São Luís - MA, Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024
Justiça condena Ronnie Lessa por contrabandear peças de armas de fogo PÁGINA 4
POLÍTICA:
Minas bate Praia Clube e leva Sul-Americano de vôlei pela 5ª vez
PÁGINA 6
Dino propõe fim da aposentadoria compulsória para juízes e militares
O anúncio de que a PEC seria apresentada foi feito na segunda-feira (19) durante pronunciamento no Plenário do Senado. O anúncio de que foram obtidas assinaturas suficientes para a tramitação da matéria foi feito por meio das redes sociais.
Governo inicia Semana Saúde na Escola com foco no enfrentamento à dengue e outras arboviroses na rede estadual de educação
Primeira Vara de Lago da Pedra informa compra de jogos e computadores para Copa de Xadrez
PÁGINA 5
PÁGINA 8
PÁGINA 7
BC: atividade econômica tem alta de 2,45% em 2023 EM SÃO LUÍS, POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS Notificação de infecções pelo vírus HTLV passa a ser compulsória
2
HTLV passa a ser compulsória
Infecções pelo vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) em gestantes, parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical passaram a ser de notificação compulsória no Brasil. Isso significa que profissionais de saúde de serviços público e privado devem comunicar obrigatoriamente os casos ao Ministério da Saúde.
Em nota, a pasta informou que a inclusão do HTLV na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública permite es-
timar o número de pessoas com o vírus e a quantidade de insumos necessários, além de qualificar a rede de atenção para atendimento dessa população.
O próximo passo, de acordo com o ministério, é a definição – entre entes federal, estaduais e municipais – do rastreamento universal de gestantes e testes confirmatórios, conforme aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) este ano.
“Além disso, serão re -
alizadas as definições dos casos e instrumentos para notificação; a qualificação das equipes de vigilância epidemiológica municipais e estaduais; o estabelecimento do fluxo de notificação; e o monitoramento dos casos”, completou a pasta.
Vírus
O HTLV, da mesma família do HIV, foi descoberto na década de 1980. O vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico e possui a capacidade de fazer com que percam sua função de defender o organismo.
A infecção está associada a doenças inflamatórias crônicas como leucemia, linfoma de células T do adulto (ATLL) e mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Outras manifestações como a dermatite infecciosa, uveíte, síndrome de sicca, ceratite intersticial, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, miosite e artrite, embora de menor gravidade, também são associadas ao vírus.
O tratamento é direcionado de acordo com a doença
relacionada ao HTLV. O paciente deve ser acompanhado nos serviços de saúde e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao vírus.
Números
A estimativa do governo federal é que mais de 800 mil pessoas estejam infectadas pelo HTLV no Brasil. O vírus pode ser transmitido durante relações sexuais sem o uso de preservativo e pelo compartilhamento de seringas e agulhas.
O HTLV também pode ser transmitido verticalmente, de mãe para filho, sobretudo via amamentação e, de forma mais rara, durante a gestação e no momento do parto.
O ministério tem como meta eliminar a transmissão vertical do HTLV até 2030, objetivo alinhado às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Casos de covid-19 diminuem no Norte e aumentam no Centro-Sul
O Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (16), apresentou algumas alterações no cenário epidemiológico do país. A Região Norte – que estava há semanas em alerta em função do aumento no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 – teve diminuição no número de casos. Já no Centro-Sul, alguns estados têm sinal de crescimento. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 6, de 4 a 10 de fevereiro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 14 de fevereiro. Os estados do Norte, que foram os últimos a passar pelo ciclo recente de aumento de SRAG por co-
vid-19 – por volta da virada do ano –, mostraram um sinal de possível interrupção e até indícios de queda. No entanto, como o período da análise vigente foi o da semana pré-carnaval, eventuais internações que possam vir a ocorrer em decorrência de infecções no período só vão aparecer nas próximas semanas.
“Entre a pessoa desenvolver os primeiros sintomas e surgir um quadro grave o suficiente para necessitar a internação, leva por volta de uma semana ou pouco mais de uma semana. Então, apenas nas próximas semanas poderemos começar a observar possíveis consequências em termos de internações. Por enquanto, ainda é efeito pré-carnaval e início de 2024”, explica o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.
No Centro-Sul do país, alguns estados apresentaram um início do processo de retomada do aumento das internações associadas à covid-19. São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – além do Rio de Janeiro, mais incipiente – são os destaques. Também no Sul e Sudeste são observadas algumas internações pelo vírus influenza – em volume muito menor do que a covid-19. Marcelo Gomes faz uma recomendação aos foliões. “Para quem brincou o carnaval ou convive com pessoas que aproveitaram a festividade, é importante ficar bastante atento a eventuais sintomas de resfriado ou quadros parecidos com uma gripe. Em caso positivo, a orientação é buscar um posto de atendimento, fazer o teste, e se isolar. Mesmo
Dengue no Rio tem número de casos seis vezes maior que o esperado
O boletim semanal Panorama da Dengue, divulgado sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mostrou que o estado está com um número de casos prováveis de dengue seis vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano, de acordo com a série histórica dos últimos dez anos. Houve quatro óbitos confirmados: dois no município do Rio de Janeiro, um em Mangaratiba e um em Itatiaia.
A análise mostrou ainda que a tendência de aumento na transmissão de casos se mantém pela nona semana consecutiva. De janeiro até 15 de fevereiro, foram registrados 41.252 casos de dengue em todo o estado, número equivalente a 80% dos casos notificados em todo o ano de 2023, quando o Rio de Janeiro teve 51.479 casos da doença.
que o teste para covid-19 eventualmente dê negativo - pois eventualmente há os falsos negativos – é importante fazer o isolamento. O isolamento e o uso de uma boa máscara, para quem está com sintomas, funciona tanto para covid-19 quanto para a gripe, para a influenza. Prevenção é sempre mais importante e sempre mais fácil”.
Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG mantêm o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos. A incidência de SRAG por covid-19 continua afetando mais crianças de até 2 anos de idade e a população a partir de 65 anos de idade. A mortalidade da SRAG tem se mantido significativamente mais elevada nos idosos, com predomínio de covid-19.
Elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ, o boletim usa um modelo de cálculo epidemiológico conhecido como nowcasting, que leva em conta o atraso de inserção de dados no sistema de vigilância. O período analisado pelo boletim corresponde à Semana Epidemiológica 6 (SE 6), que vai de 04/02/2024 a 10/02/2024, incluindo o período de carnaval. Foram registrados nesse período 6.593 casos. Com base no modelo de análise, a secretaria estima que mais de 25 mil novos casos devem ser registrados para o perío-
do. Ou seja, cerca de 19 mil registros ainda devem entrar no sistema.
O Panorama da Dengue apresenta também o indicador Excesso de Casos (EC), que mostra quantas vezes o número de casos registrados excede o limite máximo considerado dentro do esperado para o momento atual. Por essa métrica, as regiões Metropolitana I - que inclui a capital e Baixada Fluminense - e Serrana são as que apresentam o maior excesso de casos (20 vezes e 5,6 vezes, respectivamente). Em seguida vêm as regiões Centro-Sul (EC = 4,7 vezes) e Baía de Ilha Grande (EC aproximado de 3 vezes), onde estão Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.
Segundo a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, a pasta vem monitorando o crescimento da transmissão em todo o estado e oferecendo apoio aos 92 municípios, com treinamento de profissionais com os protocolos de diagnóstico e tratamento dos pacientes e envio de insumos, equipamentos e medicamentos para montagem de salas de hidratação nos municípios, entre outras ações.
“Mas é importante também que a população esteja junto conosco neste momento, com uma série de medidas para controlar e eliminar focos de dengue dentro de casa, onde ficam 80% dos criadouros do Aedes aegypti”, afirmou Claudia, em nota.
Dino propõe fim da aposentadoria compulsória para juízes e militares
Prestes a deixar o Senado para assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino (PSB-MA) disse nesta terça-feira (20) ter conseguido número suficiente de assinaturas que possibilitará iniciar a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar direito à aposentadoria compulsória de juízes, promotores e militares que tenham cometido delitos graves.
O texto apresentado prevê também a exclusão destes do serviço público.
O anúncio de que a PEC seria apresentada foi feito na segunda-feira (19) durante pronunciamento no Plenário do Senado. O anúncio de que foram obtidas assinaturas suficientes para a tramitação da matéria foi feito por meio das redes sociais.
Segundo o gabinete do senador, foram obtidas 29 assinaturas para a PEC nº
3/24, número que recebeu após ter sido protocolada na mesa do Senado.
Punição
A aposentadoria compulsória é aplicada como forma de “punição” a juízes, militares e promotores. No post, Dino faz ironia com o termo, uma vez que, ao praticarem delitos e serem condenados, estes seriam afastados do cargo, mas continuariam recebendo suas remunerações.
“Pronto. Conseguimos as assinaturas de apoio necessárias e está em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a punição de aposentadoria compulsória ou de “pensão por morte presumida”, no caso de juízes, promotores e militares. Agradeço os apoios e torço para uma célere tramitação e aprovação”, twitou Dino.
Se aprovada, a PEC vedará a concessão de aposentadoria compulsória aos magistrados – como sanção por cometimento de
infração disciplinar –, veda também o direito à pensão por morte ficta [simulada, falsa, suspeita, inverídica ou suposta] ou presumida.
“Essa PEC é para que possamos corrigir uma quebra de isonomia injustificável. O texto vai deixar clara a proibição da aposentadoria compulsória. Se o servidor pratica uma falta leve, tem uma punição leve. Mas se comete uma falta grave, até um crime, tem que receber uma punição simétrica. No caso, a perda do cargo”, justificou Dino ao anunciar, em Plenário, a PEC.
O texto veda também a transferência dos militares para a inatividade como sanção pelo cometimento de infração disciplinar, assim como a concessão de qualquer benefício por morte ficta ou presumida. No caso de faltas graves, prevê, como penalidade, demissão, licenciamento ou exclusão, ou equivalente, conforme o respectivo regime jurídico.
‘Sustentabilidade na Prática’ destaca importância
da Educação Ambiental e de ações sustentáveis
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Vazzi, foi a convidada, desta segunda-feira (19), do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Em entrevista às radialistas
Marina Sousa e Maria Regina Telles, ela falou sobre a importância da educação ambiental, os principais desafios e a necessidade do desenvolvimento de uma consciência em relação à preservação do planeta.
Viviane Vazzi destacou que a educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, que objetiva o desenvolvimento das habilidades e modifica as atitudes em relação ao meio ambiente. “A educação ambiental diz respeito ao nosso planeta, como nós vamos viver, a nossa realidade de futuro e de presente”, disse.
A coordenadora de Educação Ambiental da Seduc frisou que estamos vivendo mudanças ambientais glo-
bais sem precedentes, fruto de uma crise sistêmica e, por isso, faz-se necessário a construção de uma cidadania ambiental para transformar sistemas.
