Projeto Saúde e Qualidade de Vida atende comarca de Chapadinha
PÁGINA 4
R$ 2,00
MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55033
Inscrições abertas para a 4ª etapa do Maranhense de Beach Tennis
PÁGINA 6
POLÍTICA:
Iracema
Vale recebe convite para ser embaixadora
da II Conferência Estadual da Mulher Advogada
“A programação contará com um time extraordinário de palestrantes vindas de todo o Brasil e que contribuem diariamente para concretizar os direitos das mulheres. Como primeira presidente mulher a estar à frente desta Casa Legislativa, estou muito honrada com o convite e por fazer parte desse momento”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual. Pag. 3
Estudantes dos Centros Educa Mais participam de jornada educacional “Encontro dos Sonhos 2023”
PÁGINA 7
Procura por empréstimos cai 14% nos últimos 12 meses
PÁGINA 5
Luzia Neponucena lança livro sobre propriedade das terras nos municípios da Ilha de São Luís
PÁGINA 8
Mais de 200 kg de maconha são apreendidos dentro de carro de passeio na BR-010, em Imperatriz Governo celebra saúde e diversão no encerramento da Campanha de Multivacinação no Circo Kroner
PÁGINA 2
ATOS FATOS Saúde 02
Governo celebra saúde e diversão no encerramento da Campanha de Multivacinação no Circo Kroner
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu o encerramento da Campanha Nacional de Multivacinação no Circo Kroner, no São Luís Shopping, neste sábado (26). A campanha tem incentivado as famílias a atualizarem a carteira de vacinação, sobretudo, das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as 100 primeiras crianças que se vacinaram, ganharam entrada para o
espetáculo.
A chefe do Departamento de Imunização do Estado, Halice Figueiredo, destaca que mesmo com o encerramento da campanha no Multivacinação no Circo Kroner, os maranhenses podem continuar buscando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em todos os 217 municípios para se protegerem.
“As nossas salas de vaci-
na estão abastecidas com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação para toda família. É só se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo da sua casa, levar sua carteira de vacinação e ser avaliado pelos nossos profissionais”, pontuou a gestora de imunização da SES.
A publicitária Taissa Costa, que mora no bairro Maranhão Novo, ficou sabendo da vacinação no estacio -
namento do shopping pelo Instagram, e trouxe sua filha de 3 anos para atualizar a carteirinha. Ela também aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a influenza.
“Eu acho muito importante para fortalecer a imunidade da criança que está muito exposta, passa em muitos lugares, fica muito tempo na escola, então é necessário estar sempre atualizando a carteira de vacinação das crianças”, enfatizou a comunicadora.
Para o advogado Michel Ferreira, aliar a campanha de vacinação com o encanto do circo é um excelente incentivo à proteção das crianças e seus familiares. “Toda ideia que vem incentivar as pessoas a se vacinar é importante. Então, trazer essa ação associada à vida, ao circo e à diversão, é um incentivo a mais e pode até suprir aquele medinho que possam dar. As pessoas vêm para brincar no circo e ainda se protegem tomando a vacina”, ressaltou o advogado.
Brasil fez 206 transplantes de coração
no
primeiro semestre deste ano
Com o caso do apresentador de televisão Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, surgiu a dúvida sobre como funciona o sistema de transplantes de coração no Brasil e que ritmo assume. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 19 e 26 de agosto, 13 transplantes desse tipo foram realizados em todo o país, dos quais sete ocorreram no estado
de São Paulo. Segundo informações do governo federal, no primeiro semestre deste ano, foram realizados 206 transplantes de coração no país. O total representa um aumento de 16% na comparação com a primeira metade de 2022. Neste domingo (27), quando Faustão realizou o procedimento, no Hospital Israelita Albert Einstein, na
capital paulista, outro paciente que aguardava na fila também recebeu um coração. Ambos tiveram prioridade na lista de espera, tendo em vista o quadro de saúde que apresentavam. A fila é a mesma para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e pacientes que fazem atendimento pela rede privada.
Como critérios, leva-se
em consideração, além da avaliação do estado de saúde do paciente, o tipo sanguíneo, a compatibilidade de peso e altura, a compatibilidade genética e outros mais específicos, como o de nível de gravidade, que varia conforme o órgão do corpo. Quando dois ou mais pacientes apresentam condições parecidas, o que serve de critério de desempate é a ordem de chegada. Conforme destaca o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo. “A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade. Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, acrescenta a pasta.
Pacientes acolhidos pela Casa de Apoio do Hospital do Câncer do Maranhão, participaram do passeio ‘Conhecendo as Ruas de São Luís’, para conhecerem as histórias, as lendas e mistérios da cultura maranhense, neste sábado (26). A partir da saída do ambiente hospitalar, a Casa de Apoio conseguiu promover o bem-estar físico e emocional aos pacientes, fortalecendo o tratamento.
Localizada na região central de São Luís e nas proximidades do Hospital de Câncer, a Casa de Apoio recebe pacientes de todas as regiões do Maranhão, que estão em São Luís para o tratamento da doença. O espaço, que integra a rede estadual de saúde, tem capacidade para acolher, por um período de até 15 dias de estadia, um total de 26 pacientes e seus respectivos acompanhantes
Para Cláudio Garcês, que é coordenador administrativo do Hospital do Câncer, o passeio reduziu o isolamento social e permitiu, ainda, a interação com a cultura e o compartilhamento de experiências entre os pacientes que estão enfrentando situações semelhantes de tratamento.
“Esse passeio tem o objetivo de retirar essas pessoas do ambiente hospitalar e trazer para a nossa sociedade, fazendo com que participem e tenham conhecimento da nossa cultura local. Aqui, nós contamos histórias e falamos dos personagens da cultura ludovicense. A interação cultural é de suma importância para a melhora dos pacientes”, destacou o gestor do hospital.
A assistente social da Casa de Apoio e idealizadora do passeio ‘Conhecendo as Ruas de São Luís’, Camila Jane, explica que o projeto surgiu da necessidade de desviar a atenção dos pacientes do foco constante no tratamento e nas preocupações médicas, e para ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão relacionadas ao câncer.
