16 E 17.06.2024

Page 1


ATOS E FATOS

São Luís - MA, Domingo e Segunda-Feira, 16 e 17 de Junho de 2024

Judiciário promove campanha alusiva ao Junho Violeta

PÁGINA 4

Isaquias Queiroz vê briga apertada por recorde individual de medalhas

PÁGINA 6

Iracema Vale participa da abertura do Arraial do Ipem e parabeniza governador pelo apoio à cultura POLÍTICA: PÁGINA 5

“Fico muito feliz em participar de mais um Arraial do Ipem e ver como está bonito, rico em diversidade cultural, com um ambiente familiar, seguro e agradável. Está de parabéns o governador Carlos Brandão por esse lindo momento de valorização da nossa cultura, do nosso São João”, ressaltou. Iracema Vale, ao lado do governador Brandão, visitou o espaço junino e as barracas que comercializam comidas típicas e outros produtos, e também participou tocando matraca no Boi da Maioba e saudando o Boi de Axixá. Pag. 3

Governo celebra 50 anos do Curso de Medicina

Veterinária da Uema

Fórum de São Luís recebe Boi de Axixá no projeto sextas juninas

PÁGINA 7

Haddad: cenário externo é desafiador, mas Brasil pode virar liderança ARRAIAL DO IPEM : POLÍCIA CIVIL INICIA PLANO DE SEGURANÇA PREVENTIVA

8

Governo disponibiliza atendimentos em saúde na área externa do Ginásio Castelão

2

Governo disponibiliza atendimentos em saúde na área externa do Ginásio Castelão

Na programação do São João do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou um posto de atendimento médico, na área externa do Ginásio Castelão, em São Luís (MA). O atendimento da unidade iniciou, na sexta-feira (14), e o posto funcionará das 18h às 3h da manhã durante a programação junina. “É importante que o público se divirta com tranquilidade, por isso estamos contribuindo com essa grande festa disponibilizando atendimento médico a quem precisar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O posto médico, instalado na área externa do

Ginásio Castelão, conta com 7 poltronas para medicação, 2 leitos de observação e 1 estabilização. Nos seis dias de atendimento, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos em higienização estará à disposição da população na unidade.

Os atendimentos acontecerão até domingo (16), das 18 horas às 3 horas da manhã, e retornarão na próxima quarta-feira (19), até sexta-feira (21), no mesmo horário.

Além disso, duas ambulâncias de suporte avançado darão suporte no Hospital de Campanha se houver necessidade de transferência para unidade de saúde referência. No Arraial do Ipem, uma ambulância de suporte básico será disponibilizada no local.

Arraial da Vacinação é aberto no Ipem

O maranhense ou turista passou a ter mais uma opção para atualizar sua carteira de vacinação, a partir desta sexta-feira (14) com a abertura do Arraial da Vacinação, durante a programação do Ipem, no Jardim Renascença. O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado das Saúde (SES), disponibiliza para todos os públicos mais de dez imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A Multivacinação estará disponível para todos os públicos, sempre às sextas, sábados e domingos, das 16h às 20h, como parte das

estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ampliar a cobertura vacinal no estado, como explica a chefe de imunização a Ses, Halice Figueredo. “Aqui no Ipem é um momento em que a família realmente pode estar vindo em um ponto de vacinação. A Secretaria tem reforçado este propósito da população maranhense vacinada. É uma Multivacinação porque temos todas as vacinas, como a nova formulação da vacina contra a COVID, a XBB, que está disponível para os 14 grupos prioritários”, confirmou Halice. Podem ser encontradas

as vacinas contra Covid-19 (Adulto e infantil); contra a Influenza, Hepatite B (doença evitada: Hepatite B); VIP (Doença evitada: Poliomielite); VOP ( Doença evitada: Poliomielite); Rotavírus : ( Doença evitada: Diarreia por Rotavirus) e Penta ( Doença evitada: Hepatite B, Difteria, Tétano, Hemophlius tipo B), entre outras. Para ser imunizado é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Ana Caroline Costa, 30 anos, trabalha no espaço e o fato de estar em contato com um público muito grande a motivou. ‘Eu tomei a vacina da gripe, eu me decidi em vacinar porque acaba sendo uma coisa muito importante, ainda mais que a gente vai trabalhar com o público A gente não sabe quem são as pessoas que vão vir, se vão estar gripadas, se vão estar doentes ou não Então é sempre bom uma prevenção, né? Argumentou Ana. A india do Boi de Sonhos, Rayane Malheiros Batista, 32 preocupada com

Governo investe na construção do Complexo Estadual Regulador

O governo investe na instalação do Complexo Estadual Regulador que sediará as equipes da Central Estadual de Regulação de Leitos, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a Central Estadual de Transplante, Central Ambulatorial de Exames e a Central Estadual de Transportes, realizando chamados para ambulâncias equipadas como Unidades de Suporte Avançado (USA). Na última quinta--feira (13), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a execução das obras, no bairro do São Francisco.

a quantidade de pessoas que tem contato também aproveitou para se proteger. “A gente tá nessa variação de clima e não tem muito tempo de tá saindo e aproveitei porque já tá aqui é uma boa opção, além disso, chega muita gente e todos os arraiais muito lotados e a gente tem que se prevenir né?

O auxiliar administrativo, Raimundo Cutrim, 49, por sua vez, decidiu unir a brincadeira com a segurança. “ Bom, eu acredito que o ponto de vacinação é muito importante porque a partir do momento que a gente vem para um local, para um ambiente, principalmente hoje com tantas doenças, ter este local é muito importante, porque a gente faz logo duas coisas, vem para brincar e também se prevenir”, afirmou Raimundo.

O Arraial do Ipem foi aberto pelo governador, Carlos Brandão, nesta sexta. A Vacinação ficará disponível até o último dia dos festejos juninos do local – 14 de julho.

“A obra é mais um compromisso do governador Carlos Brandão para a eficiência do SUS do Estado do Maranhão. Dessa forma iremos otimizar de todos os serviços que serão instalados no Complexo Estadual Regulador”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Situado próximo à rotatória do bairro São Francisco, o prédio conta com estrutura de térreo mais três andares climatizados, dispondo de um elevador e amplo espaço. A proposta da SES é ampliar e unificar os serviços, colocando-os

todos em um único espaço. Com isso, os serviços de regulação de leitos, tratamento fora do domicílio e ambulâncias poderão funcionar com mais agilidade e eficácia, uma vez que são frentes que atuam em regime de 24 horas. A superintendente Estadual de Regulação da SES, Thalita Pereira Veiga, reforçou a importância do novo espaço. “É preciso proporcionar um ambiente aos nossos funcionários que reflita a qualidade e transparência almejadas. Com a unificação, quem ganha é o usuário do Sistema Único de Saúde, que contará com novos processos de trabalho mais dinâmicos, atendimento de maior qualidade e eficácia”.

