São Luís - MA, Domingo e Segunda-Feira, 11 e 12 de Agosto de 2024
TJMA discute sobre políticas públicas para a primeira infância
PÁGINA 4
R$ 2,00
MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55266
Celebração ao esporte: aberta 52ª edição dos Jogos Escolares e Paralímpicos Maranhenses
PÁGINA 6
POLÍTICA:
“A Assembleia já convocou todos os candidatos aprovados no concurso público”, afirmou o diretor-geral da Alema
“Em menos de quatro meses, por determinação da presidente Iracema Vale, por meio de cinco editais publicados, já convocamos todos os candidatos aprovados dentro das vagas e até alguns do cadastro de reserva”, afirmou Barbosa. Pag. 3
Um dos maiores eventos de robótica do mundo, RoboCup World FIRA 2024 entra na reta final
PÁGINA 7
Governo quer atrair 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027
PÁGINA 5
Vara da Mulher treina estudantes de Serviço Social e Psicologia
PÁGINA 8
POLÍCIA CIVIL PRENDE, NO CEARÁ, SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DO EMPRESÁRIO “PACOVAN” SES antecipa comemoração do Dia dos Pais no Hospital Dr. Carlos Macieira
PÁGINA 2
ATOS FATOS Saúde 02
Governo do Estado anuncia mutirões de consultas, cirurgias e próteses dentárias em mais cinco municípios maranhenses
Com ações dos programas “Cuidar dos Olhos” e “Cirurgias - Aqui a Fila Anda”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza entre 9 e 11 de agosto mutirões de consultas, entrega de óculos e cirurgias oftalmológicas, nos municípios de Bom Jardim, Santa Luzia do Paruá, Imperatriz, Buriticupu e São Luís.
“Seguimos avançando
em todo o estado transformando a vida de centenas de maranhenses. Entre cirurgias, consultas oftalmológicas e escolha de óculos novos para quem precisa, nosso objetivo é reafirmar a missão do Governo do Estado, que é a de garantir saúde de forma digna e com qualidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Os serviços odontológicos também fazem parte
dos mutirões de atendimento da SES. Em Imperatriz, a rede estadual de saúde promove o mutirão de confecção de prótese dentária na cidade. Na ação, serão realizados, nesta sexta-feira (9), cerca de 30 atendimentos. Também nesta sexta-feira (9) e sábado (10), cerca de 300 pacientes serão atendidos no mutirão de cirurgias oftalmológicas, entre catarata e pterígio, em Imperatriz.
No sábado (10) e domingo (11), ainda no município, a população será assistida com ações de consultas oftalmológicas e escolha de óculos, conforme prescrição médica. Cerca de 600 pacientes são aguardados nesta iniciativa.
Em São Luís, o mutirão de cirurgias oftalmológicas acontecerá neste sábado (10) e domingo (11), no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), beneficiando 750 pacientes. E, nesta sexta-feira (9) e domingo (11), a ação ocorrerá no município de Buriticupu, com atendimento previsto de 400 pacientes.
No sábado (10) é a vez da população de Bom Jardim receber consultas oftalmológicas com entrega de óculos novos. Na ocasião, serão ofertados 200 atendimentos. No domingo (11), moradores de Santa Luzia do Paruá serão beneficiados com mutirão de consultas e entrega de óculos, com cerca de 300 atendimentos realizados pela SES.
SES antecipa comemoração do Dia dos Pais no Hospital Dr. Carlos Macieira
Em alusão à semana do Dia dos Pais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu ações comemorativas para os pais assistidos do Centro de Diálise do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA). A iniciativa, além de proporcionar momentos de descontração, reforçou a importância do cuidado e da humanização no ambiente hospitalar.
Na terça-feira (6), a equipe de saúde do Centro de Diálise organizou um bingo especial para os pacientes em tratamento de hemodiálise. Astrogildo Sousa, de 67 anos, foi um dos sortudos premiados durante o evento. Astrogildo, que faz tratamento renal há quase um ano, comentou com entusiasmo: “Tenho 4 filhos: Wilson, Francisca, Oston e Fran -
cinete. São três vezes por semana que eu venho aqui. O pessoal me trata muito bem. Ser pai é também um presente pra mim, com muito amor aos meus filhos”, afirmou emocionado.
A psicóloga Renata Sapestrana, uma das idealizadoras da ação, destacou o objetivo do evento: “Associamos essa atividade à data comemorativa do Dia
Saúde orienta farmácias sobre testes para HIV, sífilis e
hepatites
O Ministério da Saúde publicou nota técnica orientando farmácias autorizadas sobre a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
De acordo com a pasta, o documento tem como base recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a inclusão de farmácias no grupo que oferta esse tipo de testagem.
“Somente as farmácias habilitadas poderão realizar os testes. Diferentemente dos estabelecimentos comuns, tais farmácias devem estar integradas à rede de diagnóstico, assistência à saúde e vigilância”.
De acordo com a normativa da Anvisa, em crianças de até 11 anos, a testagem e a entrega dos resultados dos exames devem ser realizadas com a presença dos pais ou responsáveis.
Já para adolescentes de 12 a 18 anos, após uma avaliação das condições de discernimento, o teste será realizado segundo a vontade do usuário, assim como a entrega do resultado a outras pessoas.
“Se desejar, e se for constatado que está em condições físicas, psíquicas e emocionais de receber o resultado da triagem, a testagem poderá ser realizada mesmo sem a presença dos responsáveis”, destacou o ministério.
dos Pais para trazer alegria, entretenimento e diversão para eles. Queríamos que pudessem interagir mais. Eles passam 4 horas em diálise, então pensamos em algo para tornar esse tempo mais leve”, frisou
Os prêmios, como kits de higiene, toalhas, perfumes e cestas básicas, foram todos doados pela equipe de Nefrologia, que se uniu para fazer desse momento uma verdadeira celebração.
O Centro de Diálise do Hospital Dr. Carlos Macieira, que conta com 27 cadeiras em três turnos, já realizou mais de 145 mil sessões de diálise, em 6 anos de gestão do Instituto Acqua.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade da rede estadual de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Ainda segundo a nota, o profissional responsável pela testagem na farmácia deve orientar o usuário sobre possíveis resultados e o que eles representam. “As dúvidas das pessoas devem ser acolhidas e respondidas”, destacou o ministério.
Crianças e adolescentes
“Realizada anteriormente somente em laboratórios, a ampliação da testagem em farmácias também vai ao encontro dos esforços para a eliminação de infecções e doenças determinadas socialmente como problemas de saúde pública até 2030”, concluiu a pasta.
O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ricardo Barbosa, afirmou, nesta sexta-feira (09), que o Poder Legislativo Estadual já convocou todos os candidatos aprovados no concurso público realizado em 2023.
“Em menos de quatro meses, por determinação da presidente Iracema Vale, por meio de cinco editais publicados, já convocamos todos os candidatos aprovados dentro das vagas e até alguns do cadastro de reserva”, afirmou Barbosa.
