 24 a 28 de outu bro de 2022, das 13h30 às 17h30, no Sesc Deodoro.
O ministro da Educação, Victor Godoy, disse hoje (6) que não procede a informa ção de que universidades e instituições de ensino federais teriam corte ou redução em seus orçamentos, conforme denunciado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Segundo o ministro, o que foi estabelecido pelo MEC foi apenas um “limite temporário para movimento e empenho” de recursos. Me dida que, segundo o minis tro, só valerá até novembro.
“O que aconteceu foi uma limitação da movimentação fi nanceira. A gente distribuiu isso ao longo de outubro, novembro e dezembro. A gente chama isso de limitação de movimen tação. Portanto não é corte nem redução do orçamento das universidades [e institutos] fede rais”, disse o ministro à TV Brasil.
A declaração foi em res posta à denúncia do conselho pleno da Andifes, de que “o novo corte de gastos na área
de educação inviabilizaria o fun cionamento das universidades”. A entidade, que representa os reitores das universida des federais, afirmou que o governo federal teria bloque ado R$ 763 milhões de recur sos destinados às entidades.
“No âmbito do Ministério da Educação, o contingen ciamento chega a R$ 2,399 bilhões (R$ 1,340 bilhão anun ciado entre julho e agosto e R$ 1,059 bilhão agora, dia 30 de setembro)”, informou a Andifes.
Já o ministro disse que os recursos destinados às universidades tiveram aumen to de 10%; e dos institutos, 20%. “São R$ 930 milhões a mais para garantir todas as atividades de universidades e institutos”, garantiu Godoy.
Ele explicou que, até a semana passada, havia um bloqueio de R$ 2 bilhões no orçamento do ministério. Esse bloqueio, então, foi reduzido para R$ 1,3 bilhão, o que, se gundo o ministro, possibilitou a liberação de R$ 700 milhões.
TOS EIRELI: Aos cuidados do (a) representante, Sr. (a), VICTOR HUGO NASCIMENTO, localizada na Tra vessa Feliciano Duarte n° 217, Centro - Riachão/MA, Inscrita no CNPJ sob o n°14.794.268/0001-57. AS
O Sesc está com inscri ções abertas para os cur sos de valorização social do mês de outubro. Nesta edição, são ofertados gra tuitamente: Curso Max Crochê (Vasos e Cestos), Curso Macramê (Painéis e Quadros) e Curso de Doces e Conservas Re gionais. As inscrições e as aulas são presenciais.
As vagas são abertas ao público em geral, mas o trabalhador do comércio e seus dependentes têm prioridade na seleção até o dia 06/10, no Sesc Deodo ro. O horário de atendimen to é das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Apresen tar RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Quem costuma acom
panhar as técnicas de DIY sabe: o crochê é uma das opções mais populares e versáteis do mundo da decoração. Com a sua técnica é possível rea lizar uma série de itens decorativos e um deles é o cesto, que além de ser lindo, tem muita utilidade.
As aulas serão ministra
E para quem prefere a área da culinária, o Sesc também abriu inscrições para o Curso Doces e Conservas Regionais. Com uma grande diversi dade de alimentos (frutas e hortaliças) nativos, o ramo de processamento de conservas tem grande potencial e ainda evita o desperdício de alimen tos ao ampliar o prazo de consumo. As aulas serão ministradas de 24 a 28 de outubro de 2022, das 18h às 22h, no Sesc Deodoro.
