Nova bandeira, passe livre: confira outras votações do último domingo
PÁGINA 4
R$ 2,00
MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55307
São Luís estreia na corrida de rua Live! Run, e participantes esgotam as inscrições
PÁGINA 6
POLÍTICA:
Atuação da APAE na prevenção ao câncer de mama é tema do ‘Café com Notícias’
Durante a entrevista, a profissional falou sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para reduzir as chances de complicações na saúde causadas pelo câncer ou qualquer outro tipo de doença. No entanto, muitas pessoas ainda deixam de lado esses cuidados, ocorrendo assim no surgimento dessas complicações. Pag. 3
Enem 2024: veja dicas para controlar a ansiedade
Presidentes de TJs divulgam
“Carta de Belém” com foco em ações climáticas e inovação no Judiciário
PÁGINA 7
Um dia antes de sabatina no Senado, Lula se reúne com Galípolo e Haddad
PÁGINA 5
Quase mil presos vão deixar presídios da Grande Ilha de São Luís durante a saída temporária de Dia das Crianças Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV
PÁGINA 8
PÁGINA 2
ATOS FATOS
Fiocruz oferece a profissionais curso
online de prevenção ao HIV
Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para a utilização da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) oral, que desde 2017 vem se mostrando como uma das principais estratégias de prevenção ao HIV no Brasil. A formação dos profissionais é uma iniciativa do Departamento de HIV/ Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso online e autoinstrucional Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV Oral foi lançado pelo Campus Virtual da Fiocruz. Segundo a Fiocruz, o objetivo é atualizar profissionais de saúde para que estejam mais bem preparados e atentos para recomendar de forma assertiva a PrEP, identificando quem pode se beneficiar dessa estratégia de prevenção e garantindo o acesso adequado à medicação, além de fornecer acompanhamento e suporte contínuos.
A Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção é feita por meio da combinação de dois medicamentos, que, segundo a Fiocruz, bloqueiam alguns dos caminhos que o HIV usa para
infectar o organismo. “(A PrEP) consiste no uso de antirretrovirais – tenofovir e entricitabina – por qualquer pessoa com risco acrescido ao HIV e, quando tomados corretamente, evitam a infecção caso aconteça uma eventual exposição ao vírus”, diz texto divulgado nesta quarta-feira (2) pela fundação.
Desde 2018, o Ministério da Saúde recomenda este tipo de profilaxia como adicional ao pacote de prevenção combinada, mas, desde 2022, a prática se estendeu a adolescentes acima de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 quilos, sexualmente ativos e sob risco aumentado de infecção pelo HIV.
De acordo com a Fiocruz, há situações que podem indicar o uso da PrEP com prioridade. “O não uso frequente de camisinha nas relações sexuais (anais ou vaginais); uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc e chemsex, prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers.”
No entendimento do diretor adjunto do Dathi/ SVSA/MS, Artur Kalichman, a melhor forma de prevenção é a que se adapta às necessidades e realidades
das pessoas. Para Kalichman, uma das estratégias é a PrEP. “Nossa intenção com o novo curso é oferecer aos profissionais de saúde que prescrevem essa profilaxia – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – orientações sobre quando e como ofertá-la. A intenção é ampliar a oferta da PrEP nos serviços de saúde para impactar diretamente na redução de novos casos no Brasil, considerando, principalmente, as pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade ao HIV”, informou.
A coordenação do curso pela Fiocruz está sob responsabilidade das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Vanda Cota e Marly Cruz, que estão entusiasmadas por participar da ampliação do conhecimento e melhoria da oferta dos serviços de saúde. Para Marly Cruz, a ampliação do acesso à profilaxia tem sido o grande desafio do Ministério da Saúde para oferecer o tratamento de forma universal em toda rede de atenção ao HIV/Aids do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto pela tele PrEP quanto em ações extramuros.
“A efetivação dessa estratégia requer maior investimento na capilaridade da formação para a atualização e qualificação dos profissionais de saúde que estão aptos a recomendar e prescrever a PrEP. Assim, essa oferta visa, sobretudo, ampliar o acesso a um
Governo brasileiro doa 24 mil insumos de saúde ao Líbano
conteúdo atualizado sobre PrEP para alunos de todo o Brasil e outros países, oferecendo ainda a possibilidade de construção de capacidades e habilidades que visem à redução das vulnerabilidades e dos novos casos de HIV, não só da população-chave”, diz o texto da Fiocruz.
A pesquisadora Vanda Cota afirmou que o curso é uma revisão, tradução e adaptação de uma formação originalmente feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em sua plataforma, mas a versão lançada agora foi desenvolvida pelo Dathi/SVSA/MS em parceria com a Ensp/Fiocruz. “A realização desse curso é crucial para a capacitação, atualização e melhoria da qualidade do atendimento, além de promover a disseminação de informações essenciais para a prevenção do HIV.”
O curso também contribuirá para a redução do estigma associado ao HIV e à sexualidade, ampliando os conhecimentos dos profissionais sobre prevenção e a importância do acesso à saúde”, reforçou, acrescentando que a oferta à distância permite que profissionais de saúde, de diferentes regiões, incluindo áreas remotas, tenham acesso às informações atualizadas sobre a PrEP, sem precisarem se deslocar e podendo ainda conciliar a capacitação com a rotina de trabalho.
Relevância
Na visão da Fiocruz, a implementação da PrEP no SUS representa um marco importante na resposta ao HIV/aids no Brasil, porque avança na prevenção para qualquer pessoa com risco significativo de infecção pelo HIV e/ou que manifestem desejo de usar a profilaxia. Conforme números do Ministério, cerca de 100 mil pessoas no Brasil fazem uso da PrEP. Desse total, mais de 90% de forma gratuita pelo SUS.
