São Luís - MA, Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2024
Dino prorroga prazo para CGU apresentar relatório sobre emendas
PÁGINA 4
R$ 2,00
MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55284
Maranhense Gael Rampazzo quer chegar ao pódio na etapa do Paulista Light
PÁGINA 6
POLÍTICA:
Presidente Iracema Vale participa da posse do novo diretor do Teatro Arthur Azevedo
César Boaes é ator, diretor, produtor e gestor cultural, tem 37 anos de carreira atuando, principalmente, no teatro. Tem diversos trabalhos no currículo, sendo reconhecido por interpretar a personagem Clarisse Milhomem, no espetáculo “Pão com Ovo”, do qual é diretor. A produção já foi assistida por mais de um milhão de pessoas no Maranhão e em outros estados. Pag. 3
Governo inaugura nova unidade do Colégio Militar em Pinheiro e anuncia 10 km de pavimentação no município
PÁGINA 7
Produção industrial recua 1,4% em julho; crescimento no ano é de 3,2%
PÁGINA 5
Novo corregedor nacional destaca meio
ambiente como prioridade da Justiça
PÁGINA 8
EM BRASÍLIA, POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PARTICIPA DO 1º ENCONTRO TÉCNICO DE ENFRENTAMENTO ÀS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS Mpox: especialista explica transmissão, sintomas e medidas de prevenção
PÁGINA 2
ATOS FATOS
Mpox: especialista explica transmissão, sintomas e medidas de prevenção
A Mpox é uma doença infecciosa zoonótica causada pelo mpox, vírus que afeta seres humanos e outros mamíferos. Foi identificada pela primeira vez em macacos, em 1958, e, em 1970, na República Democrática do Congo, no homem. O vírus apresenta duas cepas distintas: a cepa da Bacia do Congo (África Central) e a da África Ocidental. Existem três variantes reconhecidas do vírus: o Clado Ia, presente na Bacia do Congo, com mortalidade de até 10%, transmitido principalmente por roedores e com pouca propagação entre humanos; o Clado IIa, que ocorre na África Ocidental, com baixa mortalidade; e o Clado IIb, que provocou o surto de 2022. A nova variante, Clado Ib, parece estar se espalhando mais facilmente por meio de contatos próximos rotineiros, como é o caso entre crianças.
A transmissão do vírus acontece principalmente por contato direto com as lesões de pele (até as crostas) ou objetos contaminados, secreções respiratórias de animais silvestres infectados e fluidos corporais, como secreções e sangue de pessoas. Qualquer indivíduo que tenha tido contato físico próximo com alguém doente está em risco de ter a doença.
A Mpox não está limitada a indivíduos sexualmente ativos. Recém-nascidos, crianças e pessoas imunossuprimidas correm maior risco de sintomas mais
graves e os profissionais de saúde de adquirirem a doença devido a maior exposição ao vírus.
Quando surgem os sintomas?
Os sintomas da Mpox surgem entre 3 e 16 dias, podendo chegar a 21 dias, após o contato com o vírus.
Os sintomas iniciais da doença são inespecíficos, como mal-estar, fadiga, febre, dores de cabeça e mialgia. Surgem aumento dos gânglios linfáticos, principalmente na região do pescoço e as lesões cutâneas. Essas lesões da pele podem aparecer antes ou depois da febre e caracterizam-se por bolhosas ou planas, com líquido claro ou amarelado no interior das lesões bolhosas. Podem ocorrer em qualquer parte do corpo inclusive em mucosas como boca, olhos, órgãos sexuais e ânus, no entanto, tendem a se concentrar mais no rosto, palma das mãos e planta dos pés. Evoluem até crostas, que ainda são consideradas infectadas, e só após a sua queda é que não são mais transmissíveis.
Mulheres grávidas e infectadas pelo vírus, podem transmitir a doença ao feto através da placenta e, após o parto, para a criança pelo contato pele a pele. Uma vez suspeitando da doença, o diagnóstico de confirmação laboratorial é realizado através de testes moleculares ou sequenciamento genético realizados nas secreções ou crostas das lesões cutâneas. Os testes
devem ser feitos em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras devem ser direcionadas para os laboratórios de referência pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Não existe tratamento específico para a doença. A atenção médica é usada para aliviar dores e demais sintomas e prevenir sequelas de longo prazo. Alguns antivirais têm sido usados como o tecovirimat.
Como é a preveção?
As principais medidas de controle são o isolamento dos doentes e suspeitos, o rastreamento e monitoramento dos contatos íntimos e familiares do paciente, bem como a utilização de equipamentos de proteção individual pelos doentes e profissionais de saúde ou cuidadores dos casos (como o uso de máscaras, já que o contágio pode ocorrer pelas vias respiratórias). Além disso, deve-se evitar coçar as lesões para não levar às infecções secundárias da pele e a propagação da doença. Para se prevenir da Mpox, é necessário, portanto, redobrar os cuidados no dia a dia, até mesmo o simples ato de lavar as mãos constantemente. Existem duas vacinas contra a Mpox: a Jynneos e a Imvanex. Embora a vacina contra a varíola também confira proteção à Mpox, ainda não se sabe se é eficaz contra a nova variante. As duas específicas, até o presente momento, são destinadas a adultos com
idade igual ou superior a 18 anos e para pessoas diagnosticadas com HIV, imunossuprimidos, que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença (pós-exposição), além de profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com o vírus. A Anvisa renovou a dispensa de registro das duas vacinas citadas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência de saúde pública de importância internacional devido a surtos contínuos de Mpox na África Central e Ocidental, ao aumento de casos e à circulação da nova variante do vírus naquela região geográfica.
Até agosto de 2024, o centro de controle e prevenção de doenças da África relatou mais 17 mil casos suspeitos em todo o continente, os quais superam os registrados em 2023 e somam 14 mil casos confirmados, além de 524 mortes. A variante espalhou-se para vários países africanos, inclusive os que nunca haviam registrado casos de Mpox, e além-fronteiras.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que, até o presente momento de 2024, foram notificados 706 casos e 16 óbitos. Em dezembro de 2023, São Paulo apresentou o maior número de notificações do país: 427, cerca de 51% dos casos entre os Estados brasileiros.
Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que não existem evidências de que o uso de celulares pode aumentar o risco de câncer no cérebro. O trabalho fez uma ampla revisão de estudos sobre o tema realizados 1994 e 2022, e as conclusões foram publicadas na revista científica Environment International. Em 2013, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) classificou a exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência como possíveis cancerígenos. Isso acendeu o alerta para a possibilidade de o uso de celular causar câncer no cérebro, porém, até então, essa associação não tinha sido evidenciada pela ciência.
Diante disso, a OMS encomendou a revisão sistemática de 63 estudos publicados anteriormente para entender os potenciais efeitos à saúde causados pela exposição às ondas de rádio. A análise não encontrou associação entre o uso de celulares e câncer de cabeça, incluindo glioma, meningioma, neuroma acústico, tumores da hipófise e tumores da glândula salivar em adultos e tumores cerebrais pediátricos.
“Quando a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou a exposição às ondas de rádio como um possível agente cancerígeno para humanos em 2013, ela se
baseou amplamente em evidências limitadas de estudos observacionais em humanos”, afirma o professor Ken Karipidis, da Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear (ARPANSA), que liderou esta revisão. Segundo ele, essa é a avaliação mais abrangente e atualizada das evidências sobre o assunto até então.
“Esta revisão sistemática de estudos observacionais humanos é baseada em um conjunto de dados muito maior comparado ao examinado pelo IARC, que também inclui estudos mais recentes e abrangentes, então podemos estar mais confiantes de que a exposição a ondas de rádio de tecnologia sem fio não é um risco à saúde humana”, completa.
O professor explica, ainda, que os resultados do estudo estão alinhados com pesquisas anteriores conduzidas pela ARPANSA. Segundo o pesquisador, embora o uso da tecnologia sem fio tenha aumentado nos últimos 20 anos, não houve aumento da incidência de câncer cerebral. Diante dos resultados do estudo, a OMS está preparando uma Monografia de Critérios de Saúde Ambiental sobre os efeitos na saúde causados pela exposição às ondas de rádio. O documento será feito com base nas conclusões do estudo e em outras revisões encomendadas pela entidade.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e de outras autoridades, da cerimônia de posse do novo diretor do Teatro Arthur Azevedo, César Boaes. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (3), na casa de espetáculos, e contou com uma programação cultural.
César Boaes é ator, diretor, produtor e gestor cultural, tem 37 anos de
carreira atuando, principalmente, no teatro. Tem diversos trabalhos no currículo, sendo reconhecido por interpretar a personagem Clarisse Milhomem, no espetáculo “Pão com Ovo”, do qual é diretor. A produção já foi assistida por mais de um milhão de pessoas no Maranhão e em outros estados. “A cultura do Maranhão só tem a ganhar com a posse do novo diretor do Teatro Arthur Azevedo, César Boaes, um trabalhador da
ATOS FATOS
Presidente Iracema Vale participa da posse do novo diretor do Teatro Arthur Azevedo
cultura, um homem talentoso, mas, acima de tudo, um incentivador das nossas artes. Tenho certeza de que a cultura do Maranhão ganha muito com ele à frente do Teatro Arthur Azevedo”, destacou a deputada Iracema Vale. Os deputados Antônio Pereira (PSB) e Fred Maia (PDT) também participaram do evento. Com a posse, César Boaes passa a dirigir, oficialmente, a principal casa de espetáculos do Maranhão, o bicentenário Teatro Arthur Azevedo. Inaugurado em 1º de junho de 1817, é o segundo teatro mais antigo do Brasil e colocou o Maranhão na rota dos grandes eventos. Proposta
O governador Carlos Brandão destacou a trajetória de Boaes e que a proposta da gestão do novo diretor é democratizar ainda mais o espaço. “O Teatro Arthur Azevedo é o mais bonito do Brasil e o César Boaes está propon-
do fazer a abertura desse teatro para visitação, vai ser porta aberta para as pessoas terem acesso e conhecerem um pouco da história. César tem uma experiência muito grande, eu não tenho dúvida que vai fazer um grande trabalho”, frisou o governador Carlos Brandão.
“O teatro é o coração de São Luís. Aqui é que pulsa a arte, a cultura e esse teatro precisa ter as portas abertas para que a população possa ter acesso e entrar. Vamos democratizar a pauta para os artistas de São Luís e também do circuito nacional”, adiantou César Boaes.
Artistas, gestores culturais, familiares, amigos, políticos e autoridades compareceram ao evento. “César Boaes é um grande artista, amigo querido, competente em tudo o que faz e fará um grande trabalho à frente do Teatro Arthur Azevedo”, observou a cantora Flávia Bittencourt.
Deputado Carlos Lula comemora crescimento econômico e redução do
No discurso desta quarta-feira (4), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou os avanços significativos da economia brasileira, evidenciados pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e pela redução do desemprego.
“É com grande satisfação que compartilho as boas notícias sobre nossa economia. O PIB do Brasil registrou um aumento de 1,4% no segundo semestre de 2024, sinalizando um crescimento econômico robusto e sustentável. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho, conforme dados da Pesqui-
desemprego no Brasil
sa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Temos agora 102 milhões de brasileiros empregados, um número recorde na nossa história,” afirmou Carlos Lula.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a taxa de desemprego era de 7,9%, os números atuais demonstram uma clara recuperação do mercado de trabalho, trazendo benefícios concretos para a população.
“Esses resultados são fruto de um governo comprometido com o bem-estar da população, que prioriza o desenvolvimento ao invés de se perder em controvérsias desnecessárias. A recuperação econômica que estamos vivenciando é a prova de que focar
nas necessidades reais do nosso povo traz resultados positivos. Embora desafios persistam, estamos no caminho certo para construir um futuro melhor para todos”, acrescentou o deputado.