“Por nós termos identificado que esses pacientes são de outros municípios do Maranhão, a gente decidiu sair do ambiente hospitalar e conhecer um pouquinho de São Luís. Essa é, na verdade, uma atenção hospitalar humanizada, a gente sabe
que é um momento muito difícil devido ao diagnóstico do câncer. É uma forma de tirar o foco da doença”, enfatizou a assistente social Camila Jane. O coordenador da Casa de Apoio do Hospital do Câncer, Paulo Ferreira, detalha o quão gratificante é contribuir para uma abordagem mais humanizada e facilitadora no tratamento e no suporte a esses pacientes e às suas famílias.
“A Casa de Apoio do Hospital do Câncer do Maranhão, como nós sempre dizemos, é mais que uma casa, mas um lar para eles. O nosso objetivo é fazer com que esses pacientes que são do interior do estado, ao estarem aqui com toda essa carga que o tratamento traz, tenham alguns momentos possam distrair a mente e esquecer de todo o desafio que enfrentam no hospital. Para alguns, pode ser uma simples visita ao mar e visita à cidade, mas para eles é um momento único”, afirmou o coordenador da Casa.
Lavrador de Açailândia, Salomão Moreira foi recebido na Casa de Apoio para o seu tratamento em São Luís. Sua esposa e acompanhante, Jacira Nunes, com quem é casado há 34 anos, também foi acolhida pela unidade estadual.
“Estou fazendo tratamento da tireóide, que teve metástase para a coluna. Eu já operei três vezes e estou me tratando aqui em São Luís, os médicos estão me atendendo bem, o pessoal da Casa de Apoio é muito legal. Hoje, o passeio foi bom demais, eu já tinha vindo na praia uma vez, mas o Centro Histórico eu não sabia onde era”, disse Moreira.
Jacira Nunes, que é cabeleireira e acompanha o esposo durante os cuidados médicos, agradece o apoio fornecido aos pacientes e às famílias que buscam lidar com os desafios associados ao câncer.
“Eu só tenho a agradecer à Casa de Apoio que acolhe a gente muito bem, às meninas que recebem a gente. Peço a Deus saúde, que é o que a gente tem buscado aqui para todos da Casa. Eu tenho 54 anos e nunca tinha vindo à praia, eu só via pela internet, e tá sendo maravilhoso”, agradeceu a cabeleireira.
Iracema Vale recebe convite para ser embaixadora da II Conferência Estadual da Mulher Advogada
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi convidada, na manhã desta segunda-feira (28), pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), Tatiana Costa, para ser embaixadora da II Conferência Estadual da Mulher Advogada,
que acontecera nos dias 30 e 31 de agosto e reunirá referências nacionais.
“A programação contará com um time extraordinário de palestrantes vindas de todo o Brasil e que contribuem diariamente para concretizar os direitos das mulheres. Como primeira presidente mulher a estar à frente desta Casa Legis-
lativa, estou muito honrada com o convite e por fazer parte desse momento”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.
Com o tema “O mercado jurídico contemporâneo - perspectivas e oportunidades na advocacia”, a conferência será realizada por meio das Comissões da Mulher e da Advogada,
de Promoção da Igualdade Racial, da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, com o apoio da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência da Advocacia, no Espaço Residencial.
“Vamos discutir temas pertinentes e atuais, a exemplo do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, obrigatório para todo o Judiciário, que deve observar questões de gênero e raça em suas decisões. O evento também contará com estandes e exposições e será um momento incrível para muitos insights e networking”, enfatizou Tatiana Costa.
Na reunião, também esteve presente a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Nathusa Chaves. As inscrições para a conferência podem ser feitas no site da entidade (http://www. oabma.org.br/esa/agenda).
Programa “Pautas Femininas” aborda eventos sobre saúde mental e autoestima consciente
O programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), entrevistou, nesta segunda-feira (28), a psicóloga Catarina Bogéa e a bióloga e empreendedora na área de beleza feminina, Paula Guimarães. Em conversa com a jornalista Josélia Fonseca, elas abordaram temas relacionados à saúde mental, à autoestima consciente e ao auxílio às mulheres em busca de autoconhecimento, assuntos que serão tratados em eventos da área, no próximo mês, em São Luís.
Catarina Bogéa, que também é cofundadora da Plataforma Saúde Mental e diretora da Escola de
Saúde Pública do Estado, falou obre a “1ª Conferência de Saúde Mental para Todos”, a ser realizada pelo Governo do Maranhão, no próximo dia 2 de setembro, em São Luís, como parte da campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção e combate às doenças mentais.
Já Paula Guimarães abordou o evento “Cuide-se: Alma em Conexão”, que será promovido por ela, no dia 21 de setembro, no Vila Reale, também em São Luís.
Durante a conversa, a psicóloga Catarina Bogéa ressaltou a relevância da 1ª Conferência Nacional de
Saúde Mental para Todos, que acontece pela primeira vez em São Luís. “É um evento gratuito, aberto a todos, que contará com uma programação focada em entender o bem-estar de forma ampla. Marca o início da campanha Setembro Amarelo”, disse. Segundo ela, durante o evento serão realizados curso de gerenciamento de emoções, palestras com psicólogos, aulão de ioga e muito entretenimento. “Afinal, a cultura é o motor propulsor da saúde mental”, ressaltou a psicóloga. Autoconhecimento Por sua vez, Paula Guimarães tratou sobre auto-
Lei originária de projeto de Carlos Lula torna obrigatórias ações de
combate ao HPV no Maranhão
estima consciente e auxílio em busca de autoconhecimento, a partir de sua própria experiência de vida. “Por muito tempo cuidei da beleza feminina externa, como os cabelos das mulheres. A dor da minha separação conjugal me fez despertar para a beleza interior das mulheres. E uma viagem à Índia me fez acordar e sair do piloto automático. O processo de mudar dói e eu passei por uma transformação profunda. Agora quero contribuir para transformar a vida de outras mulheres”, relatou. Paula Guimarães disse, ainda, que corpo, mente e espírito precisam estar em harmonia permanente. “Tudo o que é novo é assustador, mas também é libertador. Se você não tem um norte, as coisas não fluem. Qual é meu papel? O que estou fazendo aqui? O questionamento é necessário para o processo do despertar espiritual. É preciso a gente se abrir para o novo, para o desconhecido. É preciso rever valores”, acrescentou.