SUNTO: Solicita justificativas/esclarecimentos/provi dências. Senhor Representante, com fulcro no art. 67, caput e § 1º, da Lei nº 8.666, de 1993, solicito jus tificativas ou esclarecimentos, bem como adoção de eventuais providências, sobre os fatos abaixo rela cionados: Informamos que chegou ao conhecimento desta Administração o inadimplemento relacionado ao pagamento dos proprietários dos veículos (subcontra tados), referente ao mês de maio do corrente ano. No total de R$41,000.00 (quarenta e um mil reais). Em agosto, o contratado, pagou o valor de R$ 20,000.00 (vinte mil reais), estando inadimplente no valor de R$ 21,000.00 (vinte e um mil reais). Dessa forma, o não repasse devido aos subcontratados, a título de contra prestação, caracteriza descumprimento obrigacional do contrato firmado entre a empresa e a Administra ção Pública, contratos sob os n° 0920-23/2022 e 092024/2022, oriundo do Pregão Eletrônico n° 005/2021 conforme a previsão na cláusula décima primeira. Tendo em vista os fatos acima elencados, requer-se a imediata regularização da situação o pagamento inte gral de todo o débito relativo ao pagamento dos veícu los sublocados, no valor de R$ 21,000.00 (vinte e um mil reais), a qual já enseja o atraso da última parcela do contrato referente ao mês de maio de 2022, em relação à obrigação prevista na cláusula terceira dos Contratos Administrativos sob os n° 0920- 23/2022 e 0920-24/2022.Alerto sobre o que dispõem as cláusu las 16° dos Contratos nº0920-23/2022 e 0920-24/2022 que se referem às sanções previstas para o descum primento de obrigações pela Contratada. Bom Jesus das Selvas/MA. 05 de outubro de 2022. Cláudio Joel da Silva Coites - Secretaria Municipal de Administra ção.
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (6) publicou o Decreto 11.218/22 que nomeia até 625 policiais rodoviários federais aprovados em concurso e que concluem hoje o curso de formação.
A Polícia Federal re alizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (6), contra um servidor público que estaria ga nhando dinheiro por meio de uma fraude ao sistema dos Correios. O nome dele não foi informado.
Policiais realizam man dados de busca e apreen são em Caxias, Governa
dor Eugênio Barros e São Luís. Além de ter parte dos bens restritos, o servido também foi afastado das funções, segundo a PF.
De acordo com a polí cia, a fraude consistia na inserção de dados falsos em um sistema corporativo dos Correios, simulando remessa de encomen das com a contratação
de serviço adicional de valores e posterior pe dido de indenizações.
Porém, como a enco menda de fato não exis tia, nunca chegava ao destinatário e acabava sendo tratada como “ex traviada”, gerando o di reito de ressarcimento e causando um prejuí zo aos cofres públicos.
Ainda segundo a PF, o dinheiro dos ressarcimen tos não ia diretamente ao investigado, mas ele usava o nome de terceiros, como parentes, para receber e depois obter sua parte.
O investigado poderá responder pelo crime de peculato eletrônico, cuja pena pode chegar a doze anos de reclusão e multa.
Apesar de a medida contrariar a Lei nº 9.504, de 1997, conhecida como Lei Eleitoral, que veda a nomeação de servidores “nos três meses que o an tecedem e até a posse dos eleitos”, em nota, a Secre taria-Geral da Presidência da República justificou a medida. O documento ressalta que existem exce ções para a restrição, entre as quais a nomeação “ne cessária ao funcionamento inadiável de serviços públi cos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo”.
“Dentro desse contex to, o Ministério da Justi ça e Segurança Pública ponderou que, devido às demandas do período elei toral e às demandas das viagens no período de feriados e férias do final de 2022 e início de 2023, além de outras questões, a não nomeação imediata de pessoal para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprometeria o funcio namento inadiável das atividades de segurança pública e segurança viária”, acrescentou o comunicado.
Sobre o número exa to de nomeações, a Se cretaria-Geral esclareceu que dependerá de vários fatores como, por exem plo, desistências, repro vações no curso de for mação, candidatos sub judice e vagas disponíveis.
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (6) a Opera ção Poyais contra uma orga nização criminosa suspeita de praticar fraudes bilioná rias envolvendo criptomoe das no Brasil e no exterior. Cerca de 100 policiais, além de servidores da Receita Fe deral, cumprem 20 manda dos de busca e apreensão.