A declaração do diretor-
-geral da Casa foi dada após reunião nesta sexta-feira (9), em seu gabinete, com a diretoria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem).
O concurso público da Alema, realizado por meio do Edital 001/2023, ofereceu 66 vagas para cargos do quadro de pessoal da Assembleia, sendo 53 para o cargo de técnico de Gestão Administrativa, 11 para o cargo de assistente legislativo administrativo e duas vagas para o cargo de consultor legislativo.
O membro da Comissão
ATOS FATOS
“A Assembleia já convocou todos os candidatos aprovados no concurso público”, afirmou o diretor-geral da Alema
Organizadora do Concurso e da Diretoria do Sindsalem, Luís Noleto, confirmou que a Alema, por determinação da presidente Iracema Vale, vem cumprindo todo o cronograma do certame.
“A presidente da Assembleia tem cumprido rigorosamente o cronograma do concurso e, em menos de quatro meses, já convocou todos os candidatos aprovados nos termos do edital do concurso. Inclusive, já foram convocados candidatos aprovados no cadastro de reserva”, frisou.
Convocados
Segundo Ricardo Barbosa, após a homologação do resultado do certame, que ocorreu em março deste ano, a Assembleia Legislativa publicou cinco editais de convocação de aprovados, todos publicados no Diário da Assembleia.
“O primeiro, com 30 convocados, foi publicado em 12 de março de 2024; o segundo, com dois convocados, em 3 de abril; o terceiro, com 10 convocados, em 29 de maio; o quarto, com 16 convocados,
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora
em 01 de julho, e o quinto, com 14 convocados, em 15 de julho. Num total de 73 candidatos convocados, inclusive os do cadastro de reserva. Do total de convocados, apenas quatro ainda não estão no exercício dos cargos, por solicitação dos mesmos”, esclareceu.
Sonho realizado
Ana Laura Alves de Araújo, aprovada em primeiro lugar para o cargo de Gestão Administrativa (Pedagoga), chamada para assumir o cargo no primeiro edital de convocação, nomeada e lotada na Escola do Legislativa do Maranhão (Elema), disse que se surpreendeu positivamente com a sua convocação e nomeação.
“Estudei muito para conquistar essa vaga. Foram anos de estudo para obter essa conquista que, sem dúvida, transformou minha vida. Morava em Balsas e, hoje, graças a Deus e a oportunidade dada pela Assembleia Legislativa, estou trabalhando e podendo oferecer o melhor para minha família”, ressaltou.
fala sobre
o Projeto Mesário Voluntário do TRE-MA
A coordenadora do Projeto Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Mariana Herculano, falou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta sexta-feira (09), sobre os objetivos do Projeto Mesário Voluntário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), executado por meio do TRE-MA.
“O TRE fez campanha massiva em 2023 e intensificou, neste ano, sobre a importância do projeto ‘Mesário Voluntário’. O nosso
objetivo é desmitificar o papel de mesário com essa campanha. Além dos benefícios, como folga e desempate em concursos, entre outros, o projeto fortalece o processo democrático e a participação popular na realização das eleições”, disse. No bate-papo com o radialista e apresentador Henrique Pereira, a gestora explicou que, apesar de haver terminado, nesta quarta-feira (7), o prazo para a Justiça Eleitoral nomear todos os mesários convocados para
trabalhar nas eleições municipais de 2024, que ocorrem em 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro, mas quem quiser ser mesário voluntário ainda pode manifestar o interesse.
“Para saber se foi convocado para trabalhar, o eleitor que se inscreveu como voluntário deve buscar o edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado ou entrar em contato com o cartório eleitoral onde possui registro. Todos os contatos
podem ser encontrados no portal do TSE”, explicou. Ela ressaltou também que só pode ser mesário quem for eleitor maior de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, e detalhou os principais benefícios: critério de desempate em Concurso Público Nacional Unificado 2024 e Tribunal de Justiça do Maranhão 2024; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; e isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual e do município de São Luís.
Café com Notícias aborda campanha ‘Coração Azul’ contra o tráfico de pessoas e trabalho escravo
O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (09) teve como tema a campanha “Coração Azul”, que visa combater o trafico de pessoas e busca mobilizar a sociedade contra esse crime. Para falar sobre esse tema, a jornalista Elda Borges conversou com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Daniel Formiga.
O Coração Azul, símbolo da campanha, representa a tristeza das vítimas dessa prática criminosa e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.
Hoje, o Maranhão é o estado que mais envia pessoas para trabalhar em situações de exploração e escravidão.
“Infelizmente, o Maranhão acabou sendo muito associado a essa pauta do trabalho escravo por causa do grande número de trabalhadores naturais do estado que são resgatados em todo o país, isso devido a uma situação socioeconômica que já vem de décadas. Então, a gente tem uma população camponesa, principalmente, muito pobre e que tem dificuldades para produzir e sustentar a própria família, fazendo com que acabe buscando essas saídas para poder garantir a sobrevivência da família”, explicou Daniel.
Armadilhas
O secretário destacou ainda que a falta de informação, de conhecimento básico sobre direitos trabalhistas, tornam essas pessoas ainda mais vulneráveis a entrar em “armadilhas” do trabalho escravo e do tráfico de pessoas.
Os estados campeões de trabalho escravo em diferentes situações são os Maranhão e o Pará. Segundo Daniel Formiga, geralmente os trabalhadores maranhenses são resgatados no Pará, trabalhando em garimpos ou na pecuária, mas há registros
também de pessoas resgatadas em estados das regiões Sul e Sudeste do país, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
O secretário falou ainda sobre os casos de trabalho escravo no âmbito doméstico, que vêm crescendo no número de denúncias, apesar de esses casos ainda serem apenas 1% do total de trabalhadores resgatados.
“cerca de 10% dos casos identificados nos últimos anos são de trabalhadores oriundos do trabalho doméstico, no âmbito nacional. Só que nos resgates, isso ainda é 1%, então ainda fica muito dependente da pessoa fugir porque as restrições para que se façam operações de fiscalização no âmbito doméstico são mais amarradas e restritivas, pois há toda a questão da inviolabilidade do lar. Então você precisa de uma autorização judicial. A campanha ‘Coração Azul’ não pode entrar na casa de uma pessoa assim só pela dúvida. Mesmo com a denúncia, mesmo com a quase comprovação do fato, não é fácil entrar na casa das pessoas para fazer um resgate desse”, explicou. Sobre a campanha ‘Coração Azul, o secretário explica que ela se destina a levar conhecimento às pessoas sobre a pauta do tráfico humano. E, embora se tenha um número muito elevado de maranhenses que são traficados para fins de escravidão, existe outras modalidades que trazem grande preocupação e que precisam de mais foco nas campanhas.
