15.10.2024

Page 1


ATOS E FATOS

Mais de 1 milhão de processos arquivados em papel são reciclados pelo TJMA PÁGINA 4

Skate street: Giovanni Vianna é prata e Rayssa fica em 4º em Sidney

PÁGINA 6

Marci Pantoja compartilha jornada de superação do câncer de mama

“Foi uma fase muito desafiadora, principalmente porque recebi um diagnóstico errado. É difícil falar de parâmetros como idade e estilo de vida, porque o câncer pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, é fundamental fazer exames regularmente para garantir”, ressaltou. Pag. 3

de trabalho

Fórum de São Luís São Luís - MA, Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

PÁGINA 7

Gás natural ficará 1,41% mais barato em novembro, diz Petrobras

5

PONTO DE ARMAZENAMENTO DE DROGAS É DESCOBERTO PELA POLÍCIA CIVIL EM TIMON

8

Brandão anunciou pagamento do piso da enfermagem para 15 de outubro e destacou aprovação de PL sobre o tema

2

ATOS FATOS

Brandão anunciou pagamento do piso da enfermagem para 15 de outubro e destacou aprovação de PL sobre o tema

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou neste domingo (13) que irá antecipar o pagamento do piso da enfermagem aos profissionais da saúde do estado. O anúncio veio após o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão, que acelera o repasse financeiro aos enfermeiros, técnicos de

enfermagem e auxiliares, de acordo com o piso nacional.

Em suas redes sociais, Brandão também prestou homenagem aos trabalhadores e agradeceu aos deputados pela aprovação do PL. “O complemento do piso será pago até o dia 15 de outubro. Aproveito para agradecer o empenho dos deputados na aprovação

do PL, que altera a lei originária do piso, permitindo antecipar ainda mais o pagamento nos próximos meses. Reforço o nosso compromisso com essa categoria tão importante para a nossa rede de saúde pública”, postou o governador.

O governo do Maranhão enviou à Alema o Projeto de Lei que altera a

Lei Estadual nº 12.043, de 20 de setembro de 2023, com o objetivo de acelerar e desburocratizar o repasse do complemento financeiro para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem no estado.

O projeto trouxe mudanças na redação do §3º do artigo 6º da norma, que trata dos repasses de Assistência Financeira Complementar da União aos Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades filantrópicas, conforme previsto no artigo 198 da Constituição Federal, com a redação atualizada pela Emenda Constitucional nº 127, de 2022.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o esforço para contemplar a categoria. “Por determinação do governador Carlos Brandão, nós temos procurado realizar o pagamento entre os dias 26 e 30 do mês. Com a proposta do Projeto de Lei, a ideia é efetivar o recebimento antes deste período”, ratificou o secretário.

Outubro Rosa: Governo promove atendimento na Carreta da

Mulher Maranhense no Desterro e Blitz da Prevenção na Praça João Lisboa nesta terça-feira (15)

O Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (Semu), promove a campanha Outubro Rosa 2024 e traz o tema “Se liga! Prevenção é o ano todo”. As ações têm como objetivo a mobilização das mulheres para o autocuidado e prevenção ao câncer de mama.

Carreta da Mulher Maranhense

A Carreta da Mulher Maranhense ofertará, nesta terça-feira (15), de 8h às 17h, na Praça do Portinho, em frente ao Barracão da Flor do Samba, no bairro Desterro, serviços para promoção da saúde da mulher. Durante a ação conjunta, serão oferecidos exames de mamografia, preventivo e ultrassonografia, além de teste rápido, teste de glicemia, aferição de pressão,

imunização, entre outros. Para participar, a documentação exigida é cópia do cartão do SUS, cópia do documento de identidade (RG) e do comprovante de residência. A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos.

Blitz da prevenção

Também nesta terça-feira (15), a blitz da prevenção reforçará a mobilização sobre

Nova variante do vírus Sars-CoV-2 é identificada em três estados

Uma linhagem do vírus Sars-CoV-2 que vem se espalhando pelo mundo foi detectada no Brasil.

A linhagem, chamada de XEC, que pertence à variante Omicron, foi identificada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina.

O primeiro achado foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) em amostras referentes a dois pacientes residentes na capital fluminense, diagnosticados com covid-19 em setembro. A identificação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, que atua como referência para Sars-CoV-2 junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro foram rapidamente informados sobre o achado. As sequências genéticas decodificadas foram depositadas na plataforma online Gisaid nos dias 26 de setembro e 7 de outubro. Depois das sequências do Rio de Janeiro, também foram depositados, por outros grupos de pesquisadores, genomas da linhagem XEC decodificados em São Paulo, a partir de amostras coletadas em agosto, e em Santa Catarina, de duas amostras coletadas em setembro.

Monitoramento

a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao Outubro Rosa. A concentração da blitz terá início às 15h30, na Praça João Lisboa, Centro. A ação educativa percorrerá a Rua Grande até a Praça Deodoro. Os profissionais de saúde reforçarão durante a ação que a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero deve ser o ano inteiro.

SERVIÇO

O quê: Governo promove atendimento da Carreta da Mulher no Desterro e Blitz da Prevenção na Praça João Lisboa.

Quando: Terça-feira (15), a partir das 9h.

Onde: 9h - Carreta da Mulher Maranhense (em frente ao Barracão da Flor do Samba, no bairro Desterro); 15h30 - concentração da blitz da prevenção na Praça João Lisboa.

A XEC foi classificada pela OMS no dia 24 de setembro como uma variante sob monitoramento. Isso ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus e observam-se os primeiros sinais de “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes em circulação. Esta variante começou a chamar atenção em junho e julho de 2024, devido ao aumento de detecções na Alemanha. Rapidamente, espalhou-se pela Europa, pelas Américas, pela Ásia e Oceania. Pelo menos 35 países identificaram a cepa, que soma mais de 2,4 mil sequências genéticas depositadas na plataforma Gisaid até o dia 10 de outubro deste ano. De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC Paola Resende, dados do exterior indicam que a XEC pode ser mais transmissível do que outras linhagens, porém será necessário avaliar o seu comportamento no Brasil. “Em outros países, essa variante tem apresentado sinais de maior transmissibilidade, aumentando a circulação do vírus. É importante observar o que vai acontecer no Brasil. O impacto da chegada dessa variante pode não ser o mesmo aqui porque a memória imunológica da população é diferente em cada país, devido às linhagens que já circularam no passado”, explica Paola, que também atua na Rede Genômica Fiocruz.