Carlos Lula também destacou o progresso contínuo do país: “Enquanto alguns negam a ciência e as conquistas econômicas, a realidade se impõe. Trazer o Brasil de volta ao caminho do desenvolvimento não é tarefa simples, mas o fazemos com orgulho. O povo brasileiro, especialmente o do Maranhão, merece essa recuperação. O apoio maciço ao presidente Lula em nosso estado está sendo recompensado com políticas públicas eficazes e melhorias na economia”.
„X” tem que cumprir ordem judicial, afirma ministro das Comunicações
O governo federal vai continuar exigindo que a Starlink cumpra a ordem judicial de bloqueio da rede social X no Brasil, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta quarta-feira (4), no programa “Bom dia, Ministro” do Canal Gov.
“No Brasil, ordem judicial se cumpre. Quando uma determinada empresa descumpre uma decisão judicial, como estava descumprindo, e mais do que isso, ainda chega ao tom de provocar, de afrontar, ela merece toda a repulsa da população brasileira, do governo e do país”.
A Agência Nacional de Telecomunicações notificou na sexta-feira (30) todas as operadoras de internet do país para cumprirem a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e que foi respaldada pela 1ª Turma da corte.
“Nós temos soberania nacional, nós temos a democracia, uma constituição que é obedecida por todos e não é um sujeito com maior poderio econômico, ricaço de fora do país, que vai afrontar o Brasil. Não vamos admitir isso jamais”, disse o ministro.
O descumprimento de ordem judicial, segundo o ministro, não será só de multa, mas também a abertura de um processo de cassação da outorga da prestação do serviço no Brasil. “Se eles não cumprirem isso, natural -
mente a Anatel e o Ministério das Comunicações vão abrir um processo de cassação dessa outorga. Mas a gente espera que a decisão judicial no Brasil seja cumprida”, finalizou. Escolas conectadas No programa, o ministro Juscelino destacou a meta de levar internet de qualidade e reduzir as desigualdades nas escolas brasileiras. O objetivo é levar internet de banda larga e wi-fi para até 20 mil escolas públicas no ensino básico até 2026. A iniciativa viabilizará o investimento de até R$ 1,2 bilhão.
Para atingir o objetivo, o MCom implementou o programa Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC). Os recursos resultam de edital de renúncia fiscal do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust),articulado entre o Ministério das Comunicações (MCom) e Ministério das Educação (MEC).
“Temos colocado a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, como a prioridade número um da nossa gestão, porque nós enxergamos nessa estratégia um programa uma ferramenta transformadora, no futuro dessas gerações que estudam em escola pública, de ter acesso a conectividade, conteúdo pedagógico, inclusão digital, laboratório, equipamentos nas escolas públicas”, enfatizou o ministro da Comunicações, Juscelino Filho.
Novo corregedor nacional destaca meio ambiente como prioridade da Justiça
Nesta terça-feira (3/9), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Campbell Marques tomou posse como corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024/2026. A cerimônia, realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e dos tribunais superiores. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, e o corregedor do Serviço Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, também prestigiaram a solenidade de posse. Em seu discurso, o novo corregedor destacou que a questão ambiental representa hoje uma grande preocupação dos brasileiros e também da Justiça. “Vamos promover políticas públicas de apoio
estrutural para a instrução de ações voltadas à proteção, à precaução e à recomposição dos biomas nacionais. Temos de priorizar decisões de julgamentos onde tais temas estejam gritando fundo em nossas consciências, não mais para futuras, mas para a nossa geração”, declarou.
Diante do cenário de incêndios florestais que atingem o país, sobretudo, a Amazônia, Campbell conclamou magistradas, magistrados e instituições a serem parceiros “abastecendo com informações sobre os eventuais gargalos judiciais onde houver dificuldade de estrutura orgânica para que o magistrado instrua, decida ou julgue as ações cíveis, criminais e administrativas sancionatórias com a celeridade e o rigor técnico que as consequências dessas tragédias impõem”.
O ministro disse ainda que pretende dedicar atenção e zelo especiais para que as ações judiciais que visem res-
guardar ou reparar os direitos dos povos originários tenham mais celeridade e produzam políticas públicas inclusivas mais sólidas.
Outra prioridade destacada por Campbell é o compromisso com projetos que aperfeiçoem e aprimorem a prestação jurisdicional, auxiliando o CNJ a fazer chegar instrumentos tecnológicos a todos os juízos e serventias extrajudiciais. “Essa tarefa já está bem encaminhada pelo CNJ e venho para também somar esforços à consecução dessa meta”, assegurou.
Durante a cerimônia de posse, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, exaltou a biografia de Campbell e destacou a passagem do ministro por cargos de relevo no Poder Judiciário. “Mauro se junta à equipe do CNJ, onde um grupo admirável de conselheiros já procura trabalhar, para além do papel correicional do Conselho, delinear políticas públicas que tragam integridade, eficiência e proximidade com a população para o Poder Judiciário”, afirmou Barroso.
Também participaram da solenidade os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Lelio Bentes.
TRAJETÓRIA JURÍDICA
Natural de Manaus, Mauro Campbell graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett (UniBennett), no Rio de Janeiro. Ainda na capital fluminense, iniciou sua carreira como advogado. Em 1987, tomou posse como promotor de Justiça do Estado do Amazonas. Em 1999 foi promovido a procurador de Justiça, sendo eleito por três vezes procurador-geral. Com 44 anos, foi o primeiro amazonense a tomar posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, em 2008, em uma das vagas reservadas aos membros do Ministério Público.
Desde então, entre outras funções, atuou como corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais e Diretor do Centro de Estudos Judiciários, de agosto de 2016 a setembro de 2017. Foi ainda ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, quando exerceu a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Campbell foi também diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), entre 2022 e 2024. Nesta última função, coordenou, este ano, a realização do I Exame Nacional da Magistratura (ENAM), em interlocução com o CNJ.
