11.01.2023

Page 1

x Tem início correição em processos da 3ª Vara Criminal de Caxias São Luís - MA, Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 MP pede multa à chapa de Tarcísio por uso indevido de servidor da PF PÁGINA 4 Tênis: dupla de Stefani bate a da compatriota Bia Haddad na Austrália PÁGINA 6 Governador Carlos Brandão participa de ‘pacto pela democracia’ em Brasília POLÍTICA: PÁGINA 5 PÁGINA 8 PÁGINA 2 Índice Nacional da Construção Civil fecha 2022 com alta de 10,9% Acampamentos bolsonaristas são desmontados no Maranhão, diz governo Hemomar informa que o banco de sangue está em nível crítico, em São Luís R$ 2,00 ATOS E FATOS “A nossa presença no encontro com o presidente Lula, onde as instituições estaduais formam fileira com as federais neste ‘pacto pela democracia’, reforça a posição do Maranhão em respeitar as diferenças, mas sem negociar aquilo que o Brasil tanto lutou para garantir: o Estado Democrático de Direito no país”, explicou Carlos Brandão. Pag. 3 MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 54785 UEMASUL recebe fósseis da Universidade Regional do Cariri (URCA) PÁGINA 7 PÁGINA 4

Governo realiza ações para conter casos de malária em Rosário

cados, dois são de crianças, uma de oito meses e uma de dois anos. Um dos casos, também, é uma idosa de 94 anos. Até o momento, nenhum caso necessitou de internação.

O Governo do Estado também está reforçando as ações de educação em saúde, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social da cidade de Rosário, para orientação do que é a malária, sintomas e como se prevenir da doença.

Sintomas

Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão na cidade de Rosário para avaliar o aumento de casos de malária no município e traçar ações para conter a doença. Até o momento, foram registrados 48 casos de malária na cidade, todos localizados na Zona Rural do Município, nos povoados de Juçaral e Providência. O primeiro registro foi notificado no último dia 30 de dezembro, em Juçaral.

Após reunião entre representantes da Vigilância Epidemiológica da SES, com representantes do Município e da Regional de Saúde de Rosário, ficou de-

finido que, nesta terça-feira (10), equipes do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) irão até os locais de ocorrência dos casos onde farão o treinamento dos profissionais de saúde do município e vistoria, com testagem rápida para a malária e coleta de sangue dos pacientes notificados.

“Além disso, nesta quarta-feira, será realizada uma capacitação com todas as 21 equipes da Estratégia Saúde da Família, 126 agentes comunitários de saúde e 14 agentes de endemias. Todos eles serão capacitados em relação ao manejo clínico e o protocolo de malária e na operaciona-

lização da investigação em campo”, afirmou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças/SES, Tayara Costa Pereira.

As ações também incluem borrifação manual de inseticida de efeito residual para controle de vetores.

Já na sexta-feira (13), haverá uma reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Rosário onde serão repassadas orientações aos demais municípios da Regional sobre casos suspeitos de malária, uma vez que um dos povoados onde foram registrados casos, faz divisa com o município de Presidente Juscelino.

Entre os 48 casos notifi-

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Transmissão e prevenção

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Estudo identifica fator genético que pode levar à proteção contra a Covid-19

Um estudo da Universidade de São Paulo identificou um fator genético em potencial que indica potencial de proteção contra a Covid-19.

À CNN Rádio, o biólogo Mateus Vidigal, do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, explicou que em abril de 2020, chamaram atenção os relatos de pessoas que tiveram contato próximo com infectados e que ainda assim não contraíram a doença.

Por esse motivo, os pesquisadores buscaram esses indivíduos e conseguiram mais de 2 mil respostas de casos semelhantes.

“Fechamos esse estudo

com casais que tiveram esse contato, dividiam casa e cama, e investigamos a genética, com amostra de sangue, isolamos o DNA à procura de genes diferentes no indivíduo infectado e o ‘resistente’.”

Ele explicou que “identificamos alguns genes relacionados à resistência, (…) a gente acha que de alguma forma esses genes protegeram contra a Covid”.

De acordo com o biólogo,

um estudo paralelo também investigou idosos acima de 90 anos que tiveram casos graves de Covid-19: “Encontramos neles os mesmos genes relacionados à resistência.”

Mateus destacou que a identificação dos genes envolvidos foi “um passo importante” para saber “o que leva a pessoa a contrair a Covid de forma fácil e qual terá resistência.”

Com isso, será possível ter dados robustos para “criação de fármacos eficientes e também vacinas mais eficazes, a terapia do futuro é sempre observando a genética do indivíduo, pessoa a pessoa”.

Hemomar informa que o banco de sangue está em nível crítico, em São Luís

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) definiu como crítica a situação do estoque de sangue disponível, em São Luís. O problema pode resultar em implicações no tratamento de pessoas que precisam de transfusões de sangue, e, também, ocasionar desabastecimentos nas unidades de saúde.

De acordo com dados do Hemomar, há somente 42 bolsas do grupo sanguíneo O+ à disposição. A categoria possui a maior demanda entre os tipos sanguíneos ofertados no centro de doações.

Já o tipo sanguíneo O-, costumeiramente utilizado em situações de emergência, dispõe apenas de duas bolsas. A coordenadora de captação de sangue do Hemomar, Misleny Silva, explicou que o armazenamento de sangue em níveis insuficientes traz consequências diversas ao panorama da saúde, na capital.

“A gente (na Hemomar) está com um estoque crítico e isso traz grandes consequências para as pessoas que estão hospitalizadas; que necessitam fazer cirurgias; que necessitam de sangue; para as pessoas com câncer. A gente não está conseguindo atingir a necessidade de solicitação

de bolsas de sangue que as unidades hospitalares têm nos solicitado.

Misleny Silva ainda afirmou que, em permanecendo o contexto deficitário nas doações de sangue, há risco de paralisações em cirurgias e, em casos graves, de morte dos pacientes que dependem de hemoterapias.

“[Com o número insuficiente de sangue armazenado] você acaba suspendendo cirurgias; você não consegue atender a demanda. A gente corre um risco do paciente vir a óbito, porque, até hoje, a gente não encontrou nada que substitua o sangue”, disse.

Critérios para a doação

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Informações e agendamentos também podem ser feitas pelo número (98) 99232-8496.