Também acompanharam a visita o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão; a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suzyane Viegas; o superintendente de Engenharia da SES, Erick Feques; e o arquiteto da superintendência de engenharia da SES, José Franklin Costa.

ATOS FATOS

Iracema Vale participa da abertura do Arraial do Ipem e parabeniza governador pelo apoio à cultura

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), participou da abertura do Arraial do Ipem, na noite desta sexta-feira (14), ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e outras autoridades. Artistas locais, grupos folclóricos e muita diversidade cultural marcaram a estreia de um dos mais tradicionais arraiais do estado.

“Fico muito feliz em participar de mais um Arraial do Ipem e ver como está bonito, rico em diversidade cultural, com um ambiente familiar, seguro e agradável.

Está de parabéns o governador Carlos Brandão por esse lindo momento de valorização da nossa cultura, do nosso São João”, ressal-

Deputado

tou. Iracema Vale, ao lado do governador Brandão, visitou o espaço junino e as barracas que comercializam comidas típicas e outros produtos, e também participou tocando matraca no Boi da Maioba e saudando o Boi de Axixá.

Até o dia 14 de julho, centenas de apresentações

acontecerão em quatro espaços montados no Arraial do Ipem, garantindo a diversão de turistas e maranhenses.

“O Arraial do Ipem é um dos mais tradicionais do nosso estado, e começa com muita força. Temos grandes apresentações culturais, fortalecendo as nos-

sas origens, nossas raizes, prestigiando nossos cantores, nossos conterrâneos. Além disso, nosso São João gera emprego e renda para as pessoas, milhares estão comercializando seus produtos, movimentando restaurantes, bares, hotéis, motoristas de aplicativo, mão de obra local para artesanato e montagem de estrutura, e isso me deixa muito feliz”, declarou o governador Carlos Brandão.

O Arraial do Ipem fica localizado no bairro Calhau.

A programação é diária, com entrada gratuita. O espaço é uma realização do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Carlos Lula e Movimentos de Mulheres

unem vozes contra o “PL do Aborto”

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta sexta-feira (14), entrevistou os cantores do Bumba meu boi de Nina Rodrigues, Cláudio Ribeiro e Joelson Braga. Eles falaram sobre a abertura da temporada da manifestação do sotaque de orquestra.

Cláudio Ribeiro e Joelson Braga esclareceram que, agora, acontece a abertura da temporada. “O batizado abre a temporada. Nós temos a pré-temporada, que ocorre em março e abril, a temporada e a pós temporada. Logo após a pré-temporada, já começamos a fazer a seleção das índias, vaqueiros e começamos a trabalhar o repertório”, esclareceram.

Eles destacaram o trabalho e a importância da presidente do Boi de Nina Rodrigues, Concita Braga,

para manter o conceito da brincadeira como uma das mais destacadas entre os grupos de bumba meu boi do Maranhão.

“Todo ano, sentamos com ela para planejar a temporada. Ela já tem quase tudo pronto. Ela faz praticamente tudo. É a maestrina do boi. Temos uma longa convivência e nos damos muito bem. Ela complementa nosso trabalho. Sem Concita, o trabalho não flui. Ela comanda tudo, desde os ensaios passando pela música, coreografia, etc. Só começamos a apresentação quando ela libera”, enfatizaram.

Participação das mulheres

Joelson Braga destacou a ampliação da participação das mulheres à frente das brincadeiras. “As mulheres,

agora, principalmente nas brincadeiras de bumba meu boi estão muito presentes. Temos a Concita no Boi de Nina Rodrigues; a Leila, no Boi de Axixá; e a Maria no Boi de Maracanã. A gente não via isso anteriormente”, frisou.

O cantor Joelson Braga, que é jornalista e faz parte da equipe da TV Assembleia, ressaltou alguns elementos que, hoje, são considerados imprescindíveis nas brincadeiras de bumba meu boi como, por exemplo, a musicalidade.

“Nós nos inspiramos nos Bois de Morros e de Axixá. E, hoje, a maioria dos grupos se inspiram no Boi de Nina Rodrigues. Demos uma guinada à esquerda e traçamos nosso próprio caminho e inovamos em muitas questões como, por exemplo, no

uso do contrabaixo e outros elementos percussivos”, explicou.

Temporada Joelson Braga esclareceu que nesta temporada, o Nina faz a releitura de música antigas e mantem os clássicos como “Nordeste Brasileiro”.

“As brincadeiras acompanham a dinâmica das mudanças na sociedade. É um processo de evolução natural. Nos preparamos para, nesta temporada, manter nosso conceito de um dos bumba-boi mais festejados e admirados do Maranhão”, finalizou Joelson Braga.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Iracema Vale prestigia lançamento do Plano Maranhão
2050 com foco no desenvolvimento a longo prazo

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta sexta-feira (14), do lançamento do Plano Maranhão 2050, o primeiro planejamento estratégico de desenvolvimento a longo prazo do estado. O evento ocorreu no Auditório do Hotel Luzeiros, reunindo autoridades, especialistas e a população para discutir as metas e diretrizes da ação.

“O Plano Maranhão 2050 é uma iniciativa inovadora que vai transformar a nossa realidade. Estamos falando de um projeto que pensa no futuro, que busca reduzir a pobreza, promover a inclusão social e gerar oportunidades para todos os maranhenses. É uma honra participar deste momento histórico e reafirmar o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou Iracema Vale.

Lançado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Plano Maranhão 2050 foi elaborado ao longo de dois anos, mobilizando diversos setores da sociedade para construir uma visão coletiva do futuro. A cerimônia de lançamento incluiu a apresentação do plano, a premiação da campanha ‘O Maranhão que Queremos’, e painéis com especialistas em planejamento e investimento.

O ato marcou um momento significativo para o Maranhão que, pela primeira vez, adota um planejamento com metas a longo prazo, visando o desenvolvimento econômico e social, atração de investimentos e a construção de políticas públicas estruturantes. De acordo com o governador Carlos Brandão (PSB), a ação é respaldada pela Comissão Maranhão 2050. Na ocasião, ele também assinou o Projeto de Lei de institucionalização do Plano, entregando-o nas mãos da presidente Iracema Vale para apreciação

legislativa.

“Este é um marco histórico para o nosso estado. Com o Plano Maranhão 2050, estamos traçando um caminho claro e sustentável para o futuro, focado na inclusão social, na redução da pobreza e na geração de oportunidades para todos. Este plano é fruto de um trabalho coletivo e reflete os anseios e necessidades da nossa população”, afirmou Brandão.

