09.10.2024

Page 1


ATOS E FATOS

TJMA recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

PÁGINA 4 Como empresária transformou time da WNBA em uma franquia de sucesso

PÁGINA 6

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (8), o Projeto de Lei n.º 414/2024, de autoria do Poder Executivo, que tem como objetivo dar mais celeridade ao repasse de valores a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, que foram beneficiados com o novo piso salarial da categoria. Pag. 3

Mais três municípios maranhenses passam por inspeções da COGEX São Luís - MA, Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

5

PÁGINA 8

PÁGINA 7

Senado aprova indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central Polícia encontra fuzil em carro que capotou no PR; vítima é investigada Mais de 50% dos brasileiros vão ao médico apenas quando têm problemas graves

2

ATOS FATOS

Mais de 50% dos brasileiros vão ao médico apenas quando têm problemas graves

Uma pesquisa lançada na segunda-feira (7) mostrou que mais de 50% dos entrevistados buscam atendimento médico somente quando apresentam algum incômodo ou problema grave de saúde. O levantamento foi realizado pelo Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva, e tem como foco avaliar aspectos relacionados à longevidade dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, os cuidados preventivos com a saúde são ainda piores entre os homens: 60% dos respondentes só buscam atendimento médico quando apresentam sintomas ou quadros de saúde graves. Apenas 43% dos entrevistados realizam consultas periódicas e preventivas.

No entanto, somente 40% estão satisfeitos com o seu acesso à saúde, um dado que chega a 60% entre os mais ricos, demonstrando uma falta de satisfação geral do público em relação ao atendimento médico.

Os dados foram obtidos através de uma metodologia chamada Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), lançada pelo grupo também na segunda-feira, que analisa diferentes aspectos da saúde física e mental, além de interações sociais, que contribuem para a longevidade.

Para o levantamento, 1.058 pessoas testaram o ILP, através de um questionário on-line realizado entre os dias 6 e 13 de março de 2024. Os respondentes

eram maiores de 18 anos e eram pessoas de diferentes gêneros, idades, regiões e rendas.

Em uma escala de 0 a 100, que avalia parâmetros desde saúde física e mental a interações sociais e educação financeira, a média da população brasileira no ILP foi de 64 pontos.

80% das pessoas se interessam por longevidade, mas apenas 38% sabem exatamente seu significado

Apesar de apenas 46% avaliarem o tema como uma prioridade pessoal, 8 em cada 10 pessoas têm interesse em adquirir mais conhecimento sobre longevidade. Porém, apenas 38% declaram saber exatamente seu significado. Segundo o levantamento, os mais velhos (acima de 50 anos) são os que adquiriram pontuação mais alta no ILP relacionada às atitudes que contribuem para a longevidade.

“Sabemos que ainda existe um grande caminho para o brasileiro seguir quando o assunto é longevidade e planejamento de vida, por isso o ILP se torna ainda mais relevante, ao proporcionar uma visão holística de qualidade de vida e sua manutenção com o passar da idade”, afirma Regina Macedo, superintendente de Comunicação do Grupo Bradesco Seguros. O levantamento também mostrou que o brasileiro, em geral, tem uma perspectiva positiva sobre os cuidados com a saúde física. Porém, apesar de

reconhecer que ações e hábitos contribuem para a longevidade, a maioria não se preocupa com fatores como, por exemplo, a alimentação.

De acordo com o estudo, 75% dos brasileiros dizem comer ao menos 1 porção de doces ou industrializados diariamente. Além disso, menos de 1/3 come três ou mais porções de frutas, legumes ou verduras por dia. A porcentagem é ainda menor entre os mais jovens (18 a 19 anos): 9%.

Jovens têm os piores índices de longevidade, segundo o estudo

Segundo o estudo, a sociedade ainda não atribui aos idosos conceitos como vida social ativa, com 80% dos respondentes associando-os a conceitos conservadores. Por outro lado, 71% declararam que as pessoas mais velhas são fontes de inspiração e 89% concordam que elas têm muito a ensinar aos mais jovens.

Segundo o levantamento, 52% dos mais jovens também só buscam atendimento médico ao apresentarem algum sintoma incômodo. Além disso, esse público apresentou os piores resultados no subindicador de saúde mental, ao lado das mulheres e dos mais pobres. Para somar, 19% deles não estão satisfeitos com suas interações sociais, aspecto fundamental para a longevidade.

“Hoje, infelizmente, os jovens estão passando por um período que acredito não ter precedência na

história. Isso inclui muito estímulo, exposição, apelo midiático, pressão por performance que, nem sempre, é construtiva. Esse ambiente altamente competitivo faz com que eles se sintam perdidos”, afirma Alexandre Kalache, médico-gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade (ILC-Brazil), à CNN.

“Os jovens de agora não sabem qual será o seu curso de vida. Eles só sabem que precisam aprender sem parar, que seu emprego pode mudar a qualquer momento, e que a reserva financeira com a conclusão da sua vida laboral é incerta”, acrescenta.

Brasil não está preparado para o envelhecimento da população, diz especialista

A expectativa de vida vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida do brasileiro ao nascer passou a ser de 76,4 anos em 2023. Para 2070, a expectativa é de que 37,8% dos habitantes do país sejam idosos, ou seja, mais do que o dobro atualmente.

Apesar das estatísticas, o Brasil não está preparado para o envelhecimento, do ponto de vista de Kalache. “As ações sociais e as políticas públicas ainda precisam de ajustes urgentes. Apesar de termos um estatuto do idoso exemplar, com mais de 20 anos, ele é pouco posto em prática e, talvez, isso explique o preconceito contra a idade na nossa sociedade”, afirma.

“As lideranças envelhecidas que temos nunca se enxergam como velhos, com o velho sendo sempre o outro. Além disso, não temos um ecossistema que facilite que o jovem e o idoso possam conviver de maneira mais próxima”, acrescenta. “Enquanto esse cenário não mudar, pouco se falará sobre o envelhecimento, como se isso não fosse um tema transversal, com repercussões não só na saúde, bem-estar social ou previdência, mas para tudo.”

Geração de 1946 a 1964 vive mais, mas com menos saúde que anteriores

Os “Baby Boomers” — pessoas nascidas no período pós-guerra, entre 1946 e 1964 — podem esperar viver mais do que seus predecessores, mas um estudo recente descobriu que eles têm mais chances de sofrer de problemas de saúde piores do que as gerações anteriores.

Pesquisadores da Universidade de Oxford e da University College London (UCL) descobriram que essas pessoas têm uma saúde pior do que as gerações anteriores na mesma idade, resultando no que eles chamam de “desvio geracional de saúde”.

“Descobrimos que os Baby Boomers têm mais probabilidade de ter diabetes diagnosticada por médicos, colesterol alto, problemas cardíacos e uma variedade de outras condições crônicas em comparação com as gerações anteriores na mesma idade”, afirma Laura Gimeno, doutoranda da UCL e autora principal do estudo, em um e-mail para a CNN na segunda-feira (7). Ela acrescentou que também havia poucas evidências de melhorias nas taxas de incapacidade.

O estudo, publicado nos Journals of Gerontology, analisou dados de saúde coletados de mais de 100 mil pessoas entre 2004 e 2018.

