

liberação dos mosquitos com uma redução de 38% na incidência de dengue e 10% de chikungunya.
Um estudo publicado na revista científica The Lancet - Infectious Dise ases por pesquisadores da Universidade de Cam bridge, no Reino Unido, reforça as evidências de que a estratégia de soltar mosquitos com a bactéria Wolbachia reduz a inci dência de doenças como a dengue e a chikungunya.
“Nossos resultados ofe recem mais evidências de que wMel [mosquitos com Wolbachia] podem reduzir consideravelmente o peso
- para o sistema público de saúde - de diferentes arboviroses [doenças] em uma mesma comunidade.
O estabelecimento da wMel em comunidades urbanas complexas como o Rio de Janeiro é um grande desafio, e entender por que sua introdução em populações de Aedes ae gypti é mais rápida e mais homogênea em algumas localidades que em outras vai ajudar a viabilizar seu sucesso no futuro”, diz o artigo, que relaciona a
A pesquisa foi feita em parceria com o World Mos quito Program (WMP/Bra sil), iniciativa que, no Brasil, é conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre 29 de agosto de 2017 e 27 de dezembro de 2019, 67 milhões de mos quitos foram liberados em cinco áreas da zona norte do Rio de Janeiro, que incluem a Ilha do Governa dor, Ilha do Fundão, Com plexo da Maré, Ramos, Penha e Vigário Geral.
Segundo a Fiocruz, as atividades do programa de liberação de mosquitos com Wolbachia no Rio foram expandidas em agosto de 2017 por causa da epide mia de zika. As liberações ocorreram em uma área de 86,8 km2 com cerca de 890 mil habitantes, e fo ram feitas em cinco zonas.
Até dezembro de 2019, 29 meses após o início das liberações, a Wolbachia apresentou prevalência en tre 27% e 60% na popula ção de mosquitos analisa da. Um efeito protetor para a população foi observado mesmo em áreas em que a prevalência da Wolbachia foi mais baixa (10%), já para locais em que a preva lência de wMel foi superior a 60%, a proteção chegou a 76%, o que é comparável aos resultados publicados anteriormente (utilizan do métodos diferentes) do município vizinho de Niterói e da Indonésia.
A fundação acrescenta que, em 2021, dados que mostraram a eficácia da proteção garantida pela Wolbachia foram divulga dos pelo WMP/Brasil, apon tando uma redução de cerca de 70% dos casos de den gue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção.
gham para acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio, com adição da vasculometria retiniana aos escores, foram comparados com um modelo mais simples baseado em vasculometria, idade, tabagismo e histórico médico.
Segundo o estudo, mo delos prognósticos do banco de dados de saúde do Reino Unido foram desenvolvidos em 65.144 participantes (ida de média de 56,8; acompa nhamento médio de 7,7 anos) e validados em 5.862 partici pantes do Epic-Norfolk (67,6, 9,1 anos, respectivamente).
Alimentação inadequada, sedentarismo, abuso de ál cool e tabagismo. Estes são alguns dos principais fatores de risco associados ao de senvolvimento de doenças cardíacas.
As doenças que afetam o coração são a principal causa de morte no mundo, com cerca de 18 milhões de vítimas a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O diagnóstico precoce de condições cardiovasculares, como hipertensão, doença coronariana e trombose, permite reduzir os riscos de complicações.
Pesquisadores do Reino Unido descobriram que um dispositivo de inteligência artificial (AI) pode avaliar os olhos e prever o risco de
doenças cardíacas em um minuto.
Os achados, publicados no periódico científico British Journal of Ophthalmology, apontam que a tecnologia poderá um dia permitir a re alização de exames precisos fora do ambiente hospitalar.
Como foram realizadas as análises
Na análise de vasos da retina habilitada para inteli gência artificial, foram pro cessadas imagens de 88.052 participantes do UK Biobank (UKB), com idades entre 40 e 69 anos, e 7.411 participantes da European Prospective In vestigation into Cancer (Epi c)-Norfolk, de 48 a 92 anos.
Os pesquisadores utiliza ram um método de investiga ção chamado vasculometria retiniana, que não requer
exames de rotina como testes de sangue ou medição da pressão arterial, por exemplo.
A partir disso, foram cole tadas a largura das pequenas veias e artérias da retina e de mais condições da área. Os modelos de predição de risco cardiovascular foram desen volvidos no UK Biobank e validados externamente no Epic-Norfolk.
De acordo com o estudo, o desempenho do modelo foi avaliado usando calibração e ajustes por estatísticas. Os especialistas utilizaram um método chamado “Escore de Risco de Framingham”, que avalia o risco de doença cardiovascular segundo a presença ou ausência de de terminados fatores de risco.
O desempenho dos es cores de risco de Framin
Os resultados apontam que para o acidente vascular cerebral e o infarto do miocár dio, a adição da vasculome tria aos escores de risco não melhorou o desempenho do modelo em nenhum grupo estudado. No entanto, o mo delo de vasculometria mais simples teve um desempe nho igual ou melhor que os escores de Framingham.
“A vasculometria retiniana oferece um biomarcador pre ditivo alternativo aos escores de risco tradicionais para a saúde vascular, sem a ne cessidade de amostragem de sangue ou medição de pres são arterial. Mais trabalhos são necessários para exami nar a vasculometria retiniana na triagem populacional para triagem de indivíduos de alto risco”, disseram os autores no artigo.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele – são certa de 60 mil casos ao ano.
Ao longo de todo o mês a campanha Outubro Rosa busca chamar a atenção para a importância de bus car um médico e reali zar exames preventivos.
Em entrevista à CNN Rádio, a médica e coorde nadora do Instituto de Ra diologia do Hospital das Clí nicas de São Paulo Heloisa Carvalho destacou que a iniciativa é muito positiva.
“Outubro Rosa existe devido à alta incidência desse tumor e, quando a gente diagnostica a doen ça em estágios precoces, conseguimos a cura na maioria dos casos”, disse.
Justamente por isso, a especialista afirma que o in centivo para a busca por cui dado médico é necessário.
“Em geral, os servi ços de saúde recomen dam rastreamento a partir dos 40 anos, uma vez
a cada 2 anos”, contou.
No entanto, se hou ver casos próximos na família, como mãe, tia e irmã, isso é um fator adi cional de risco, e é ne cessário um acompanha mento desde os 20 anos.
