Dezembro de 2013

Page 1

www.paroquiadapompeia.org.br/ pascompompeiabh@gmail.com

Periodicidade: mensal - Circulação: Zona Leste - Ano: XVII - Edição de dezembro de 2013

Tiragem: 3000 - distribuição gratuita

PALAVRA DO PÁROCO

UM OLHAR DE ESPERANÇA Nosso olhar deve ser sempre de esperança, por aquilo que foi vivido, pelo que se vive e por aquilo que está por viver. Celebrar os 75 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia é celebrar a esperança de um povo que experimentou e experimenta a ação de Deus que nos sustenta em seu amor. Cada pessoa que passou, passa e passará pela Paróquia em seus mais diversos ministérios traz em si a esperança de fazer crescer nesta porção da Igreja o Reino de Deus. Queremos louvar a Deus por estas pessoas que fizeram ao longo dos 75 anos não somente manter o que se tem, mas com seus dons e carismas atualizar a ação do Evangelho nos recantos da Paróquia. Celebrar os 75 anos é celebrar a paróquia além-fronteira. Podemos dizer que a Paróquia da Pompeia é mãe de tantas outras que dela vieram. Sim, a Paróquia não tem fronteiras, pois ir e vir todos podemos. Portanto, aqueles que entram e saem sentem-se à vontade em nossa Paróquia. Queremos louvar a Deus pelos Capuchinhos que plantaram a semente do Reino de Deus, iniciando o trabalho apostólico junto ao povo nesta localidade; foram muitos frades, nos mais diversos cargos, que passaram pela Pompeia dando testemunho de paz e bem! Por fim, louvar a Deus na esperança pelas Comunidades, Setores, Pastorais, movimentos e grupos sociais diversos, que elevam até hoje a bandeira da esperança de abrir os corações para tempos vindouros.

O pequenino no presépio Página 7

Nesta edição:

Advento: tempo novo que Deus nos dá!

Avisos Importantes

Página 2

Página 3

Bênçãos de Deus! Paz e Bem! Frei Antonio Honorato Pároco

Jubileu dos 75 anos da Paróquia

Página 4 e 5


2

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

Avisos importantes

fique por dentro

Programação de Natal na Comunidade São Rafael

Batizados Foram batizadas no dia 10 de novembro de 2013 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, pelo pároco, Frei Antonio Honorato, as seguintes crianças:

Amanda Dutra Silva Pais: Antonio Aparecida de Couto Silva e Ana Paula Ramos Dutra

Laura Souza Carvalho Pais: Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior e Manuella de Oliveira Souza

Ana Beatriz Nogueira Alves Pais: Frederico Alves Crispim Santos e Natália Nogueira Francisco

Lorena Katren P. dos Santos Pais: Adair José Pereira e Lucinéia Gomes dos Santos

Arthur Santos Cipriano Pais: Luiz Carlos Lourenço Cipriano e Roberta Daniele dos Santos Cipriano

Maria Elisa Gargiulo Fernandes Pais: José Hudson Clay Fernandes e Janaina Gargiulo Fernandes

Bernard Gonçalves Faria dos Santos Pais: Júnio Gonçalves dos Santos Faria e Cristiane Cipriano Faria Gonçalves

Miguel Augusto Moreira Pais: Paulo Henrique Moreira Pereira e Débora Augusta da Silva Moreira

Felipe Silva Neves Pais: Rodney Lima Neves e Ana Beatriz da Silva Neves

Rafaela Gomide Rodrigues Albuquerque Pais: Rodrigo César R. Albuquerque e Renata Gomide Albuquerque

Henrique Leon Costa Alves Pais: André Leon Vieira Costa e Marielle Costa Alves Batista

Sabrina Adriana Silva Belilo Pais: Adriano Belilo e Samanta de Jesus Silva

Jorge Henrique Rodrigues Ricieri Pais: Warley Diego Gonçalves Ricieri e Aline Rodrigues de Lima Ribeiro