Os dados vieram de adultos com 51 anos ou mais nos Estados Unidos e de pessoas com 50 anos ou mais na Inglaterra e na Europa continental. Eles abrangeram várias gerações, incluindo a Greatest Generation (nascidos antes de 1925) e os Baby Boomers, de acordo com o estudo.

Em todas as regiões examinadas, a prevalência de diabetes e colesterol alto aumentou na mesma taxa, enquanto diagnósticos de câncer, problemas cardíacos e colesterol alto aumentaram mais na Inglaterra e na Europa continental.

O índice de massa corporal (IMC) também foi analisado, e os pesquisadores descobriram que a obesidade ajustada por idade aumentou nas coortes do pós-guerra –exceto para aqueles no sul da Europa.

Os níveis de força de preensão, usados para medir a força muscular geral e o risco de incapacidade, diminuíram

nos EUA e na Inglaterra, mas permaneceram os mesmos ou aumentaram em algumas outras partes da Europa.

“Tais diferenças regionais provavelmente refletem diferenças no equilíbrio entre melhorias nutricionais e declínios na atividade física”, diz o estudo.

Embora trabalhos anteriores já tenham mostrado que a saúde está se deteriorando entre a geração Baby Boomer nos Estados Unidos, Gimeno e seus colegas foram capazes de mostrar como padrões semelhantes podem ser observados na Inglaterra e na Europa continental.

Os resultados foram “geralmente semelhantes” para homens e mulheres, de acordo com Gimeno, mas é necessário mais trabalho para entender como variáveis como gênero e nacionalidade influenciam essas mudanças.

As coortes pós-guerra mais jovens, como a Geração X, também estão em risco de pior saúde do que a geração anterior a elas, segundo Gimeno.

“A Geração X tinha mais probabilidade de ser obesa, ter diabetes e estar em mau estado de saúde mental do que os Baby Boomers em seus 40 anos”, diz Gimeno. “O fato de não estarmos vendo uma melhoria aqui é preocupante”.

Como o envelhecimento da população deve acelerar devido ao aumento da expectativa de vida e aos declínios de longo prazo na fertilidade, Gimeno enfatizou a necessidade de mais prevenção, para ajudar as pessoas a evitar o desenvolvimento dessas doenças.

Esta pesquisa mais recente parece se alinhar a uma tendência crescente.

Em 2020, um estudo sugeriu que a Geração X enfrentava mais anos de má saúde do que os Baby Boomers, com pessoas em seus 40 e 50 anos apresentando pior forma física do que pessoas em seus 60 e 70 anos no mesmo estágio da vida.

A análise de 135 mil pessoas vivendo na Inglaterra sugeriu que, embora estejam vivendo mais, suas vidas não eram necessariamente mais saudáveis. Os pesquisadores descreveram a descoberta como uma tendência preocupante.

ATOS FATOS

Aprovado PL que dá celeridade aos repasses a profissionais da Enfermagem beneficiados com novo piso

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (8), o Projeto de Lei n.º 414/2024, de autoria do Poder Executivo, que tem como objetivo dar mais celeridade ao repasse de valores a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem

e parteiras, que foram beneficiados com o novo piso salarial da categoria. O Projeto de Lei 414/2024 altera a Lei Estadual nº 12.043, de 20 de setembro de 2023, que dispõe sobre o cumprimento da Lei Federal nº 14.434, de 4 de agosto de 2022, instituindo o Piso Salarial Nacional desses

profissionais.

A proposição aprovada visa alterar a redação do § 3º do artigo 6º da Lei Estadual, que versa sobre os repasses a título de assistência financeira complementar a serem prestados pela União aos Estado, ao Distrito Federal e aos Municípios e às entidades filantrópicas,

bem como aos serviços de prestadores contratualizados, conforme o artigo 198 da Constituição Federal. Nesse sentido, foi publicada a Lei 14.581, de 11 de maio de 2023, que determinou a abertura de crédito especial no valor de R$ 7.300.000.000,00 ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) a fim de prestar assistência financeira complementar aos Estados, Distrito Federal e Municípios para o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

“Em razão disso, o projeto de lei tem como objetivo dar mais celeridade ao repasse dos valores transferidos pela União, a título de Assistência Financeira Complementar, desburocratizando e simplificando o processo desses recursos e, por consequência, o recebimento pelos profissionais beneficiados”, pontuou o governador Carlos Brandão (PSB) na justificativa do projeto.

‘Diário da Manhã’ – Bira do Pindaré ressalta abertura

de inscrição para 2ª Femaf

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, foi o entrevistado do programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira (8), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. O gestor ressaltou a abertura das inscrições para a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2024, na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o secretário disse que as inscrições para expositores estão abertas até o dia 17 de outubro de 2024 e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível

no site oficial da SAF (www. saf.ma.gov.br/femaf). O tema deste ano é “Alimento Saudável: mais vida, mais natureza, mais renda”. Bira do Pindaré também destacou que a feira tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, os assentamentos da reforma agrária e as comunidades tradicionais.

“Podem se inscrever empreendimentos voltados à agricultura familiar, economia solidária, povos e comunidades tradicionais (quebradeiras de coco, povos indígenas e quilombolas) e assentados da reforma agrária. Além de entidades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento, instituições histórico-culturais, empresas,

órgãos públicos, entidades do terceiro setor, sociedade civil organizada e movimentos sociais; e pesquisadores, professores, estudantes em coautoria ou orientação de professores”, detalhou.

Horta-viva

De acordo com Bira do Pindaré, a Femaf contará com oito espaços temáticos nos quais os expositores selecionados poderão participar. Entre eles, Espaço de Comercialização, com estandes e barracas para a venda de uma ampla variedade de produtos da agricultura familiar; Espaço do Conhecimento, voltado para minicursos, painéis, palestras, oficinas e lançamentos de livros; Espaço Institucional,

Lula sanciona lei para ampliar produção de combustíveis sustentáveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (8), a Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis sustentáveis. Ela cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.

De acordo com o texto, a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou os investimentos que serão feitos na produção de etanol a partir da nova lei.

“Vamos aumentar a mistura do etanol na gasolina. Estamos fortalecendo a cadeia do etanol criada há 40 anos, impulsionada nos anos 2000 com os veículos flex. Poderemos saltar do E27 até 35% de etanol na mistura. Isso vai expandir a produção nacional, que hoje é de 35 bilhões de litros, para 50 bilhões de litros por ano. São mais de R$ 40 bilhões em novos investimentos e R$ 25 bilhões para formação de canaviais, de mais milharais e transportes. É a segunda geração do etanol”.

reservado para iniciativas governamentais e de parceiros públicos; e Espaço Tecnológico, com exposições de inovações e equipamentos agrícolas.

Segundo o secretário, haverá ainda Espaço da Cidadania, dedicado a serviços públicos para a comunidade; Espaço do Artesão, focado na exibição e comercialização de artesanato; Espaço da Gastronomia, destacando a culinária local com produtos da agricultura familiar; e Espaço Cultural, palco interno da Femaf em que artistas poderão mostrar seus trabalhos a partir das múltiplas expressões artísticas existentes (fotografia, poesia, música, dança, artes plásticas, etc).

“Em cada espaço, vão oferecer ações e atividades. Além disso, o evento trará uma vitrine viva, uma horta medicinal verticalizada e outras iniciativas inovadoras, bem como apresentações de artistas locais e nacionais”, destacou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

do biometano e do biogás na matriz energética brasileira. O CNPE definirá metas anuais para redução da emissão de gases do efeito estufa pelo setor de gás natural por meio do uso do biometano. A meta entrará em vigor em janeiro de 2026, com valor inicial de 1% e não poderá ultrapassar 10%.