A médica lembrou que há muito estigma sobre o câncer, mas que é uma doença curável, “prin cipalmente o de mama, com cura em mais de 90% dos casos identifi cados precocemente.”
“É importante não ter medo, enfrentar a situação, temos recursos e trata mentos eficazes. Mesmo sem cura completa, ela pode se tornar uma doença crônica, como hiperten são e diabetes, em que a pessoa vive normalmen te, cuidando da doença.”
A especialista reforça que a prática de atividade física e manter o peso ideal são fatores que re duzem o risco, embora não totalmente, da incidên cia de câncer de mama.
O Brasil registrou, des de o início da pandemia, 686.464 mortes por co vid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (4) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.691.896.
Em 24 horas, foram registrados 7.367 casos. No mesmo período, fo ram confirmadas 93 mor tes de vítimas do vírus.
Ainda segundo o bo letim, 33.890.228 pes soas se recuperaram da doença e 115.204 ca sos estão em acompa nhamento. O boletim de hoje não traz os dados atualizados do Ceará.
De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 6,10 mi lhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,74 milhões). O menor número de ca
sos é registrado no Acre (149,7 mil). Em seguida, aparece Roraima (175 mil) e Amapá (178,2 mil).
Em relação às mor tes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior nú mero (174.913), segui do de Rio de Janeiro (75.731) e Minas Gerais (63.789). O menor núme ro de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.163) e Roraima (2.173).
Até hoje, foram apli cadas 483,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 179,8 milhões com a primeira dose e 161,3 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas.
Mais 98,8 milhões rece beram a primeira dose de reforço e 33,6 milhões foram vacinadas com a segunda dose de reforço.
Pesquisa Ipec divulga da nesta quarta-feira (5), encomendada pela Globo, aponta que 92% dos eleito res brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presi
dente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 8%.
O levantamento também apontou que Lula tem 51% das intenções de voto no segundo turno, e Bolso
naro tem 43%. Brancos e nulos são 4% e não sabem ou não respondera, 2%.
Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro em 129 municí pios brasileiros. A margem
de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, consideran do um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº BR02736/2022.
tória, omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. […] Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não me cabe a omissão da neutralidade.”
PDT, de Ciro Go mes, também de clarou apoio a Lula
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Elei toral (TSE), determinou nesta quarta-feira (5) que redes sociais removam publicações que associam o ex-presidente Luiz Iná cio Lula da Silva (PT) ao satanismo sob pena de incidência da multa diá ria, no valor de R$ 50 mil.
A ação, apresentada pela campanha de Lula, se refere a vídeos em que uma pessoa identificada como satanista decla ra apoio ao candidato à Presidência. O conte údo tem sido replicado por bolsonaristas contra a campanha do petista.
didato da coligação repre sentante”, disse o ministro.
De acordo com o minis tro, se trata de exercício legítimo da liberdade de expressão, pois o respon sável pelo perfil prejudica indevidamente a honra e a imagem do candidato ao utilizar de seu capital digital para manifestar suposto apoio político, associando-o a ideologia ou crença satânica no contexto de uma socieda de majoritariamente cristã.
A senadora Simone Tebet (MDB) anunciou nesta quarta-feira (5) apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O pe tista disputa a Presidên cia com Jair Bolsonaro (PL) no dia 30 de outubro.
“O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós. Votarei com a minha consciência e a minha razão, e a mi nha consciência me diz que omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. […] Há um Brasil a ser imediatamente re construído e um povo a ser reunido. Nos últimos quatro anos, o Brasil foi
abandonado na fogueira do ódio e das desaven ças”, afirmou Tebet, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial.
“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao can didato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial em seus últimos dias de cam panha, quando chamou para si o voto útil, depo sitarei nele o meu voto, porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e a Consti tuição, o que desconhe ço no atual presidente”, declarou a emedebista.
“Minha consciência me diz que, nesse momento tão grave de nossa his
Mais cedo, a emede bista já havia sinaliza do apoio ao petista. Ela compartilhou no Insta gram uma reportagem do jornal “O Globo” com uma foto em que aparecia ao lado de Geraldo Alck min (PSB), vice na chapa de Lula. “Tebet encontra com Alckmin e formali za hoje o apoio a Lula”, dizia o título da matéria.
Ainda na manhã des ta quarta, o partido de Tebet tomou a decisão de liberar os diretórios estaduais para tomada de decisão sobre qual posição adotar no segun do turno das eleições.
“Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se mani feste conforme sua consci ência”, afirma a nota, assi nada pelo deputado Baleia Rossi, presidente da Exe cutiva Nacional do MDB.
Tebet obteve 4.915.423 votos, o que representou 4,16%.
Nesta terça-feira (4), o presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou o apoio do partido ao candidato petista. Segundo Lupi, a candidatura de Lula é “a mais próxima” do PDT e a decisão foi unânime.
“Tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente que é a candi datura do Lula, que eu chamo de candidatura do 12 mais um”, disse.
Logo depois, Ciro Go mes, que foi o candida to da legenda à Presi dência, declarou em um vídeo publicado nas re des sociais, sem citar o nome de Lula, que segui rá a decisão do partido.
“É a última saída. La mento que a trilha de mocrática tenha se afu nilado a tal ponto que restem aos brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”, disse Ciro.
O pedetista ficou em quarto lugar na disputa pela Presidência, com 3.599.287 votos (3,04%).
O conteúdo foi re publicado, entre ou tras pessoas, pelo se nador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) e outros apoiadores do presidente da República.
Para a defesa do ex -presidente, o vídeo leva à “nociva mensagem que os ‘adoradores do demônio apoiam Lula’”. Os advoga dos do petista alegam que o autor do vídeo já se mos trou contra a campanha de Lula há pouco tempo.
Para o ministro, foi veri ficado que as publicações questionadas transmitem informações evidentemen te inverídicas e, portanto, prejudicial à honra e à ima gem de candidato ao car go de presidente da Re pública nas eleições 2022.
“O perfil divulga con teúdos relacionados a ideologias ou crenças re lacionadas ao satanismo, de modo a promover ad miração a personagens religiosos como Satanás e outras figuras similares como Belzebu e Lúcifer. O resultado é que as publica ções produzidas e estão sendo disseminadas nas redes sociais por diversos outros usuários, geran do desinformação com o nome e a imagem do can
“Não há vedação legal ou constitucional para o exercício da liberdade religiosa, seja qual for a crença, mas é inadmis sível associar a imagem de terceiro candidato ao cargo de presidente da República a determina da religião ou ideologia sem o seu consentimen to, notadamente no am biente digital e durante o período crítico das elei ções, em que a dissemi nação de desinformação acontece com estrema velocidade e alto poten cial danoso”, afirmou.
