01.12.2022

Page 1

x Presidente do TJMA recebe visita de novos(as) procuradores(as) do Município São Luís - MA, Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022 Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho é eleito membro titular do TRE-MA PÁGINA 4 Argentina vence Polônia e se classifica para as oitavas da Copa em 1º lugar PÁGINA 6 Governo do Maranhão inaugura Central de Monitoração Eletrônica da Região Tocantina POLÍTICA: PÁGINA 5 PÁGINA 8 PÁGINA 2 Receita paga lote residual de restituição do Imposto de Renda Polícia Civil realiza operação contra pirataria de livros na Grande São Luís Profissionais da Fesma participam de treinamento para prevenção e assistência a situações de desastres naturais R$ 2,00 ATOS E FATOS De acordo com a capitã Aline Ferreira, a nova Central é mais uma ferramenta, tanto para os agentes de segurança pública como para a sociedade. “Agora, as medidas protetivas vão ser mais fiscalizadas, e em parceria com o Judiciário, com a Promotoria, com o Sistema Penal e a Polícia Militar, nós vamos conseguir dar mais efetividade e levar mais segurança para essas mulheres que precisam desse apoio”, co mentou. Pag. 3 MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 54785 MEC divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies em 2023 PÁGINA 7 PÁGINA 4

Governo promove encontro com profissionais da área de saúde bucal no encerramento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (30), o encerramento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, que teve como objetivo orientar acer ca dos cuidados necessários para prevenir a doença ou realizar o diagnóstico pre cocemente. O encerramento da campanha ocorreu com o encontro dos profissionais da área de saúde bucal de todo o estado.

Segundo a chefe do De partamento de Saúde Bucal do Maranhão, Glenda Léda, durante o encontro foi ini ciado também um grupo de trabalho para a montagem de um fluxograma para aten dimentos de pacientes com a doença.

“O câncer de boca está atualmente entre os de maior incidência do país e a maioria dos casos infeliz mente são diagnosticados quando já se encontram em estado avançado. Por isso, o intuito desse encontro foi agregar conhecimento entre os profissionais da saúde bucal, apresentando a eles informações sobre o manejo de pacientes com lesão de

cavidade oral”, destacou a chefe Glenda Léda.

O Maranhão é o único es tado brasileiro a possuir uma rede de apoio para a saúde bucal na média complexida de, formada pelas unidades Sorrir. A Rede Sorrir conta atualmente com quatro uni dades, sendo duas em São Luís, uma em Presidente Dutra e outra em Caxias, além de três veículos Sorrir Móvel.

“Ao longo dos últimos 8 anos, o Maranhão tem se destacado no que diz respeito aos serviços de odontologia. Uma grande

parcela da população ma ranhense não tinha acesso aos serviços odontológicos de média complexidade e as unidades Sorrir surgiram com esse intuito. Desta for ma, debatemos hoje com a sociedade civil organizada essa pauta muito importante que é a prevenção do câncer de boca”, disse o diretor do Sorrir, Fabrício Saraiva.

A patologista da Universi dade Federal do Maranhão (UFMA), Erika Martins, mi nistrou a palestra “Lesão bucal em tecido mole: você sabe o que fazer?”, por meio da qual apresentou aos

profissionais presentes a melhor forma de identificar sintomas do câncer de boca.

Para a odontóloga do município de Belágua, Acei ção Leite, o encontro foi uma oportunidade para a atuali zação dos profissionais. “Eu tive na faculdade a disciplina de Patologia Bucal e é muito importante esse tipo de atu alização, pois o câncer bucal é uma realidade cada dia mais frequente. E um evento como esse é primordial para que possamos tirar as nos sas dúvidas, pois a chegada de pacientes com lesões em nossos consultórios está se tornando corriqueira”, co mentou a profissional.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estão previstos, somente para o ano de 2022, apro ximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. A doença pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramen tos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbran quiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou dos lábios.

EMSERH promove ação do Novembro Azul

Encerrando as ações do Novembro Azul, mês dedi cado à saúde do homem, os colaboradores da sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EM SERH) foram beneficiados com consultas urológicas e orientações sobre o cuidado com a saúde.

“Nada mais justo do que cuidar da saúde dos nossos colaboradores, que dedi cam seus dias para cuida rem da saúde de milhões de maranhenses. A campanha Novembro Azul é extrema mente importante porque chama a atenção dos ho mens quanto à importância da prevenção de doenças que têm tratamento e cura se descobertas no início, como o câncer de prósta ta, por exemplo”, frisou o diretor clínico da EMSERH, Ricardo Castro.

O médico urologista Paulo Roberto Marques

destacou a importância dos homens deixarem o precon ceito e o medo de lado para fazerem um check-up anual.

“O Novembro Azul tem esse objetivo de conscientizar quanto à importância das rotinas médicas, principal mente referente à saúde masculina. Por ano, são diagnosticados em torno de 65 mil casos de câncer de próstata, sendo este o principal tipo de câncer que acomete os homens. Não tem porque temer, tem que

procurar o urologista e se prevenir,” ressaltou.

Gabriel Costa, auxiliar administrativo, mesmo ten do apenas 27 anos, não perdeu a oportunidade de se consultar com o urologis ta com a facilidade de fazer isso no próprio ambiente de trabalho. “É muito importan te a gente fazer o acompa nhamento da nossa saúde, independente da idade, por isso aproveitei para me con sultar hoje aqui”, afirmou.

Quem também se con

sultou foi o engenheiro me cânico, Walter Ribeiro. “Foi uma ótima iniciativa e tam bém uma maneira de cons cientizar os colaboradores e os homens de modo geral a tirar esse preconceito, esse machismo. É também um grande incentivo a todos os colaboradores para cui darem da saúde, por isso eu só tenho a agradecer”, disse.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul visa incentivar os ho mens a cuidarem mais da saúde e, assim, prevenir doenças sérias como os cânceres de próstata, pênis e boca. Durante todo mês, várias unidades de saúde, da capital e do interior, ge renciadas pela EMSERH, realizaram ações de estímu lo ao autocuidado e adoção de hábitos saudáveis, com oferta de palestras, além de consultas e exames.

Profissionais da Força Estadual de Saúde do Mara nhão (Fesma) participaram, na terça-feira (29), de forma ção teórica e prática sobre prevenção e assistência a situações de desastres. O treinamento integra a agen da do Curso de Defesa Civil em Situações de Desastres Naturais, promovido em par ceria com a Defesa Civil, com o objetivo de qualificar as respostas e minimizar os im pactos às famílias afetadas.

De acordo com Flávia Oliveira, ponto focal do Vi gidesastres da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o treinamento serve de pre paro e rápida reposta dos profissionais da Fesma nas cidades onde atuam. “Foi um momento direcionado a forma de se preparar para as situações de desastres. Ou seja, na ausência de um plano de contingência do setor de saúde nos municí pios onde a Fesma estiver prestando apoio, que as orientações aqui passadas possam ser seguidas, como nas situações de assistência e apoio técnico de cada um em suas respectivas especia lidades de saúde”, informou.

Esta é a terceira turma ca pacitada no curso. A primeira esteve voltada para a atuali zação do Plano Estadual de Contingência para Desastres Naturais e reuniu aproxima damente 27 membros do Comitê Estadual de Desas tres. Já a segunda reuniu os pontos focais de Vigidesas tres das Regionais de Saú de, considerados de suma importância na execução do monitoramento através dos sistemas de informação do Instituto Nacional de Meteo rologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O treinamento teve como principal ponto a elaboração de plano de con tingência e a execução dele.