O programa “Pautas Femininas” é veiculado toda terça-feira, das 14h às 15h, ao vivo, na Rádio Assembleia (96.9), em conexão com a Rádio Senado. O progrma é apresentado pelas jornalistas Josélia Fonseca e Régina Santana.
Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero, sendo 800 no Maranhão. A doença é causada por infecções recorrentes de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV) e é considerada a terceira causa de mortes prematuras femininas no país. Para evitar o aumento dos casos, está em vigor a Lei 11.996, de autoria do deputado estadual Carlos Lula (PSB), que estabelece as Diretrizes para Política Estadual de Proteção e Combate contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV). O novo regulamento obriga a conscientização, a imunização, o diagnóstico e o tratamento em todo o estado do Maranhão.
Para Carlos Lula, a melhor maneira de evitar o aumento dos casos de câncer causados pelo HPV é a vacinação, sendo necessária a mobilização dos 217 municípios. Segundo o parlamentar, a política de combate ao HPV precisa ser permanente.
“Temos um problema sério no Maranhão que é a alta incidência de câncer de colo de útero e de câncer de pênis, derivado, sobretudo, do HPV. Com o aumento da vacinação, poderíamos em uma ou duas gerações, zerar a doença. Para isso, os municípios precisam atingir as metas de vacinação de meninos e meninas na idade correta e evitar que no futuro, quando eles iniciem sua vida sexual eles estejam sujeitos à doença. Esperamos que essa política seja mais um elo a fortalecer o programa lançado recentemente pelo Governo do Estado que é o ‘Cuidar
de Todos”, voltado para a Atenção Primária”, explicou.
A vacina é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 15 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A vacina HPV é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus. Além do câncer de colo de útero, a infecção também está relacionada ao câncer anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, mas os números estão abaixo do esperado em todo o país. No Maranhão, a cobertura acumulada entre as faixas etárias elegíveis do programa de 24,04% entre os meninos e de 46,96% entre as meninas. Atualmente, todos os 217 municípios se encontram abaixo da meta de cobertura vacinal. Vargem Grande, Nina Rodrigues, Turilândia, Santa Helena e Timbiras estão abaixo de 7%.
“A partir de agora, com a publicação da lei, vamos acompanhar o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos municípios para garantir a intensificação da vacinação e a identificação primária de sinais e sintomas da doença para garantir o tratamento precoce na rede pública de saúde. Só com essas medidas poderemos garantir a diminuição desses casos ao longo dos próximos anos”, ressaltou o deputado estadual Carlos Lula.
Luzia Neponucena lança livro sobre propriedade
das terras nos municípios da Ilha de São Luís
A juíza titular da Vara Agrária da Comarca da Ilha de São Luís, Luzia Madeiro Neponucena, lançou na última sexta-feira (25) o livro “A quem pertence a Ilha de Upaon-Açu, em face da Emenda Constitucional nº 46/2005”. O lançamento ocorreu no auditório do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), com a presença de magistrados, magistradas, promotores, promotoras, vereadores e vereadoras de São Luís e Paço do Lumiar
e servidores e servidoras. “A quem pertence a Ilha de Upaon-Açu, em face da Emenda Constitucional nº 46/2005”, é uma obra que mostra que as terras interiores situadas nos municípios costeiros de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa foram excluídas definitivamente do rol de bens de propriedade da União, não podendo mais o ente federal dispor de qualquer pretensão de domínio sobre elas, exceto
dos chamados terrenos de marinha e acrescidos. Conforme a autora, o livro traz informações que beneficiam cerca de 1,4 milhão de pessoas, que é a população da Ilha de São Luís, de acordo com o último censo do IBGE (2022).
Também estiveram no lançamento do livro várias lideranças comunitárias dos quatro municípios da Ilha de São Luís, que atuam na luta pela moradia e regularização fundiária, além de lideranças políticas.
Durante o evento, a magistrada Luzia Neponucena fez um breve retrospecto do conteúdo da obra, dedicando à sua mãe, que se estivesse viva faria 84 anos. A juíza também agradeceu a plateia presente, aos familiares, amigos e amigas, e aos servidores e servidoras da unidade judiciária da qual é titular.
A juíza destacou que “Moradia digna é aquela que tem registro e que o livro traz luzes importantes para a questão”. A autora
acrescentou que a falta de formalidade de áreas traz prejuízos aos direitos fundamentais da política urbana.
Para o vereador de Paço do Lumiar, Wellington Sousa, a obra “A quem pertence a Ilha de Upaon-Açu, em face da Emenda Constitucional nº 46/2005”, é base de referência para o direito à moradia.
Luzia Neponucena é doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidad del Museo Social Argentino; ingressou na magistratura maranhense em 1991, na Comarca de Cândido Mendes; atuou nas comarcas de Arari, Lago da Pedra, Imperatriz e Chapadinha; foi promovida para São Luís em 2003 e mais tarde titularizada na 1ª Vara da Fazenda Pública, onde permaneceu até 2020, quando passou a ser titular da Vara Agrária. Antes da magistratura, foi promotora de justiça (1990), atuando em Bacabal e Lago da Pedra.
Projeto Saúde e Qualidade de Vida atende comarca de Chapadinha
Servidores e servidoras das comarcas de Chapadinha e Brejo participaram, nos últimos dias 24 e 25 de agosto, do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que integra o projeto “TJMA Sustentável”, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde. A iniciativa visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida.
