22.08.2024

Page 1


ATOS E FATOS

São Luís - MA, Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2024

Diretoria do Fórum de São Luís avalia 100 dias de gestão

PÁGINA 4

R$ 2,00

MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 55274

Futebol 7: Super Taça Maranhão define campeões em seis categorias

PÁGINA 6

POLÍTICA:

Seminário discute orfandade e direitos das crianças e adolescentes

Realizado no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia, o encontro reuniu profissionais e ativistas de políticas públicas de saúde, assistência social e proteção de crianças e adolescentes. Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Defensoria Pública Estadual (DPE) e da sociedade civil organizada estiveram presentes no evento. Pag. 3

4ª edição da Campanha “Educador de Valor”, do Instituto Alcoa, reconhece iniciativas inovadoras no ensino fundamental

PÁGINA 7

Taxas curtas de juros futuros voltam a cair em novo dia de redução de apostas na alta da Selic

PÁGINA 5

FORÇAS DE SEGURANÇA DEFLAGRAM OPERAÇÃO CONTRA O CRIME NO POLO COROADINHO, EM SÃO LUÍS

PÁGINA 8

Desembargador Duailibe discute sustentabilidade na construção civil e mercado imobiliário

Shopping da Criança promove a reabilitação de crianças atendidas pela unidade

PÁGINA 2

ATOS FATOS

Governo do Estado amplia ações do programa

Cirurgias – Aqui,

a fila anda e anuncia

mutirão

de

próteses

dentárias em São Luís

Com uma expectativa de alcançar 600 atendimentos, o Governo do Maranhão anunciou o mutirão de próteses dentárias, por meio do programa Cirurgias – Aqui, a fila anda. A primeira etapa acontecerá neste sábado (24) e no domingo (25), na Unidade de Especialidade Odontológica do Maranhão - Sorrir Praia Grande, em São Luís.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou nesta terça-feira (20) a Unidade de Especialidade Odontológica do Maranhão – Sorrir Ponta do São Francisco, e anunciou o mutirão de próteses dentárias, em

São Luís.

“Devolver o sorriso para as pessoas também é um compromisso do governador Carlos Brandão, que a cada anúncio de procedimentos cirúrgicos amplia o acesso da população aos serviços de saúde, com a inclusão de novas especialidades”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Os pacientes que serão atendidos no mutirão pelo programa Cirurgias – Aqui, a fila anda, já passaram por atendimento de triagem em unidades Sorrir da capital, e serão encaminhados para atendimento mutirão de próteses dentárias. Em julho, cerca de

130 atendimentos para rastreio de câncer de boca foram realizados no Sorrir Praia Grande, em São Luís.

Visita à maternidade

Em continuidade ao acompanhamento dos atendimentos da rede estadual de saúde, as equipes e usuários da Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada Anjo da Guarda, receberam também a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O gestor estadual visitou as pacientes assistidas na unidade, que oferece assistência materno-infantil, e o desenvolvimento das ações alusivas à campanha Agosto Dourado, que tem como tema: “Juntos pelo aleitamento materno: fortalecendo redes de apoio às mães maranhenses”.

Na Sala de Apoio à Amamentação da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Karlielma Silva, de 22 anos, mãe do Ailon Kael, de três dias, conversou com o titular da pasta da SES, Tiago Fernandes. “A gente se sente feliz, porque fomos acolhidos. Como se estivéssemos

nossa própria casa. Eles cuidam do nosso filho como se fossem filhos deles, nos dão todas as orientações, incluindo a importância do leite materno e como fazer, pois não é toda hora que dá certo, às vezes tenho dificuldade de ele pegar a mamada”, relatou Kalielma.

A maternidade desenvolve uma programação especial para o Agosto Dourado com promoção de palestras e rodas de conversa.

De janeiro a julho de 2024, a unidade contabilizou 105.391 atendimentos, sendo 554 partos.

A SES oferta na Maternidade Nossa Senhora da Penha atendimentos nas especialidades de Pré-Natal, Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia (Risco Cirúrgico), Cirurgia Geral Ginecologia (laqueadura), Exames ofertados, Análises Clínicas, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Tococardiografia, Testes Neonatais, Pezinho, do Coraçãozinho, do Olhinho, teste da Orelinha e Teste da Linguinha. A maternidade possui, ainda, um Cartório de Registro Civil.

Shopping da Criança promove a reabilitação de crianças

atendidas pela unidade

Shopping da Criança unidade de São Luís, órgão ligado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), promove o #SextouNoShopping. Nesta sexta (23), as crianças em atendimento terão duas grandes programações. Nas dependências do próprio shopping, o primeiro grupo vai participar pela manhã de uma grande oficina de culinária. Com orientação de um especialista, as crianças apren -

derão fazer brigadeiros de forma simples e fácil. Um trabalho que além de terapêutico, estimula o senso de responsabilidade e inciativa da garotada. Já na parte da tarde, a partir das 14h, um outro grupo visitará as dependências da unidade do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde – CER Olho d’Água, onde vão participar de dinâmicas, brincadeiras, banho de piscina e uma caminhada pela praia do Olho d’Água.

As duas atividades serão acompanhadas pelos servidores, monitores, pais ou responsáveis pelas crianças. As atividades

têm como intuito estimular a prática de atividades cognitivas e sociais dentro e fora da unidade do shopping, promovendo o bem-estar e a inserção social da criança em acompanhamento.

SERVIÇO O quê: #SextouNoShopping.

Quando: Nesta sexta–feira (23), às 10h e às 14h.

Onde:

- Oficina de Brigadeiro: Às 10h – unidade Shopping da Criança São Luís, em frente ao Terminal da Praia Grande.

- Passeio: Às 14h visita ao CER Olho d’Água - Rua Domingos Rodrigues, 70, bairro Olho d’Água.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um conjunto de cursos e materiais online gratuitos em oito idiomas – incluindo português – sobre a mpox, decretada emergência em saúde pública de importância internacional. Os documentos podem ser acessados no site da entidade.

Os cursos e materiais disponibilizados auxiliam em temáticas como a evolução global do cenário de mpox no continente africano, além de detalhar sinais e sintomas característicos da doença, opções de tratamento e medidas de prevenção e controle de infecções.

>> Mpox: conheça sintomas e tire principais dúvidas sobre a doença Os documentos detalham ainda as possíveis vias de transmissão da mpox; a detecção clínica de casos suspeitos e as diferenças em relação a quadros como varicela humana e sarampo; e a descrição de amostras e testes laboratoriais.

