16.02.2024

Page 1


ATOS E FATOS

São Luís - MA, Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024

Judiciário inaugura novo fórum da comarca de Itinga do Maranhão

PÁGINA 4

POLÍTICA:

MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55144

Fluminense e Vasco ficam no 0 a 0 em jogo com arbitragem confusa

PÁGINA 6

“Hoje é um dia especial para o público gospel cantar e dançar diferentes ritmos louvando ao Senhor e assimilando a palavra de Deus nesta linda festa, em que contamos com a presença de atrações locais, nacionais e internacionais. Nós estamos muito felizes por poder realizar este evento abençoado aqui na Praça Maria Aragão”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou toda a programação na companhia da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, e do secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida. Pag. 3

Inscrições para exibição de filmes em espaços culturais estão abertas

PÁGINA 7

Pesquisa mostra que BNDES tem melhor avaliação popular desde 2015

PÁGINA 5

POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM GRAJAÚ SES convoca população para enfrentamento à dengue e outras arboviroses

PÁGINA 8 PÁGINA 2

SES convoca população para enfrentamento à dengue

e

O Governo do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (15), a abertura simbólica da campanha de vacinação contra a dengue no estado, na Unidade Integrada José Giorceli Costa, no bairro Madre Deus, em São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cinco municípios prioritários realizarão, nesta fase, a aplicação da primeira dose (D1) da vacina contra a dengue, entre crianças de 10 a 11 anos. São as cidades maranhenses de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

“Não podemos reduzir a vigilância contra a dengue e outras arboviroses. Vamos reforçar ainda mais os cuidados eliminando os focos do Aedes aegypti. Paralelamente, convocamos os pais e responsáveis das crianças de 10 a 11 anos, dos cinco municípios prioritários no estado, para que realizem a vacinação contra a dengue nos seus territórios”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Ao todo, foram encaminhadas ao Maranhão 40.610 doses, sendo 27.367 doses para São Luís; 7.184 para São José de Ribamar; 4.337 para Paço do Lumiar; 1.102 para Raposa e 620 doses destinadas ao município de Alcântara. O esquema vacinal da dengue será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Gisele da Silva, de 37 anos, esteve com a filha

10 anos,

bólico de vacinação contra a dengue. “A chegada da vacina é importante porque é uma questão de saúde, pois ela ajuda a prevenir os sintomas da doença que nos levam ao hospital, ou para a internação, ou até mesmo à morte”, afirmou. “Fazer a limpeza da casa ajuda bastante, assim como evitar água parada e botar areia nos vasos”, acrescentou Maria Clara.

O jovem William Paixão, de 11 anos, também recebeu a primeira dose da vacina contra a dengue. “A vacina é uma coisa boa, porque a pessoa vai se prevenir, vai se cuidar para não pegar a doença”, disse.

Acompanhada da mãe Michelle Dotta Carlos, Ana Paula Dotta Carlos, de 10 anos, garantiu a primeira dose para proteção contra a doença. “A dengue tem se mostrado por todo o país e a vacina com certeza é a solução para que a gente proteja os nossos filhos e a nossa família contra esse mosquito. Infelizmente, embora a gente cuide do lar da gente, tem sempre um vizinho ou tem sempre alguma outra pessoa que não faz o correto e deixa todo mundo suscetível a esse mal”, enfatizou a mãe da criança.

A secretária de Saúde de Alcântara, Georgiane Ribeiro Cerejo, participou da abertura simbólica da campanha e celebrou o início da vacinação contra a dengue. “É de suma im -

portância, tendo em vista o grande agravo dos casos de dengue não só no Maranhão e no município de Alcântara, mas em todo o Brasil. Hoje temos 11 Unidades Básicas de Saúde no nosso município, nesta sexta-feira estaremos fechando o cronograma para o quanto antes iniciarmos a aplicação das doses”, explicou.

Representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), o secretário de Saúde do município de Paulo Ramos, Gilson Pontes, destacou o empenho do Maranhão no combate às arboviroses e reiterou o apoio à SES nas ações de prevenção nos 217 municípios. “A vacinação [contra a dengue] é de suma importância”, ressaltou o gestor sobre a campanha de imunização nos municípios prioritários no estado.

A gestora da Unidade Regional de Educação de São Luís, Stéfanny Duarte, celebrou a parceria entre as pastas da Saúde e da Educação. “É uma dinâmica muito assertiva por parte do Estado de criar esse mecanismo de procurar realmente as escolas. Ainda mais nessa faixa etária, como as crianças já estão com o seu calendário vacinal completinho, é importante que a gente possa adentrar as escolas para justamente pegar esse público alvo e promover essa vacina dentro da sala de aula”.

Também estiveram pre -

sentes na abertura da campanha de vacinação contra dengue a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos; o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira; a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo; a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Adriana Mota; a secretária adjunta de Vigilância em Saúde de São José de Ribamar, Creusa Maia; a coordenadora da Imunização de São José de Ribamar; Monica Sales; o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Dengue de São José de Ribamar, Genilson Matos; a secretária de Saúde do município de Raposa, Raidênia Oliveira; a coordenadora de Imunização do município de Raposa, Allanna Lago e a representante do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES/MA), Carmen Belfort. Dados

De acordo com o Informe Semanal das Arboviroses, do Programa Estadual de Controle das Arboviroses da SES, no período de 31 de dezembro de 2023 até 10 de fevereiro de 2024, foram confirmados 102 casos de Dengue, 7 de Chikungunya e 7 de Zika vírus no Maranhão. Atualmente um óbito por dengue segue em investigação no Maranhão.

outras arboviroses

Com o tema “Pequenas atitudes fazem a diferença no combate ao mosquito”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) aposta na conscientização como estratégia de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Além de incentivar novos comportamentos no dia a dia, a mobilização reforça a importância da eliminação dos criadouros do mosquito.

