
5 minute read
SAS pág
SAS aposta no potencial de negócios gerados por dados e analytics para expandir as vendas do ecossistema de canais
Por meio de software e serviços inovadores, o SAS, líder em analytics, capacita e inspira clientes em todo o mundo a transformarem dados em inteligência. A companhia investe no conceito “The power to know” (O poder do saber). Para saber os planos da empresa para o segundo semestre, conversamos com Ana Minconi, diretora de Alianças e Canais do SAS para o Brasil:
Advertisement
PS: Conte-nos sobre a sua trajetória profissional, onde tudo começou e como a expertise adquirida a auxilia na função que assumiu no SAS há pouco mais de dois anos?
AM: Tenho uma trajetória focada em Canais, que teve início há 19 anos, na Microsoft. Lá, tive a oportunidade de trabalhar com diversos tipos de parceiros, como revendas de software, distribuidoras e canais de OEM. Depois da Microsoft, fui trabalhar em empresas como Softline, D2L e Intel Security, nas quais ampliei meus conhecimentos sobre SaaS (software como serviço) e em soluções de analytics, IoT e Big Data. Toda esta experiência vem contribuindo muito para minha atuação no SAS, para o crescimento da atuação de parceiros em ofertas estratégicas, e também na ampliação dos programas de capacitação comercial e técnica, amparando nossos times comerciais no processo de modernização de nossa base.
PS: Quando você assumiu a área sua missão era impulsionar o canal para atender as demandas dos clientes, como está atualmente o trabalho com os canais?
AM: Graças à assinatura do contrato de distribuição com a TD SYNNEX, o SAS tem aumentado a sua capilaridade localmente, tanto pelo recrutamento de novos parceiros regionais quanto no engajamento de novos canais especializados, contribuindo para uma maior proximidade com clientes de todo o Brasil, o que vem possibilitando o fechamento de negócios com novos clientes. Destaco também o apoio dos nossos parceiros estratégicos (os GSIs – Global Strategic Integrators), que são cada vez mais relevantes no nosso modelo de negócios que visa atender às necessidades dos clientes com o que há de melhor em tecnologia.
PS: Qual a estratégia do SAS diante da aceleração da transformação digital?
AM: A partir de parcerias estratégicas com grandes empresas de tecnologia, que garantem mais robustez ao nosso ecossistema local, e com o apoio do amplo proAna Minconi: Estamos em um dos momentos mais promissores em relação ao uso de dados e de analytics em todo o mundo
grama de capacitação à parceiros, tanto por meio digital quanto por interações com nossos times técnicos, o SAS vem promovendo uma atuação conjunta que garante o pleno apoio aos clientes, no seu processo de modernização e transformação digital.
PS: Como a companhia avalia o potencial do setor de Analytics no país?
AM: Estamos em um dos momentos mais promissores em relação ao uso de dados e de analytics em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. De acordo com previsões da IDC, no Predictions Brasil 2022, analytics, inteligência artificial, machine learning e data management estão na pauta prioritária de 47% das empresas este ano, o que deve gerar um crescimento de 10% nessa área em relação ao ano passado. No dia a dia, temos percebido exatamente isso: as empresas já perceberam que o caminho rumo aos dados não tem volta.
PS: Quais são as apostas da empresa em termos de soluções em 2022?
AM: O portfólio do SAS em termos de soluções relacionadas a dados e analytics é extremamente abrangente, nos permitindo atender às empresas com os mais distintos níveis de maturidade em relação ao uso de dados e à cultura data driven (conceito que se refere a tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados). O que temos visto é um investimento consistente das empresas na modernização de seus ambientes analíticos, de forma a expandir e democratizar o uso de dados corporativamente. Além disso, temos visto crescer a demanda por soluções de combate à fraudes, e também as soluções de martech (ferramentas de marketing digital), que permitem um melhor atendimento ao cliente.
PS: Quais são os diferenciais da companhia em relação à sua concorrência que os canais precisam conhecer?
AM: O SAS é pioneiro no segmento de analytics, com mais de 40 anos de história. Toda essa experiência somada ao alto investimento em P&D, faz do SAS líder global no segmento, reconhecido por todas as empresas de análise de mercado independentes. As soluções do SAS são robustas e extremamente flexíveis, podendo atender às mais variadas demandas dos clientes.
PS: De que modo o parceiro pode ganhar dinheiro na venda de soluções do SAS?
AM: Através de revenda de software, do comissionamento na indicação de novos negócios, de seu poder de influência em processos de venda de software, ou através de apoio ou entrega de Serviços Profissionais de Consultoria.
PS: Qual a principal expectativa da companhia para este e os próximos anos?
AM: O SAS tem obtido excelentes e consistentes resultados ao longo dos últimos anos, e o objetivo é manter esse ritmo também em 2022. Paralelamente, a empresa vem se preparando para o IPO (oferta pública inicial), anunciado em 2021 e previsto para 2023.
PS: Como está o programa de canais da empresa atualmente, há alguma atualização prevista para trazer novos benefícios aos canais?
AM: A principal diferença é o início da atividade de uma distribuidora local, a TD SYNNEX, que como mencionei anteriormente está nos apoiando em nosso plano de expansão regional, e na abertura de oportunidades em novos segmentos de mercado, como Manufatura e Agronegócio, além da ampliação das oportunidades nas verticais em que já somos presentes, como o setor público.
PS: Quais os diferenciais mais expressivos do programa de canal da companhia em relação a concorrência?
AM: Os diferenciais são os níveis de parceria estruturados para atender demandas dos parceiros (Silver, Gold e Platinum), Modelos de Negócio flexível, que permite remuneração por indicação de oportunidade. Um exclusivo Demo center, onde os canais podem utilizar as ferramentas e Produtos SAS para seu desenvolAna Minconi: O SAS dispõe de programas locais dedicados à capacitação comercial e técnica dos parceiros
vimento; Acesso gratuito aos laboratórios virtuais do SAS e Verbas de Marketing Compartilhado.
PS: Em relação a treinamentos e qualificação, o que a companhia tem realizado em prol do ecossistema de parceiros?
AM: Além de nossas plataformas online de treinamento e certificações oficiais, o SAS dispõe de programas locais dedicados à capacitação comercial e técnica dos parceiros. Estamos sempre atentos às necessidades e demandas locais de nossos clientes, para desenvolver novos programas de capacitação, com métodos teóricos e práticos.
PS: Por fim, qual o seu recado para os parceiros?
AM: O SAS encontra-se em plena expansão de seu quadro de parceiros locais. Entre os principais benefícios de tornar-se um canal SAS, estão o amplo acesso à plataformas técnicas de treinamento, time local dedicado, verbas alocadas para atividades de marketing e 26 anos de presença local consolidada em clientes de grande porte, com foco atual em modernização de plataforma. Além disso, é claro, a chance de aproveitar as enormes oportunidades que o mercado de dados e analytics oferece neste momento, com um potencial de negócios cada vez maior.