Os materiais também tratam da distribuição geográfica da mpox, do manuseio e envio adequado de amostras biológicas e da correta condução de investigação de surtos da doença, acompanhada de respostas eficazes ao cenário.

Entenda No último dia 14, a OMS declarou que o cenário de mpox no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da entidade.

Dados da organização

indicam que mais de 15 mil casos suspeitos da doença foram contabilizados apenas na República Democrática do Congo, além de 537 mortes. Infecções foram confirmadas ainda no Burundi, Quênia, Ruanda, na África do Sul e em Uganda.

Antes do decreto global, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças africano (CDC África) já havia declarado o cenário de mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental, citando a rápida transmissão da doença.

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%.

Na última quinta-feira (15), o Ministério da Saúde do Brasil instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à doença no país. A pasta informou que, desde a primeira emergência decretada em razão da mpox, de 2022 a 2023, a vigilância se manteve como prioridade no país.

O ministério destacou que vinha monitorando atentamente a situação mundial e as informações compartilhadas pela OMS e por outras instituições e que já iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingência para a doença no Brasil. A pasta anunciou ainda que negocia a aquisição emergencial de 25 mil doses contra a mpox junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) foi palco para a realização, ao longo de toda esta quarta-feira (21), de um seminário com o objetivo de discutir a orfandade e direitos da criança no estado. Promovido pela Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos foi proposto com o intuito de discutir soluções para um acolhimento familiar saudável para os menores que perderam seus pais.

Realizado no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia, o encontro reuniu profissionais e ativistas de políticas públicas de saúde, assistência social e proteção de crianças e adolescentes. Representantes do Conselho Municipal dos

Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Defensoria Pública Estadual (DPE) e da sociedade civil organizada estiveram presentes no evento.

Proteção

Um dos focos do seminário foi discutir a situação das crianças e adolescentes que ficaram órfãos após a pandemia de covid-19. A orfandade durante os tempos de pandemia cresceu como um fenômeno social. Por essa razão, fez-se urgente e necessária a criação de políticas públicas voltadas para a proteção dessa geração de órfãos, atividade essa que deve ir além de ações pontuais e emergenciais.

No Maranhão, por

ATOS FATOS

Seminário discute orfandade e direitos das crianças e adolescentes

exemplo, existe a Lei 11.508/2021, oriunda do Projeto de Lei 323/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o “Auxílio Cuidar”, destinado às crianças e adolescentes em situação de orfandade bilateral. Por meio da norma, é assegurada uma renda mínima para esses órfãos até que eles alcancem a maioridade.

Durante o seminário, o deputado estadual Glaubert Cutrim (PDT), que na ocasião representou a presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), destacou que o Parlamento Estadual está atento e presente para promover todo o acolhimento necessário para as crianças e adolescentes órfãos.

“Tenho a certeza de que a presidente Iracema terá um olhar atento para agir em relação a essa causa. Assim como fizemos em relação à questão do feminicídio, que foram mais de 40 projetos de lei aprovados, a situação da orfandade de crianças e adolescentes também precisa do mesmo cuidado e deferência. Tenho certeza de que os 42 deputados estarão à disposição”, completou.

Representando o Ministério Público, o promotor Márcio Thadeu Silva Mar-

ques, da 1º Promotoria da Infância e Juventude, afirmou o objetivo é garantir a assistência para as crianças e adolescentes que perderam os pais por atos de violência e crimes, como o feminicídio, por exemplo.

“A orfandade pode significar uma desproteção social, uma negativa da atuação das políticas públicas para garantir o desenvolvimento integral, se essa orfandade atingir a primeira infância. Quando falamos em orfandade, não podemos falar apenas no falecimento do pais e da mãe, mas do adulto responsável. O que queremos debater com esse seminário são as demandas dessa orfandade”, disse o promotor.

A Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade é uma articulação de organizações da sociedade civil, autarquias, profissionais federais, movimentos sociais, pesquisadores, operadores do direito e ativistas sociais que se mobilizam desde 2021 pelo reconhecimento, visibilidade e garantia de direitos das crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, em decorrência de causas diversas.

Assembleia Legislativa apresenta novo sistema de votação

Com foco na modernização, transparência e agilidade no processo legislativo, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) apresentou, nesta quarta-feira (21), durante a realização da sessão plenária, o novo sistema de votação das propostas legislativas. Com o novo sistema, o Parlamento Estadual também cumpre o seu papel de disponibilizar para a sociedade maranhense um serviço ainda

mais dinâmico.

O novo sistema foi utilizado durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 003/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a constituição estadual para incluir o planejamento estratégico estadual de longo prazo como horizonte norteador do desenvolvimento, das despesas e dos investimentos previstos no orçamento do Maranhão.

“Pela primeira vez, usa -

mos esse novo sistema e que foi um sucesso. Este avanço tecnológico não apenas moderniza nossos processos, mas também reforça nosso compromisso com a transparência, a eficiência e a participação democrática”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), ao avaliar positivamente a estreia do novo sistema.

Mudanças

O novo sistema é uma atualização do software que já era utilizado para as votações. Ele foi concebido para garantir maior segurança e precisão em cada votação, assegurando que a vontade de cada parlamentar durante a votação das propostas legislativas seja fielmente registrada e respeitada.

De acordo com Bráulio Martins, diretor-geral da Mesa da Alema, a nova

Carlos Lula destaca necessidade de ações urgentes para apoiar crianças órfãs

O deputado estadual

Carlos Lula (PSB) presidiu, nesta quarta-feira (21), o Seminário Estadual Orfandade e Direitos do Maranhão, promovido pela Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade. O evento abordou o aumento significativo dos casos de orfandade no Brasil, exacerbado pela pandemia de Covid-19. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre março de 2020 e abril de 2021, mais de 113 mil crianças e adolescentes foram afetados pela perda de um ou ambos os pais devido à Covid-19. O promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, titular da Promotoria da Infância e Juventude de São Luís, ressaltou que o Brasil registrou 710.427 mortes em decorrência do vírus respiratório.

uma preocupação durante sua gestão na Secretaria de Estado da Saúde. Na época, o órgão emitiu uma Nota Técnica para orientar o atendimento a crianças e adolescentes órfãos em hospitais públicos e privados do Maranhão.

Na Assembleia, o deputado propôs a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e a atualização da Lei Estadual nº 11.482/2021, que prioriza o atendimento a órfãos e egressos de instituições coletivas públicas ou privadas.