A ação foi realizada por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coorde-
nadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, com a realização de aproximadamente 120 atendimentos, incluindo atividades multidisciplinares nas áreas de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia. Na abertura da ação, representando a Diretoria de Recursos Humanos, a chefe da Divisão Psicossocial, Raissa Braúna, reforçou a importância do(a) servidor(a) participar de todas as atividades disponibilizadas por meio do projeto. ‘’O projeto qualidade de vida no trabalho está trazendo serviços de grande importância, com uma equipe totalmente qualificada. Fazendo com que os(as) servidores(as) revejam seus hábitos ali -
mentares, dando mais atenção a alimentação e a saúde não só física, como também a saúde mental”, observou. O professor da UFMA Herikson Araujo Costa esclareceu as informações e tirou dúvidas dos servidores(as) antes do início das atividades. As atividades foram conduzidas por profissionais da UFMA e do TJMA. Do Tribunal de Justiça, estiveram presentes Raissa Braúna (Divisão Psicossocial), Liana Rachel Bandeira Costa (Divisão de Avaliação de Desempenho) e Alessandra de Jesus Pinheiro Mendes (Coordenação de serviços médicos, odontológico e psicossocial).
As atividades de educação física foram coordenadas pelos professores Christian Cabido, Cristiano Mostarda e Mário Sevilio. Na nutrição, os professores Ana Karina Teixeira e fisioterapia Prof. Flávio Pires. A psicóloga Mônica Araújo realizou roda de conversa com o tema ‘’Saúde Mental no ambiente de trabalho’’, além de atendimentos individuais por demanda espontânea.
PARCERIA
A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade à ação
Nunes Marques libera para julgamento primeiras ações
do 8 de janeiro
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou hoje (28) para julgamento as primeiras seis ações penais relacionais aos ataques de 8 de janeiro, quando as sedes do Três Poderes, em Brasília, foram invadida e amplamente depredadas.
go de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração do patrimônio tombado. Nesses casos, as penas podem chegar a 30 anos de prisão. Ao todo, 250 pessoas foram denunciadas por esses crimes.
conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.
Além de Chapadinha, o projeto contemplou neste ano as comarcas de Pinheiro (31/5 e 1º/6), Itapecuru-Mirim (29 e 30/6) e Imperatriz (26 e 27/7). As atividades pretendem alcançar, neste ano, as comarcas de Balsas, Presidente Dutra e São José de Ribamar. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJMA.
CONFIRA AS DATAS DA PRÓXIMAS EDIÇÕES:
Comarca de Balsas21/9/23 e 22/9/23
Comarca de Presidente Dutra - 26/10/23 e 27/10/23
Termo Judiciário de São José de Ribamar - 23/11/23 e 24/11/23
Marques é revisor das ações penais relacionadas ao episódio. Nessa condição, ele realiza uma análise formal dos processos antes que possam ser julgados. Isto é, ele analisa se todos os procedimentos legais foram conduzidos adequadamente. O relator das ações é o ministro Alexandre de Moraes, a quem cabe conduzir o andamento.
Após a liberação por relator e revisor, cabe à presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, marcar a data de julgamento pelo plenário. Ao todo, 1395 pessoas se tornaram rés por envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro.
Entre as primeiras ações penais a serem julgadas, estão as de indivíduos que participaram diretamente dos ataques e que são acusados de crimes mais graves: tentativa de golpe de Estado; associação criminosa armada; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com empre-
Acordos
No caso dos demais acusados por crimes menos graves - como incitação à animosidade das Forças Armadas e associação criminosa -, Moraes autorizou, na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) a celebrar acordos de não persecução penal.
A medida havia sido solicitada pela procuradoria ao Supremo e conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com a medida, a PGR vai avaliar os casos em que o acordo pode ser concedido. Em seguida, o documento deverá ser homologado pelo ministro para ter validade.
Em função da possibilidade de pacto, Moraes determinou a suspensão, pelo prazo de 120 dias, das ações penais abertas contra os eventuais beneficiados. As defesas dos réus também poderão procurar a PGR para formalizar a tentativa o acordo.
Procura por empréstimos cai 14% nos últimos 12 meses
O consumidor brasileiro tem diminuído a procura por empréstimos. Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, da Serasa Experian, apontam que em julho houve uma queda de 2,4% na comparação com junho. Já na comparação com julho de 2022, a retração foi de 10,9%. Nessa comparação anual, o resultado tem sido negativo por 14 meses seguidos, ou seja, desde junho de 2022. Os dados foram obtidos com exclusividade pela Agência Brasil. Ao longo de 2023, o recuo na procura por crédito é de 12,3%. Já no acumulado de 12 meses, a queda é maior ainda, 14%. A Serasa Experian chega a esses números por meio de um acompanhamento mensal de consultas para concessão de crédito relacionadas a Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs) que fazem parte do banco de dados da empresa. Nenhuma Unidade Federativa (UF) registrou crescimento na busca de crédito por consumidores. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retração é reflexo da política de juros no país. “Os consumidores continuam arredios à tomada de crédito principalmente pelos juros
altos, que tornam o momento inapropriado para isso”. No começo de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de juros básicos da economia (Selic) para 13,25% ao ano. Foi o primeiro corte em três anos. A Selic influencia diretamente o comportamento dos juros cobrados pelos empréstimos oferecidos às pessoas físicas.
Segundo comunicados do BC, a taxa vem sendo mantida em níveis altos como forma de controlar a inflação. Porém, um efeito adverso é que a Selic alta também é recessiva, ou seja: dificulta o crédito, o consumo e investimentos.
Para o professor de economia Ruy Santacruz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de reflexo dos juros altos, os dados da Serasa Experian trazem um efeito estatístico, devido à grande demanda por crédito durante os últimos anos.
“A retenção da demanda por crédito ocorre em função de uma procura muito alta durante a pandemia e logo depois da pandemia também. Então, na verdade, a demanda por crédito não está baixa hoje em dia, ela está até razoavelmente alta.
Ela cai porque está dentro de um patamar ainda mais alto”, pondera o professor.
Importância do crédito
A tomada de crédito é sinônimo de assumir uma dívida e, muitas vezes, associada ao risco de se tornar inadimplente, ou seja, perder a capacidade de pagar a conta em dia. Mas o professor da UFF explica que o crédito é uma das ferramentas essenciais para o bom funcionamento da economia, gerando crescimento, emprego e renda.