A 23ª Vara Federal de Curitiba decretou o seques tro de imóveis e o bloqueio de valores dos suspeitos. As ordens judiciais são cumpri das na capital paranaense, em São José dos Pinhais (PR), Governador Celso Ramos (SC), Barueri (SP), São José do Rio Preto (SP) e em Angra dos Reis (RJ).
tos recebidos no exterior”, informou a corporação.
Diligências iniciais reve laram que o brasileiro pos suía mais de 100 empresas abertas no Brasil vinculadas a ele e, através do grupo empresarial, estaria lesan do investidores no exterior e em território nacional.
“No Brasil, constatou-se que o investigado logrou êxito em iludir milhares de vítimas que acreditavam nos serviços por ele pro metidos através de suas empresas, os quais con sistiam no aluguel de crip toativos com pagamento de remunerações mensais que poderiam alcançar até 20% do capital investido.”
Moradores dos bairros da Cohama, Vinhais e Planalto Vinhais, em São Luís, têm denunciado a constância no número de ações crimi nosas ocorridas na região. Assaltos, em ruas e ave nidas, além de invasões a residências são alguns dos crimes mais comuns denun ciados à Polícia, na área.
Áreas abandonadas, terrenos encobertos pela presença das folhas e a baixa iluminação são al guns dos elementos apon tados, pelos habitantes dos bairros, como propícios à
presença de criminosos no local. A sensação de inse gurança, principalmente à noite, acaba prejudicando quem transita pela região.
O autônomo Bruno Mendonça, que já foi as saltado três vezes, nos últimos anos, explica que a invasão de casas é cri me recorrente nos bairros, além da incidência de furtos.
“Nessa região tem acon tecido muitos assaltos, e assaltos às residências, e furtos. O furto, aqui, vi rou brinquedo”, disse.
O militar Paulo Oliveira,
que pratica exercícios físi cos em uma das praças do bairro do Vinhais, afirma que a falta de policiamento ostensivo torna mais comum a presença de assaltan tes no local, o que resulta em mudanças de hábitos, para garantir mais seguran ça ao circular pela região.
“Falta policiamento. Nesse momento, aqui, não tem polícia nas ruas, então essa é que é a principal reclamação dos moradores aqui do Vinhais”, finalizou.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São
Luís (Semosp) informou, por meio de nota, que uma equipe de manutenção foi deslocada para a praça, na manhã desta quarta-feira (5), para corrigir os problemas relacionados à falta de iluminação em alguns pontos dos bairros citados.
A Polícia Militar do Ma ranhão (PMMA), também em nota, informou que atua na área da Cohama e adja cências com duas viaturas realizando o policiamento, 24h, posicionando-as em pontos estratégicos e visíveis para o rápido e efetivo aten dimento quando necessário.
De acordo com a PF, em janeiro de 2022, o de partamento de Seguran ça Interna da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou que uma empresa internacional e seu principal gerenciador, um brasileiro residente em Curitiba, estavam sendo investigados pela Força Tarefa de El Dorado por en volvimento em conspiração multimilionária de lavagem de capitais a partir de um esquema de pirâmide de in vestimentos em criptoativos.
“Diante das informações e do pedido de coopera ção policial internacional, iniciou-se investigação em Curitiba por conta das sus peitas da ocorrência de crimes conexos às fraudes praticados nos EUA pelo brasileiro, notadamente quanto à lavagem trans nacional dos recursos ilíci
Simultaneamente, se gundo a PF, constatou-se que a mesma organização criminosa, com parceiros no exterior, cometia fraude semelhante, porém focada em marketing multinível, nos Estados Unidos e em ao menos outros dez países.
Diligências investiga tivas revelaram que a or ganização criminosa mo vimentou, no Brasil, cer ca de R$ 4 bilhões pelo sistema bancário oficial.
“As ordens judiciais cum pridas na data de hoje visam não apenas a cessação das atividades criminosas, mas também a elucidação da participação de todos os investigados nos crimes sob apuração, bem como o ras treamento patrimonial para viabilizar, ainda que par cialmente, a reparação dos danos gerados às vítimas”, destacou a corporação.