Boletim da Intercel nº 78

Page 1

boletim da intercel Informativo da Intercel

- 29 de agosto de 2019 -

N78

1ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO DIRETORIA OMITE INFORMAÇÕES E PUBLICA BOLETIM COM INVERDADES cumprimento depende da manutenção da taxa Selic, fator externo à Empresa, que em junho estava em 6,35%”.

A Celesc manipula a informação e omite o fato de que a Taxa Selic que será utilizada no cálculo do indicador da concessão é uma média móvel dos últimos 12 meses. Mesmo que a Selic esteja em alta no final do próximo ano, a média móvel irá carregar os baixos valores acumulados até agora

Na edição nº 1467 do jornal Linha Viva, a Intercel já alertava os trabalhadores de que uma das batalhas desse Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) será a da informação. Com uma comunicação intensiva, a Diretoria tem preparado o terreno para os ataques aos direitos dos trabalhadores. Em poucos dias, a empresa lançou um boletim informativo do ACT, publicando 3 edições antes mesmo da primeira rodada. Enquanto o primeiro informe serve apenas para apresentar a ferramenta, o segundo já deixam claras as intenções: manipular a informação para justificar a retirada de direitos. No texto (também abordado no Linha Viva), a diretoria afirma ter apresentado ao corpo gerencial indicadores da concessão, dando o comando para que cada chefe faça o papel de multiplicador do golpe: martele aos empregados que é preciso cortar as conquistas do ACT para a Celesc ter futuro. Esta postura não é desconhecida e já era esperada de uma diretoria que investe em propaganda para maquiar suas reais intenções. A inverdade, no entanto, vem no terceiro informativo. Travestida de informação didática, a Celesc omite dados importantes sobre as metas financeiras da concessão, criando uma narrativa alarmista com relação à Taxa Selic. De acordo com o texto da empresa, “o volume de despesas e de dívidas atuais, o

Até aí tudo bem. O problema é o cenário pintado para uma possível alta da taxa. De acordo com a empresa, a ins-

1

tabilidade histórica do indicador pode fazer com que a Celesc não cumpra as metas financeiras em 2019 e 2020, perdendo a concessão. E onde está a inverdade? A Celesc manipula a informação e omite o fato de que a Taxa Selic que será utilizada no cálculo do indicador da concessão é uma média móvel dos últimos 12 meses. Mesmo que a Selic esteja em alta no final do próximo ano (o que é pouquíssimo provável, considerando o resultado da pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira, 26 de agosto, que mostrou que a Selic deve terminar 2020 em 5,25% na opinião dos economistas consultados), a média móvel irá carregar os valores menores acumulados durante o período de apuração. O comunicado termina com uma frase de efeito: “diante dos números, precisamos agora juntar esforços para atender os indicadores”. Pois a Intercel afirma: diante da inverdade, é preciso juntar esforços para defender os direitos dos trabalhadores! A construção da narrativa da Celesc sobre os riscos da perda da concessão é feita com uma informação errada. É dessa forma que a Diretoria diz esperar a contribuição dos empregados. Pior! Aponta para a próxima edição o primeiro passo do golpe contra o plano de saúde. Uma perguntinha no final do informativo 3: o que é passivo atuarial?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim da Intercel nº 78 by Paulo Guilherme Horn - Issuu