Para o ministro, a pro teção ao direito de veraci dade da informação e da honra dos atores do pro cesso eleitoral viabiliza a flexibilização da liberdade de manifestação do pen samento, a fim de evitar a proliferação de notícias inverídicas ou descon textualizadas que, de al gum modo, possam afetar a higidez das eleições.
“Do material publicado do referido perfil, decorrem inúmeros compartilhamen tos que resulta dissemina ção de conteúdo inverídico e negativo, provocador de sensacionalismo com tamanha magnitude que pode vir a comprome ter a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente as seguradas, notadamente a liberdade do voto e o exer cício da cidadania”, disse.
A Justiça do Rio decidiu hoje (4) antecipar o julga mento da ex-deputada fede ral Flordelis dos Santos de Souza. A medida foi tomada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Cri minal de Niterói, que marcou o tribunal do júri para o dia 7 de novembro, a partir das 9h. Anteriormente, o julga mento estava marcado para o dia 12 de dezembro, mas
teve a data alterada devido à realização das duas se mifinais da Copa do Mundo da Fifa, nos dias 13 e 14. Além de Flordelis, serão julgados também, em novem bro, os filhos Marzy Teixeira da Silva, André Luiz de Oli veira e Simone dos Santos Rodrigues, e a neta Rayane dos Santos Oliveira. Eles são acusados da morte do pastor Anderson do Carmo, marido
da Flordelis, executado a tiros em junho de 2019, pouco de pois de ter chegado em casa, acompanhado de Flordelis e foi assassinado com deze nas de tiros quando descia do carro, no quintal de casa, no bairro de Piratininga, em Niterói, região metropolitana do Rio. Flordelis tinha entrado em casa, momentos antes.
“Verifica-se que nos dias 13 e 14 de dezembro serão
realizadas as duas semifinais da Copa do Mundo da Fifa, da qual poderá participar a seleção brasileira de futebol, gerando a possibilidade a restar a sessão de julgamento inviabilizada, diante da sua provável extensão por mais de um dia, inclusive, além da provável decretação de ponto facultativo, como se deu em oportunidades anteriores”, es creveu a juíza em sua decisão.
Um casamento comu nitário foi realizado dia 28 de setembro, às 18h, no Estádio Municipal do bair ro Rodoviária, em Grajaú.
A cerimônia reuniu 300 casais da comunidade, incluindo dois casais da etnia Guajajara, que mo ram na região da comarca.
A juíza Nuza Oliveira Lima, titular da 2° Vara de Grajaú, organizou o ca samento comunitário em parceria com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da cidade, que re alizou a habilitação dos ca sais, e Prefeitura Municipal, que contribuiu na montagem da estrutura do evento.
O desembargador Mar celino Chaves Everton, vi ce-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, re presentou o presidente, de sembargador Paulo Velten.
“Estou muito feliz por estar realizando esta ceri mônia com tantos casais aqui em Grajaú, é prazeroso ouvir deles que, através do projeto casamento comu nitário, puderam realizar seu sonho de oficializar sua união”, disse a juíza.
A juíza titular contou com a colaboração de colegas de outras comarcas, que participaram celebrando a união civil dos casais. Atu aram nas celebrações os juízes Alexandre Magno (1ª Vara de Grajaú); Selecina Henrique Locatelli (2ª Vara Criminal de Açailândia); Ana Beatriz Jorge (1° Vara da
Família de Imperatriz); Rô mulo Lago (1ª Vara de Vito rino Freire); Tonny Carvalho Araújo Luz (2ª Vara de Bal sas); Silvio Alves Nascimen to (Colinas); Felipe Soares Damous (1ª Vara de Buriti cupu) e Bruno Nayro de An drade (1ª Vara de Estreito).
Um palco foi montado para acomodar os nove juízes, e as autoridades convidadas para a cerimô nia. Os noivos entraram no estádio acompanhados de daminhas e pajens e os especiais receberam brindes ao final do evento. A solenidade foi encerrada com uma queima de fogos para celebrar a data espe cial para noivos e noivas.
Alguns casais foram es colhidos para representar os demais, com assento especial. O mais jovem, com o noivo com 19 anos, Paulino Guajajara, e a noiva de 17 anos, Diana Paulino Guajajara. E o mais idoso: Maria Hilda de Sousa, 74, e João Mariano de Souza, 73.
Entre os casais, um já conviviam havia 28 anos em união estável - Fran cisco Barros dos Santos e Antônia de Jesus de Sousa. Outro casal espera a che gada de um filho, a noiva, Thuany Vitória Santos, grá vida de oito meses do noivo Vinícius Carvalho Silva.
José de Ribamar Gomes Filho Guajajara e Deusimar Lima Guajajara, represen taram a etnia dos indígenas Guajajara na cerimônia.A 1ª Vara da Comarca de Grajaú, realiza, nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6 de outubro, um mutirão de perícia técnica em ações judiciais de pedidos de pa gamento de indenizações de seguro DPVAT, em ca sos de danos pessoais causados por veículos em acidentes de trânsito.
O objetivo do mutirão é dar seguimento a 148 processos desse tipo, ajui zados desde 2019, que estavam pendentes de jul gamento por falta da rea lização da perícia técnica, necessária para a compro vação do direito de inde nização pelos danos nos
casos de morte da vítima, pelos seus companheiros e herdeiros; invalidez per manente total ou parcial ou reembolso de despe sas de assistência mé dica, pela própria vítima.
Após a perícia técnica, os processos seguem para a análise do juiz, que emi tirá a sentença decisória sobre o direito ao paga mento da indenização, que varia entre R$ 2.700,00 e 13.500,00, de acordo com a Lei nº 6194/1974, que dispõe sobre Seguro Obri gatório de Danos Pessoais causados por veículos au tomotores de via terrestre, ou por sua carga, a pes
soas transportadas ou não.