DIRETORA GERAL Raimunda Nonata Marques EDITOR Djalma Rodrigues O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA FUNDADOR Udes Lemos da Cruz SITE E E-MAILS: www.atosefatos.jor.br jornalatosefatos@yahoo.com.br comercialatosefatos2@gmail.com comercialatosefatos@hotmail.com As matérias das COLUNAS e ARTIGOS são de inteira responsabilidade do AUTOR Redação e parque gráfico: Avenida Guaxenduba, nº 371/D - Centro - Fones: (98) 3302-7022 / 3302-7020 CEP: 65015-560 - CNPJ. 23.671.134/0001-30 GERENTE ADMINISTRATIVO........................Hilário Marques da Cruz ASSISTENTE ADMINISTRATIVA COMERCIAL Josiane Costa
Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Saúde 02 Fones: (98) 99617-0542

Governador Carlos Brandão participa

de ‘pacto pela democracia’ em Brasília

No dia seguinte aos atos golpistas que tiveram como resultado a depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, compôs o grupo de gestores estaduais que se reuniu em Brasília, na noite desta segunda-feira (9), com o presidente Lula. O propósito do ato foi reafirmar a defesa da democracia e condenar as tentativas de ruptura institucional no país. Estiveram presentes todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal.

Também estiveram no encontro os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e de outros ministros da Suprema Corte.

“A nossa presença no encontro com o presidente Lula, onde as instituições estaduais formam fileira com as federais neste ‘pacto pela democracia’, reforça a posição do Maranhão em respeitar as diferenças, mas sem negociar aquilo que o Brasil tanto lutou para garantir: o Estado Democrático de Direito no país”, explicou Carlos Brandão.

Em discurso aos presentes, o presidente Lula agradeceu pela solidariedade prestada e fez duras críticas aos grupos envolvidos nos atos de vandalismo.

“Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia. O que nós vimos ontem foi uma coisa que já estava prevista. Isso tinha sido anunciado há algum tempo atrás. As pessoas não tinham pauta de reivindicação. Eles estavam reivindicando golpe, era a única coisa que se ouvia

falar”, disse.

O presidente também voltou a criticar duramente a ação das forças policiais e disse que é preciso apurar e encontrar os financiadores dos atos democráticos. “A polícia de Brasília negligenciou. A inteligência de Brasília negligenciou. É fácil a gente ver os policiais conversando com os invasores. Não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Nós vamos encontrar quem financiou [os atos golpistas]”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que as investigações em curso devem resultar em novos pedidos de prisão preventiva e temporária, principalmente contra os financiadores.

Dino também enalteceu o papel do Judiciário e a presença dos governadores dos estados em apoio ao Três Poderes. “Esta é uma reunião inédita na vida brasileira, pela representação de todos os estados e todos os Poderes. Não se combate extremismo com outro extremismo, se combate com contraste e sendo diferente dele”, destacou.

Presente na reunião, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, também fez questão

de enaltecer a presença dos governadores em um gesto de compromisso democrático com o Brasil. “Eu estou aqui, em nome do STF, agradecendo a iniciativa do fórum dos governadores de testemunharem a unidade nacional, de um Brasil que todos nós queremos, no sentido da defesa da nossa democracia e do Estado Democrático de Direito. O sentido dessa união em torno de um Brasil que queremos, um Brasil de paz, solidário e fraterno”.

Em outro gesto de unidade, após o encontro, presidente, governadores e ministros do STF atravessaram a Praça dos Três Poderes a pé, até a sede do STF, edifício que ontem também foi brutalmente destruído. A ministra Rosa Weber garantiu que o prédio estará pronto para reabertura do ano judiciário, em fevereiro.

Ao final da visita ao STF, Carlos Brandão reiterou que participou dessa importante reunião para o Brasil, em solidariedade aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e ao mesmo tempo, em protesto a esses vândalos que destruíram as sedes desses poderes. “Aproveitei para manifestar apoio ao presidente da República e fortalecer a nossa

democracia. Nós governadores aproveitamos para fazer a travessia do Palácio do Planalto até o Supremo Tribunal, onde pudemos verificar os danos”, afirmou o governador do Maranhão.

Autoridades presentes

Além do governador do Maranhão, Carlos Brandão, estiveram presentes os governadores do Acre, vice-governadora Mailza Assis; Alagoas, Paulo Dantas; Amapá, Clécio Luís; Amazonas, Wilson Lima; Bahia, Jerônimo Rodrigues; Ceará, Elmano de Freitas; Distrito Federal, governadora em exercício Celina Leão; Espírito Santo, Renato Casagrande; Goiás, vice-governador Daniel Vilela; Mato Grosso, vice-governador Otaviano Pivetta; Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; Minas Gerais, Romeu Zema; Pará, Helder Barbalho; Paraíba, João Azevêdo; Paraná, Ratinho Junior; Pernambuco, Raquel Lyra; Piauí, Rafael Fonteles; Rio de Janeiro, Cláudio Castro; Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; Rondônia, representante Augusto Leonel de Souza Marques; Roraima, Antônio Denarium; Santa Catarina, Jorginho Mello; São Paulo, Tarcisio de Freitas; Sergipe, Fábio Mitidieri; e Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Representando o Supremo Tribunal Federal, estiveram a presidente do STF, Rosa Weber; e os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Também se fizeram presentes no Fórum o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, além dos senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner.

Grupo de procuradores pede ação de Aras após atos criminosos em Brasília

Um grupo de 140 procuradores do Ministério Público Federal enviou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um documento cobrando providências após os atos criminosos que ocorreram em Brasília no último domingo (8).

No documento, os procuradores afirmam que a Constituição confiou ao Ministério Público uma das mais nobres missões que uma instituição poderia almejar na República: a defesa da ordem jurídica e do regime democrático.

“Ao contrário do que seria de se esperar do aparato de segurança pública do Distrito Federal, o que

as imagens de vídeos divulgados pela imprensa revelam é que a marcha criminosa da insanidade desceu o Eixo Monumental em direção à sede dos Três Poderes escoltada condescendentemente pela Polícia Militar do Distrito Federal, cujo efetivo, presente no local, demonstrou não estar preparado para conter as ações criminosas da multidão golpista e antidemocrática”, diz.

Ainda de acordo com o documento, além da aparente falta de disposição de alguns policiais para agir e evitar a invasão e destruição das sedes dos três Poderes, “os fatos precedentes indi-

cam possível omissão ou conivência de autoridades públicas responsáveis pela manutenção da ordem no Distrito Federal, dentre elas, seguramente, o governador local e o seu secretário de segurança pública”.

“É possível – e isso deve ser apurado pelas vias adequadas – que as tropas policiais tenham sido orientadas, inclusive, a não coibir adequadamente o movimento golpista, que ocupa há meses espaços públicos nesta Capital Federal, protestando por uma inconstitucional intervenção do Exército brasileiro no resultado das eleições presidenciais democráticas

realizadas em novembro do ano passado”, afirma o grupo.

A PGR afirmou que pediu nessa segunda-feira (9) a prisão preventiva de quatro pessoas detidas em flagrante no último domingo dentro do prédio Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos.