“As arboviroses apresentam sazonalidade correspondendo ao período de aumento da temperatura e chuvas, que ocorre no primeiro semestre de cada ano. Devido às alterações climáticas, como El Niño, o início desse período de sazonalidade foi retardado, porém, com previsão de aumento de casos”, disse a chefe do Departamento de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Monique Maia. Para combater a dengue e as outras arboviroses, a melhor formar é impedir o nascimento do mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Jorge Moraes, o combate ao mosquito Aedes deve ser diário, uma vez que 75% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das residências. “São vários os locais onde o mosquito pode se criar. Pode ser atrás de uma geladeira em cima dos compressores, nos muros onde há gargalos de vidro, assim como no lixo descartado erroneamente, a exemplo dos copos descartáveis e garrafas de bebida, bem como vasilhas de água dos animais e dos jarros de plantas”, enfatizou o coordenador.

É importante também ficar atento aos tonéis, caixas, barris e calhas de chuva. No momento do descarte das sobras em sacos plásticos, as lixeiras devem ficar fechadas e manter garrafas de vidro e latinhas de boca para

baixo e guardar pneus em locais cobertos. É importante também que a pessoa faça uso de repelentes, sendo assim uma eficaz medida preventiva e protetiva. De acordo com o médico infectologista Bernardo Bastos Wittlin, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas de dengue, chikungunya e zika. “Os sintomas clássicos da dengue são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo como um todo, principalmente nos músculos. Nos casos mais graves, a doença costuma ocorrer entre o terceiro e o sétimo dia e os sintomas desse tipo normalmente são tontura, vômitos que não passam, dor muito intensa na barriga. Nestes casos, independentemente de onde o paciente for atendido, ele vai ser encaminhado para uma unidade de urgência e emergência para ter um tratamento mais de perto”, explicou o médico infectologista.

Vacina

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou a abertura da campanha de imunização na sexta-feira (9) para a faixa de 10 a 11 anos em Brasília. O processo vai avançar de acordo com entregas do imunizante. Ao todo, 16 estados receberão o primeiro lote de doses do imunizante. No Maranhão, as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram as escolhidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O esquema de imunização vai avançar progressivamente, conforme novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

Maria Clara Silva dos Santos, de
no ato sim-

Prefeitura de São Luís reúne milhares de pessoas em evento gospel na Praça Maria Aragão

A Prefeitura de São Luís promoveu, na tarde/noite de quarta-feira (14), na Praça Maria Aragão, uma grande festa popular para o público gospel. Três bandas e duas cantoras se apresentaram para milhares de pessoas, que saíram de casa exclusivamente para adorar a Deus.

“Hoje é um dia especial para o público gospel cantar e dançar diferentes ritmos louvando ao Senhor e assimilando a palavra de Deus nesta linda festa, em que contamos com a presença de atrações locais, nacionais e internacionais. Nós estamos muito felizes por poder realizar este evento abençoado aqui na Praça Maria Aragão”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou toda a programação na companhia da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, e do secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida.

O São Luís Gospel começou por volta das 17h, com a apresentação da banda Fogo e Glória, especializada em forró gospel. A

vocalista Sammy Goriato, que sacudiu o público do início ao término da apresentação, frisou que estava levando uma mensagem à Maria Aragão em forma de música. “Nós viemos trazer a mensagem do Senhor, que é a seguinte: se a porta se abrir, sou eu. Se ela fechar, também”, disse Goriato, que, além de cantar, mencionava a palavra de Deus. A segunda atração foi a banda de reggae internacional Christafari, bastante conhecida do público local e que já se apresentou diversas vezes na capital. O grupo fundado nos Estados Unidos e que tem participado de turnês mundiais, nas quais reúne numeroso público, chegou com a energia nas alturas já na primeira música. A batida contagiante do ritmo invadiu a praça e músicas como a canção “Hosanna”, uma das mais conhecidas de seu repertório, contagiou a plateia. Christafari era bastante aguardada por quem foi prestigiar o São Luís Gospel 2024. É que o grupo é pioneiro no gênero reggae gospel nos Estados Unidos e em todo o mundo. No entanto, a banda é mais do que

apenas músicos. Os artistas são missionários musicais, espalhando a mensagem de esperança e salvação globalmente e atingindo, aproximadamente, 20 países por ano. “Para ir para o céu, você precisa se arrepender dos seus pecados. E quero que todos vocês que estão aqui hoje sejam recebidos no céu”, disse o vocalista Mark Mohr.

A professora de Inglês, Eva Guimarães, que é da Igreja Batista, marcou presença no evento. Ela contou que sua expectativa maior era em torno do show da banda internacional Christafari, que já teve o prazer de assistir em outro estado e gostou muito. “Eles são muito bons no que fazem e nos trazem uma mensagem maravilhosa em suas músicas. Amei a apresentação”, disse Eva Guimarães.

Maria Marçal

Depois, foi a vez da apresentação da jovem cantora Maria Marçal, de apenas 14 anos de idade, que foi anunciada pelo prefeito Eduardo Braide. A artista carioca demonstrou potência vocal e muita afinação, características marcantes de seu projeto solo. Ela contou que se apresentava pela segunda vez na capital maranhense e não escondia o entusiasmo.