As perícias são realiza das pelo médico Mauro Ri cardo Ramos Bilibio, perito credenciado junto à vara. Os procedimentos de en trevistas e exame clínico necessários na perícia são gratuitos para os interessa dos e pagas pela Segura dora Líder e pelo INSS, re queridas nos processos. O resultado sai no mesmo dia.
O juiz Alexandre Nas cimento de Andrade, ti tular da 1ª Vara, acredita que a ação é uma medida efetiva para o desconges tionamento processual e cumprimento de metas estabelecidas pelo Poder
Judiciário. “Visa imprimir celeridade a esse tipo de processo, pendente, mui tas vezes, da realização de perícia, por dificulda de dos interessados em custeá-las”, declarou.
As partes interessa das são moradores da sede da comarca, Grajaú, e dos termos judiciários de Formosa da Serra Ne gra e Itaipava do Grajaú, que foram intimadas para o mutirão durante os me ses de julho, agosto e se tembro, por meio do Diá rio da Justiça Eletrônico. Não é obrigatório o com parecimento dos advoga dos das partes à perícia.
A produção indus trial brasileira caiu 0,6% em agosto deste ano na comparação com o mês anterior, o que eliminou o avanço de 0,6% registrado em julho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geo grafia e Estatística (IBGE).
A indústria também regis tra quedas de 0,1% na média móvel trimestral de 1,3% no acumulado do ano e de 2,7%
em 12 meses. Por outro lado, foi observada uma alta de 2,8% na comparação de agosto deste ano com o mes mo período do ano passado.
A queda de julho para agosto foi puxada por oito das 26 atividades pesqui sadas, com destaques para produtos derivados do petróleo e biocombustí veis (-4,2%), produtos ali mentícios (-2,6%), indús trias extrativas (-3,6%) e produtos têxteis (-4,6%).
“Com esse resultado, o setor industrial ainda se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 17,9% abaixo do nível re corde alcançado em maio de 2011”, explica o pes quisador André Macedo
Por outro lado, 18 ativida des industriais tiveram alta e impediram um resultado mais negativo para a indústria bra sileira, entre eles máquinas e equipamentos (12,4%) e ve
ículos automotores (10,8%).
Duas das quatro gran des categorias econômicas da indústria tiveram queda: bens de consumo semi e não duráveis (-1,4%) e bens in termediários, isto é, os insu mos industrializados usados no setor produtivo (-1,4%).
As altas ficaram por conta dos bens de consumo durá veis (6,1%) e dos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (5,2%).
aproveitando os ganhos de ontem para vender papéis e embolsar os ganhos.
Ontem (3), a bolsa su biu 5,54% e teve a maior alta diária desde abril de 2020, influenciada pelo resultado do primeiro tur no das eleições. Ações de empresas estatais, que foram as que mais se valorizaram ontem, tive ram queda hoje, puxando o Ibovespa para baixo.
A presidente da Caixa, Daniella Marques, informou hoje (4) que, a partir da segunda quinzena de outubro, o banco público pretende apresentar taxas inferiores ao teto de 3,5%, definido para em préstimos consignados que serão garantidos pelas futuras parcelas do Auxílio Brasil. A medida virá acompanhada de uma ação para conscientizar beneficiários sobre o risco de contrair empréstimos.
“Estamos trabalhando para priorizar o crédito consignado do Auxílio Brasil”, disse a presidente da Caixa ao lembrar que, em muitos casos, esse recurso é usado pelas famílias com o ob jetivo de “comprar produtos para vender; para investir [em algum negócio]; ou para pagar dívida”.
Para possibilitar taxas de juros inferiores aos 3,5% estipulados para o consignado via Auxílio Brasil, Daniella Marques disse que a área de Risco e Governança “está terminando a modelagem” que possibilitará, ao banco, ope rar a taxas inferiores a este teto.
“E vamos entrar com cons cientização das pessoas para trocarem dívida mais cara por uma mais barata”, acrescentou Daniella, ao lembrar que haverá um limite de R$ 160 para a contratação específica do crédito consignado.
Ela informou que a Caixa prepara uma “ação para crédi to consciente”, de forma a não estimular endividamento ainda maior das famílias. “Temos de ter ciência de que boa parte des
A presidente da Caixa atualizou alguns números relativos ao Auxílio Brasil. De acordo com Daniella, o total de famílias beneficiadas pelo programa já está em 21,13 mi lhões. A próxima parcela de R$ 600 será paga no dia 11 de outubro.
Aproveitando o mote do Ou tubro Rosa, mês em que se cha ma a atenção para o câncer de mama, Daniella convocou entre vista coletiva para falar também, das ações da Caixa e do governo voltadas ao público feminino.
No âmbito do Auxílio Brasil, mais de 80% das famílias são chefiadas por mulheres. “São cerca de 17 milhões de benefici árias únicas”, disse a presiden te da Caixa, que citou também ações desenvolvidas no âmbito da estratégia “Caixa para Elas”, de apoio ao empreendedorismo feminino. A iniciativa inclui ain da a adoção de espaços físicos para atendimento a mulheres, voltados para orientações sobre combate à violência e prevenção ao câncer de mama, por exemplo.
“Desde o dia 9 agosto, mais de 80 mil mulheres foram aco lhidas nos espaços físicos das agências”, disse Daniella Mar ques, ao lembrar que há tam bém espaços virtuais focados no público feminino. “Registramos mais de 26 milhões de acessos no aplicativo Caixa para Elas.”
Um dia após a maior queda desde 2018, o dólar encerrou a terça-feira (4) praticamente estável. A bolsa de valores iniciou o dia em alta, mas desacele rou e fechou com leve alta.
O dólar comercial fe chou o dia vendido a R$ 5,168, com queda de 0,11%. A cotação come çou em baixa, chegando a R$ 5,11 por volta das 9h15, pouco depois da abertura da sessão. No
início da tarde, teve forte alta, chegando a R$ 5,20, mas perdeu força nos mo mentos finais de negocia ção até encerrar estável.
As pressões pela alta da moeda norte-americana estão relacionadas a um ajuste técnico, porque in vestidores aproveitaram a forte baixa de ontem para comprar divisas por um preço menor. No entanto, a divulgação de dados eco nômicos fracos nos Esta
dos Unidos trouxe otimis mo ao mercado financeiro, empurrando o dólar para baixo ao longo da tarde.
O mercado de ações também teve um dia volá til. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 116.230 pontos, com alta de ape nas 0,08%.