Thais Emanuelle Faria Pais: Alison Marcelino Moreira e Priscila Darc Faria

Lara Victoria Pereira dos Santos Pais: Adair José Pereira e Lucinéia Gomes dos Santos

Componentes: Frei Antônio Honorato Frei Fabrício Ferreira Rosa Frei Márcio José da Silva Anderson Pena Andréa Matos Cristiano Júlio de Assis Davidson Henrique Costa Silva Guilherme Augusto Santos Oliveira Hudson Brandão

Pastoral do Batismo

Isabella Batista Jardim Maria Madalena Loredo Neta Rua Iara, 171 – Pompeia, Belo Horizonte – MG ( 31) 3889 4980 Site: www.paroquiadapompeia.org.br E-mail: pascompompeiabh@gmail.com Arte e Impressão: FUMARC Gráfica Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal. O Jornal O Rosário reserva-se o direito de editar as matérias recebidas.

Com fé, restaurando a casa da mãe: Faça sua doação!

Paróquia N. Senhora do Rosário de Pompeia Banco Itaú: conta 15088-9 cc - Agência 0587 Que a Virgem do Rosário o proteja!

Natal do Senhor nas Comunidades da Paróquia

24/12 – Vigília de Natal 19h – São Rafael 20h – Matriz 20h – Esplanada 20h – Abadia 20h – São Judas Tadeu 25/12 – Natal do Senhor 07h – Matriz 18h – Esplanada 19h – Matriz Não haverá Missa na Abadia

Ano Novo nas Comunidades da Paróquia

31/12 – Vigília de Ano Novo 07h – Matriz 20h – Matriz 01/01 – Ano Novo (Solenidade da Santa Mãe de Deus; Dia Mundial da Paz e Aniversário de 76 anos da Paróquia) 07h – Matriz 19h – Matriz Não haverá Missa na Abadia

expediente PASCOM Pastoral da Comunicação

02/12 – 20h: 1º dia da Novena na casa da Sílvia 03/12 – 20h: 2º dia da Novena na casa da D. Santinha 04/12 – 20h: 3º dia da Novena na casa da Neide 05/12 – 20h: 4º dia da Novena na casa da D. Osvalda 06/12 – 20h: 5º dia da Novena na casa da D. Sebastiana 07/12 – 18h: 6º dia da Novena na casa da Maria 08/12 – 18h: 7º dia da Novena na casa da Jéssica 09/12 – 18h: 8º dia da Novena na casa da D. Célia (seguida da Missa na Matriz) 12/12 – 20h: 9º dia da Novena com Adoração ao Santíssimo na Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos 19/12 – 19h30: Louvor com Ministério de Música Adoradores em Verdade na Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos 22/12 – 18h30: Celebração Eucarística na Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos. Após a Missa entrega dos presentes às crianças da comunidade. Nesse dia não haverá Missa às 10h, somente às 18h30 24/12 – 19h: Missa da Vigília do Natal, Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos 29/12 – 10h: Crisma realizada durante a Celebração Eucarística que será presidida por Dom João Justino, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte

Problemas com drogas? Deseja parar? Procure o GRUPO FAMÍLIA POMPEIA DE N. A. Local: Rua Iara, nº 202 - Horário: De 20h às 22h REUNIÕES ABERTAS ÀS FAMÍLIAS. Venha nos visitar! Talvez possamos ajudar.

Celebrações Eucarísticas no mês de janeiro

Comunidade da Esplanada, somente aos domingos às 18h. Comunidade da Abadia, somente aos sábados às 19h. Comunidade São Rafael, somente aos domingos às 10h. Comunidade São Judas, aos domingos às 19h e dia 28/01, às 08h e 20h. Comunidade da Pompeia, horário normal.

Terço dos Homens

Convidamos todos os homens para a contemplação dos mistérios do Terço todas as segundas-feiras às 19 horas na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. “O homem que carrega o Rosário de Maria tem sempre o olhar de Deus sobre sua vida”!