“Sem crédito não tem consumo das famílias”, aponta. “Para o PIB [Produto Interno Bruto, conjunto de bens e riquezas produzidos no país] crescer, para o emprego crescer, você precisa que as famílias consumam mais, gastem mais”, explica Santacruz, ressaltando que isso vale também para as empresas, responsáveis por grande parte dos investimentos no país, além dos governos. “O termômetro da economia realmente é o crédito”, afirma.
Orçamento familiar
Santacruz acredita que parte da queda na demanda por crédito se deve também à inadimplência, que apresentou recuo recente, mas, na opinião do professor da UFF, segue alta. “A turma está esperando se ajustar primeiro, pagar um pouco mais das dívidas, quando a inadimplência cair um pouco mais ainda, provavelmente vai dar uma estabilizada na demanda por crédito”, pontua.
Para Luiz Rabi, da Serasa Experian, o aumento na demanda por crédito acontecerá com um reordenamento do orçamento familiar.
“Para que o indicador volte a registrar números
positivos, a renegociação de dívidas e o corte de gastos são medidas importantes a fim de [o consumidor] conseguir se reorganizar financeiramente”.
O levantamento da Serasa Experian aponta que o recuo na procura por financiamento no acumulado dos últimos 12 meses foi maior entre pessoas com renda de até R$ 1 mil (queda de 15%), enquanto as com renda superior a R$ 10 mil apresentaram retração de 11,5%.
Queda na inadimplência Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o nível de endividamento do brasileiro caiu pela primeira vez em sete meses e chegou a 78,1% das famílias em julho. É o menor índice desde janeiro (78%). Um dos fatores que levaram a essa diminuição, segundo a CNC, é o programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal para estimular e renegociação de dívidas e limpar o nome do consumidor de cadastros restritivos de crédito.
O mais recente balanço sobre o Desenrola Brasil feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgado no último dia 22, aponta que cerca de R$ 9,5 bilhões em dívidas foram negociados em um mês. O dado se refere ao período de 17 de julho a 18 de agosto.
O economista da Serasa Experian considera que a procura por crédito não está associada ao Desenrola. Para ele, há outros fatores que influenciam diretamente o interesse por empréstimos. “Demanda por crédito é afetada por outras variáveis econômicas: taxa de juros, confiança do consumidor, nível de emprego”, enumera.
Brasileiros estão menos preocupados em compartilhar dados financeiros
A preocupação dos brasileiros em compartilhar dados financeiros diminuiu nos últimos quatro anos enquanto o open finance (compartilhamento autorizado de dados entre instituições financeiras) cresceu no país. De acordo com a pesquisa Open Finance Brasil, em 2021, 45,8% das pessoas se mostravam preocupadas em como tais informações seriam utilizadas. Em 2023, esse percentual caiu para 34%.
Em um comparativo en-
tre 2021 e 2023, as quatro principais preocupações dos pesquisados sobre a utilização do open banking diminuíram. Insegurança sobre crime financeiro caiu de 48% para 36%, em 2023; a forma como os dados serão usados também teve queda, saindo de 45,8% para 34%; o medo da perda do anonimato sobre os dados diminuiu de 43% para 29%; e a preocupação sobre falta de proteção dos dados reduziu de 41% para 28%.
O estudo mostrou que 49%
dos clientes que conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se sentem mais confortáveis para compartilhar informações.
A pesquisa online Open Finance Brasil 2023 foi realizada em maio pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional. Foram entrevistados 1 mil homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet.
O gerente de Open Finance na TecBan. Rogério Melfi, atribui essa queda da descon-
Investimentos no Tesouro
Direto somam R$
3,573 bilhões em julho
As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 982,8 milhões em julho deste ano. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Tesouro Nacional, as vendas de títulos atingiram R$ 3,573 bilhões.
O volume para o mês só foi menor do que o valor investido em julho de 2022, que chegou a R$ 4,006 bilhões.
Também houve queda em relação ao mês anterior, junho, quando as vendas atingiram R$ 3,811 bilhões. O recorde mensal histórico do Tesouro Direto ocorreu em março deste ano, quando as vendas somaram R$ 6,842 bilhões.
Os resgates totalizaram R$ 2,590 bilhões, sendo R$ 2,427 bilhões relativos a recompras de títulos públicos e R$ 163,2 milhões por vencimentos, quando o prazo do título acaba e o governo precisa reembolsar o investidor com juros.
Os títulos mais procurados pelos investidores foram os corrigidos pela Selic, taxa básica de juros, que corresponderam a 65,6% do total. O interesse por papéis vinculados aos juros básicos é justificado pelo alto nível da taxa Selic. Em março de 2021, o Banco Central (BC) começou a elevar a Selic.
A taxa, que estava em 2% ao ano, no menor nível da história, saltou para 13,75% ao ano. No início deste mês, o BC iniciou o ciclo de redução da Selic, mas, mesmo com a expectativa de queda dos juros básicos neste semestre, os investidores continuam a comprar esses títulos.
fiança no compartilhamento de dados a mais educação financeira por parte das pessoas e a entrada em vigor da LGPD. “As pessoas começaram a entender o que elas têm de direitos e deveres com a Lei de Proteção de Dados”.
A recomendação do gerente ao consumidor para proteger seus dados é de sempre utilizar os canais oficiais da sua instituição financeira e observar com cuidado se links em e-mails e SMS são, de fato, provenientes do seu banco.
Já os papéis vinculados à inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) tiveram participação de 22,2% nas vendas, enquanto os prefixados - com juros definidos no momento da emissão - representaram 12,2%.
O estoque total do Tesouro Direto alcançou R$ 120 bilhões no fim de julho, com aumento de 1,5% na comparação com o mês anterior (R$ 118,2 bilhões) e de 24,4% em relação a julho do ano passado (R$ 96,4 bilhões).
Investidores
Quanto ao número de investidores, 339.220 novos participantes cadastraram-se no programa no mês passado. O número de investidores atingiu 25.006.870, alta de 24,9% nos últimos 12 meses. O total de investidores ativos - com operações em aberto - chegou a 2.292.783, aumento de 12,4% em 12 meses. No mês, o acréscimo foi de 46.006 investidores ativos.