A medida foi deferida pelo Judiciário em audiências de custódia que terminaram por volta da 1h30 da manhã desta terça-feira (10).

A manifestação do Ministério Público foi apresentada pelo promotor André Alisson, que integra a assessoria criminal de Aras.

“O Brasil não vai ceder diante de golpismos”, diz presidente do Senado

Durante a abertura da sessão extraordinária do Senado, nesta terça-feira (10), convocada para votar a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (8), o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez um discurso no qual defendeu as instituições brasileiras, a democracia e condenou os atos golpistas.

Pacheco destacou que o que anima pessoas a invadirem e depredarem as sedes dos Três Poderes é a “vontade de tomar de assalto a democracia brasileira”. “Essa motivação, esse ânimo que foi expressado por essa minoria raivosa e selvagem não vão prevalecer”, afirmou Pacheco. O senador acrescentou que os atos de domingo foram criminosos. “Não são excessos de manifestações democráticas, são crimes que precisam ser punidos”, continuou.

“O que assistimos domingo não irá se repetir. O Brasil não vai ceder diante de golpismos. A democracia prevalecerá”.

Em outra análise, Pacheco disse ainda que, de relevante, as pessoas que promoveram a depredação em Brasília conseguiram “unir mais as instituições”. “Mais do que nunca, o Poder Legislativo – esta Casa, o Senado Federal – estarão unidos ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo, numa união indissolúvel que constitui a República Federativa do Brasil, para poder fazer prevalecer a democracia,

e a democracia para sempre”, destacou.

Pacheco avaliou ainda que os atos foram coordenados por uma minoria que será punida. “Essa minoria golpista – e não há outro nome – não irá impor sua vontade por meio da barbárie, da força e de atos criminosos”, disse. “Essa minoria será identificada, um a um, investigada e responsabilizada, assim como seus financiadores, organizadores e agentes públicos dolosamente omissos.”

Sobre os prejuízos no Senado, Rodrigo Pacheco, que interrompeu as férias com a família em Paris e chegou ontem a noite em Brasília, andou pelo Senado para ver o estrago causado pelos invasores. Segundo ele, a Diretoria Geral da Casa está fazendo levantamento e tudo será reparado no menor tempo possível.

O presidente da Casa disse ainda que os custos estão sendo levantados e que não é justo que o povo brasileiro pague essa conta. “Os criminosos deverão pagar essa conta e nós tomaremos todas as providências para que isso aconteça”, ressaltou.

Comissão Externa Ainda nesta terça-feira uma comissão externa de senadores, será criada para acompanhar junto à Advocacia-Geral do Senado as investigações. Por sugestão do senador Omar Aiziz (PSD-AM), entre os nomes que devem compor o grupo estão os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Fabiano Contarato (PT-ES) que são delegados de carreira.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Política 03 Fones: (98) 99617-0542

Tem início correição em processos da 3ª Vara Criminal de Caxias

encaminhados à Corregedoria Geral da Justiça.

ATOS PREPARATÓRIOS

Antes da correição, a juíza determinou atos preparatórios da correição, de levantamento de informações como relatório com a quantidade de feitos em tramitação na unidade; réus presos provisórios vinculados aos processos.

Financiadores de vandalismo começam a ser identificados, diz ministro

A juíza Marcela Santana Lobo, da 3ª vara criminal de Caxias, comunicou o início da Correição Geral Ordinária do exercício de 2023 nos processos eletrônicos em tramitação no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Os trabalhos da correição foram instalados nesta segunda-feira, 9, às 08h30min, com duração de dez dias úteis, com previsão de término no dia 20 de janeiro, às 17h00min.

As atividades correicionais não suspenderam o atendimento às partes e advogados

pela Secretaria e nem prazos processuais, ficando mantida a movimentação dos feitos urgentes de forma regular.

RECLAMAÇÕES POR MEIO VIRTUAL

Durante a correição, qualquer pessoa poderá apresentar reclamação ou sugestão sobre os trabalhos judiciais, inclusive por meios virtuais, por meio do e-mail: varacrim3_cax@tjma. jus.br

Segundo informações da secretária judicial, Adriana Costa, serão analisados 1204 processos eletrônicos em tra-

mitação no sistema PJe que estão prontos para ato judicial – sentença, decisão ou despacho. Dentre os processos se encontram ações penais, ações cautelares, medidas protetivas de urgência e cartas precatórias.

No prazo de 15 dias úteis após o encerramento da correição, serão elaborados relatórios individualizados e circunstanciados dos trabalhos e dos fatos que forem constatados durante sua realização, com alimentação do sistema Auditus. Os relatórios circunstanciados serão

Também determinou a elaboração de certidão informando, em relação a 2022, número dos processos que ingressaram; de sentenças prolatadas; de audiências designadas e de audiências realizadas; de pessoas ouvidas nos últimos seis meses; o prazo médio de prolação de sentenças e o prazo médio para o término dos processos nos últimos seis meses; número de processos conclusos para sentença e para despacho e desde quando se encontram conclusos; de processos aguardando cumprimento de despacho por parte da secretaria judicial há mais de trinta dias; se existem processos com cartas precatórias expedidas e ainda não respondidas e cujas reiterações devem ser feitas; se existem ofícios recebidos e não respondidos; processos de réus presos definitivos pendentes de elaboração ou de guia definitiva e abertura de processo de exe-

MP pede multa à chapa de Tarcísio por uso indevido de servidor da PF

O Ministério Público Eleitoral solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que a chapa que elegeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seja multada por ter utilizado um servidor público durante a campanha ao governo paulista. O TRE julgará a ação.

Segundo a representação feita pelo Ministério Público Eleitoral, a chapa de Tarcísio de Freitas e do vice, Felício Ramuth, utilizou o agente da polícia federal Danilo César Campetti em campanha ao governo de forma irregular, já que a segurança de candidatos ao governo é feita pela Polícia Militar, não por policiais federais. A lei eleitoral proíbe que agentes, serviços ou recursos públicos sejam utilizados em favor ou benefício de algum candidato, o que poderia desequilibrar a disputa eleitoral.

O MPE afirma que, além de ter utilizado os serviços de Campetti em ato de campanha, ocorrido no dia 17 de outubro de 2022, a chapa também fez uso de bens móveis públicos – no caso, objetos que pertencem à Polícia Federal.

Nesse dia 17 de outubro, Tarcísio esteve visitando a comunidade de Paraisópolis, uma das

maiores comunidades da capital paulista, quando ocorreu um tiroteio que provocou a morte de uma pessoa. Campetti o acompanhou nessa agenda portando um distintivo e uma arma da Polícia Federal, embora não estivesse a serviço do órgão.

Uma investigação inicial da Polícia Civil feita à época apontou que o tiroteio ocorreu após criminosos terem desconfiado que havia policiais sem farda dentro da comunidade – e que estariam mo-

nitorando a agenda do candidato.

