94 Boletim do CONSELHEIRO OUTUBRO/18
Representante dos Empregados | Leandro Nunes | leandronusi@gmail.com
O futuro da Celesc Pública No 10 º Congresso dos Empregados da Celesc, realizado em Chapecó em maio do ano passado, os trabalhadores da Celesc tiveram a oportunidade de debater a Celesc Pública e o desafio da Concessão. Foram três dias dedicados a estudar o cenário imposto pela ANEEL para a manutenção da nossa Concessão, e discutir alternativas para o atingimento das metas setoriais. Tivemos representantes da empresa, sindicatos, ANEEL e trabalhadores envolvidos nesse trabalho importante para o planejamento do meu mandato no Conselho de Administração da Celesc. As resoluções e moções aprovadas ao final do Congresso definem a pauta da minha atuação no Conselho, e ninguém pode mudar as decisões tomadas no Congresso, nem mesmo os sindicatos que compõem a Intercel. Até o próximo congresso, são essas diretrizes que irão direcionar a forma como representarei os empregados. Dentre os encaminhamentos aprovados no 10º Congresso dos Empregados, um em especial esteve na ordem do dia para encaminhamento nas últimas semanas. Uma das moções aprovadas pelos trabalhadores buscou o comprometimento dos candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina
com a manutenção da Celesc Pública, conforme transcrição abaixo: “Os delegados reunidos no 10º Congresso dos Empregados da Celesc, realizado em Chapecó, de 25 a 27 de maio de 2017, aprovam moção para que os sindicatos que compõem a Intercel, em conjunto com o Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc encaminhem expediente aos pré-candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina para que estes comprometam-se com a manutenção do caráter público da Celesc, trabalhando para que ela seja o motor do desenvolvimento do estado e tenha como objetivo fundamental a prestação de um serviço público de qualidade para a população”. Dessa moção originou-se uma carta, encaminhada aos pré-candidatos ao governo de Santa Catarina, para que esses assinassem firmando o compromisso de que não irão privatizar a Celesc se forem eleitos em outubro. Esse trabalho realizado por mim e pelos sindicatos que compõem a Intercel iniciou logo após a formalização das candidaturas, será apresentado abaixo, em ordem cronológica. Os demais canditados foram procurados, mas não responderam ao chamado.
CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Leonel Camasão (PSOL) – Camasão foi o primeiro candidato a assinar o termo de compromisso de não privatizar a Celesc se eleito em outubro. Camasão reafirmou que a linha da sua candidatura é contrária as privatizações dos setores estratégicos de Santa Catarina, incluindo no discurso o compromisso de manter a Casan e a SCGás também públicas.
1