Vinícius Ferro Castro, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão Maranhão 2050, também ressaltou a importância do plano para o futuro do estado.

“Foram dois anos de trabalho para concluirmos essa primeira versão do Plano Maranhão 2050. Mobilizamos todos os setores da sociedade para garantir que o plano refletisse os desejos da população maranhense. O Maranhão precisa de uma estratégia sólida para alcançar um desenvolvimento sustentável”, explicou.

O financiamento do Plano Maranhão 2050 é provido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da linha de crédito do Profisco II, facilitada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

*Campanha Maranhão que Queremos*

Durante a solenidade, também ocorreu a premiação da campanha ‘O Maranhão que Queremos’, que promoveu um concurso de redação nas escolas públicas estaduais.

Os alunos vencedores foram premiados com notebooks e uma programação especial promovida pelo Governo do Estado. As produções vencedoras foram anexadas à Cápsula do Tempo, a ser aberta em 2050.

A campanha contou com a parceria da Seplan, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Fones: (98) 99617-0542

ATOS FATOS

Judiciário promove campanha alusiva ao Junho Violeta

Com o objetivo de sensibilizar o público interno e o público em geral quanto aos direitos da pessoa idosa, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, lança, a partir desta sexta-feira (14/6), a campanha “Presente e futuro. Proteja o idoso hoje. Amanhã será você!”. O projeto é promovido em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos, Vara Especial do Idoso e Registros Públicos e a ASCOM do TJMA.

A campanha é alusiva ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e possui caráter permanente. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa. O dia 15 de junho foi escolhido para a culminância da data, como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

A iniciativa do Comitê de Diversidade será veiculada por meio de cards e vídeos institucionais educativos nas plataformas interativas do TJMA e Comitê de Diversidade. O conteúdo contará com informações sobre os vários tipos de violência contra a pessoa idosa e os números para denúncia como Ouvidoria dos Direitos Humanos, Ministério Público do Estado do Maranhão, Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, Promotoria do Idoso, dentre outros.

A coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Carvalho, comentou sobre a importância da iniciativa em levar esclarecimentos sobre o assunto à população.

“Falar sobre a violência contra a pessoa idosa é algo urgente e necessário. A Campanha vem para fortalecer o combate ao etarismo e a todas as formas de discriminação às pessoas acima dos 60 anos, um dos eixos que fazem parte da política de diversidade do Comitê, além de esclarecer a população quanto à temática”,

pontuou.

A juíza titular da Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos, Lorena Brandão, também destacou a necessidade de mobilização da sociedade em prol de uma cultura de respeito e empatia com os idosos. “É preciso garantir a eles o direito de envelhecer com dignidade. É importante lembrarmos que hoje, eles são os idosos, amanhã seremos nós”.

“A Vara Especial do Idoso trabalha com processos criminais tipificados no Estatuto do Idoso. A pessoa que perceber que um(a) idoso (a) está passando por alguma situação de violência, pode solicitar à Vara uma medida protetiva que pode ser acionada por meio da Delegacia do Idoso, Ministério Público, Defensoria Pública ou advogados. As medidas protetivas são extremamente importantes para o distanciamento do agressor e são expedidas imediatamente”, concluiu a juíza.

Um dos fatores que dificultam a denúncia é o silenciamento sofrido pela pessoa idosa, sobre o cenário, a psicóloga da Divisão Psicossocial do TJMA, Tatiana Carvalho, destacou que “às vezes a própria vítima não se dá conta que está passando por uma situação de violência, ou as pessoas que estão à sua volta não sabem identificar. A violência contra a pessoa idosa precisa ser coibida, denunciada e inclusive, prevenida. Por isso é crucial ficarmos alertas, escutarmos os idosos e darmos suporte emocional a eles. Precisamos quebrar estereótipos e mitos acerca deles, como achá-los fardos ou infantilizá-los. Que possamos fazer essa reflexão sobre o valor dos idosos,” concluiu.

ENFRENTAMENTO À

VIOLÊNCIA

O Estatuto da Pessoa Idosa, lei 10.741/03, bem como o Art. 4º da Constituição Federal, confere uma somatória de direitos às pessoas idosas, que já somam 22.169.101 indivíduos, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, realizado em 2022. Acompanhando estes números também cresce

os índices de violência contra pessoas dessa faixa etária. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), canal de comunicação da sociedade com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nos três primeiros meses de 2024 foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais. Número bem maior do que os do mesmo período em 2023, com 33.546 registros. Entre os abusos mais comuns estão; negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%).

No Maranhão os índices de violação aos direitos dos idosos também tem aumentado. De janeiro a maio deste ano foram 336 ocorrências, conforme aponta o último levantamento feito pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), órgão da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. O crime de negligência figura em primeiro lugar, com 35 casos, seguido de abuso financeiro (33) , violência psicológica (32), violência física (07), abandono (08), autonegligência (13), documentação (67).

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DO COMITÊ DE DIVERSIDADE

Com foco no fortalecimento da política judiciária de diversidade do Poder Judiciário do Maranhão, por meio da garantia dos Direitos Humanos, o Comitê de Diversidade do TJMA trabalha em prol do respeito às diferenças em todas as idades. Desta forma, foram promovidas, em 2023, ações de sensibilização acerca da temática:

Semana da Longevidade - Evento voltado a servidores(as) e magistrados(as) com mais de 60 anos, com o objetivo de fomentar reflexões sobre o envelhecimento ativo e saudável, bem como apresentar o Programa de Preparação para a Aposentadoria do Tribunal de Justiça (TJMA). A programação incluiu palestras, atividades educativas, oficinas e atendimentos em saúde. A ação teve parceria da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento da Carreira, Divisão de Direitos e Deveres, Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões e da Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam).

Curso “Garantia dos direitos da pessoa idosa” - Promovido em conjunto com a ESMAM, o curso abordou temas como etarismo ou idadismo, e

destacou as garantias jurídicas asseguradas às pessoas maiores de 60 anos.

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA De acordo com a lei 10.741/03, Estatuto da Pessoa Idosa, os crimes previstos contra pessoas que se enquadrem nesta faixa etária são: Violência física - Espancamento com lesões ou traumas. Em algumas situações, os abusos são realizados na forma de beliscões, empurrões, tapas ou agressões que não tenham sinais físicos.

Abuso psicológico - Agressões verbais, humilhação, ofensas, insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem, a identidade e a autoestima. Também acontece quando o idoso (a) é afastado (a) do convívio familiar ou tem sua liberdade de expressão restringida.

Violência sexual - Os abusos visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas através de coação com violência física ou ameaças. Atos como beijos forçados e toques no corpo são os mais comumente observados.

Discriminação - Refere-se a comportamentos discriminatórios, ofensivos e desrespeitosos em relação à condição física característica da pessoa idosa, com desvalorização e inferiorização.