“O objetivo do MS é, até 2027, aumentar em 142% o número de usuários de PrEP com foco naquelas pessoas sob maior risco de infecção ao HIV”, concluiu a Fiocruz.
O governo brasileiro vai doar ao Líbano 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
A doação de insumos estratégicos em saúde, em razão da emergência vivida pela população daquele país, está prevista para sair do Brasil neste domingo (6), da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Beirute.
A carga pesa aproximadamente 115 quilos, não tem necessidade de refrigeração e será transportada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação foi coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Outros bens emergenciais devem ser doados nos próximos dias.
A mesma aeronave trará um novo grupo de brasileiros repatriados do Líbano nos próximos dias.
A doação atende a demanda apresentada pela Embaixada do Líbano em Brasília, no dia 23 de setembro. A cooperação humanitária internacional do Brasil é feita com base nos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS). As doações só são realizadas após análise técnica que
assegure não haver risco de comprometimento do abastecimento nacional no âmbito do SUS. Em 2023, o Brasil fez doações humanitárias de medicamentos, imunizantes e insumos de saúde a diversos países, entre eles, Bolívia, Cabo Verde, Cuba, Líbia, Haiti, Palestina, Suriname e Turquia. Em 2024, Granada, Guiana, Honduras, Paraguai, São Vicente e Granadinas e Uruguai também receberam doações brasileiras na área de saúde. Operação Raízes do Cedro
O primeiro voo de resgate de brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio, na operação batizada de Raízes do Cedro, chegou às 10h25 deste domingo (6), na Base Aérea com 229 passageiros, entre brasileiros e familiares, e três animais domésticos repatriados do Líbano. De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a operação terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. O novo grupo de repatriados deve chegar ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
ATOS FATOS
Atuação da APAE na prevenção ao câncer de mama é tema do ‘Café com Notícias’
Neste mês, a atenção se volta para a prevenção ao câncer de mama, atividade que faz parte da campanha nacional e internacional Outubro Rosa. E este foi o tema do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (7), na TV Assembleia, com participação de Emanuelle Costa, gestora dos Serviços de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís. Durante a entrevista, a profissional falou sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para reduzir as chances
de complicações na saúde causadas pelo câncer ou qualquer outro tipo de doença. No entanto, muitas pessoas ainda deixam de lado esses cuidados, ocorrendo assim no surgimento dessas complicações.
“A cada ano, tentamos ampliar o acesso à informação sobre a importância do autocuidado, mas infelizmente, vendo as estatísticas que estamos acompanhando, os números são crescentes. Por isso, a importância de munir a população de informação e orientação. E isso não se restringe apenas ao mês
de outubro, mas deve se estender ao longo de todo o ano”, destacou.
Mais atividades
A Clínica Escola Santa Edwiges, da APAE de São Luís, em parceria com os cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST), deu início às atividades do Outubro Rosa. Ao longo de todo o mês, a clínica promoverá uma série de ações voltadas à saúde das mulheres, com foco no autocuidado e na prevenção.
Os serviços estão disponíveis gratuitamente todas
as terças-feiras, oferecendo exames preventivos, como solicitação de mamografia, ultrassom de mama, além de avaliação nutricional. O objetivo da campanha é proporcionar um atendimento integral às mulheres, sensibilizando-as sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde.
“Durante todo o ano nós já realizamos exames preventivos, mamografia, ultrassonografia das mamas, raio-x, entre outros serviços que já ofertamos para a comunidade ao longo de todo o ano. No mês de outubro, focamos na campanha, em parceria com o Centro Universitário Santa Terezinha (CEST) que está dentro da APAE de São Luís, com serviços nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, onde temos os acadêmicos dos cursos em estágio conosco e eles desenvolvem as ações diretamente na comunidade”, pontuou Emanuelle Costa.
O ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
‘Sustentabilidade na Prática’ destaca maranhenses na Fenacce 2024
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (7), recebeu o diretor do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), Jorge Beckman. Ele fez um relato sobre a participação de artesãos maranhenses na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) 2024, realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 20 e 29 de setembro. Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Jorge Beckman
declarou que o Maranhão tem se destacado cada vez mais pelo seu rico artesanato, ganhando notoriedade em eventos nacionais e internacionais. Beckman frisou que, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o Maranhão esteve presente no Centro de Eventos do Ceará e pode expor e comercializar peças exclusivas no estande maranhense.
“É com grande satisfação que celebramos o sucesso dos artesãos maranhenses
na Fenacce 2024. A presença do Maranhão neste evento comprova o nosso empenho em promover e valorizar o artesanato local. Cada peça exposta no estande do Maranhão representa nossa cultura, história e as mãos talentosas dos nossos artistas”, expressou Jorge Beckman.
Diversidade
Segundo ele, o estande maranhense destacou-se pela diversidade e riqueza cultural das peças, refletindo a identidade única do artesanato local. Os visitantes encontraram produtos variados, como biojoias de sementes, bolsas, luminárias, toalhas de mesa feitas com fibra de buriti, colares, consoles, bandejas e abajures de madeira reaproveitada.
Jorge Beckman salientou também a importância do evento para o fortalecimento do artesanato maranhense: “A Fenacce é uma vitrine para nossos artesãos. É fundamental que possamos mostrar a qualidade e a singularidade do nosso trabalho, além de
‘Maranhão no Campo’ – Especialista alerta para cuidados e prevenção contra a raiva
Em alusão do Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o programa ‘Maranhão no Campo’, que foi ao ar neste sábado (5), pela TV Assembleia, exibiu uma entrevista com a fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Keylla Cardoso.