“Não é por acaso que pensamos a educação ambiental como um ato comportamental. Jogar ou não jogar o lixo, fazer a reciclagem, mas o grande intuito da educação ambiental é formar sujeitos políticos atuantes, com uma cidadania ambiental para que a gente possa participar de maneira qualificada,
‘Café com Notícias’ ressalta o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (19), conversou com o médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA. O especialista falou sobre o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil.
O hematologista Yuri Nassar ressaltou a importância da doação de medula óssea, destacando que a estimativa é de 11,5 mil novos casos em 2024.
transformando sistemas”, completou.
Viviane Vazzi pontuou ainda que, mais do que plantar uma árvore, é preciso se educar, educar reciprocamente outras pessoas e garantir que por gerações essa árvore permaneça de pé. “Que corações sejam reflorestados juntos, para que haja solidariedade e inclusão. A educação ambiental é feita no modo político e também tem uma gestão própria”, assinalou.
Ela frisou também que o Maranhão é um dos estados considerados referência nacionalmente, no que se refere à educação ambiental. “Nós temos o primeiro sistema de educação ambiental, que se articula tanto com o sistema de educação, quanto com o sistema de meio ambiente. Significa então dizer que a gente deve articular essas dimensões para que elas sejam feitas por ONGs e escolas comunitárias, para além da Seduc e da Semed, e também para que todos os entes formais e não-formais executem nesse sistema e troquem informações para realizar a educação ambiental”, explicou Viviane Vazzi.
“O doador possibilita que uma pessoa com um quadro de leucemia de prognóstico desfavorável possa realizar um transplante. Dessa forma, muitos pacientes conseguem se curar. Quanto mais doadores cadastrados, maior a possibilidade de se encontrar um doador ideal”, afirmou.
De acordo com o médico, são conhecidos hoje mais de 20 tipos de leucemias, das quais algumas podem ser assintomáticas e outras agudas, com uma evolução rápida. Daí a importância de realizar anualmente um hemograma, que é um exame que vai permitir ao médico identificar a possibilidade de existência da doença.
“As leucemias são cânceres do sangue, principalmente rela-
cionados às células da imunidade, que são os leucócitos, onde elas ganham uma capacidade de se multiplicar exageradamente, e assim perdem o controle. Essas células, que estão em todo o nosso sangue, vão afetar e causar diversos sintomas em qualquer órgão”, detalhou. Yuri Nassar também alerta para a presença de alguns sintomas que devem ser observados com atenção, como perda de peso inexplicada; suor noturno; febre; presença de ínguas em regiões como a axila, pescoço, virilha; sangramentos anormais; cansaço e fadiga.
Para ser doador de medula óssea é preciso que a pessoa faça um cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para isso, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Após o cadastro. são coletados 5 ml de sangue que será analisado e ficará cadastrado no banco nacional de doadores.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Primeira Vara de Lago da Pedra informa compra de jogos e computadores para Copa de Xadrez
A 1ª Vara de Lago da Pedra comunicou o resultado da seleção de projetos sociais (Edital nº 5/2023) para a compra de 60 jogos de tabuleiro ‘courvin’ e 11 computadores portáteis (tablets) para premiação às escolas vencedoras do campeonato de xadrez, realizado anualmente pelo Judiciário.
Por meio do Edital nº 3/2024, publicado em 11 de fevereiro de 2024, o
juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara de Lago da Pedra, comunicou que não houve a inscrição de projeto social na área indicada na seleção, para a aquisição das duas mercadorias com o repasse de recursos arrecadados com o pagamento de penas em dinheiro.
O Edital 5/2023, de 15 de setembro de 2023, estabeleceu que não havendo candidatos interes -
sados ou aptos, a Vara de Lago da Pedra decidiria, em cada caso, a destinação das verbas arrecadas. REQUISITOS DA SELEÇÃO
Em razão disso, a 1ª Vara informou que a empresa Ponto do Xadrez, em Harmonia (RS), informou possuir interesse em fornecer os jogos de xadrez para as escolas municipais de Lago da Pedra e regionais. E em pesquisa
realizada na internet, a 1ª Vara localizou a empresa Magazine Luiza (MA), que registrou o menor preço cobrado pelo computador portátil (tablet).
Cada tabuleiro de xadrez será adquirido por R$ 155,00, no total de R$ 9.300,00 e cada computador portátil, por R$ 899,00, no total de R$ 9.889,00.
As duas mercadorias serão entregues já com os fretes incluídos no valor cobrado.
Ao divulgar o resultado da seleção, o juiz ressaltou que as duas empresas, apesar de não terem sido inscritas na seleção dos projetos sociais, preenchem todos os requisitos necessários no edital para fornecer os materiais.
O juiz determinou à secretaria judicial da 1ª Vara emitir os alvarás para o levantamento dos valores e o depósito na conta dos fornecedores indicados, bem como autuar e registrar em sistema próprio os editais e documentos necessários.
Justiça condena Ronnie Lessa por contrabandear peças de armas de fogo
No Rio de Janeiro, a Justiça Federal condenou o ex-policial militar Ronnie Lessa por contrabando de peças e acessórios de armas de fogo. Ele vai ter que cumprir seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto. Lessa está preso desde 2019, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes no ano anterior. Ele e o também ex-policial Élcio de Queiroz ainda aguardam julgamento. Segundo a acusação apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ronnie Lessa fez dez importações ilícitas de peças e acessórios
bélicos entre 2017 e 2018. O material poderia ser usado para montar fuzis, armas de airsoft e de pressão a gás. Mas a Justiça só confirmou como passíveis de condenação quatro dessas importações, por considerar que não há provas suficientes nos outros seis casos. Responsável pela decisão, a juíza Fernanda Resende Djahjah Dominice destacou que Lessa era policial militar e deveria combater e evitar a prática de crimes, além de ter “completa ciência da necessidade de autorização prévia da autoridade competente para o ingresso desse tipo de
material em território nacional, e mesmo assim optou por importá-los ilegalmente”.