“Este debate revelou a necessidade de avançar para a proteção integral das crianças e adolescentes órfãos, não apenas durante a pandemia, mas também na formulação e execução de políticas públicas permanentes para esse grupo vulnerável”, avaliou Carlos Lula.

ferramenta vem integrada com a plataforma Zoom, agilizando o processo de votação, sem a necessidade de fazer a consulta via videoconferência como era feita anteriormente.

“O novo sistema tornou as votações mais ágeis, seguras e confiáveis. Com o novo sistema, o deputado faz um ato só, participa da sessão, registra presença e vota durante as votações nominais pelo mesmo sistema”, disse.

A adoção deste sistema é um passo importante na modernização do Parlamento Estadual, demonstrando que a Casa legislativa está preparada para enfrentar os desafios do futuro com responsabilidade e inovação, demonstrando ainda que a Alema está cada vez mais ágil, transparente e alinhada com as atuais necessidades do tempo.

“A orfandade sempre existiu, mas a pandemia acentuou a desigualdade social e criou um fenômeno sem precedentes: uma geração inteira de crianças e adolescentes se tornou órfã simultaneamente. Isso compromete seu direito ao desenvolvimento integral e à convivência familiar, que é fundamental para seu crescimento e proteção”, destacou o promotor.

No seminário, Carlos Lula presidiu a mesa sobre “Ações e Proteções às Crianças e Adolescentes em Orfandade e suas Famílias - As Ações do Poder Executivo Estadual e os Dados sob Responsabilidade de Cada Setor Governamental”, que contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e Educação, do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social e do Ministério do Desenvolvimento Social. Lula lembrou que a questão da orfandade devido à Covid-19 já era

A Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade, formada por uma articulação de organizações da sociedade civil, autarquias, profissionais federais, movimentos sociais, pesquisadores e ativistas, busca desde 2021 garantir visibilidade e direitos para essas crianças e suas famílias.

Milton Santos, pedagogo e coordenador Executivo da Coalizão, informou que, de setembro de 2021 a junho de 2024, foram registradas 16.940 crianças em orfandade no país devido à Covid-19, considerando apenas aquelas com certidão de nascimento e CPF dos pais. No Maranhão, os casos saltaram de 142 em 2021 para uma estimativa de 220 até 2024.

“A coalizão visa trazer à luz a realidade das crianças e adolescentes órfãos e suas famílias, um problema muitas vezes visto como privado, mas que deve ser abordado publicamente”, concluiu Milton Santos.

Desembargador Duailibe discute sustentabilidade na construção civil e mercado imobiliário

O 2º Encontro Jurídico da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário – evento que antecede o 91º Encontro da Associação da ABMI – trouxe importantes debates jurídicos sobre a legislação, práticas e estratégias jurídicas para o setor imobiliário, nessa terça-feira (20/8), em São Paulo.

O encontro teve como palestrante o Presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, no

debate sobre sustentabilidade na construção civil brasileira e mercado imobiliário.

Em sua palestra, o desembargador Ricardo Duailibe afirmou que o Brasil possui um farto aparato legislativo, financeiro e estrutural em prol da sustentabilidade na construção civil, além de um mercado consumidor interessado e favorável à ideia da sustentabilidade.

“A sustentabilidade em nosso país tem obtido sucesso na medida em que hoje há uma proteção legislativa e

maior consciência. O próprio Poder Judiciário é um participante dessa luta para fazer com que sejam observadas as regras na construção civil e na própria preservação ao meio ambiente”, ressaltou o magistrado.

Duailibe destacou também a importância do incentivo estatal para que as empresas que vão investir no mercado imobiliário cumpram e observem as normas para tornar as construções sustentáveis. “O Poder Judiciário está atento para coibir abusos na área de degradação ambiental, desmatamentos e na reciclagem dos resíduos sólidos”, frisou. Na ocasião, especialistas e personalidades jurídicas do sistema de Justiça brasileiro, advogados e advogadas de empresas associadas à ABMI, e de outras entidades do mercado imobiliário, reuniram-se para aprofundar temas que envolvem as garantias locatícias, contratos envolvendo imobiliárias e loteamentos, condomínios e alienação fiduciária, Direito Registral e revisão do Código Civil, corretor associado, entre outros.

A programação do evento

incluiu quatro painéis pela manhã e três palestras à tarde. Além do desembargador Ricardo Duailibe, também estiveram entre os palestrantes o desembargador Francisco Eduardo Loureiro, corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a professora doutora Rosa Maria de Andrade Nery, relatora do anteprojeto de revisão do Código Civil e integrante da Comissão de Juristas do Senado Federal, advogados e advogadas do ramo imobiliário.

SOBRE A ABMI

A ABMI – Associação Brasileira do Mercado Imobiliário – é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal proporcionar espaço para potencializar a competitividade e a troca de informações entre suas associadas, imobiliárias líderes em seus mercados e que atuam pautadas pela ética e diversidade de produtos.

A abertura oficial do 91º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, acontece nesta quarta-feira (21/8), no hotel InterContinental, em São Paulo. O evento segue até sexta-feira (23/8).

Diretoria do Fórum de São Luís avalia 100 dias de gestão

Para avaliar os primeiros 100 dias de gestão, acompanhar a continuidade das ações desenvolvidas pelos diversos setores do Fórum Des. Sarney Costa e ouvir as demandas de cada unidade, a diretora do órgão, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, reuniu nesta quarta-feira (21) os chefes das unidades administrativas. Ela também pediu o empenho de todos, de acordo com as especificidades de cada setor, para o cumprimento das metas de produtividade do Poder Judiciário do Maranhão.

Andréa Furtado, que está em sua segunda gestão, disse que serão tomadas todas as medidas necessárias para atendimento das demandas apresentadas nesta quarta-feira (21) e o que não for possível atender de imediato será encaminhado aos setores específicos do Tribunal de Justiça e da Corregedoria de Justiça para providências. A reunião da diretora com toda a equipe de trabalho acontece periodicamente. A magistrada explicou que no início de sua gestão foram estabelecidas metas para os 100 primeiros dias e cada setor do

Fórum definiu suas prioridades para esse período. “O objetivo da reunião de hoje foi avaliar o que foi implementado, as necessidades de cada unidade e as ações que estão sendo desenvolvidas para o cumprimento das metas. Andréa Lago dirigiu pela primeira vez o Fórum de São Luís no biênio 20202022.