A profissional falou sobre a necessidade de vacinação de animais domésticos, a transmissão para humanos, a circulação do vírus em aninais silvestres, os sintomas da doença tanto em animais quanto em seres humanos, e outros assuntos relacionados ao tema.
na garganta. Já nos animais domésticos devem ser observadas mudanças de comportamentos, enquanto que nos animais do campo, afeta especialmente as funções motoras”, disse.
A principal forma de prevenção da raiva em animais domésticos e do campo é a vacinação. No caso dos animais domésticos, a imunização é de responsabilidade das prefeituras, que promovem campanhas anualmente. Já para os animais do campo, a vacinação não é obrigatória, exceto em casos de endemias.
fomentar a economia maranhense”.
O diretor do Ceprama disse, ainda, que, com essa participação, o Maranhão não apenas promoveu sua cultura local, mas também incentivou o desenvolvimento sustentável e a valorização dos artesãos, fundamentais para a preservação da identidade cultural do estado.
No Ceprama, fundado em 1989, é possível encontrar produtos de todas as regiões do estado produzidos a partir das matérias-primas, em sua maioria, tiradas do bioma local e transformadas em obras de arte e de expressividade do cotidiano e do modo de ser do povo maranhense.
Os artesãos do Ceprama usam sementes, barro, cerâmica, madeira, ossos, pedras, fibras, palha, azulejos, couro e rendas de bilro em peças carregadas de significado. O Centro atrai turistas de várias partes do mundo, durante o ano inteiro, em busca da diversidade das peças.
“É importante alertarmos a população acerca desta doença que tem uma taxa de letalidade de mais de 90%, sendo a prevenção, o melhor remédio. A raiva é causada por vírus e é considerada uma zoonose, ou seja, ela é transmitida do animal para o ser humano”, explicou a fiscal agropecuária.
Segundo Keylla Cardoso, a raiva afeta de forma mais comum cães e gatos, mas também animais silvestres, além de bovinos, equinos e bubalinos e também seres humanos.
Sobre os sintomas da doença, ela esclareceu que “os principais, em humanos, quando afeta o sistema nervoso central, é a hidrofobia, com espasmos
Já em humanos, caso haja suspeita de exposição ao vírus, a especialista explica que o ideal é lavar o ferimento com água e sabão e buscar ajuda em um posto de saúde, já que não há vacina preventiva disponível para as pessoas.
“Após a agressão de algum animal que possa estar contaminado, essa pessoa receberá um soro. Já os profissionais de saúde que têm contato com estes animais, estes sim, fazem um esquema vacinal de prevenção”, explicou Keylla Cardoso. O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Presidentes de TJs divulgam “Carta de Belém” com foco em ações climáticas e inovação no Judiciário
“Inovação no Poder Judiciário, Precedentes Qualificados, Judicialização da Saúde Pública, Mídias Sociais e Atuação do Judiciário” foram alguns dos temas centrais do 12º Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado na última sexta-feira, 4, no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em Belém. O evento contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques; e do ministro do STJ , Rogério Schietti, que preside
a Comissão Gestora de Precedentes; além do presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França; e da anfitriã e presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré dos Santos. Após o encerramento, o Consepre divulgou a “Carta de Belém” assinada pelos dirigentes dos Tribunais de Justiça, com sete conclusões aprovadas por unanimidade pelos presidentes. Dentre as prioridades, a necessidade de ações urgentes no combate às mudanças climáticas, destacando o papel do Poder Judiciário na promoção de
práticas sustentáveis, além do julgamentos de ações ambientais e a implementação de medidas de descarbonização nas atividades do Judiciário. O documento também reafirma a autonomia administrativa e financeira dos Tribunais de Justiça Estaduais e do Distrito Federal, conforme assegurado pela Constituição de 1988, garantindo eficiência na prestação jurisdicional. Os presidentes também manifestaram apoio às medidas do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, para reforçar a presença física dos magistrados nas comarcas, medida vista como fundamental para aproximar
o Judiciário da sociedade e melhorar o diálogo com advogados, partes e servidores. A carta frisa a necessidade de implementação de soluções para reduzir a judicialização na área da saúde, sugerindo o uso de suporte técnico especializado e protocolos médicos atualizados para apoiar decisões judiciais, tornando o acesso à saúde mais eficaz e justo. Também confere apoio à criação de um sistema nacional de gestão e pagamento de precatórios, proposto pelo CNJ, com o objetivo de padronizar e centralizar esses procedimentos em todo o país.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Carta de Belém reconhece a importância da inteligência artificial para modernizar o Poder Judiciário e aprimorar a gestão processual, assim como incentiva a adoção de práticas inovadoras que aumentem a eficiência e acessibilidade do Sistema de Justiça, incluindo o uso de tecnologias de automação e plataformas digitais. “O CONSEPRE reafirma o compromisso do Judiciário Estadual com a inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que ressalta a necessidade de participação dos Tribunais de Justiça nos estudos para a regulamentação adequada da matéria, de forma a garantir o uso ético, imparcial, transparente e seguro da IA”, destaca o documento.
Nova bandeira, passe livre: confira outras votações do último domingo
Os eleitores de cinco municípios do país também foram às urnas neste domingo (6) para participar de consultas populares sobre assuntos que envolvem suas localidades. As consultas populares foram realizadas em duas capitais, Belo Horizonte e São Luís, e nos municípios de Dois Lajeados (RS),
Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR).