A detecção da XEC no Brasil foi realizada a partir de uma estratégia de vigilância que ampliou o sequenciamento de genomas do Sars-CoV-2 na capital fluminense em agosto e setembro. Esta ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Durante três semanas, foi realizada a coleta de amostra de swab nasal para envio ao Laboratório de Referência do IOC/Fiocruz em casos positivos para Sars-CoV-2 diagnosticados por testes rápidos em unidades básicas de saúde. Embora tenha apontado a presença da XEC, o monitoramento confirmou o predomínio da linhagem JN.1, que é majoritária no Brasil desde o final do ano passado.

“Realizamos essa ação para compreender em tempo real o que estava ocorrendo no Rio, uma vez que havia um leve aumento nos diagnósticos de covid-19 na cidade. Isso foi muito importante para detectar a variante XEC, que precisará ser acompanhada de agora em diante”, detalhou a virologista.

Dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Infogripe, da Fiocruz, não indicam alta nos casos de covid-19 na cidade. A virologista alerta para o enfraquecimento da vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil e reforça a necessidade de manter o monitoramento em todo o território nacional.

“Atualmente, estamos sem dados genômicos de diversos estados porque não têm ocorrido coleta e envio de amostras para sequenciamento genético. É muito importante que esse monitoramento seja mantido de forma homogênea no país para acompanhar o impacto da chegada da variante XEC e detectar outras variantes que podem alterar o cenário da covid-19”, destacou Paola. A virologista reforçou ainda que os dados sobre os genomas do Sars-CoV-2 em circulação são relevantes para ajustar a composição das vacinas da covid-19. A OMS conta com um grupo consultivo técnico sobre o tema, que se reúne duas vezes ao ano. Em abril, o comitê recomendou formulação de imunizantes baseados na linhagem JN.1. A próxima reunião está marcada para dezembro.

Origem

Análises indicam que a XEC surgiu pela recombinação genética entre cepas que circulavam anteriormente. O fenômeno ocorre quando um indivíduo é infectado por duas linhagens virais diferentes simultaneamente. Nessa situação, pode ocorrer a mistura dos genomas dos dois patógenos durante o processo de replicação viral. O genoma da XEC apresenta trechos dos genomas das linhagens KS.1.1 e KP.3.3. Além disso, a linhagem apresenta mutações adicionais que podem conferir vantagens para a sua disseminação.

O programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a co-autora do livro ‘A Jornada do Câncer’, Marci Pantoja, na tarde desta segunda-feira (14), para compartilhar sua experiência pessoal de enfrentamento

ao câncer de mama. “Foi uma fase muito desafiadora, principalmente porque recebi um diagnóstico errado. É difícil falar de parâmetros como idade e estilo de vida, porque o câncer pode acontecer com qualquer pessoa. Por

ATOS FATOS

Marci Pantoja compartilha jornada de superação do câncer de mama

isso, é fundamental fazer exames regularmente para garantir”, ressaltou.

O câncer foi de subtipo triplo negativo, que não expressa receptores hormonais ou proteína Her-2 na superfície de suas células. “Apesar de mais agressivo, este subtipo de câncer de mama apresenta elevadas chances de cura quando descoberto no início. Quase perdi essa oportunidade”.

A escritora também aproveitou a oportunidade para destacar a importância da campanha ‘Outubro Rosa’, que busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e alertar sobre a necessidade de cuidados contínuos com a saúde

Agrônoma Viviane Anchieta fala

feminina.

“É um movimento que salva vidas. Por meio da informação e do incentivo à realização de exames de rotina, muitas mulheres conseguem detectar a doença em fase inicial. Vale ressaltar que é preciso criar o hábito de cuidar da própria saúde o ano inteiro”, destacou Marci Pantoja.

Encerrando sua participação, a escritora reforçou a mensagem de esperança e superação. “O diagnóstico de câncer é assustador, mas é importante lembrar que há cura. Precisamos falar sobre isso e garantir que todas as mulheres tenham acesso à informação e ao tratamento necessário”.

sobre o Dia

da Mulher Rural no ‘Café com Notícias’

No programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (14), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com a engenheira agrônoma Viviane Anchieta, coordenadora do programa Ater Mulher no Maranhão, sobre o Dia da Mulher Rural, que é comemorado em 15 de outubro.

Segundo Viviane a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão do governo do Estado que presta assistência técnica para essas mulheres,

desenvolve um programa direcionado à mulher trabalhadora rural, o Ater Mulher, que atende cerca de 430 mulheres em 14 municípios do estado. “O Ater Mulher atua em três frentes, promover a autonomia, a alimentação saudável e a melhoria das condições de vida das mulheres rurais”, ressaltou Viviane Anchieta. A coordenadora explicou, ainda, que o programa tem duração de 24 meses e, durante esse período, são realizadas visitas mensais às mulheres que fazem parte do programa.

Além disso essas trabalhadoras participam de cursos, intercâmbios por meio de palestras com profissionais de diversas áreas, como do direito e saúde. E para reconhecer a importância dessas mulheres nada mais justo que uma data para elas e um programa voltado para o crescimento e fortalecimento das mesmas. E com base nisso, o governo do Estado, por meio da Agerp e em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), tem desenvolvido o Ater Mulher.