“A campanha ‘Coração Azul’ serve para que as pessoas entendam e saibam como identificar os casos de tráfico de pessoas, de trabalho escravo, e saibam como levá-los ao conhecimento das autoridades para que a gente tenha esse monitoramento mais preciso”, salientou Daniel. Formiga.
04
Fones: (98) 99617-0542
ATOS FATOS
TJMA discute sobre políticas públicas para a primeira infância
A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (CIJ-TJMA) realizou, nesta sexta-feira (9/8), o I Encontro Estadual do Judiciário pela Primeira Infância. O evento tem como objetivo promover a discussão e o avanço de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, com especial atenção àquelas acolhidas por instituições e em condições de vulnerabilidade social e abandono.
O encontro, realizado no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), teve o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), reunindo diversos profissionais do sistema de garantia de direitos da infância, como membros do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além de profissionais das áreas de psicologia, serviço social, saúde e educação.
Ao abrir as atividades, a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, presidente da CIJ-TJMA, ressaltou a importância de unir forças para garantir o cuidado essencial a essa faixa etária. “Como Judiciário, devemos direcionar nossos investimentos e atenções para essas crianças, para colhermos um futuro mais promissor. É imperativo que cada magistrado, na sua respectiva comarca, adote uma perspectiva diferenciada em cada processo que envolva crianças, com a mesma seriedade com que tratamos a violência doméstica e familiar contra as mulheres, pois são questões muito interligadas”, avaliou.
A desembargadora Ângela Salazar, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, apontou para a ausência de políticas públicas efetivas para as crianças institucionalizadas e que sofreram abandono numa fase fundamental para a formação do ser humano. “Devemos nos sensibilizar e fazer desse espaço uma oportunidade de troca de experiência e construção de novos olhares, fortalecendo o papel do Judiciário e do sis-
tema de garantias de direitos sobre essa questão”, disse.
A desembargadora Sônia Amaral, diretora da ESMAM, reforçou a importância do encontro como oportunidade de reflexão e aprimoramento das ações. “Parabenizamos essa iniciativa inovadora, realizada em parceria com o Comitê Gestor Local pela Primeira Infância, para discutir e compartilhar experiências sobre como garantir direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças nos primeiros anos”, concluiu.
Também integraram o dispositivo de honra a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Karina Bogéa, e o vice-presidente da AMMA, juiz Marco Adriano Fonseca.
POLÍTICA DA PRIMEIRA
INFÂNCIA
A série de palestras teve início com a palestra do professor, mestre e filósofo Vital Didonet, vice-presidente mundial da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), participou que falou, por videoconferência, sobre a importância do cuidado na Primeira Infância como uma política pública. “Foi com essa concepção que o marco legal da primeira infância estabeleceu como primeira diretriz a elaboração das políticas da primeira infância, o interesse superior da criança. E o melhor interesse da criança, por exemplo, não existe teoricamente nem acontece por determinação genérica ou em alguns atos isolados de atendimento. É preciso uma tessitura de cuidados, enfim, uma cultura do cuidar”, explicou. O juiz Delvan Tavares Oliveira, titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, tratou sobre a política judiciária e formação do Comitê Gestor Local pela Primeira Infância, que tem como objetivo implementar e monitorar a política nacional pela primeira infância, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos, promover a articulação interinstitucional de forma integrada e multidisciplinar, além de desenvolver ações de capacitação e forma-
ção para profissionais que trabalham com a primeira infância e assegurar a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em outras legislações pertinentes. “Nós precisamos fomentar a cultura do cuidado da proteção. Porque vivemos num país que ainda tolera ou é entusiasta da cultura da violência contra crianças e adolescentes. Vivemos numa sociedade que tende a normalizar esse tipo de violência a pretexto de muitas coisas, inclusive de orientar e educar”, asseverou.
O magistrado destacou o projeto Entregar Também é Amar, realizado pelo Judiciário do Maranhão, para prevenir e evitar as entregas indevidas de crianças para adoção. O objetivo é informar e conscientizar a sociedade sobre a legalidade e os procedimentos da entrega de crianças por seus genitores à Justiça da Infância e Juventude, e orientar os profissionais que atuam nas áreas da saúde, assistência social e demais órgãos do sistema de proteção à infância. “São palestras e dinâmicas de aproximação entre profissionais do sistema de saúde, Tribunal de Justiça e mulheres gestantes e puérperas que pretendam entregar legalmente seus filhos para adoção, sem passar por julgamentos e constrangimentos”, explicou.
CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARENTALIDADE
Durante o encontro sobre a primeira infância, a juíza Katty Braun, integrante da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Mato Grosso do Sul (CEJAI), ressaltou a importância do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes. Ela destacou que a convivência familiar é um direito fundamental, garantido tanto pela Constituição Federal quanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A magistrada enfatizou que esse direito é tão essencial quanto o direito à vida e à saúde, pois a família é uma base da sociedade e desempenha um papel crucial na proteção e na saúde Coordenadora da Infância e da Juventude do TJMS e secretária-adjunta da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), a magistrada específica que, nos casos em que a família original não pode garantir o bem-estar da criança, o ECA prevê medidas como o acolhimento institucional. No entanto, frisou que essas medidas devem ser especiais e temporárias, sempre buscando preservar os vínculos familiares.
Katty Braun enfatizou a ne-
cessidade de fortalecer as famílias para que possam cumprir seu papel de cuidado, com apoio e orientação adequados. Ela destacou a importância de combater a pobreza, as drogas e as doenças mentais, além de garantir vagas em creches, serviços de saúde do SUS e assistência social robusta. Segundo a juíza, é crucial que o Poder Executivo municipal esteja envolvido na execução dessas políticas públicas, para evitar que as crianças sejam afastadas de suas famílias.
A professora doutora Bruna Barbieri Waquim fez reflexões sobre a Parentalidade Positiva, como uma estratégia intersetorial de prevenção à violência. Ela destacou a importância de repensar o cuidado e a proteção na infância e criticou a visão tradicional de obediência inquestionável aos pais, que muitas vezes silencia os filhos mesmo diante de abusos.
A assessora jurídica do TJMA ressaltou que, atualmente, as relações tóxicas entre pais e filhos são mais reconhecidas, e que essas dinâmicas podem ter efeitos duradouros e intergeracionais. A parentalidade positiva, segundo ela, é uma abordagem que promove um relacionamento baseado em respeito, acolhimento e não violência, e é uma estratégia essencial para prevenir a violência dentro das famílias.
“Vejam a força da adoção dessa filosofia da parentalidade positiva, que é uma parte do processo de educação das crianças que respeita a sua condição de sujeito de direitos, que trata o relacionamento entre pais e filhos baseado no respeito, no acolhimento e na não-violência. Essa parentalidade positiva surge muito mais do que só uma filosofia, surge como um conjunto de técnicas para ensinar esses pais a forma mais saudável, mais positiva mas respeitosa, pro desenvolvimento do que chamamos muito menos de poder familiar e muito mais de responsabilidade familiar”, finalizou.