“A proposta foi capacitar os profissionais a fim de que eles sejam multiplicadores

do conhecimento adquirido dentro do município de atu ação e, ainda, para que eles possam atuar nas situações de desastre na correta solici tação de recursos, incluindo conhecimento prévio sobre o plano de contingência, vi sando o bem coletivo”, disse o capitão da Defesa Civil Estadual, David Soares.

A contingência de desas tres naturais prevê assis tência a cenários hidrome teorológicos (enchentes e enxurradas) e climatológicos (estiagem, seca e queima das) pelo setor de saúde. No Maranhão, as localidades que demandam atenção na prevenção a alagamento e inundações compreendem os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Marajá do Sena e São Luís; e aque les com risco de estiagem e queimadas, incluem cidades como Mirador, Grajaú, Balsas e Tasso Fragoso.

Na Fesma, desde a im plantação do programa em 2016, a enfermeira que atua na Região de Codó, Thami res Machado, destacou a importância da capacitação como estratégia de saúde. “Foi uma oportunidade para aprendermos e tirarmos dú vidas sobre questões como gestão do risco, preparo de respostas e também o geren ciamento do desastre. Sem dúvidas foi essencial para darmos resposta em tempo oportuno quando nos virmos na situação”, contou.

Para o terapeuta ocupa cional que atua na região de Viana, Leonardo Gomes, ser convocado para o treinamen to reforçou a importância da Fesma no cuidado com as pessoas. “Foi bom porque ao chegarmos ao município vamos ter uma noção prévia do que fazer. Eu mesmo já passei por outras capacita ções do tipo e quando me vi na situação que demandava uma resposta rápida, eu pude dar prosseguimento e auxiliar as equipes locais”, compartilhou.

2 Geral comercialatosefatos2@gmail.com
GERAL Raimunda Nonata Marques EDITOR Djalma Rodrigues O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA FUNDADOR Udes Lemos da Cruz
E
As matérias das COLUNAS e ARTIGOS são de inteira responsabilidade do AUTOR Redação e parque gráfico: Avenida Guaxenduba, nº 371/D - Centro - Fones: (98) 3302-7022 / 3302-7020 CEP: 65015-560 - CNPJ. 23.671.134/0001-30 GERENTE ADMINISTRATIVO........................Hilário Marques da Cruz ASSISTENTE ADMINISTRATIVA COMERCIAL Josiane Costa Saúde 02 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022
DIRETORA
SITE
E-MAILS: www.atosefatos.jor.br jornalatosefatos@yahoo.com.br comercialatosefatos2@gmail.com comercialatosefatos@hotmail.com
Profissionais da Fesma participam de treinamento para prevenção e assistência a situações de desastres naturais

Comissão aprova texto preliminar do Orçamento de 2023

proposta orçamentária para 2023 com a de exercícios anteriores demonstra significa tiva redução de despesas em programas e ações de grande relevância para a redução das desigualdades sociais e regio nais, fazendo-se necessária a viabilização de alternativas fiscais para que o orçamento atenda as demandas da so ciedade e para que não haja risco de descontinuidade das políticas públicas”, afirmou.

Governo do Maranhão inaugura Central de Monitoração Eletrônica da Região Tocantina

Os senadores e deputados da Comissão Mista de Orça mento (CMO) aprovaram o Relatório Preliminar do Orça mento de 2023 na manhã de hoje (30). Foram rejeitadas as emendas apresentadas.

O texto aprovado foi apre sentado pelo governo de Jair Bolsonaro e ainda pode ser modificado. O relatório final não tem data para ser anali sado e precisa ser aprovado pela CMO, antes de seguir para votação no plenário do Congresso Nacional.

De acordo com texto do relator geral do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB -PI), as projeções de receita e de despesa totalizam R$ 5,2

trilhões, sendo R$ 143,5 bi lhões destinados ao orçamen to de investimento das estatais e R$ 5 trilhões aos orçamentos fiscal e da seguridade social. Destes, R$ 2 trilhões refe rem-se ao refinanciamento da dívida pública federal.

A meta para o déficit pri mário do governo central em 2023 foi fixada em R$ 65,9 bilhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, o equivalente a 0,6% do PIB, com aumento em relação ao déficit primário apurado em 2021 (0,41% do PIB). No Pro jeto de Lei do Orçamento Anu al (PLOA) de 2023, a previsão é que o resultado primário do governo central seja um pouco

menor do que a meta da LDO (R$ 63,7 bilhões).

Na avaliação do senador, a proposta para o Orçamento de 2023 tem recursos insuficien tes para políticas públicas em áreas sociais, como habitação, saneamento básico, educação e saúde. O parlamentar des tacou que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva tem trabalhado para aprovar a chamada PEC da Transição, que busca assegurar recursos ao programa Auxílio Brasil, que deverá ser rebatizado de Bolsa Família e deve ficar fora da regra do teto de gastos para os próximos anos, se aprovada a PEC.

“A análise comparativa da

O relatório aponta que, no âmbito do Ministério da Educação, ações de nature za discricionárias sofreram significativas diminuições na proposta orçamentária para 2023, algumas com reduções superiores a 50%.

Já o orçamento para ha bitação social terá R$ 82,3 milhões, uma redução de 93,2% se comparado com o proposto para 2022 (R$ 1,2 bilhão). A ação orçamentária que sofreu a maior redução se destina à integralização de cotas ao Fundo de Arren damento Residencial (FAR). Responsável pela realização de investimentos de natureza habitacional, o FAR, que rece bia, em média, R$ 11 bilhões entre 2012 a 2016, conta ape nas com R$ 34,2 milhões no PLOA 2023. No ano passado, a proposta previa a destinação de R$ 728,9 milhões.

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

O Senado aprovou hoje (29) o Projeto de Lei (PL) 1.998/2020, que regulamenta a prestação virtual de serviços de saúde, a chamada teles saúde. Como foram feitas alterações no texto pelos se nadores, ele voltará à Câmara para uma nova análise dos deputados. A telessaúde foi criada e permitida em caráter emergencial, no contexto da pandemia de covid-19, e ago ra precisa ser regulamentada para assegurar a legalidade da prática.

De acordo com o texto, o médico poderá decidir se atende o paciente de forma remota, desde que o paciente concorde com isso. Caso o paciente recuse o atendimen to virtual, o atendimento pre sencial deverá ser garantido pelo profissional de saúde. A prática ficará sujeita ao Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 2014), à Lei do Ato Médico (Lei 12.842, de 2013), à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709, de 2018), ao

Código de Defesa do Consu midor (Lei 8.078, de 1990) e à Lei do Prontuário Eletrônico (Lei 13.787, de 2018).

O relator do texto no Se nado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), incorporou propostas de colegas alte rando trechos do projeto, o que justifica seu retorno à Câmara, Casa de origem da proposta. Uma das alterações traz a proibição dessa moda lidade de atendimento para realização de exames físicos ocupacionais, bem como

avaliações de capacidade, dano físico ou mental e de nexo causal.

Também foi incluído no texto uma emenda que prevê no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146, de 2015, a utilização da telessaú de. O texto a ser incluído nes sa lei afirma que compete ao SUS aprimorar o atendimento neonatal e ofertar, inclusive por telessaúde, ações e ser viços de prevenção de danos cerebrais e sequelas neuro lógicas em recém-nascidos.