Durante a reunião, cada unidade administrativa apresentou as medidas implementadas nos primeiros 100 dias de gestão e suas necessidades específicas. São questões relacionadas à infraestrutura, instalações físicas serviços de manutenção, informática, pessoal, entre outras.

A chefe da Contadoria Judicial, Sabrina Portela, falou sobre as melhorias implementadas no setor, nas instalações físicas e nos serviços disponibilizados aos usuários, além de apresentar algumas demandas, principalmente de informática. A chefe da Divisão de Arquivo, Patrícia Santiago, explicou que

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), a convite do Centro de Ensino Profissionalizante (CEMP), realizou uma Roda de Diálogo com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres, com o programa “Homem Consciente”. A palestra ocorreu no dia 14 de agosto, para alunos do curso de electromecânica, na unidade da Cidade Operária.

O Programa tem o objetivo de sensibilizar e envolver o público masculino em diálogos sobre a prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.

AGOSTO LILÁS

nha (Lei nº 11.340/2016), e de promover a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

As ações foram de extrema riqueza de conteúdos com opiniões e relatos e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

As atividades foram desenvolvidas pelo coordenador administrativo Arthur Darub, por meio de exibição de vídeo, dinâmica e reflexões a partir da escuta ativa das pessoas presentes.

PARCERIA

a unidade está passando por uma completa reestruturação física, com a reorganização ou retirada de cerca de novel mil caixas de processos (descarte, remoção ou guarda permanente), o que também possibilitará ganho de espaço físico na unidade. Outra unidade que está passando por reorganização das instalações físicas é o Depositário Público, localizado no Parque Pindorama, unidade responsável pelo armazenamento dos bens apreendidos relacionados a processos judiciais, assegurando a sua preservação e evitando qualquer manipulação indevida ou perda ao longo do procedimento legal. O secretário do Depositário, Bruno Cunha, disse que a unidade está realizando o inventário geral dos bens que estão guardados em caixas no local e que já foi concluído o inventário refente aos anos de 2006 até 2019. Ele também explicou que a unidade deve passar por reforma de suas instalações físicas.

Já no dia 15, a Cemulher esteve na unidade do Maiobão, com o programa “Maria da Penha no Cotidiano” em alusão ao Agosto Lilás, com alunos e alunas do curso de enfermagem.

Esse programa foi lançado em 2014 pela Cemulher, que tem o objetivo de difundir informações relativas aos direitos das mulheres, previstos na Lei Maria Pe-

A empresa CEMP é parceira da Cemulher, por meio da adesão ao projeto “Valoriza Mulher”, que atua na mobilização das empresas, estimulando-as a desenvolverem ações e /ou projetos com foco na igualdade de gênero e no enfrentamento às violências contra as mulheres. Tem como público-alvo, empresas de pequeno, médio e grande porte que, anualmente, são reconhecidas pelo TJMA, recebendo estatueta e/ou placa intitulada “Valoriza Mulher”.

Taxas curtas de juros futuros voltam a cair em novo dia de redução de apostas na alta da Selic

As taxas dos DIs de curto prazo voltaram a ceder nesta quarta-feira, dando continuidade ao movimento da véspera, com investidores reduzindo as apostas de que o Banco Central elevará a taxa básica Selic em setembro, enquanto na ponta longa da curva a termo as taxas terminaram perto da estabilidade, em um novo dia de queda dos rendimentos dos Treasuries.

No fim da tarde a taxa do DI para janeiro de 2025 — que reflete a política monetária no curtíssimo prazo — estava em 10,75%, em baixa de 5 pontos-base ante os 10,797% do ajuste anterior. Já a taxa do DI para janeiro de 2026 estava em 11,45%, em queda de 9 pontos-base ante os 11,535% do ajuste anterior.

Entre os contratos mais longos, a taxa para janeiro de 2031 estava em 11,5%, praticamente estável ante os 11,497% do ajuste, e o contrato para janeiro de 2033 tinha taxa de 11,48%, em alta

de 1 ponto-percentual ante 11,47%.

Em um dia de agenda esvaziada no Brasil, a curva a termo seguiu repercutindo nesta quarta-feira declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na véspera.

Em entrevista ao jornal O Globo Campos Neto disse que o cenário externo melhorou e defendeu “calma” e “cautela” nos momentos de volatilidade. Em evento do BTG em São Paulo, afirmou ainda que o BC está “data dependent” (dependente de dados) e que não olhará tanto para ruídos e volatilidades momentâneas.

As declarações de Campos Neto foram interpretadas pelo mercado como um sinal de que o BC pode não elevar a Selic em setembro, como vem sendo precificado. Em reação, as taxas de curto prazo cederam na quarta-feira, e o movimento continuou nesta quinta, ainda que as apostas na alta sigam predominando.

“Havia a percepção de que o Copom vai subir os juros, e isso estava consolidado. Depois da fala de Campos Neto ficou a sensação de que não necessariamente” a elevação vai ocorrer, comentou Adauto Lima, economista-chefe da Western Asset.

“O movimento (na curva) começa a se inverter. Antes era de subir na (ponta) curta e cair na longa. Agora vem no sentido contrário”, acrescentou Lima no início da tarde desta quinta-feira, quando as taxas de curto prazo cediam e as de longo prazo se mantinham com leves ganhos.

Perto do fechamento a curva a termo brasileira precificava 67% de probabilidade de alta de 25 pontos-base da Selic em setembro e 33% de chances de manutenção em 10,50% ao ano. Na véspera, as probabilidades eram de 76% e 24%, respectivamente.

Na terça-feira, antes das declarações de Campos Neto, a precificação refletia uma postura bem mais hawkish (dura com a inflação): 90% para alta de 25 pontos-base e 10% para elevação de 50 pontos-base.

No exterior, os rendimentos dos Treasuries cediam desde cedo, em meio à percepção de que o Federal Reserve iniciará de fato o ciclo de cortes de juros em setembro.

Um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA solidificou a expectativa pelo corte de juros, ao mostrar redução de 818.000 empregos,

ou 0,5% a menos, dos dados de criação de vagas no país de abril de 2023 a março de 2024.

A ampliação da queda dos yields durante a tarde, enquanto os investidores aguardavam a ata do último encontro de política monetária do Fed, acabou por conduzir as taxas dos DIs de prazos longos para perto da estabilidade no Brasil.

A ata do Fed mostrou que as autoridades estavam fortemente inclinadas a um corte de juros em sua reunião de setembro e que várias delas estariam até mesmo dispostas a reduzir as taxas imediatamente.