“Já estive aqui antes e estou retornando para louvar ao Senhor com o público maranhense, misturando músicas que gravei e canções de outros artistas. Queria agradecer por mais este convite do prefeito Eduardo Braide”, disse Maria Marçal.

Isadora Pompeo

A noite esquentou ainda mais com a performance da cantora, compositora, in -

fluenciadora e youtuber Isadora Pompeo, que cantou seus mais tocados sucessos, a exemplo das músicas “Pra Te Contar Os Meus Segredos”, “Minha Morada”, “Deus Perfeito” e “Bênçãos Que Não Têm Fim”, entre várias outras. Isadora, que contagiou a plateia ao longo de sua performance incisiva, disse que São Luís tem uma energia boa e isso a ajuda a fazer uma apresentação que, inclusive, poderia vir a ser algo transformador para muitas pessoas.

“Eu cresci assim, assistindo a shows musicais. E isso me motivava a estar mais perto do Senhor, ou seja, me dava um gás a mais. Logo, acredito que muita gente aqui também pode estar precisando desse mesmo gás. E se essas pessoas que quiserem buscar uma referência em mim, claro que isso será maravilhoso”, disse Isadora Pompeo, antes da apresentação, revelando que já estava há três dias em São Luís, especialmente para o evento, embora quase ninguém soubesse.

A noite foi encerrada com a apresentação da banda Morada, uma das mais influentes do cenário gospel no Brasil. Formado em 2009, o grupo tem uma carreira sólida com cinco álbuns lançados, milhões de visualizações nas plataformas de streaming e milhares de seguidores nas redes sociais. Na apresentação em São Luís, os artistas mesclaram diferentes ritmos, como rock alternativo, reggae, folk e hip-hop. No repertório, músicas como “Morada em Mim”, “É tudo sobre Você“ e “Uma Coisa”, entre diversas outras.

‘Café com Notícias’ - Urologista aborda importância da prevenção ao câncer de pênis

O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (15), na TV Assembleia, recebeu o médico urologista Rafael Campos para falar sobre a prevenção ao câncer de pênis. Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o estado é campeão mundial no registro de casos da doença, sendo 6,1 casos por cada 100 mil habitantes. De acordo com o médico Rafael Campos, uma das principais causas da doença é a falta de higiene, mas ela também pode ser desencadeada por outros fatores, como o tabagismo

e a fimose. Somente no ano passado, foram realizadas 651 amputações do órgão e cerca de 454 óbitos em decorrência do câncer de pênis. Esses altos registros, segundo o especialista, estão relacionados à falta de informação e aos baixos índices socioeconômicos, o que dificulta o acompanhamento adequado e a conclusão do tratamento.

O médico orientou que aquelas pessoas que têm dificuldade de ter acesso a um especialista, no caso o urologista, podem buscar um primeiro atendimento com o médico da família, na

Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Esse profissional examinará o paciente e, se verificada a necessidade, ele será encaminhado para o especialista.

“O tratamento pelo SUS, infelizmente, é realizado em poucos lugares do nosso estado, assim como a cirurgia. A maioria dos casos e tratada em São Luís, após comprovada a existência da doença com a realização de uma biópsia”, observou.

O urologista Rafael Campos relatou, ainda, que a maioria dos casos registrados é proveniente do norte do estado, região da Baixa-

Governo tenta acelerar criação de agência de segurança cibernética, dizem fontes

As recentes operações da Polícia Federal envolvendo atividades de inteligência têm acelerado os planos do governo para a criação da Agência Nacional de Segurança Cibernética (ANCiber).

Atualmente, parte das atribuições ligadas ao tema está sob responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações, ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que perderia essa função.

O texto do projeto de lei para criação do novo órgão está pronto, na Casa Civil da Presidência da República. Depende apenas da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser enviado ao Congresso Nacional.

Segundo apuração da CNN, isso deve ocorrer tão logo seja realizada a primeira reunião do Comitê de Segurança Cibernética, que reúne representantes do governo e da sociedade civil. De acordo com o documento, a ANCiber seria vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e teria como missão principal regular questões ligadas a crimes virtuais nas esferas pública e privada.

Pelos estudos que deram origem à minuta do projeto,

da Maranhense. Para prevenir a doença, o médico recomendou que seja feita a higiene do órgão várias vezes ao dia com água e sabão, a vacinação contra o HPV, o uso de preservativos e a conscientização, por meio da educação sexual.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309). A apresentação é da jornalista Elda Borges.

o custo estimado para manter a estrutura da agência, quando estiver plenamente implementada, será de R$ 540 milhões por ano. Ela contará com aproximadamente 700 servidores.

Quanto ao financiamento desses custos, está completamente descartada a criação de uma taxa dos usuários de internet, algo que chegou a ser discutido.

A criação da ANCiber faz parte de um plano mais amplo de implementação de uma política nacional de segurança cibernética, instituída por meio de decreto no fim do ano passado.

Entre os objetivos da política estão o fortalecimento da atuação diligente na internet, especialmente das crianças, adolescentes e idosos; a contribuição para o combate aos crimes cibernéticos; e o desenvolvimento da educação em segurança cibernética na sociedade.

O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em relação a prejuízos financeiros em decorrência de ataques cibernéticos, segundo o GSI.