“As consequências do delito também são especialmente graves. Todo elemento probatório coligido aos autos denota que o acusado importava tais componentes com o objetivo de efetuar a montagem de armas de fogo que seriam inseridas na clandestinidade, o que afeta e coloca em risco milhares de pessoas, representando uma grave ameaça à segurança pública”, acrescentou a juíza.
A filha do ex-policial, Mohana Figueireiro Lessa, também respondia ao processo, acu-
Corregedoria conhece experiência de titulação de agrovilas em Alcântara
Representantes do Centro Espacial de Alcântara (CEA) visitaram a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/ MA) na última sexta-feira, 16, para tratar de assuntos relacionados à titulação de áreas da União no município de Alcântara. Durante o diálogo, a juíza Ticiany Palácio, auxiliar da CGJ, conheceu o trabalho desenvolvido pelo Estado brasileiro junto às agrovilas onde vivem parte das comunidades quilombolas daquele município.
Segundo o tenente-coronel Adonis Lukianski, da área de Relações Institucionais do CEA, o trabalho de titulação das comunidades realizado ao longo de vários anos, conseguiu regularizar lotes individuais de moradores de diversas agrovilas, por meio de processos administrativos junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). “Entretanto, desde 2023 suspendemos todos os processos em razão de uma discussão estabelecida na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em que o Estado brasileiro se comprometeu a não realizar quaisquer procedimentos administrativos ou judiciais que impliquem alguma espécie de intervenção em territórios reivindicados pelas comunidades quilombolas”, pontuou. Além dos compromissos assumidos a partir dessa discussão na CIDH, o Estado brasileiro criou um Grupo de Trabalho Interministerial,
sada de participar de três das dez importações. Ela morava nos Estados Unidos e, segundo o MPF, teria recebido em casa os artefatos comprados pelo pai na internet. Ela trocaria a embalagem dos produtos e os mandaria para o Brasil, sem indicar com precisão o conteúdo da encomenda. A Justiça, no entanto, decidiu absolver Mohana de todas as acusações, por entender que não há provas suficientes do conhecimento dela sobre o crime, “sendo plenamente possível imaginar que seu pai, repita-se, à época policial militar, estivesse legitimado a fazer tais importações”.
coordenado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e com a participação de representantes de outros 12 ministérios e órgãos federais, além de lideranças das comunidades de Alcântara, para discutir as próximas fases do processo de regularização das áreas, o que tem causado certa insegurança em pessoas da comunidade que já possuem títulos de propriedade individuais.
A juíza Ticiany Palácio, que também integra o Núcleo de Governança Fundiária da CGJ, reconheceu a importância do trabalho realizado pela União, por meio de diálogo com as comunidades, de conferir segurança jurídica para as pessoas que, de algum modo, foram afetadas pela instalação do Centro. “É uma conversa inicial determinada pelo nosso corregedor Froz Sobrinho, para que a CGJ atue fortalecendo o diálogo da comunidade com os órgãos afins e colabore futuramente com o trabalho de tramitação e entrega dessas titulações”, ressaltou.
A Corregedoria deve se reunir nas próximas semanas com representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, para conhecer o resultado das ações desenvolvidas até o momento pelo Grupo de Trabalho. Também participaram da reunião, as tenentes Suyane Miranda e Vanessa Castro, da Assessoria Jurídica do CEA.
BC: atividade econômica tem alta de 2,45% em 2023
A atividade econômica brasileira registrou alta em 2023, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 2,45% no ano, resultado menor que em 2022, quando a alta foi de 2,77%.
No último trimestre do ano passado, houve aumento de 0,22% no IBC-Br, uma recuperação parcial em relação ao trimestre anterior (julho a setembro), quando houve queda de 0,64% de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em comparação ao trimestre de outubro a dezembro de 2022, a alta foi de 1,8% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).
Para o mês de dezembro, o resultado do IBC-Br foi um aumento de 0,82%, atingindo 147,63 pontos. Na comparação com o mesmo mês de
2022, houve crescimento de 1,36% (também sem ajuste para o período).
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 11,25% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.
A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Comitê de Política Monetária do BC aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão
da economia.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
O comportamento dos preços já fez o BC cortar os juros pela quinta vez consecutiva, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Em comunicado, o Copom indicou que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista “necessária para o processo desinflacionário”. O órgão informou que a interrupção dos cortes dependerá do cenário econômico “de maior prazo”. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete vezes seguidas.
Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para
estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.
Produto Interno Bruto Divulgado mensalmente, o IBC-Br emprega uma metodologia diferente da utilizada para medir o Produto Interno Bruto (PIB), que é o indicador oficial da economia brasileira. Segundo o próprio BC, o índice “contribui para a elaboração de estratégia da política monetária” do país, mas “não é exatamente uma prévia do PIB.”
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Com resultado trimestral, superando as projeções, no terceiro trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,1% na comparação com o segundo trimestre de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e setembro, a alta acumulada foi de 3,2%.
Com o resultado, o PIB está novamente no maior patamar da série histórica, ficando 7,2% acima do nível de antes da pandemia, registrado nos três últimos meses de 2019. Os dados do quarto trimestre de 2023, com o consolidado do ano, serão divulgados pelo IBGE em 1º de março.
Em 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões.