A dúvida que permanece entre os investidores é se o Fed aplicará um corte de 25 pontos-base ou de 50 pontos-base em setembro. O discurso do chair do Fed, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole na sexta-feira será fundamental para o ajuste de posições.

“Podemos inferir que as chances de um aumento da Selic já em setembro perdem força se o corte de juros nos EUA for de 0,5 (ponto percentual). Por outro lado, se for mesmo 0,25 pode ficar difícil evitar um novo aperto por aqui”, disse Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, em comentário enviado a clientes.

Às 16h39, o rendimento do Treasury de dez anos –referência global para decisões de investimento– caía 3 pontos-base, a 3,792%.

Petróleo fecha em queda com dados dos EUA e tensão no Oriente Médio

O petróleo fechou nesta quarta-feira, 21, em queda pelo quarto pregão consecutivo, com o mercado acompanhando de perto o nível de estoques e as revisões nos dados do mercado de trabalho nos EUA, sem tirar do radar o conflito no Oriente Médio.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o

petróleo WTI para outubro fechou em queda de 1,69% (US$ 1,24), a US$ 71,93 o barril, enquanto o Brent para o mesmo mês, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), recuou 1,49% (US$ 1,15), a US$ 76,05 o barril. Pela manhã, os preços chegaram a subir após o Departamento de Energia

(DoE) dos EUA registrar uma forte queda nos estoques da commodity durante a última semana, bem maior do que esperavam os analistas. Mesmo assim, o ímpeto foi se dissipando ao longo da sessão, e o petróleo voltou a cair, com o mercado absorvendo a divulgação dos dados revisados do payroll.

De acordo com a Capital Economics, a revisão desta quarta não representa uma ameaça para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, e o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve manter seu plano de reduzir os juros em 25 pontos-base em setembro, ao invés de 50 pb. Mesmo assim, investidores seguem preocupados com a possibilidade de uma

Pautas vão andar normalmente depois desse acordo, diz Haddad sobre emendas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (21) que as pautas no Legislativo “vão andar normalmente” após o acordo entre os Três Poderes sobre as emendas parlamentares.

O conflito sobre o tema foi deflagrado após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspender as emendas impositivas (obrigatórias), como as individuais.

E de bancada, alegando “falta de transparência”, sobretudo com relação às emendas de transferência especial, as chamadas emendas Pix – que vão direto para o caixa das prefeituras.

Na terça-feira (20), lideranças do Congresso e do Executivo almoçaram com ministros do STF para fechar um acordo.

Após o encontro, o presidente da Suprema Corte, ministro Luís Roberto Barroso, disse que os Três Poderes chegaram a um “consenso possível” sobre a necessidade de transparência nas emendas parlamentares.

E pela manutenção de um papel “importante” do Congresso em alocar recursos do orçamento.

demanda fragilizada na maior economia do mundo, avaliando a probabilidade de recessão.

Segundo Fiona Cincotta, analista sênior do City Index, o otimismo em relação a um acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas está reduzindo o prêmio de risco do petróleo, e também há constantes preocupações em torno da fraca demanda chinesa. Enquanto as negociações por cessar-fogo seguem travadas, repercutiram notícias de que o Egito está cada vez mais cético sobre um acordo de paz entre Israel e Hamas. Também mais cedo, o grupo libanês xiita Hezbollah lançou mais de 50 foguetes em um ataque nas Colinas de Golã, em território israelense na Síria.

Em nota conjunta divulgada depois da reunião, STF, Congresso e governo disseram que se firmou um “consenso de que as emendas parlamentares deverão respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção”.

O acordo fixou regras para a execução das emendas. Todas ficam mantidas, com novas regras que garantam rastreio dos recursos e trans-

parência no gasto. Indicação ao BC e desoneração

Haddad também afirmou que vai se reunir nos próximos dias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar da indicação do sucessor do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, bem como do cronograma de sabatina no Senado Federal.

Lula já afirmou que quer um trâmite acelerado, e que a aprovação do escolhido ocorra antes das eleições municipais. Rodrigo Pacheco, por sua vez, afirmou que o Senado “tem boa vontade” para analisar o nome a ser indicado.

O mais provável é que Lula aponte como sucessor de Campos Neto o atual diretor de política monetária da autarquia, Gabriel Galípolo. O economista já foi o número dois de Haddad na Fazenda.

O petista também precisa indicar outros dois nomes para diretorias do BC que estão com mandatos prestes a acabar, o que deve ser feito no mesmo pacote.

Sobre a desoneração da folha de pagamentos a 17 setores da economia e redução da alíquota previdenciária de municípios aprovada na terça-feira no Senado, Haddad afirmou que ainda “não leu” o relatório do senador Jaques Wagner (PT-BA). Em bastidores, pessoas próximas ao ministro da Fazenda dizem ser possível que a solução dada pelos parlamentares não seja suficiente e não cumpram totalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Futebol 7: Super Taça Maranhão define campeões em seis categorias

A Super Taça Maranhão de Futebol 7, competição promovida pela Federação Maranhense de Futebol 7 (FMF7), foi encerrada na tarde do último sábado (17), com a disputa das finais de seis categorias na Arena Olynto, no bairro Olho d’Água, em São Luís. Os confrontos decisivos do torneio estadual foram marcados por muita emoção, belas jogadas, vibração das torcidas e uma chuva de gols dos jovens atletas, que balançaram as redes 16 vezes. Os primeiros títulos da Super Taça Maranhão de Futebol 7 foram conquistados pelo Projeto Paredão nas categorias Sub-13 e Sub-12, em partidas equilibradas e

emocionantes. Na decisão do torneio Sub-13, o Paredão venceu o Eurofoot por 3 a 1 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 durante o tempo normal. Já na final da competição Sub12, o Paredão empatou por 2 a 2 com o São Luís Academy no tempo normal e ficou com a taça depois de uma vitória por 7 a 6 nas penalidades. A final da categoria Sub-11 da Super Taça Maranhão de Futebol 7, entre PSG e Madri, também foi acirrada: após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Madri venceu por 2 a 0 nos pênaltis e sagrou-se campeão. Em seguida, foi realizada a partida decisiva do torneio Sub-10, conquistado pelo Grêmio Maranhense com

uma vitória por 2 a 1 sobre o São Luís Academy.