“A principal linha [de investigação] seria de uma eventual intimidação pela presença dos policiais militares que foram descobertos dentro da comunidade”, disse na ocasião Elisabete Sato, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Para o MPE, apesar da conduta da chapa não ter influenciado no resultado da eleição, o uso irregular do servidor público durante o ato de campanha constitui uma

infração, punível com multa.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Tarcísio de Freitas informou que o policial federal Danilo Campetti estava de folga no dia referido. “Campetti, inclusive, já respondeu a processo similar estabelecido pela Corregedoria da Polícia Federal, tendo sido a ação arquivada após apresentação da sua escala de trabalho. Os questionamentos colocados na ação serão respondidos dentro do prazo previsto em lei”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou, hoje (10), que os órgãos responsáveis pela investigação do ataque às sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) no último domingo (8), já identificaram alguns dos financiadores da ação que resultou na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Temos uma investigação em curso, que ainda vai ter muitos desdobramentos. Já foram identificados os primeiros financiadores, sobretudo em relação aos ônibus [que trouxeram os participantes dos atos à capital federal]: aqueles que organizaram o transporte, que contrataram os veículos. Estas pessoas já estão todas identificadas”, disse Dino a jornalistas que acompanharam a cerimônia de posse do novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, nesta manhã.

Sem fornecer mais detalhes sobre as pessoas já identificadas, Dino informou que, entre os financiadores, há desde pequenos comerciantes até empresários do agronegócio e indivíduos ligados a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores.

“Não é possível identificar um único segmento. O que posso afirmar é que a investigação está em curso; já foram feitas as primeiras individualizações [caracterizações da participação nos atos] e, com isso, haverá o prosseguimento que cabe: a aplicação das sanções previstas em lei”, acrescentou o ministro, que considerou o episódio do último domingo um “evento extremo, agressivo e violento”.

Segundo o ministro, os primeiros financiadores identificados estão espalhados por dez unidades federativas e poderão responder por associação criminosa e

prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito, tentando destituir um governo legitimamente eleito, entre outros delitos previstos no Código Penal brasileiro.

“Todas as pessoas que ali estavam, estavam com este propósito: invadir, depredar, sitiar, depor o governo. Basta ver o slogan da manifestação. Logo, não há nenhuma dificuldade de [apontar as responsabilidades] individualização”, disse o ministro.

Ontem (9), o Exército e a Polícia Militar do Distrito Federal desocuparam a área em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Centenas de pessoas que não aceitam o resultado das eleições presidenciais e defendem a adoção de medidas antidemocráticas, como intervenção militar que impeça o presidente Lula de permanecer no cargo, estavam acampadas no local desde os primeiros dias de novembro de 2022. Segundo a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, cerca de 1,5 mil pessoas foram detidas no local por envolvimento nos atos de vandalismo. O ministro Flávio Dino, contudo, disse que o número ainda não é definitivo.

“Tivemos a apreensão de aproximadamente 1,5 mil pessoas, mas agora estamos tratando das individualizações. Trata-se da maior operação de polícia judiciária da história do Brasil, mas não se trata de uma prisão em massa. É preciso identificar cada pessoa e o que ela fez. Temos equipes trabalhando nisso, fazendo as oitivas, lavrando autos de apreensão e de prisão em flagrante. Além disso, houve algumas situações humanitárias que foram solucionadas ontem mesmo. Nossa expectativa é que, ainda hoje, à noite, tenhamos um número definitivo”, concluiu Dino.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS
Justiça 04 Fones: (98) 99617-0542
FATOS

Inflação oficial fecha 2022 em 5,79%

impacto na inflação oficial no período. Os itens com maior impacto nesse grupo foram produtos de higiene pessoal (3,65%), em especial os perfumes que, com uma alta de 9,02% tiveram o maior impacto individual no IPCA.

Com uma inflação de 0,66%, os alimentos e bebidas tiveram o segundo maior impacto na inflação oficial de dezembro, puxados pelas altas de preços de produtos como tomate (14,17%), feijão-carioca (7,37%), cebola (4,56%) e arroz (3,77%).

Índice Nacional da Construção Civil fecha 2022 com alta de 10,9%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo dos 10,06% acumulados em 2021, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação acumulada de 2022 foi puxada principalmente pelos alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 11,64% no ano, acima dos 7,94% de 2021. Também tiveram impacto

importante os gastos com saúde e cuidados pessoais, que ficaram 11,43% mais caros. O grupo de despesas vestuário, por sua vez, teve a maior variação no mês: 18,02%.

Os transportes ajudaram a frear o IPCA de 2022, ao registrar deflação (queda de preços) de 1,29% no ano. Esse grupo de despesas havia acumulado inflação de 21,03% no ano anterior.

O grupo comunicação também fechou o ano com deflação: -1,02%. Os demais grupos apresentaram as

seguintes taxas de inflação no ano: artigos de residência (7,89%), despesas pessoais (7,77%), educação (7,48%) e habitação (0,07%).

Dezembro

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,62% em dezembro. A taxa ficou acima do 0,41% do mês anterior mas abaixo do 0,73% de dezembro de 2021.

A maior alta de preços do mês veio do grupo saúde e cuidados pessoais (1,60%), que também teve o maior

Nenhum grupo de despesas apresentou queda de preços no mês. Mas grupos como transporte e habitação tiveram mais baixas que em novembro. Os transportes tiveram taxa de 0,21% em dezembro, abaixo do 0,83% de novembro, devido às quedas de preços da gasolina (1,04%), óleo diesel (2,07%) e gás veicular (0,45%).

As altas de preços do etanol (0,48%), das passagens aéreas (0,89%) e dos pedágios (3%) mantiveram os transportes com inflação.

Habitação passou de 0,51% em novembro para 0,20% em dezembro, devido às altas menos intensas, em dezembro, de itens como aluguel residencial (0,40%) e energia elétrica residencial (0,20%).

Em 2022, cesta básica subiu nas 17 capitais pesquisadas pelo Dieese

No ano passado, a cesta básica ficou mais cara nas 17 capitais brasileiras analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica, que é divulgada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

Em Goiânia, o preço da cesta subiu 17,89% em 2022 na comparação com o ano anterior, maior alta registrada pela pesquisa.

Em seguida, apareceram Brasília (17,25%), Campo Grande (16,03%) e Belo Horizonte (15,06%).

As menores altas acumuladas no ano passado foram observadas no Recife (6,15%) e em Aracaju (8,99%).