Biocombustíveis

Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.

Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis

Ainda segundo o ministro, a Lei Combustível do Futuro vai gerar mais de R$ 260 bilhões de investimentos no agro e na cadeia dos biocombustíveis.

Programas

A lei institui três programas para incentivar a pesquisa, a produção, a comercialização e o uso de biocombustíveis, com o objetivo de promover a descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade.

O primeiro deles é o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). Esse programa estabelece que a partir de 2027, os operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do uso do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). As metas começam com 1% de redução e crescem gradativamente até atingir 10% em 2037.

Já o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) prevê que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleça, a cada ano, a quantidade mínima, em volume, de diesel verde a ser adicionado ao diesel de origem fóssil.

Por fim, o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano tem como objetivo estimular a pesquisa, a produção, a comercialização e o uso

Os combustíveis sustentáveis são uma alternativa aos combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e carvão mineral. O combustível fóssil é mais poluente e de produção bastante lenta, pois deriva da decomposição de matéria orgânica. Devido ao processo lento de formação desse tipo de combustível, ele não é renovável, pois não acompanha a demanda de consumo atual.

A nova lei também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono e destrava investimentos que somam R$ 260 bilhões. A ideia do governo é criar oportunidades que aliam desenvolvimento econômico com geração de empregos e respeito ao meio ambiente.

“Colheita”

Em seu discurso, Lula destacou a importância da lei como exemplo de potencial econômico do Brasil. “A sanção dessa lei é uma demonstração de que nenhum de nós tem o direito de duvidar que o país pode ser uma grande economia. Porque esse país tem tudo para crescer. O que [o país] precisa é de governantes à altura das aspirações do povo brasileiro”.

O presidente também afirmou que o Brasil é respeitado pelos outros países pelas medidas tomadas na produção de energia limpa e afirmou que agora é hora da “colheita” das medidas implementadas desde o início do governo.

“Tenho dito para os meus ministros: agora é época da colheita. Agora é hora de a gente colher, e colher bem. Porque quero, outra vez, deixar a Presidência da República com esse país crescendo, respeitado no mundo inteiro, invejado no mundo inteiro pela nossa capacidade de fazer essa revolução energética que estamos fazendo”.

(98) 99617-0542

Mais três municípios maranhenses passam por inspeções da COGEX

De 7 a 10/10 a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) dá continuidade ao cumprimento da agenda de inspeções ordinárias. Nesta etapa, os trabalhos acontecem no 1º e 2º ofício de Cururupu e ofícios únicos de Apicum-Açu e Mirinzal, conforme consta na Portaria nº 3650/2024, assinada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos. Para a presidência dos trabalhos, foi designado o juiz Ricardo Augusto Moyses, titular da 2ª Vara de Santa Luzia.

Na segunda e terça-feira (7 e 8/10), a equipe de inspeções realizou as tarefas no Ofício Único de Mirinzal e no Ofício Único do município de Apicum-Açu. Por serem as únicas serventias em seus respectivos municípios, elas acumulam todos os serviços realizados em um cartório, a exemplo de registro civil de pessoas naturais físicas e jurídicas, registro de imóveis e documentos, protestos e notas.

Os trabalhos de inspeção chegam ao cartório do 1º Ofício de Cururupu nesta quarta-feira (9/10) e na quinta-feira (10/10) será a vez do 2º Ofício, do mesmo município,

receber a equipe da COGEX. No 1º Cartório, as atribuições da serventia são de protesto e imóveis; enquanto o 2º Cartório de Cururupu tem competência para realizar atos relacionados a notas e a registros de pessoas naturais, de pessoas jurídicas e de títulos e documentos.

As inspeções ordinárias constituem a atribuição de fiscalização da COGEX, que compete acompanhar a realização dos atos praticados por cartorárias e cartorários no desempenho da função delegada pelo Poder Judiciário. Elas buscam assegurar que os serviços sejam realizados seguindo o conjunto de normas e critérios que regem a atividade, inclusive aquelas estabelecidas pela Corregedoria do Foro Extrajudicial e pelo Conselho Nacional de Justiça.

Conforme tem destacado o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, a COGEX, durante o biênio 20242026, seguirá atenta à sua função de acompanhamento e fiscalização, mas, também, atuará para apoiar e orientar profissionais que atuam no sistema extrajudicial para que possam desempenhar bem suas funções e prestar

um bom serviço para a sociedade. “Esse é um esforço conjunto, que está sendo capitaneado pela COGEX, mas que conta com o empenho das entidades cartorárias e da população, por meio dos mecanismos de participação disponíveis a cada cidadão e cidadã”, pontuou o corregedor-geral.

Durante os trabalhos, a equipe verifica aspectos arquitetônicos relativos, por exemplo, ao conforto, à estrutura e à acessibilidade. O correto uso e armazenamento dos livros se somam à alimentação de sistemas e à guarda de dados na análise referente à segurança das informações e obediência à Lei Geral de Proteção de Dados.

A qualidade do atendimento ao público também é observada e abrange aspectos relacionados à disposição de avisos e informações prestadas, quantidade de colaboradores, climatização, sistema de senhas e assentos adequados para acomodação enquanto aguardam atendimento. Ainda é verificado se as recomendações e as determinações resultantes da última inspeção foram cumpridas. Compõem a equipe de inspeção da COGEX, para o cumprimento desta etapa da agenda, as servidoras Eliana Monteiro (coordenadora das Serventias), Renata Lobo, Rosimary Carneiro, Amanda Azevedo e Maria Gardênia, além dos servidores Cardel Mendonça (coordenador de Inspeções), José Raimundo Oliveira Júnior, Manoel Ferreira Júnior e Alan Ismael.

ATENÇÃO PARA MIGRAÇÃO DE DADOS

Considerando a migração de informações de livros para ambientes virtuais seguros e

sistemas nacionais de gestão de dados, a COGEX tem reforçado a necessidade de cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e daqueles constantes em atos normativos. Os atos praticados atualmente precisam ser lançados nas plataformas e ficarem disponíveis para consulta em base de dados nacionais.

Em relação ao acervo antigo, é necessário que os cartórios atentem para os prazos de migração, a exemplo daquelas relativas aos registros civis de pessoas naturais. No Maranhão, o CNJ atendeu solicitação e estendeu prazo para que as informações sejam migradas para os sistemas CRC e ON-RCPN até dezembro de 2030.

Compete a cada cartório elaborar seus planos de trabalho para garantir digitalização e disponibilização dos dados nas plataformas. No caso dos registros civis e pessoas naturais, a previsão é de que a cada 6 meses seja feita a migração de registros equivalentes ao intervalo de 10 anos. No entanto, cartórios que ainda não iniciaram ou estão atrasados precisam intensificar os esforços para cumprir o cronograma. O não cumprimento da determinação do CNJ ensejará abertura de processo para apuração. Quando disponibilizadas em base de dados, as informações ficam em ambiente seguro e podem ser consultadas facilmente, agilizando o atendimento da população, bem como podem servir para subsidiar o processo de estudo, a implantação, execução e até análise de políticas públicas, aperfeiçoando a atuação governamental no país.