Campanha solidária

O Conselho Pastoral Paroquial lançou a Campanha Solidária de 1 milhão de irmãos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Com a doação de apenas R$ 1,00 você estará contribuindo com todas as comunidades da Paróquia. Solidarize-se e convide seus familiares, amigos e vizinhos!

Terço Nacional em Aparecida

O Terço dos Homens convoca todos os homens para o terço nacional em Aparecida-SP, no dia 22 de fevereiro de 2014. Saída dia 21 de fevereiro, às 19 horas em frente à igreja matriz e retorno dia 23 de fevereiro, às 13 horas. Valor: R$ 300,00, que pode ser dividido. Este valor está incluso o ônibus, café da manhã, almoço, jantar e pernoite. Contato com Nenzinho pelo telefone 3463-3908.


3

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

Comunidade São Rafael Batizado

Aconteceu, no dia 17 de dezembro de 2013, Batizado Comunitário na Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos: 10 crianças moradoras da Comunidade e 1ª Eucaristia de 2 crianças, sendo que uma delas também foi batizada neste dia. A Celebração foi presidida por nosso Pároco, Frei Honorato, que conduziu o Batismo e a 1ª Eucaristia com a presença forte e ação do Espírito Santo. Cabe ressaltar que das 10 crianças Batizadas, 7 são (ou foram) acompanhadas pela Pastoral da Criança, que era responsável, neste dia, pela Liturgia. O Ministério de Música do ECC complementou a Celebração com seus dons de vozes e instrumentos. Após a Celebração houve uma pequena confraternização realizada pelo Conselho, para todas as pessoas presentes. Agradecemos às famílias por escolherem nossa Capela para realizar o Batismo e 1ª Eucaristia de seus filhos, ao Ministério de Música, à Pastoral da Criança, ao nosso Pároco por sempre nos apoiar, à Pastoral do Batismo e a todas as pessoas presentes. Batizados: Daniel Lucas Ferreira da Silva Evellin Cristine Ferreira da Silva Sarah Cristiane da Fonseca Ferreira Pais: Roberto Pereira da Silva e Maria de Lourdes Ferreira Henry Gabriel Morais dos Santos Kyara Morais dos Santos Pais: Aderle dos Santos e Carla Elierge Morais Tácila Vitória Freitas Gonçalves Alemar Thauan Vítor Freitas Gonçalves Alemar Pais: Leonardo Gonçalves Alemar e Gleice Kelle Freitas Pereira Julia Ferreira de Freitas Pais: Lucas Ferreira Silva e Paula Amanda de Oliveira Freitas Kauane Karollaine Martins da Silva Pais: Ivan Mardoniel Coimbra da Silva e Ana Carolina Martins Carvalho Victor Hugo Ricardo da Silva Mãe: Cleonice Ricardo da Cunha

Primeira Eucaristia Thalles Freitas Gonçalves Alemar e Tauan Vítor Freitas Gonçalves Alemar

Apresentação Grupo de Percussão No dia 08 de novembro de 2013, na Escola Municipal São Rafael, apresentação dos Adolescentes, moradores da Comunidade São Rafael, que fazem parte do Grupo de Percussão patrocinado pela UNDIÓ em parceria com o Conselho da Comunidade. Agradecemos à Diretoria e Professores da E. M. São Rafael pelo convite, carinho e atenção dispensados aos integrantes do Grupo de Percussão; e a UNDIÓ pela parceria e confiança depositada neste Conselho e, acima de tudo, nos Adolescentes e Jovens moradores da nossa Comunidade. Aos Adolescentes e Jovens, moradores da Comunidade São Rafael, que tiverem interesse de tocar no Grupo de Percussão: aulas toda terça e quinta-feira das 17h às 18h, na Capela São Rafael e N. Sra. dos Anjos.