Na capital mineira, por 84,3% dos votos, a maioria dos eleitores não aprovou a alteração da bandeira de Belo Horizonte. Foi registrado cerca de 1 milhão de votos contra a medida, que tinha sido aprovada pelo Legislativo municipal. Em São Luís, os eleito -
res da capital maranhense se manifestaram a favor do passe livre estudantil no transporte público. A proposta saiu vencedora com 89,9% dos votos (523,7 mil votos).
Com 83,8% dos votos (11 mil), o eleitorado de Governador Edison Lobão aprovou a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.
São Luiz (RR) passará a se chamar São Luiz do Anauá. A aprovação ocorreu por 83,4% dos votos (4 mil).
Os eleitores de Dois Lajeados (RS) não aprovaram a construção do novo centro administrativo do município na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo. A negativa se deu pela manifestação contrária de 81,4% do eleitorado (2,2 mil votos).
O segundo turno da disputa para prefeito será realizado em 27 de outu -
TSE recebe 5,7 mil denúncias de irregularidades durante votação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de ocorrências registradas durante a votação em todo o país.
O aplicativo Pardal, ferramenta oficial do TSE, recebeu 5.795 denúncias neste domingo (6), primeiro turno das eleições municipais.
As principais irregularidades foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).
Urnas quebradas
Até as 15h30, 2.651 urnas eletrônicas foram substituídas, número equivalente a 0,5% do total de equipamentos.
O TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.
De acordo com o TSE, foram enviadas ao sistema da Justiça Eleitoral 2,4 milhões de justificativas de ausência na votação por meio do aplicativo e-Título. A plataforma também recebeu 10,4 milhões de consultas do local de votação.
Primeiro Turno
Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar em 5.569 municípios. O horário de votação é das 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o país.
O eleitor vai votar para vereador e prefeito. Em cinco municípios do país, o eleitorado ainda deve participar de consultas populares.
bro em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. Nessas cidades, nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno. Não há segundo turno para a disputa à Câmara de Vereadores. Referendo x Plebiscito
A capital maranhense e os municípios de Governador Edison Lobão (MA), São Luiz (RR) e Dois Lajeados (RS) realizaram plebiscitos. Em Belo Horizonte ocorreu um referendo.
Os referendos e os plebiscitos são dois tipos de consultas populares. No plebiscito, a população é consultada antes da implementação de uma lei sobre o tema que está em discussão. Com o referendo, o eleitorado pode confirmar ou rejeitar uma lei aprovada pelo Legislativo.
A substituição de urnas eletrônicas defeituosas é esperado pela Justiça Eleitoral, que já prepara equipamentos reserva para serem colocados em operação de imediato.
Justificativas
O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Massa salarial e rendimento da indústria avançam em agosto, mostra CNI
Os indicadores industriais relacionados ao mercado de trabalho, como a massa salarial e rendimento médio, avançaram em agosto. O emprego, faturamento real e horas trabalhadas também registraram avanço em relação a julho, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta segunda-feira (7).
A CNI observa que o quadro é, no geral, de estabilidade em relação a julho de 2024. “O emprego, a massa salarial real e o rendimento médio real registraram crescimento em agosto, o que reforça
o caráter aquecido que o mercado de trabalho tem mostrado ao longo de 2024, não apenas na indústria de transformação, mas na economia como um todo”, diz.
Na comparação dos primeiros oito meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, houve avanço em todos os indicadores analisados. “A situação da indústria de transformação se encontra mais favorável em relação ao que se apresentava em 2023”, diz. Em agosto, o faturamento real da indústria de transformação avançou 0,7% ante julho e apresen-
tou crescimento de 5,3% na comparação com o mesmo mês de 2023. Nos primeiros oito meses de 2024, o faturamento do setor foi 3,7% maior do que no mesmo período de 2023.
As horas trabalhadas na produção industrial em agosto permaneceram estáveis em relação ao mês anterior, com uma oscilação de 0,1%. Na comparação com o oitavo mês do ano passado, o avanço foi de 4,8%. No acumulado de oito meses de 2024, houve avanço de 3,6% na comparação com o ano anterior. No caso do emprego industrial, o indicador teve
uma variação de 0,4% na passagem de julho para agosto, atingindo o 11º mês consecutivo sem variação negativa. O emprego registra alta de 3,1% na comparação com agosto de 2023 e de 1,9% na comparação do acumulado nos oito primeiros meses de 2024 em relação à 2023.
A massa salarial cresceu 1,5% em agosto, na comparação com o mês anterior. Em relação a agosto de 2023, o avanço foi de 1,7%. Na comparação do acumulado de oito meses de 2024, a alta é de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
O rendimento médio acompanhou o movimento altista e avançou 1,1% em agosto na comparação com julho. Na comparação com agosto de 2023, houve redução de 1,3% no indicador. Ainda assim, no período de janeiro a agosto de 2024 há um avanço de 1,4% em relação ao ano anterior.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria chegou a 79,3% em agosto de 2023, um recuo de 0,1 ponto porcentual (p.p.) em relação ao resultado de julho. Em relação a agosto de 2023, o indicador é um avanço em de 0,7 p.p.
Um dia antes de sabatina no Senado, Lula se reúne com Galípolo e Haddad
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para uma conversa no Palácio da Alvorada – residência oficial do Executivo – na
tarde desta segunda-feira (7).