O indicador chegou a subir 1,81% por volta das 10h, mas desacelerou em um mo vimento de realização de lucros, com investidores
Nos Estados Unidos, a divulgação de que a criação de empregos teve a maior queda mensal em dois anos e meio trouxe alívio aos investidores. A desaceleração do merca do de trabalho reduz as pressões para que o Fe deral Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) aumente os juros além do previsto, o que estimula as bolsas norte-americanas.
O índice Dow Jones, das empresas industriais, subiu 2,8%. O Nasdaq, das empresas tecnoló gicas, ganhou 3,34%. O S&P 500, das maiores em presas, avançou 3,06%. As altas registradas nos últimos dois dias ajudam a repor as perdas das bolsas norte-americanas nas últimas semanas.
O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), cal culado pela Fundação Ge tulio Vargas (FGV), cres ceu 1,5 ponto de agosto para setembro deste ano. Ele atingiu 83,8 pontos, o maior nível desde outubro do ano passado (87,1 pontos).
O Iaemp busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base em en
trevistas com consumido res e com empresários da indústria e dos serviços. De acordo com a FGV, o Iaemp acumula alta de 8,8 pontos nos últimos seis meses. Em setembro, quatro dos sete componentes desse indicador tiveram alta, com destaque para tendência dos negócios da indústria e para o indicador de em prego previsto de serviços.
sas famílias ou pessoas já estão endividadas, principalmente no rotativo do cartão de crédito, onde as taxas são bem mais elevadas.”equipe é o time. Quando joga mos com essa alegria, dando confiança uma para outra, com atitude é difícil jogar con tra a nossa equipe. Sabemos que jogamos no conjunto, as meninas me deram força o tempo todo. Se acreditarmos ponto a ponto podemos jogar de igual para igual contra qual quer um dos times. Estamos focadas na postura e atitude. Foi um resultado muito impor tante contra uma das equipes favoritas da competição. A caminhada é muito longa e já vamos pensar em Porto Rico", completou a capitã Gabi.
A seleção brasileira levou a melhor sobre a Itália, uma das favoritas ao título do Mundial de Vôlei Feminino. A partida de abertura da segunda rodada da competição, em Roterdã (Holanda), teve clima de re vanche – o Brasil perdeu para as adversárias o título da Liga das Nações em julho. Mas hoje a história foi outra: as brasileiras não só ganharam por 3 sets a 2 ( 25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15), como quebraram a invencibilida de das italianas no Mundial.
A seleção comandada por José Roberto Guimarães vol
ta à quadra às 11h (horário de Brasília) desta quarta (5) contra Porto Rico, no segundo jogo pelo Grupo E. Bicampeã olímpica, a seleção busca o título inédito do Mundial.
“Fiquei muito feliz com o resultado e o comportamen to da equipe. Passamos por muitas adversidades durante o jogo e conseguimos ser efi cientes nas horas decisivas. A diferença do jogo foi o número de erros. O sistema defensivo hoje funcionou melhor e é muito difícil parar a Egonu. O time teve uma lucidez muito grande na marcação do bloqueio e no
sistema defensivo. O nosso saque ainda precisa melhorar.
Ganhar da Itália foi muito im portante ainda mais depois da nossa derrota para o Japão.
O campeonato está aberto e temos que buscar a melhor classificação possível”, disse o treinador Zé Roberto, em depoimento à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Quem brilhou à frente da equipe nacional foi a ponteira e capitã Gabi, que anotou 30 pontos, e a central Carol, com 14. Do lado italiano, a oposta Paola Egonu somou 37 pontos.
“O diferencial da nossa
O Brasil disputa a segunda fase do Mundial no Grupo E com outras sete nações. No Grupo F estão mais oito equipes. Nesta etapa do Mun dial as nações não repetem os mesmos confrontos da primeira fase, ou seja, o Bra sil não terá mais de encarar Japão, China e Argentina. Avançam às quartas de final as quatro seleções primeiras colocadas em cada chave.
Próximos jogos - segunda fase
06.10 (QUINTA-FEIRA)
– Brasil x Porto Rico, às 11h (horário de Brasília)
07.10 (SEXTA-FEIRA) –Brasil x Holanda, às 15h15 (horário de Brasília)
08.10 (SÁBADO) – Brasil x Bélgica, às 12h (horário de Brasília)
O Corinthians e o Ju ventude empataram em 2 a 2, nesta terça-feira (4), em partida pela 30ª roda da do Campeonato Bra sileiro no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
No G-4, o Timão en frentou o lanterna Juven tude com o foco dividido.
Esta foi sua penúltima partida antes da primeira final da Copa do Bra sil, contra o Flamengo, no dia 12 de outubro.
Aos 23 minutos do primeiro tempo, Giuliano abriu o placar para o Co rinthians após aproveitar bola cruzada na área e assistência de Mosquito.
O Corinthians e o Ju ventude empataram em 2 a 2, nesta terça-feira (4), em partida pela 30ª roda da do Campeonato Bra sileiro no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
No G-4, o Timão en frentou o lanterna Juven tude com o foco dividido.
Esta foi sua penúltima partida antes da primeira final da Copa do Bra sil, contra o Flamengo, no dia 12 de outubro.
Aos 23 minutos do primeiro tempo, Giuliano abriu o placar para o Co rinthians após aproveitar bola cruzada na área e assistência de Mosquito.
O time brasileiro mas culino garantiu a classifica ção às oitavas de final do Mundial do tênis de mesa por equipe, em Chengdu (China). O trio Hugo Calde rano, Vitor Ishiy e Eric Jouti venceram nesta terça-feira (4) a equipe da Eslováquia por 3 sets a 0 e avançou em segundo lugar no grupo 6, atrás de Portugal. Os adversário dos brasileiros nas oitavas serão os japo
neses. A partida, com início às 4h (horário de Brasília), terá transmissão ao vivo no YouTube do Mundial.
Já a equipe femini na (irmãs Bruna e Giulia Takahashi, além de Laura Watanabe) deu adeus ao Mundial após perder da França por 3 sets a 2.
O carioca Hugo Cal derano, número cinco do mundo, embora tenha en frentado parada dura con
tra Yang Wang, levou a melhor: venceu por 3 sets a 2 ((11/9, 9/11, 7/11, 13/11 e 11/8). Na sequência foi a vez de Vitor Ishy despachar Jakub Zelinka, triunfando por três sets diretos (11/8, 11/2 e 11/8). O terceiro e último a competir foi Eric Jouti, que teve melhor de sempenho no Mundial: ga nhou de Adam Klajber, por 3 a 0 ((13/11, 11/8 e 11/3).