“O programa vai oferecer conhecimento técnico para essas mulheres, mas também gerar oportunidades para que elas tenham acesso a práticas saudáveis de vida, uma boa alimentação, para que conheçam seus direitos e, por fim, possar passar esses conhecimentos para outras mulheres daquela comunidade”, explicou.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

‘Revista Maranhão’ – Especialista destaca fatores de risco e prevenção à obesidade

Na última sexta-feira (11) foi celebrado o Dia Nacional da Obesidade, e para tratar do tema o programa ‘Revista Maranhão’ desta segunda-feira (14), na TV Assembleia, recebeu o coordenador de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Leudimar Carvalho Soares Filho. Logo no início da entrevista, Leudimar Carvalho destacou os fatores de risco. “A obesidade é multifatorial, e quando falamos de fatores, temos os biológicos, sociais, genéticos, econômicos e ambientais. Então, não podemos afirmar que a alimentação sozinha é o motivo, temos que levar em conta todo um contexto”, explicou ele. Ao falar sobre os males trazidos pela obesidade, o coordenador alertou que se trata de uma doença séria, pois é fator de risco para vários outros males. “A obesidade pode levar a diabetes, hipertensão arterial, doenças do aparelho circulatório, acidente vascular cerebral, além de diversos tipos de câncer”, afirmou. Sobre prevenção, Leudimar Carvalho explicou que é importante que a prática comece desde a gestação. “O cuidado com a saúde do bebê começa desde o pré-natal. A mãe deve prevenir o excesso de peso durante a gestação, para não

comprometer o estado nutricional do bebê quando ele nascer”, alertou. Quanto aos dados relativos ao Maranhão, o coordenador ressaltou que metade da população do estado encontra-se com excesso de peso. “Temos aqui números muito expressivos, a exemplo do que ocorre no resto do país”, disse. Leudimar Carvalho

Soares Filho finalizou a entrevista destacando as ações realizadas a fim de mudar essa realidade.

“Existem várias iniciativas do governo federal, como, por exemplo, o programa Saúde na Escola, que inclui a conscientização e o incentivo à prática de atividades físicas, e ainda o programa Saúde na Família, que conta com diversos profissionais que podem ajudar a população no processo de perda de peso”, ressaltou.

O ‘Revista Maranhão também exibiu, entre outros, reportagens sobre violência contra idosos e as altas temperaturas registradas no estado, que passa por uma onde de calor, o que requer cuidados especiais com as crianças.

O programa é apresentado pela jornalista Keith Almeida, e é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Corregedor faz reunião de trabalho no Fórum de São Luís

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador José Luís Almeida, terá expediente de trabalho, todas as segundas-feiras, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), para visitar unidades judiciárias, reunir com magistrados e magistradas, além de despachar com sua equipe de trabalho. Na manhã de hoje (14), o corregedor reuniu-se no Fórum com a diretora da casa, juíza Andréa Perlmutter Lago; recebeu pessoalmente as demandas de alguns juízes e juízas; e esteve em algumas unidades. José Luíz Almeida ressaltou que estará sempre

disponível para receber magistrados e magistradas e tomar as providências em relação às demandas apresentadas. Desde que assumiu o cargo de corregedor, a presença do desembargador é frequente no Fórum de São Luís, onde tem se reunido com a diretora Andréa Lago, além de chefes de setores do Tribunal de Justiça e do Fórum, para tratar sobre demandas do órgão do Calhau, nas áreas de manutenção predial e de equipamentos, serviços de informática, eletricidade e as necessidades de algumas unidades administrativas, adotando as medidas no

atendimento do que for necessário.

Na reunião de trabalho desta segunda-feira (14), no Fórum da Capital, o corregedor recebeu os juízes Júlio César Lima Praseres (15ª Vara Cível) e Francisco Ferreira de Lima (1ª Vara de Execuções Penais) e as juízas Lúcia Helena Barros Heluy (2ª Vara da Mulher), Gisele Ribeiro Rondon (7ª Vara Cível) e Joelma Sousa Santos (4ª Vara Criminal), que apresentaram ao algumas demandas das unidades.

O juiz Francisco Ferreira falou sobre as inspeções que o magistrado e sua

equipe realizam durante uma semana por mês nas 17 unidades prisionais da Ilha de São Luís, muitas localizadas na área rural, o que requer uma estrutura de material e de pessoal para esse trabalho. O juiz também agradeceu o suporte que a CGJ tem dado à 1ª VEP. Já a juíza Lúcia Helena Barros Heluy tratou, durante a reunião com o corregedor, sobre o evento de enfrentamento da violência contra a mulher, voltado para mulheres indígenas e mulheres surdas, que a 2ª Vara da Mulher realizará no próximo dia 25 de novembro.

As juízas Gisele Ribeiro Rondon e Joelma Sousa Santos apresentaram demandas relacionadas a pessoal e estrutura das Varas. O corregedor disse que as solicitações serão atendidas dentro do que for possível e de acordo com as necessidades de cada unidade. Magistrados e magistradas falaram, ainda, sobre a tramitação processual, correições, entre outras questões. Presentes na reunião de trabalho também o juiz Marcelo Moreira e a juíza Daniela de Jesus Bonfim (auxiliares da CGJ), Mário Lobão e Alana Machado (Diretora da CGJ) e Marcelo Frazão (Assessoria Jurídica da Corregedoria).

Mais de 1 milhão de processos arquivados em papel são reciclados pelo TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) eliminou 1.002.825 processos judiciais em papel, que não eram de guarda permanente, como parte de seu Programa de Gestão Documental. A ação, coordenada pelo Arquivo do TJMA, cumpre as diretrizes da Resolução CNJ n° 324/2020, que regulamenta a gestão documental no Judiciário.

Esses documentos foram encaminhados para reciclagem em parceria com o Programa de Logística Sustentável do TJMA. Ao todo, mais de 230 toneladas de papel foram recicladas, beneficiando cerca de 35 famílias da Cooperativa de Reciclagem de São Luís, que gera renda com a iniciativa.

A gestão documental envolve o tratamento técnico de documentos administrativos e processos judiciais, desde a produção até sua destinação final, seja a guarda permanente ou a eliminação. Instituído pela Resolução TJMA n° 14/2013 e reestruturado pela Resolução n° 25/2021, o programa classifica os documentos de acordo com os critérios da Resolução CNJ n° 324/2020 e do Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário, além de utilizar o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade do CNJ. Desde o início do programa, o Arquivo do TJMA já publicou 292 editais, eliminando processos e documentos de seus três arquivos na capital e de mais de 70 comarcas do interior do Estado. Para o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, esse é um passo importante para garantir que o Judiciário continue avançando em gestão eficiente, otimização de recursos e cuidado com o

meio ambiente. “Alcançar a marca de mais de 1 milhão de processos eliminados e reciclados é um feito significativo para o Tribunal de Justiça do Maranhão. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a modernização do Judiciário. Ao destinar mais de 230 toneladas de papel para reciclagem, não apenas reduzimos o acúmulo de documentos, mas também contribuímos para a geração de renda de famílias que atuam na reciclagem”, ressaltou.