O encontro acontece um dia antes de Galípolo ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) Senado Federal, às 10h. Galípolo é o indicado do presidente Lula para
assumir a presidência do BC após o fim do mandato do atual chefe da autarquia, Roberto Campos Neto, que termina em dezembro deste ano. No Ministério da Fazenda, a aprovação de Galípolo é dada como certa. Segundo apurou a
Vendas da nova safra de soja do Brasil lidam com preços baixos e cautela climática
A comercialização antecipada de soja da safra 2024/25 atingiu 24,8% de uma safra estimada em 171,78 milhões de toneladas, um atraso na comparação com a média histórica para o período, com produtores cautelosos com o tempo seco para o plantio e também devido a preços mais baixos do que os valores no mercado disponível, apontou nesta segunda-feira (7) a consultoria Safras & Mercado.
O relatório indicou que as vendas antecipadas da safra que está sendo semeada avançou apenas 2,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Os dados apontam, contudo, uma antecipação em relação ao mesmo período do ano passado, quando a comercialização antecipada era de 21,4%.
CNN, a equipe econômica acredita que o diretor do BC “usou bem o tempo” de conversa com os senadores.
Para ser aprovado na CAE, são necessários os votos da maioria dos integrantes da comissão. Depois, a indicação deve ser analisada pelo plenário da Casa, votação que está prevista para ocorrer na sequência da sabatina na comissão. Para aprovação também será necessário maioria simples, com 41 votos favoráveis dos 81 senadores.
A pauta do Senado está trancada – quando os parlamentares da Casa não podem fazer votações – desde o último dia 23. No entanto, isso não impede a análise da indicação em plenário por se tratar de uma competência exclusiva do Senado. O entendimento é fruto de uma decisão de maio de 2010 da Presidência.
Já a média histórica de cinco anos para o período é de 29,4%, segundo a consultoria.
Produtores de Mato Grosso, onde o plantio está tendo um início lento devido ao tempo seco, já venderam 35% da safra projetada, atrás da média histórica de 37,8%, mas à frente do índice do mesmo
período do ano passado (29%).
“A safra nova está muito lenta, pessoal esperando melhor definição de questões climáticas para ter segurança para avançar (nas vendas). Mas principalmente porque preços não estão legais, estão bem abaixo da safra disponível, isso desestimula vendas antecipadas, por isso continuam bem atrasadas”, avaliou o analista Luiz Fernando Roque, da Safras & Mercado. “Pra 2025, não teve fator positivo porque os preços continuam pressionados.”
Por outro lado, ele disse que os negócios para a safra disponível melhoraram “um pouco”, porque preços avançaram principalmente nas últimas duas semanas.
A comercialização da safra velha (2023/24) de soja do Brasil atingiu 87,7% da produção, conforme levantamento feito até 4 de outubro. No relatório anterior, com dados de 6 de setembro, o número era de 82,2%.
Em igual período do ano passado, a negociação envolvia 84,9% e a média de cinco anos para o período é de 90,1%.
São Luís estreia na corrida de rua Live!
Run, e participantes esgotam as inscrições
Criada para estimular movimentos com confiança de pessoas de todas as idades e biotipos, a Live! Run XP completa sua terceira temporada e tem, pela primeira vez, uma etapa realizada em São Luís. O evento acontece no dia 13 de outubro (domingo), às 6h, e tem o patrocínio de Rexona, marca líder de desodorantes do mercado.
A estreia da corrida de rua na capital maranhense é aguardada com expectativa pelos participantes,
tanto é que as inscrições já estão esgotadas. Em 2024, a Live! Run conta em sua programação com provas em todos os estados do país, além do Distrito Federal.
A etapa de São Luís será disputada com percursos de 5km e 10km e com provas kids em diversas categorias para jovens de até 13 anos. O evento esportivo recebe competidores e também o público em geral, que poderá participar de uma
série de atividades, como alongamento, banda ao vivo e outros atrativos esportivos.
A presença de Rexona em uma das principais corridas de rua do país incentiva cada vez mais a confiança das pessoas, sejam atletas de alta performance, atletas amadores ou mesmo corredores iniciantes que buscam melhorar a qualidade de vida por meio da corrida de rua.
“Somos uma marca que incentiva as pessoas a
alcançarem seus objetivos com confiança, independentemente de quais sejam. Esse é o principal propósito de Rexona – seja a funcionalidade do produto em si, seja inspirando o nosso consumidor com nossas iniciativas. E o esporte é uma ferramenta poderosa desse incentivo para todos os tipos de movimentos, como a corrida de rua”, destacou Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever.
Agenda Corrida de Rua em São Luís:
Dia: 13 de outubro (domingo)
Local da largada: Shopping da Ilha – Av. Daniel de La Touche, 987 – Cohama, São Luís – MA
Horário largada adultos: 6h
Horário largada Kids: 8h
Retirada de kits
Datas: de 9/10 (quarta-feira) a 12/10 (sábado).
LIVE! São Luís – Shopping da Ilha – Av. Daniel de La Touche, 987 – Loja 202C – Cohama, São Luís – MA, Horário: 10h às 22h
Brasileiro de Kart: Gael Rampazzo entra na pista do Speed Park de olho no pódio
A partir desta terça-feira (8), o Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui-SP, será palco do Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, reunindo os melhores pilotos do país. Entre eles, o maranhense Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: SKM / Coach: Enzo Prando), que chega preparado para lutar pelas primeiras colocações na categoria Cadete. Ele que está em sua primeira temporada como piloto profissional, já participou de várias competições importantes e está pronto para encarar o desafio mais esperado do ano.
Gael conhece bem o traçado do Speed Park, onde competiu no Troféu Ayrton Senna em junho, além de disputar o Open do Brasileiro e a última etapa do Circuito Paulista de Kart, no início de setembro. Essas experiências recentes o colocam em uma posição estratégica para brigar por bons resultados no Campeonato Brasileiro. “Eu gosto muito dessa pista, ela é rápida e divertida. Acho que estou cada vez melhor aqui”, comenta o piloto maranhense.
