boletim da intercel
Informativo da Intercel - 16 de fevereiro de 2017
-
N42
PLR 2017 em face à proposta rebaixada, intercel encaminha à diretoria de gestão contraproposta defendendo bandeiras dos trabalhadores
A diretoria da Celesc comunicou os trabalhadores que encaminhou aos sindicatos da Intercel uma proposta para a Participação nos Lucros e Resultados 2017. No texto divulgado, a Diretoria afirmava que a simples manutenção de uma PLR em um momento de crise seria motivo de aplausos dos trabalhadores. Afirmava, ainda, que a proposta rebaixada era um reflexo da luta pela manutenção da concessão. A crítica da Intercel ao discurso da Diretoria e à falta de reconhecimento da importância dos trabalhadores para a empresa já foi feita na edição nº 1348 do jornal Linha Viva. Entretanto, os sindicatos da Intercel sempre tiveram uma postura propositiva, fazendo as críticas necessárias, mas também indicando os caminhos que devem ser tomados para fortalecer a empresa pública e valorizar os celesquianos. Desta forma, a coordenação da Intercel protocolou ontem, dia 15, correspondência à Diretoria de Gestão com uma contraproposta que reflita os anseios da categoria. Abaixo, detalhamos a contraproposta encaminhada pela Intercel.
INDICADORES A proposta da empresa continha 8 indicadores. E mesmo a diretoria afirmando que a proposta era idêntica a do ano anterior, isso não é verdade. Indicadores favoráveis aos trabalhadores foram retirados do Contrato de Gestão (DGR - Desempenho Global de Reclamação e Educação Continuada) e não podem fazer parte da proposta este ano. EBITDA, que em 2016 eram indicadores separados, aparecem agora em um único indicador com peso 20%, o que também dificulta o atingimento da meta. A empresa ainda incluiu Perdas Comerciais e Inadimplência na proposta, indicadores controversos, ao primeiro olhar. Após análise detalhada, a Intercel propôs a utilização de 9 indicadores, distribuindo melhor seus pesos, conforme quadro ao lado.
1
INDICADORES
PESO
EBITDA - D/H
10%
EBITDA - G/H
10%
MSO - Consolidado
10%
DEC
15%
FEC
15%
Índice Técnico
10%
Gestão Regulatória Pró-ativa
10%
Contratação de Energia
10%
Perdas Comerciais
10%