OFICINAS TEMÁTICAS
O encontro prosseguiu no turno da tarde, com a palestra “Várias Infâncias”, ministrada por Bianca Joseph Bezerra, integrante do Comitê da Diversidade do TJMA, e oficinas temáticas simultâneas, tratando sobre Medidas Protetivas de Acolhimento e suas interfaces (Delvan Tavares Oliveira), O atendimento às mulheres que manifestam interesse em realizar a entrega voluntária de crianças para adoção (Januária Silva Reis e Ana Cláudia), A importância da cultura de paz na Primeira Infância (NEJUR-TJMA).
Vara da Mulher treina estudantes de Serviço Social e Psicologia
A 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís realizou nesta semana treinamento dos 15 estagiários e estagiárias de Serviço Social e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que atuarão, sob supervisão, no acolhimento de mulheres que participarão de audiências na 27ª Semana do Programa “Justiça pela Paz em Casa”. Essa edição do programa ocorrerá no período de 19 a 23 deste mês. O acolhimento é realizado por meio do Projeto “Vem, estamos aqui”, desenvolvido pela unidade judiciária.
O “Justiça pela Paz em Casa” é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, promotorias de Justiça, defensorias públicas e demais operadores do Direito. No Maranhão, as semanas ocorrem nas comarcas da capital e do interior do estado e são coordenadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher/TJMA). A iniciativa visa a ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O projeto “Vem, estamos aqui”, para acolhimento humanizado das vítimas
de violência doméstica e familiar tem caráter permanente e é desenvolvido pela 1ª Vara da Mulher, em duas salas no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), sendo uma destinada às mulheres e a outra é um espaço lúdico para crianças. No local, as mulheres recebem suporte da equipe, ficam em ambiente separado dos agressores e, nos casos mais complexos, sem qualquer contato com os denunciados, inclusive no momento de serem ouvidas em audiência. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar da unidade judiciária, composta de assistentes sociais, psicólogo, comissária de infância e juventude, além de estagiárias e estagiários de Serviço Social e Psicologia. Para o atendimento durante o Justiça pela Paz em Casa”, a unidade conta com o apoio da UFMA.
A capacitação dos estagiários e estagiárias, com ênfase na Lei Maria da Penha, para atuarem na 27ª Semana do Programa “Justiça pela Paz em Casa” ocorreu nessa quinta e sexta-feira (08 e 09). Presentes no evento o juiz titular da 1ª Vara da Mulher, Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior; a secretária judicial da unidade Mayara Soares; o psicólogo e as assistentes sociais da Vara da Mulher, Raimundo Ferreira, Joseane Abrantes e Carla Cavalcante; e a psicóloga da equipe multidisciplinar da Cemulher, Edla Ferreira.
Governo quer atrair 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027
O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 foi lançado nesta sexta-feira (9) na 8ª edição do "Salão do Turismo: Conheça o Brasil", que ocorre no Rio de Janeiro. O documento traça metas para o setor, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões de viagens nacionais, a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e a expectativa de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros. Também há projeção de aumentar para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o otimismo é reforçado pelos números mais recentes, que contribuem com o desenvolvimento de outros setores do país.
"Estamos muito animados com os resultados do turismo brasileiro. Já passamos de 50 mil novos empregos gerados desde 1º de janeiro de 2023", disse o ministro. "E com mais hotéis, mais voos, e mais renda no bolso, o brasileiro está viajando mais e se interessando mais em conhecer o país".
O PNT estabelece como princípios: cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo.
Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, institui 20 programas e planos setoriais. As estratégias de operação serão construídas de forma
participativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do CNT, que poderão contar com convidados da sociedade civil e especialistas. Uma das ações destacadas pela pasta é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que dialoga com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Salão do Turismo
A abertura do Salão do Turismo contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele reforçou a importância do setor para o país e destacou uma das medidas que considera importante: a legalização dos cassinos. O projeto de lei (PL) 2.234/2022, que trata da exploração de jogos e apostas no país, como cassino, bingo e jogo do bicho, foi debatido esta semana no Senado Federal.
"Existe essa discussão no Senado Federal sobre cassinos. Quero deixar a minha opinião pessoal, que já dei lá atrás, quando fui candidato a presidente. Sou totalmente favorável. Las Vegas, nos Estados Unidos, começou com cassino. E hoje as pessoas vão lá e tem entretenimento, show, música, economia criativa. Eu dou todo apoio ao setor que distribui renda e
Financiamento de veículos
emprega muita gente", disse o vice-presidente. Também no evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância de combater todas as formas de violência contra as mulheres e tornar o país cada vez mais seguro para aquelas que são parte central no desenvolvimento do turismo no país.
"Nós precisamos construir um país que as mulheres tenham liberdade de ir e vir. Que sejam felizes fazendo turismo e ajudem esse país de ponta a ponta. Para isso, nós precisamos estar vivas e não termos medo de sair na rua. Precisamos estar seguras e tranquilas", disse a ministra.
O ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, afirmou que, paralelamente ao desenvolvimento do turismo, é preciso garantir direitos básicos e proteção social para os setores mais vulneráveis da população brasileira.
"Sem dignidade, respeito, equidade, o povo não tem cultura. E sem cultura, não tem turismo. Ou seja, sem direitos humanos, nós não vamos conseguir fazer o turismo que precisamos desenvolver como estratégia nacional", disse o ministro.
tem melhor
resultado desde dezembro de 2013
O mês de julho registrou crescimento das vendas financiadas de veículos. Ao todo, 626 mil unidades, entre veículos usados e zero quilômetro, foram adquiridas por meio de financiamentos. O crescimento foi de 27,2% em relação a julho de 2023 e de 7,2% em relação a junho deste ano. Esse desempenho foi o melhor desde dezembro de 2013, segundo o le -
vantamento feito pela B3 (Bolsa de Valores). A pesquisa apontou que, no segmento de veículos leves, o aumento dos financiamentos foi de 26% na comparação com julho do ano passado e de 11,3% em relação a junho deste ano.
No caso de veículos pesados, de utilização no segmento logístico do país, os financiamentos cresceram 28,1% em ju -
lho deste ano em relação a igual período de 2023. Na comparação com o mês de junho, a alta foi de 10,8%.
Já o financiamento de motocicletas teve expansão de 32% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Porém, houve queda de 5% dos financiamentos em relação a junho. As vendas financiadas de veículos no acumu -
Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina
A inflação no mês de julho ficou em 0,38%, acima do índice de 0,21% registrado em junho. O resultado foi puxado principalmente pelo preço da gasolina, passagens de avião e energia elétrica. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, acumula 4,5%, no limite superior da meta de inflação do Banco Central.