Para exercer a telessaú de, é suficiente a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) de origem. Não será neces sária inscrição no CRM do estado em que o paciente for atendido. Também é obriga tório o registro das empresas intermediadoras dos serviços virtuais, bem como o registro de um diretor técnico médico dessas empresas no CRM dos estados em que estão sediadas.

Planos de saúde

Os convênios médicos também poderão oferecer atendimento via telessaúde. Ele seguirá os mesmos pa drões do atendimento pre sencial em relação à contra prestação financeira, que não poderá ser inferior em relação ao atendimento presencial. O plano de saúde fica proibido impedir ou dificultar o acesso ao atendimento presencial, caso este seja a opção do profissional de saúde ou do paciente.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), inau gurou na manhã desta ter ça-feira (29), em Imperatriz, mais uma obra de moderni zação no sistema prisional do estado: a Central de Monitoração Eletrônica da Região Tocantina.

Com o objetivo de reali zar o monitoramento de pes soas que possuem tornoze leira eletrônica na região, o local é composto por cinco setores, sendo eles monito ração, jurídico, logística, ad ministrativo e operacional, que trarão mais agilidade na prestação de serviços. O setor de monitoração atua ainda prestando apoio aos setores de ativação, desativação, agendamen tos, análises e estatística.

Além disso, o espaço pos sui outros locais com fun ções específicas, tais como três salas destinadas aos atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar (composta por um advoga do, um assistente social e um psicólogo), refeitório, banheiros, vestiários e ba nheiro para pessoas com deficiência.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário ad junto de Modernização Ins titucional, Fredson Maciel; supervisores e gestores da SEAP; a comandante da Patrulha Maria da Penha de Imperatriz, capitã Aline Ferreira; representantes do Poder Judiciário, dentre outros.

De acordo com a capitã Aline Ferreira, a nova Cen tral é mais uma ferramenta, tanto para os agentes de segurança pública como para a sociedade. “Agora, as medidas protetivas vão ser mais fiscalizadas, e em parceria com o Judiciário, com a Promotoria, com o Sistema Penal e a Polícia Militar, nós vamos conseguir dar mais efetividade e levar mais segurança para essas mulheres que precisam des

se apoio”, comentou.

Para o secretário da SEAP, Murilo Andrade, a realidade do Maranhão é outra. “A entrega dessa obra é mais uma vitória para o sistema penitenciário. Com essa nova estrutura, aumen taremos ainda mais a mo nitoração e a excelência do trabalho que já realizamos. Isso é fruto de investimentos promovidos pelo Governo do Estado ao longo dos últimos oito anos”, explicou.

Ele ressaltou ainda como o trabalho tem sido con duzido, sempre buscando resultados positivos. “O Maranhão fez o trabalho certo ao longo desses oito anos. Nós trabalhamos na gestão e na expansão do sistema penitenciário. Por isso que hoje estamos na contramão da maioria dos estados e hoje é mais uma prova disso”, afirmou.

Legislação

Criada pela Lei nº. 10.462, de 31 de maio de 2016, a Supervisão de Moni toração Eletrônica (SME) é o setor da SEAP responsá vel por gerir a monitoração eletrônica no Estado do Maranhão e, hierarquica mente, está subordinada à Secretaria Adjunta de Modernização e Articulação Institucional (Samod), com fundamento no Decreto Es tadual nº 36.458, de 04 de janeiro de 2021.

Investimentos que ge ram resultados

A entrega realizada pelo Governo consiste em mais uma ação com o intuito de contribuir para constante evolução no Sistema Prisio nal do Estado do Maranhão. Através dos investimentos realizados nas áreas de infraestrutura, segurança, modernização, tecnologias e normatização de pro cedimentos, o Maranhão tem conquistado resultados significativos, tornando-se assim referência nacional e internacional em gestão estratégica e implantação de políticas penitenciárias.

Política 03 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022

Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho é eleito membro titular do TRE-MA

O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elegeu, na manhã desta quarta-feira (30/11), o de sembargador José Gonçalo de Sousa Filho como mem bro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE -MA), na categoria “desem bargador”, com 29 votos. Na mesma sessão, o juiz Angelo Antonio Alencar dos Santos foi eleito, com 24 votos, para membro titular do TRE-MA, na categoria “juiz”.

A eleição ocorreu em razão do encerramento do primeiro biênio da desem bargadora Angela Maria Moraes Salazar, no cargo de Membro Titular da Cor te Eleitoral, na categoria desembargador, no dia 1º de março de 2023, e do magistrado Cristiano Simas de Sousa, no dia 23 de fe vereiro de 2023, comunicado oficialmente ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desem bargador Paulo Velten, por meio dos Ofícios nº 11544 / 2022 - TRE-MA/PR/GP e nº 11575 / 2022.

Após anunciar o resul tado final, o presidente do TJMA, desembargador Pau lo Velten parabenizou os eleitos, desejando muito sucesso na nova empreita da que tem início no ano de 2023. Velten ressaltou não ter dúvida de que o desem bargador José Gonçalo Filho fará um excelente trabalho, contribuindo para o que já está sendo desenvolvido na Corte eleitoral, atualmente, presidida pela desembarga dora Angela Salazar.

O desembargador José Gonçalo Filho agradeceu a todos os desembargadores e desembargadoras, ser vidores e servidoras, por terem contribuído para que ele pudesse ser eleito para compor o TRE-MA. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance, para que mante nhamos nosso Tribunal no patamar que sempre esteve e vamos procurar melhorar continuamente”, comentou.

O magistrado agradeceu, em especial, ao desembar

gador Paulo Velten, pelo in centivo para que participasse do pleito para o ingresso à Corte eleitoral, e também, ao apoio do desembargador Froz Sobrinho. “Fico feliz por ter conseguido a maioria dos votos para ser conduzido àquela Corte. Farei tudo o que estiver ao meu alcance”, concluiu.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, parabenizou o desembargador José Gon çalo, e o juiz Angelo Santos, concluindo que o TRE-MA só tem a ganhar com a escolha desses novos membros.

O vice-presidente e cor regedor do TRE-MA, desem bargador José Luiz Almeida, falou da satisfação pesso al, na certeza de que será coletiva, na indicação dos eminentes colegas naquela Egrégia Corte. “Minha satis fação é plena de que juntos assumimos o compromisso de bem fielmente desem penhar nosso mister com o objetivo da melhor prestação jurisdicional à coletividade”, finalizou.

Homem que tentou matar vigia de hospital é condenado em Pindaré-Mirim

O juiz João Vinícius Aguiar dos Santos, titular da Comarca de Vara Única de Pindaré-Mi rim presidiu nesta semana uma sessão do Tribunal do Júri na unidade judicial. No banco dos réus, José Ribamar Lindoso Andrade, conhecido pelo apelido de ‘Coração’. Ele estava sendo julgado sob acu sação de ter tentado contra a vida de Moacir Sousa Nunes, que trabalhava, na época dos fatos, como vigia do hospital da cidade. Moacir foi atacado a golpes de faca, tendo sobre vivido graças à intervenção de terceiros.

