Seja divulgada. Importante acrescentar na pergunta o foco de atuação do conselheiro. Algumas sugestões de temas importantes para facilitar a resposta aos que não tem uma clareza dos que pode ser feito pelo conselheiro Esta ferramenta deve ter melhoria contínua e ser mais bem divulgada, dada a sua importância. Maioria da base não sabe do que se trata.
NEGATIVAS A pesquisa é sobre o funcionário ou sobre a empresa? Porque muito mais da metade é esse o assunto. As reais perguntas que deveriam ser feitas não estão no questionário. Infelizmente o nosso representante deixo que a política tomasse conta de suas ações e esqueceu o seu principal papel que é pensar na Celesc. Menos sindicato, mais empresa Sim, porque saber se sou sindicalizado, qual diferença faz?
Celesc Pública e a manutenção da concessão O resultado da avaliação desse ano retorna mais uma vez à maior bandeira dos celesquianos. Da mesma maneira do que ocorreu no último ano, os trabalhadores entendem que as mudanças que aconteceram no país e em Santa Catarina em 2019 nos mantém ainda mais alertas à necessidade de estar atento e vigilante todos os dias de 2020 na defesa da Celesc pública. Como registrei anteriormente, fortalecer a nossa união, aprimorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade e atender as metas à manutenção da nossa concessão são os principais objetivos para 2020. Representar os empregados no Conselho de Administração será, objetivamente, um desafio nesse ano. As mudanças que ocorreram na Administração da Celesc modificaram o olhar da direção com relação as representações eleitas pelos empregados. Isso é um fato, não uma impressão. Diferentemente dos anos anteriores, e eu presto serviços direta ou indiretamente à Celesc nos últimos 20 anos, a Diretoria tem sido menos simpática (para ser ameno) aos representantes eleitos pelos empregados. Seja no Conselho de Administração, seja na Diretoria Comercial ou nas representações associativas e sindicais, o diálogo não é o mesmo, e as dificuldades de compreensão de lado a lado são maiores. Questões que sempre foram simples, de fácil entendimento, passaram a ser mais complexas, mais trabalhosas. Sob esse aspecto, é preciso estar cada vez mais disposto a enfrentar os desafios que certamente virão nesse ano e nos seguintes. E, mais uma vez, o resultado da pesquisa me deixou ainda mais confiante de estar no caminho correto e no tom adequado para tocar adiante as nossas demandas, o nosso posicionamento crítico, porém responsável, pelo bem da empresa e dos empregados. Só permaneceremos fortes se estivermos juntos, trabalhando com afinco, dedicação, entrega, responsabilidade, mas também atentos aos nossos comunicados e alertas sobre o que for acontecendo no ambiente de governança corporativa da empresa. Se a minha voz for a nossa voz, se o meu voto for o nosso voto, se a minha defesa for a nossa defesa, certamente teremos mais chances de terminar 2020 atingindo as metas da concessão, com a Celesc pública, para o bem de todos e todas. Novamente, muito obrigado para todos os colegas que cooperaram com a divulgação da pesquisa e que incentivaram os demais empregados a responderem. Obrigado, em especial, para todos e todas que atenderam ao pedido, participaram do processo e contribuíram para uma representação ainda mais sintonizada com os celesquianos. No 1º trimestre de 2020 visitarei a Administração Central e todas as Agências do Estado, prestando contas da minha atuação no Conselho de Administração e dialogando com os trabalhadores. Nos vemos lá! Um abraço. CELESC PÚBLICA BOM PARA TODO MUNDO.
VAMOS À LUTA! Abraços, Leandro
EXPEDIENTE Boletim do Conselheiro é uma publicação do Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc Jornalista Responsável: Paulo Guilherme Horn (MTE 3489/SC) Revisão: Patrícia Mendes e Jair Maurino Fonseca Telefone / Whatsapp: (47) 9187-6572 | Email: leandronusi@gmail.com https://www.facebook.com/LeandroNunesConselheiro
28