Dino prorroga prazo para CGU apresentar relatório sobre emendas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino prorrogou por 72 horas o prazo para que a Controladoria-Geral da República (CGU) apresente o resultado de uma análise técnica sobre as emendas parlamentares RP8 e RP9, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”. A prorrogação do prazo foi pedida pelo Poder
Executivo.
A CGU analisa dados sobre os dez municípios que receberam o maior volume de emendas parlamentares por habitante no período entre 2020 e 2023 e deve responder às seguintes questões: qual foi a tramitação dessas emendas nos executivos federal e municipal? Em que estágio se encontram as
obras ou ações para as quais os recursos das emendas foram destinados? E, por último, quais os procedimentos ou regras de rastreabilidade, comparabilidade e publicidade foram usados em cada um dos municípios beneficiados?
Após a CGU entregar o relatório, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e
STF prorroga prazo para governo apresentar plano de ação para Amazônia
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até a próxima terça-feira (9) o prazo para que o governo e órgãos e entidades federais apresentem plano de ação para prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia. A decisão atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Nesse prazo, segundo nota do STF, o governo deve indicar um portal na internet para divulgar ações e relatórios do que foi feito para cumprir a decisão do STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760.
recorte entre os cenários e a avaliação dos planos apresentados.
Providências
O ministro é o responsável pela redação do acórdão do julgamento da ADPF 760. No texto, a Corte determinou à União, entre outros pontos, a adoção de medidas no âmbito do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e de outros programas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal para a taxa de 3.925 km anuais até 2027 e a zero até 2030.
o PSOL, autor da ação, terão um prazo de 10 dias para se manifestar.
No dia 1° de agosto, Dino determinou que as emendas devem seguir critérios de rastreabilidade e mandou a CGU auditar os repasses realizados por parlamentares. A decisão foi tomada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo a decisão da Corte que determinou transparência na liberação desses tipos de emendas.
No dia 14 de agosto, o magistrado suspendeu a execução das emendas impositivas ao Orçamento. O ministro entendeu que a execução das emendas pode continuar nos casos de obras em andamento e calamidade pública. A liberação dos recursos está condicionada ao atendimento de requisitos de transparência e rastreabilidade dos recursos.
A decisão do ministro Mendonça também estabeleceu o fornecimento de relatórios consolidados sobre as medidas adotadas anteriormente ao julgamento da ADPF. Também deverão ser incluídas as medidas que estão sendo atualmente tomadas para o efetivo combate ao desmatamento, às queimadas e às demais ilicitudes que resultem em dano ao bioma. Isso permitirá um
O prazo inicial fixado pela Corte para a apresentação do plano terminou em 26 de agosto. Ao atender ao pedido da AGU, o ministro levou em consideração a necessidade de exame integrado de outras ações que envolvem autarquias e órgãos específicos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Produção industrial recua 1,4% em julho; crescimento no ano é de 3,2%
A produção industrial brasileira teve um recuo de 1,4% em julho na comparação com o mês de junho deste ano, quando houve crescimento de 4,3% da atividade, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mês de julho do ano passado, o desempenho da indústria cresceu 6,1% e no acumulado de janeiro a julho, a produção industrial cresceu 3,2%.
Segundo o IBGE, o crescimento de 6,1% entre julho deste ano e julho do ano passado foi decorrente
dos resultados positivos em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 21 dos 25 ramos, 60 dos 80 grupos e 67,3% dos 789 produtos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento nesse período de 26,8%. Produtos químicos cresceram 10,5%, impulsionados, em grande medida, pela maior produção dos itens automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e veículos para o transporte de mercadorias e caminhões.
Também tiveram desempenho positivo a produção da indústria de fungicidas para uso na agricultura, tintas e vernizes para construção, desinfetantes, herbicidas para plantas, fertilizantes químicos das fórmulas NPK (Nitrogênio, Potássio e Fósforo), inseticidas para uso na agricultura e polietileno.
Também são destaques da produção industrial na comparação de julho de 2024 com julho de 2023, os produtos de metal com alta de 13,9%, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com alta de 24,4%, produtos de
borracha e material plástico, com alta de 11,6% e máquinas e equipamentos, 10,8%. Contribuíram positivamente, ainda, a produção de móveis, com alta de 26,9%; artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, com alta de 14,3% e produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com 7,2%. Avaliação
Segundo a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), a redução da produção industrial em julho, em 1,4%, foi registrada após um forte crescimento verificado em junho. Portanto, houve uma acomodação. Na avaliação por categorias, o destaque foi a continuidade do processo de recuperação do grupo de bens de capital e bens de consumo duráveis.
A primeira categoria, segundo a Fiesp, tem se beneficiado da recuperação da confiança empresarial e do aumento da capacidade instalada da indústria, enquanto na segunda categoria, de bens de consumo, a expansão da renda das famílias contribuiu para o bom desempenho industrial. A Fiesp mantém a projeção de crescimento de 2,2% para a produção industrial em 2024.
Faturamento de franquias cresce
12,8% no segundo trimestre
O melhor ambiente econômico, propício aos investimentos, contribuiu para que o setor de franquias registrasse um crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano. No semestre, a alta chegou a 15,8% e significou um faturamento equivalente a R$ 121,8 bilhões, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita entre abril
e junho subiu de R$ 54,3 bilhões para R$ 61,2 bilhões, com destaque para as áreas franqueadas de Saúde, Beleza, Bem-Estar, Alimentação e Casa e Construção.
Esse cenário positivo, de acordo com a ABF, reflete a recuperação consistente da economia brasileira cujo crescimento nos primeiros três meses do ano foi de 2,5% em relação a igual período
do ano passado. O setor de serviços, por exemplo, teve um desempenho positivo de 3% tanto nos dois primeiros trimestres do ano quanto nos últimos quatro trimestres anteriores, com destaque para a recuperação do consumo interno, produtos nas áreas de turismo e de tecnologia.