Encerrando o dia de finais na Super Taça Maranhão de Futebol 7, foram definidos os campeões das categorias Sub-9 e Sub-8. No torneio Sub-9, o Cruzeiro ficou com o título depois de vencer o Grêmio Maranhense por 2 a 0 na final, enquanto o São Luís Academy levou o troféu da competição Sub-8 com uma vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio Maranhense.

Vale destacar que as equipes campeãs desta edição da Super Taça Maranhão de Futebol 7 asseguram classificação para representar o esporte maranhense em torneios nacionais.

“Estamos muito felizes com o sucesso da Super Taça Maranhão de Futebol 7, que contou com grandes partidas e atletas talentosos, coroando o trabalho das escolinhas e reforçando o crescimento da modalidade em todo o estado. Tenho certeza que as equipes campeãs farão um excelente desempenho nas competições interestaduais”, afirma Waldemir Rosa, presidente da Federação Maranhense de Futebol 7 (FMF7).

Tudo sobre a disputa da Super Taça Maranhão de Futebol 7 está disponível no site da Federação Maranhense de Futebol 7 (www.fut7ma.com. br) e nas redes sociais oficiais da federação (@fmf7ma).

FINAIS DA SUPER TAÇA MARANHÃO

Sábado (17/8) / Arena Olynto

Eurofoot 1 (1) x 1 (3) Paredão (final Sub-13)

Paredão 2 (7) x 2 (6) São Luís Academy (final Sub-12)

PSG 1 (2) x (0) 1 Madri (final Sub-11)

Grêmio Maranhense 2 x 1 São Luís Academy (final Sub-10)

Grêmio Maranhense 0 x 2 Cruzeiro São Luís (final Sub-9)

Fribal promoveu o 1º torneio de futebol do Dia Dos Pais

Brasileiro Feminino conhece classificados para as quartas de final

Após a realização dos confrontos da 15ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, nesta quarta-feira (15), foram definidas as oito equipes classificas para as quartas de final da competição: Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Internacional, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro.

Já classificado de forma antecipada como primeiro colocado da primeira fase, o Corinthians superou o Avaí/ Kindermann por 3 a 1 no Parque São Jorge, em São Paulo. A segunda posição da classificação ficou com a Ferroviária, que foi superada por 1 a 0 nesta quarta pelo Flamengo, que ficou fora da próxima etapa da competição.

O São Paulo goleou o Grêmio por 4 a 0, na Cotia, e seguiu para as quartas de final com a terceira melhor campanha da primeira fase. Já as Gurias Gremistas se-

guem em frente, mas na sexta colocação. Quem também goleou por 4 a 0 para seguir vivo no Brasileirão feminino foi o Palmeiras, que superou o Atlético-MG no Gregorão, em Contagem, e ficou em quarto. Já as Vingadoras foram rebaixadas, pois ficaram na lanterna.

A quinta posição é do Cruzeiro, que perdeu de 2 a 1 para um surpreendente Bragantino no Nabi Abi Chedid. O time de Bragança Paulista seguiu em frente com a oitava colocação. A última equipe classificada é o Internacional, que goleou o rebaixado Santos por 6 a 2 no SESC Protásio Alves, em Porto Alegre.

Com a definição dos classificados, também ficaram certos os confrontos das quartas: Corinthians contra Red Bull Bragantino, Ferroviária e Internacional, São Paulo diante do Grêmio e Palmeiras versus Cruzeiro.

POSTO VINOLIA LTDA CNPJ N° 13109391000129

POSTO VINOLIA LTDA, CNPJ N° 13109391000129. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Licença Ambiental de RegularizaçãoLAR, sob e-processo 1989901/2022, atividade de Posto de Abastecimentos Líquidios, situado na RODOVIA MA 014 19, KM 37, Vinagre, Viana – Ma. Cep: 65215000

POSTO L W LTDA, CNPJ N° 44169032000190.

O prêmio de Melhor Goleiro foi para Marcos Antônio Campelo da Silva, cuja performance impressionante garantiu defesas cruciais e contribuiu significativamente para a sua equipe. O Artilheiro do torneio foi Sávio dos Santos, que se destacou pelo seu talento e precisão nas finalizações.

O torneio não apenas proporcionou momentos de emoção e diversão, mas também reforçou os laços entre os colaboradores e destacou a importância da integração e trabalho em equipe dentro da Fribal.

Torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, a Licença de Regularização ambiental - LO, sob processo 10/2024, atividade de Posto de Abastecimentos Líquidos, situado na Av. Duque de Caxias, 01, St.r 1, QD 26, LT 126, Nazaré, Santa Helena – MA.

MATEUS SUPERMERCADOS S.A (PEDREIRAS) CNPJ N° 03.995.515/0097-09

MATEUS SUPERMERCADOS S.A, CNPJ: 03.995.515/009709. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, a Outorga de Direito de Uso-ODU, sob Processo N°24060043521/2024, para atividade de captação de água para consumo humano, situado na Av.João do Vale, 01, São Francisco, 65.725-000, Pedreiras-MA.

M CRISTINA SOUSA LACERDA E CIA LTDA CNPJ N° 02.143.897/0001-38

Após uma série de partidas emocionantes e disputadas, o time Arsenal F.C

No último dia 18 de agosto, a Fribal promoveu com sucesso o 1º Torneio de Futebol do Dia dos Pais, reunindo 20 times compostos por colaboradores da empresa para uma tarde repleta de competições e confraternização. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 jogadores e atraiu um público entusiasmado que prestigiou as partidas e apoiou os times com muito fervor.

sagrou-se campeão do torneio, mostrando excelente entrosamento e habilidade em campo. Em segundo lugar, a equipe Lions F.C teve um desempenho igualmente notável, enquanto o terceiro lugar ficou com a equipe Tropa F.C.

A Fribal agradeceu a todos os participantes e parabenizou os vencedores, reconhecendo a importância de eventos como este para fortalecer o ambiente corporativo e celebrar o Dia dos Pais de uma forma diferente e bem especial, fomentando também o esporte e a qualidade de v ida entre os colaboradores.

M CRISTINA SOUSA LACERDA E CIA LTDA, CNPJ: 02.143.897/0001-38. Torna público que RECEBEU junto à Secretaria do Meio Ambiente de Bacabal-SEMMAM, a Renovação da Licença Ambiental de Operação – RenLO, sob Processo N°10/2024, para atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para veículos automotores, situado na Rua Getúlio Vargas, 127, CEP:65.700-000, Bacabal, Maranhão.