A procura do Tesouro Direto por pequenos investidores pode ser observada pelo considerável número de vendas até R$ 5 mil, que corresponderam a 84,2% do total de 633.676 operações ocorridas em julho. Só as aplicações de até R$ 1 mil representaram 62,3%. O valor médio por operação foi de R$ 5.638,62. Os investidores têm preferido papéis de médio prazo. As vendas de títulos com prazo de um a cinco anos representaram 37,2% e aquelas com prazo de cinco a dez anos, 47,3% do total. Os papéis de mais de dez anos de prazo chegaram a 15,5% das vendas.
O balanço completo do Tesouro Direto está disponível na página do Tesouro Nacional na internet.
Fonte de recursos
O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar a aplicação e permitir que pessoas físicas adquirissem títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, pela internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só precisa pagar uma taxa para a corretora responsável pela custódia dos títulos. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.
A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, os índices de inflação, o câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis prefixados.
Inscrições abertas para a 4ª etapa do Maranhense de Beach Tennis
Vem aí a quarta etapa do Campeonato Maranhense de Beach Tennis, competição promovida pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM) com os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Desta vez, o principal torneio do Maranhão da modalidade vai ocorrer entre os dias 8 e 10 setembro, na Arena Pé na Areia, na cidade de Balsas. As inscrições para a próxima etapa já estão abertas.
Os atletas interessados
em disputar a etapa de Balsas do Campeonato Maranhense de Beach Tennis devem realizar suas respectivas inscrições pelo site do LetzPlay. Vale destacar que antes de chegar a Balsas, as cidades de Imperatriz, São Luís e Santo Amaro sediaram, respectivamente, as etapas anteriores do torneio estadual.
“Estamos ansiosos para mais uma etapa do Campeonato Maranhense de Beach Tennis. As inscrições já estão abertas e nossa expectativa é a melhor possível. A competição teve um alto nível
técnico nas etapas anteriores e acreditamos que em Balsas as disputas deverão ser ainda mais acirradas. Nosso muito obrigado ao governo do Estado e ao Grupo Mateus por estarem apoiando e incentivando a prática do beach tennis nos quatro cantos do Maranhão”, afirmou Menezes Junior, presidente da FBTM. As quatro etapas do Campeonato Maranhense de Beach Tennis somam pontos para o ranking estadual, que definirá os atletas da equipe do Maranhão que serão convocados para o Campeonato
Brasileiro da Confederação Brasileira de Beach Tennis. O evento nacional ocorrerá em Recife (PE), entre os dias de 2 a 5 de novembro.
Além de pontos no ranking estadual, outro atrativo para a etapa de Balsas é a premiação em dinheiro. De acordo com a organização, haverá uma premiação total de R$ 35 mil, sendo R$ 15 mil para a categoriaa PRO e R$ 20 mil para a categoria Amador. Os campeões da categorias de gênero serão premiados com raquetes de carbono.
Transmissão ao vivo
Como forma de divulgar a modalidade, a quarta etapa do Campeonato Maranhense de Beach Tennis terá transmissão ao vivo pelo novo canal Linha dos 3, no YouTube. “O Linha dos 3 é um canal 100% maranhense ligado aos esportes de areia. A estreia das transmissões ocorreu na segunda etapa do Estadual em São Luís, continuou na etapa em Santo Amaro e seguirá na de Balsas. Estamos conseguindo valorizar a nossa modalidade e, com isso, vamos alcançar ainda mais pessoas e divulgar ainda mais as nossas competições”, explicou Menezes Junior.
São Paulo decide em casa o título da
Copa do Brasil contra o Flamengo
O estádio do Morumbi, na capital paulista, será o palco da decisão do título deste ano da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo, no dia 24 de setembro (domingo). A definição dos mandos de campo (jogos de ida e volta) ocorreu por meio de um sorteio nesta segunda-feira (28), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
O Flamengo fará o primeiro jogo da final no Maracanã, em 17 de setembro. O Tricolor paulista busca um título inédito na competição, diante do Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil (2022). O time coleciona também faturou as edições de 1990, 2006 e 2013).
O sorteio contou com a presença dos jogadores
Rafinha e Calleri, do Tricolor paulista, e dos rubro-negros Filipe Luís e Everton Ribeiro, além dos respectivos técnicos: Dorival Júnior e Jorge Sampaoli.
"São duas equipes gigantes, teremos dois grandes espetáculos. Os profissionais do nosso lado conhecemos muito bem, muito bem dirigidos pelo Sampaoli. Tenho
Quem eram os pilotos da Moto1000GP que morreram após grave
acidente no Paraná
Os pilotos Érico Veríssimo da Rocha, de 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, de 42, morreram no último domingo (27) depois de se envolverem em um acidente durante prova do Moto1000GP, no Autódromo Internacional de Cascavel, no Paraná.
André era natural de São Paulo, enquanto Érico era pernambucano. Ambos pilotavam profissionalmente há cerca de 15 anos. Apesar da coincidência nos sobrenomes, os pilotos não tinham nenhum grau de parentesco.
Entenda o caso
lizar aos outros pilotos, mas não foi suficiente para evitar a tragédia.
Alguns conseguiram desviar, mas Érico o acertou em cheio. Os dois foram atendidos no local e levados ao hospital imediatamente, mas nenhum deles acabou resistindo aos ferimentos. Érico morreu assim que chegou ao hospital e André veio a óbito horas depois. As informações foram confirmadas pela assessoria da entidade de MotoGP. Eles disputavam a 4ª Etapa da Moto1000GP, no Autódromo Zilmar Beux.
certeza que teremos espetáculos brilhantes e fazendo jus à final de uma competição tão difícil. Esperamos que façamos dois grandes espetáculos, e o público, não só presente, assistirá a dois grandes jogos", disse Dorival, que conquistou a taça no ano passado, quando comandava o Flamengo, e também foi campeão em 2010 à frente do Santos.
O treinador do Flamengo minimizou a vantagem de o São Paulo poder disputar a última partida da final no Morumbi, com o apoio da torcida tricolor.