Na temporada da Copa São Paulo Light de Kart, Gael vem se destacando em
um grid de grande concorrência, onde quarenta e três pilotos já alinharam ao longo do ano. Rampazzo, um dos poucos que marcou mais de dez pontos na classificação geral, mostra sua evolução constante e determinação em se consolidar como uma promessa do kartismo brasileiro. Recentemente, pelo Norte Brasileiro de Kart, em Imperatriz-MA, o piloto maranhense garantiu a terceira colocação no pódio, em um dos regionais mais disputados do país. “Aprendi bastante correndo contra pilotos muito bons este ano e acho que isso vai me ajudar no Brasileiro”, afirma
Seleção
Brasileira sofre com
15 cortes na “Era Dorival”; veja a lista
Dorival Júnior tem sofrido com lesões de jogadores da Seleção Brasileira. Entre todas as convocações realizadas pelo treinador, em nenhuma ele conseguiu ter a “equipe ideal” planejada inicialmente.
Ao todo, o técnico, que assumiu em janeiro de 2024, precisou realizar 15 cortes nas listas desde março, quando fez sua primeira convocação para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. Nesta última ocasião, cinco atletas foram substituídos: o goleiro Alisson, os zagueiros Bremer e Eder Militão, o lateral Guilherme Arana e o atacante Vinícius Júnior.
Gael, em sua fala sempre confiante e determinada.
A programação do Campeonato Brasileiro começa nesta terça-feira (8) com três treinos livres para todas as categorias. Na quarta-feira (9), os pilotos voltam à pista para mais dois treinos e a importante tomada de tempo, que define o grid de largada para as baterias classificatórias. Na quinta-feira (10), Gael enfrentará duas baterias classificatórias, nas quais buscará acumular pontos para garantir uma boa posição na Super Classificatória, programada para sexta-feira (12).
Com os resultados dessas corridas, o piloto do Maranhão espera assegurar seu lugar na turma da frente na grande final da categoria Cadete, que acontecerá no sábado (13), às 13h40, logo após a solenidade oficial do evento. Além da Cadete, outras categorias como Mirim, F4 Junior e Super F4 também fazem parte do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro. As disputas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial da CBKart no YouTube, onde Gael Rampazzo e seus concorrentes lutarão pelo título nacional.
O Brasil vai enfrentar o Chile na próxima quinta-feira (10), em Santiago, e o Peru, na terça-feira da semana que vem, dia 15, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os jogos serão respectivamente pelas 9ª e 10ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Weverton (Palmeiras), Lucas Beraldo (PSG-FRA), Fabrício Bruno (Flamengo), Alex Telles (Botafogo) e Andreas Pereira (Fulham-ING) foram os escolhidos para substituí-los.
O caso mais grave entre os cortados é o do zagueiro Bremer. O defensor da Juventus-ITA teve problema no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, passará por cirurgia e deve perder todo restante da temporada.
O goleiro Ederson, do Manchester City, e o zagueiro Eder Militão, do Real Madrid, já foram cortados duas vezes das relações de Dorival. E o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, o que mais vezes apareceu em “segundas chamadas”, por três oportunidades.
Preparador de goleiros da Seleção também se
lesiona
Taffarel, preparador de goleiros do Liverpool-ING e da Seleção Brasileira, teve uma lesão muscular na posterior da coxa direita. Assim como seu “pupilo” Alisson, ele acabou cortado. O problema do goleiro é uma contusão na parte posterior da coxa direita, sofrida em partida contra o Chelsea-ING, no último dia 20 de outubro. Marco Antônio Trocourt, o Marquinhos, auxiliar de Taffarel, será o preparador de goleiros principal para os jogos contra o Chile e contra o Peru. Ele será ajudado por Octávio Ohl, do São Paulo, convocado para esses confrontos.
Todos os cortes do Brasil na “Era Dorival” Amistosos contra Inglaterra e Espanha Ederson cortado, Léo Jardim chamado Marquinhos cortado, Fabrício Bruno chamado Martinelli cortado, Galeno chamado
Casemiro cortado, Pepê chamado
Gabriel Magalhães cortado, Bremer chamado
Amistosos contra Estados Unidos e México/ Copa América
Ederson cortado, Rafael chamado
Eliminatórias contra Equador e Paraguai
Yan Couto cortado, William chamado
Savinho cortado, Lucas Moura chamado
Pedro cortado, João Pedro chamado
Éder Militão cortado, Fabrício Bruno chamado
Eliminatórias contra Chile e Peru
Alisson cortado, Weverton chamado
Bremer cortado, Beraldo chamado
Arana cortado, Alex Telles chamado
Vinicius Júnior cortado, Andreas Pereira chamado
Éder Militão cortado, Fabrício Bruno chamado
Enem 2024: veja dicas para controlar a ansiedade
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um momento de ansiedade para muitos estudantes, pois eles estão decidindo a carreira – que não precisa ser definitiva. Se você se sente assim, confira técnicas que podem te ajudar a ficar mais tranquilo no dia da prova.
A CNN conversou com Andrea Racy, orientadora educacional do Colégio Humboldt, para mostrar como os estudantes podem lidar com a pressão e não ter a nota do Enem prejudicada pelo nervosismo.
O que fazer antes do
Enem?
Racy recomenda ter momentos de relaxamento, que podem ser por meio de atividades esportivas ou musicais, meditação, yoga, entre outras coisas que te façam bem.