Pastoral da Criança No dia 19 de outubro de 2013 a Pastoral da Criança, em comemoração ao dia das Crianças, promoveu um passeio com as crianças cadastradas nas 3 Comunidades (São Rafael, São Judas Tadeu e Vila N. Sra. do Rosário de Pompeia) e frequentes nas Celebrações da Vida, ao Museu de História Natural da UFMG localizado no bairro Instituto Agronômico. Agradecemos aos funcionários do Museu que, com muito carinho e atenção, nos atenderam e receberam as crianças, Líderes e Apoios, e à sua Diretoria, que possibilitou o passeio, nos isentando de qualquer taxa. Agradecemos aos amigos e parceiros que nos possibilitaram o transporte com a presteza, carinho e atenção de sempre. Agradecemos às famílias que confiaram nos Líderes e Apoios permitindo que seus filhos participassem desse passeio. Conselho Comunitário Pastoral Comunidade São Rafael

Advento: tempo novo que Deus nos dá! Advento é uma nova oportunidade que Deus nos dá. Mais uma vez estamos começando o tempo litúrgico do Advento. O risco é vivê-lo como mera repetição, como um tempo parecido com o tempo anterior. Cada Advento, por mais parecido que seja ao anterior, é totalmente diferente; ele é original e único, porque as esperanças são novas, os projetos são novos, a vida se renova sempre, o seguimento de Jesus Cristo se aprofunda sempre mais. Não nos esqueçamos de que o Advento é toda uma possibilidade de vida que temos à frente. Por isso o grande tema desse tempo é “Vigiai porque não sabeis quando virá o vosso Senhor”. Ninguém vigia o que já passou e não existe mais. Vigiamos o que está por vir, o que está vindo. A vigilância olha sempre o futuro. Um futuro que depende de Deus e depende de nós. Porque uma coisa é a ação de Deus em cada um de nós neste tempo do Advento, e outra coisa é o que nós fazemos para que algo novo aconteça. Nós mesmos somos um “advento”, porque nosso futuro depende do que esperamos. Há aqueles que já não esperam nada. Há outros que esperam algo novo, mas duvidam. E há aqueles que esperam o novo e dedicam sua vida a criá-lo já agora. Porque em cada momento definimos nossas vidas; em cada momento algo surpreendente pode acontecer em nossa vida; em cada momento nossa vida pode apagar-se ou pode rejuvenescer-se. Vivemos num contexto marcado pela dispersão, seduzidos por estímulos ambientais, envolvidos por apelos vindos de fora, cativados pela mídia, pelas inovações rápidas, magnetizados por ofertas alucinantes. E então nos esvaziamos, nos diluímos, perdemos a interioridade e... nos desumanizamos. Advento é um tempo propício – kairós – para ajudar a superar nossa dispersão e poder recuperar a densidade humana interna. Para isso, precisamos entrar em estado de vigilância, repensar a interioridade perdida, reconquistar a autodeterminação. E vigiar não é repetir-se, mas re-descobrir-se, re-inventar-se, re-encontrar-se, buscar-se de novo. A Coroa, símbolo do Advento A Coroa do Advento tem sua origem na Europa, quando os chamados povos bárbaros acendiam algumas velas que representavam a luz do Sol. Assim, eles afirmavam a esperança que tinham de que a luz e o calor do astro-rei voltaria a brilhar sobre eles e aquecê-los. Os primeiros missionários católicos quiseram, a partir dos costumes dos da terra, ensinar-lhes a fé e conduzi-los a Jesus Cristo. Foi assim que criaram a coroa do advento. Sua forma circular é para dizer que não tem princípio nem fim; sinal do amor de Deus, que é eterno. O círculo traz ainda a ideia de um elo/aliança que liga Deus e as pessoas. Os ramos verdes representam a esperança, a vida. Deus quer que esperemos a Sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna. Os ramos verdes lembram as bênçãos que foram derramadas sobre os homens por Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda entre nós e que, agora, com uma esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na segunda e definitiva volta d’Ele. As quatro velas da Coroa nos dizem que o Advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiência de escuridão, as trevas do pecado. À medida que nos aproximamos do Natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando a aproximação da chegada até nós d’Aquele que é a Luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem dissipa toda escuridão, é quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e, por amor a Ele, a “paz na Terra entre os homens de boa vontade”. Com esse tempo de preparação, a Igreja quer nos ensinar que a vida é um imenso advento e, se vivermos bem, Jesus Cristo será nossa recompensa e nos reservará no Céu um belo lugar, como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor 2, 9). Ismar Dias de Matos, professor de Filosofia e Cultura Religiosa na PUC Minas. E-mail: p.ismar@pucminas.br