Petrobras adia recebimento de propostas para contratar plataformas
A Petrobras adiou para o dia 14 de junho a data de recebimento de propostas das licitações para contratação das plataformas montadas em casco de navios (FPSO), relacionadas aos Projetos SEAP-I e SEAP-II, em Sergipe. Essas plataformas operam em um sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
No comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), a companhia informou que interage com o mercado fornecedor a cada processo de contratação, e que no caso dos dois projetos foi necessário prorrogar o prazo e o aprimoramento das condições do edital, para garantir atratividade e competitividade aos certames. “Com esse movimento, a
Petrobras segue buscando a contratação dos FPSOs, o desenvolvimento dos campos de Sergipe Águas Profundas e o atendimento ao seu Plano Estratégico”, explica a empresa. De acordo com a Petrobras, o programa Sergipe Águas Profundas (Seap) terá dois módulos, cada um com uma plataforma. Conforme os números da empresa, a capacidade de produção da primeira unidade é 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural, também diariamente. Na segunda unidade, a capacidade de processamento diário será a mesma, mas a de gás vai atingir 12 milhões de metros cúbicos.
“Além disso, contará com um gasoduto de escoamento com 134 km de extensão,
Em janeiro, inflação pesou mais para a baixa renda, diz Ipea
Em janeiro, a inflação pesou mais no bolso das famílias de baixa renda do que no orçamento das famílias de rendas média e alta. A constatação faz parte do Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com o levantamento, enquanto a inflação oficial do país - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 0,42% em janeiro, a inflação para famílias de renda muito baixa (renda mensal domiciliar de até R$ 2.105,99) ficou em 0,66%.
Os grupos familiares de renda baixa (entre R$ 2.105,99 e R$ 3.158,99) e média-baixa (de R$ 3.158,99 e R$ 5.264,99) também sentiram no bolso uma inflação maior que a média, 0,59% e 0,49%, respectivamente.
Por outro lado, lares de renda média (de R$ 5.264,98 e R$ 10.529,96), média-alta (de R$ 10.529,96 e R$ 21.059,92) e, especialmente, alta (acima de R$ 21.059,92) sentiram impactos de aumentos de preços abaixo da inflação oficial, 0,37%, 0,38% e 0,04%, respectivamente.
Alimentos
sendo 111 km no mar e 23 km em terra”, acrescentou no comunicado.
Na avaliação da petroleira, o programa abrirá uma nova fronteira de produção na Região Nordeste, por meio do desenvolvimento de expressivas reservas descobertas, que têm potencial de disponibilizar até 18 milhões de metros cúbicos de gás para o mercado consumidor.
“A companhia empenha todos os esforços necessários para a execução dos projetos que trarão maior oferta de gás nacional ao mercado. Reforçamos ainda que os processos licitatórios seguem em curso, de forma a assegurar o cumprimento do cronograma e a entrada em operação no menor prazo possível”, disse a estatal.
De acordo com o Ipea, o peso maior do custo de vida para os lares mais pobres é explicado pela alta nos preços dos alimentos. Isso acontece porque a parcela do orçamento gasta com a compra de alimentos é bem maior para as famílias mais pobres, em relação à observada no segmento de renda mais alta.
“Em janeiro, o principal foco inflacionário para as classes
de rendas mais baixas veio do grupo alimentos e bebidas, refletindo a alta dos preços dos alimentos no domicílio, especialmente dos cereais (6,8%), dos tubérculos (11,1%), das frutas (5,1%) e dos óleos e gorduras (2,1%)”, explica a pesquisadora do Ipea Maria Andreia Parente Lameiras. No mês de janeiro, o comportamento no preço dos alimentos representou um peso de 0,44 pontos percentuais (p.p.) na inflação das famílias de renda muito baixa. Já para os grupamentos familiares de renda mais alta, o peso foi de 0,14 p.p.
Os lares mais abastados contaram com outra contribuição para sentirem menos os efeitos da inflação: a queda de 15,2% dos preços das passagens aéreas e de 10,2% das tarifas de transporte por aplicativo.
Inversão em 12 meses
Os resultados de janeiro ficaram na contramão do acumulado nos últimos 12 meses. No período, foram as famílias de rendas média (4,65%), média-alta (4,93%) e alta (5,67%) que sentiram inflação maior que a média nacional (4,51%). Por outro lado, domicílios de renda muito baixa (3,47%), baixa (3,84%) e média-baixa (4,24%) sentiram um peso menor que o IPCA no orçamento. O Ipea explica que as maiores pressões inflacionárias nos últimos doze meses foram nos grupos transportes, saúde e cuidados pessoais e habitação, impactados pelos reajustes de 25,5% das passagens aéreas, de 10,8% da gasolina, de 6,2% dos produtos farmacêuticos, de 5,6% dos artigos de higiene, de 11% dos planos de saúde e de 8,6% da energia elétrica.
Minas bate Praia Clube e leva Sul-Americano de vôlei pela 5ª vez
Justificando a fama de melhores equipes do vôlei feminino brasileiro, Gerdau Minas e Dentil/Praia Clube deram um espetáculo na final do Campeonato Sul-Americano de clubes, neste domingo (18), na Arena Paulo Skaf, em Bauru. Em um duelo que foi uma montanha-russa de emoções, o Minas derrotou o Praia Clube por 3 sets a 2 depois de ser derrotado nas duas primeiras parciais. Esta foi
a sexta decisão consecutiva entre as equipes na competição, com quatro títulos do Minas (2019, 2020, 2022 e agora 2024), que tem cinco conquistas no total, e dois do Praia Clube (2021 e 2023).