Abuso financeiro - O violador se apropria indevidamente do dinheiro e cartões bancários da pessoa idosa utilizando o valor para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado. Geralmente acontece por parte de familiares, conhecidos e instituições financeiras.

Violência patrimonial - É qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio da pessoa idosa, como forçá-lo a assinar um documento sem ser explicado para quais fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração, falsificação de assinatura, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do(a) idoso(a). Negligência e abandonoRecusa, ausência ou omissão de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestar cuidado a uma pessoa idosa. Pode ocorrer tanto no seio familiar como em instituições destinadas a serviços de acolhimento.

Violência institucionalViolação exercida dentro do ambiente institucional público ou privado praticada contra a pessoa idosa. Instituições também podem cometer negligência por meio de uma ação desatenciosa ou omissa por parte dos funcionários, por não cumprir alguma ação que deveria ter sido realizada.

Fórum de São Luís recebe Boi de Axixá no projeto sextas juninas

O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, foi a atração do evento junino realizado, nesta sexta-feira (14), pelo Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Magistrados, magistradas, servidores e servidoras, funcionários e funcionárias terceirizadas, demais operadores do Direito e jurisdicionados, puderam acompanhar a apresentação de um dos grupos que representa uma das mais fortes manifestações culturais do Maranhão e patrimônio cultural imaterial da humanidade - o bumba-meu-boi.

A diretora do Fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que neste mês de junho o órgão desenvolve um projeto de atividades semanais, que inclui apresentações às sextas-feiras e, para isso, busca junto às secretarias de Cultura do Maranhão e do Município de São Luís (Secma e Secult) as atrações culturais. A parceria com a Secma possibilitou a apresentação do Boi de Axixá no Fórum, nesta sexta-feira (14). “Buscamos com essa iniciativa engajar mais nossos magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados e demais colaboradores, com nossa cultura local, em especial as manifestações do período junino, dando um ar de mais alegria ao nosso Fórum”, afirmou.

A magistrada destacou, ainda, a exposição com as indumentárias e os personagens do bumba-meu-boi, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na galeria de arte Celso Antônio de Menezes, localizada no

hall térreo do prédio, durante todo o mês de junho. Nessa temporada, a cafeteria que funciona no Fórum mantém uma barraca de comidas típicas, no hall térreo, durante todo o dia.

Para a servidora Gisele Ribeiro, da Sejud-Cível, foi uma surpresa gratificante poder assistir, no local onde trabalha, à apresentação de um grupo como o Boi de Axixá. “Trouxe alegria, música, dança e leveza para nosso ambiente de trabalho”, destacou.

O juiz Edilson Caridade, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, admirador da cultura popular, acompanhou a apresentação e lembrou que o Boi de Axixá, com 65 anos de existência, é um dos principais representantes do sotaque de orquestra. O magistrado ressaltou que ter apresentações como essa no Fórum de São Luís é um incentivo à cultura, além de proporcionar às pessoas momentos de descontração. Exposição – a exposição que está em cartaz na galeria de arte do Fórum apresenta o Sotaque da Baixada, representado pelo Boi de Santa Fé, conhecido pelos seus cazumbás com vestimentas cheias de brilho e grandes caretas em formato de igrejas, casarões e outras figuras, todas iluminadas. Os cantadores e brincantes do boi – Catirina e Pai Francisco, dois bois, índios, índias, cazumbás, baiantes, batuqueiros e um atuante grupo de apoio - levam a beleza de seu espetáculo aos terreiros nos festejos juninos do Maranhão.

Haddad: cenário externo é desafiador, mas Brasil pode virar liderança

Em um evento de empreendedores realizado neste sábado (15), em São Paulo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que o cenário internacional é desafiador, mas que o Brasil tem condições de aproveitar o momento para se tornar uma potência socioambiental e uma das grandes lideranças do mundo.

“O Brasil precisa dar esse salto. Não temos por que estarmos condenados a ser um país médio. Podemos ser grandes. Mas precisamos sonhar juntos”, disse o ministro, que participou do evento Desperta Empreendedor, promovido pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), na capital paulista.

“Temos oportunidade

hoje. Estamos em um contexto internacional muito desafiador, mas esses momentos desafiadores são, às vezes, a janela que se precisa para se despontar como uma liderança. E o Brasil precisa liderar processos muito significativos desse cenário histórico, que está muito desarrumado. Se o Brasil estiver arrumado, podemos efetivamente representar um caminho para as coisas”, acrescentou. Segundo o ministro, o Brasil precisa aproveitar principalmente a sua vantagem natural, que é sua matriz energética limpa, para se posicionar para o futuro. “O Brasil tem condições de ser uma potência socioambiental que se desenvolve em um padrão novo. O Brasil tem quase

90% de sua matriz elétrica limpa. A média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico [OCDE] é um terço disso”, disse ele. No entanto, destacou o ministro, o Brasil precisa fazer sua parte. Não basta, segundo ele, ter apenas os recursos naturais. “Se a gente não se prevenir e começar a fazer a lição de casa, aproveitando a vantagem [dos recursos naturais] que temos, a tecnologia dos outros países pode superar a nossa vantagem. Se a gente não entender o que o destino está nos oferecendo, o mundo, pela tecnologia, vai acabar superando nossas vantagens naturais.”

Coletividade

Durante sua participação no evento, o ministro enfatizou a necessidade de se pensar em um projeto coletivo para o país. “Nunca vi um país que deu certo sem um projeto coletivo. Vá ver a história da Inglaterra, da França, do Japão, dos Estados Unidos. Isso não significa abdicar dos seus sonhos individuais. O ser humano é um organismo que se define pelo sonho, por viajar no tempo, inovar, criar, imaginar o futuro. Ninguém está pedindo para

as pessoas abdicarem dos seus sonhos. Mas a partir do momento que você abre mão do sonho da tua comunidade, você vai prosperar menos do que você pensa. Se o seu sonho estiver engajado - o sonho do teu grupo, que é o Brasil - você vai muito mais longe. É erro dissociar uma coisa da outra”, disse o ministro, sob aplausos do público.

Ele também aproveitou o momento para destacar que algumas pessoas que estão em posição de poder não têm interesse público em resolver a “encrenca” que é o Brasil. “Ás vezes quem está em uma posição de poder não está fazendo a coisa certa para o país. Você tem um país de ouro, um povo de ouro, e você vê que quem pode fazer a diferença, nem sempre está pensando em interesse público. E devia estar. Essa é a coisa mais difícil de lidar na vida pública no Brasil.”

Segundo ele, é necessário se pensar em coletividade para fazer o país evoluir. “Às vezes se perde a conexão com a coletividade. Mas esse equilíbrio entre ser um indivíduo que sonha sem perder a conexão com a sua comunidade é, na minha opinião, o segredo do sucesso do país”, disse.