Em junho, o acumulado de 12 meses era de 4,23%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o IPCA soma 2,87%.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA apresentaram alta de preços na passagem de junho para julho. A maior pressão inflacionária ficou com o grupo transportes, que subiu 1,82% e representa impacto de 0,37 ponto percentual (p.p.).
Dentro dos transportes, o principal aumento veio da gasolina, que subiu 3,15% e representa individualmente o maior impacto dentre todos os produtos apurados (0,16 p.p).
Esse resultado foi influenciado pelo reajuste de 7,12%, anunciado pela Petrobras no dia 8 de julho.
As passagens aéreas ficaram 19,39% mais caras em julho, contribuindo com 0,11 p.p. do IPCA.
lado do ano totalizam 4 milhões de unidades, número 24,3% superior ao de igual período do ano passado, o equivalente a 793 mil unidades a mais. Essa marca não havia sido igualada desde 2011. “Os resultados de julho tiveram um ritmo forte. Fechamos o mês com o maior número de veículos financiados desde dezembro de 2013. O mercado de financiamento de veículos continua aquecido, e o destaque fica por conta do segmento de automóveis e comerciais leves novos, que registrou um crescimento de quase 20%, com mais de 100 mil veículos financiados”, disse o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
domicílio apresentou recuo de preços (-1,51%) pela primeira vez em nove meses, quando acumularam expansão de 6,87%.
"É a maior queda desde agosto de 2017, quando a variação de alimentos e bebidas foi de -1,07%", destaca Almeida. "O que ajuda explicar a queda em julho é a maior oferta de alimentos", disse, citando a intensificação de safras de tubérculos, raízes e legumes.
As principais quedas foram do tomate (-31,24%), cenoura (-27,43%), cebola (-8,97%), batata inglesa (-7,48%) e das frutas (-2,84%).
Segundo André Almeida, não foi identificada pressão por problemas na produção de alimentos no Rio Grande do Sul, afetado por enchentes que prejudicaram a atividade agrícola do estado em maio.
O índice de difusão, que mede a parcela de produtos que registraram aumento de preços, ficou em 47%, ou seja, menos da metade dos 377 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentou alta. É o menor patamar desde setembro de 2023. Em junho, o índice de difusão era de 52%.
A explicação do menor espalhamento está na queda dos preços dos alimentos. Observando apenas os itens alimentícios, a difusão caiu de 49% para 39% entre junho e julho.
Segundo o gerente do IPCA, André Almeida, as férias escolares de julho favoreceram o aumento nos preços dos bilhetes de avião.
O grupo habitação também pressionou o IPCA, com alta de 0,77%. A terceira maior influência individual para a aceleração da inflação em julho foi a tarifa de energia elétrica residencial - que faz parte do grupo habitação - e subiu 1,93%, representando impacto de 0,08 p.p. “Passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$ 1,885 a cada 100 kwh, ocasionando elevação de preços”, explica Almeida.
Em agosto, o governo anunciou a volta da bandeira verde, o que representa menos pressão na inflação do mês corrente.
Somadas, as inflações da gasolina, da passagem aérea e da energia elétrica representam 0,35%, enquanto o IPCA total do mês ficou em 0,38%. Alimentos
O preço dos alimentos e bebidas caíram 1% em julho e deram o maior alívio para a inflação (-0,12 p.p.). Dentro do grupo, o item alimentação no
"No mês de julho, podemos dizer que a inflação foi menos espalhada, porém, com maior impacto em produtos com grande peso na cesta de consumo, como a gasolina e energia elétrica”, analisa André Almeida.
O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços é feita nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.
A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%.
INPC
O IBGE divulgou também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para as famílias com renda de até cinco salários mínimos. Em julho, o INPC ficou em 0,26%, estável em relação a junho (0,25%). O índice acumula alta de 2,95% no ano e de 4,06% em 12 meses.
Celebração ao esporte: aberta 52ª edição dos Jogos Escolares e Paralímpicos Maranhenses
Durante as próximas semanas, jovens atletas de 126 municípios maranhenses se reúnem em São Luís para uma grande celebração esportiva. Na noite da sexta-feira (9), foi aberta oficialmente a 52ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs). A competição ocorre até dia 2 de setembro e terá disputas em 20 modalidades.
A solenidade de abertura dos JEMs e ParaJEMs aconteceu no Ginásio Georgiana Pflueger, Castelinho, em São Luís. As competições são realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
Durante a solenidade de abertura dos JEMs e ParaJEMs o governador Carlos Brandão anunciou a ampliação do Bolsa Atleta no estado, que passará de 130 para 300 beneficiados a partir do próximo ano, para que mais jovens possam participar desse programa.
“A nossa meta é expandir os JEMs e ParaJEMs a cada ano. Em 2023, tivemos 114 municípios. Este ano são 126. Essas competições dão oportunidade aos jovens do nosso estado para que eles possam mostrar o seu talento no esporte e quem sabe a partir daqui chegar às grandes competições mundiais. Este é o espírito dos JEMs. Fortalecer a prática do esporte no nosso estado e incentivar o talento atlético dos nossos jovens”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou que os JEMs e ParaJEMs são fundamentais para incentivar o talento esportivo desde a base. “Estes são os maiores jogos escolares
do estado e que fortalece a base esportiva, por isso, estamos aqui incentivando esta competição para que outros locais no nosso país tenham jogos deste tipo, criando um esporte cada vez mais fortalecido e nossos atletas despontando nas competições nacionais e internacionais”, disse.
O secretário do Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, informou que os JEMs e ParaJEMs vão reunir mais de 1.200 atletas na edição 2024. “Nossos jogos educacionais deste ano está batendo todos os recordes em uma edição que traz de volta modalidades esportivas como o Beach Soccer e pela primeira vez inclui a Capoeira. Além disso, estamos trazendo de volta o Castelinho para esta competição, que é o maior e melhor ginásio esportivo do Norte e Nordeste”, garantiu.
JEMs e ParaJEMs 2024 Na edição 2024, os JEMs atingiram um recorde histórico com 126 municípios inscritos. Pela primeira vez, as cidades de Conceição do Lago-Açu, Mata Roma, Santana do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Satubinha participam do maior evento de esporte educacional do estado.
Além disso, a edição deste ano conta com novidades como a volta das competições de beach soccer e pela primeira vez será feita uma competição experimental da capoeira, que terá um espaço especial para ser realizado dentro da programação do evento.
Atletas
Para os jovens atletas que irão participar das competições a expectativa é alta. “Durante as férias eu treinei todos os dias. Eu fui muito bem na fase Metropolitana dos JEMs, conquistando duas me -
tes na faixa etária de 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto), e 16 modalidades esportivas para pessoas com deficiência.
O primeiro bloco das competições inicia com as modalidades coletivas (12 a 14 anos) e segue até o dia 15 de agosto com basquete, futsal, futsal intelectual, futebol de 5, futebol PC, goalball, handebol, handebol intelectual, voleibol e voleibol sentado.