Conforme narrou a denún cia do caso, o crime deu-se em 28 de agosto de 2015. Na referida data, a vítima Moacir encontrava-se no seu local de trabalho, que era o de vi gia do Hospital Municipal de Pindaré-Mirim. A certa altura da noite, ‘Coração’ chegou, perguntando se havia algum médico que pudesse medir sua pressão. O denunciado foi, então, orientado por Moacir a entrar e falar com a enfermeira. Lá, foi informado que o médico estava ocupado realizando um parto. A enfermeira, identifica da como ‘Pretinha’, mediu a pressão de José de Ribamar, que saiu em seguida. Entre tanto, ao chegar à saída, ele continuou falando com Moacir,

dizendo que fazia questão de ser atendido pelo médico.

O vigia disse, então, que ‘Coração’ voltasse pela manhã. Demonstrando irritação e apa rentando embriaguez, ele teria dito o seguinte a Moacir: “Ah, coroa, então o médico vai ficar pra ti”. No mesmo instante, ele sacou uma faca e atacou Moacir, atingindo-o. Mesmo ferido, o vigilante conseguiu segurar a mão de ‘Coração’, sendo ajudado em seguida pelo motorista da ambulância. Moacir foi imediatamente le vado para dentro do hospital, sendo socorrido e atendido por ‘Pretinha’. Devido à gra vidade dos ferimentos, ele foi transferido para Santa Inês. O

denunciado fugiu, sendo cap turado posteriormente.

CULPABILIDADE

“O Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconhe ceu a autoria e a materialidade delitiva (…) Após, reconheceu a tentativa de homicídio, afir mando que o crime apenas não se consumou por circuns tâncias alheias à vontade do réu (…) O denunciado não foi absolvido pelo quesito 3 (…) O aludido conselho afastou a tese defensiva de absolvição por clemência, e a tese subsidi ária de homicídio privilegiado”, destacou o juiz na sentença. Por fim, ‘Coração’, foi conside rado culpado pelo conselho de sentença e recebeu a pena de

7 anos de reclusão, a ser cum prida em regime semiaberto.

“(…) Indefiro o benefício da substituição da pena, tendo em vista que não caracterizados os requisitos do artigo 44 do Código Penal, por se tratar de delito praticado mediante violência à pessoa”, finalizou. A sessão do Tribunal do Júri aconteceu nesta quarta-feira, dia 29, no Salão do Júri do Fórum de Pindaré-Mirim e contou, além do juiz, com a atuação do promotor Cláudio Borges dos Santos, na acusa ção, e do advogado Pedro Íca ro Cochrane Santiago Viana, que trabalhou como defensor do réu José de Ribamar Lin doso Andrade.

Presidente do TJMA recebe visita de novos(as) procuradores(as) do Município

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, recebeu visita institucional, nessa terça-feira (29), do pro curador-geral do Município de São Luís, Bruno Duailibe, da procuradora-adjunta Valdélia Araújo, do presidente da As sociação dos Procuradores Municipais de São Luís, João Simões Teixeira, do assessor jurídico do Gabinete da Pro curadoria Geral do Município (PGM), Ivaldo Macieira; e do procurador Rafael Kriek.

Na oportunidade, o presi dente do TJMA, desembarga dor Paulo Velten, conheceu os novos procuradores e as novas procuradoras do Mu nicípio, Renata Medeiros, Jay me Toledo, Sahamia Ferreira, Ítalo Dantas e Luciano Pache co, em que discutiram assunt os de interesses em comum para ambas instituições.

Durante a reunião, o de sembargador Paulo Velten ressaltou a importância da atuação dos procuradores e das procuradoras para a Justiça maranhense e a socie dade. “O trabalho que vocês realizarão na Procuradoria é extremamente importante para a Justiça e a sociedade maranhense. Quando integra mos uma instituição e vemos que ela eleva o nível em ter mos de resposta à sociedade e atendimento às expectativas das pessoas é algo que nos enche de emoção e vontade de trabalhar. Por isso, é funda mental que vocês se integrem e vistam a camisa. Sejam bem-vindos e aproveitem este novo momento”, pontuou o presidente, desejando suces so a todos e a todas, na nova caminhada profissional.

Na oportunidade, o de sembargador Paulo Velten também falou sobre o alcance do projeto Justiça de Proximi dade, desenvolvido pela Alta Administração do TJMA. Com o tema “Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximi dade”, o programa pretende expandir os quatro eixos da gestão do atual biênio do Tri bunal de Justiça do Maranhão (governança, resolutividade, integridade e transparência) para as comarcas do interior

O procurador-geral do Município, Bruno Duailibe, enalteceu a relevância e o intuito da reunião com o pre sidente do TJMA, registrando agradecimentos especiais ao desembargador Paulo Velten. “Ter a oportunidade de trazer os novos procuradores e as procuradoras, aqui, junto ao desembargador Paulo Velten, presidente do Egrégio Tribu nal de Justiça do Estado do Maranhão, a quem vivamente agradeço, é motivo de honra e alegria, não apenas para mim, como também para os procuradores. Este momento singular servirá de apren dizado e estímulo para os procuradores municipais co meçarem a desempenhar as suas respectivas funções de maneira entusiasmada com o Direito”, frisou.

Durante o encontro, o pre sidente da Associação dos Procuradores Municipais de São Luís, João Simões Teix eira, entregou um boletim informativo produzido pela instituição em parceria com a Procuradoria do Município, no último ano. O documento divulga ações e conquistas judiciais e extrajudiciais al cançadas pelo órgão, desta cando a importância da atu ação da advocacia pública em diversas áreas.

O procurador João Simões enfatizou a importância do diálogo com o Judiciário ma ranhense para o fortaleci mento das instituições. “Essa recepção por parte do Tribunal de Justiça é crucial, afinal esse diálogo é muito impor tante para o fortalecimento das instituições para entrega de resultados à sociedade”, afirmou.

Os cinco novos procurado res e novas procuradoras do Município de São Luís, apro vados em concurso público, foram empossados na sede da Prefeitura de São Luís, no dia 18 de novembro de 2022.

A função do procurador é representar judicial e extraju dicialmente o Município, além de cuidar do planejamento, controle, coordenação e exe cução das atividades jurídicas de interesse da cidade.

Justiça 04 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022
do Estado.

Prazo para servidor mudar para previdência complementar acaba hoje

Servidores públicos federais que ingressaram no serviço pú blico antes de 2013 têm até esta quarta-feira (30) para migrar para a previdência complementar com condições especiais. Acaba hoje o prazo de adesão às Fundações de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresps) com cálculos van tajosos.

A migração especial foi auto rizada pela Lei 14.463, aprovada pelo Senado no início de outubro e sancionada pelo presidente da República no último dia 31. A lei nasceu da Medida Provisória 1.119/2022, editada a pedido de sindicatos e de entidades repre sentativas dos servidores após a reforma da Previdência de 2019.

A partir de quinta-feira (1º), não será mais possível mudar de regime. A adesão à Funpresp continuará possível a qualquer tempo, tanto para os servidores que migraram como para os que não migraram.

Vantagens

Durante a tramitação no Con gresso Nacional, os parlamenta res alteraram o cálculo do Bene fício Especial (BE), compensação paga pela União para o servidor migrado no momento da apo sentadoria. Esse benefício leva em conta tempo e valores que o servidor contribuiu acima do teto do Instituto Nacional do Seguro

Social (INSS) ao longo do serviço público e o tempo que falta para se aposentar.

Pelo texto original da medida provisória, o BE teria como refe rência a média aritmética simples das remunerações corresponden tes a 100% de todo o período de contribuição.