TJMA recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, os desembargadores Ricardo Duailibe, Kleber Carvalho e Fernando Mendonça (substituto) e as desembargadoras Francisca Galiza, Rosária Duarte (substituta) e Maria do Socorro Carneiro (substituta) receberam nesta terça-feira (8/10), no Salão Nobre, no 2º andar do prédio-sede do TJMA, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, com a presença de servidores e servidoras.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobri-

nho, agradeceu a visita da imagem ao vigário da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, padre Orlando Cutrim, e disse que ficou extremamente feliz. “Minha equipe sabe o quanto acho importante fazermos parte dessas orações. Deixar o Judiciário bem próximo da Justiça de Deus e abençoar o nosso trabalho, é isso que precisamos. Ela está muito próxima das coisas que aprendemos com nosso Senhor Jesus Cristo, por ser um homem extremamente justo, por isso é importante a nossa devoção”, concluiu.

“Peço que ela possa aben-

çoar todos os caminhos, e de todos (as) aqui presentes, os magistrados, magistradas, servidores, servidoras”, frisou.

Na oportunidade, o desembargador Froz Sobrinho falou da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que recebeu da presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré dos Santos, durante sua participação no 12º Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Belém (PA). A imagem foi coroada nesta terça-feira no Salão Nobre. O vigário da Paróquia Nos-

GILSON VIEIRA DE CARVALHO, CPF: 021.715.003-95, torna público, que REQUEREU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental de Regularização - LUAR, conforme Processo n° 24100013530/2024, Fazenda Boa Esperança, localizada no município de São Pedro dos Crentes - MA.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A CNPJ N° 03.995.515/0125-05

MATEUS SUPERMERCADOS S.A, CNPJ: 03.995.515/012505. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Renovação de Outorga - ROU, sob Processo N° 24090052904/2024, para atividade de captação de água para consumo humano, situado na Rua Edson Brandão, 1000, Loja Supermercados, Anil, São Luís, Maranhão.

POSTO AVENIDA LTDA CNPJ N° 35.843.243/0001-76

POSTO AVENIDA LTDA, CNPJ: 35.843.243/0001-76. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Licença de Operação – LO, sob Processo N° 24030048006/2024, e-Processos: 332641/2024 para atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores, situado na Avenida Juscelino Kubitschek, Lote 19, Quadra 87, Vila Viana, 65.943-000, Formosa da Serra Negra, MA.

MARTINEZ & CIA LTDA CNPJ N° 29.108.478/0001-11

MARTINEZ & CIA LTDA, CNPJ: 29.108.478/0001-11. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Licença de Operação – LO, sob Processo N° 24060015747/2024, e-Processos: 038311/2024, para atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores, situado na ROD BR 230, 1540, Varginha, Barão de Grajaú, 65.660-000, MA.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A CNPJ N° 03.995.515/0014-81

MATEUS SUPERMERCADOS S.A, CNPJ: 03.995.515/001481. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Renovação de Outorga - ROU, sob Processo N° 24090052815/2024, para atividade de captação de água para consumo humano, situado na Avenida Arterial Oeste Interna, Quadra 10 E, Cidade Operária, São Luís, Maranhão.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A CNPJ N° 03.995.515/0124-16

MATEUS SUPERMERCADOS S.A, CNPJ: 03.995.515/012416. Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Renovação de Outorga - ROU, sob Processo N° 24090050952/2024, para atividade de captação de água para consumo humano, situado na Avenida Contorno Norte, 01, Cohatrac IV, 65.054-375, São Luís, MA.

RAPOSA 01 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA CNPJ N° 52.400.615/0001-09

sa Senhora de Nazaré, padre Orlando Cutrim, disse que a imagem de Maria percorrendo os órgãos públicos representa Jesus, sinal da Justiça de Deus no meio dos homens, e foi escolhida para ser a geradora do Filho de Deus no meio dos homens.

Com o tema “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura”, o Círio de Nazaré - Festa da Luz, na capital maranhense, promove este ano mais um festejo que já é realizado há 32 anos no Cohatrac, em São Luís. O novenário começa no dia 10/10 e vai até o dia 20/10.

RAPOSA 01 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, CNPJ: 52.400.615/0001-09. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria do Estado de Meio Ambiente - SEMA, a Perfuração de Poço – PP, sob Processo N°24080014800/2024, e-Processos: 217752/2024, para atividade de captação de água para consumo humano, situado na ROD MA203, Estrada da Raposa, Araçagy, CEP: 65.138-000, Raposa, Maranhão.

Senado aprova indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC). A decisão será comunicada à presidência da República.

Foram 66 votos favoráveis, cinco contrários e nenhuma abstenção.

A indicação do economista já havia sido aprovada, de forma unânime, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência do BC no lugar de Roberto Campos Neto, que terá o mandato finalizado em 31 de dezembro deste ano.

Sabatina na CAE

No início da tarde, Galípolo teve o nome aprovado por unanimidade em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sob relatoria de Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa.

A sessão durou quase 4 horas. Foram 26 votos favoráveis e nenhum contrário.

Indicado de Lula, Galípolo afirmou que, nas conversas

que teve com o chefe do Executivo, teve a garantia de “liberdade na tomada de decisões” e a orientação de ter como compromisso os interesses da população brasileira.

Ele negou ter sofrido “qualquer tipo de pressão” no cargo por parte de Lula.

“Eu jamais sofri, seria muito leviano da minha parte dizer que o presidente Lula fez qualquer tipo de pressão em cima de mim sobre qualquer tipo de decisão”, disse. O economista também afirmou ter a “melhor relação possível” com o presidente e com Roberto Campos Neto. Ele negou ruídos e qualquer “polarização” com o atual chefe do BC.

Desde o ano passado, Campos Neto foi alvo de críticas públicas de Lula e aliados do governo, em especial por causa do patamar da Selic, a taxa básica de juros definida pelo BC. O Executivo defende e pressiona pela redução da taxa.

Na sabatina, integrantes da oposição fizeram elogios a Campos Neto, mas se manifestaram entusiastas da aprovação do nome de

Gabriel Galípolo e já o chamavam de presidente.

Quando questionado pelos senadores na CAE sobre autonomia, Galípolo fez questão de esclarecer a definição de autonomia do BC.

“Metas são estabelecidas pelo poder eleito e cabe ao BC perseguir as metas definidas por quem foi eleito. Este é o arcabouço institucional e legal. Sou daqueles que defendem que o BC não deveria nem votar dentro do Conselho Monetário Nacional”, disse Galípolo.

Quem é Gabriel Galípolo

Antes de assumir cargo de diretor de política monetária do Banco Central, no meio do ano passado, o economista era secretário-executivo no Ministério da Fazenda, considerado o “número 2” da pasta.

Aos 42 anos, Gabriel Muricca Galípolo, natural de São Paulo (SP), é formado em Ciências Econômicas, mestre em Economia Política pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui uma pós-graduação em política econômica também pela PUC-SP.

Galípolo começou no setor público em 2007, no governo de José Serra (PSDB), quando atuou na Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Já no setor privado, Galípolo se destacou no comando do Banco Fator, entre 2017 e 2021. Mesmo ano que se aproximou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante uma live com integrantes do mercado financeiro.

Galípolo já escreveu diversos livros junto a Luiz

Gonzaga Beluzzo, um dos economistas mais afinados ao PT e professor, como “Dinheiro: o Poder da Abstração Real”, “A Escassez na Abundância Capitalista” e “Manda Quem Pode, Obedece Quem tem Prejuízo”.