Paris 2024: Bruno Lobo faz história ao terminar em sexto lugar na Fórmula Kite
dalhas de bronze e duas de prata. Por isso, minha expectativa esse ano é conseguir me classificar para os JEBs”, comentou Matheus Davi, que compete no atletismo.
Beatriz Marques, estudante que compete no vôlei de praia, destacou a importância da prática do esporte. “A prática do esporte é a melhor coisa que tem. A nossa saúde melhora, nossa vida social melhora e com isso nós crescemos na nossa vida e profissão. Por isso, nós nos dedicamos as nossas modalidades e buscando representar nossas escolas e nossos clubes da melhor forma possível”, contou.
Rodrigo Goulart, presidente da Federação Maranhense de Basquete, disse que os JEMs e ParaJEMs são uma grande ação do Governo do Maranhão. “É sem dúvidas uma grande confraternização do esporte escolar, que envolve também o estímulo à educação, o que é de grande valia para o esporte maranhense e brasileiro, pois revela grandes atletas que representam o estado internacionalmente”, declarou.
Yuri Almeida, presidente da Federação Maranhense de Karatê, falou da importância dos JEMs e ParaJEMs para os jovens do estado. “Temos todo o interesse em contribuir sempre para que este evento seja realizado da melhor forma possível, pois ele é fundamental para incentivar os jovens e os pais desses jovens a continuarem investindo no esporte”, comentou.
Disputas
Os jogos acontecerão entre de 10 de agosto a 2 de setembro e contam com 20 modalidades de disputas individuais e 5 coletivas para crianças e adolescen-
Do dia 18 a 23 de agosto, a disputa será na categoria infanto com as modalidades de beach soccer, basquete, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística e rítmica.
No terceiro bloco, que começa no dia 26 e vai até o dia 28, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, badminton (12 a 14 anos), capoeira, natação, tênis de mesa (12 a 14 anos), tênis de mesa em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo, xadrez (12 a 14 anos) e judô.
No último bloco, de 31 de agosto a 02 de setembro, as competições acontecerão nas modalidades de atletismo (15 a 17 anos), atletismo + 18 ParaJEMs, badminton (15 a 17 anos), halterofilismo, karatê, parabadminton, skate, taekwondo, tênis de mesa (14 a 17 anos), wrestling e vôlei de praia. Competição nacional
Os campeões do JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, no estado da Paraíba. Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecerão de 20 de setembro a 02 de outubro, em Recife, no estado do Pernambuco. Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Cerimonial do Governo e das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Administração Penitenciária (Seap), Saúde (SES), Comunicação (Secom), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Juventude (Seejuv) e do IPREV.
A histórica participação do kitesurfista maranhense Bruno Lobo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (8). Primeiro brasileiro a disputar a competição olímpica de Fórmula Kite, Bruno teve uma performance de alto nível e garantiu o sexto lugar do evento depois de competir na Semifinal A, onde venceu a primeira regata e travou um confronto emocionante diante do italiano Riccardo Pianosi, que se classificou para a final da modalidade na Marina de Marselha, no Sul da França. Com essa campanha, Bruno Lobo foi o melhor representante da vela brasileira em Paris 2024.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, chegou às semifinais da Fórmula Kite após ficar em sétimo lugar na fase classificatória, que só teve sete das 16 regatas previstas por causa da falta de ventos na Marina de Marselha. Na Semifinal A, o maranhense tinha que vencer três regatas contra Riccardo Pianosi (Itália), Axel Mazella (França) e Qibin Huang (China) para avançar à final: Pianosi precisava de apenas uma vitória por ter melhor campanha na primeira fase, enquanto Mazella necessitava de duas provas para ficar com a vaga.
Com muito talento e personalidade, Bruno Lobo superou os seus rivais para conquistar a vitória na primeira regata da Semifinal A na Marina de Marselha. Animado, o kitesurfista maranhense também teve um ótimo desempenho na segunda regata, onde brigou até o fim pela liderança contra Riccardo Pianosi, mas o italiano segurou as investidas de Bruno na reta final da prova, garantiu a vitória e confirmou a vaga na final dos Jogos Olímpicos.
“Eu fui para a segunda regata para brigar por mais uma vitória, estava liderando, o italiano acabou passando ali no finalzinho. Fico feliz pela
participação nos Jogos Olímpicos, é um sonho de infância que se tornou realidade. Vim para brigar pela medalha, estava confiante, vinha em uma ascensão esse ano desde que eu me dediquei integralmente ao esporte”, declarou Bruno Lobo após as semifinais. A presença nas semifinais e a sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 mostram a força de Bruno Lobo entre os melhores kitesurfistas do mundo. Além de ser o atual bicampeão pan-americano e hepta brasileiro de Fórmula Kite, o maranhense também ocupa a sétima posição no ranking mundial da modalidade. Antes dos Jogos Olímpicos, Bruno Lobo ficou em nono lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, realizado em maio, na cidade de Hyères, na França. O atleta maranhense teve um ótimo desempenho diante dos principais nomes da modalidade no planeta, chegando até as semifinais e garantindo presença no Top 10 do Mundial pelo segundo ano consecutivo.
Bruno Lobo também registrou grandes performances em dois eventos na Espanha no início da temporada de 2024. O kitesurfista número 1 das Américas conquistou o quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, realizado em março, em Los Alcázares, e garantiu a 11ª posição do Troféu Princesa Sofia, que foi válido como etapa da Copa do Mundo e disputado em abril, em Palma de Mallorca.
Temporada anterior Em 2023, Bruno Lobo colecionou resultados históricos, com destaque para a vaga antecipada nos Jogos Olímpicos, o quinto lugar no evento-teste em Marselha, o hepta brasileiro de Fórmula Kite e a conquista de seu segundo ouro na história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. O maranhense também alcançou o Top 10 do Mundial de Vela, foi o nono colocado na Allianz Regatta e colocou o Brasil em sétimo lugar na disputa por países do Troféu Princesa Sofia, na Espanha.
Fones: (98) 99617-0542
Um dos maiores eventos de robótica do mundo,
RoboCup World FIRA 2024 entra
Com mais de 360 equipes, competidores de mais de 20 países, 1.500 participantes e 35 mil visitantes, chega ao fim nesta sexta-feira (9), a programação da RoboCup World FIRA 2024, um dos maiores da robótica do mundo, que desde a última segunda-feira (5), transformou São Luís na capital mundial da robótica.
Organizado pela Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA), o evento desembarcou nos galpões do Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, com apoio do Governo do Maranhão, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema).
Reunindo competições em diversas áreas da robótica, a RoboCup World FIRA 2024 conta com participantes de países de todas as regiões do mundo, como Canadá, Estados Unidos, Irã, Índia, Afeganistão e muitos outros. Mas a competição também é uma oportunidade única para as 44 equipes formadas por estudantes da rede estadual de educação e jovens de outros estados brasileiros inscritos na competição, como é o caso do aluno Ítalo Gatinho, representante do Iema de Cururupu. Com a experiência na RoboCup World FIRA 2024, Gatinho já sonha em ingressar no mercado de trabalho na área da tecnologia.