O desembargador Lourival Serejo, presidente da Comissão de Memória do TJMA, destacou a importância do Programa de Gestão Documental, afirmando que a iniciativa é crucial para modernizar a gestão do acervo do Tribunal. “Além de otimizar o uso de espaço e reduzir custos, o programa contribui diretamente com o

Martha Dayanne toma posse como juíza de Barra do Corda

meio ambiente, ao destinar o material eliminado para reciclagem, reforçando o compromisso do Judiciário maranhense com a sustentabilidade e a eficiência”, conclui o magistrado.

Christofferson Melo, coordenador do Arquivo do TJMA, destaca que o programa representa um avanço importante na gestão do acervo do Judiciário, otimizando espaços, economizando recursos públicos e reduzindo a quantidade de documentos acumulados.

Os processos anteriores a 31 de dezembro de 1970, considerados de valor histórico, são preservados no Arquivo do Tribunal em São Luís. Já os processos posteriores seguem os critérios de eliminação estabelecidos pelo programa.

Para mais informações, acesse o Portal da Memória.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, empossou, nesta segunda-feira (14/10), a juíza Martha Dayanne Almeida de Morais Schiemann, na 2ª Vara da comarca de Barra do Corda, de entrância intermediária, promovida pelo critério de merecimento, na sessão administrativa do Órgão Especial de 18 de setembro de 2024. O desembargador Froz Sobrinho parabenizou a magistrada e pediu apoio aos pontos de inclusão digital (PIDs) instalados nos municípios de Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão, termos judiciários da comarca de Barra do Corda. Comentou sobre a possibilidade de ampliação da Lei Maria da Penha e disse que o compromisso da equipe é dar melhores condições à comarca. “Me comprometo com a instalação de outra Vara e com a possibilidade de ampliar as dependências no Fórum. Melhorar o serviço e a condição de trabalho para que possamos estender o nosso serviço para aquelas pessoas que mais precisam”, concluiu.

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros, disse que a juíza Martha Dayanne tem apresentado um trabalho extraordinário, é muito produtiva, e que na comarca de Barra do Corda

ela terá um grande desafio. “Desejamos muito sucesso à colega nessa nova etapa da carreira e que ela continue trabalhando e atuando da melhor forma possível”, disse.

CARREIRA

Martha Dayanne ingressou na magistratura em 2017 como juíza substituta no Termo de São José de Ribamar da Comarca da Ilha de São Luís e foi titularizada em 2018 na de Paulo Ramos. Em 2019 foi para a de Tutoia e para a de Esperantinópolis em 2021. Já no ano de 2023 foi para a comarca de Arari onde permaneceu até esta data. “Deixo a comarca de Arari saneada. O magistrado que a receber poderá dar continuidade ao trabalho”, falou.

”Sobre a minha promoção para a 2ª Vara da comarca de Barra do Corda, muitos desafios e obstáculos vou encontrar, mas tenho certeza que, com muito trabalho, dedicação, com a escolha da equipe correta,e o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão, vamos conseguir entregar um bom resultado”, finalizou a juíza.

O termo de compromisso e posse foi lido pela diretora-geral do TJMA, em exercício, Mariana Clementino Brandão. Estavam presentes na solenidade magistrados(as), servidores(as) e seu esposo, o empresário Felipe Schiemann.

Gás natural ficará 1,41% mais barato em novembro, diz Petrobras

A Petrobras reduzirá o preço do gás natural para as distribuidoras em 1,41% a partir de novembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro, pelo diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, que destacou ainda a queda de 17% no preço do produto desde 2023.

Ele lembrou que o gás natural é uma parte importante da transição energética e afirmou que o governo e a Petrobras têm como objetivo preços competitivos para consumidores para ajudar na massificação do gás, um elemento importante do programa brasileiro porque emite menos que os outros combustíveis fosseis.

“Então, agora em novembro, acabei de ter essa informação, a gente vai reduzir em 1,41% o preço do gás por conta do câmbio pela cotação do Brent em relação ao trimestre anterior, lembrando que, desde 2023, já foram reduzidos de 17% do preço do gás desde janeiro de 2023, isso no governo Lula, mais de 1,41% agora neste trimestre. É uma mudança e um movimento

importante”, disse, acrescentando que os contratos são trimestrais.

O anúncio foi feito durante café da manhã, nesta segunda-feira (14), com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e outros diretores da companhia.

Diversificação maior

Tolmasquim informou, ainda, que a diretoria da companhia aprovou agora em outubro novas ofertas de contratos de gás de distribuidoras com uma diversificação maior.

“As distribuidoras podem fazer um tipo de contrato jogando com flexibilidade, prazos, início de fornecimento, local de entrada e indexador. Jogando com essas variáveis a gente tinha 20 possibilidades de combinação de contratos anteriormente. Esse novo pacote aprovado pela diretoria faz passar de 20 para 48 possibilidades para as distribuidoras”, detalhou.

Além do preço competitivo, o diretor considerou interessante a aprovação de um prêmio de incentivo à demanda. Nesse prêmio haverá um preço 10% inferior ao preço de referência para

consumos que sejam acima do compromisso do cliente.

“Se o cliente tinha um valor para compromisso mínimo e ultrapassar o compromisso, tem que ter uma redução de 10% no preço de referência. Isso também vai nesse sentido da política de dar mais acesso ao gás”, revelou, destacando que a medida vale para as distribuidoras.

Produção pode aumentar

A presidente da Petrobras disse que a companhia tem muita expectativa com a produção do Complexo de Energias Boaventura, que já se chamou Comperj. Inaugurado em setembro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o polo, explicou Magda Chambriard, além de termelétrico, pode aumentar em 50% a produção de derivados no estado do Rio.

Ela afirmou, a seguir, que a empresa está analisando poços de petróleo que - em uma avaliação anterior - podem ter sido considerados como ponto de não exploração de gás por questões de interpretações diversas.