A nova lei permitiu o cálculo com base na média de 80% maio res remunerações, descartando as menores contribuições, o que pode resultar em aumento do benefício.

O Congresso Nacional tam bém retomou a regra de cálculo do Benefício Especial das migra ções anteriores, que considerava como tempo total 25, 30 ou 35 anos de contribuição, a depen der do gênero e da categoria profissional. A medida provisória original exigia 40 anos para todos os servidores. A lei melhorou muito as vantagens para quem migrar, especialmente mulheres, professores e policiais.

Migração optativa

Os servidores que tomaram posse antes de 2013 estão ins critos no Regime de Previdência do Serviço Público, que paga aposentadorias acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a reforma da Previdência, esses servidores pagam alíquotas progressivas de contribuição para cada faixa

salarial, que variam de 7,5% a 22%. Servidores que ganham mais pagam alíquotas maiores para custear a aposentadoria, os auxílios e as pensões de quem passou para a inatividade.

Quem entrou no serviço públi co federal a partir de 2013 e, por tanto, contribui para a previdência complementar da categoria tem a contribuição limitada ao teto do INSS (R$ 7.087,22). Dessa forma, a alíquota mais elevada não ultrapassa os 14% para essa parcela dos servidores.

Para receber acima do teto do INSS, o servidor federal que as sumiu de 2013 em diante precisa aderir a uma das Funpresps: uma para o Poder Executivo, uma para o Legislativo e outra para o Judici ário e Ministério Público da União. Na previdência complementar, o servidor receberá proporcional mente ao que contribuiu. Quem paga mais, recebe um comple mento maior na aposentadoria.

A migração ao regime com plementar para quem é servidor público antes de 2013 é optativa. No entanto, o Ministério da Eco nomia recomenda a mudança para a aposentadoria comple mentar para evitar o risco de que o regime especial de Previdên cia para os servidores federais entre em colapso nas próximas décadas. Nos 12 meses termi nados em setembro, o regime

especial acumula déficit de R$ 105,8 bilhões, segundo o Tesouro Nacional.

Natureza privada

A lei também alterou a natu reza jurídica das fundações de previdência complementar. Elas permanecem como de direito privado e sem fins lucrativos, e passam a ser consideradas como de natureza privada, em vez de natureza pública.

Com a mudança, elas pas sam a seguir as regras das socie dades de economia mista, em vez da Lei de Licitações e Contratos. A medida abre espaço para que os gestores ganhem mais que o teto de ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 39.293,32).

Segundo o Ministério da Economia, a mudança permitiu que os fundos de previdência complementar dos servidores ganhem autonomia e se tornem mais competitivos, profissionais e técnicos.

As Funpresps continuarão a ser fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União, pela Con troladoria-Geral da União e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Pre vic). Elas também permanecerão monitoradas pelo Comitê de Auditoria, pelas auditorias inter na e externa e pelos 186 órgãos patrocinadores (onde trabalham os servidores federais).

Receita paga lote residual de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (30) o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pes soa Física (IRPF) do mês de novembro de 2022. O crédito bancário para 556.685 contri buintes soma R$ 1,2 bilhão. Desse total, R$ 607,9 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 15.889 contribuin tes idosos acima de 80 anos, 115.654 entre 60 e 79 anos, 10.306 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia gra ve e 47.774 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 não prioritários.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Re ceita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em segui da, em Consultar a Restituição.

A página apresenta orienta ções e os canais de prestação do serviço, permitindo uma con sulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processa mento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na

declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ain da, aplicativo para tablets e smartphones, o que possibilita consultar diretamente em suas bases informações sobre libe ração das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pes soas Físicas - CPF.

Pagamento

O pagamento da restituição

é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode rá reagendar o crédito dos va lores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento

BB por meio dos telefones 40040001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusi vo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restitui ção no prazo previsto, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda e clican do em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Dívida bruta do Brasil fica perto do nível antes da pandemia

A dívida bruta do Brasil caiu novamente em outubro e fechou em 76,8% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país), correspondendo a R$ 7,3 trilhões.

Os dados foram divulgados hoje (30), em Brasília, pelo Banco Central (BC). Trata-se do menor patamar desde fevereiro de 2020, antes do início da pandemia, quando a dívida era de 75,3% do PIB. No mês passado, em setem bro, o indicador somava 77,1% do PIB.

”Com a pandemia, a dívida bruta subiu em decorrência dos gastos necessários para o seu en frentamento, mas tem decrescido”, disse Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do BC, em entrevista. A dívida bruta do governo geral compreende o governo federal, Previdência So cial (INSS) e governos municipais e estaduais.

Essa queda no endividamento público ao longo do ano é explica da por três fatores combinados, como o crescimento do PIB, resga tes líquidos da dívida e valorização cambial. ”No acumulado no ano, a redução de 3,5 pontos percentuais (pp) refletiu o impacto do cresci mento do PIB nominal (-7,0 pp), dos resgates líquidos de dívida (-2,5 p.p), do efeito da valorização cambial acumulada (-0,3 pp) e dos juros nominais apropriados (+6,3 pp)”, informou o BC.

A estimativa do governo fe deral é que a dívida pública do país feche o ano menor do que os níveis pré-pandemia. Já a dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) ficou estável em 58,3% do PIB no mês passado, mesmo percentual apurado em setembro.

Superávit primário

Já as contas públicas fecha ram outubro com saldo positivo de R$ 27,1 bilhões. O valor é inferior ao saldo positivo de R$ 35,4 bilhões obtido em outubro de 2021. O governo central e as empresas estatais apresentaram superávits de R$ 30,2 bilhões e de R$ 711 milhões, respectivamente, enquanto os governos regionais tiveram déficit de R$ 3,9 bilhões.

Nos 12 meses encerrados em outubro, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 173,1 bilhões, equivalente a 1,82% do PIB.

Em 2021, as contas públicas fecharam o ano com superávit primário de R$ 64,7 bilhões, 0,75% do PIB. Foi o primeiro ano de re sultados positivos nas contas do setor público, após sete anos de déficit. Em 2020, as contas públi cas tiveram déficit primário recorde de R$ 702,950 bilhões, 9,41% do PIB, em razão de gastos com a pandemia da covid-19.

Déficit

O desempenho dos governos estaduais, que registraram déficit em outubro último, foi bem inferior ao superávit de R$ 6,6 bilhões obtido em outubro de 2021. A explicação, segundo Fernando Rocha, é a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo exclusivo dos estados, e que sofreu uma redução de alíquo ta para alguns setores essenciais, como combustíveis, energia e telecomunicações por força de uma Lei Complementar aprovada em julho desse ano.

”Um aspecto importante para explicar o resultado é a redução de receitas, dado que a arrecadação do ICMS, ajustada pela inflação, ou seja, em termos reais, caiu 12,1% na comparação de outubro de 2021 com outubro de 2022”, explicou Rocha.