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

As enchentes no Rio Grande do Sul resultaram em paralisação parcial ou total de 63% das indústrias do estado, revelou pesquisa da Federação das Indústrias do estado (Fiergs). Segundo o levantamento, 93% das interrupções alcançaram até 30 dias.

Ao todo, 81% das indústrias gaúchas foram afetadas pelas inundações do mês passado. Entre os principais prejuízos, os mais listados foram a logística de escoamento da produção ou recebimento de insumos, problemas com pessoal e colaboradores e dificuldades com fornecedores atingidos pelas enchentes. Além disso, 31,3% das que responderam informaram prejuízos em estoques de matérias-primas, 19,6% em máquinas e equipamentos, 19,6% em estabelecimentos físicos e 15,6% em estoques de produtos finais.

Segundo a Fiergs, o efeito das enchentes sobre a economia gaúcha só começará a ser detectado nos próximos meses. A recuperação, ressal-

tou a entidade, será lenta. Um primeiro sinal é o desabamento da expectativa dos industriais do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi feita com 220 empresas entre 23 de maio e 10 de junho. Os empresários receberam um formulário pela internet com um questionário aberto para aqueles que quisessem responder. O levantamento teve como objetivo entender o perfil das indústrias mais afetadas, avaliar a extensão e os tipos de prejuízos sofridos por elas e captar as perspectivas. O trabalho foi coordenado pela Unidade de Estudos Econômicos da Fiergs, que elaborou a consulta junto às indústrias. A divulgação Contou teve apoio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), dos sindicatos filiados à entidade, do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase), da Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos (Getec) e do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS).

Localização

Apesar do prejuízo com as enchentes, 64,2% das empresas consultadas pela Fiergs não pretendem mudar o local de suas sedes e permanecerão na mesma área de instalação. Já 20,1% ainda não decidiram o que farão com o negócio.

Das indústrias do estado, 52% não tinham cobertura de seguro contra perdas e danos decorrentes das enchentes. Entre as micro, pequenas e médias, 63,4% estavam sem seguro. Entre as grandes, cerca de 70% tinham seguro. Entre as sem seguro, 16% optaram por fechar os negócios ou mudar de localização, em comparação com 13% das seguradas que tomaram decisões semelhantes. Recuperação Segundo o levantamento, 60% das indústrias afetadas planejam destinar recursos para a recuperação dos negócios dentro de um mês. As grandes empresas destacam também, como ações governamentais prioritárias para retomada das atividades, a

Enel confirma a Lula investimento de R$ 20 bi para acabar com apagões

Companhia com a imagem afetada por sucessivos apagões nos últimos meses, a Enel assumiu o compromisso de investir R$ 20 bilhões de 2024 a 2026 nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Ceará para reduzir as interrupções de energia. A empresa prometeu o investimento após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrar-se com o diretor-geral da Enel, Flavio Cattaneo, na viagem à Itália.

“A gente está disposto a renovar o acordo se eles assumirem o compromisso de fazer investimento, e eles assumiram o compromisso de ao invés de investirem R$ 11 bilhões, eles vão investir R$ 20 bilhões nos próximos três anos, prometendo que não haverá mais apagão em nenhum lugar em que eles forem responsáveis”, disse Lula em entrevista coletiva após o encontro.

No momento, o Ministério de Minas e Energia e a Casa Civil da Presidência da República discutem os critérios para a renovação de 20 concessões na área de energia que vencem a partir de 2025. Além da Enel, terão os contratos renovados a CPFL Energia, a Neoenergia, a Equatorial e a Energisa, que concentram quase dois terços do mercado de distribuição de energia no país.

Multas e CPI Após os apagões que atingiram a região metropolitana de São Paulo em novembro, a Enel foi multada duas vezes. Em fevereiro, a Aneel multou a companhia em R$ 168,5 milhões. Em abril, o Procon SP aplicou uma multa de R$ 12,9 milhões, por falhas no serviço de energia no centro da capital paulista.

necessidade de melhorias na infraestrutura e medidas específicas para prevenir novos alagamentos. Por outro lado, as pequenas e médias empresas apontam a necessidade de subsídios financeiros e adiamento ou anistia de tributos.

Em postagem na rede social X, antigoTwitter, o ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, informou que a linha de crédito Pronampe Solidário, criada para socorrer as micro e pequenas empresas gaúchas, emprestou R$ 1,3 bilhão em três semanas. Segundo o ministro, 13 mil empreendedores receberam apoio e R$ 435 mil foram subsidiados pelo governo. Com juro zero, o Pronampe Solidário tem 40% de subsídio. Dessa forma, o empreendedor que pegou R$ 100 mil emprestados, deve R$ 60 mil. Os R$ 40 mil restantes serão pagos pelo governo. “Isso é compromisso do presidente Lula com a reconstrução do Rio Grande do Sul”, ressaltou Paulo Pimenta na postagem.

De acordo com o presidente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve apresentar uma proposta na próxima semana que tratará os termos da renovação. “São Paulo, a maior capital, cidade mais importante do país, não pode ficar sem energia”, acrescentou Lula.

No fim de abril, a Enel tinha anunciado o investimento de US$ 3,7 bilhões, em torno de R$ 20 bilhões, para diminuir as interrupções de energia nas áreas onde opera. Recentemente, o governo condicionou a renovação das concessões à companhia à ampliação dos investimentos.

Nesta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública multou a filial da Enel no Rio de Janeiro em R$ 13,067 milhões. Os motivos foram a frequência de interrupção dos serviços e a demora por parte da concessionária em restabelecer o fornecimento. Em São Paulo, a Enel foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal que pediu o fim do contrato com a companhia e cobrou investimentos de R$ 6,2 bilhões na rede de energia da capital paulista. Em abril, a 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve liminar que obriga a companhia a reduzir a falta de luz no estado.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 22/2024-SRP - OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual Contratação de empresa especializada para fornecimento de Unidades Móveis de Saúde (Ambulâncias), para atender as necessidades do Município de São Bento- MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 02/05/2024, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 15/05/2024, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão Permanente de Licitação-CPL, no Prédio da CPL de São Bento, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email:cplsaobento@hotmail.com. São Bento -MA, 30 de abril de 2024. CLEIDIANE REGIANA FARIAS CUNHA SILVA– Pregoeira/Agente de Contratação.

Isaquias Queiroz vê briga apertada por recorde individual de medalhas

Nos Jogos de Paris 2024, o Brasil busca superar a marca coletiva de maior número de medalhas em uma mesma edição. Em paralelo, dois atletas disputam o privilégio de ocupar o posto de esportista olímpico mais vencedor do país. O canoísta Isaquias Queiroz e a ginasta Rebeca Andrade são hoje os favoritos para desbancar Robert Scheidt e Torben Grael como maiores medalhistas.