“A gente tem isso na Bacia de Campos, a gente tem isso no Campo de Búzios, então a Petrobras está indo na direção da busca de mais gás para a sociedade. Se a gente tiver mais gás a gente tem chance de ter gás mais barato, aproveitar mais o gás e consegue endereçar o gás para tudo o que o país precisa, como fertilizantes, petroquímicos e química em geral. A gente fica muito impressionado de ver uma indústria química que preci-

sa do nosso gás e que o gás, às vezes, é cerca de 40% do custo do produto final. A gente tem um gás caro e não consegue ofertar na medida da necessidade”, explicou.

“A última vez que eu olhei, a indústria química estava trazendo um déficit de US$ 60 bilhões na balança comercial brasileira. Então, imaginem o tamanho dessa demanda por gás e que a gente tem chance de endereçar aqui na Petrobras e tenho certeza que vamos conseguir”, revelou.

A presidente informou, também, que o mercado livre de gás já conta atualmente com seis empresas, entre elas, a Ternium, a CSN e a Gerdau e a previsão é aumentar.

“Logo no início do ano serão sete os nossos clientes no mercado livre de gás e o mercado vai se ampliando. A Petrobras vai ocupando esse espaço e vai barateando o gás para a gente poder viabilizar esse imenso mercado de gás que pode acontecer no Brasil. A gente entende que, com um preço adequado de gás, o mercado de gás brasileiro pode triplicar em termos de capacidade e de absorção de gás. É isso que estamos buscando. É o que estamos buscando [também] com fertilizantes e petroquímica. Tem gente que diz assim: ‘Vocês estão querendo dar gás barato?’. Não. Estamos querendo ganhar em escala e fazer dinheiro com este mercado que é imenso e é nosso. A gente não quer abrir o mercado para ninguém, não. O mercado que a gente puder ocupar a gente vai ocupar”, concluiu.

Pix volta a funcionar após apresentar falhas

O serviço do Pix voltou à normalidade após apresentar falhas na manhã desta segunda-feira (14), informou o Banco Central (BC). Durante toda a manhã, clientes de

várias instituições financeiras reclamaram que o sistema de pagamentos instantâneos estava fora do ar.

O BC confirmou problemas técnicos na operação

e em nota disse que foi corrigido.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o

BC não deveria votar para definir meta de inflação, diz Galípolo

Para o diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, a autoridade monetária não deveria votar para definir a meta de inflação no Conselho Monetário Nacional (CMN), que atualmente é composto pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e pelo presidente do BC.

Durante participação em um evento, em São Paulo, na manhã de hoje (14), Galípolo afirmou que a decisão sobre a taxa adequada de inflação deveria ser estabelecida apenas pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e que o Banco Central deveria se manter focado apenas no cumprimento da meta.

“Eu tenho dito sistematicamente que eu acho que o Banco Central não deveria nem votar no CMN na determinação da meta que ele mesmo tem que perseguir. Acredito que isso é um não tema para diretor de Banco Central. A meta de inflação foi estabelecida pelo CMN, cabe ao Banco Central colocar a taxa de juros no patamar restritivo o suficiente e pelo tempo que for necessário para atingir a meta”, disse ele.

“A sociedade pode discutir, economistas podem discutir, todo mundo pode discutir, mas o diretor de Banco Central não discute meta, o diretor de Banco Central persegue a meta.” Durante o evento Itaú BBA Macrovision, o diretor de política monetária disse não haver divergências políticas dentro da autarquia e destacou que o processo de transição do BC tem sido um exemplo: “Acho que o BC está se consolidando ali como um pilar de institucionalidade que nem se deixa invadir e também não se evade, não transpassa partes que deveriam ser da própria política monetária. Nós estamos lá no BC convivendo de maneira absolutamente harmônica. Gosto de acreditar que os diretores são todos meus amigos, mas institucionalmente a gente vive de maneira absolutamente harmônica, técnica e com alto grau de coesão."

Crescimento e meta de inflação

No evento, Galípolo disse ainda que o que vem chamando mais a atenção do Banco Central é o crescimento econômico, que tem superado as expectativas, mesmo diante de um cenário de juros restritivos.

“O crescimento segue surpreendendo, apesar da taxa de juros num patamar restritivo.”

Ele comparou as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) aos aplicativos de transporte, que ficam continuamente recalculando o tempo estimado para percorrer as distâncias em São Paulo.

“Ao longo do trânsito, conforme o aplicativo de trânsito ia recalculando o tempo estimado, eu fui pensando como aquilo é um pouco parecido com as nossas projeções de crescimento ao longo dos últimos anos. A gente arranca com uma estimativa original, vai recalculando e geralmente a informação relevante, a informação significativa, ela é dada alguns poucos metros antes de chegar. Eu acho que isso tem acontecido bastante com as projeções de crescimento no Brasil.”.

Segundo ele, a expectativa da autoridade monetária e também a do mercado era de alguma desaceleração no ritmo de crescimento da economia, acompanhada de uma abertura do hiato do produto: "desde que eu cheguei no Copom, desde a minha primeira reunião, a gente tem sempre essa projeção – e o mercado também – de que o hiato vai passar a abrir e a gente vai passar a assistir sinais de desaceleração mas, após surpresas sucessivas, a gente acabou fazendo essa mudança relevante do hiato para um campo positivo”.

funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou o BC.

Ele também afirmou que a posição do Banco Central é sempre mais conservadora e cautelosa no estabelecimento da política monetária. “A posição do Banco Central é de ser mais conservador. O que sinaliza ao Banco Central um mercado de trabalho mais apertado é que a gente deve ser mais cauteloso na gestão da política monetária porque isso sugere um processo de desinflação mais lento e mais custoso. Daí o reflexo que a gente vê na política monetária, a maior cautela que a gente vem adotando na política monetária”, disse ele.

Já sobre as expectativas de inflação, Galípolo afirmou que elas continuam desancoradas e que isso poderia ser justificado por três fatores: o ceticismo quanto à viabilidade da meta contínua, a credibilidade e as perspectivas da economia. Mesmo assim, ele encara que esses três fatores “tendem a ganhar ou perder peso ao longo do tempo”. Galípolo reforçou ainda que compromisso do BC é buscar o centro da meta de inflação, de 3%. “O Banco Central tem uma meta e a função de reação do Banco Central vai sempre se dar pela perseguição da meta. Essa perseguição da meta pode ser feita com mais custo ou menos custo, a depender de uma série de variáveis que muitas vezes o Banco Central não tem controle. Mas o Banco Central vai perseguir a sua meta”.