Economia 05 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022
Poder Judiciário do Estado do Maranhão Comarca da Ilha de São Luís Juízo de Direito da 8ª Vara Cível do Termo de São Luís Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis Fórum Desembargador Sarney Costa Avenida Professor Carlos Cunha, s/n, Calhau, São Luís – MA, CEP: 65.076-820 EDITAL DE CITAÇÃO COM PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS Processo nº: 0010773-97.2013.8.10.0001 Ação: PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL AUTOR: CEUMA-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RÉU: MARIA DAS DORES SILVA SANTOS O Excelentíssimo Senhor JOSÉ EULÁLIO FIGUEIREDO DE ALMEIDA, Juiz de Direito respondendo pela 8ª Vara Cível do Termo de São Luís, Estado do Maranhão. Citando(a) (s): MARIA DAS DORES SILVA SANTOS (CPF nº 080.038.743-00), com endereço incerto e não sabido. FINALIDADE: FAZ SABER a todos quantos o presente Edital, virem ou dele conhecimento tiverem, que fica CITADA a pessoa acima nomeada para, querendo, ofertar resposta aos termos da inicial da demanda supra caracterizada, no prazo de quinze (15) dias contados da expiração do prazo deste edital, com a advertência contida no Art. 344 do CPC, ou seja, não sendo contestada a ação, se presumirão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor E para que chegue ao seu conhecimento e não possa alegar ignorância no futuro, expediu-se o presente EDITAL, que será fixado no lugar de costume, nos termos da petição inicial e despacho prolatado nos autos da Ação em epígrafe.
JOSÉ
Juiz
Num. 70974887 Pág. 1 Assinado eletronicamente por: EULALIO FIGUEIREDO 12/08/2022 10:16:44 https://pje.tjma.jus.br:443/pje/Processo/ConsultaDocumento/listView.seam?x=22081210164404100000066365046 Número do
Fica a parte advertida que, em caso de revelia, será nomeado curador especial (art. 257, inc. IV, do CPC/2015). O que se CUMPRA nos termos e na forma da Lei. Dado e passado o presente em secretaria, nesta cidade de São Luís, Estado do Maranhão, aos 12 de agosto de 2022. Eu, FABIO DE OLIVEIRA ALMEIDA, servidor da Secretaria Judicial Única Digital Cível, digitei e conferi.
EULÁLIO FIGUEIREDO DE ALMEIDA
de Direito Titular da 8ª Vara Cível do Termo de São Luís/MA
documento: 22081210164404100000066365046

Argentina vence Polônia e se classifica para as oitavas da Copa em 1º lugar

Austrália bate Dinamarca e volta às oitavas de uma Copa após 16 anos

A Argentina venceu a Polônia, por 2 a 0, nesta quarta-feira (30), no estádio 974, em Doha, na Copa do Mundo do Catar.

Se classificando em pri meiro do grupo C, os argen tinos enfrentarão a Austrália nas oitavas de final, no pró ximo sábado (2), às 16h (de Brasília).

Antes do jogo, a equi pe estava em segundo da chave, atrás dos próprios poloneses, com três pon tos. Ainda tinham a ameaça

de serem eliminados caso fossem derrotados se so fressem um revés e a Arábia Saudita superasse o México.

A partida

Lionel Messi teve a pri meira boa oportunidade, aos dez minutos, driblando a zaga e chutando cruzado do lado esquerdo. Entretanto, parou no goleiro Wojciech Szczęsny.

Aos 28 minutos, Julian Álvarez finalizou forte na pequena área, mas, Jakub Piotr Kiwior tirou antes de

chegar em Szczęsny. Após isso, Marcos Acuña chutou o rebote para fora.

Tentando desviar a bola que sobraria para Messi na pequena área, o goleiro polonês acabou acertando o rosto do argentino. Após revisão no VAR, o árbitro Danny Makkelie marcou penalidade máxima aos 37 minutos.

Redimindo-se, Szczęsny defendeu com apenas uma mão a cobrança de Messi.

Alexis Mac Allister abriu

o placar, logo no primeiro minuto da segunda etapa, com uma assistência de Nahuel Molina.

Álvarez ampliou, aos 23 minutos, em uma ótima joga da de Enzo Fernández, que desconcertou a marcação.

Aos 40 minutos, Lautaro Martinez escapou pela direi ta, sem marcação, e perdeu o que seria o terceiro.

Em uma nova chance, Kiwior tirou um gol de ca vadinha de Tagliafico já nos acréscimos.

Tunísia é eliminada em sua 6ª Copa sem nunca ter passado de fase

Pela segunda vez na his tória das Copas do Mundo, a Austrália está classificada às oitavas de final. Nesta quar ta-feira (30), os Socceroos derrotaram a Dinamarca por 1 a 0 no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, pela rodada final do Grupo D do Mundial do Catar.

Os australianos finalizaram a chave na segunda posição, com os mesmos seis pontos da França, atual campeã, que ficou à frente pelo saldo de gols. Em duelo simultâneo, no Estádio Cidade da Educa ção, em Doha, os franceses perderam da Tunísia por 1 a 0. O resultado teria eliminado a equipe da Oceania (que representa a federação asiáti ca), caso o jogo em Al Wakrah terminasse empatado ou com vitória dinamarquesa.

Desde 2006, na Alemanha, quando ficou na segunda co locação do grupo do Brasil, a Austrália não passava de fase em uma Copa. Na ocasião, a seleção caiu para a futura campeã Itália nas oitavas. A seleção escandinava ficou fora do mata-mata pela segunda vez em seis participações em Mundiais. A última queda pre coce tinha sido em 2010, na África do Sul.

Nas oitavas de final, a Aus trália terá pela frente o líder do Grupo C, onde estão Argenti na, Polônia, Arábia Saudita e México. A partida será neste sábado (3), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan.

rolando, à direita, para Jen sen bater cruzado e o goleiro Mathew Ryan espalmar. Dois minutos depois, Skov Olsen recebeu de Braithwaite na entrada da área, levou à perna direita e chutou por cima do gol.

A Dinamarca sustentou a pressão nos dois primeiros terços da etapa inicial, mas pe cando na finalização, como em tentativas de Skov Olsen e do também meia Cristian Eriksen, ambas da entrada da área, aos 24 e 28 minutos, respecti vamente. Apesar do desgaste reduzir o ímpeto dos europeus, a Austrália não aproveitou e quase se aventurou à frente. Quando o fez, em contra-ata que aos 41 minutos, foi pouco efetiva. O meia Riley McGree ajeitou na intermediária para Mitch Duke, pela esquerda. O atacante carregou a bola em direção à área, sem mar cação, mas chutou fraquinho, nas mãos do goleiro Kasper Schmeichel.

A Seleção da Tunísia foi eliminada, nesta quarta-feira (30), de sua sexta Copa do Mundo sem nunca ter passa do da fase de grupos.

A vitória contra a França por 1 a 0 não foi suficiente para avançar às oitavas de final. Isso, porque, os tuni sianos conseguiram quatro pontos na chave D, dois a menos que a segunda co locada Austrália, para quem

perderam por 1 a 0 no segun do jogo do torneio.

Na estreia, empataram em 0 a 0 contra a Dinamarca.

Histórico

A primeira participação da Tunísia em mundiais foi em 1978. Na ocasião, a equipe ficou na terceira colocação, atrás da Polônia, Alemanha Ocidental e à frente da Méxi co. A campanha foi marcada por uma vitória contra os

mexicanos, uma derrota para os poloneses e um empate com os alemães.

Após 20 anos, no Mundial da França em 1998, ficou em último lugar na chave, com um ponto. Perdeu para a Inglaterra e a Colômbia e empatou com a Romênia

Em 2002, repetiu a per formance anterior, sendo a última colocada. Foi derro tada por Rússia e Japão e

empatou com a Bélgica.

Na Copa da Alemanha, em 2006, ficou em terceiro lugar na sua chave. Empa tou com a Arábia Saudita e foi superada por Ucrânia e Espanha.