Esse resultado foi possível pela melhora significativa do mercado de trabalho, do aumento real dos salários e pelo controle da inflação, embora o setor atribua que se a Taxa Selic estivesse num patamar abaixo dos 10,5% ao ano, todos os indicadores do mercado de franquia estariam ainda melhores.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, afirmou que o crescimento do setor acima dos dois dígitos mostra a confiança do mercado e entrega resultados favoráveis à sociedade, seja com a contratação de novos funcionários, seja com a contribuição para
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) prevê que, em 2024, os investimentos na fase de exploração dos contratos de petróleo e gás natural cheguem a cerca de R$ 10 bilhões (R$ 9,97 bilhões). O número está no Relatório Anual de Exploração 2023, publicado nesta segunda-feira (2).
Para o período de 2024 a 2027, está previsto um total de R$ 18,31 bilhões em investimentos. Em 2025, a previsão é de R$ 7,64 bilhões, enquanto em 2026 e 2027, o montante estimado é de R$ 701 milhões.
Nas previsões sobre a distribuição dos investimentos por atividades entre 2024 e 2027, 88% serão concentrados na perfuração de poços (R$ 16,04 bilhões). Os 12% restantes (R$ 2,27 bilhões) serão distribuídos entre teste de poço (8%), levantamento geofísico exclusivo (3%) e levantamento geofísico não exclusivo (1%).
a economia girar como um todo. O franchising, segundo ele, é uma alternativa de investimento para aquelas pessoas que querem empreender em algum ramo, e oferece modelos de negócios seguros com treinamentos, suporte e infraestrutura das empresas franqueadoras.
Mão de Obra
A pesquisa apontou que o número de trabalhadores nas redes de franquias cresceu 3,85% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, e isso significa 1,67 milhão de empregos; foram abertas mais 4,3% franquias, totalizando 183.151 operações. A maior procura por negócios se concentrou em setores como Saúde, Beleza e Bem-Estar, com alta no segundo trimestre de 21,7%. Alimentação teve o segundo melhor desempenho, com crescimento de 16,4% e Casa e Construção, com 15,1%.
Dos investimentos previstos apenas para 2024, R$ 9,50 bilhões serão alocados em ambiente marítimo, sendo R$ 8,50 bilhões na perfuração de poços. Para o ambiente terrestre, a previsão é de R$ 470 milhões.
A ANP explica que a fase de exploração tem início com a assinatura dos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural. E que nela são realizados estudos para detectar a presença desses combustíveis nas
áreas sob contrato, chamadas de blocos, em quantidade suficiente para tornar sua extração economicamente viável. Tendo sucesso nessa etapa, as empresas poderão passar para a fase de produção, quando iniciarão a produção e a área contratada passará a ser chamada de campo.
Números de 2023
O relatório também traz dados de 2023. O ano foi encerrado com 251 blocos sob contrato: 13 sob o regime de partilha de produção e 238 sob o regime de concessão. Entre 2022 e 2023, houve queda de 44 blocos. A ANP explica que essa redução pelo baixo quantitativo de contratos assinados e ao alto número de blocos devolvidos. Sobre os blocos sob contrato por ambiente, o terrestre permaneceu na liderança, com 151 blocos contra 100 blocos no marítimo, dos quais 18 localizados no pré-sal. O ambiente terrestre registrou a maior área contratada (52%), cerca de 84 mil km², e o marítimo, 48% de área sob contrato, cerca de 77 mil km².
O ano teve 14 poços com notificações de descoberta em terra e quatro em mar. Foram encontrados indícios de hidrocarbonetos apenas em poços perfurados nas bacias de Santos e Campos, com duas notificações cada. Dos poços em bacias terrestres, nove foram registradas em bacias de nova fronteira: Amazonas (6) e Parnaíba (3). E cinco em bacias maduras: Espírito Santo (4) e Recôncavo (1).
Maranhense Gael Rampazzo quer chegar ao pódio na etapa do Paulista Light
Neste sábado (7), a Copa São Paulo Light de Kart chega à sua oitava etapa, com mais uma disputa na pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Faltando três provas para o fim da temporada, a disputa promete muita emoção, especialmente na categoria Cadete, onde jovens talentos como Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: SKM / Coach: Enzo Prando), vão buscar se destacar em meio a uma das competições mais acirradas do kartismo brasileiro. Gael está determinado a conquistar posições importantes nesta reta final do campeonato. Representando o Maranhão, Gael Rampazzo chega a São Paulo com o objetivo claro de alcançar o pódio. O jovem piloto tem demonstrado evolução ao longo da temporada, competindo, não só
no Light, como também na Copa São Paulo KGV e na V11 Aldeia Cup. Para este fim de semana, Gael sabe que cada detalhe pode fazer a diferença em uma categoria tão disputada como a Cadete. Vale lembrar, que durante a sexta etapa do Paulista Light, Rampazzo fez a sua primeira pole position nesta competição, mostrando como Gael se destaca em meio a uma categoria que já
contou com 43 pilotos ao longo da temporada. A regularidade do piloto maranhense tem sido um dos fatores que o mantém entre os principais nomes da categoria, e a busca por resultados ainda melhores é constante em sua trajetória.
“Essa é a competição mais disputada do Brasil. Todo mundo que vencer na Copa São Paulo Light e eu também quero isso. Estou fazendo bons treinos, conseguindo um bom ajuste e vamos ver como vai ser na tomada de tempo e nas baterias de sábado”, comentou Gael.
Os treinos livres desta etapa do Paulista Light vão até sexta-feira (6). No mesmo dia, teremos o treino classificatório. No sábado (7), o público pode esperar muita velocidade e emoção nas duas baterias da categoria Cadete para determinar os campeões desta etapa. Gael Rampazzo, com seu talento e determinação, promete fazer um bom trabalho no traçado desafiador de Interlagos.