Skate street: Giovanni Vianna é prata e Rayssa fica em 4º em Sidney

O paulista Giovanni Vianna, de 23 anos, deu seu melhor na última volta da final masculina da etapa de Sidney (Austrália) da Liga Mundial de skate street (Street League Skateboarding-SLS) na madrugada deste domingo (13). Atual campeã mundial Giovanni

arrancou nota 9.6 em uma manobra, e saltou da quarta para a segunda posição, conquistando a medalha de prata, ao somar 35.9 pontos. O ouro ficou com o japonês Sora Shirai (36.7 pontos) e o bronze com o norte-americano Chris Joslin (35.8).

A disputa feminina contou com a medalhista olímpica Rayssa Leal, que ficou fora do pódio. A vencedora foi a anfitriã Chloe Covell, que somou 31.8 pontos e completando o pódio ficaram as japonesas Liz Akama (29.1) e Funa Nakayama (27.4), que levaram

prata e bronze, respectivamente. Rayssa (23.8) encerrou a competição em quarto lugar. terminou na quarta posição. A brasileira, bicampeã mundial do street, seguiu com chances de pódio até a última volta, mas acabou superada por Nakayama. que arrancou nota 8.7 na última apresentação, ficando na terceira posição.

A última etapa regular que pontua na Liga Mundial ocorrerá em Tóquio (Japão), em 23 de novembro. No momento, tanto Giovanni Vianna quanto Rayssa Leal têm condições de disputar o título mundial – o paulista lidera o ranking masculino e Rayssa ocupa a terceira posição no feminino.

A decisão da temporada 2024 do skate street, o Super Crown Championship, ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de dezembro.

Competições de esportes coletivos do

JUBs começam

Dia oficial do “até logo” e do “bem-vindo” nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Brasília 2024). A 71ª edição do maior evento universitário da América Latina fez hoje um breve intervalo nas competições. Após uma semana de disputas em 19 modalidades individuais, chegou o momento dos esportes coletivos, como o futsal, vôlei e handebol. São esperados cerca de 3.400 estudantes nos próximos seis dias de competições.

Os atletas da primeira fase do JUBs (esportes individuais) se despedem depois de seis dias de concentração, preparação física, psicológica e, claro, muito suor. Foram mais de 1700 estudantes, sendo 101 paradesportistas, 163 técnicos e 257 dirigentes de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. Cerca de três mil pessoas envolvidas, segundo a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organização do evento, somando árbitros, membros da organização e voluntários.

Sem contar com a participação dos medalhistas olímpicos Caio Bonfim e William Lima, embaixadores do JUBs, e Petrúcio Ferreira, tricampeão para-

nesta segunda no DF

límpico. Inclusive, o nadador Daniel Xavier Mendes, medalhista na Paralimpíada de Paris, disputou esta edição do JUBs, em Brasília.

Neste domingo (13), dia da despedida dos atletas, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) - um dos 13 locais de competições e que também funcionou como hospedagem e centro administrativo do JUBs - seguia movimentado. Bagagens espalhadas, medalhas guardadas, cansaço e muita história para contar.

Como os estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais. Reunidos no Boulevard dos Atletas, carregando celulares para a viagem de volta, com cerca 18 horas de duração, eles conversavam sobre esta primeira semana de competição.

Daniel Araújo cursa o quarto período de Zootecnia, é velocista dos 100m rasos, mas competiu também no salto em altura. Não ganhou medalha, mas leva para casa aprendizado.

“O nível da competição foi muito alto. Era a minha primeira vez no JUBs. Vi que preciso me dedicar mais e, no ano que vem,

vou sair daqui com medalha no pescoço. Foi o maior evento que participei na minha vida. Superou todas as minhas expectativas, nunca vi algo tão insano. Vou me esforçar demais para vir nos próximos”.

Thayana Soares não é “caloura” de JUBs. Ela concluiu o curso de Educação Física na UFV na semana anterior ao evento e competiu em provas de fundo de 5kms e 10kms. Ela já tinha competido no basquete no início da faculdade, mas admitiu que correr em Brasília não foi nada fácil.

“Treinei em climas de pico, nas piores condições, mas nada se compara. Mesmo as atletas que estavam acostumadas falaram que realmente estava duro. Esta é minha última competição. O JUBs mudou muito da primeira vez que vim. Este tipo de socialização não era frequente antes, está incrível”.

Ana Carolina Prado, que nadou os 400 metros livre apenas 19 anos, já pensava no retorno.

“Agora são 18 horas de volta, né? Cansativo. Vim com um friozinho na barriga, mas aqui deu tudo certo, com a troca de experiências com outros estudantes. Superou minhas expectativas. A piscina es-

Águas abertas: Brasil leva prata e bronze em etapa da Copa do Mundo

O sábado (12) foi de dobradinha brasileira - prata e bronze - na etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas em Setúbal (Portugal).

tava um pouco lenta, mas não atrapalhou”.

Dentro do grupo de Viçosa havia uma intrusa. Rebeca Bamberg. Pós-graduanda em Fisioterapia Esportiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A “inimiga íntima” veio competir no salto em distância e deixou as rivalidades locais de lado por um bem maior.

“As meninas aqui ficaram brincando comigo, falando da UFMG, mas tem que levar na esportiva. Todo campeonato acontece isso. Quando as competições são lá em Minas Gerais a rivalidade fica mais acirrada, mas aqui somos uma coisa só, representando o estado”, brincou.

Viagem de volta para atletas de tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, atletismo, atletismo paradesportivo, judô, taekwondo, natação, natação paradesportiva, jiu-jítsu, breaking, badminton, badminton paradesportivo, basquete 1x1, Clash Royale, Free Fire, League of Legends. Ao todo foram distribuídas 823 medalhas ( 327 ouros, 230 pratas e 264 bronzes) além de 109 troféus ( 37 de ouro, 34 de prata e 37 de bronze).