Voltando após oito anos, na Rússia, em 2018, ficou novamente na terceira posi ção. Ganharam do Panamá e perderam para Inglaterra e Bélgica.

Na Dinamarca, o técnico Kasper Hjulmand abriu mão da formação com três zagueiros, com a saída de Victor Nelsson e o reforço ao meio-campo com a entrada do volante Ma thias Jensen. Na ligação com o ataque, Andreas Skov Olsen pegou a vaga de Mikkel Dams gaard. O treinador australiano, Graham Arnold, por sua vez, mexeu somente na lateral direita, trocando Fran Karacic por Milos Degenek.

As mudanças na seleção escandinava a deixaram com maior mobilidade para articular jogadas. Aos 11 minutos, o atacante Martin Braithwaite fez o pivô na entrada da área, que brando a linha de marcação e

A pressão da Tunísia sobre a França no outro jogo desta quarta pareceu ter acendido o alerta nos Socceroos, que retornaram melhor do intervalo. A entrada do volante Keanu Baccus no lugar do atacan te Craig Goodwin recuperou o meio-campo e deu mais fluidez aos contra-ataques, como o que resultou no gol da vitória. Aos 15 minutos, o meia Mathew Leckie disparou pelo meio, lançado por McGree, escapou da marcação do la teral Joakim Maehle e chutou cruzado, colocando a Austrália à frente.

As saídas de Jensen, Skov Olsen e Braithwaite, de boas atuações na primeira etapa, para darem lugar a Damsgraad e aos atacantes Andreas Cor nelius (1,92 metro) e Kasper Dolber (1,87 metro) deixa ram, novamente, a equipe da Escandinávia estática. As apostas no jogo aéreo e nos lançamentos longos acabaram, na verdade, "consagrando" os zagueiros Harry Souttar e Kye Rowles. Nos acréscimos, o time europeu foi para o abafa e até mesmo Schmeichel foi para a área nas cobranças de escanteio, mas a rede não balançou mais no Al Janoub.

Esporte 06 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022

MEC divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies em 2023

março. São válidas para o processo seletivo as no tas do Enem de 2022 e de 2021. O resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de março e da segunda chamada no dia 28 de março.

AVISO DE LICITAÇÃO.

MODALIDADE: Pregão Eletrônico.

NÚMERO: 056/2022

ORGÃO REALIZADOR: Comissão Permanente de Lic itação BASE LEGAL: Lei nº 10.520/02, decreto nº 10.024/19, decreto Federal nº 8538/15, decreto federal 7892/13, decreto municipal de nº 138/21, e decreto municipal de 139/21, Lei nº 123/06, Lei complementar 147/14 e sub sidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93.

TIPO: Menor preço por item.

OBJETO: Registro de preços para aquisição de veículos automotores novos (zero quilometro) tipo ambulância, para atender a as necessidades da secretaria municipal de Saúde.

ORGÃO SOLICITANTE: Secretaria Municipal de Saúde.

LOCAL/SITE: www.portaldecompraspublicas.com.br. DATA: 19 de dezembro de 2022.

HORÁRIO: 09:00 (nove horas).

O Ministério da Educa ção (MEC) tornou público os calendários para as ins crições nos primeiros pro cessos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Pro grama Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudan til (Fies). A pasta também informou que os três editais, que detalharão o cronogra ma completo e as regras de cada um, serão publicados

em janeiro. Já o resultado da edi ção deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que interfere nos processos seletivos, será divulgado em fevereiro. Os estudantes poderão ter acesso às suas notas pela internet.

As inscrições para o Sisu, dedicado a selecionar estudantes para universida des e instituições públicas de ensino superior em todo

o país, serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março. A classificação se dá com base no desempenho do Enem de 2022. O resul tado final será divulgado em 7 de março.

No caso do Prouni, por meio do qual são oferta das bolsas de estudo para alunos de baixa renda es tudarem em universidades particulares, as inscrições se iniciam em 7 de março e se encerram em 10 de

Já o Fies estará com inscrições abertas entre 14 e 17 de março. Trata-se de um fundo voltado para o financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso de escolha do beneficiado. Dessa forma, o aluno pode arcar com cus tos de forma reduzida ou apenas após completar sua formação. Podem participar do processo seletivo os estudantes que realizaram alguma edição do Enem realizada desde 2010. O resultado da chamada úni ca será conhecido em 21 de março.

Todos os processos de inscrição ocorrem exclu sivamente pela internet. Ainda não há informações relacionadas ao quantitativo de vagas de cada processo seletivo. O MEC informou que elas serão divulgadas em datas mais próximas à abertura das inscrições.

Seduc apresenta experiência da Rede Integral do Maranhão em formação do MEC

EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no Endereço eletrônico: www.portalde compraspublicas.com.br.

PRESIDENTE DA CPL: Igor Mario C. dos Santos Aldeias Altas - Ma, 29 de novembro de 2022.

AGRO SERRA INDUSTRIAL LTDA CNPJ: 11.035.672/0001-59, torna público, que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Re cursos Naturais – SEMA - MA, em 11/10/2022, LI CENÇA PREVIA - LI, situada na Estrada FN 01KM 38, s/n, Zona Rural, Fazenda Lagoa Seca, São Raimundo das Mangabeiras, CEP 65.840-000, conforme dados constantes no Processo SEMA No 215305/2022.

AGRO SERRA INDUSTRIAL LTDA CNPJ: 11.035.672/0001-59, torna público, que RECEBEU jun to a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recur sos Naturais – SEMA - MA, em 27/10/2022, LICENÇA ÚNICA AMBIENTAL - LUA, situada na Fazenda Fac undes, Fortaleza dos Nogueiras - MA, CEP 65.805000, conforme dados constantes no Processo SEMA N° 226921/2022.

AGRO SERRA INDUSTRIAL LTDA CNPJ: 11.035.672/0001-59, torna público, que RECEBEU jun to a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recur sos Naturais – SEMA - MA, em 27/10/2022, LICENÇA ÚNICA AMBIENTAL - LUA, situada na Fazenda Morro Vermelho, Fortaleza dos Nogueiras - MA, CEP 65.805000, conforme dados constantes no Processo SEMA N° 226390/2022.

As boas práticas desen volvidas e os avanços alcan çados pela Rede de Tempo Integral do Maranhão têm ultrapassado as fronteiras do estado e vêm sendo destaque nacional. Nesta quarta-feira (30), o superin tendente da Rede Integral do Maranhão, Emanuel Denner, representou o estado na For mação Online para Coorde nadores do Ensino Médio de Tempo Integral e Gestores do Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral dos 26 estados brasileiros.

Na Formação, promovida

pelo Ministério da Educação, Emanuel Denner ministrou a palestra “O que o gover no do Maranhão fez para melhorar sua performance na execução do Programa de Fomento”, apresentando o incentivo do governo do Maranhão para ampliação das escolas maranhenses em tempo integral.

“Extremamente importan te a ação do Ministério da Educação em reunir todos os coordenadores estadu ais das escolas de tempo integral para colocarmos um assunto tão necessário na

mesa de diálogo. Ter expli cado um pouco como o Ma ranhão tem feito para ganhar mais eficiência na execução do recurso público, foi muito importante, porque também fortalece a integração entre as equipes estaduais”, des tacou Denner.