Um relatório da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) apontou que os ataques cibernéticos no Brasil aumentaram 94% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Quinta Vara da Família de São Luís faz correição em 100 processos

lhidos de forma aleatória, dentro do acervo judicial.

STF tem maioria para tornar ré cúpula da PMDF no 8 de janeiro

Também poderão, por escrito ou pessoalmente, dar sugestões sobre o funcionamento da secretaria judicial ou sobre os atos ou atividades de servidores da vara.

No prazo de trinta dias após o encerramento dos trabalhos, deverá ser elaborado um relatório a ser enviado à Corregedoria Geral da Justiça, sobre os trabalhos e os fatos constatados durante as atividades.

Teve início nesta quinta-feira, 15, às 8h, a Correição Ordinária na secretaria judicial da 5ª Vara da Família do Fórum de São Luís. O encerramento dos trabalhos da correição está previsto para o dia 28 de fevereiro de 2024, às 18h, no mesmo local.

A correição ordinária tem como objetivos analisar a regularidade no andamento dos processos judiciais; medir o tempo de cumprimento das determinações judiciais; ver a regularidade na remessa das informações mensais à Corregedoria Geral da Justiça; verificar as condições prediais e patrimoniais do fórum; checar as condições de armazenamento dos processos em curso e o cumprimento da exigência de lançar nos autos os atos ordinatórios.

A fiscalização dos processos funcionará por amostragem, na proporção de 100 processos, sendo selecionados os 20 mais antigos, e os demais esco -

RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

Durante a correição, pessoas da comunidade poderão apresentar reclamações a respeito de possíveis irregularidades.

A correição é presidida pela juíza Luciany Ferreira Miranda, auxiliar de entrância final, conforme o Edital (EDT-GJALCSFM – 12024 publicado em 9 de fevereiro, e seguirá as regras previstas na Resolução-GP – 14/2019 e no Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça.

Judiciário inaugura novo fórum da comarca de Itinga do Maranhão

O Poder Judiciário entregou à população maranhense mais um prédio moderno e acessível para prestação dos serviços jurisdicionais: o novo fórum da comarca de Itinga do Maranhão, distante 620 quilômetros de São Luís. A inauguração, realizada nesta quinta-feira (15/2), contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; do desembargador José Nilo Ribeiro; do juiz respondendo por Itinga do Maranhão, Bruno Ramos Mendes (titular de São Pedro da Água Branca); do prefeito municipal, Lúcio Flávio Araújo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Alves Bezerra, além de juízes e juízas da região, servidores e servidoras, vereadores(as) e população do município. Localizado na Av. Juscelino Kubitschek, o Fórum “Desembargador Carlos Wagner de Sousa Campos” é constituído por uma unidade jurisdicional, com sala de audiências, gabinete de juiz, assessoria, secretaria judicial, arquivo, sala de distribuição e protocolo, sala da OAB e de oficiais de Justiça, recepção, copa, banheiros e estacionamento. O imóvel segue o modelo padrão estabelecido pelo Tribunal de Justiça e está em conformidade com as recomendações contidas na Resolução nº 114 do CNJ.

Com área total de 2.500 metros quadrados e área construída de quase 800 metros quadrados, o novo prédio do Poder Judici-

ário em Itinga do Maranhão é adaptado para acessibilidade de pessoas com deficiência e prevê medida de sustentabilidade com reaproveitamento da água da chuva para descarga dos banheiros. O Fórum conta ainda com um Salão do Júri com 234 metros quadrados e 40 lugares. O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a Presidência do TJMA tem se dedicado para entregar ao jurisdicionado a infraestrutura necessária para, sobre ela, colocar a superestrutura de serviços judiciais, seguindo os eixos adotadas pela gestão, de governança, resolutividade, integralidade e transparência. “Esse prédio magnífico possui instalações amplas, instalações confortáveis para receber a sociedade. É um prédio público construído com recursos do Poder Judiciário, portanto, recursos públicos para servir a sociedade, para que ela tenha aqui um local para apresentar as suas ações devidamente representadas pelos advogados, para que os nossos juízes e servidores possam entregar o melhor serviço possível”, pontuou.

O juiz Bruno Ramos Mendes, respondendo pela comarca de Itinga do Maranhão, avaliou que a construção da sede própria do Poder Judiciário é de extrema importância para todos que atuam no sistema de Justiça em Itinga e principalmente para o jurisdicionado, que passa a contar com um local de referência para buscar seus direitos,

orientação e auxílio. “O júri é extremamente importante, pois as sessões plenárias apuram o crime de maior gravidade que existe na legislação brasileira, que é um crime contra a vida, com um salão do júri próprio, vai ser possível que a população venha assistir e possa entender o seu funcionamento”, frisou.

O advogado Felipe Andrade, presidente da subseção da OAB em Açailândia, avaliou a inauguração como uma mudança muito significativa, já que o novo prédio possui estrutura que irá proporcionar para a justiça mais comodidade e um trabalho com mais eficiência. “Para o cidadão de Itinga é uma grande conquista, porque representa, de fato, a presença da justiça estadual na sua cidade. Os advogados que atuam no município estão muito felizes porque têm uma sala agora, onde poderão atender os clientes, fazer reuniões e aguardar as audiências. Então, essa estrutura, ela significa a entrega da prestação jurisdicional, de fato, de forma física”, destacou.

“Eu creio que todos os julgamentos aqui pautados, seja numa sala, numa mesa, de independência do juiz que ele tem para poder julgar a causa, quero agradecer sobretudo aqueles que esperam por justiça na nossa tão bela e boa Itinga do Maranhão, com seus quase 30 mil habitantes, que merecem muito o que a justiça maranhense tem feito e o Itinga, hoje, é quem ganha”, observou o prefeito municipal.