Quando se considera apenas o mês de dezembro, o valor da cesta básica subiu em 14 das 17 capitais analisadas pela pesquisa, com destaque para Fortaleza (3,70%), Salvador (3,64%) e Natal (3,07%). Só houve queda de preço em Porto Alegre (-2,03%),

Curitiba (-1,58%) e Florianópolis (-0,90%).

Em dezembro, a cesta mais cara do país era a de São Paulo, onde saía, em média, por R$ 791,29.

Em seguida, estavam as cestas de Florianópolis (R$ 769,19) e Porto Alegre (R$ 765,63). A mais barata era

a de Aracaju, onde custava, em média, R$ 521,05.

Com base no valor da cesta mais cara [que em dezembro foi a de São Paulo] e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as

despesas de um trabalhador e da família dele com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese estimou o salário mínimo ideal em R$ 6.647,63, ou 5,48 vezes maior que o valor atual, de R$ 1.212.

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2022 com elevação de 10,9%. É a segunda maior taxa desde 2014. Em relação ao ano anterior, quando ficou em 18,65%, houve recuo de 7,75 pontos percentuais.

Contribuiu para o resultado a taxa de dezembro, que apresentou variação de 0,08%, ficando 0,07 ponto percentual abaixo da de novembro. Naquele mês, a alta de 0,15% foi o menor índice de 2022 e manteve a tendência de desaceleração no ano. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gerente do Sinapi, Augusto Oliveira, chamou a atenção para o fato de que mesmo com o resultado de dezembro sendo bem menor que a taxa dos meses anteriores, o acumulado em 2022 ficou abaixo apenas do que foi captado em 2021, com taxa de 18,65%, e pouco acima de 2020, com 10,16%. “Mesmo com quedas recorrentes desde julho, o acumulado no ano ainda tem influência das altas captadas no momento atípico de pandemia”, afirmou.

O custo nacional para o setor habitacional por metro quadrado, que é medido pelo Sinapi, subiu para R$ 1.679,25 em dezembro. Desse valor, R$ 1.001,20 correspondem aos materiais e R$ 678,05 à mão de obra. Em novembro, o custo ficou em R$ 1.677,96.

Segundo o IBGE, a parcela dos materiais que apresentou estabilidade em novembro (0,01%) e outubro (0,04%) teve alta de 0,07% em dezembro. Se considerado o índice de dezembro de 2021, houve queda de 0,69 ponto percentual. Com apenas um reajuste anotado, a parcela de mão de obra avançou 0,08%, ainda assim a menor do ano, sendo também um recuo de 0,27 ponto percentual em relação a novembro, quando ficou em 0,35%.

No acumulado do ano, os materiais atingiram 10,02%.

A parcela do custo com mão de obra foi mais elevada e alcançou 12,18%. Em 2021,

a parcela dos materiais fechou em 28,12% e a mão de obra em 6,78%.

O gerente do Sinapi destacou que nos últimos meses de 2022, as variações na parcela dos materiais foram com taxas mais próximas às captadas em anos anteriores à pandemia, enquanto 2020, 2021 e os primeiros meses de 2022 sofreram mais fortemente o impacto da situação. No caso da mão de obra, os acordos coletivos influenciaram os resultados. “Em 2022, acordos coletivos passaram a repor os salários das categorias profissionais do segmento da construção civil, que tiveram poucos ganhos nos anos da pandemia. Além disso, o aumento da inflação, base para a reposição dos salários nos dissídios, acabou influenciando os valores acordados”.

Regiões

A maior variação regional em dezembro foi no Norte (0,67%), que registrou avanço em seis dos sete estados. Nas demais regiões, houve quedas de 0,04% na Nordeste e de 0,09% na Sudeste, enquanto tiveram altas o Sul (0,32%) e o Centro-Oeste (0,21%).

Os custos regionais, por metro quadrado, ficaram em R$ 1.697,69 no Norte; R$ 1.560,52 no Nordeste; R$ 1.735,03 no Sudeste; R$ 1.761,89 no Sul e R$ 1.722,72 no Centro-Oeste. A maior taxa para o último mês do ano foi no Piauí que apresentou 2,64%. No acumulado do ano, a taxa alta foi em Mato Grosso (20,52%), que também ficou com a maior taxa no acumulado da parcela dos materiais (22,39%).

Sinapi

O Índice Nacional da Construção Civil é uma produção conjunta do IBGE e da Caixa Econômica Federal. De acordo com o IBGE, as estatísticas do Sinap são fundamentais na programação de investimentos, sobretudo para o setor público. “Os preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos”.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Economia 05 Fones: (98) 99617-0542

Tênis: dupla de Stefani bate a da compatriota Bia Haddad na Austrália

McDonald no último sábado (7), na semifinal do primeiro torneio de Adelaide.

“Agora, vamos enfrentar a mesma dupla que perdemos na semifinal da primeira semana, que acabou sendo campeã. Então vamos com tudo, mudar um pouco a estratégia, para ver se dá certo, para continuar deste mesmo jeito”, afirmou o mineiro.

Pigossi busca vaga no Aberto

A dupla da brasileira Luisa Stefani com a norte-americana Taylor Towsend levou a melhor na estreia do segundo WTA 500 de Adelaide (Austrália) sobre a parceria da compatriota Bia Haddad com a chinesa Shuai Zhang. No primeiro jogo ao lado de Towsend, que faturou sábado passado o título do primeiro torneio de Adelaide – Stefani triunfou por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4) 3/6 10/2. Logo mais, às 23h (horário de Brasília) a dupla volta à quadra para encarar as cabeças de chave 4: Demi Schuurs (Holanda) e Desirae Krawczyk (EUA).

"Muito feliz com a vitória, primeiro torneio regular do

ano, primeira partida com a Taylor. Adorei jogar com ela, canhota, tem ótima energia, muito competitiva, saca bem, vai muito bem na rede, muito talentosa, complementa meu estilo jogo. Jogo duro, foi no detalhe no primeiro set. No segundo tivemos dificuldade no saque delas, foi difícil segurar, mas estávamos bem o tempo todo e no super tie-break levantamos a energia, colocamos pressão. Muito feliz sair com essa vitória, pena que foi com a Bia Maia logo de cara. Ela está jogando muito bem, tenho certeza que vai ganhar em simples aqui", disse Stefani, referindo-se à segunda rodada de simples de Haddad, às 23h,

contra a norte-americana Amanda Anisimova.

No masculino – ATP 250 de Adelaide – também vitória na estreia da dupla do mineiro Marcelo Melo com o norte-americano Mackenzie McDonald (EUA). Eles avançaram às oitavas de final após triunfo de 2 sets a 0 ( 6/4 e 6/1) sobre o bósnio Tomislav Brkic e o equatoriano Gonzalo Escobar, em 1h08min.