A multicampeã Ana Marcela Cunha foi vice-campeã da prova feminina de 10 quilômetros ao concluir o percurso em 2h18m33s80, ficando três segundos atrás da vencedora, a alemã Lea Boy ( 2h18m30s70). A gaúcha Viviane (2h18m34s50 ) chegou na terceira posição e ficou com o bronze. É a segunda vez que a baiana Ana Marcela e Viviane sobem juntas ao pódio em etapas da Copa do Mundo. Em maio, no Golfo Aranci (Itália), Ana Marcela conquistou o ouro e Vivane a prata na maratona de 10 km. Campeã olímpica em Tóquio e com sete títulos mundiais – cinco em provas de 25 km e dois em disputas de 5 km – Ana Marcela ficou fora do pódio nos Jogos de Paris, ao terminar na quarta posição na maratona de 10 Km.

com vantagem a classificação da Copa do Mundo, com 2000 pontos. Em segundo lugar com 1.650 pontos está a gaúcha Viviane Jungblut empatada com a italiana a italiana Bettina Fabian. As duas últimas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas ocorrerão em Hong Kong (26 e 27 de outubro) e na Arábia Saudita (22 e 23 de novembro).

A delegação brasileira feminina contou ainda com Cibele Jungblut – irmã de Viviane – e Lizian Sobral. Cibele terminou a prova em sétimo lugar, com o tempo de 2:18:37.60, e Lizian (2:38:37.10) concluiu a disputa na 17ª colocação. Na disputa masculina, o Brasil competiu com Matheus Melecchi (10º lugar com o tempo de 2:09:17.50), Bernardo Gavioli (12º/ 2:10:05.10), Leonardo Macedo (17º/ 2:13:19.70) e Henrique Figueirinha (18º /2:13:33.20).

AVISO DE ADIAMENTO PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 015/2024

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas - MA, através do pregoeiro e equipe de apoio, torna público para conhecimento dos interessados, que decidiu pelo ADIAMENTO da sessão do Pregão Eletrônico SRP nº 015/2024, cujo objeto é a formação de registro de preço para futura e eventual contratação de empresa especializada no fornecimento de materiais permanentes (mobiliários) para atender as necessidades da Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, agendada para a data de 15 de outubro de 2024 às 08h00min, a fim de melhor satisfazer os interesses públicos, ficando a nova data marcada para 23 de outubro de 2024 às 08h00min. Bom Jesus das Selvas/MA, 14 de outubro de 2024. Francisco Carlos Martins de Sousa - Agente de Contratação.

Ana Marcela lidera

Ação social da Uema reúne mais de 2 mil crianças em São Luís

Cerca de duas mil crianças participaram da ação social “Criança Engenharia”, promovida pelo curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Campus Paulo VI, em São Luís. Realizado nessa sexta-feira (11), o projeto foi voltado ao ensino de ciências e engenharias de maneira lúdica e inclusiva, com foco nas crianças.

“O Criança Engenharia

é um projeto realizado desde 2015 e trata-se de uma iniciativa muito importante que, atualmente, contempla não só os cursos de Engenharia como de outros projetos, laboratórios e atividades no Campus Paulo VI”, celebrou o reitor da Uema, professor Walter Canales. A programação, que foi visitada por alunos de escolas públicas e privadas, ofereceu visita em laboratórios, experimentos de

química, física, atividades socioeducativas, tecnológicas e culturais. “Gostei muito, fiz uma pulseira e me diverti bastante. Quero voltar nos próximos anos”, disse Emanuel Felipe, de 8 anos, que visitou o “Criança Engenharia” junto com os colegas do Colégio Humberto Ferreira. Mais de 200 voluntários participaram do projeto, que contou com quatro programações simultâneas. Foram mais de 40 atra -

ções, envolvendo projetos de alunos de cursos como Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Agronomia, Veterinária, Física e Biologia, além da participação do Planetário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Esse é o segundo ano que trazemos nossas crianças para o evento. Quando participei pela primeira vez, percebi o quanto o projeto é educativo e enriquecedor para elas. O contato visual e físico com as atividades faz toda a diferença. Este ano, não poderia deixar de voltar, e trouxemos cerca de 60 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. É uma experiência valiosa para o desenvolvimento delas, e pretendemos continuar participando nos próximos anos”, contou a professora Helênica Velma de Sousa, responsável pela creche Escola Canaã, localizada no bairro São Bernardo.

A edição de 2025 do Criança Engenharia já está confirmada para o dia 10 de outubro.

Seduc participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 15 a 17 de outubro, as escolas estaduais de tempo integral e parcial participarão da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e

Tecnológico do Maranhão (Fapema). O evento ocorrerá no Convento das Mercês, localizado no Centro Histórico de São Luís. O tema da SNTC 2024, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A proposta é incentivar a reflexão e preservação dos seis biomas

brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. A 21ª SNTC envolverá a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral, com debates sobre as complexidades e a diversidade dos biomas do Brasil. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) submeteu 700 trabalhos da rede pública, dos quais 401

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA VISTA DO MARANHÃO –MA

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 011/2024 – SRP

O MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO - MA, através do da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Maranhão- MA, torna público aos interessados que, com base na Lei nº 14.133/2021, Decreto Municipal nº 001/2024, Lei Complementar n° 147/2014, e suas alterações, fará realizar no dia 30 de outubro de 2024, às 09:00 (nove) horas no site: https:// www.licitabelavistadomaranhao.com.br, licitação modalidade Pregão Eletrônico nº 011/2024, no Sistema de Registro de Preços, do tipo menor preço POR ITEM, tendo como objeto o Registro de Preços para eventual e futura contratação de empresa especializada em prestação de serviços para locação de estruturas diversas, equipamentos, mão de obra especializada e bandas para apresentação de shows artísticos, visando atender aos diversos eventos a serem realizados no Município de Bela Vista do Maranhão – MA. De acordo com o edital e seus anexos. O edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico deste poder executivo www.licitabelavistadomaranhao.com.br ou http://belavista. ma.gov.br, Esclarecimentos e informações adicionais através do e-mail cplbelavista@gmail.com e no endereço eletrônico acima citado. Bela Vista do Maranhão/MA, 14 de outubro de 2024. Marlon de Sousa Silva- Agente de Contratação.