TÍTULO DE CIDADÃO

Após a inauguração do novo fórum, em solenidade realizada no Salão do Júri, o desembargador Paulo Velten foi agraciado com o Título de Cidadão de Itinga do Maranhão, em proposta oferecida pelo vereador Francisco das Chagas Nascimento, Chiquinho, e aprovada pelos(as) demais. A entrega do Título de Cidadão contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Fabiano Alves Bezerra, do proponente, vereador Francisco das Chagas Nascimento e outros(as) membros(as) da Casa Municipal.

“Todos, não somente eu e o presidente da Câmara, mas todos os colegas vereadores estiveram empenhados para que esse momento chegasse, aqui em Itinga, de conceder o título de cidadania a vossa excelência, pelo presidente que o senhor é, um dos responsáveis por essa tamanha obra que o povo de Itinga tanto merece”, disse o vereador Chiquinho.

“Essa homenagem eu vou carregar pra sempre, jamais esquecerei, me sinto realmente itinguense, agradeço a todos os vereadores a atenção e hospitalidade, me sinto muito orgulhoso”, ressaltou o desembargador Paulo Velten.

Participaram da inauguração e entrega de título os juízes Adolfo Pires da Fonseca (Imperatriz), Marcos Antônio Oliveira (Imperatriz), Paulo Nascimento (Açailândia) e a juíza Ana Beatriz Jorge (Imperatriz).

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus sete integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. O recebimento da denúncia é julgado pelo colegiado, atualmente formado por quatro ministros, no plenário virtual, modalidade em que os votos são computados por via eletrônica, sem debate. A sessão de julgamentos está prevista para durar até 20 de fevereiro. Falta o voto do ministro Luiz Fux.

Os oficiais da PMDF foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por omissão durante os atos golpistas. Pela peça de acusação, eles teriam conspirado desde o ano anterior em favor de um levante popular pró-Bolsonaro, e no 8 de janeiro deixaram deliberadamente que os crimes fossem cometidos.

A denúncia menciona a troca de mensagens entre os acusados em que demonstram inconformismo com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição e a expectativa de uma intervenção militar para impedir sua posse. A PGR apresentou ainda vídeos demonstrando a inação dos policiais militares. Todos foram denunciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e por violações à Lei Orgânica da PMDF.

Em seu voto, Moraes afastou alegações das defesas de que o Supremo não teria a competência para julgar a alta cúpula da PM. O ministro frisou a decisão do plenário da Corte que atestou a competência do STF no caso.

O relator também rechaçou a inépcia da denúncia, alegada por todas as defesas.

Os advogados argumentaram que a PGR não teria tido sucesso em delinear as condutas supostamente ilegais.

Outro argumento de todas as defesas é o de que os policiais não tinham conhecimento sobre a possibilidade de atos violentos durante o 8 de janeiro, hipótese que também foi afastada por Moraes.

O ministro argumentou haver “significativos indícios que os denunciados detinham conhecimento das circunstâncias fáticas do perigo, conforme amplamente demonstrado pela extensa atividade de inteligência desempenhada pela Polícia Militar do Distrito Federal, de modo que todos os altos oficiais denunciados tomaram conhecimento antecipado dos riscos inerentes aos atentados de 8 de janeiro de 2023”.

Moraes concluiu que os “denunciados, conforme narrado na denúncia, integrava o núcleo de autoridades públicas investigadas por omissão imprópria, que possibilitou a execução dos atentados materiais contra as sedes dos Três Poderes”.

O relator também defendeu a manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, de modo a não colocar em risco as investigações.

Os militares denunciados são:

coronel Klepter Rosa Gonçalves, ex-comandante-geral da PMDF;

coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF;

coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF; coronel Paulo José Ferreira de Sousa, ex-comandante interino do Departamento de Operações da PMDF; coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos, ex-chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF; major Flávio Silvestre de Alencar, PM que estava trabalhando durante o 8 de Janeiro; tenente Rafael Pereira Martins, PM que estava trabalhando durante o 8 de Janeiro.

Pesquisa mostra que BNDES tem melhor avaliação popular desde 2015

Pesquisa do instituto Datafolha a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revela que 95% da amostra de 2.020 brasileiros entrevistados apontaram aspectos positivos da instituição, entre os quais a contribuição para o desenvolvimento empresarial e do país e para a geração de empregos. De acordo com o banco, essa é a melhor avaliação da série histórica, iniciada em 2015.

A sondagem foi feita entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023 e abrangeu cidadãos com 18

anos de idade ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES. Segundo o instituto de pesquisa, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015. Do total de consultados, 73% afirmaram confiar no BNDES. De acordo com o Datafolha, os índices favorabilidade,

confiança e advocacy (prática ativa de cidadania) entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos: 82% têm impressão positiva do banco, 73% manifestaram confiança alta ou muito alta no BNDES, e o índice de advocacy alcançou 43 (percentual de pessoas que falariam bem do banco menos percentual de pessoas que falariam mal). Com esses resultados, o índice de favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice advocacy subiu 11 pontos em

relação à pesquisa anterior. Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, “os resultados revelam a importância da decisão deste governo de retomar o BNDES como instituição protagonista do desenvolvimento do Brasil”. Destaque também para a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição, que aumentou 18 pontos percentuais em 2023, bem como a contínua divulgação de informações, ou transparência, que subiu 17 pontos percentuais, melhores resultados nos últimos anos. Mercadante destacou que o BNDES, que já foi acusado de ser uma “caixa-preta”, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população. Na avaliação de Aloizio Mercadante, esse é o resultado do trabalho de “profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”.

Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos

A movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos. No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens. Os dados constam do relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis re-

gistrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, destacou o relatório, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

Ao desconsiderar as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora ainda mais. No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões

de toneladas úteis. Esse foi o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis.

Em nota, a Casa Civil atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Segundo a pasta, a combinação de investimentos públicos e privados permite a melhoria da malha ferro-

Mercado eleva previsão da inflação para 2024 e 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país –teve elevação, passando de 3,81% para 3,82% este ano.

A estimativa está no Boletim Focus desta quinta-feira (15), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,5% para 3,51%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

A estimativa para 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas de inflação estão fixadas em 3%, com a mesma tolerância.

Em janeiro, pressionada pela alta dos alimentos, a inflação do país foi de 0,42%, abaixo do apurado em dezembro, de 0,56%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, o IPCA soma 4,51%.

Juros básicos

viária.

Entre as principais realizações, a Casa Civil citou a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). A pasta também lembrou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

O governo também cita o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Além disso, as parcerias público-privadas, ressaltou o ministério, liberarão recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.

iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 9% ao ano. Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 8,5% ao ano e se mantenha nesse patamar em 2026 e 2027.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros - a Selic - definida em 11,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O comportamento dos preços já fez o BC cortar os juros pela quinta vez consecutiva, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

Em comunicado, o Copom indicou que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista “necessária para o processo desinflacionário”.

O órgão informou que a interrupção dos cortes dependerá do cenário econômico “de maior prazo”.

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano permaneceu em 1,6%. Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 2%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro projeta expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.

Superando as projeções, no terceiro trimestre do ano passado a economia brasileira cresceu 0,1%, na comparação com o segundo trimestre de 2023, de acordo com o IBGE. Entre janeiro e setembro, a alta acumulada foi de 3,2%.

Com o resultado, o PIB está novamente no maior patamar da série histórica, ficando 7,2% acima do nível de antes da pandemia, registrado nos três últimos meses de 2019. Os dados do quarto trimestre de 2023, com o consolidado do ano, serão divulgados pelo IBGE em 1º de março. No caso do dólar, a previsão de cotação está em R$ 4,92 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5.

Fluminense e Vasco ficam no 0 a 0 em jogo com arbitragem confusa

Em uma partida com uma arbitragem muito confusa e criticada de lado a lado, Fluminense e Vasco não passaram de um empate sem gols na noite desta quarta-feira (14) no estádio do Maracanã. Com o resultado do jogo, válida pela 8ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca e transmitida pela Rádio Nacional, o Tricolor das Laranjeiras dorme na liderança da competição, com 18 pontos, mas deixa aberta a possibilidade de

o Flamengo (que enfrenta o Bangu na quinta-feira) assumir a ponta da tabela. Já para o Cruzmaltino o resultado foi muito negativo, com a queda para a 5ª posição da classificação com 13 pontos. A equipe de São Januário teve um gol do argentino Vegetti anulado, além de pedir a marcação de dois pênaltis a seu favor. O Fluminense também criticou muito o trabalho do juiz, que expulsou um jogador de cada lado, além do técnico Fernando

Diniz. Os tricolores também pediram a marcação de um pênalti.

Quem gostou do empate no Maracanã foi o Botafogo, que derrotou o Volta Redonda por 3 a 0, com gols de Júnior Santos, Savarino e Bastos, para subir para a 3ª posição da classificação com 14 pontos. Vitória do Peixe

O dia também foi de clássico no Campeonato Paulista, com vitória de 1 a 0 do Santos sobre o São Paulo em pleno estádio

Após estrear pelo Sampaio,

do Morumbi. A partida foi marcada pelas críticas à arbitragem, que anulou dois gols do Tricolor. A vitória do Peixe foi garantida graças a gol de Morelos em cobrança de pênalti.

Também no Paulista, o Corinthians foi até o estádio Santa Cruz para golear o Botafogo-SP por 4 a 1 com gols de Yuri Alberto, Wesley e Ángel Romero (dois). Esta foi a segunda vitória seguida do Timão sob o comando do técnico António Oliveira.

Thiago Rosa comemora semana de treinos: “muitas coisas para melhorar”

Anunciado pelo Sampaio Corrêa no último dia de janeiro, antes do clássico diante do Moto Clube, Thiago Rosa fez sua estreia pela Bolívia Querida na última rodada, na derrota por 1 a 0 para o Imperatriz. Além de ter

marcado a estreia do lateral-esquerdo, o confronto também foi o primeiro jogo de Thiago desde março de 2023, quando ainda atuava pelo Avaí. Em abril sofreu uma lesão no metatarso que o acometeu durante todo o ano.

“Me senti muito bem e feliz por ter retornado, foi um período difícil para mim, mas graças a Deus passou e agora é página virada. Falta me condicionar fisicamente e pegar ritmo, o que é normal pelo tempo que fiquei parado,

mas estou trabalhando forte para ficar 100% o mais rápido possível”, revelou.

Com 10 dias entre as partidas contra o Imperatriz e contra o Cordino, foi a primeira vez desde a estreia na temporada em que o Sampaio teve ao menos uma semana cheia para treinar, algo visto com muito bons olhos pelo defensor de 21 anos.