A disputa por equipes
femininas começou bem para o Brasil contra a França. No primeiro duelo Bruna Takahashi derro tou a experiente Pauline Chasselin em sets diretos (13/11, 11/6 e 11/6). Na partida seguinte, Giulia Takahashi, expoente da base da seleção brasilei ra e irmã de Bruna, não conseguiu encaixar seu jogo diante da canhota Prithika Pavade, perdendo por 3 sets a 0. Na sequ ência, Laura Watanabe, estreante em mundiais, superou a veterena Char lotte Lutz por 3 sets a 1 ((12/10, 11/4, 5/11 e 12/10).
No quarto set, Bruna Takarashi foi superada por Prithika Pavade, 3 a 1 (11/8, 14/12, 11/9 e 9/11).
Com o empate em 2 a 2, a última a competir foi a Giulia Takahashi, a mais jovem mesa-tenista no Mundial, que não resistiu ao estilo de jogo de Pau line Chasselin e foi supe rada em três sets diretos por (9/11, 6/11 e 8/11).
A Espanha diz que apoiaria a entrada da Ucrânia como uma das candidatas a sediar a Copa do Mundo de 2030, disse a porta-voz do go verno, Isabel Rodríguez, nesta terça-feira (4) ao ser questionada sobre uma re portagem do “The Times”.
O jornal informou na segunda-feira (3) que a Ucrânia está disposta a se juntar a Espanha e Portugal na tentativa de sediar o evento em 2030.
Os chefes de futebol da Espanha e de Portugal vão conceder uma entrevista coletiva na sede da Uefa, na Suíça, na quarta-feira (4), para falar sobre a can
didatura conjunta e pos sível adesão da Ucrânia, segundo as autoridades.
Este ano, a Copa do Mundo acontecerá no Ca tar. Em 2026, o even to será sediado por três países: Estados Unidos, México e Canadá. Será a primeira vez que a Copa será compartilhada por três nações anfitriãs.
Até então, a única vez que o campeonato ocorreu em mais de um país simul taneamente foi em 2002, com Japão e Coreia do Sul.
Isso permitiu com que as nações criassem chapas para sediar o evento em uma tentativa de diminuir os gastos.
teína analisada é a possibili dade de realizar teste rápido e específico e até mesmo para o desenvolvimento de vacinas.
A partir de materiais biotec nológicos, Bruno Carrijo, estu dante de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) desenvolveu testes molecu lares que detectam o vírus da hepatite B, causador de doen ças hepáticas como a Cirrose Hepática e Carcinoma Hepa tocelular (câncer), com maior especificidade. O experimento, que utilizou como ferramenta biotecnológica a combinação com o Baculovírus, revela uma opção de simples manipulação e baixo custo financeiro para a confecção de kits de exames e testes para futuras vacinas, visando melhorar as formas de prevenção, diagnóstico e o tra tamento das doenças hepáticas no Brasil.
A pesquisa “Teste imunológi co para detecção de antígenos de superfície do vírus da Hepati te B: uma estratégia promissora para desenvolvimento de insu mo para diagnóstico” é fruto do Programa de Iniciação Científica
do CEUB e foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Virologia da Universidade de Brasília (UnB) sob supervi são do Professor Bergmann Ribeiro e sob a orientação da Professora Anabele de Azevedo Lima e colaboradores. Para de senvolver a pesquisa, o univer sitário usou culturas de células de insetos com o vírus recom binante (Baculovírus) contendo a proteína necessária para o diagnóstico. Representando um sistema mais barato e eficiente, o produto utilizado favorece a detecção da Hepatite B.
O experimento testou 25 amostras de pacientes cedidas pelo Laboratório Central do Distrito Federal (LACEN-DF), sendo que as amostras eram positivas para hepatite B com presença do antígeno previa mente testadas e identificados de acordo com a doença pré -estabelecida. Nesse sentido, o estudo conclui que a principal vantagem da utilização da pro
De acordo com a orientado ra acadêmica do projeto, Prof.ª Dra. Anabele Azevedo Lima, as linhas de pesquisa deste projeto visam identificar regiões com capacidade de reagir de forma mais específica, evitando rea ções cruzada com outros vírus que apresentem semelhança genética com o vírus da hepatite B. “A partir deste estudo, poderí amos, então, propor o desenvol vimento de insumo, como, por exemplo: kits de diagnósticos específicos para este vírus e produção de vacina com uma estratégia molecular diferente da que temos no mercado, com biotecnologia desenvolvida no país”, explica a docente.
Bruno Carrijo destaca que sua principal motivação foi ir além no âmbito da visão clínica, ampliando o olhar para neces sidade de investimento em pesquisas científicas, a parte la boratorial e a de diagnóstico.“O trabalho revela a possibilidade do uso desta combinação para a produção de kits diagnósticos e futuramente a elaboração de antígenos vacinais acessíveis contra a hepatite B para a po pulação. É um estudo de grande relevância para a saúde pública brasileira”, completa Carrijo.
O que é Hepatite B?
As hepatites são doenças caracterizadas pela inflamação do fígado e causadas por cinco tipos de vírus (nomeados das letras A à E). A hepatite B perma nece uma problemática para a
saúde pública, não apenas para o Brasil, mas em todo o mundo, mesmo com a existência de uma vacina eficaz desde 1981. Estima-se que existam 400 mi lhões de infectados pelo vírus da Hepatite B mundialmente e que de 15 a 40% desses chegam ao óbito anualmente.
Segundo o Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos con firmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D. O vírus da Hepatite B tem como transmissão a via parental, principalmente por via sexual, sendo considerada uma infec ção sexualmente transmissível (IST). Também é possível a transmissão vertical, passada da mãe para o filho durante o parto.
A hepatite B pode evoluir para uma hepatite crônica, trazendo complicações como cirroses ou tumores. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, aproximadamente 5% dos pacientes evoluem para uma cronificação da doença e cerca de 70% de recém-nas cidos contaminados por trans missão vertical correm risco de cronificação. As hepatites B e C são as principais causas de doenças hepáticas crônicas, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular (câncer), o que representa uma carga signifi cativa para o Sistema Único de Saúde (SUS).
e com taxas de evasão muito altas, você tem dificuldade de rentabilizar isso”, afirma.