Que tal uma sessão de autocuidado? Um filme com os amigos no final de semana? Ou apenas dar uma volta em uma praça ou parque? Essas programações podem te distrair diante do momento de alta pressão. “A alimentação e o sono também são fatores essenciais que ajudam no controle
da ansiedade e promovem o bem-estar dos vestibulandos”, afirmou a orientadora. Ou seja, nada de ficar várias noites acordado para estudar! O sono ajuda a manter o cérebro “afiado”.
Dicas para se manter tranquilo:
Momentos de relaxamento com as atividades de sua preferência; Cuidar da alimentação; Ter boas horas de sono.
O que fazer no dia do Enem?
Sabemos que no dia da prova a tensão é alta. Para acalmar os ânimos, a orientadora recomenda pensar que você já estudou tudo o que foi necessário durante o ano para ter um bom desempenho no Enem. Também é necessário comer comidas leves e ter uma boa noite de sono antes da prova. “Para isso, é importante descansar bastante, evitar saídas noturnas e atividades que possam gerar estresse um dia antes do Enem”, disse.
Que tal fazer meditação
ou alguns alongamentos? Encontrar alguns amigos ou familiares durante o dia também pode ser uma boa ideia.
Outras coisas que ajudam a ficar mais tranquilo é preparar um lanche adequado para a prova, separar o material necessário no dia anterior e chegar ao local pelo menos 30 minutos antes de começar o Enem.
Dicas para o dia do Enem:
Pense que você estudou durante o ano; Coma comidas leves; Procure ter uma boa noite de sono;
Descanse no dia anterior;
Prepare o lanche e o material necessário para a prova no dia anterior;
Chegue ao local com antecedência.
Se você está se sentindo muito ansioso, procure ajuda profissional. Conversar com outros colegas, a família e até professores também pode deixar esse momento mais leve.
5 filmes para citar na redação do Enem
Citar um filme, livro ou série na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ajudar o candidato a garantir uma nota mais alta, pois significa que ele compreendeu o tema e conseguiu aplicar conceitos de outras áreas, atendendo a competência 2 da redação. E inúmeras obras podem ser usadas como repertório na redação, não apenas os filmes considerados “cult” que são difíceis de entender. A animação “Divertida Mente”, por exemplo, traz uma discussão interessante sobre saúde mental.
A CNN reuniu cinco filmes que podem ser citados em diferentes propostas da redação
do Enem. Confira:
“A Substância” (2024) A obra de 2024 mostra uma Elisabeth Sparkle, uma mulher com mais de 50 anos que foi demitida do seu programa fitness na televisão por baixa audiência. Abalada com a situação, Elisabeth busca uma droga clandestina que promete criar uma versão mais jovem dela mesma. O filme pode ser usado em temas de redação que abordam etarismo e a pressão da sociedade pelo corpo perfeito.
“Divertida Mente 2” (2024)
A sequência de “Divertida Mente” aborda as novas emoções de Riley, personagem que no primeiro filme era criança e agora é adolescente.
Nesta nova fase de sua vida, Riley passa a conviver com a inveja, vergonha, tédio e ansiedade, além da alegria, tristeza, raiva e nojinho que estavam presentes no primeiro filme.
A obra pode ser mencionada em redações com temas sobre saúde mental e adolescência, como a ansiedade para lidar com pressão da escola e mudanças de comportamento para se adequar a grupos, por exemplo.
“Pobres Criaturas” (2023)
Nesta ficção científica, um médico chamado God traz Bella Baxter de volta à vida colocando nela o cérebro de uma criança. Apesar de ter o corpo de uma mulher adulta,
Uema e Vale lançam edital de empreendedorismo com bolsas
de até R$ 2 mil
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Agência Marandu), lançou um edital em parceria com a Vale para a seleção de equipes que participarão da “Jornada Marandu”. O objetivo do edital é incentivar a inovação e o empreendedorismo, com foco em soluções para melhorar processos nas operações da Vale, incluindo o Porto de Ponta Madeira e a Estrada de Ferro Carajás. A inscrição estará aberta entre os dias 14 e 25 de outubro de 2024.
Estudantes de graduação e pós-graduação da Uema podem formar equipes de até seis membros, sendo quatro bolsistas. Cada bolsista receberá uma bolsa de R$ 700 durante a fase de ideação, que terá duração de dois meses. As equipes que avançarem para a fase de aceleração
receberão bolsas de R$ 2.250, distribuídas ao longo de cinco meses. A seleção avaliará a originalidade das ideias, o impacto potencial e o engajamento das equipes. O edital tem como objetivo identificar oportunidades inovadoras que possam ser aplicadas nas operações da Vale. As soluções propostas poderão ser transformadas em tecnologias ou startups, fortalecendo a cultura de inovação na universidade. As atividades incluirão workshops, mentorias e visitas técnicas nas dependências da Vale.
As equipes interessadas deverão preencher o formulário de inscrição no site da Agência Marandu, anexando uma proposta preliminar e um vídeo de até três minutos apresentando a ideia e os membros da equipe. Mais detalhes estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no portal da Uema.
AVISO DE LICITAÇÃO
Bella aprende atividades básicas, como falar e andar, e as expectativas da sociedade em relação à mulher, principalmente.
O filme pode ser usado em propostas de redação que abordem o empoderamento feminino, normas sociais e a importância da leitura, pois à medida que Bella lê, ela desenvolve seu senso crítico.
“O Dilema das Redes” (2020)
O documentário da Netflix traz entrevistas com ex-funcionários das Big Techs para falar como as redes sociais funcionam. A obra mostra, por exemplo, como a influência dos algoritmos pode moldar os comportamentos das pessoas.
