SEMINÁRIOS REGIONAIS INTRODUÇÃO o papel da representação dos trabalhadores
relatório 9° Congresso
EMPREGADOS DA CELESC
Os Seminários Regionais surgiram da necessidade de promover o debate com os celesquianos sobre os espaços representativos que os trabalhadores tem disponíveis na empresa. Mesmo com um longo histórico de representação democrática, raramente foi debatido a atuação dos eleitos e a importância destes espaços. A ideia dos seminários surgiu exatamente de um dos mais tradicionais espaços de representação dos trabalhadores; o Representante dos Empregados no Conselho de Administração. 2013 seria o ano do 9º Congresso dos Empregados da Celesc, mas algumas dúvidas pairavam no ar. O que os trabalhadores pensam daqueles que os representam? Estas experiências estão dando certo? Quais os erros e acertos neste processo? Assim, representantes dos sindicatos da Intercel reuniram-se com antigos companheiros de luta para organizar uma forma de buscar estas respostas. Com a ajuda dos ex-representantes dos empregados no Conselho de Administração e de mais companheiros ligados à atividade de formação sindical, os diretores dos sindicatos debateram a melhor forma de democratizar a participação e, em consenso, decidiram pela realização de seminários descentralizados, abrangendo toda a base. Os dirigentes sindicais dividiram-se em 3 grupos e percorreram o estado em 13 Seminários, com a participação de celesquianos das 16 Agências Regionais e da Administração Central. Sob esta ótica os trabalhadores avaliaram a atuação de seus representantes. Mais do que isso: a participação efetiva da categoria ajudou a traçar um amplo diagnóstico das representações na Celesc, democratizando ainda mais o processo e construindo uma categoria cada vez mais unida e forte na luta pelos trabalhadores.
AVALIAÇÃO DOS SINDICATOS O QUE HÁ DE COMUM NA AVALIAÇÃO DOS SINDICATOS? 1. Deficiência de comunicação com a base 2. Ausência do liberado na base
Henri e Paulo
3. pouca formação do Dirigente O primeiro momento dos seminários regionais foi delimitado com o debate sobre a atuação dos sindicatos que compõem a Intercel perante os anseios da categoria. Os trabalhadores puderam avaliar a ação das entidades e de seus dirigentes, elencando problemas e sugestões de melhorias de todos os sindicatos que compõem a Intercel. A seguir destacamos as contribuições dos participantes.
4. Transparência e feedback 5. Relação dirigente/empresa (participação nos GTs)