O economista também foi entusiasta de um modelo que cria uma regra que controla o gasto, mas com espaço para que o valor evolua além da inflação, limitado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para não aumentar o tamanho do estado na economia.

Galípolo e os juros

Galípolo virou foco de atenção do mercado financeiro pelas falas que indicavam um novo ciclo de aumento dos juros pelo BC.

Desde maio, a taxa se encontrava em 10,5% ao ano até a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em setembro, onde a Selic sofreu um aumento de 0,25 ponto, agora em 10,75%.

Antes da reunião, o diretor de Política Monetária pontuou em diversos momentos que o aumento da Selic estava na mesa do BC e que essa medida seria tomada sem hesitação se fosse necessária para entregar a inflação dentro da meta.

Galípolo participou de nove decisões do Comitê, apoiando o ciclo de queda da taxa de juros no ritmo de 0,5 ponto a partir de agosto de 2023, inclusive na conturbada “rachadura” do colegiado em maio, quando os indicados pelo governo Bolsonaro votaram por diminuir o ritmo para redução de 0,25 ponto — e que acabou vencendo.

Enquanto Galípolo era sabatinado, Lula disse em discurso que taxa de juros “haverá de ceder”

No dia em que seu indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, passa por sabatina no Senado, o presidente Luiz

Inácio Lula da Silva voltou a falar dos juros altos, mas sem o tom de crítica que costuma empregar ao tratar do BC sob o comando de

Roberto Campos Neto. “Eu estou muito feliz, porque a economia está razoável, a taxa de juros está mais alta, mas ela haverá de ceder, temos a inflação controlada, temos a massa salarial crescendo, temos o emprego crescendo”, disse. Galípolo, hoje diretor de

Política Monetária do BC, precisa ser aprovado nesta terça pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e depois pelo plenário da Casa para assumir o cargo. A expectativa do governo é que não haverá grandes dificuldades e o diretor assumirá a presidência do banco a partir de janeiro. Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) aumentou a taxa Selic para 10,75% com voto unânime dos diretores, incluindo Galípolo, que é bastante próximo a Lula.

Em discurso durante evento no qual sancionou a lei de criação do combustível do futuro, uma série de incentivos para desenvolvimento de alternativas a

O Ibovespa recuava nesta terça-feira (8), pressionado pela queda de commodities e a retomada de negócios na China. Enquanto o dólar avançava de olho no exterior, com perspectivas de juros e conflito no Oriente Médio.

O principal índice do mercado brasileiro caiu 0,38%, aos 131.511,73 pontos. Já o dólar encerrou o dia em alta de 0,85%, cotado a R$ 5,5334.

O mercado de ações da China retomou os trabalhos após o feriado da Semana Dourada pautado pela série de estímulos anunciados nos últimos dias para movimentar a economia chinesa.

Sem novas medidas anunciadas nesta terça, o que decepcionou investidores pelo mundo, o preço das commodities caiu ao longo do dia com os anúncios abaixo do esperado.

“O pacote ficou bem abaixo do esperado pelo mercado, que tinha grande expectativa sobre o governo chinês anunciar um grande pacote de estímulos nessa volta do feriado”, pontua Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.

Ele destaca que o minério de ferro caiu mais de 5% – sendo que todas as commodities metálicas acompanharam a queda do minério – enquanto o petróleo acabou caindo 5% também.

Isso provocou a queda de empresas exportadoras como Vale e Petrobrás, que recuaram, respectivamente, 3,03% e 2,16% no pregão.

atenção a sabatina de Gabriel Galípolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, que resultou em aprovação, por unanimidade, da indicação de Galípolo para a presidência do Banco Central a partir de 2025.

O nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Roberto Campos Neto, que tem mandato no comando da autarquia até dezembro, foi aprovado por 26 votos favoráveis no colegiado.

Mais cedo, a queda de commodities como o minério de ferro e o petróleo no exterior, com Vale desabando mais de 3% e Petrobras recuando 1,6%, pressionaram o Ibovespa.

No exterior, a China era um dos destaques no noticiário, com Pequim afirmando estar “totalmente confiante” em atingir sua meta de crescimento para o ano inteiro, mas sem adotar medidas fiscais mais vigorosas, o que decepcionou investidores.

“As expectativas foram elevadas, mas a entrega foi decepcionante”, disse à Reuters o estrategista cambial Christopher Wong, da OCBC.

combustíveis fósseis e para a transição energética no país, Lula defendeu que o Brasil é um dos países, hoje, mais estáveis do mundo.

“Hoje tem pouquíssimos países com a estabilidade que tem o Brasil. Tem pouquíssimos com o crescimento, que vai chegar a 3,5% este ano, como o Brasil”, disse Lula, que contou ter procurado as três principais agências de rating, em Nova York, para entender os critérios usados para definir grau de investimento.

“Alguns dizem que é sorte. Eu digo que é muito trabalho e dedicação desses ministros, foi muita competência da Câmara e do Senado em votar as coisas que precisamos”, continuou.

“Por conta do peso que os papéis tem no Ibovespa, os destaques de queda ficam para a Vale e Petrobras, que cai hoje refletindo a frustração do mercado quanto ao pacote de estímulos anunciado nessa madrugada na China, que acabou derrubando a cotação de todas as commodities”, avalia Fernandes.

“Com a frustração do pacote de estímulos na China, provocando a queda das commodities, isso acaba piorando os termos de troca de países exportadores, impactando negativamente suas divisas, e com isso o dólar acaba se fortalecendo frente os países exportadores, o que justifica a alta do dólar hoje frente o real”, conclui.

Já na ponta positiva do pregão figurava a Azul, que subiu 7,48% no pregão, após a aérea fechar um acordo de R$ 3 bilhões com seus credores. Agora, a empresa busca levantar capital. No Brasil, chamava a

A agenda macroeconômica dos Estados Unidos está leve esta semana, mas investidores buscarão sinais na divulgação na quarta-feira da ata da reunião de setembro do Fed, em que as autoridades concordaram quase unanimemente em cortar os juros em 50 pontos-base, bem como no relatório do índice de preços ao consumidor de setembro na quinta-feira.

Operadores mudaram suas apostas sobre o afrouxamento monetário do Fed este ano. Um relatório de emprego forte na semana passada apoiou comentários do chair Jerome Powell de que o banco central realizará reduções de 25 pontos após o corte grande de setembro. O presidente do Fed de Nova York, John Williams, que é membro permanente do Comitê Federal de Mercado Aberto, concordou com os comentários de Powell, dizendo ao Financial Times, em uma entrevista publicada nesta terça-feira, que não considera o corte de setembro “como a regra de como agiremos no futuro”.

Os mercados estão atribuindo cerca de 90% de chance de uma redução de 25 pontos nos juros em novembro, segundo a ferramenta FedWatch da CME, e alguns agora apostam na manutenção da taxa.

ATOS FATOS

Como empresária transformou time da WNBA em uma franquia de sucesso

A mulher por trás de uma franquia que ninguém parecia querer está tentando orquestrar uma das reviravoltas mais notáveis da história do esporte.

O New York Liberty é uma das franquias originais da WNBA. Agora, de volta às finais, vencer o primeiro título do time coroaria uma sequência de crescimento sem precedentes para a proprietária majoritária do time, Clara Wu Tsai.