Com brilho nos olhos, Beth Gomes quer buscar tri paralímpico em 2028
Os olhos de Beth Gomes brilham ao falar das medalhas conquistadas na última segunda-feira (2), na Paralimpíada de Paris. Além do ouro no lançamento do disco da classe F53, repetindo o resultado dos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2021, ela foi prata no arremesso do peso da classe F54, onde competiu com atletas com deficiências menos severas - ainda que também cadeirantes. Nem parece que a paulista de 59 anos acumula títulos internacionais e sucessivas quebras de recordes mundiais.
“O sonho de qualquer atleta é chegar a uma Olim-
píada. No momento que me tiraram esse sonho no esporte que tanto amava e continuo amando, o vôlei, pensei que tinha acabado. Mas não. E quando vejo que consegui [medalhas paralímpicas] não somente em uma prova, mas em duas, isso, para mim, traz esse brilho nos olhos. É o brilho de uma realização”, emociona-se Beth. Ela concedeu entrevista à reportagem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Casa Brasil Paralímpico, em Saint-Ouen, cidade vizinha a Paris. Beth foi diagnosticada em 1993 com esclerose múltipla. O contato com o
paradesporto veio, primeiro, no basquete em cadeira de rodas, em Santos (SP), cidade em que nasceu. Em 2008, foi convocada para a Paralimpíada de Pequim, na China. Em meio à progressão da patologia, ela se encontrou de vez no atletismo. Mesmo com uma deficiência que é degenerativa, a paulista conseguiu se adaptar, a ponto de chegar à França pronta para competir duas provas no mesmo dia - e ir ao pódio em ambas.
“A esclerose múltipla requer descanso por conta da fadiga. Se fadigar, perco rendimento. Mas nós conseguimos”, disse a bicampeã paralímpica. Ela contou que a técnica, Rose Farias, estudou sobre a esclerose junto com a irmã de Beth, que é neurologista e especialista na doença.
“Então, [a treinadora] não passa mais do que eu posso fazer. Foi tudo preparado para acontecer como em Kobe [no Japão, pelo Mundial de 2024], em que também disputei as duas provas no mesmo dia. Consegui conciliar, descan-
Bia Haddad perde para Muchová nas quartas e dá adeus ao US Open
A brasileira Bia Haddad Maia, número 21 do mundo, foi eliminada nas quartas de finais do US Open pela tcheca Karolina Muchová, número 52 do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 1/6 e 4/6, nesta quarta-feira (4).
No primeiro set, o domínio foi total da tcheca, que abriu uma parcial de 5 a 0, levou um desconto da tenista paulista, mas logo após fechou o set por 6 a 1.
O segundo set foi bem mais disputado. O equilíbrio se manteve até um 3 a 3, mas Muchová abriu vantagem ao conquistar os duas pariciais
seguinte, viu Bia Haddad diminuir a vantagem, mas logo na sequência a tcheca fechou o jogo e garantiu a classificação para a semifinal.
Apesar da eliminação na competição, a tenista conquistou o impressionante feito de chegar até as quartas deste Grand Slam, algo que não acontecia com uma brasileira desde 1968, quando Maria Esther Bueno havia realizado tal façanha.
Bia garantiu uma premiação milionária de 561,5 mil dólares (pouco mais de R$ 3 milhões) pelo desempenho no torneio.
ANTONIO A L DE SOUSA LTDA CNPJ N° 54.309.321/0001-00
sar e trazer as medalhas [ouro no disco e prata no peso]”, explicou.
“É muito gratificante, pois sabemos que nosso corpo, às vezes, não obedece. Eu digo que a esclerose é minha amiga, andamos lado a lado, mas que sempre a estarei vencendo e respeitando quando ela tem de ser respeitada”, completou.
Jogos de 2028
Nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, Beth terá 63 anos. No que depender dela, para buscar o tri.
“Se Deus me permitir e eu estiver em condições, quero estar lá. Nosso presidente [do Comitê Paralímpico Brasileiro] Mizael [Conrado] fala que vou competir até os 90 anos. E eu respondo: 'Deus te ouça, olha que vou estar lá!' [risos]. Brincadeiras à parte, enquanto estiver sã e com vontade de treinar, essa Beth, essa fênix, como sou chamada, vai continuar. Esse ar me dá fôlego para acreditar que amanhã estarei aqui”, concluiu.
ANTONIO A L DE SOUSA LTDA, CNPJ: 54.309.321/000100. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Ambiental de Regularização-LAR, sob Processo N°24040031410/2024,N° da Licença:1095544/2024, para atividade posto de abastecimento/revenda de combustíveis líquidos, situado na Rua Rui Barbosa, 1030, Centro, 65.775000, Gonçalves Dias, MA.
F SAVIO MOURA SOUSA DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA CNPJ N° 51.643.870/0001-10
F SAVIO MOURA SOUSA DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA, CNPJ: 51.643.870/0001-10. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Instalação-LI, sob Processo N°23110058025/2023,e-Processos:209516/2023, para atividade comércio varejista de combustíveis para veículos automotores, situado na Rua Siqueira Campos,909,Centro, Passagem Franca, Maranhão.
Governo inaugura nova unidade do Colégio Militar em Pinheiro e anuncia 10 km de pavimentação no município
Mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes (CMT) foi entregue, desta vez beneficiando a comunidade escolar da cidade de Pinheiro. O CMT XXXII foi inaugurado nessa terça-feira (3), durante agenda institucional do governador Carlos Brandão no município, ocasião em que também foi autorizada a pavimentação de 18 vias urbanas, compreendendo um total de 10 quilômetros de asfalto novo.
O governador Carlos Brandão ressaltou a agenda municipalista cumprida no município: “Estivemos em Pinheiro para comemorar os 168 anos da cidade, com a autorização de pavimentação de 18 vias urbanas. Ainda inauguramos o Colégio Militar, modalidade estudantil que tem alcançado bons índices no Ideb e garantido educação
com qualidade e disciplina. Parabéns à Princesa da Baixada Maranhense, continue contando com o nosso governo para seguir avançando”, frisou. Com uma estrutura completamente reformada, o Colégio Militar Tiradentes foi inaugurado oficialmente e celebrado com uma grande festa pelos estudantes. Para muitos dos alunos, a unidade representa a porta para alcançar um sonho, como é o caso de Sâmilly Lauanne, do 6º ano do Ensino Fundamental. “Muitos alunos mudaram [com o Colégio Militar] e a disciplina melhorou muito mais, até o estudo ficou muito melhor. No futuro, eu sonho em ser policial militar, é um sonho que eu tenho desde pequena. Com o ensino da escola militar, no futuro, eu vou conseguir realizar o
meu sonho tendo um bom estudo e boa disciplina”, declarou.