“Tá sendo muito importante ter essa semana cheia, porque temos muitas coisas para melhorar, e conseguimos fazer isso só trabalhando, então estamos aproveitando cada dia”, disse o lateral, que também falou sobre o confronto contra o último colocado.

“Temos que estar concentrados e focados no objetivo principal, não importa quem seja, vamos buscar sair com os três pontos”, finalizou.

A partida entre Sampaio Corrêa e Cordino acontece às 17h deste sábado (17), no Leandrão.

Inscrições para exibição de filmes em espaços culturais estão abertas

A partir desta quinta-feira (15), locais de exibição de filmes e cineclubes podem se inscrever para credenciamento na Mostra Difusão, que acontecerá de 25 de março a 24 de abril. Os espaços que cumprirem as exigências poderão reproduzir gratuitamente os filmes que serão disponibilizados na programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH), por meio de plataforma streaming.

A inscrição deve ser realizada no site Mapas da Cultu-

ra, até o dia 23 de fevereiro. É necessário criar uma conta e estar logado para concluir a solicitação.

Poderão participar pontos de cultura, instituições educacionais, museus, bibliotecas públicas e comunitárias, espaços e coletivos culturais, movimentos sociais do campo e da cidade, associações, cooperativas, ONGs e qualquer equipamento cultural que promovam atividades abertas às comunidades. É necessário ter equipamento de proje-

ção e sonorização, além de acesso à internet banda larga.

A Mostra Difusão faz parte da programação da 13ª MCDH, que reúne filmes e oficinas nas áreas de audiovisual e educação, em todo o país. Nesta edição, tem como tema Vencer o ódio, semear horizontes, com o objetivo de promover debates sobre democracia, direitos políticos, diversidade religiosa, memória e enfrentamento à tortura e ao genocídio, entre outros.

Produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, a MCDH foi retomada depois de seis anos sem ocorrer. A abertura desta edição foi realizada em dezembro de 2023, no Centro de Artes da instituição, em Niterói, no Rio de Janeiro, com uma palestra do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. De acordo com a organização, foram capacitados mais de 700 professores para a utilização de filmes como ferramenta de ensino. Na Mostra Difusão, como nas edições anteriores, haverá a exibição descentralizada de filmes para promoção dos debates.

Realizada junto com o Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa da pasta de Direitos Humanos e da Cidadania é considerada uma das principais frentes educativas no setor. A ação, segundo o governo federal, responde às diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Governo deve repassar R$ 19 bilhões

do salário-educação em 2024

Este ano de 2024, a Receita Federal espera apurar mais de R$ 32 bilhões com a contribuição social feita por empresas vinculadas à Previdência Social. Desse total, pouco mais de R$ 19 bilhões serão distribuídos aos estados, Distrito Federal (DF) e aos municípios, na forma de salário-educação, para a suplementação das despesas públicas no setor.

Os critérios e valores da distribuição da quota que

cabe a cada ente federado, foram divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) em uma portaria publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, o cálculo da quota estadual e municipal, obedece o previsto em lei, e corresponde a dois terços de 90% da arrecadação líquida apurada.

A quota federal corresponde ao terceiro terço desse percentual e os 10% restantes é direcionado ao Fundo Na-

cional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Censo Escolar é usado como parâmetro para fatiar a quota que cabe aos entes federados e as unidades recebem conforme a divisão do número de alunos, em cada rede de ensino da educação básica pública, pelo total geral de toda educação básica pública, multiplicado pela estimativa de arrecadação. Na prática, os estados, DF e município recebem um salário-educação por vaga,

esse valor varia conforme a arrecadação mensal e é disponibilizado no site do FNDE.

Os valores do salário-educação são depositados de forma automática sem que haja necessidade que a secretaria de educação faça adesão ou celebre convênio para liberação do recurso. É necessário apenas que o ente federado mantenha uma conta bancária específica, aberta pelo FNDE em instituição financeira oficial.

PAULO ROBERTO CAPELETTI CPF: 476.481.809-44, torna público, que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA - MA, em 10/11/2023, LICENÇA ÚNICA AMBIENTAL -LUA, situada na Fazenda Palmeirinha E Cacimbinha, Zona Rural, Urbanos Santos– MA, conforme dados constantes no Processo SEMA nº 201087/2023.

ALAERCIO COMARELA, CPF Nº 545.798.809-00, torna público que recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA/MA, o pedido de Licença Única Ambiental de Regularização – LUAR de empreendimento agrossilvipastoril na Fazenda São Domingos e Dona Ema, situada na zona rural do município de Loreto e São Félix de Balsas, estado do Maranhão, conforme dados constantes no e-processo nº 102210/2018.

A ODONTO QUALITY LTDA CNPJ Nº41.973.501/0001-50 com endereço na Av. Mal Castelo Branco Quadra 04 nº452 Bairro do São Francisco, em São Luis – Maranhão, torna público que REQUEREU Licença de Operação (LO) junto à SEMMAM – São Luis (MA) para Atividade Odontológica no endereço supracitado conf. CONAMA 237/97 e Lei Complementar Federal nº140/2011.

COMUNICADO

ELO AGRONEGOCIOS E PARTICIPAÇÕES LTDA CNPJ nº: 26.512.832/0001-80 Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Renovação da Licença Única Ambiental - LUAR para a atividade de cultura de grãos, algodão herb á ceo e bovinocultura, a localizado na Zona Rural, s/nº, Balsas-MA, conforme processo no 209866/2023.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A. CNPJ nº: 03.995.515/0097-09 Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA, a Licença de Operação nº 00009/2023 para a atividade de Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - Supermercados, localizado na Av. João do Vale, nº 01, São Francisco, Pedreiras - MA, conforme processo no 13.955/2023.