Entre os pontos abor dados, alguns aspectos im portantes que ajudaram o Maranhão a avançar no Pro grama de Fomento à Rede Integral: a modernização e a descrição minuciosa da realidade das escolas foram essenciais.

“Identificamos que ha veria a necessidade de im plantar um sistema de mo dernização, para a execução do programa. Para isso, trabalhamos com muita ênfa se o diagnóstico situacional dessas escolas. Logo na sequência, trabalhamos a modernização dos proces sos e das bases de dados. Identificamos como o tra balho estava sendo feito e sugerimos a implementação de técnicas e metodologias novas, para ganharmos mais eficiência. Em seguida, bus camos a automatização do processo”, explicou Denner.

O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, criado em 2016 pelo governo federal, repassa os recursos aos estados que têm matrículas nessa modalidade de ensi no, para executar melhorias nas escolas. Desde 2017, o governo do Estado, por meio da Seduc, trabalha pela melhoria da rede em tempo integral maranhense, chegando a ter o melhor desempenho proporcional na execução financeira do programa.

AGRO SERRA INDUSTRIAL LTDA CNPJ: 11.035.672/0001-59, torna público, que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Re cursos Naturais – SEMA - MA, em 27/09/2022, LI CENÇA PREVIA - LI, situada na Estrada FN 01KM 38, s/n, Zona Rural, Fazenda Lagoa Seca, São Raimundo das Mangabeiras, CEP 65.840-000, conforme dados constantes no Processo SEMA No 204966/2022.

Educação 07
Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022

Polícia Civil realiza operação contra pirataria de livros na Grande São Luís

intitulada de Last Page, por ser uma expressão de origem inglesa que signi fica ‘última página’. Dessa forma, o nome da opera ção faz alusão ao ato de encerrar a leitura do livro, que ao chegar na última página é fechado, tal como ocorrerá com os sites alvos da operação que divulgam obras sem autorização dos autores.

Legislação

Polícia Federal pode ter diretoria de combate a crimes ambientais

A Polícia Civil do Mara nhão (PCMA) realizou, na manhã desta quarta-fei ra (30), a operação ‘Last Page’, que teve como ob jetivo reprimir crimes prati cados contra a propriedade intelectual, por meio de livros e violação de direitos autorais. Segundo a polícia, os criminosos divulgavam obras sem a autorização dos autores.

Além da PCMA, a ope ração também foi realizada pelas polícias civis dos estados do Espírito Santo,

Minas Gerais e Paraná.

No Maranhão, a ope ração foi realizada pelo Departamento de Comba te a Crimes Tecnológicos (DCCT) da Superintendên cia Estadual de Investiga ções Criminais (SEIC), em São Luís e em São José de Ribamar, na Região Metro politana da capita.

Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e exclu são de componentes em opções de busca de um

site web.

Segundo o delegado Guilherme Campelo, foram cumpridos por determi nação judicial, mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão/ desindexação de sites e exclusão de perfis em pla taformas de redes sociais.

Ao todo, foram cumpri dos seis mandados de bus ca e realizado o bloqueio de quatro sites nos quatro Estados alvos da operação.

Ainda de acordo com a PCMA, a operação foi

A polícia destaca que, a pirataria digital pela internet se enquadra no §3º, do art. 184, do Código Penal Bra sileiro, onde tipifica como crime a conduta quando a violação de direito autoral consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar pre viamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autoriza ção expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente.

A pena para quem pra tica esse crime é de reclu são, de dois a quatro anos, e multa (art. 184, §3º, do Código Penal Brasileiro).

Pastor é preso suspeito de estuprar adolescente de 13 anos em São Luís

versas via rede social”, explicou a delegada Letícia Gama, da DPCA.

De posse dessas informações, a DPCA representou pela prisão preventiva do suspeito e pela busca e apreensão na casa dele. Os pedidos foram acatados pela Justiça, por meio da Central de Inquérito e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís.

Ainda de acordo com a delega da Letícia Gama, casos como esse são classificados como estupro de vulnerável, mesmo se houver consentimento da vítima.

A equipe de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve propor alterações no organograma de diversas pastas e órgãos públicos. En tre as propostas, o grupo de trabalho da área de Justiça e Segurança Pública vai sugerir a criação de um diretoria de combate a crimes ambientais na Polícia Federal. A corpora ção também pode ter um se tor dedicado exclusivamente ao combate de crimes digitais e cibernéticos.

A proposta foi revelada pelo coordenador do grupo, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), durante conver sa com jornalistas no Cen tro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na noite desta ter ça-feira (29).

“Nós temos debates que se referem à reorganização da PF, com a criação de novas diretorias. Por exem plo, uma tratando de crimes ambientais, outro setor es pecífico para crimes ciber néticos e digitais”, afirmou Dino. Segundo ele, a questão ambiental é um dos aspectos “identitários” do novo manda to e deverá ser uma priorida de transversal em todas as pastas.

Periferias

A equipe de transição anunciou a criação de uma Secretaria de Políticas para

os Territórios Periféricos, que deverá estar vinculada ao futuro Ministério das Cidades, pasta que será recriada para o novo governo.

“[Será uma secretaria] voltada para as periferias urbanas, que pense não só moradia, mas infraestrutura urbana, serviços, equipa mentos públicos. Ou seja, uma articulação federal que tenha foco nas periferias”, explicou o deputado fede ral eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), integrante da equipe de transição para a o setor, durante entrevista a jornalistas na manhã desta quarta-feira (30).

Relatórios preliminares Ainda nesta quarta, os 31 grupos de trabalho da transição deverão apresen tar relatórios preliminares ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue em Brasília. Em uma posta gem nas redes sociais, ele destacou o andamento dos trabalhos.

“Seguimos em Brasília, trabalhando na transição para um governo de todos os brasileiros. Hoje serão concluídos relatórios prelimi nares. As análises dos grupos de trabalho mostram que teremos muito trabalho pela frente, para junto do povo brasileiro reconstruirmos o país”, disse.

Um pastor, que não teve o nome divulgado, foi preso na manhã desta quarta-feira (30), sus peito de estuprar uma adolescente de 13 anos, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.

O investigado foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, em cumprimento a um mandado de prisão. Além de deter o suspeito, a polícia ainda cumpriu um manda do de busca e apreensão em um

endereço ligado a ele.

Segundo a Delegacia de Pro teção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a mãe da vítima e a ado lescente conheceram o suspeito enquanto congregavam na igreja, em que ele era pastor.

Ainda segundo com a mãe da menina, o líder religioso se aproxi mou da vítima com o pretexto de ajudá-la a resolver seus problemas e que foi nesse período que teria

começado os abusos sexuais. O crime foi descoberto no dia 2 de agosto deste ano, quando a mãe da adolescente denunciou à polícia.

“O caso chegou até nós atra vés do registro de ocorrência, feito pela mãe da vítima, em que narra va que supostamente a sua filha adolescente teria sido vítima de abuso por parte do pastor. A mãe suspeitou do crime, através de con

“O crime de estupro de vulne rável, que está tipificado no artigo 217A do Código Penal Brasileiro, veda a conjunção carnal e qualquer ato libidinoso contra menor de 14 anos, sendo importante destacar que a violência, nesses casos, é presumida, não importando se a vítima menor tenha consentido ou não”, destaca a delegada.

Após as providências legais, o pastor foi encaminhado para Central de Inquérito e Custódia, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Polícia 08 Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.