Estudante do 9º ano, Yan Carlis Costa foi surpreendido com muita alegria com a notícia de que a cidade passaria a contar com um colégio militar. “Foi uma reforma inesperada, pois ninguém esperava um colégio militar na cidade. O ensino tem sido ótimo, os professores são extremamente capacitados e ensinam de maneira plena, transmitindo o conteúdo de forma exemplar para todos os alunos”, relatou.
Esse diferencial no ensino é resultado do currículo dos colégios militares. As unidades são estruturadas para oferecer uma educação de alta qualidade, com foco numa formação que fomenta valores, disciplina e excelência acadêmica.
O diretor-geral do Colégio Militar Tiradentes XXXII, coronel Cláudio Martins, ressaltou essa característica da qualidade do ensino durante a inauguração da unidade, que foi implementada em Pinheiro a partir da reforma estrutural e curricular da escola municipal Presidente Médici.
“Sabemos que os colégios militares têm sido referência tanto no Brasil quanto no Maranhão. O último Ideb [Índice de Desen-
volvimento da Educação Básica] mostrou isso. Inclusive, aqui no Maranhão, os colégios militares foram destaque nessa questão da educação. Em decorrência desse resultado, o governador Carlos Brandão, buscando a melhoria na qualidade da educação no estado, vem implementando mais colégios militares”, destacou o diretor-geral.
O entusiasmo com a unidade também é partilhado pelo corpo docente. Professor de Educação Física, Antônio Bernardino avaliou a importância do modelo de ensino. “É importante para a nossa juventude ter um colégio com essa magnitude, com ideias e atividades diferentes do cotidiano, obediência e disciplina. Sabemos que com esse sistema de ensino podemos melhorar a educação em nosso município”, comentou.
Durante a agenda em Pinheiro, o governador também assinou ordem de serviço para o início da pavimentação urbana. O objetivo dos serviços é renovar e fortalecer o pavimento de 18 ruas e travessas, corrigindo defeitos nas vias e realizando a drenagem superficial para melhorar a trafegabilidade.
Além disso, um trecho urbano de 2,6 km de faixa dupla da MA-006 receberá serviços de pavimentação.
Pré-selecionados no Prouni têm até hoje para apresentar documentos
Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira (4) para apresentar sua documentação às instituições de educação superior pretendidas. O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 23 de agosto, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da segunda chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024. O candidato pode fazer a entrega da documentação presencialmente ou por meio virtual, para comprovação das informações prestadas em sua inscrição. Nessa etapa, os pré-selecionados também podem ter de participar de processo seletivo
próprio da instituição. As universidades e faculdades devem enviar ao candidato um comprovante de que a documentação foi recebida. Lista de espera Aqueles que quiserem participar da lista de espera deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, nos dias 11 e 12 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 22/2024
O Município de São Benedito do Rio Preto - MA, através de sua Pregoeira, torna público para conhecimento dos interessados que realizará Licitação na modalidade Pregão Eletrônico, cujo processo administrativo é de nº 037/2024, do tipo menor preço, que tem como objeto a Contratação de empresa, sob o sistema de registro de preço, para Aquisição de Livros didáticos para atender aos alunos da educação infantil creche 2 anos e pré-escola 3,4 e 5 e fundamental I (anos iniciais - 1º ao 5º ano) e Fundamental II (anos finais 6º ao 9º) para materiais complementares de Educação Infantil e SAEB, buscando aprimorar a rede de ensino municipal através da secretaria de educação do município de São Benedito do Rio Preto, durante o ano de 2024, com data de abertura dia 19/09/2024, às 09h00min. A Licitação será regida pela Lei nº. 14.133/21, da Lei Complementar n.º 123/2006 alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e Decretos Municipais nº 031/2023, 032/2023, 033/2023, 034/2023, 035/2023, 001/2024. O Edital poderá ser consultado pelo sítio da Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA: https://www.saobeneditodoriopreto. ma.gov.br/transparencia/licitacoes, ou www.comprassbrp. com.br e informações complementares pelo e-mail: cplpmsbrp@gmail.com.
São Benedito do Rio Preto/MA, 04 de setembro de 2024.
CRISTIANE NASCIMENTO VIEIRA DOS SANTOS PREGOEIRA
COMUNICADO
GRANORTE S.A. CNPJ: 06.049.258/0001-69. Torna público que RECEBEU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença de Instalação – LI nº 1089307/2024 válida até 02/08/2026, para instalar a atividade de Posto de Abastecimento de Combustíveis para Veículos Automotores, a localizar-se na Rodovia BR-135, Km 43, Povoado Periz de Baixo, Zona Rural, conforme o Processo nº 24050047230/2024, e E-proc. nº 165311/2024.
A CONSTRUTORA LUA NOVA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, empresa de direito privado, inscrita no CNPJ: 07.620.164/0001-60, requereu junto à SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE– SEMMAM, a Renovação da Licença de instalação do empreendimento residencial multifamiliar de lotes CONDOMÍNIO GOLDEN GREEN BEACH, localizado na Rua Antônio Coelho Lima (Rua 13), N° 01, Bairro Araçagy, São José De Ribamar – MA. Processo nº 189/24.
M K V GOMES CNPJ N° 23.152.574/0001-80
para as instituições de ensino superior no dia 17 de setembro. Os candidatos poderão consultá-la também na página do Prouni. Programa Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.