Wu Tsai e seu marido, Joe Tsai, compraram o time em 2019 por um valor não revelado depois que o antigo dono da franquia, James Dolan, colocou o time à venda em 2017. Dolan havia mudado a franquia de Nova York e queria seguir em frente. Wu Tsai diz que sem investidores no mercado, ela aproveitou uma chance que ninguém mais queria.

“Desde os primeiros dias, o que eu lembro é que ninguém queria comprar o time”, disse Wu Tsai. “A primeira sensação foi que achávamos que os fundamentos eram realmente muito bons. Não apenas as melhores jogadoras de basquete do mundo estão jogando nesta liga, mas, claro, Nova York e a área dos três estados é o maior mercado de mídia deste país”.

Time de estrelas

A partir daí, Wu Tsai começou a aumentar o perfil do time.

“A primeira coisa que fizemos foi trazer o time de volta para Nova York para jogar no Barclays Center, muito mais perto dos fãs”, comentou. “Então começamos a investir no time. Construímos um vestiário de última geração e investimos em nosso time de desempenho, e ao longo de quatro anos, por meio

de drafts, negociações e agência livre, montamos um time de estrelas”. “Tudo realmente culminou em uma viagem que fiz à Turquia em janeiro de 2023 para recrutar Breanna Stewart. Ela foi essencial para o nosso sucesso e, sem ela, não seríamos a franquia que somos hoje”, Wu Tsai admitiu. “Contratá-la deu a outras jogadoras a confiança para assinar conosco, e depois que ela veio e trouxe outras estrelas, isso nos permitiu começar a vencer. Chegamos às finais no ano passado. Este ano, somos a semente número um”.

Ascensão do esporte feminino O interesse no time do Brooklyn é inegável, já que o esporte feminino continua a atingir patamares sem precedentes nos Estados Unidos. Nos primeiros dias após Wu Tsai comprar o time, ela diz que a média de público no jogo era de cerca de dois a três mil fãs em qualquer noite. Agora, são regularmente mais de 12.000.

“Nossos fãs do Liberty são incrivelmente diversos e engajados. Quando olho para nossa base de fãs, acho que todos vêm com muita humildade. A quantidade de engajamento que os fãs têm com os jogadores na quadra e também com todo o outro entretenimento que temos acontecendo é realmente algo que eu nunca senti antes. Nós realmente tentamos criar uma cultura de inclusão e pertencimento e um lugar onde todos se sintam bem-vindos. Eu definitivamente sinto que temos a base de fãs mais inclusiva em todos os esportes profissionais hoje”, disse Wu Tsai à CNN no mês passado. Além do basquete

rar o que pode se tornar a reviravolta de franquia mais bem-sucedida na história da WNBA, talvez na história do esporte feminino. Ela acredita que o valor da franquia pode eventualmente atingir a marca do bilhão.

Pesquisa no estudo de atletas mulheres

Ela também é uma campeã das mulheres fora das quadras. Wu Tsai está quebrando barreiras de pesquisa no estudo de atletas femininas. Três anos atrás, ela lançou a inovadora Human Performance Alliance, que mudou completamente o cenário do estudo das mulheres e, em última análise, da saúde coletiva da sociedade.

Tudo isso fez dos jogos da Liberty um dos principais destinos de verão na cidade de Nova York.

“Acho que as pessoas vêm pelo basquete, mas também se divertem do começo ao fim. Nossos fãs se veem no entretenimento. Nossa [equipe de dança] Timeless Torches e Ellie [a Elefante] – ela é mais do que uma mascote, ela é realmente uma artista. Ela realmente envolve a multidão”, ela disse sorrindo.

Wu Tsai agora tem a tarefa de aumentar o interesse no Liberty e, ao mesmo tempo, manter os jogos acessíveis para todos.

“Atrair novos fãs é muito importante. É essencial para a liga continuar a crescer. Ao mesmo tempo, temos que reconhecer nossos fãs mais antigos e leais, porque não estaríamos onde estamos hoje sem eles”, reconheceu Wu Tsai. “É nossa responsabilidade garantir que a franquia seja financeiramente sólida para que possamos continuar a investir na franquia e explorar todo o potencial de negócios da WNBA. Este ano, como houve um aumento na demanda, temos uma lista de espera para nossos ingressos para a quadra”.

Wu Tsai diz que equilibrar crescimento e acessibilidade reflete, em última análise, o quão longe a liga chegou e onde ela pode chegar a partir daqui.

“Caitlin Clark, Angel Reese, Kamilla Cardoso, Cameron Brink… muitas dessas jogadoras se tornaram nomes conhecidos antes mesmo de entrarem no draft. Elas são uma classe de novatas altamente qualificadas e trouxeram muita atenção para a WNBA”, contou.

Esse aumento de audiência ajudou Wu Tsai a lide-

“Alguns anos atrás, começamos a Human Performance Alliance, que é uma colaboração de pesquisa científica de seis universidades. Quase tudo o que sabemos sobre a saúde humana vem do estudo de doenças, então criamos esta Alliance para mudar essa abordagem, e estudamos o pico de desempenho em atletas de elite”, contou a dona do New York Liberty. Wu Tsai diz que a esperança é descobrir os princípios biológicos subjacentes ao desempenho humano e aplicá-los a todos, para que as pessoas no mundo todo possam alcançar saúde e bem-estar ideais.

“Nós estudamos os ciclos hormonais, estudamos as necessidades nutricionais e até mesmo estudamos alguns estressores psicológicos que podem surgir em ambientes de esportes de equipe. As mulheres sofrem rupturas do LCA duas vezes mais que os homens. Tentamos descobrir o porquê disso e então desenvolver medidas preventivas para garantir que isso não aconteça”, diz Wu Tsai.

Por meio de sua fundação filantrópica, Wu Tsai doou mais de US$ 200 milhões para avançar esta pesquisa, com o objetivo final de transformar a saúde coletiva globalmente, estudando informações sobre desempenho humano e o que contribui para o desempenho máximo em atletas. Ela também está envolvida em ajudar a financiar programas filantrópicos na comunidade do Brooklyn, onde o Liberty continua a brilhar.

O Liberty tentará ganhar o primeiro título da franquia a partir de quinta-feira (10), no Jogo 1 das finais da WNBA.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 016/2024.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, através da Comissão Permanente de Licitação torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar, sob a égide do Decreto nº 10.024/19 e disposições da Lei 14.133/21 e suas alterações posteriores, Licitação na modalidade Pregão na sua forma Eletrônico, do tipo menor preço por item, sob o Regime de empreitada por preço unitário, objetivando: formação de registro de preço para futura e eventual contratação de empresa especializada no fornecimento de materiais e equipamentos de fisioterapia para atendar as necessidades da secretaria municipal de saúde do município de Bom Jesus das Selvas/MA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no instrumento convocatório. ABERTURA: 22 de outubro de 2024, às 08h00min, através da plataforma: http://portalbomjesusdasselvas.com.br/, demais informações no e-mail cpl2023@bomjesusdasselvas.ma.gov.br. Bom Jesus das Selvas/MA, 03 de outubro de 2024. Francisco Carlos Martins de Sousa - Pregoeiro.