PAGAMENTO DE CONTAS


4

Jubileu de 75 anos

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Capela de Nossa Senhora Aparecida

Capelade São Judas Tadeu

Capela de Nossa Senhora da Abadia

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Capela de Nossa Senhora dos Anjos e São Rafael

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Selo do Jubileu de 75 anos


5

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

Nossa Paróquia rejubila de alegria pelos 75 anos

Programação

9 de dezembro - Segunda-feira

Tema: Família, a igreja doméstica 19h - Celebração Eucarística. Resp.: Comunidade São Rafael; Terço dos Homens; Encontro de Casais com Cristo. Exposição fotográfica e de depoimentos na igreja matriz.

10 de dezembro - Terça-feira Tema: Vocação, resposta ao chamado de Deus 19h - Celebração Eucarística. Resp.: Comunidade da Esplanada; Frades Capuchinhos, Ordem Franciscana Secular; Irmãs Batistinas; Irmãs Camilianas; Pastoral do Batismo; Pastoral do Dízimo e Encontro de Noivos 20h - Celebração do Advento, presidida por Dom João Justino, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

11 de dezembro - Quarta-feira Tema: Fé, Esperança e Caridade, virtudes do Amor 19h - Celebração Eucarística. Resp.: Comunidade da Abadia; Pastoral da Criança; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral da Misericórdia; Vicentinos. 20h - Documentário sobre os 75 anos da Paróquia.

12 de dezembro - Quinta-feira Tema: Eucaristia, fonte de vida e missão 08h às 17h - Adoração ao Santíssimo Sacramento com setores, pastorais, movimentos das comunidades.

19h - Celebração Eucarística. Resp.: Comunidade São Judas Tadeu; Ministros extraordinários da Comunhão; Pastoral do Dízimo; Legião de Maria; Congregado Mariano; Mãe Rainha.

13 de dezembro - Sexta-feira Tema: Perdão e Reconciliação, a humildade de recomeçar 19h - Celebração Penitencial Comunitária e Celebração Eucarística. Resp.: Comunidade da Pompeia; Pastoral da Liturgia; Apostolado da Oração; Setores das Comunidades.

14 de dezembro - Sábado Tema: Juventudes, desafios e esperanças 9h - Acolhida da Maquete da Catedral Cristo Rei. 14h30 - Assembleia Paroquial (participação: conselhos paroquial e comunitários, pastorais, movimentos e por todo o povo de Deus). Local: Igreja Matriz. 19h - Lucernário e Celebração Eucarística Resp.: Comunidade da Pompeia; Acólitos e Coroinhas; Catequese; Pastoral da Comunicação; Pastoral da Acolhida.

Hino a Nossa Senhora do Rosário de Pompeia L. e M.: Giosy Cento Adp.: Fr. Robson de Aguiar Ribeiro e Fr. João Ferreira Junior

Senhora do Rosário, roga por nós! Roga por nós! Somos filhos teus. (bis) 1. Sobre o teu colo tu trazes Jesus, lugar que é de todos nós. O teu Rosário ofereces aqui, ele nos leva a Jesus. Ó Mãe Dulcíssima, ó Mãe de Amor, ó Mãe que vive em Pompeia. 2. A São Domingos Jesus confiou o memorial de sua Mãe. E a Catarina é Maria quem dá, do Filho, um Rosário de amor. Floresça em nós tão grande devoção, ó Mãe que vive em Pompeia. 3. Sobre esta terra que Deus nos doou, faze desaparecer toda violência, discórdia e terror, reine somente a paz. Seja a Verdade e o Caminho Jesus, ó Mãe que vive em Pompeia.