M K V GOMES, CNPJ 23.152.574/0001-80. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Renovação de Licença de Operação - RenLO, sob e-processo 77874/2022, para atividade de posto de abastecimento/revenda de combustíveis líquidos, situado na Av Vilson Silva Sousa, 95, Currutela, Lagoa Grande do Maranhao, MA.
C P SOEIRO COMERCIO CNPJ 53.162.249/0001-60
C P SOEIRO COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA, CNPJ 53.162.249/0001-60. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Licença Ambiental de Regularização - LAR, sob processo 24010024725/2024, para atividade de posto de abastecimento/revenda de combustíveis líquidos, situado na Av Saturnino Belo, s/n, Centro, Penalva, MA.
ALBERTO HENRIQUE NUNES DE OLIVEIRA, CPF n° 023.555.663-72, torna público que REQUEREU, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Licença Única Ambiental de Regularização, para atividade Agrossilvipastoril na FAZENDA MONTE ALEGRE, situada no município de Santa Quitéria do Maranhão/MA, conforme o processo nº 24090004450/2024.
VIENA SIDERÚRGICA S/A, CNPJ nº 07.609.993/000142, torna público que REQUEREU, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Renovação da ReLUA – Licença Única Ambiental para atividade Agrossilvipastoril na FAZENDA CABECEIRA, RIO LAJEADO E BACABA (Bloco I), conforme processo nº 24090004377/2024.
OPERAÇÃO POLICIAL RESULTA NAS PRISÕES DE DOIS
HOMENS POR HOMICÍDIO E TENTATIVA DE HOMICÍDIO
CONTRA AGENTES DE SEGURANÇA, NO PIAUÍ
A Polícia Civil do Maranhão, em um trabalho integrado com a Polícia Civil do Piauí, deflagraram, na manhã desta quarta-feira(4), uma operação policial com a finalidade de cumprir um mandado de prisão temporária contra um homem investigado de participação em um homicídio ocorrido no dia 27 de julho deste ano, na cidade de Barão de Grajaú.
Com base nas investigações coordenadas pela
Delegacia de Polícia de Barão do Grajaú, o corpo da vítima identificada como Carlos Eduardo Silva Fernandes, foi localizado nas proximidades da BR-230. No decorrer do trabalho policial, descobriu-se que um dos suspeitos teria fugido para o estado do Piauí. Nesta quarta, as equipes policiais estiveram no bairro Cajueiro II, situado na cidade de Floriano, no Piauí, com a missão de cumprir à ordem judicial
contra o investigado. Durante o cumprimento, um segundo indivíduo, desferiu disparos de arma de fogo em direção aos policiais civis, ocasionando perigo real à integridade física das equipes. Mesmo com o ataque, os policiais maranhenses e piauienses conseguiram prender os dois indivíduos, além de apreender um revólver com munições intactas. Os presos foram levados à Delegacia Regional de Floriano, onde
foram autuados e cientificados de suas prisões. Outro mandado de prisão
Ainda em Floriano, os investigadores cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo, suspeito da prática de crimes de furto a motocicletas, corrupção de menores e organização criminosa ocorridos na cidade de Barão do Grajaú. O suspeito encontra-se preso na penitenciária Gonçalo de Castro Lima.
EM BRASÍLIA, POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PARTICIPA DO 1º ENCONTRO TÉCNICO DE ENFRENTAMENTO ÀS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS
A Polícia Civil do Maranhão participa, em Brasília, da 1ª edição do Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (RENORCRIM) realizado pela Secretaria Nacional de Justiça, por meio da
Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI).
O encontro, que começou na última segunda-feira(2) e encerra nesta quarta-feira(4), conta com a participação de delegados e promotores de justiça de todas as 27 unidades federativas,
bem como do Ministério Público Federal, e de setores especializados em enfrentamento aos grupos criminosos de todo o país. A conferencia visa fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de
conhecimento entre as unidades especializadas de todo o Brasil.
No evento, a Polícia Civil do Maranhão está sendo representada pelo delegado Bruno Figueiredo Aguiar, chefe do Departamento de Combate ao Crime Organizado(DCCO/SEIC).
Na cidade de Imperatriz, a Polícia Civil do Maranhão, através da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva contra duas pessoas da mesma família investigados pelo crime de homicídio qualificado ocorrido na cidade de Colinas, em 2018. As prisões foram realizadas na manhã da última terça-feira(3), no bairro Parque Alvorada II.
Com base nas investigações, os presos, mãe e filho, são suspeitos de assassinar um homem identificado como Gilberto Oliveira dos Santos.
De acordo com informações, a motivação do crime seria uma rixa que um dos indivíduos preso, possuía contra um outro homem pertencente a um grupo criminoso rival, que estava na iminência de tentar contra a vida de um dos investigados.
Segundo as investigações, no intuito de capturar alguém do grupo rival e, sob efeitos de drogas e bebidas alcoólicas, a mulher ficou às margens de uma rodovia com intuito de atacar qualquer pessoa que supostamente pertenceria ao grupo oposto.
A mulher tentou parar diversas motocicletas que conseguiram desviar, mas
a vítima, que era trabalhador daquela cidade e que não possuía qualquer envolvimento com o crime, não conseguiu desviar e caiu, momento em que os filhos da acusada saíram de uma área de mata e começaram a espancar a vítima que mesmo ferido conseguiu correr e pedir socorro.
Na tentativa de escapar das agressões, a vítima entrou na única casa que estava com a porta aberta em busca de abrigo, mas por infelicidade, a vítima estava na casa de propriedade dos investigados que conseguiram capturá-la, e na posse de facas, ceifaram sua vida de forma brutal. Após o crime, a família se evadiu da cidade.
Nesta terça, policiais civis do Grupo de Pronto Emprego(GPE), do setor de Capturas, da Delegacia de Costumes, todos de Imperatriz, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Colinas, conseguiram localizar e prender os dois investigados. O filho menor de idade à época dos fatos, não possui mandado de internação, por isso não foi preso.
Após as formalidades legais na Delegacia, os presos foram recambiados para a Unidade Prisional de Imperatriz.