Os atletas da vela, ambos aposentados das competições, tem cinco medalhas cada. Rebeca Andrade conquistou duas, mas chega com possibilidades reais de subir ao pódio mais quatro vezes na próxima Olimpíada.

Isaquias Queiroz têm quatro no currículo e está focado em conseguir outras, mas sabe que tem uma “rival” muito qualificada nessa disputa. “Tem uma pessoa aí que pode me superar, que é a Rebeca. Ela vai ter cinco provas na Olimpíada e pode conseguir mais medalhas do que eu. Vou focar na execução do meu trabalho. E a consequência do resultado é o que eu treinei. Jesus [Morlán, ex-técnico] sempre falava, e eu levo isso para mim, que a canoagem não é basquete. Você pode estar perdendo de dois pontos ali. Faltando um décimo, arremessa uma bola de três e ganha o jogo. Na canoagem, o que você

faz no treino você vai fazer na competição. Não tem milagre”, reflete Isaquias. Esta vai ser a primeira vez que Isaquias chega a uma Olimpíada sem ter feito o ciclo completo de treinamentos e de competições anteriores com Jesus Morlán, técnico que marcou a carreira do atleta e faleceu em novembro de 2018. O canoísta lembra com carinho do técnico, mas está confiante no trabalho que vem sendo feito pelo atual, Lauro de Souza Júnior, ex-assistente de Jesus.

“O Jesus Morlan está todo ali junto com a gente. O planejamento do trabalho é feito em cima do que ele inventou. Muita gente ques-

tionava porque o método de treinamento dele funcionava. E os números apareciam. Olha a quantidade de medalhas. E o Lauro, sem dúvida nenhuma, aprendeu muito com o Jesus. Hoje, ele consegue também fazer do jeito dele. Ganhou experiência ao longo dos anos. E não tem o que duvidar do trabalho do Lauro. Em pouco tempo, ele conseguiu fazer eu ser campeão olímpico, mesmo sem a presença do Jesus Morlan em 2021”, disse.

O canoísta também rebateu as críticas sobre o rendimento que teve no ano passado e garantiu que chega bem preparado para Paris. “O ano de 2023 não foi o ano que todos esperavam, mas foi o que eu esperava. De descanso, de repouso. Vinha de nove anos de títulos mundiais. Tinha uma hora que precisava sossegar. Isso foi bom para o meu corpo e para a minha mente. E muita gente pensando que Isaquias tinha acabado. Pude mostrar agora, na Copa do Mundo, que foi só um descanso. Merecido, pelo o que eu tinha feito pelo Brasil e pela modalidade. E voltei com tudo e espero chegar bem em Paris agora”, projeta Isaquias.

Invicto, Brasil atropela Bulgária na Liga das Nações Feminina de Vôlei

O Brasil precisou de apenas 1h18min para superar a Bulgária por 3 sets a 0 e carimbar a 11ª vitória seguida na Liga das Nações de Vôlei (LNV). Já classificadas para as quartas de final, as brasileiras ganharam nesta sexta-feira (14) com parciais de 25/11, 25/11 e 25/23. A seleção, que busca um título inédito

na competição, volta à quadra no domingo (16), contra a Turquia, atual campeã da LNV, no último duelo da fase classificatória em Hong Kong (China). Uma possível vitória diante da Turquia garantirá ao Brasil a liderança do ranking mundial, que pertence no momento à Turquia. A lista da Federação

Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em francês) será atualizada na próxima segunda (17) e servirá de parâmetro para a definição de cabeças de chave na Olimpíada de Paris. Quem ficar em primeiro lugar no ranking ocupará a posição de número 1 (cabeça de chave) no Grupo B em Paris 2024. Já a equipe segunda

Após turbulências na temporada, Franca é tricampeão consecutivo na NBB

A vitória por 69 a 59 sobre o Flamengo na noite desta quinta (13) no Ginásio do Maracanãzinho, a segunda em dois jogos como visitante na série decisiva do NBB (Novo Basquete Brasil), foi o ponto alto de uma temporada repleta de percalços do Sesi Franca. O título brasileiro - o terceiro em sequência, conquistado ao fechar a série melhor de cinco jogos em 3 a 1 - mostrou a solidez do projeto da equipe do interior paulista, que superou turbulências ao longo do ano para mostrar que a alcunha de capital do basquete se justifica. Há que se lembrar que Franca vinha de uma temporada perfeita. Em 2022-23, ganhou literalmente tudo que disputou: Paulista, Super 8, NBB, Champions League das Américas e, após um histórico arremesso de Lucas Dias no estouro do cronômetro, o Intercontinental.

últimas sete partidas da fase de classificação e terminou com a mesma campanha do líder Flamengo. Avançou sem derrotas contra Mogi e Paulistano, até encontrar dificuldades contra Minas na semi e vencer por 3 a 2. Na final, reencontro com o Flamengo, campeão do Super 8, vice da Champions e que chegou à decisão com oito vitórias em oito jogos nos playoffs. No início da temporada, talvez Franca fosse considerado favorito mesmo diante do seu maior rival no basquete brasileiro no momento. No entanto, por tudo que aconteceu nos meses anteriores, esse status se perdeu.

colocada ocupará a posição 1 do Grupo C. No jogo diante das búlgaras nesta sexta (14), a oposta Tainara foi a maior pontuadora, com 19 acertos (14 no ataque, três no saque e dois no bloqueio). Quem também brilhou, com 15 pontos, foi a ponteira Ana Cristina, poupada nos últimos dois jogos em razão de um desconforto muscular na panturrilha esquerda. "Acho que a gente está jogando como um time realmente. O nosso foco não é só agora, na Liga das Nações, mas num campeonato muito importante que são os Jogos Olímpicos", disse Tainara após o triunfo, em declaração à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A LNV, última grande competição antes dos Jogos de Paris, reúne as 16 seleções mais bem ranqueadas do mundo. O desempenho da equipe servirá de base para o técnico José Roberto a lista de convocadas para Paris 2024.

Este último troféu veio em setembro, mais próximo da temporada seguinte do que da anterior. Logo depois, os desafios começaram a se apresentar: Georginho, armador titular, um dos principais nomes da equipe, rumou para a Alemanha. O pivô Lucas Mariano, suspenso por doping, já não voltaria mais, por ter acertado com o Flamengo.

Sem maiores mudanças no resto da espinha dorsal da equipe, a temporada começou com testes no Paulista. O técnico Helinho Garcia resolveu dar rodagem a jovens como Zu Júnior e Edu Marília. O foco no longo prazo tirou Franca de uma sequência positiva no presente: finais nos últimos seis anos, com quatro títulos. O time caiu nas semifinais para o Paulistano, que se tornou o campeão.