"Acho que exigir mando agora é circunstancial. Sabemos que temos que tentar ganhar os dois jogos para ser campeão. A dificuldade não será o mando, mas o São Paulo", analisou Sampaoli que busca levantar a taça da Copa do Brasil pela primeira vez na carreira.
Além do troféu, o clube campeão será contemplado com premiação recorde de R$ 70 milhões e o vice levará R$ 30 milhões.
A dupla se acidentou na tarde de domingo (27), ainda na primeira volta da corrida do Moto1000GP. Na ocasião, um dos pilotos cai um uma curva. Em uma condição preocupante após sofrer a queda, André ficou de pé no meio da pista entre os pilotos em alta velocidade que passavam ao seu redor.
As imagens do acidente são fortes. Ele chegou a levantar a mão no meio do asfalto na tentativa de sina-
Após o ocorrido, a organização do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade anunciou o cancelamento de todas as atividades que iriam ocorrer neste domingo no Paraná. “Moto1000GP, após a informação oficial, cancela todas as atividades de pista da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A família Moto1000GP destina todas as nossas orações aos pilotos, aos familiares, amigos e admiradores”, diz o comunicado.
Estudantes dos Centros Educa Mais participam de jornada educacional “Encontro dos Sonhos 2023”
Durante três dias, os estudantes dos Centros Educa Mais estiveram imersos em atividades no Centro de Ensino Maria José Aragão, na Cidade Operária, para elevação da autoestima e reforço a solidariedade e o protagonismo juvenil.
Com o tema “Encontro dos Sonhos: um novo estilo de vida”, o projeto que surgiu em 2018 chega à 4ª edição reunindo 60 estudantes para
um momento de escuta ativa, orientação, ressignificação e acolhimento. O secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias, reforçou sobre a importância do projeto para a jornada educacional. “O encontro proporciona um ambiente que estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nos estudantes, permitindo entrar em contato
com as suas emoções e focar nos sonhos. Um projeto inspirador e transformador que potencializa todas as premissas do protagonismo estudantil”, afirmou.
De acordo com Leila Melo, gestora geral do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, a intenção é orientar para as diversidades da cidadania e contribuir para a concretização dos sonhos. “São três dias de imersão, em que trabalhamos valores, autoconhecimento, imagem e convívio familiar, trazendo resultados positivos no que diz respeito a valorização e concretização dos sonhos, o que se reflete no rendimento escolar”, disse.
O encontro estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes. “A gente entra sem expectativa nenhuma e após a experiência do encontro, temos foco para conquistar os nossos sonhos e competência para
reconhecer e refletir sobre as emoções”, contou a estudante Elaine Karen Mendes Abreu.
Os bons frutos colhidos pela experiência foram a motivação para o ex-estudante do Barjonas Lobão e atualmente, líder de quarto, João Pedro, para estimular mais jovens a viver a imersão. “Tive a oportunidade de participar em duas etapas como ‘encontrista e encontreiro’, onde adquiri características que hoje eu tenho com excelência, que são: a autonomia, competência e a solidariedade, isso graças ao espaço de protagonismo juntamente com o Encontro dos Sonhos”, concluiu.
O “Encontro dos Sonhos: um novo estilo de vida” aconteceu de 25 a 27 de agosto e reuniu estudantes dos Centros Educa Mais Almirante Tamandaré, Barjonas Lobão, Dorilene Silva Castro e o Centro de Ensino Maria José Aragão.
Maranhão se destaca no Ranking de Competitividade dos Estados com melhorias em segurança
O Maranhão ganhou destaque positivo na edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, por ter sido o que mais ganhou posições em relação à edição de 2022, passando da 26ª para a 21ª colocação. Os maiores avanços ocorreram nos pilares de Solidez Fiscal, Segurança Pública e Potencial de Mercado, seguidos de Sustentabilidade Social, Educação e Infraestrutura.
O relatório técnico do Ranking de Competitividade dos Estados, criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é uma ferramenta fundamental para avaliar a eficácia da gestão pública e a qualidade das políticas públicas em todos os estados do Brasil. O ranking oferece diagnósticos e orientações para líderes públicos estaduais, identificando pontos fortes e fracos em pilares temáticos que influenciam a competitividade dos estados, em áreas como infraestrutura,
educação, segurança pública, solidez fiscal, entre outros. O governador Carlos Brandão comemorou os avanços e reafirmou o compromisso contínuo em investir em políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos maranhenses e fortaleçam o estado como um lugar acolhedor e seguro para os negócios.
“No Ranking de Competitividade dos Estados, nós subimos cinco posições, isso mostra o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Estamos no caminho certo para impulsionar o desenvolvimento do nosso estado. Isso confirma, também, que o Maranhão tem estabelecido um clima muito favorável e amigável aos negócios, a instalação e o desenvolvimento das empresas.
A nossa segurança pública também exerceu papel importante nesse resultado, com a 7ª colocação a nível nacional”, enfatizou Brandão. Solidez Fiscal
e potencial econômico
O Maranhão exibiu o maior avanço de posição no pilar de Solidez Fiscal, com um salto de 9 colocações, passando da 23ª para a 14ª posição. O pilar de solidez fiscal demonstra que o estado está adotando medidas para administrar seus recursos de maneira eficaz e responsável. Desta forma, o Maranhão tem gerado confiança e credibilidade aos investidores, assegurando a estabilidade econômica e reduzindo as incertezas no ambiente de negócios.
Refletindo os dados de 2022, o Maranhão apresentou melhora relativa nos indicadores de Resultado Primário (+18 posições), Dependência Fiscal e Gasto com Pessoal (+2 posições cada), e Solvência Fiscal e Poupança Corrente (+1 posição cada).
Segurança Pública No pilar de Segurança Pública, o Maranhão avançou 7 posições, passou da 14ª para a 7ª colocação, com destaque para o desempenho no indicador de Segurança Pessoal (+4 posições). O indicador comprova o resultado das políticas públicas de segurança para a garantia dos direitos individuais, o cumprimento da lei e a promoção do bem-estar social.