Mesmo assim, ainda é pos sível gerar bons resultados e agregar valor à socieda de. Marcelo Battistella Bueno, fundador e CEO da Ânima Educação, um dos principais grupos de educação privada no Brasil, compartilha a expe riência da empresa: “hoje, nós atingimos mais de 400 mil es tudantes brasileiros espalhados por mais de 75% do território nacional”, revela Battistella.
através da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Mara nhão, torna público aos interessados que, com base na Lei no 10.520/02, Decreto Municipal no 013/2020, Lei Complementar n° 123/2006 alterada pela Lei Comple mentar n° 147/2014, Lei Complementar no 155/2016, aplicando-se subsidiariamente as disposições da Lei no 8.666/93 e suas alterações posteriores e demais legislações pertinentes, fará realizar no dia 20 de Ou tubro de 2022, às 09:00 (nove) horas, no site: https:// www.licitabelavistadomaranhao.com.br, licitação mo dalidade Pregão, na forma Eletrônica no PE 28/2022, para Sistema de Registro de Preços, do tipo maior des conto por item, tendo como objeto Registro de Preços para eventual contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de veículos e máquinas pesadas, com for necimento de peças, acessórios componentes e ma teriais originais ou recomendados pelo fabricante, de acordo com as características de cada veículo, exceto se o serviço ou material estiver em gozo de garantia do fabricante, de interesse da Administração Pública. O edital e seus anexos estão à disposição dos inte ressados no endereço na Sala da CPL, localizado na Rua do Comércio, s/no, Centro, de 2a a 6a feira, no horário das 08:00 (oito) às 12:00 (doze) horas, no en dereço eletrônico deste poder executivo; www.licitabe lavistadomaranhao.com.br, ou http://belavista.ma.gov. br, onde poderão ser consultados ou obtidos gratuita mente. Esclarecimentos adicionais no endereço acima citado. Bela Vista do Maranhão – MA, 03 de Outubro de 2022. Marlon de Sousa Silva - Pregoeiro Municipal.
CONCORRÊNCIA Nº. 02/2022-CPL – OBJETO: Con tratação de empresa para execução de serviços de PA VIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS, EM CBUQ COM ÁREA DE 32602,440 m² (5433,74 m), INCLUINDO OS SERVIÇOS: SERVIÇOS PRELIMINARES; TERRA PLANAGEM; BASE; REVESTIMENTO ASFÁLTICO E DRENAGEM SUPERFICIAL, no Município de Pe dro do Rosário. ABERTURA: 07 de novembro 2022, às 08:00h. ENDEREÇO: Av. Pedro Cunha Mendes, 2361- centro – Pedro do Rosário, no Prédio da Pre feitura Municipal, Sala de Reuniões da CPL. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à dispo sição dos interessados na Comissão Permanente de Licitação-CPL, no Prédio da Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário-MA, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gra tuitamente no portal da transparência, ou adquirido mediante a entrega de 02 remas de papel, no ende reço supracitado. PEDRO DO ROSÁRIO-MA, 04 de outubro de 2022. JOSÉ LEANDRO SILVA RABELO –Presidente da CPL.
ANTONIO BORBA LIMA, CPF: 238.000.973-20, torna público, que RECEBEU junto à Secretaria de Esta do do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental – LUA e Autorização Para Supressão Vegetal – ASV, conforme Processo n° 22060011366/2022 e e-Processo nº 118505/2022, Fa zenda Barro Seco, localizada no município de Vargem Grande-MA.
O mercado da educação passou por importantes trans formações nos últimos dois anos. Desde a implementação de novas tecnologias voltadas para o bem-estar do aluno, a de safios de estrutura e de apren dizado, o setor está tentando encontrar maneiras de navegar na realidade pós-pandemia.
Nesse contexto, especia
fizeram projeções sobre o futuro da educação e do pa pel das empresas do país, mostrando como esse mer cado pode ajudar a movi mentar a economia do país.
Oportunidades e desafios
Segundo Eduardo Tes che, sócio da EY Parthenon, as empresas do ramo são afetadas pelas incertezas do setor, e precisam encontrar
alternativas para sobreviver e se adaptar a essa nova re alidade de maneira respon sável — e rentável também.
“As empresas hoje têm uma dificuldade importante de se diferenciarem, de conseguirem atrair alunos e de fazerem com que esse aluno seja rentável para a instituição”, diz Tesche.
“Tudo depende do tempo que o aluno fica na instituição,
“É possível, sim, en tregar educação de qua lidade com escala”.
A edição deste domingo (9) do CNN Soft Business se debruça sobre o mercado da educação no Brasil, revelando as novidades no sistema de ensino, impulsionadas pela pre sença crescente das tecnolo gias, apresentando a relação do setor com o mercado financeiro.
Você pode conferir pela
também pelo Youtube.
A Receita Federal, em par ceria com a Polícia Civil de São Paulo, deflagrou hoje (5) a Operação Fractal. É para desmantelar um bilionário es quema de remessa de dinhei ro ilícito ao exterior, feito em diversas etapas e por vários operadores. São cumpridos 52 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo contra operadores sus peitos de atuar no sistema.
Até ser remetido para fora do país, por meio de operações com criptomoedas, o dinheiro passa por dezenas de empre sas inidôneas, estruturadas em níveis que se asseme lham a um fractal [objetos em que cada parte é semelhan te ao objeto como um todo].
a serem remetidos a empre sas de “importação e exporta ção”, as quais não possuíam qualquer existência material.
O fato levou o foco das in vestigações das “noteiras” para essas empresas de “importa ção e exportação”. Foi cons tatado que essas empresas sempre remetiam os valores recebidos para empresas “ope radoras de criptoativos”. Estas, por sua vez, enviavam os valo res recebidos para corretoras de câmbio, a fim de realizar operações com criptomoedas.
A Polícia Federal cum priu 22 mandados de busca e apreensão nas cidades paraenses de Ananindeua, Marituba, Barcarena e na capital do estado Belém, nesta quarta-feira, (5). A Operação batizada de Eu terpe, teve a participação da Polícia Judiciária de Portu gal e o Serviço Europeu de Polícia (Europol), e apoio da Receita Federal do Brasil.