Melo e McDonald voltam a competir às 3h30 desta quarta-feira (11). Os adversários nas oitavas serão os cabeças de chave 4, o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara, dupla que eliminou Melo e

Bronze nas duplas na Olimpíada de Tóquio, a paulista Laura Pigossi, de 28 anos, busca garantir presença pela primeira vez no Aberto da Austrália. A tenista, cabeça de chave 11, está na penúltima fase do qualificatório para o Grand Slam. Às 20h desta terça (10), Pigossi (113ª no ranking mundial) terá pela frente a japonesa Misaki Doi (308ª).

Na madrugada de segunda (9), a paulista superou a alemã Mgali Kempen (210ª) com um duplo 6/2, na primeira rodada do quali.

No ano passado, Laura Pigossi - que faturou medalha em Tóquio ao lado de Stefani - tambem disputou o quali do Aberto da Austrália, mas perdeu na estreia. Meses mais tarde, debutou em Grand Slam no Torneio de Wimbledon, o mais tradicional do circuito de tênis do planeta.

Daniel Alves é investigado por agressão sexual, confirma tribunal

O ex-zagueiro do Barcelona e da seleção brasileira Daniel Alves é investigado sobre a alegação de que ele agrediu sexualmente uma mulher em uma boate na Espanha em dezembro, informou a Suprema Corte da Catalunha nesta terça-feira (10).

À CNN, a assessoria de Alves negou qualquer irregularidade (veja a íntegra da nota abaixo).

O tribunal de Barcelona disse em comunicado que abriu processo “por um suposto crime de agressão sexual como resultado da denúncia apresentada por uma mulher por eventos que supostamente ocorreram em uma boate em Barcelona no mês passado”.

A declaração não cita especificamente o nome de Alves, mas uma porta-voz do tribunal confirmou à Reuters que ele era o objeto da queixa. Ela disse que o caso está sob investigação, mas o tribunal

não tem mais informações.

A mídia espanhola informou que uma mulher acusou Alves de tocá-la por baixo de sua calcinha sem seu consentimento quando ela estava com amigos em uma boate no final de dezembro de 2022. Nota da assessoria de Daniel Alves

A cronologia dos fatos é: Era uma quinta feira de dezembro, Daniel esteve lá nessa boate com alguns amigos, e tinha alguma moças dançando

– tem imagens disso, a boate tem câmeras de segurança e essas imagens foram exibidas pelo Canal 3, de Barcelona – Daniel dançou com essa moça, dançou normalmente, não grudado, e foi isso.

Num determinado momento, menina foi ao banheiro e o Daniel também foi, o banheiro de homem e mulher é no mesmo local, 45 segundos depois ele saiu do banheiro, e ela sai em seguida, um tempo depois. A imagem mostra a

menina saindo sorrindo, normal, e voltando para o local onde eles estavam dançando, sem nenhum tipo de situação diferente.

Passou um tempo, Daniel foi embora. E ao final da noite, tem as imagens, a menina começou a falar com as amigas e começou a demonstrar nervosismo, meio que chorando, e foi reclamar para os seguranças e fez primeiro essa declaração mais grave, primeiro de assédio, depois falou “molestou”.

Isso foi na madrugada de quinta pra sexta. Daniel foi embora pro México no domingo, pois se apresentava no Pumas na segunda-feira. Se ela tivesse feito a denúncia formalmente o Daniel nem embarcava. Mas o que ela fez antes foi ir ao Jornal ABC no sábado, e jornal publicou no domingo.

Ou seja, primeiro ela foi à imprensa e depois ela fez a denuncia formal.

Reforço

do Fluminense, Jorge revela conselhos de Diniz e afirma:

"Meu objetivo é ser feliz"

Um dos reforços do Fluminense para a temporada, o volante Jorge foi apresentado oficialmente nesta terça-feira e concedeu entrevista coletiva no CT Carlos Castilho. Questionado sobre as críticas que a lateral-esquerda sofreu na temporada passada, com vários nomes improvisados, o lateral falou das dificuldades da posição e disse, sobretudo, que espera ser feliz, como o técnico Fernando Diniz orientou.

- Essa posição de lateral-esquerdo e até direito não é fácil de lidar, não é fácil de jogar. Tem que ter muita capacidade de entender o jogo, de linha defensiva. Saber a hora de atacar também. Hoje meu objetivo é ser feliz, como o Diniz conversou comigo, eu ser feliz dentro de cada treino. Vou buscar meu melhor a cada dia para ocupar essa vaga e dar alegria para a torcida tricolor - declarou.

Jorge chegou para uma das funções mais carentes do elenco tricolor. Durante a temporada, a lateral esquerda teve diversas improvisações como atacante Caio Paulista, por exemplo. Calegari, que é lateral-direito, foi usado até se machucar. E o Flu terminou o ano com o jovem Alexsander, que é volante e acabou de subir da base, na função. Além dos conselhos de Fernando Diniz, o lateral também comentou as cobranças do treinador.

- O Diniz cobra intensidade para lidar com equipes fortes e de alto nível. Correr para caramba, saber que dentro de uma equipe com qualidade que é o Flu, temos que correr, não é só qualidade, tem que correr bastante e a intensidade que é. Se colocar em prática temos tudo pra ganhar os jogos.

- Com Diniz não tem isso, hoje no futebol nao tem posilção exata pra cada um. Vou entrar dando meu melhor, como sempre dei. Sei da pressão que é ter só eu na posição exata ali, mas também tem outros que podem fazer a posição. O grupo é qualificado e colocando isso no treino e jogo, temos tudo pra chegar em decisões e conquistar títulos.

O lateral-esquerdo de 26 anos foi campeão brasileiro com o Palmeiras e participou de 24 jogos na temporada, mas fez apenas nove jogos no Brasileirão. No segundo turno, por exemplo, entrou em campo duas vezes, na 28ª e 36ª rodada da competição, entrando na etapa final dos jogos. No novo clube, Jorge deixou claro que espera ter mais oportunidades.

- O que pode mudar é eu

ter sequência que eu sempre tive em clubes que passei. Cheguei no Palmeiras voltando de uma lesão muito grave no joelho. Cheguei ainda em fase de reabilitação. Sabia que iria enfrentar um processo longo. Na chegada do Piquerez, eu sabia que estaria um passo atrás por ele estar em alta, jogando a Libertadores na equipe que estava.

- Eu tive paciência e procurei trabalhar como sempre nos clubes que passei para ter oportunidade. Infelizmente, não tive a sequência, mas jamais deixei de trabalhar. Hoje, eu aqui no Fluminense eu procuro trabalhar bastante para ter sequência e ser feliz.

Cria do rival Flamengo, Jorge começou a carreira em 2014, e se destacou no Brasileirão de 2016, quando foi eleito o melhor da posição no campeonato. Depois disso, o jogador passou por Mônaco, Porto, Basel e Santos antes de retornar ao futebol brasileiro.