Na final deste domingo, o Praia Clube assumiu o controle da partida, vencendo as duas primeiras parciais por 26 a 24 e 25 a 16. No entanto, pressionado por não poder perder mais nenhum set, o Minas conseguiu equi-
librar as coisas e vencer as duas parciais seguintes, por 25 a 19 e 25 a 22.
No tie-break, o Minas abriu 5 a 0 e colocou a equipe de Uberlândia contra as cordas. O Praia Clube chegou a encostar (4 a 5), mas logo o Minas voltou a abrir uma frente no placar, até fechar o set em 15 a 11 e o jogo em 3 a 2 em um ataque de Thaísa.
A levantadora norte-americana Jenna Gray, do Minas,
acabou eleita a melhor jogadora da final.
Agora, as duas equipes se voltam à sequência da temporada na Superliga, onde o Praia Clube é o terceiro colocado e o Minas o quarto. Curiosamente, os dois times também concentram os títulos e decisões nos últimos anos: as últimas quatro finais foram entre eles dois, com três conquistas do Minas e uma do Praia Clube.
Tenista Maranhense está entre os melhores do Brasil
A Confederação Brasileira de Tênis atualizou o ranking nacional da modalidade, considerando a pontuação conquistada pelos atletas em campeonatos realizados por todo o país.
O maranhense Levi Eloy subiu mais de oitenta posições e apareceu entre os melhores do país no Ranking
Nacional Juvenil, na 19ª posição, com 240,25 pontos, juntando a pontuação conquistada e o ranking combinado, seguindo critérios da CBT. Esta é a melhor colocação do maranhense até agora.
A posição conquistada por Levi é a melhor de um maranhense na categoria até 18 anos e a segunda melhor de
um competidor do Nordeste. O destaque entre os melhores tenistas do Brasil se dá por causa dos bons resultados conquistados por Levi neste início de 2024.
Nesta retomada do calendário nacional, após o período de fim de ano, Levi Eloy esteve em três finais do Circuito Rota do Sol, realizadas nas
Chave principal do Rio Open começa com grandes nomes do tênis
A chave principal da 10ª edição do Rio Open, o maior torneio da modalidade na América do Sul, terá início nesta segunda-feira (19). A competição, uma das 13 de nível ATP 500 do calendário internacional em 2024, contará com nomes da primeira prateleira do tênis mundial.
O primeiro destaque é o atual número dois do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, campeão da edição 2022 do Rio Open e vice para o britânico Cameron Norrie um ano depois. Os dois estarão em ação no Rio de Janeiro.
Porém, o suíço Stan Wawrinka e o francês Arthur Fils prometem dar mais emoção ao torneio. Além de muitos tenistas sul-americanos, vale destacar os brasileiros Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca.
Astros na história
Até alcançar a 10ª edição, o Rio Open realizou uma caminhada que contou com uma galeria de astros abençoados pelo Cristo Redentor. Em 2014, o espanhol Rafael Nadal brilhou no Saibro Carioca. A imagem final da competição foi a comemoração do Touro Miúra, naquele ano o número um do mundo.
A primeira edição da competição homenageou a “bailarina das quadras”, maneira carinhosa como Maria Esther Bueno era chamada. Dona de 19 títulos de Grand Slam, é possível afirmar que a ex-jogadora tem um papel fundamental para o sucesso do tênis do Brasil. Quatro
anos depois o torneio fez uma homenagem póstuma à maior tenista brasileira da história, vítima de um câncer aos 78 anos.
Outro protagonista do tênis brasileiro que deu o ar da graça no Rio Open foi Gustavo Kuerten, o Guga. Ex-número um do mundo, ídolo do tênis nacional e dono de três títulos do tradicional torneio de Roland Garros, o catarinense também foi homenageado pela organização do torneio.
“É isso que me motiva todos os dias: tentar de alguma forma contribuir com o tênis, motivar as pessoas, retribuir ao meu país, ao imenso carinho que recebi de vocês. Sou um privilegiado em minha vida, ainda mais que sou um jogador brasileiro e tenho esse abraço imenso e caloroso de todos vocês. Muito obrigado e contem comigo em todas as horas”, declarou um emocionado Guga na ocasião.
Ano passado Thomaz Bellucci se despediu do tênis na quadra do Rio Open. Após 19 anos de dedicação, o jogador agradeceu a todos que estiveram a seu lado, recordou os bons momentos representando o Brasil na Copa Davis e nos Jogos Olímpicos e comentou a responsabilidade de representar o país depois do sucesso de Guga.
Em 2024 a expectativa da torcida brasileira é de um bom desempenho dos tenistas nacionais e de grandes partidas no saibro do ATP 500 no Rio de Janeiro.
cidades de Campina Grande, Recife e Maceió, entre os dias 16 e 27 de janeiro, conquistando o título de simples na etapa de Maceió. Em 2024 Levi soma até agora 11 vitórias em 15 partidas disputadas. Seu melhor aproveitamento desde 2016, quando começou no circuito nacional.
Governo do Maranhão realiza formatura de 665 estudantes do Iema nesta segunda-feira (19)
Mais 665 estudantes maranhenses do ensino médio e técnico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) se formam nesta segunda-feira (19). A solenidade de formatura, que contará com a presença do governador Carlos Brandão, reunirá alunos das unidades Iema Bacelar Portela, Itaqui Bacanga, São Luís - Centro e Gonçalves Dias. A cerimônia ocorre a partir das 18h no Centro
de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A programação solene contará com a entrega de diplomas, discursos e apresentações culturais, reunindo estudantes, seus familiares e professores. Além do governador Carlos Brandão, participam da solenidade o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz; a presi-
dente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; e diversos gestores.