OSWALDO MASSAO ISHII JUNIOR CPF N° 042.767.149-31

OSWALDO MASSAO ISHII JUNIOR, CPF: 042.767.149-31. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Outorga de Direito de Uso - ODU, sob Processo N° 24050041803/2024, para atividade de Obras Hidráulicas, situado na Fazenda Extrema, Zona Rural, SN, Feira Nova do Maranhão, Maranhão, CEP: 65.995-000.

OSWALDO MASSAO ISHII JUNIOR CPF N° 042.767.149-31

OSWALDO MASSAO ISHII JUNIOR, CPF: 042.767.149-31. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Outorga de Direito de Uso - ODU, sob Processo N° 24050041722/2024, para atividade de Obras Hidráulicas, situado na Fazenda Nossa Senhora de Nazaré, Zona Rural, SN, Carolina, Maranhão, CEP: 65.980-000.

foram aprovados para serem apresentados durante o evento.

A programação ainda incluirá minicursos, palestras, oficinas, lançamentos de livros, visitas técnicas, debates, exibições de vídeos científicos, além de transmissões por rádios e TVs.

As inscrições para participantes estão abertas até o dia 17 de outubro e podem ser realizadas no link: [url=http://www.even3. com.br/snct2024ma]http:// www.even3.com.br/snct2024ma[/url].

Para conferir a lista de trabalhos aprovados para a 21ª SNTC, acesse o link: snctma2024.com

Serviço:

O quê: 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC)

Quando: 15 a 17 de outubro

Onde: Convento das Mercês, Centro Histórico de São Luís

Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais

“Inscrições: www. even3.com.br/snct2024ma

N G MADEIRA EMPREENDIMENTO LTDA - ME CNPJ N° 20.444.802/0001-06

N G MADEIRA EMPREENDIMENTO LTDA - ME, CNPJ: 20.444.802/0001-06. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Operação - LO, sob Processo N° 24070036005/2024, e-Processos:062051/2024, para atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores, situado na Rua Nicolau Dino, 272, Centro, 65.923-000, Amarante do Maranhão, Maranhão.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A CNPJ N° 03.995.515/0322-80

MATEUS SUPERMERCADOS S.A, CNPJ: 03.995.515/032280. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Perfuração de Poço - PP, sob Processo N° 24070037140/2024, para atividade de Captação de Água para Consumo Humano, situado em Rua Residencial fruteiras e cidades, 8, Araçagy, 65.110000, São José de Ribamar, Maranhão.

A P C MOREIRA LTDA CNPJ N° 36.623.605/0001-86

A P C MOREIRA LTDA, CNPJ: 36.623.605/0001-86. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Operação – LO, sob Processo N° 24070057560/2024 e-Processos: 145401/2024, para atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores, situado na Rua Inhumas, Centro, CEP:65.680-000, Passagem Franca, Maranhão.

PONTO DE ARMAZENAMENTO DE DROGAS É

DESCOBERTO PELA POLÍCIA CIVIL EM TIMON

Na manhã desta segunda-feira(14), a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação bem-sucedida de combate ao tráfico de drogas. A ação teve como alvo um imóvel no bairro São Francisco, em Timon, cujas informações indicavam ser utilizado para o armazenamento de subs -

tâncias ilícitas.

A Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC) de Timon, vinha apurando a denúncia de que o imóvel estava sendo usado por criminosos para armazenagem de entorpecentes.

Após a realização de diversas diligências, os

policiais se deslocaram até o endereço e, após monitoramento, adentraram no imóvel, onde encontraram cerca de 600 gramas de cocaína,100 gramas de crack, além de balanças de precisão, invólucros plásticos e material utilizado para misturar a droga. No momento da ação policial,

o imóvel estava vazio. Durante o trabalho policial foram colhidas informações que possibilitarão identificar o proprietário dos entorpecentes, com posterior representação ao Poder Judiciário por mandado de prisão preventiva e continuidade nas investigações.

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ATIRAR NO ROSTO DE PM DURANTE ASSALTO EM TERESINA

Um homem, de 25 anos, foi alvo de um mandado de prisão preventiva em razão da prática do crime de tentativa de homicídio ocorrido no bairro Dirceu, situado na cidade de Teresina, capital do Piauí. A prisão coordenada pelo 2º Distrito Policial de Timon, com apoio do Grupo de Pronto Emprego(GPE), foi executada no bairro Miguel Arraes, em Timon.

Segundo a investigação, no dia 08 de maio de 2021, o preso, na companhia de outro indivíduo mediante uso de arma de fogo, abordaram o agente de segurança policial que estava sentado na porta de casa com o filho,

Na última quinta-feira(10), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem,apontado por investigação como o principal suspeito de cometer um roubo à mão armada na cidade de Santa Quitéria do Maranhão.

O delegado Paulo Márcio, titular da Delegacia de Polícia da cidade, disse que, no dia 14 de agosto deste ano, o investigado, em companhia de um comparsa, invadiram uma residência anunciando um assalto, subtraindo bens de valores da vítima.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar e prender o comparsa do investigado, no dia

ocasião em que pegaram o celular da vítima e ao tocarem na tela do aparelho viram a fotografia do policial fardado.

Devido a constatação, o criminoso resolveu efetuar um disparo no rosto da vítima. Mesmo ferido o agente de segurança ainda travou uma luta corporal, ocasião que sua arma de fogo foi subtraída pelos criminosos. A vítima conseguiu correr, se tornando alvo de vários disparos, que não a acertaram.

O delegado Cláudio Mendes, titular do 2º DP, disse que o preso possui inúmeros processos por roubo na cidade de Timon desde sua adolescência, e que atualmente estava sendo investigado por fazer parte de uma organização criminosa responsável por solicitar corridas de pilotos de aplicativos para cometerem roubos e, em seguida, venderem as motocicleta e celulares em outras cidades do Maranhão e Piauí.

05 de agosto. Em seu depoimento, o suspeito confessou a autoria do assalto, bem como revelou a identidade do segundo participante no crime. De imediato, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do segundo indivíduo sendo deferida pela Justiça.

Nesta quinta, ciente de que o investigado estaria fugindo para o Estado de São Paulo, uma equipe de investigação, localizou e prendeu o investigado na rodoviária da cidade de São Bernardo do Maranhão.

Após todos os procedimentos de praxe na Delegacia, o preso foi encaminhado para a Unidade Prisional de Chapadinha, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.