EDIÇÃO ESPECIAL ESPECIAL
VidaViva:
Ações com muita energia Em 2015 a Intercel, em negociação com a Celesc Distribuição, selou um acordo sobre o tema da saúde do trabalhador. Um avanço no qual os sindicatos e empresa decidiram desenvolver um programa que garanta o envolvimento ativo do trabalhador no processo. A cláusula 42, que garante a implementação do programa da Rede VidaViva nos locais de trabalho, permite a liberação dos trabalhadores para participarem das atividades da rede desenvolvidas pela Intercel. A implementação do programa visa valorizar o saber do próprio trabalhador para possibilitar melhorias nas condições de vida, saúde e trabalho.
Para que o programa VidaViva chegasse até os trabalhadores, a estratégia escolhida foi montar uma equipe de trabalhadores e dirigentes sindicais voluntários que, após passarem por duas etapas de capacitação, seriam os responsáveis pela implementação do programa nos locais de trabalho.
Empresa e sindicato fizeram o plano de trabalho dividindo as áreas de implementação em 5 regiões estratégicas: Sul e Agencia Regional de Florianópolis, Norte, Oeste, Vale, ADM Central. A definição foi iniciar o programa pela Região Sul e Agencia Regional de Florianópolis. A Intercel também negociou com a Celesc que as horas de participação dos trabalhadores nas atividades do VidaViva contam para o PCS da empresa como treinamento, e para os monitores como instrutor colaborador.
1