Composta por 19 turmas, a formatura abrangerá uma variedade de cursos técnicos, incluindo eletromecânica, eletrotécnica, informática para internet, mecânica, soldagem, edificações, eletroeletrônica, portos, eventos, guia de turismo, produção de áudio e vídeo, serviços jurídicos, serviços públicos,
enfermagem, estética, nutrição e dietética.
O evento representa não apenas a formatura, mas, também, uma celebração do compromisso do Governo do Maranhão em oferecer oportunidades educacionais que promovam o desenvolvimento do potencial dos estudantes, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do estado.
Sobre o Iema
O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em 2015 com o propósito de expandir a oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão. A instituição, atualmente, é composta por 34 Iemas Plenos, 26 Iemas Vocacionais e 2 Iemas Bilíngues. O plano de expansão prevê a implementação de mais 15 novos Iemas Plenos em 2024.
SERVIÇO:
O QUÊ? Formatura de 665 estudantes do Iema
QUANDO? Segunda-feira (19), às 18h ONDE? Centro de Convenções da UFMA
Governo inicia Semana Saúde na Escola com foco no enfrentamento à dengue e outras arboviroses
na rede estadual de educação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta segunda-feira (19) às atividades da Semana Saúde na Escola, no Centro Educa Mais Dayse Galvão, situado no bairro Vila Embratel, em São Luís. O foco é o enfrentamento da dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
“O intuito da gestão estadual é mobilizar os educandos, professores, pais e responsáveis para que sejam multiplicadores no combate à dengue. Durante a semana, escolas de todo o estado estarão discutindo temas que elucidem dúvidas sobre os sinais e sintomas, bem como
situações de alerta a fim de auxiliar a comunidade no enfrentamento ao mosquito transmissor das arboviroses”, disse o coordenador do Programa Saúde na Escola Estadual da SES, Jadilson Neto. Com o tema ‘Pequenas atitudes fazem a diferença. Aqui o mosquito não se cria’, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as informações sobre prevenção e combate ao mosquito que também é transmissor da chikungunya e zika vírus. A ação acontece simultaneamente até esta sexta-feira (23) em todas as unidades de ensino da rede estadual de educação nos 217 municípios maranhenses. Presente na ação, o secretário adjunto de Educação Profissional Integral do Estado
do Maranhão, Delmar Matias, endossou a necessidade de educação e saúde atuarem em conjunto com combate ao Aedes. “Estamos voltando às aulas e a escola é o ambiente da conscientização. A ação que a SES está desenvolvendo visa transformar os jovens como multiplicadores do cuidado, algo que neste momento é fundamental, tendo em vista o aumento do número de casos”, explicou.
O aluno Guilherme Ribeiro, de 16 anos, lembrou que o combate ao mosquito Aedes é para o bem de todos. “Uma ação como esta é muito boa e ajuda quem não sabe como se prevenir de pegar a doença. É algo muito importante que garante a proteção dos meus amigos e familiares”, comentou.
Carlos Eduardo Prado, de 17 anos, também disse ter aprovado o momento de debate. “É necessário transmitir informações para dar consciência para os alunos. A escola sendo um exemplo, onde se busca resolver e conscientizar, vai ajudar muitos a se enxergarem, além de conscientizar o povo”, compartilhou o estudante.
“Os alunos podem contribuir com esse processo de fortalecimento do combate, uma vez que são ações pri-
COOPERATIVA EDUCACIONAL, CULTURAL, ESPORTIVA E DE LAZER - COEDUC
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
A presidente da Cooperativa Educacional, Cultural, Esportiva e de Lazer - COEDUC - no uso de suas atribuições estatutárias convoca todos os cooperados, em pleno gozo de seus direitos, para REUNIÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada no dia 23 de março de 2024, às 9 horas em 1ª convocação com quorum de 2/3 dos cotistas; às 10 horas em 2ª convocação, com quorum de metade mais um dos sócios; e às 11 horas em 3ª e última convocação, com presença de 10 sócios ou mais.
Pauta da Assembleia Geral Ordinária: Prestação de Contas/2024, Proposta de Trabalho anual e plano de atividades/2024, Eleição para o Conselho Fiscal, além de outros assuntos.
São Luís, 17 de fevereiro de 2024.
LUCIANA PEREIRA AQUINO - Presidente.
REFRESCOS GUARARAPES LTDA, CNPJ nº 08.715.757/0025-40, torna público que requereu, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Licença de Instalação - LI para a Reforma e Ampliação da Fábrica Solar BR a ser instalada no município de São Luís/MA, conforme dados constantes no processo nº 176141/2024.
COAGRI COLINAS AGROPECUÁRIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, CNPJ nº 06.698.591/0001-07, torna público que RECEBEU, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Licença Única Ambiental - LUA, para atividade Agrossilvipastoril na FAZENDA SÍTIO SECO E SAQUINHO, situada no município de Colinas/MA, conforme o processo nº 122423/2024.
mordiais e essenciais para a população. Por isso é muito bom somar parceria no fortalecimento dessas ações no estado”, destacou o consultor da Coordenação Geral de Controle das Arboviroses do Ministério da Saúde/OPAS/ SES, Marcus Cavalcanti. Maria Auxiliadora Costa é agente Comunitária de Saúde no Centro de Saúde Vila Embratel e também foi uma das facilitadoras junto aos alunos da Escola Dayse Galvão. “A nossa expectativa é que os alunos reproduzam as informações dentro de casa. Infelizmente muitos adultos não dão a devida atenção sobre o assunto, mas quando conversamos com o jovem, ou com a criança, conseguimos ter maior proveito no objetivo que almejamos”, pontuou. O Governo do Estado está enfatizando a importância da eliminação de criadouros do mosquito em cemitérios, sucatas e borracharias, o que inclui também o descarte seguro do lixo em sacos plásticos e colocar garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo em lixeiras tampadas. Paralelo a isso, a mobilização chama atenção para evitar água parada em recipientes ou deixar tonéis, caixas, barris e calhas de chuva destampados.