“Estar aqui representando o Iema é uma grande
satisfação. Eu, particularmente, quero entrar nesse ramo da tecnologia, já que no mundo em que vivemos, essa é uma forma de conhecimento que está abrangendo o mundo inteiro”, afirmou.
Intercâmbio
São Luís foi escolhida como cidade-sede do evento este ano, após participação exitosa de equipe do Iema na edição 2023 da Robocup World, realizada na Alemanha. com competições divididas nas ligas Fira Air (com o uso de drones), Fira Sports (para o desenvolvimento de atletas robôs), Fira Challenges (com competições de carros autônomos e inovações tecnológicas) e Fira Youth (competições para participantes mais jovens), a Copa do Mundo da robótica reúne a meca do setor tecnológico no Maranhão.
“Nós estamos com equipes do mundo inteiro, com cerca de 2 mil pessoas por dia visitando o evento.
São Luís hoje é a capital da robótica e a gente tem a ganhar porque a gente traz o celeiro da tecnologia para cá. Todos os olhos do mundo estão voltados para São Luís nesse momento”, ressalta o coordenador de robótica do Iema, Fábio Aurélio Costa.
O estudante de Engenharia da Automoção, Vincent Sandin, é um dos 22 integrantes da equipe do Uruguai que está em São Luís para competir e trocar experiências com outros desenvolvedores. Com -
na reta final
petindo na categoria de carros autônomos, Sandin destaca a importância do intercâmbio cultural viabilizado com esse tipo de campeonato internacional.
“É maravilhoso! A robótica é o que todos nós vamos usar daqui para frente. Aqui a gente pode intercambiar conhecimento. O clima entre as pessoas é muito bom, muito amigável”, comenta o uruguaio.
”A robótica abriu uma oportunidade na minha vida”
A troca de informações e conhecimentos permitiu que o ex-aluno do Iema e hoje estudante universitário do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Thauã Cristian, voltasse a participar da competição. No ano passado, Thauã foi um dos 14 estudantes maranhenses que participaram da RoboCup World na Alemanha. Nesta edição em São Luís, ele já não está mais participando como aluno, já que agora assumiu a função de monitor da equipe de robótica do Iema.
“Estou auxiliando as equipes do Iema Bacelar Portela. No início foi um pouco complicado, porque sou jovem, mas com o passar dos dias fomos nos afinando”, conta.
Thauã Cristian agora comemora os frutos colhidos a partir do seu contato com o universo da robótica. “É uma experiência extraordinária poder participar,
poder representar o Maranhão, o Brasil e o Iema lá fora. A robótica abriu uma oportunidade na minha vida, pude dar um passo a mais na minha escolha profissional e poder seguir adiante”, pontua Thauã.
Estudante Iema Bacabal, Klara Letícia Aguiar, participa da competição em São Luís em uma equipe formada exclusivamente por mulheres. Ela celebra a oportunidade de representar as mulheres e o interior do Maranhão em uma competição internacional. “Está representando um município pequeno em um evento internacional é de grande representatividade. Sabemos que hoje a mulher na ciência ainda é um tabu. Um grupo só de mulheres na robótica traz visibilidade para esse movimento. Enfrentamos muitas barreiras por isso, mas somos boas no que fazemos e estamos felizes por representar as mulheres”, declara.
Encerramento Para esta sexta-feira (9), último dia do evento, a programação da RoboCup World FIRA 2024 inclui seminários de formação, competições da Liga Fira Youth e da Fira Universitária, além da cerimônia de encerramento, às 17h, e o show com TH Cantor, às 19h, fechando com chave de ouro o evento. Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site oficial do campeonato web.iema.ma.gov.br/ visitantesfira.
Pé-de-Meia alcançará quase 4 milhões de estudantes até setembro
O total de beneficiados pelo programa Pé-de-Meia aumentará para quase quatro milhões até setembro. A ampliação da política pública federal foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2 de agosto, em Fortaleza, no Ceará.
A expansão da iniciativa federal inclui estudantes do ensino médio de escolas públicas, pertencentes a famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda per capita (por cabeça) de até meio salário mínimo. As mudanças no programa Pé-de-Meia também contemplarão alunos da educação de jovens e adultos (EJA), que cumprirem os mesmos critérios estabelecidos.
A expansão do programa
nestas duas frentes elevou o número de beneficiados de 2,7 milhões de estudantes para quase quatro milhões. Pagamentos
O Ministério da Educação informou que os estudantes com CadÚnico matriculados no ensino médio público receberão a chamada poupança do ensino médio, a partir de agosto deste ano.
No caso dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), o pagamento será a partir de setembro. Os recursos para o pagamento das parcelas estão garantidos. Os depósitos são feitos pelo Ministério da Educação, em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para estudantes que cumprem os critéri-
os do programa.
O pagamento das parcelas do Pé-de-Meia está condicionado à aprovação ao fim de cada ano do ensino médio e exige a frequência do aluno em mais de 80% das aulas durante o mês.
Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia (MEC) foi instituído pela lei nº 14.818/2024.
O incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, é destinado aos estudantes matriculados no ensino médio público.
Segundo dados do Censo da Educação Básica, em 2022 a taxa de repetência entre os estudantes brasileiros foi de 3,9, enquanto a taxa de evasão atingiu 5,9.
Poupança
Pelo programa, o estudante
AVISO DE LICITAÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO Nº 007/2024. O Município de Cururupu (MA), por meio da Secretaria de Educação, avisa aos interessados que fará realizar Licitação na seguinte modalidade e condições. Modalidade: Pregão Eletrônico. Modo de disputa: Aberto. Tipo de licitação: Menor preço por item, que será regida pela Lei nº 14.133/21 e Decreto Municipal nº 328/2024. Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MALHARIA PARA ATENDER AS DEMANDAS DA SEMANA DA PATRIA DO MUNICÍPIO DE CURURUPU – MA. Data e horário do início da disputa: 28 de AGOSTO de 2024, às 09h30 (nove horas e trinta minutos). Site para realização do Pregão: www.licitanet.com.br. Poderão participar deste Pregão os interessados que militem no ramo pertinente ao objeto desta licitação e as empresas definidas como Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e equiparadas, especializadas no ramo, que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital, para a execução de seus objetivos. Meios de disponibilização do edital: no site do LICITANET (www.licitanet.com.br), PORTAL DA TRANSPARÊNCIA (https://transparencia.cururupu.ma.gov.br/licitacoes), PNCP: https://www.gov.br/pncp/pt-br. Maiores informações poderão ser obtidas nos dias de expediente das 08:00 às 12:00 horas, no Setor de Licitação do Município de Cururupu- MA, ou ainda através do e-mail: cpl.cururupuma@gmail.com. Cururupu - MA, 09 de agosto de 2024. João Carlos Braga - Secretário Municipal de Educação.