O filme é uma opção para ser citada em redações sobre o uso das redes sociais por jovens e polarização política, por exemplo.
“A Onda” (2008)
A obra de 2008 mostra um professor alemão que, com o objetivo de ensinar como funciona uma autocracia para os alunos, decide criar um grupo fascista em sala de aula. Mas a situação sai do controle quando os alunos começam a propagar o movimento A Onda pela cidade.
A obra pode ser citada em temas que abordem governos autoritários e discurso de ódio.
PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 31/2024 - SRP - OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Contratação de empresa para fornecimento de materiais de consumo, para atender as necessidades do Município de Pedro do Rosário/MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 08/10/2024, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 21/10/2024, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação, no Prédio da Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email: Cplpedrodorosario@hotmail.com. PEDRO DO ROSÁRIOMA, 07 de outubro de 2024. DORTE SOLANGE FERREIRA ROCHA – Agente de Contratação/Pregoeira.
PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 32/2024 - SRP - OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Contratação de empresa para prestação de serviços de capacitação técnica aos Profissionais da Educação e da Saúde do Município de Pedro do Rosário do Maranhão/MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 08/10/2024, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 23/10/2024, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação, no Prédio da Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email: Cplpedrodorosario@hotmail. com. PEDRO DO ROSÁRIO-MA, 07 de outubro de 2024. DORTE SOLANGE FERREIRA ROCHA – Agente de Contratação/Pregoeira.
BIRD PARTICIPACOES LTDA CNPJ: 26.306.501/0001-94
Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, a Licença Prévia para atividade de Construção de um centro de distribuição (Galpão) para aluguel, a ser localizado na Rua A, nº 17 e 18, Quadra C, bairro Sítio Saramanta, Município de São José de Ribamar/ MA. Conforme o processo nº 000133/2024.
Quase mil presos vão deixar presídios da Grande Ilha de São Luís durante a saída temporária de Dia das Crianças
A Justiça do Maranhão autorizou a saída temporária de 998 presos do regime semiaberto da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), em comemoração ao Dia das Crianças. A decisão é do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima. Os beneficiados serão liberados para visitar seus familiares a partir das 9h, desta terça-feira (8), e devem retornar às unidades prisionais até às 18h do dia 14 de outubro (segunda-feira).
O ofício que comunica a saída dos presos foi enviado a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Os apenados foram beneficiados com a saída temporária por preencherem os requisitos da Lei de Execução Penal.
O juiz determinou que os diretores das unidades prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à Vara de Execuções Penais, até as 12h, do dia 18 de outubro, sobre o retorno dos internos.
Saída temporária
A saída temporária está
prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), do artigo 122 ao artigo 125, e podendo ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo casos de reincidência. No regime semiaberto, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite. De acordo com o artigo 123 da lei, a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o
Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter esse direito, o apenado deve:
Ter comportamento adequado;
Ter cumprido o mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente;
Ter compatibilidade do benefício com os objetivos da pena;
Os beneficiados devem cumprir as restrições como recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares e, outras determinações.
POLÍCIA CIVIL PRENDE SEIS PESSOAS SUSPEITAS
POR CRIME ELEITORAL EM MIRANDA DO NORTE
Na tarde do último domingo(6), a Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na cidade de Miranda do Norte, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão contra um endereço situado o no
bairro Centro, que possivelmente estaria sendo usado como local de compra de votos. Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais civis encontraram no interior do imóvel maços de dinheiro em
espécie com quantidade de cédulas similares e de igual valor, reforçando a suspeita de corrupção eleitoral.
Foram presas em flagrante delito seis pessoas por terem supostamente vendido seus votos
na eleição municipal que estava se encerrando.
O auto de prisão em flagrante foi lavrado na Delegacia de Miranda do Norte, onde os presos pagaram fiança e, posteriormente foram postos em liberdade.
Em duas ações distintas e realizadas no último sábado(5), a Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC/Imperatriz), conseguiu prender em flagrante quatro pessoas suspeitas de praticarem crime eleitoral no município de São Francisco do Brejão.
Na primeira ação, a equipe de policiais civis realizava incursões na cidade, ocasião em que observou uma movimentação suspeita em um posto de combustíveis, levando os policiais a investigar possível compra de votos por meio de abastecimento de combustível em favor de determinado candidato a prefeito.
No local, os policiais notaram que uma mulher teria abastecido o seu veículo utilizando-se de nota de abastecimento fornecida por um candidato a eleição. Durante as diligências no posto, foram apreendidas 87 notas de abastecimento, totalizando a importância de aproximadamente R$ 7.000,00 pagos em combustíveis, que teriam sido
distribuídos a eleitores. Diante do caso, duas mulheres foram presas em flagrante, incluindo a responsável em assinar as notas, que foram conduzidas a Delegacia de São Francisco do Brejão onde foram autuadas em flagrante pelo crime previsto no art. 299 do Código Eleitoral.
Mais duas prisões Após denúncias oriundas do TRE/MA, a equipe da DENARC passou a realizar diligências que resultou na localização de um imóvel, situado nas proximidades de uma zona eleitoral. No local, conhecido como “Trecho Seco”, os policiais civis apreenderam a quantia de R$ 4.958,00 reais em espécie, que supostamente seria usada para compra de votos.
Como resultado da ação policial, dois homens, entre eles, um candidato a vereador da cidade, foram presos em flagrante pelo crime previsto no art. 299 do Código Eleitoral. A dupla foi apresentada na sede da Delegacia de Polícia do município.