Confira outras respostas de Jorge

Disputa por vaga sem titular na posição

- Confortável eu não sei se é a palavra certa. Desde que eu comecei a jogar futebol com pressão, dentro e fora, eu sempre coloquei na minha cabeça que eu sou o meu maior adversário. Tenho que me cobrar bastante em cada treinamento para colocar em prática em cada jogo. Sei que a pressão é enorme na posição. Sei que tem companheiros que podem jogar na posição, o Diniz já deixou claro que não tem jogador certo para cada posição. Já conversou comigo que posso jogar de ala, de ponta, o que for possível para ajudar o Fluminense.

Lembranças dos encontros com o Flu

- Meu passado com o Fluminense é que desde a base sempre foi muito competitivo. Tive a oportunidade de jogar no profissional e sei da pressão que é. Onde passei sempre fui muito feliz. Espero ser muito feliz aqui também. Com o grupo que temos, sei que podemos ser felizes em qualquer competição que disputarmos.

Lembranças da Copinha

- Essa competição a maioria já passou por ela. Sabemos como é, sabemos da importância. Desejo sorte a rapaziada tricolor na Copinha, que possam chegar na final e trazer o título. É uma competição importante para dar um passo no profissional. Acabando a Copinha, que possamos ter jogadores subindo para ajudar no profissional.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com
Esporte 06 Fones: (98) 99617-0542
www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS

ATOS FATOS Educação

www.atosefatos.jor.br

UEMASUL recebe fósseis da Universidade Regional do Cariri (URCA)

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi presenteada com diversos fósseis durante sua participação no PALEO Nordeste 2022, realizado na cidade de Crato, no Ceará, de 08 a 10 de dezembro de 2022.

A doação foi feita pelo professor responsável pelo laboratório de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), após a participação do professor Jociel Ferreira e dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas no evento, com apresentação de trabalhos.

Segundo Jociel Ferreira, os fósseis recebidos são extremamente raros e as amostras serão o ponto de partida para a criação da coleção didática de paleontologia da UEMASUL, que irá homenagear o professor Augusto Frazão, em memória, que muito contribuiu para os estudos de paleontologia da universidade. Para o professor, a importância destes primeiros fósseis está na interação dos alunos com o objeto de estudo.

“Vamos dar a oportunidade ao aluno de vivenciar, de observar, de fato, como é um fóssil. Existe uma possibilidade de aproximação das pessoas, da comunidade,

bem como alunos dos ensinos fundamental e médio. Poderemos proporcionar essa experiência de conhecer um fóssil de perto, tendo em vista que esse material a gente só encontra em museus, que muitas das vezes são inacessíveis para a comunidade”, ressaltou Jociel Ferreira.

O acadêmico Petronílio de Araújo, um dos participantes da reunião anual regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia, concordou com o professor e reiterou a relevância de se ter o contato real com os fósseis. “Após o evento, nós tivemos contato com o mundo da Paleontologia de fato, porque muitas vezes a gente visualizava nos livros,

nas apresentações. Mas lá nós pudemos ter o contato direto com o mundo da Paleontologia, com fósseis, com ferramentas, com museu e com os profissionais que atuam dentro dessa área diversa”.

Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as chamadas partes duras (dentes, ossos e conchas). As partes moles (como vísceras, pele e vasos sanguíneos) preservam-se com muito mais dificuldade. Pode ocorrer também o caso ainda mais raro de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto

as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo e de alguns insetos que fossilizam em âmbar.

No entanto, segundo o professor, que é pesquisador da área, é muito comum quando se fala em fóssil, as pessoas pensarem que são apenas resquícios de grandes animais, como os dinossauros. “Mas o processo de fossilização pode acontecer em diferentes organismos. E nas amostras que recebemos, a gente consegue ver isso”, ressaltou Jociel Ferreira.

Considera-se fóssil o ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis.

A Paleontologia, que é o estudo dos fósseis, divide-se em: Paleozoologia (estudo dos fósseis animais), Paleobotânica (estudo dos fósseis vegetais) e Paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações).

Provas do Enem são reaplicadas hoje e amanhã a 3,2 mil estudantes

Pessoas privadas de liberdade Outros 71,6 mil inscritos farão, hoje e amanhã, o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DAS SELVAS

CNPJ: 01.612.668/0001-52

DESPACHO

TOMADA DE PREÇOS Nº 009/2022

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas - MA, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público para conhecimento dos interessados, que decidiu pelo adiamento da sessão da Tomada de Preços nº 009/2022, cujo objeto é a contratação de pessoa jurídica especializada em serviços de manutenção corretiva de poços e bombas com reposição de suprimentos para atender as necessidades da Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, agendada para a data de 11 de janeiro de 2023 as 08h00min, por motivos de interesse público, ficando a nova data marcada para 26 de janeiro de 2023 as 08h00min. Quanto ao local de realização não haverá mudança. Bom Jesus das Selvas/MA, 10 de janeiro de 2023. Herbeth dos Santos FonsecaPresidente da CPL/BJS.

PODER EXECUTIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA NOVA DO MARANHÃO

CNPJ: 01.612.629/0001-55

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2023.

A Prefeitura Municipal de Olinda Nova do Maranhão, através do seu pregoeiro, torna público para conhecimento dos interessados que realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço por item, que tem como objeto a contratação de empresa para fornecer combustíveis para a frota de veículos do município. Data da Abertura: 23/01/2023 às 9:00 horas. De acordo com as Leis nº 10.520/02, 8.666/93 e suas alterações, da Lei Complementar nº 123/2006 e alterações. O edital estará disponível no site: www.licitanet.com.br , na página oficial do município, www. olindanova.ma.gov.br, no sistema do TCE/MA/SINC e na sala da Comissão Permanente de Licitação – CPL, no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Vitorino Freire, s/n, Centro. Informações adicionais no E-mail: cplolindanova2021@hotmail.com .

NILZA GONÇALVES DE MATOS, CPF: 475.169.763-34, torna público, que REQUEREU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental de Regularização - LUAR, conforme Processo n° 4903/2023, FAZENDA BACURI, localizada no município de Estreito - MA.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica hoje (10) e amanhã as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A medida vale para 3,2 mil participantes que tiveram os pedidos de reaplicação aceitos pelo órgão.

Os pedidos de reaplicação

envolvem candidatos que tiveram problemas para realizar o exame regular, como doenças contagiosas. As provas foram aplicadas em novembro do ano passado, em mais de 1,7 mil municípios, para cerca de 2,5 milhões de estudantes.