Ao longo da temporada, embora tenha se mantido sempre nas três primeiras posições na tabela do NBB, a equipe teve diversos altos e baixos. Caiu nas quartas do Super 8 em casa para o Unifacisa. Caiu nas quartas da Champions League para o Hebraica Macabi, do Uruguai, após vencer fora de casa e perder duas vezes seguidas no Pedrocão. No NBB, o time começou a achar o prumo. Venceu as

O título com duas vitórias no Maracanãzinho mostrou que a equipe não desaprendeu a ganhar títulos, independente de como fosse vista. Nos discursos após a conquista, alguns jogadores assumiram que a temporada não foi das mais tranquilas.

"Hoje o nosso time lutou, lutou, conseguiu abrir um pouquinho, continuamos correndo, pegando rebotes e sabemos que a bola iria cair no momento certo. Lutamos o ano todo nesse ano para chegar neste momento. Foi um ano difícil para nós e terminamos como campeões", disse o norte-americano David Jackson, cestinha do Franca na partida decisiva (14 pontos), em declaração ao site da LNB.

Lucas Dias, MVP (Most Valuable Player) - sigla que na tradução em português equivale a jogador mais valioso da temporada - da final foi mais ou menos pelo mesmo caminho.

"Foi um ano muito difícil, muitas cobranças, algumas pessoas duvidaram que estaria em uma condição boa. Não fui MVP à toa. Trabalho demais. Sei o que represento para minha família, para Franca. Estou muito feliz. Queria ter conquistado mais títulos nesta temporada, mas fechamos esse capítulo com chave de ouro", disse o ala-pivô, também à LNB. Pensando no futuro e performando mesmo contra as expectativas de muitos, Franca provou que tem um projeto maduro que resistiu às intempéries no caminho para se sagrar campeão mesmo assim.

Enem estende até dia 21 inscrições para estudantes gaúchos

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (15), em suas redes sociais, que o sistema de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaberto para os estudantes gaúchos. O

novo prazo começa neste domingo (16) e vai até a próxima sexta-feira (21). As inscrições haviam se encerrado na sexta-feira (14). Segundo dados divulgados pelo ministro, foram contabilizadas 5.055.699 inscrições, das quais

4.050.810 já concluíram todos os procedimentos necessários para confirmar a participação. Os números são superiores aos registrados no ano passado.

A abertura de um novo prazo para os estudantes gaúchos ocorre em meio

às dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul com os eventos climáticos. O grande volume de chuvas registrado ano estado do partir do fim de abril deste ano deixou diversas cidades submersas, forçando mais de 600 mil pessoas a sair de suas casas e causando mais de 170 mortes.

A tragédia gerou restrições na mobilidade e dificuldades de garantia de serviços básicos como energia e atendimento de saúde.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. O exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, foi adotado como principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil, já que é usado na seleção de novos ingressantes em boa parte das instituições de ensino públicas e privadas.

Governo celebra 50 anos do Curso de Medicina Veterinária da Uema

Com a presença de diversas autoridades, a gestão estadual comemorou os 50 anos de existência do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A solenidade foi realizada na tarde de sexta-feira (14) no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Durante o evento foram homenageados aqueles que contribuíram para a trajetória do curso, além de ex-alunos e representantes de instituições que se destacaram na área de pesquisa e ensino da Medicina Veterinária. Como egresso do curso e primeiro chefe do Executivo estadual, o governador Carlos Brandão foi um dos homenageados.

“Estou muito feliz de estar sendo homenageado nesta

data histórica. Pude contribuir diversas vezes com o setor desde a criação da Aged [Agência de Defesa Agropecuária] como deputado federal, e agora, como governador com várias ações que beneficiam a área, em especial o produtor rural. Vamos seguir contribuindo cada vez mais para esse setor tão importante para o Maranhão”, informou o governador Carlos Brandão.

Também homenageado, o engenheiro agrônomo Lourenço Vieira da Silva teve importante contribuição para a instalação do curso de Medicina Veterinária na Uema, no período de 1967 a 1974 enquanto foi secretário de Estado da Agricultura do Maranhão.

“Eu vejo uma instituição vitoriosa com o detalhe que

temos um profissional formado na Uema que chegou ao cargo de governador, que é o doutor Brandão. É uma faculdade com especialização, curso de mestrado e doutorado, é uma grande felicidade”, afirmou Lourenço Vieira da Silva.

Para o reitor da Uema, Walter Canales Santana, o aniversário de 50 anos do Curso de Medicina Veterinária é um marco para a instituição e reflete a qualidade do ensino e a entrega dos profissionais que fazem parte da universidade estadual.

“Temos um corpo docente altamente qualificado, temos mestrados, doutorados e uma graduação que é referência no Brasil. Só tenho a agradecer essa oportunidade de ser reitor da universidade nesse momento dessa grande festa e poder homenagear todos aqueles que fizeram e que fazem o curso de Medicina Veterinária da Uema”, pontuou.

A diretora do Curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu Silva, lembrou que ao longo dos anos os egressos da instituição apresentam relevante contribuição para o estado.

“Temos a grande honra e orgulho desses formados que trabalham na defesa agropecuária, faculdades e universidades. Sobre o trabalho na área da defesa, hoje o Maranhão é um estado livre de aftosa sem

ESTADO DO MARANHÃO CAMARA MUNICIPAL DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL

Referência: Pregão Presencial nº 002/2024

A Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras/MA, através de seu Pregoeiro, torna público aos interessados que fará realizar, sob égide da Lei Federal nº 14.133/2021 e Lei Complementar nº 123/2006, no dia de 02 de Julho de 2024, às 08:30 horas, Licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL do tipo MENOR PREÇO POR ÍTEM. OBJETO: Contratação de empresas do ramo para o fornecimento parcelado de Combustíveis para suprir as necessidades da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras/Ma, em conformidade com as especificações contidas no edital e seus anexos. ENDEREÇO: Avenida Principal nº 02 – Bairro São José –CEP: 65.840-000, São Raimundo das Mangabeiras/MA. OBTENÇÃO DO EDITAL: O edital e seus anexos poderão ser visualizados no site oficial https://www.camarademangabeiras.ma.gov.br na aba LICITAÇÕES. Dúvidas e esclarecimento podem ser obtidos através do e-mail camaramunicipal.srm. ma.2021@gmail.com, ou pelo telefone: (99) 98115 - 6250. São Raimundo das Mangabeiras/Ma, 17 de junho de 2024. Luis Gomes Costa - Presidente da Câmara Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 007/2024.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, através da Comissão Permanente de Licitação torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar, sob a égide do Decreto nº 10.024/19 e subsidiariamente as disposições da Lei 14.133/21 e suas alterações posteriores, Licitação na modalidade Pregão na sua forma Eletrônico, do tipo menor preço por item, sob o Regime de empreitada por preço unitário, objetivando: formação de registro de preço para futura e eventual contratação de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços funerários e fornecimento de urnas mortuárias, a fim de satisfazer as necessidades da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jesus das Selvas/ MA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no instrumento convocatório. ABERTURA: 27 de junho de 2024, às 08h00min, através da plataforma: http://portalbomjesusdasselvas.com.br/, demais informações no e-mail cpl2023@bomjesusdasselvas.ma.gov.br. Bom Jesus das Selvas/MA, 13 de junho de 2024. Francisco Carlos Martins de Sousa - Pregoeiro.

vacinação e isso é representa um grande avanço da Medicina Veterinária e, também, uma contribuição dos médicos veterinários que foram formados”, destacou.