COMUNICADO

LIDENOR DE FREITAS FACANHA JUNIOR, Pessoa Física, inscrito no CPF Nº 253.380.723-00, torna público que RECEBEU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, a Outorga de Direito de Uso de um poço situado na Rua Principal, S/N, Zona Rural, município de Codó/MA, sob as coordenadas geográficas 04°52’22.07’’S/44°18’91.00”W, para fins de dessedentação de animais, conforme dados constantes no e-processos nº 140283/2023.

FLAGRANTE POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM GRAJAÚ

A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (14), um homem de 47 anos por tentativa de homicídio no município de Grajaú. O indivíduo teria efetuado disparo de arma de fogo contra o próprio primo, um lavrador de 36 anos.

O crime ocorreu por volta das 19h da noite anterior no Povoado Bela Estrela, na zona rural da cidade, após uma discussão entre

eles. Tanto a vítima quanto o suspeito estavam alcoolizados, informou o delegado de Grajaú, Brito Jr.

“A irmã da vítima teria chegado ao local minutos após o disparo da arma de fogo e encontrado o irmão ainda consciente, momento em que ele informou quem teria tentado contra a vida dele. Em seguida, ele foi levado ao hospital”, acrescentou.

O tiro atingiu a região

da cabeça. Até o fim dessa quarta, a vítima encontrava-se em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da região.

O suspeito estava em sua residência, no mesmo povoado do ocorrido, quando foi capturado pelos policiais.

“Ele não apresentou resistência durante a abordagem e confessou os fatos, alegando que o primo era

usuário de drogas e que ele teria lhe ameaçado com uma foice, momento em que disparou um tiro de espingarda contra a vítima”, contou o delegado Brito Jr.

O homem foi levado à Delegacia de Grajaú, passou pelos procedimentos de praxe e foi encaminhado a uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição da Justiça.

EM BURITICUPU, POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO

Na cidade de Buriticupu, em uma ação realizada na última quarta-feira(14), a Polícia Civil do Maranhão, conseguiu identificar e prender em flagrante um homem, investigado de cometer um crime de furto qualificado contra um estabelecimento comercial situada na região

do centro da cidade. O crime ocorreu durante a madrugada do dia 14. De acordo com a 23ª Delegacia Regional de Buriticupu, depois de quebrar a vidraça da loja de confecção, o homem entra e pega vários produtos, principalmente, peças íntimas. O crime foi

registrado por câmera de videomonitoramento do circuito do estabelecimento, o que facilitou na identificação do indivíduo. O preso do furto ainda contou com a ajuda de um comparsa que deu cobertura do lado de fora, este último já identificado, mas foragido. De posse de informações

precisas, os policiais civis conseguiram localizar e prender o indivíduo aparece nas imagens entrando no estabelecimento para cometer o crime, além disso, uma parte dos produtos furtados foi recuperada. Agora, as diligências seguem a fim de prender o segundo participante.

Equipe de 100 agentes da Polícia Federal, 100 da Polícia Rodoviária Federal e 100 agentes das forças policiais locais atuam desde quarta-feira (14) na busca por dois presos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

Também estão sendo utilizados nas buscas três helicópteros (um da Polícia Federal, um da Polícia Rodoviária Federal e um do governo do Rio Grande do Norte) e drones para auxiliar na procura pelos fugitivos.

“Todos os esforços das autoridades federais e locais e com equipamentos importantes como helicópteros e drones estão voltados para a recaptura desses dois fugitivos”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (15).

Segundo o ministro, as autoridades acreditam que os fugitivos estão em um perímetro de 15 quilômetros de distância do presídio, onde fica uma zona rural.

“Pelas videocámaras não identificamos nenhum veículo que os tenha buscado quando transpuseram a grade do presídio. Também não temos notícia de furto ou roubo de veículo na região. Portanto, imaginamos que esses fugitivos devem ainda se encontrar naquela região”, conclui Lewandowski. Além disso, uma casa rural foi invadida nas proximidades, onde houve furto de roupas e de comida. “Certamente, isso pode estar relacionado a esses dois fugitivos que estão tentando sobreviver nesta área”.

Ainda ontem, o ministro determinou o afastamento imediato da atual direção da Penitenciária Federal em Mossoró. Mais cedo, foi nomeado o ex-diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) Carlos Luis Vieira Pires como interventor da unidade prisional.

Também foram acionadas a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), entidade que congrega as policiais federais e estaduais que combatem o crime organizado

Os dois fugitivos foram incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol e no sistema de proteção de fronteiras.

Para apurar as causas da fuga estão sendo realizadas dois tipos de investigação: uma de caráter administrativo, para apurar responsabilidades disciplinares e um inquérito policial que foi aberto no âmbito na Polícia Federal, para apurar eventual responsabilidade de natureza criminal e a participação de pessoas que possam ter facilitado a fuga dos dois detentos.

De acordo com o ministro, os dois presos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio para escapar. A unidade estava passando por uma reforma interna e os equipamentos não foram guardados adequadamente, facilitando o acesso dos detentos.

“Eles usaram um alicate que certamente estava jogado no canteiro de obras, quando deveria estar trancado, como ocorre em outras reformas de presídios”, explicou.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.