UM QUATRO PARTICIPAÇÕES LTDA torna público, que recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, em 30/01/2024, Autorização de Perfuração nº 1116001/2024, cuja as coordenadas geográficas são: Lat. 02º31’5.36” S e Long. 44º13’35.89” W, com validade de 03 anos de um poço situado na Av. São Luis Rei de França, S/N, Bairro Turu, São Luis - MA, para fins de consumo humano, conforme dados constantes no processo n° 171846/2023.
JESSICA GOMES DUAILIBE BARROS, CPF: 032.615.36322, torna público, que REQUEREU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a OUTORGA DE DIREITO DE USO - ODU, conforme Processo n° 031062/2024, Fazenda Jardim I Gleba II, localizada no município de Grajaú-MA.
OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL APREENDE DROGAS E PRENDE
UMA
PESSOA POR
TRÁFICO DE DROGAS EM TIMON
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), a Polícia Civil do Maranhão, desencadeou operação policial de enfrentamento ao tráfico de drogas no município de Timon. Os alvos da ação policial foram os bairros Bela Vista e Cocais.
As investigações se iniciaram na Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Timon, após
recebimento de informações sobre pontos de comércio de entorpecentes nos bairros alvos.
De acordo com a delegacia especializada, após conclusão das investigações iniciais, foi representado ao Poder Judiciário pela expedição de três mandados de busca e apreensão contra endereços alvos das investigações.
Nesta manhã, durante o
cumprimento das ordens judiciais, as equipes policiais conseguiram apreender drogas do tipo maconha , crack e cocaína, além de apetrechos utilizados no tráfico de drogas como balança de precisão e invólucros plásticos. Em razão da posse dos entorpecentes e dos apetrechos, uma pessoa foi presa e apresentada na Central de Flagrantes de
Timon. Após os procedimentos, será encaminhada ao sistema penitenciário.
Além de equipes da DENARC, a operação policial contou com a participação de policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa(DHPP),Grupo de Pronto Emprego (GPE),com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC),todos do município de Timon.
EM SÃO LUÍS, POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR
POSSE DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS
A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) , realizou na manhã desta segunda-feira (19) ,a prisão de um homem, de 24 anos , pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas no bairro Coha -
fuma, em São Luís.
A prisão ocorreu após a superintendência especializada receber uma denúncia de que um homem estaria armazenando drogas e de posse de uma arma de fogo em uma casa no bairro. De posse da informação, os policiais civis re -
alizaram o monitoramento do imóvel alvo, onde conseguiram lograr êxito em prender o homem de posse de tabletes de maconha , quantidades pequenas do mesmo entorpecente ,balança de precisão, caderno de anotações, dois notebooks sem procedência lícita comprovada, papel
ILHA E DETERMINA MAIS 15 OBRAS NO INTERIOR DO ESTADO
Seis delegacias foram completamente reformadas e entregues durante esta segunda-feira (19) como parte do Plano de Reestruturação de Delegacias de Polícia Civil, o maior já realizado na história pelo Governo do Maranhão. Na ocasião, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a requalificação de mais 15 prédios, ampliando de 62 para 77 obras que serão entregues até o final deste ano.
“Estamos fazendo o maior programa de reconstrução e requalificação das delegacias do Maranhão. Encontramos muitas delegacias em péssimas condições e outras em espaços irregulares e hoje assinamos ordens de serviço para reformar mais 15 delegacias, totalizando 77 reformas e ampliações”, anunciou o governador Carlos Brandão.
Ao todo serão investidos mais de R$ 30 milhões na requalificação dos espaços que contarão com a estrutura necessária para que a Polícia Civil desempenhe as suas atividades e possa receber adequadamente os cidadãos que precisem dos serviços das delegacias.
Exemplo da importância das obras foi o primeiro local entregue nesta segunda-feira, o 10º Distrito Policial do Polo Coroadinho, unidade responsável por uma das comunidades mais densamente
povoada do país, com 18 mil domicílios e 50 mil pessoas residentes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Essas novas estruturas resumem com exatidão o nosso desejo enquanto Polícia Civil: a oferta de um trabalho de excelência para o cidadão e condições agradáveis aos policiais. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão e a todos que administraram, geriram, fiscalizaram essas obras com muita competência”, disse Jair Paiva, delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão.
Além do 10º Distrito Policial do Polo Coroadinho, foram entregues nesta segunda-feira os prédios da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Vila Palmeira), Delegacia de Roubos e Furtos (Vila Palmeira), 13º Distrito Policial do Cohatrac, Plantão Central do Cohatrac e também o prédio da Delegacia Especial de São José de Ribamar.
Mais quatro prédios – nos municípios de Axixá, Bacabeira, Buriti e São João dos Patos – já estão com as obras concluídas e serão entregues nesta primeira etapa que inclui 62 delegacias até outubro deste ano; as outras 15 obras com ordens de serviço assinadas nesta segunda-feira e que fazem parte da segunda etapa terão as obras concluídas até o final do ano.
filme, além de uma pistola calibre 380, três carregadores e 19 munições intactas. O indivíduo estava usando tornozeleira eletrônica como medida cautelar diversa da prisão decretada em outro processo criminal de competência federal. O indivíduo foi apresentado na sede da SENARC.