Grêmio Maranhense 0 x 3 São Luís Academy (final Sub-8) AGRO SERRA INDUSTRIAL LTDA, CNPJ: 11.035.672/000159, torna público, que RECEBEU junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA - MA, em 12/08/2024, LICENÇA DE OPERAÇÃO, para atividade da Estação de Tratamento de água - ETA, situada na Estrada FN 01, S/N, km 38, Zona Rural, São Raimundo das Mangabeiras, CEP 65840-000, Estado do Maranhão, conforme dados constantes no Processo SEMA N° 189388/2023.

4ª edição da Campanha “Educador de Valor”, do Instituto Alcoa, reconhece iniciativas inovadoras no ensino fundamental

Educadores(as) dos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) já podem inscrever suas práticas educativas e concorrer ao prêmio de reconhecimento

O Instituto Alcoa abre as inscrições da 4ª edição da Campanha “Educador de Valor” por meio do site www.educadordevalor.com.

br. A ação visa reconhecer educadores(as) nos territórios de atuação do Instituto, Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

”Estudantes Brasil adentro são impactados diariamente pela dedicação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. A Campanha Educador de Valor chega, pelo quarto ano consecutivo, para prestar homenagem a esses agentes transformadores que são os educadores e as educadoras”, explica Monica Espadaro, diretora executiva de operações do Instituto Alcoa.

Educação é uma das principais frentes de atuação do Instituto Alcoa, que compreende esta área como estruturante para construção de territórios mais inclusivos e menos desiguais.

Como participar

Este ano a Campanha “Educador de Valor” irá reconhecer experiências e vivências educacionais exitosas em três categorias: Educomunicação, Cultura de Paz e Educação Ambiental.

Poderão se inscrever na campanha educadores(as) ativos(as) da rede municipal de Ensino Fundamental dos municípios de atuação do Instituto Alcoa (Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA) que ainda não foram reconhecidos(as) como ”Educadores de Valor” nas edições anteriores.

A campanha considera educadores(as) não só professores e professoras, mas também gestores(as), como

orientadores(as) pedagógicos(as), coordenadores(as), assistentes de direção e diretores(as).

O(a) profissional propositor(a) deve apresentar sua prática pedagógica a partir do formulário presente no site da campanha. Lá também constam todas as informações sobre a campanha, como o documento orientador, cronograma e formas de reconhecimento.

Avaliação

A avaliação das vivências e experiências será realizada por um comitê consultivo, que considerará a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem e não projetos pedagógicos da educação formal. Os avaliadores, portanto, se voltarão para o relato narrado e suas potências. Os critérios para a escolha das melhores vivências e experiências serão: Alinhamento ao tema da edição; Inovação; Respeito e valorização da realidade e cultura locais; Qualidade técnica em redação de projeto; Competência gramatical; Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

Potencial de engajamento de estudantes; Oportunidade de replicação e ganho de escala.

A partir da análise desses itens, serão indicados 27 educadores(as) finalistasnove profissionais de cada localidade, sendo três por categoria - que seguirão para votação popular.

Na fase de ”Reconhecimento Público”, será eleita uma experiência por categoria de cada território, com o reconhecimento dos ”Educadores(a) de Valor”. Caso haja empate no número de indicações por voto popular, o Comitê Consultivo da campanha fará a indicação do(a) vencedor(a).

As escolas que enviarem o maior número de experiências também receberão o certificado de ”Escola de Valor”.

Premiação

A divulgação dos(as) educadores(as) e da escola vencedora será feita no site da campanha e nos meios de comunicação do Instituto Alcoa.

Em novembro ocorrerá, em cada município participante, o ”Evento de Reconhecimento”, com a presença dos(as) ”Educadores(as) de Valor”, lideranças e estudan-

tes das ”Escolas de Valor” e um(a) convidado(a) especial no campo da Educação. Na atividade, os presentes debaterão sobre a importância e necessidade de valorização de educadores(as). Fique por dentro No dia 21 de agosto, das 19h00 às 20h00, o Instituto Alcoa promoverá uma transmissão ao vivo em sua página no Instagram (@institutoalcoa) para apresentar a campanha, explicar sobre o processo de inscrição, avaliação e reconhecimento.

Além disto, todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, podem ser acessados no site: www.educadordevalor.com.br

Sobre o Instituto Alcoa - Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Terra Yanomami terá R$ 32 milhões para investimento em educação

O território etnoeducacional Yanomami Ye’kwana será o primeiro a receber, neste ano, o apoio do Ministério da Educação (MEC) por meio das universidades e institutos federais.

Ao todo, R$ 32 milhões serão repassados para a construção de escolas e formação de professores no território desses povos, de forma emergencial.

Inscrições abertas para a Imersão Científica 2025

O Programa Futuras Cientistas, está com inscrições abertas para a 11ª edição do programa, uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI). O projeto intitulado: ‘Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia’, serão selecionadas cinco meninas para fazerem parte de uma imersão nos laboratórios e programas do Inpa.

Podem Participar

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio e professoras de escolas públicas estaduais de todo o Brasil.

Inscrições

As interessadas devem realizar sua inscrição até o dia 30 de agosto. O processo é simples: basta acessar o site oficial do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), preencher o formulário de inscrição com

as informações solicitadas e enviar a documentação necessária.

As Estudantes e professoras selecionadas participarão no período de 06 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, do Módulo Imersão Científica, que acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís, Monte Castelo.

Na programação do evento, estão incluídas atividades como trabalhos em laboratórios e palestras sobre ciência, tecnologia e o papel político das mulheres nas transformações sociais.

As participantes selecionadas receberão um auxílio de R$ 600,00 e um kit com materiais necessários para os experimentos. Para mais informações, acesse a página de inscrições ou entre em contato com a equipe do Futuras Cientistas a partir do linktree: https://linktr.ee/futurascientistas.

A Universidade Federal de Minas Gerais ficará responsável por executar as obras, enquanto a formação de professores será conduzida pelo Instituto Federal de Roraima. Aliás, R$ 18 milhões serão destinados à formação dos docentes.

nia brasileira com o menor número de profissionais formados pela educação superior — menos de 1% tem formação neste nível.

As ações para a educação dos Yanomami e Ye’kwana foram discutidas com lideranças indígenas em encontro, na terça-feira (21), com o ministro Camilo Santana, em Brasília. Os Yanomami são a et-

A ideia é fortalecer o Programa Saberes Indígenas no Território, responsável pela formação continuada e pela produção de material didático voltado a esse público.