RR PINHEIRO PEREIRA CNPJ Nº28.353.786/0001-40 com endereço de funcionamento na Rua Alcântara nº17 Quadra 13 Parque Pindorama em São Luis – MA torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de São Luis – SEMMAM, LICENÇA ÚNICA de um Projeto de Construção Civil, no endereço: Avenida São Luis Reis de França s/nº ZR6 Cep: 65.065-470: Bairro Olho D’água em São Luis – MA, conforme Lei Municipal nº6324/2018, CONAMA 237/97 e Lei Complementar 140/2011
DELTAMIX CONCRETO E ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA, CNPJ: 35.462.677/0001-26, torna público que RECEBEU, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAP, a Licença Corretiva – LC n°049/2024, através do processo 991/2024, para atividade de Oficina Mecânica, - localizada na MA 204, sn, Mocajituba, Paço do Lumiar, Estado do Maranhão.
COMERCIAL VALE DO MEARIM LTDA CNPJ N° 02.901.483/0001-20
COMERCIAL VALE DO MEARIM LTDA, CNPJ: 02.901.483/0001-20. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pedreiras, a Licença de Operação - LO, sob Processo N° 2024.08.06.0025, para atividade de Comércio Atacadista de Cerveja, Chope, e Refrigerante, situado na Rua Abílio Monteiro, 2243, Engenho, CEP: 65.765-000, Pedreiras, Maranhão.
recebe um incentivo de R$ 200 mensais, que pode ser sacado a qualquer momento.
No fim de cada ano letivo do ensino médio concluído com aprovação, o beneficiário também terá o depósito de R$ 1 mil, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio.
Se o estudante receber as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 para o aluno que cursar todo o ensino médio.
O programa teve a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de 74 secretarias de educação municipais que oferecem o ensino médio regular na rede pública.
A P C MOREIRA LTDA CNPJ N° 36.623.605/0001-86
A P C MOREIRA LTDA, CNPJ: 36.623.605/0001-86. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMMA, a Renovação de Licença de Operação – RenLO, sob e-Processos N°: 145401/2024, Processo N° 24070057560/2024, para atividade de Posto de abastecimento/revenda de combustíveis líquidos, situado na Rua Inhumas, Centro, CEP: 65.680-000, Passagem Franca, Maranhão.
LAUDIVAN RODRIGUES CANINANA CPF N° 975.251.973-34
LAUDIVAN RODRIGUES CANINANA, CPF: 975.251.97334. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMMA, a Licença Ambiental de Regularização – LAR, sob e-Processos N°: 095271/2024, Processo N° 24070045572/2024, para atividade de Piscicultura em viveiro escavado, situado na MA 122, Ribeirão Casa Só, Fazenda Boa Sorte, Zona Rural, CEP: 65.923-000, Amarante do Maranhão, MA.
CODÓ,
ATOS FATOS
SÃO PRESOS POR HOMICÍDIO
E DUAS TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS; UM TERCEIRO
HOMEM FOI PRESO POR
AMEAÇA
A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na última quinta-feira(8), deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva contra dois indivíduos apontados por investigações como sendo os principais suspeitos de cometerem os crimes de homicídio e dupla tentativa de homicídio ocorridos na
cidade de Codó. Com base no inquérito policial, os crimes ocorreram no dia 18 de maio deste ano, no bairro Trizidela. De imediato, o 1° Distrito Policial iniciou as investigações a fim de identificar e prender os autores do delito, o que foi possível descobrir do decorrer do trabalho policial.
De posse dos mandados de prisão, policiais civis do 1º DP, com apoio do Grupo de Pronto Emprego(GPE), conseguiram localizar e prender a dupla criminosa. Após realizadas as comunicações, os presos foram encaminhados à UPR de Codó, onde permanecerão à disposição da Justiça. Outra prisão
Na quarta-feira(7), equipes de policiais civis conseguiram prender em flagrante, um homem, pela prática de disparo de arma de fogo e ameaça. O indivíduo, que foi flagrado com duas armas de fogo, foi apresentado na delegacia para atender aos procedimentos de praxe e, em seguida, levado para uma unidade prisional.
POLÍCIA CIVIL PRENDE, NO CEARÁ, SUSPEITO
DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DO EMPRESÁRIO “PACOVAN”
No Ceará, Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), prendeu na noite da última quinta-feira (8), um suspeito de envolvimento no assassinato do empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como “Pacovan”, morto à tiros, no dia 14 de junho deste
ano, no município de Zé Doca. Além da prisão, a Polícia Civil também cumpriu mandados buscas e apreensão no endereço do acusado.
Segundo informações da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), após uma
minuciosa investigação, o preso estaria ameaçando testemunhas chaves do crime.
Na noite da quinta-feira(8), com auxílio do Centro de Inteligência da PC-MA, o suspeito foi localizado e preso na cidade de Juazeiro do Norte, no
NOS ÚLTIMOS MESES EM CARUTAPERA SÃO INCINERADOS PELA POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (8), a incineração de cerca de 20 kg de entorpecentes no município de Carutapera. A ação faz parte dos esforços contínuos da Secretaria de Estado da Segurança Pública no combate ao narcotráfico, reforçando o compromisso do Governo do Maranhão em garantir a segurança da população.
“Estamos atentos para combater e prevenir o tráfico de drogas, pois entendemos que esse crime impulsiona a ocorrência de roubos, latrocínios e homicídios, dentre outros crimes violentos. Por isso, enfrentá-lo é uma prioridade da segurança pública do Maranhão”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto.
A destruição das drogas foi autorizada judicialmente após a conclusão dos inquéritos das operações policiais que resultaram nas apreensões ao longo dos últimos meses na cidade. Entre os entorpecentes incinerados,
estavam maconha, crack e cocaína. A queima foi realizada em ambiente controlado.
O procedimento de incineração reflete o comprometimento das forças de segurança em combater o narcotráfico no Maranhão e representa o resultado de um esforço contínuo para garantir a segurança população, conforme destacou o titular da Delegacia de Carutapera, delegado Allisson Guimarães.
“A destruição significa o fim desse ciclo da droga no âmbito social, significa que agora, destruída, essa droga não tem possibilidade alguma de retorno à sociedade, contribuindo para a diminuição da criminalidade”.
A ação foi conduzida com a participação de representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária do município, em conformidade com as exigências legais. Ao término do procedimento, um auto circunstanciado de incineração foi lavrado e será anexado aos processos judiciais correspondentes.
estado do Ceará. No dia 10 de julho deste ano, a Polícia Civil já tinha prendido um casal suspeito de ser o mandante do crime, entre eles, está a ex-sócia de Pacovan. A dupla foi presa em um hotel situado na Avenida Litorânea, em São Luís.