15 de dezembro - Domingo 9h - Celebração Eucarística em ação de graças pelos 75 anos da Paróquia, presidida por Dom Walmor Oliveira, arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte.

• Neste dia, haverá Celebrações Eucarísticas somente na Comunidade Matriz, às 7h, 9h e 19h.

4. Lá bem ao longe um templo se vê símbolo de uma fé. Sobre as Andradas tu velas por nós, Mãe que nos guarda e conduz. Sobre telhados e casas estás, ó Mãe que vive em Pompeia.


6

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

O presépio Os pastores com suas ovelhas vão aproximando e rezando outros anjos e mais outros voando e cantando: “Glória a Deus no mais alto dos céus, na terra paz aos homens”

Ano do Senhor 1223. Estava próximo o Natal. Em Greccio, na Itália, Francisco queria fazer neste Natal que considerava a “festa das festas”, uma celebração nova, cheia de significado e alegria, e com grande participação de todas as pessoas. Francisco pensou, pensou e inventou o presépio. Foi bem assim que quis o poverello de Assis: Lapinha de nada Maria ajoelhada e José a seu lado. Na manjedoura reclinado envolto em paninhos o Rei dos Reis, o Deus Menino! Fazia frio, muito frio. Um anjo envolto em luz aos pastores que passavam a noite aguardando seus rebanhos, anuncia o grande acontecimento: o nascimento do Menino Jesus!

Também o boi, o burro e muita palha tudo como em Belém! E a Estrela? Sim, porque em um presépio não pode faltar a Estrela. Estrela de Belém Estrela Guia Estrela de Luz Estrela que brilha no caminho para Jesus! E Francisco inventou o presépio! Mas e os Reis Magos, onde estão? Ah! Estes no Natal, ainda não tinham chegado, estavam bem longe por desertos do Oriente, mas bem depois, guiados pela Estrela Cadente visitam o Menino e sua Mãe e prostrando o adoram e oferecem seus presentes. E hoje, ano do Senhor – 2013 pequeno ou grande singelo ou suntuoso nas casas e nas igrejas o presépio é e será sempre – o presépio! Pois foi assim, bem assim que Jesus quis nascer na mais Santa Pobreza; mas, acredite, o nosso coração, ainda é para Ele, o Melhor Presépio! Wanda Ribeiro Machado

Como estamos celebrando?

Gestos e atitudes 1 – Para refletir: Vamos ler Lc 5,12-13 2 – Para comparar: A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A graça de Deus não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Devemos sempre rezar com a alma, mas com o corpo também. A Missa é o louvor visível do Povo de Deus. Vejamos os significados dos gestos: • Sentado: é uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. • De pé: é uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do “orante”. (Mc 11,25 e Ap 7,9) • De joelhos: é uma posição comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Significa adoração a Deus. (Fl 2,10 e At 9,40) • Genuflexão: é um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e quando dela saímos, se ali existe o sacrário. • Inclinação: é um gesto de grande respeito e adoração. • Procissão: na missa podem ser feitas diversas procissões: entrada do presidente / no evangelho / no ofertório / na comunhão. A história da salvação começou com uma procissão: Abraão e sua família a caminho da Terra Prometida. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do pai. Somos uma Igreja peregrina. • Mãos levantadas: é atitude dos orantes. É súplica e entrega a Deus. (1 Tm 2,8) • Mãos juntas: significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade. • Prostração: é uma atitude própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus, com uma vida nova e uma nova missão. • Silêncio: tem seu valor na oração. É bom fazer após as leituras, a homilia e comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. “O Senhor fala no silêncio do coração”. Uma missa que não tivesse nenhum momento de silêncio seria como a chuva forte e rápida que não penetra a terra. 3 – Reflexão em família: O que a graça de Deus faz na pessoa? Que significa “rezar também com o corpo”? Cite alguns exemplos de gestos na Bíblia. Qual a importância do silêncio da oração? Você gosta de rezar? Como reza? 4 – Leitura em familia: Mt 9, 18-26 Por Andréa Matos, PASCOM


Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

O pequenino no presépio

7 Envelhecer saudavelmente

♫ No presépio, pequenino, Deus é hoje nosso irmão, e nos dá seu Corpo e Sangue nesta Santa Comunhão. [...] Para nós hoje nasceu um menino, do seu povo Ele é Salvador. Glória a Deus no mais alto dos céus, paz aos homens aos quais tanto amou. ♫ Em homenagem ao PEQUENINO-JESUS, convidamos as CRIANÇAS a conhecerem a história do PRESÉPIO. Sugerimos que façam um bonito colorido no desenho e o ofereça a um amigo ou amiga. A palavra presépio vem do latim praesepium e significa “estrebaria, curral, lugar para a guarda de animais”. Mas, por que Jesus nasceu nesse lugar? O evangelho segundo São Lucas (2, 1-20) explica que o imperador de Roma, César Augusto, mandou contar todas as pessoas do seu império, mas todas elas deveriam estar na cidade em que nasceram. Por isso, José teve que ir para a cidade de Belém e levou sua esposa Maria, que estava esperando neném. Como a cidade estava cheia, ele não encontrou nenhum quarto para se hospedarem. José e Maria se abrigaram, então, numa gruta que servia de abrigo para os animais. Foi lá que Jesus nasceu. O seu bercinho foi uma manjedoura, o lugar onde se colocava alimentos para os animais que moravam ali. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, em 1223, na floresta de Greccio, para que as pessoas pudessem, por meio de uma representação, entender em que ambiente o menino-Jesus nasceu. Pediu que levassem, para o lugar onde seria celebrada a missa, um boi e um burro que foram colocados numa gruta, em meio a muita palha. Foram convidadas todas as pessoas da povoação, que compareceram com tochas acesas nas mãos e escutaram o ardente sermão de São Francisco, que maravilhado sentiu a presença viva do menino-Jesus na manjedoura. Ao longo desses séculos, tornou-se hábito entre os povos a preparação do presépio, como forma de espera do nascimento de Jesus, o Salvador. Desde então os presépios são feitos de vários tamanhos e formas, com a utilização de vários tipos de materiais, com peças representando as pessoas e os animais que estavam no estábulo: o menino-Jesus, deitado nas palhas da manjedoura; José e Maria ladeando o filho; animais de curral, como bois, burros e ovelhas; os pastores responsáveis pelos rebanhos da região; os anjos que anunciaram a chegada do Menino; os reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), que levaram presentes para o recém-nascido; e a estrela, que os guiou até o menino-Salvador. Você e sua família já prepararam o presépio para a espera do menino-Deus? Se ainda não, convide-a para fazer um lindo presépio. Meus votos são de que ele (o presépio), além de um ‘enfeite’ de Natal, seja um símbolo da presença viva de Jesus na sua vida e na de sua família. E mais, que cada coração seja um verdadeiro presépio, acolhendo com alegria o menino-Deus. Feliz Natal! Andréa Matos R. M. Castro (PASCOM)