As informações sobre os locais de prova estão disponíveis na Página do Participante,

mediante login no sistema do Enem.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com provas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam termo de adesão, responsabilidade e compromisso, por meio de um sistema online. O nível de dificuldade do exame é o mesmo do Enem regular.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com
07 Fones: (98) 99617-0542

Acampamentos bolsonaristas são desmontados no Maranhão, diz governo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou, na manhã desta terça-feira (10), por meio das redes sociais, que o acampamento de bolsonaristas que estava formado em frente ao 24º Batalhão de Infantaria Selva (BIS), no bairro João Paulo, em São Luís, já não existe mais. O desmonte do acampamento na capital maranhense foi em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após os atos terroristas registrados em Brasília, no domingo (8).

“Seguimos monitorando toda e qualquer atividade antidemocrática no Maranhão e não permitiremos que atos como os que aconteceram em Brasília sejam disseminados pelos estados”, publicou o governador do Maranhão.

Em São Luís, durante mais de 60 dias, os bolsonaristas ficaram acampados em frente ao 24º BIS, onde foram instalados banheiros químicos, barracas e, até mesmo, uma cozinha improvisada foi montada no local.

Carlos Brandão, também por meio das redes sociais, anunciou que não há acampamentos bolsonaristas antidemocráticas nas imediações do 50º BIS em Imperatriz.

Envio de tropas mara -

nhenses

Carlos Brandão informou, em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (9), que o Maranhão enviará, nesta terça-feira, mais 30 militares para Brasília, que se juntarão aos 48 policiais maranhenses que já estão no Distrito Federal.

“O Maranhão e outros estados colocaram à disposição enviar força local, com policiais militares, para Brasília. Nós já temos 48 e estamos enviando mais 30, a partir de amanhã. E é lógico que estamos monitorando tudo, a questão desses movimentos”, disse.

Afronta à democracia

Após os ataques, no domingo, o governador do Maranhão classificou os ataques como “mais um grande absurdo de extremistas que não aceitam o resultado das urnas”. Ainda segundo o governador do

Maranhão, não há como mudar à força um governo legitimamente eleito.

Ordem do supremo

A desocupação atendeu a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo dos atos antidemocráticos no Supremo Tribunal Federal (STF) — na mesma decisão, Moraes afastou Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal.

Na peça, Moraes determinou “a desocupação e dissolução total, em 24 horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos Quartéis Generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos e prisão em flagrante de seus participantes”.

Ataques terroristas em Brasília

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal

Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8). Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d’água do Congresso.

Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais também alcançaram a Câmara dos Deputados e o Palácio do Planalto, onde depredaram os espaços, além do STF.

Intervenção federal Com os atos antidemocráticos, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem pública. Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Comunicação do estado do Maranhão, será o interventor.

O jornalista foi anunciado por Dino para compor o ministério ainda em dezembro de 2022, poucos dias após o presidente Lula anunciar Dino como ministro.

POLÍCIA CIVIL RECAPTURA FORAGIDO DO PRESÍDIO

REGIONAL DE TIMON; O PRESO É INVESTIGADO PELA MORTE DE UM POLICIAL MILITAR DO PIAUÍ

ram vigilância em um local onde supostamente o foragido iria se refugiar. Já na tarde da última segunda, com apoio da Departamento de Repressão ao Narcotráfico(DENARC) e do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP), foi possível cercar o local de difícil acesso e prender o foragido.

Na ação, o criminoso reagiu efetuando disparos contra os policiais e foi alvejado duas vezes mas sem risco de morte. O preso foi encaminhado pelo SAMU ao hospital onde encontra-se sobre escolta prisional.

PRF apreende 55 ônibus envolvidos em atos golpistas

A Polícia Rodoviária Federal interceptou e apreendeu, em menos de 24 horas, 55 ônibus envolvidos nos atos golpistas ocorridos neste domingo (8). As apreensões aconteceram no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O efetivo da PRF está estrategicamente distribuído em um “cinturão” viário que compreende as principais rodovias de acesso à capital federal.

Já na noite dos atos antidemocráticos, a PRF apreendeu de 25 ônibus particulares que foram fretados para transportar manifestantes. Nesta segunda-feira (9), outros 30 veículos de transporte coletivo foram interceptados na mesma situação. Em todos os casos, os passageiros são identificados e conduzidos para unidades da Polícia Federal. Os veículos abordados e itens apreendidos são encaminhados aos órgãos responsáveis pelas investigações, e ficam à disposição da justiça.

Entre os ônibus apreendidos, alguns deles merecem destaque, como o ônibus apreendido em Santa Maria (DF), que seguia para Minas Gerais e foi abordado na BR040. Entre os passageiros estavam dois policiais militares (um reformado e outro da ativa), ambos portando

arma de fogo e munições. No momento da abordagem, para causar tumulto, um dos militares usou spray de pimenta no interior do ônibus.

Em outro caso em Três Marias, em Minas Gerais, também na BR-040, policiais rodoviários federais realizaram vistoria a ônibus com manifestantes. Desta vez, encontraram em posse dos ocupantes estojos de bombas de gás lacrimogêneo já deflagradas, além de um cartão de acesso do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República

Uma equipe da PRF em São Paulo, ao inspecionar um ônibus, agora à noite na BR-153, percebeu que alguns dos passageiros apresentavam hematomas nas pernas, como possível resultado de disparo de elastômeros (balas de borracha). Na entrevista pessoal, foi possível constatar que também se tratavam de manifestantes.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizou o e-mail denuncia@ mj.gov.br para receber informações sobre pessoas e veículos que participaram dos atos antidemocráticos neste domingo. Em caso de emergências e denúncias em rodovias federais, o telefone da Polícia Rodoviária Federal é o 191.

Uma força-tarefa foi montada na tarde da última segunda-feira(9), pela Polícia Civil do Maranhão, no intuito de prender um foragido da justiça de alta periculosidade, que fugiu na última sexta-feira(6), na companhia de mais quatro detentos, do Presídio Regional do município de

Timon. Os alvos da ação policial foram os bairros Cidade Nova e Parque Alvorada, em Timon.

Assim que tomou conhecimento sobre as fugas, a Delegacia de Homicídios(DH) de Timon, iniciou diligências visando recapturar em particular um dos foragidos, que

havia sido preso pela delegacia especializada em junho de 2021, após ter participado do latrocínio que vitimou o sargento da Polícia Militar do Piauí, no dia 19 de junho de 2021, no bairro Cidade Nova, também na cidade de Timon.

No domingo (8), policiais da DH diligenciaram e inicia-

Segundo a delegada Nayana Chaves, o local da prisão foi o mesmo onde a Polícia Civil do Maranhão desencadeou uma operação policial na última quinta-feira (5) que resultou nas prisões de sete faccionados, além na apreensão de drogas e armas de fogo.

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Polícia 08 Fones: (98) 99617-0542

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.