Sobre o curso

O Curso de Medicina Veterinária surgiu a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão, autorizada a funcionar pelo parecer do Conselho Federal de Educação nº 100/74, de 29 de outubro de 1974 e pelo Decreto nº 79.862, de 27 de julho de 1977, do Conselho Federal de Educação. Teve seu reconhecimento pelo C.F.E, através do parecer nº 7.154/78 e Decreto da Presidência da República nº 83.067, de 22 de janeiro de 1979.

O curso começou em um pequeno prédio de três salas onde hoje funciona o Departamento de Química e Biologia, passou aos dois prédios de hoje – em que funciona o curso de graduação, o hospital e os laboratórios, além dos cursos de pós-graduação. Além dos programas de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, o hospital veterinário também é um destaque da instituição e está entre os melhores do Norte e Nordeste brasileiro.

WALDEMAR VIEIRA DE SOUZA, CPF: 310.642.991-72, torna público que RECEBEU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA/MA, a Renovação de Outorga – ROU de direito de uso da água superficial no Rio Itaueiras, conforme Processo n° 03048/2021, FAZENDA SÃO PAULO, localizada no município de Estreito - MA.

O empreendimento CONDOMINIO RESIDENCIAL TURIM, Pessoa Jurídica, sob CNPJ Nº 06.021.858/0001-19, torna público que requereu junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, a Outorga de direito de uso para água superficial, localizada na Rua 26, s/n, Cohajap, São Luís - MA, conforme dados constantes no e-processos 457002/2024.

ARRAIAL DO IPEM : POLÍCIA CIVIL INICIA PLANO DE SEGURANÇA PREVENTIVA

Iniciou na noite desta sexta-feira (14), a execução do plano de segurança preventiva e educativa realizado pela Polícia Civil do Maranhão no Arraial do Ipem ,em São Luís. O evento é uma das atrações dos festejos juninos do Maior São João

do Mundo promovido pelo Governo do Estado. Nesta primeira noite de arraial , equipes da Delegacia-Geral da PC-MA; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pes -

soa (SHPP) e o Grupo de Pronto Emprego (GPE) de Timon ,com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC)de Timon , intensificaram as ações com objetivo de garantir a segurança dos brincantes durante as festas juninas e inibir atos criminosos.

O trabalho preventivo realizado na noite de abertura no Arraial do Ipem foi acompanhado pelo delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva e pelo delegado-geral operacional da PC-MA, Lúcio Reis.

Na ocasião, uma equipe da DPCA distribui panfletos informativos com a finalidade de divulgar a campanha “ Faça Bonito Nesse São João” , que visa o combate a qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente.

Sob coordenação da Delegacia Geral de Polícia, os policiais civis estarão presentes em todos os dias no Arraial do Ipem com a missão de garantir a tranquilidade, oferecendo também serviços, a exemplo,o registro de boletim de ocorrência, através de uma base fixa , onde as equipes compostas por delegados , investigadores e escrivães estarão à disposição da população.

CINCO DIAS, SEIS PESSOAS FORAM PRESAS

EM AÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE COMBATE AO

TRÁFICO DE DROGAS EM TIMOM

A Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC-MA), através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC) de Timon, entre os dias 10 e 14 de junho, desencadeou uma série de operações policiais na cidade, visando enfrentamento ao tráfico de drogas.

De acordo com as informações do delegado Leonardo de Carvalho, chefe da DENARC de Timon, durante as ações, foram presas 06 pessoas pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com o delegado, foram apreen -

didos entorpecentes dos tipos “crack, “maconha” e “cocaína”, apetrechos utilizados no tráfico de drogas, como balança de precisão e invólucros plásticos, além de uma motocicleta que, segundo apontam as investigações, era utilizada para o delivery da droga.

ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE REPRESSÃO AO TRÁFICO DE DROGAS; UM CASAL COM EXTENSA FICHA

CRIMINAL FOI PRESO

A zona rural de São Luís, mais especificamente, os bairros Vila Samara e Coqueiro, foram alvos, na manhã desta sexta-feira(14), de uma força-tarefa deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão com objetivo de reprimir atos criminosos na região. Um dos pontos da operação, foi a informação de que um casal residente na localidade estava atuando fortemente no tráfico de drogas, além de serem foragidos da justiça.

As equipes de policiais civis do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), com apoio do 12º Distrito Policial do Maracanã, estiveram no endereço alvo a fim de verificar denúncias . Ao perceber a presença dos agentes de segurança, o homem e a mulher, tentaram empreender fuga levando consigo drogas e munições, mas foram devidamente contidos e presos pela equipe policial.

O casal portava 12 munições intactas (calibres .38, .40 e .20), bem com 204 trouxas de maconha e 239 pinos de cocaína, todos prontos para a comercialização. Na residência foi encontrada um muda de maconha.

Com base no histórico de crimes dos casal, a mulher, de 30 anos, já respondia pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Havia contra ela um mandado de prisão preventiva expedido pelo Comarca de Coroatá, pelo delito de tráfico de drogas. Já o homem, de 40 anos, reponde por roubo, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação e, contra ele também havia um mandado de prisão de recaptura expedido pela 1ª Vara das Execuções Penais de São Luís, tendo em vista, dele não ter retornado ao presídio após o benefício de saída temporário do dia dos pais no ano de 2021. Nesta sexta, o casal foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de munições. O DCCO destacou que o crime era praticado próximo de uma escola, o que causa o aumento de pena no delito de tráfico. Após cumprimento dos mandados de prisão e lavratura de auto de prisão em flagrante, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da justiça.

O chefe da delegacia especializada destacou que ação teve como alvo locais conhecidos popularmente como “biqueiras”, em que ocorre o comércio de drogas ao usuário e que causam muitos transtornos aos populares que residem nas proximidades.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.