COMUNICADO

VM CONSTRUÇÕES, LOCAÇÕES E COMERCIO LTDA CNPJ: 13.008.641/0001-34. Torna público que RECEBEU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Ambiental Única - LAU, para instalar a atividade de Parcelamento do Solo I – Loteamento Residencial Urbano, a localizar-se na Estrada vicinal Sítio Lisboa, s/n, Olho D’água, Santo Amaro do MaranhãoMA, conforme o Processo nº 1103140/2024 e E-processo nº 146771/2024.

VM CONSTRUÇÕES, LOCAÇÕES E COMERCIO LTDA CNPJ: 13.008.641/0001-34. Torna público que RECEBEU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Instalação – LI, para instalar a atividade de Construção civil – Condomínio residencial fechado, a localizar-se na Estrada vicinal Sítio Lisboa, s/n, Olho D’água, Santo Amaro do Maranhão - MA, CEP 65.590000, conforme o Processo nº 23090038722/2023 e E-processo nº 170039/2023.

GRANORTE S.A. CNPJ: 06.049.258/0001-69. Torna público que REQUEREU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Operação – LO, para instalar a atividade de Posto de Abastecimento de Combustíveis para Veículos Automotores, a localizar-se na Rodovia BR-135, Km 43, Povoado Periz de Baixo, Zona Rural, conforme o Processo nº 24090053130/2024

SPE PRAIA DOS LENCOIS LTDA. CNPJ: 51.134.900/000162. Torna público que REQUEREU junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM a Licença Prévia para a atividade de Construção Civil do condomínio Studio Praia Lençóis, a ser localizado na Avenida Mahiba Azar, Quadra: I, Lote:19, 20 e 21; Loteamento Jardim A, Nº: 21, Olho D’água, São Luís - MA, conforme o processo SEI nº: 26101.000653/2024

De escola pública, brasileira aluna de Harvard dá conselhos sobre preparação

“Agarrar as oportunidades quando elas aparecem”, é o que mineira Sofia Santos de Oliveira, 20, fez quando visualizou a possibilidade de estudar em uma das mais prestigiadas universidades do mundo: Harvard, nos Estados Unidos.

Não só agarrar, ela se preparou, consciente também da realidade social em que estava inserida. Oriunda de escola pública em Belo Horizonte (MG) e autodidata no inglês, a educação trouxe um salto transformador na vida dela e dos familiares.

“No ensino médio, recebi bolsa de um programa para estudar em um colégio de excelência, influenciando inclusive meu pai a finalizar os estudos, já que havia abandonado quando jovem pois precisava trabalhar”, contou, em entrevista à CNN.

“A educação não só me permitiu expandir meus horizontes de maneiras inimagináveis, como também ajudar minha família”, acrescentou a jovem, hoje estudante do curso de ciências políticas e economia, com ênfase em educação e América Latina, na Universidade Harvard.

Com interesse nas áreas de políticas públicas, política comparativa e desenvolvimento internacional, Sofia já se engajou em pelo menos dois projetos de pesquisa em dois anos de graduação.

“Atualmente estou fazendo uma pesquisa sobre relações raciais e o movimento trabalhista no Brasil entre 1945 e 1980, focando em líderes sindicalistas negros e em como o mito da democracia racial afetou políticas trabalhistas e vice-versa”, exemplificou. Sobre a experiência de

intercâmbio nos Estados Unidos, ela destaca a “possibilidade de conhecer pessoas do mundo inteiro e engajar em discussões estimulantes sobre todos os assuntos possíveis”.

“As aulas [em Harvard] são cativantes e participativas, e os professores são, na maioria das vezes, os maiores especialistas das suas respectivas áreas”, comentou.

A universidade detém o número mais alto de laureados com o Nobel — são 150 ganhadores que já foram docentes por lá — além de ser a quarta melhor universidade do mundo, segundo o último QS World University Ranking.

Preparação para estudar em Harvard Embora o sonho já existisse desde a infância, foi no ensino médio que Sofia começou a se preparar para entrar na Ivy League desejada.

“O primeiro passo foi trabalhar o inglês, a fim de alcançar fluência a nível de conversação, escuta, leitura e escrita, e fazer o teste de proficiência. Em seguida, foquei em me engajar em atividades extracurriculares”, detalhou.

As atividades extracurriculares são pontos essenciais no currículo, já que mostram os interesses do aluno em temas que impactam sua própria comunidade.

“Participei de projetos de pesquisa, trabalho voluntário na área de educação e programas de empoderamento feminino. Também participei de olimpíadas científicas e programas de verão internacionais.”

Além disso, Sofia mantinha boas notas na escola e cultivava bons relaci -

Harvard

A brasileira também recomendou procurar programas gratuitos no Brasil que ajudam jovens de baixa renda a alcançarem o sonho de estudar fora, além de oportunidades de engajar em projetos extracurriculares ou até mesmo de criar o seu próprio. “Então recomendo a proatividade e a consistência”, respondeu.

Por fim, outra dica seria: “não ter medo de perguntar ou de pedir ajuda, principalmente para as pessoas ao seu redor, pois é essencial termos apoio para alcançar nossas metas”.

Mais brasileiros em Harvard

onamentos com os professores e orientadores. Durante o processo de candidatura em Harvard no último ano do ensino médio, ela também recebeu apoio de um programa gratuito que a orientava até ser aprovada.

E qual o primeiro passo para estudar no exterior?

De acordo com Sofia, o primeiro passo para estudar no exterior é desenvolver o autoconhecimento e “entender quais os seus objetivos a curto e longo prazo”.

“O processo exige muita compreensão dos seus propósitos de vida e trajetória acadêmica e pessoal, além de ser necessário conseguir articular os motivos de querer ir para faculdades específicas”, disse.

Para os avaliadores, é importante saber como o aluno vai contribuir com o mundo no futuro, em qualquer carreira que escolha. “É um processo desafiador.”

Dicas para quem deseja ingressar em universidades norte-americanas

A principal dica de Sofia é acreditar em si mesmo e no seu potencial. “Todos nós carregamos uma bagagem única e, apesar dos desafios, continuamos seguindo em frente todos os dias. É essencial reconhecermos as nossas lutas, vitórias, pontos fortes e aprender a usar isso a nosso favor.”

“Outro ponto essencial é agarrar as oportunidades quando elas aparecem. Infelizmente, não é sempre que elas estarão lá, mas se elas estiverem ao alcance, não tenha medo de correr atrás e de tentar fazer acontecer.”

Sofia Santos de Oliveira, 20, estudante de

Incentivar outros brasileiros e estudantes de baixa renda a ocupar Harvard é um dos orgulhos de Sofia. Atualmente, ela é co-presidente da Harvard Undergraduate Brazilian Association, uma associação para estudantes internacionais do Brasil ou com ascendência brasileira.

“É um espaço para compartilhamos nossa cultura no campus e estabelecermos uma forte comunidade mesmo longe de casa. Temos aproximadamente 60 membros e planejamos diversos eventos todo semestre: cafés da tarde, viagens, festas, eventos culinários, bate-papos profissionais, integração com ex-alunos e programas de mentoria”, celebrou.

Quando o assunto é qualidade educacional, o Brasil tem um longo caminho para melhorar o desempenho dos estudantes da educação básica. No país, menos da metade dos estudantes com 15 anos conseguiu atingir um nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências, de acordo com os resultados obtidos no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

E, para um brasileiro chegar a espaços acadêmicos como Harvard, ainda é preciso de algumas exceções.