A ação faz parte do in quérito policial que apura
a exportação de 320 quilos de cocaína apreendidos no país europeu, no fim de junho. Na ocasião, a Operação Norte Tropical prendeu três brasileiros em flagrante por tráfico internacional de drogas.
“Os mandados de busca e apreensão desta ma nhã ocorreram em resi dências e empresas com suspeita de fazer parte de grupo criminoso que leva grandes quantidades
de cocaína à Europa. Fo ram apreendidos aparelhos eletrônicos e documen tos que possam reforçar a investigação e indicar a possível participação de ou tras pessoas nos crimes”, informou a PF em nota.
Os três presos na Ope ração Norte Tropical per manecem em um presídio de Portugal. A partir daí, o Europol entrou em co operação com a Polícia Federal e a Polícia Judi
ciária de Portugal para continuar as investigações e desmantelar o grupo cri minoso que leva droga da América do Sul à Europa.
Sobre o nome da ope ração, a PF explica que Euterpe tem a ver com o nome científico do açaí, frequente na região Norte. A cocaína levada para Por tugal estava escondida em uma grande carga de açaí, embarcada no porto de Vila do Conde, em Barcarena.
alguns objetos no local onde aconteceu o homicídio, que serão periciados. “Foi pre servado o local do crime, fo ram colhidas evidências pre liminares e também foram apreendidos alguns objetos relacionados ao fato, dos quais foram trazidos para a unidade policial”, disse.
O crime aconteceu no início da tarde dessa ter ça no bairro Mutirão, em Pedreiras. De acordo com testemunhas, dois homens, ainda não identificados, che garam em uma motocicleta e um deles atirou várias vezes contra a vítima. O empresá rio Bartolomeu Nunes mor reu ainda no local do crime.
Segundo informações da Receita Federal, são empresas que possuem atividades diver sas que vão desde serviços odontológicos, gravação de som e de edição de música, filmagem de festas e even tos, administração de obras, serviços de pré-impressão, comércio varejista de merca dorias em geral, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos, intermedia ções comerciais e lavanderias.
Algumas dessas empresas, apesar de se denominarem “Grupo Empresarial”, possuem atividades completamente diferentes, também possuem titulares diferentes, que não têm qualquer ligação com as outras companhias, não podendo constituir um grupo de fato.
A fraude consiste em um complexo esquema de rede de empresas fantasmas cujo obje tivo é ocultar ou dissimular a ori gem ilícita de valores creditados em suas contas bancárias, que posteriormente são repassa dos a terceiros, principalmente a empresas operadoras de câmbio e de criptomoedas.
O esquema serve, prin cipalmente, aos interesses do crime organizado, como facções criminosas, contra bandistas de produtos im portados e qualquer um que necessite remeter valores ilíci tos ao exterior, como compa nhias sonegadoras de tributos.
Um dado comum a essas empresas de “importação e exportação” é o recebimen to de dinheiro de diversas fontes espalhadas por todo território brasileiro, com muitos desses depósitos feitos em espécie e de forma fracionada.
Também foi identificado o recebimento - em valores maiores e feitos por transferên cias bancárias - de empresas que atuam no comércio de produtos populares importados, sejam eles roupas, produtos eletrônicos e diversos outros artigos comercializados em centros populares. Outro fato identificado, comum a diversas dessas empresas de “importa ção e exportação”, é o recebi mento de elevadas quantias de “padarias” e “mercadinhos”.
Segundo a Receita, a aná lise das empresas de “importa ção e exportação”, que estão no meio do fluxo financeiro, identificou três tipos de princi pais remetentes de dinheiro: depósitos em espécie pulveri zados por todo território nacio nal; atacadistas que revendem importados em comércios po pulares; e empresas que atuam no segmento de alimentação, como padarias e mercadinhos.
A Polícia Civil do Ma ranhão (PC-MA) iniciou as investigações do as sassinato do empresário Bartolomeu Nunes Uchôa, conhecido como “Ceará das Máquinas”, de 45 anos, que foi morto a tiros nessa terça-feira (4), no bairro
Mutirão, situado na cidade de Pedreiras, a 245 km de São Luís. Ele era na tural de Paramoti, locali zado no estado do Ceará.
Segundo o que a polí cia conseguiu apurar, até o momento, a vítima era envolvida com o garimpo
e tinhas vários empreen dimentos na orla de Lima Campos, no Médio Mearim.
Ele tinha ido para Pedrei ras com a esposa até a casa de um funcionário. Segundo a delegada Lo rena Catunda, que investiga o caso, a polícia apreendeu
O assassinato tem, se gundo a polícia, caracterís ticas de execução. A delega da Lorena Catunda pontua que o inquérito policial já foi instaurado e as inves tigações serão apuradas dentro do prazo legal. “O inquérito policial foi devi damente instaurado, terá seu transcurso normal e as investigações serão conclu ídas dentro do prazo legal e encaminhadas ao poder ju diciário do Estado”, explica.
Uma movimentação finan ceira de mais de R$ 4 bilhões, remetidos ao exterior entre 2021 e 2022 já foi identificada. Durante a investigação, hou ve compartilhamento de in formações entre a Receita Federal e Polícia Civil de São Paulo, que também investi gava alvos envolvidos. Parti cipam da operação cerca de 100 servidores da Receita Federal e 200 da Polícia Civil.
As investigações da Re ceita Federal tiveram início quando foi constatado que empresas “noteiras” [empre sas de fachada] transferiam dinheiro decorrente do lucro da sonegação para opera doras de turismo. Posterior mente, os valores passaram
Os depósitos em espécie não possuem origem, no en tanto, muitos são de pequenos comerciantes de importados que moram em diversas regi ões do Brasil. Os atacadistas formam uma intrincada rede, uma vez que recebem de outros atacadistas que rece bem em espécie de pequenos comerciantes de importados, fazendo com que o esquema se assemelhe a um fractal.
Os valores de padarias e mercadinhos estão rela cionados ao comércio ilegal de ticket alimentação, que financia o crime organizado, visto que valores do tráfi co de drogas, por exemplo, recebidos em espécie, são “transformados” em cartões de ticket alimentação, pela compra, em espécie, do ticket alimentação do trabalhador.
Esses tickets são poste riormente debitados em “pa darias” e “mercadinhos” fictí cios (muitas vezes também em diversos níveis, passan do de uma padaria para ou tra) que irão transferir esses valores para as empresas de importação e exportação.