Como parte da Política Educacional Indígena, o MEC vai retomar a construção de 74 escolas

indígenas em vários territórios do país, com investimento de R$ 195 milhões. Também estão previstas a criação de 113 novas escolas indígenas, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, na modalidade Equidade, o ministério aprovou a criação de 39 cursos de licenciatura intercultural indígena, com 2.412 vagas.

ATOS FATOS

NA CAPITAL, POLÍCIA CIVIL PRENDE

CONDENADO

POR TRIPLO HOMICÍDIO

Na tarde desta quarta-feira (20), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), deu cumprimento a um mandado de prisão definitiva e um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 26 anos, acusado pelo crime de roubo e triplo homicídio no bairro São Raimundo, em São Luís.

Segundo informações do 15º Distrito Policial do

São Raimundo, o preso foi condenado a uma pena de oito anos e quatro meses em razão de ter cometido dois assaltos à mão armada nos dias 04 e 05 de abril de 2021.

Na primeira ação criminosa, ele e um comparsa tomaram de assalto um veículo na Reserva do Itapiracó. Já no segundo ato, a dupla utilizou um automóvel subtraído e roubou

várias vítimas que estavam na porta de uma residência situada no bairro São Cristóvão.

Ainda segundo com as informações, além da condenação, o preso é réu em ação penal pelo cometimento de um triplo homicídio qualificado, que ocorreu no dia 15 de janeiro de 2021, no Bairro Andiroba.

Após a Polícia Civil to -

mar conhecimento dos mandos judiciais, diligenciou um trabalho investigativo e, por fim conseguiu localizar de forma exitosa o autor que estava escondido no Bairro Inhaúma, município de Raposa, onde foi efetuada a sua prisão.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO REALIZA OPERAÇÃO EM PENALVA E

DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO RESPONSÁVEL POR HOMICÍDIOS

E TORTURA COM A PRISÃO DE DOIS SUSPEITOS

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) uma operação no município de Penalva, na região da Baixada, que resultou na prisão de dois suspeitos.

A ação visava cumprir 18 mandados de busca, apreensão e prisão, desmantelando um grupo criminoso envolvido em homicídios, tortura, tráfico de drogas e delitos contra o patrimônio.

Um dos indivíduos foi preso mediante mandado de prisão preventiva e autuado, ainda, em flagrante

por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O outro foi preso exclusivamente em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão em sua residência.

“A gente buscou, com essa operação, melhorar a segurança da cidade porque, nesses últimos dias, tivemos um aumento alarmante de crimes ocorridos aqui. Essa operação é uma resposta do Sistema de Segurança para a socie -

dade”, destacou o delegado Marcelo Magno, titular da Delegacia Regional de Viana.

Dos mandados, 13 foram de busca e apreensão, todos cumpridos. Durante as diligências, além das armas e entorpecentes que levaram ao flagrante da dupla presa, os policiais também apreenderam aparelhos celulares, sendo estes últimos essenciais para a continuidade das investigações.

Quatro mandados de prisão seguem em aberto e os suspeitos são considerados foragidos da justiça. De acordo com o titular da Delegacia Regional de Viana, que conduziu a operação, diligências seguirão ao longo do dia para localizar e capturar os indivíduos, desmantelando de vez a organização.

“Esse grupo criminoso, de acordo com as investigações, é composto por cinco indivíduos. Eles são responsáveis por vários crimes. Teriam praticado, em

média, 30 homicídios na região”, elencou o delegado Marcelo Magno, ressaltando a periculosidade dos alvos da operação.

Cerca de 70 policiais participaram da operação, que contou com o apoio das delegacias regionais de Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Cururupu e Itapecuru-Mirim, além de policiais das superintendências de Investigações Criminais (Seic), Repressão ao Narcotráfico (Senarc) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC), de São Luís. Para reforçar a segurança, policiais do 36º Batalhão de Polícia Militar e da Força Tática acompanharam as diligências.

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Viana, onde serão tomadas as medidas cabíveis. Após os trâmites legais, a dupla deve ser transferida para uma unidade prisional da região, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Uma operação integrada das polícias Civil e Militar do Maranhão mobilizou mais de 60 agentes na região do Polo Coroadinho, em São Luís, na noite dessa terça-feira (20). A ação deflagrada faz parte de uma ofensiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública contra grupos criminosos, visando a constante redução dos índices de violência na localidade.

O foco da operação é coibir crimes violentos letais, como homicídios, além de outras ações criminosas que afetam a segurança dos moradores.

A região tem registros de conflito entre grupos criminosos rivais, o que motivou a intensificação das atividades policiais, como destacou o superintendente da Polícia Civil da Capital.

“A finalidade desta operação é garantir mais segurança para os moradores da localidade, especialmente após uma ocorrência envolvendo dois grupos criminosos, que teriam confrontado e alvejado uma pessoa na tarde de ontem [segunda, 19]. O fato está sendo devidamente apurado pela Polícia Civil”, disse o delegado Carlos Alessandro Assis.

O delegado Luigi Conte, titular da Seccional Oeste da Polícia Civil, afirmou que polícia está atenta à segurança do Polo Coroadinho. “O nosso intuito é coibir a criminalidade que está atuante na região. Estamos fazendo uma espécie de pente fino, transitando por várias áreas com rondas, abordando pessoas suspeitas, entre outras diligências necessárias na repressão ao crime” Entre as unidades en -

volvidas estavam a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), ligadas à Polícia Civil do Maranhão, além de forças especializadas da Polícia Militar do Maranhão, como o Batalhão de Motopatrulhamento, Batalhão de Choque, Força Tática e Ronda Ostensiva Tática Móve (Rotam). Policiais subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) também participaram da ação.

“Essa operação integrada vem para dar mais tranquilidade para a população. Vamos atuar por tempo indeterminado, fortalecendo as nossas ações de forma a combater a criminalidade”, pontuou o comandante do CPM, coronel Ilmar Gomes.

“Para isso, temos uma equipe muito operante na área, tanto do policiamento de área quanto das forças especializadas”, completou o major Berredo, comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar da região.

As atividades incluem abordagens e incursões nos bairros mapeados como mais críticos. Embora não houvesse mandados de prisão em mãos, os policiais civis estavam preparados para cumprir qualquer mandado em aberto caso algum dos abordados tivesse pendências judiciais.

A operação no Polo Coroadinho, uma das comunidades mais povoadas do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também visa a apreensão de drogas e armas de fogo, em um esforço para enfraquecer a atuação de grupos criminosos e promover a segurança na região.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.