“O potencial do efeito multiplicador de estudar lugares como Harvard é infinito, e todos os brasileiros que vejo estudando aqui têm em seus planos, de uma maneira ou de outra, ajudar a fazer o Brasil um lugar melhor e trazer mais brasileiros para esse tipo de ambiente”, finalizou a jovem.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 29/2024 - OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços de Ampliação de Sistemas de Abastecimento de Água na sede do Município de Pedro do Rosário – MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 10/10/2024, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 24/10/2024, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação, no Prédio da Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email: Cplpedrodorosario@hotmail. com. PEDRO DO ROSÁRIO-MA, 30 de setembro de 2024. DORTE SOLANGE FERREIRA ROCHA – Agente de Contratação/Pregoeira.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 30/2024 - OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de Máquinas e Equipamentos para o Município de Pedro do Rosário/MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 10/10/2024, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 22/10/2024, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação, no Prédio da Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email: Cplpedrodorosario@hotmail.com. PEDRO DO ROSÁRIOMA, 01 de outubro de 2024. DORTE SOLANGE FERREIRA ROCHA – Agente de Contratação/Pregoeira.

ANTÔNIO AURÉLIO SUCUPIRA CPF: 055.209.323-87

Torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença Única Ambiental de Regularização (LUAR) para Atividades Agrossilvipastoril, com produção de caprinos, plantação de milho e toda infraestrutura de apoio à operação da Fazenda Passagem Grande. Localizada na Estrada Sitio Novo – MA, n° 122, Fazenda Passagem Grande, município Amarante do Maranhão/MA, com pontos de coordenadas lat. 5°34’18.35”S e long. 46°43’17.08”O. Conforme o Processo de nº 24100007950/2024.

FREDERICO FONSECA DE OLIVEIRA, CPF nº 047.547.326-42, torna público que REQUEREU, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Licença Única Ambiental de Regularização, para atividade Agrossilvipastoril na FAZENDA LAGOA DE FORA, situada no município Parnarama/MA, conforme o processo nº 24100011423/2024.

BIRD PARTICIPACOES LTDA

CNPJ: 26.306.501/0001-94

Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, a Licença Prévia nº 28/2024 para atividade de Construção de um Galpão Comercial (Complexo Multiuso para Aluguel), a ser localizado na Rodovia BR 135, Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, Lote nº 08, Km 06, bairro Ribeira, Município de São Luís/MA. Conforme o Processo nº 24407/2024 - SEI 000251/2024.

EVOLUÇÃO CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA CNPJ: 17.747.274/0001-41

Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais -SEMA a Licença de Instalação nº 1102330/2024 para a atividade de Tratamento de Resíduos Perigosos (Central de térmica de tratamento de resíduos- autoclave). Localizada na Avenida Emiliano Macieira, S/N, KM 14, bairro Pedrinhas, São Luís - MA. Conforme o Processo de nº 042701/2024.

ATOS FATOS

Eleições 2024: 29 pessoas foram presas em flagrante e mais de R$ 1 milhão foi apreendido durante operação para combater crimes eleitorais

Durante uma operação para combater crimes eleitorais nas eleições municipais em todo o Maranhão, 29 pessoas foram presas em flagrante. As prisões foram realizadas pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA).

Entre as ocorrências, foram abertos 52 procedimentos pela Polícia Civil relacionados à compra de votos, além de 36 termos circunstanciados de ocorrência. Também houve a apreensão de nove veícu -

los, 11 aparelhos celulares e R$ 82.201,10 apreendido em espécie. Não foram apreendidas armas relacionadas a crimes eleitorais, nem houve prisões por descumprimento da Lei Seca.

A PF instaurou 23 procedimentos investigatórios; ao todo, 33 pessoas foram conduzidas. Destas, seis eram candidatos ao cargo de vereador na eleição do último domingo. Além disso, houve quatro mandados de busca e apreensão, além de um

mandado de prisão por condenação definitiva. A operação resultou na apreensão de quase R$ 1 milhão (R$ 956.164,00), além de milhares de “santinhos”, aparelhos celulares e um veículo. Segundo a PC, no domingo (6), também foi registrado o bloqueio da estrada de acesso à zona eleitoral da Aldeia Jaruá, em Itaipava do Grajaú. Contudo, com a pronta atuação integrada das Polícias Civil, Federal, Militar e das Forças Armadas, a

via foi liberada. Cidades com registros de crimes eleitorais Houve registro de crime eleitoral em 21 cidades, o que representa menos de 10% dos 217 municípios do estado. As cidades são: Rosário, Itapecuru Mirim, Chapadinha, Codó, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca, Açailândia, Imperatriz, Balsas, São João dos Patos, Presidente Dutra, Pedreiras, Barra do Corda, Bacabal, Caxias, Timon, Barreirinhas, Cururupu e Buriticupu.

Polícia encontra fuzil em carro que capotou no PR; vítima é investigada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um fuzil de calibre 7,62 dentro de um carro que capotou em Guarapuava (PR), a cerca de 260 quilômetros de Curitiba.

De acordo com a PRF, os agentes foram acionados na tarde do último sábado para registrar a

ocorrência que envolveu apenas um veículo. No momento da fiscalização, os policiais encontraram no automóvel a arma –que é de uso restrito– e dez munições.

O condutor do carro, um homem de 28 anos, morreu no local, enquanto a passageira, de 18,

sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para atendimento médico em Guarapuava, já recebeu alta médica. A Polícia Civil informa que ela está sendo investigada.

A ocorrência foi encaminhada pela PRF, a princípio, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de

A Polícia Civil segue investigando o assassinato do empresário Francisco de Assis Neto, de 32 anos, que foi baleado enquanto dirigia um veículo de luxo, de marca Porshe, em Santa Inês, a cerca de 249 km de São Luís.

Francisco foi morto em via pública, na Praça da Matriz, na noite do último domingo (6). Testemunhas já apontam que o empresário foi morto por apenas um homem, que se aproximou do veículo e efetuou ao menos cinco disparos. Logo depois, o assassino teria corrido disparando para o alto e depois fugiu na garupa de uma moto. No carro também estava a esposa de Francisco, que não foi atingida. Ela é uma testemunha considerada primordial para o esclarecimento do crime, segundo a polícia.

"Estamos nas diligências iniciais e acreditamos que nessa semana teremos o desenrolar das investigações. Nós temos

a esposa dele, que estava o acompanhando. Ela é fundamental, que será ouvida, assim como outras testemunhas oculares", declarou a delegada Luana de Sousa Barbosa. No momento, a polícia prefere não divulgar as linhas de investigação do caso, mas as câmeras de monitoramento ao redor do local do crime foram solicitadas.

Francisco tinha uma empresa do ramo de máquinas registrada em Igarapé do Meio. Ele chegou a ser socorrido após os disparos, mas mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo de Francisco foi encaminhado para fazer o exame cadavérico, no Instituto Médico Legal (IML), em São Luís. A Polícia Civil pede que qualquer informação que possa ajudar no caso pode ser enviada, de forma anônima, para o Disque Denúncia (181), ou pelo WhatsApp (98) 992248660.

uso restrito. De acordo com a pasta, o fuzil 7,62 é uma arma de uso restrito, por possuir um grande poder de impacto e perfuração, além de ser um objeto que tem capacidade para perfurar coletes balísticos comuns, como os utilizados pela maioria dos policiais.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.