Além de melhorar a qualidade de vida da população, este avanço contribui para a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e social, aumentando o potencial do
Inep divulga dia 8 resultado de recurso para certificador do Enem
As pessoas que não tiveram as inscrições confirmadas para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até esta segunda-feira (28) entrar com recurso no Sistema RNC. O resultado será divulgado no sistema da rede no dia 8 de setembro.
Maranhão como um local atraente e seguro para o turismo e investimentos.
Potencial de Mercado
No pilar de Potencial de Mercado, o avanço foi da 12ª posição para 6ª, dada a posição favorável nos novos indicadores de Inadimplência (3ª posição) e Qualidade de Crédito para Pessoa Física (9ª).
Os dados indicam o aumento da capacidade do Maranhão em atrair investimentos, estimular o crescimento de negócios e aproveitar oportunidades econômicas em diversos setores. Isso envolve tanto a atração de novos empreendimentos, a ampliação dos que já estavam estabelecidos, quanto o fomento ao empreendedorismo local.
Sustentabilidade Social, Educação e Infraestrutura
O Maranhão também apresentou melhoras nos pilares de Sustentabilidade Social, com a subida de três posições, evidenciando eficiência da atuação do Governo para minimizar as situações de vulnerabilidade social.
No pilar da educação, o estado avançou duas posições, os dados mostram progresso na taxa de presença de atendimento dos alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio. Quanto ao pilar de infraestrutura, o Maranhão teve ganhos relacionados ao custo de saneamento básico e a disponibilidade de voos diretos.
Os colaboradores da rede serão responsáveis por certificar, in loco, os procedimentos corretos de aplicação do Enem 2023, marcada para os dias 5 e 12 de novembro.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep), a falta de confirmação das inscrições ocorre por inconsistência nas informações
prestadas ou em relação à documentação exigida. Podem se candidatar à RNC os servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício de docência em 2023. Ainda é necessário ter formação mínima no ensino médio e não é permitida a inscrição de parentes até terceiro grau de inscritos no Enem de 2023. Capacitação Os interessados que tiverem a inscrição confirmada poderão realizar o curso, promovido pelo Inep, na modalidade a distância, pela plataforma virtual. A data da capacitação ainda será divulgada pelo Inep.
José Celso de Alcântara, CPF: 428.232.773-15, torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais-SEMA/MA, a Licença Única Ambiental de Regularização (LUAR) sob processo nº 150122/2023, para a atividade de projeto agropastoril de criação de gado e agricultura para a Fazenda Morro Grande, localizada na Zona Rural, S/N°, no município de Pirapemas – MA., CEP: 65460-000.
Homem é morto com mais de 20 facadas durante jogo de baralho no interior do MA; amigo da vítima é suspeito do crime
Na noite desse domingo (27), um homem, identificado como Rondnelson de Castro Pereira, foi morto a facadas no povoado Cajazeiras, na zona rural de Barra do Corda. Segundo testemunhas, o crime foi praticado por um amigo da vítima, durante um jogo de baralho. De acordo com infor -
mações da Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu por volta das 20h30, quando a vítima estava jogando baralho e ingerindo bebidas alcoólicas com um homem identificado como Marcos Vinícius.
Durante o jogo, os amigos tiveram uma discussão, que terminou com
Rondnelson atingido por 23 golpes de faca. Testemunhas relataram que o jogo de baralho era por meio de aposta em dinheiro, e Marcos estava perdendo. Por causa disso, Rondnelson teria começado a provocar Marcos dizendo que “quem ta liso corre mesmo”.
Diante das provocações, Marcos teria ido em casa e pegou uma faca. Quando voltou ao bar, o homem teria desferido cerca de 23 facadas em Rondnelson, que morreu no local.
Após o crime, Marcos Vinícius fugiu do local e ainda está sendo procurando pela polícia.
Mais de 200 kg de maconha são apreendidos dentro de carro de passeio na BR-010, em Imperatriz
Na manhã desta segunda-feira (28), 213 kg de maconha foram apreendidos durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 263 da BR-010, na cidade de Imperatriz, na Região Tocantina. De acordo com a PRF, uma equipe estava fazendo
uma fiscalização na BR010, quando viu um carro de passeio estacionado em um posto de gasolina, carregando grandes volumes.
A situação chamou a atenção dos policiais rodoviários federais, que resolveram abordar o automóvel para verificar a mercadoria transportada.
Quando a PRF se aproximou do veículo, o condutor saiu correndo, entrando em uma região de mata densa nas proximidades, abandonando o automóvel e a carga.
Ao vitoriar o veículo abandonado, a PRF encontrou quatro caixas de grande porte contendo
tabletes de maconha. A carga era composta por 213 pacotes, cada um pesando aproximadamente 1 kg, totalizando cerca de 213 kg do entorpecente.
A droga foi apreendida e encaminhada à delegacia da Polícia Civil de Imperatriz. Já o responsável pela carga não foi localizado.
Na manhã desta segunda-feira(28), a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem, apontado como o principal suspeito de assassinar dois adolescentes no conjunto Habitacional Eco Buriti, em Buriticupu. A investigação e prisão foram coordenadas pela 23ª Delegacia Regional de Polícia.
Segundo as investigações, no dia 20 de maio deste ano, os dois adolescentes, de 14 e 17 anos, foram surpreendidos por dois homens que estavam em uma motocicleta, e que efetuaram disparos de arma de fogo contra os dois jovens que não resistiriam aos ferimentos e vieram a óbito ainda no local.
Segundo o delegado
Jessé Soares, titular da 23ª Delegacia Regional de Buriticupu, horas depois do fato, um dos suspeitos de cometer o crime foi localizado e preso por uma equipe da Polícia Militar e com ele, apreendida uma arma de fogo. A arma foi encaminhada para perícia, sendo que os resultados confirmaram que se tratava da mesma usada para ceifar as vidas dos adolescentes. Ainda segundo com o delegado, o preso é investigado por cometer crimes de pistolagem na região, inclusive, tentou contra a vida de um policial militar. Nesta segunda, o mandado de prisão foi cumprido e preso encaminhado ao Sistema Prisional. As investigações prosseguirão para completa elucidação dos fatos.