Já por volta dos 30 anos de idade os indivíduos começam a perder massa muscular e possuem uma tendência a aumentar o percentual de gordura. E a perda de massa muscular significa perda de força, o que tende a se agravar com o tempo. A diminuição da força muscular é o fator mais diretamente relacionado com a dependência funcional de idosos. Independentemente da sua idade, mas em especial após os 60 anos, a forma mais simples e eficiente de modificarmos esse quadro é através de uma prática regular de atividade física. No entanto, o mais importante é que haja prazer na realização dessa atividade. Dentre as várias opções, podemos citar: musculação, pilates, ginástica, alongamento, danças etc. Os benefícios são inúmeros, porém, é importante enfatizar: - Melhora do ritmo e equilíbrio ao andar; - Contribuição para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea; - Auxílio no controle da diabete, artrite, doenças cardíacas, colesterol alto e hipertensão; - Diminuição da depressão; - Diminuição da ocorrência de acidentes (mesmo no lar), pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores; - Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade. Além de todos esses benefícios, talvez o mais importantes seja a QUALIDADE DE VIDA. Ao frequentar uma academia, há sempre o contato com outras pessoas, troca de experiências, informações e interação social. Para quem quer iniciar essa pratica é indispensável, antes de tudo, fazer um exame médico minucioso. É ele quem vai ditar as regras básicas, o restante ficará por conta da academia e da sua equipe profissional. A atividade física, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para a saúde, principalmente do idoso. Afinal, quem não deseja chegar aos 60 anos saudável e realizando suas atividades diárias com autonomia? Portanto, não fique parado. Procure-nos e escolha a atividade que mais lhe dê prazer! Cuide da sua saúde! Promoção musculação para a terceira idade. Alunos com mais de 60 anos têm desconto de 10% na musculação. ACADEMIA ATHLETIC FITNESS – Rua Leopoldo Gomes 401 esquina com Rua Iara, Bairro Pompeia - Telefone: 3461-3563.


8

Informativo da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompeia - Frades Capuchinhos - Dezembro de 2013

caça palavras

Panela de Barro

BOAS FESTAS A preparação para a vinda do MENINO DEUS é chamada tempo do ADVENTO (do latim, adventus, chegada). É o primeiro período do ANO LITÚRGICO, diferente do Ano Civil, este começa em 1º de janeiro. Seu espaço se concentra nas quatro semanas que antecedem o NATAL. É tempo de espera, de ESPERANÇA. Jesus CRISTO é a nossa esperança. Esperança de ampla renovação de e em nossas vidas. Na manjedoura, em uma gruta próxima a Belém, o Menino, ladeado por MARIA e SÃO JOSÉ, sorrirá para nós e acatará as nossas súplicas no PRESÉPIO da vida. O primeiro presépio foi montado por SÃO FRANCISCO de Assis na floresta de GRECCIO na região italiana do Lácio, no ano de 1.223, com uma vaca e um burro. A partir do século XVIII a tradição começou nas casas. Que o Natal não seja o tempo do desperdício, dos comes e bebes, mas da fraternidade, do amor, da paz e, principalmente, da renovação, da REAFIRMAÇÃO da nossa fé. Feliz Natal! Um novo ano promissor. Saúde para o corpo e para a ALMA. BOAS FESTAS! N M B L V O C I G R U T I L O N A U Y B P K

B A J Ç N B F H I O I R U A Ç R E W E O X E

F J T B H Ç X Q C O E E W B N M L S L A P N

A U Q A P I T I B C A G U S C R I T R S M Q

N V A M L A R E B S W O B A R A B S O F D T

E E N Q U P W T I I A M F I I K A A U E R Y

S X E H I S R N B C E I B E S I E O P S O G

P A Y S W R A G E N T O N V T U W J Q T T R

E B I K Q U L M I A M T S O O I T O O A Y E

R H P J N I I N R R O O I S B Ç J S A S U C

A R J Z S V O M V F N M Ç V A M M E X M R C

N P A Ç U D H Y M O S I S U G A U A Z I X I

Ç N T P E M T E S A A M E N T O I M N L C O

A P S U R O G W R S R E A F I R M A Ç A O H

I W S U H A I A A S M S Y K X I I I N P T T

N M V G D J K P D A O X U Ç E S C Z M S B A

K I A V O M V B E S S S C A C A M E J E O K

S Z I T Y U S A M S T Y U K N B N O F P L N

R A R V N Ç V N V M E C X O L A V E Q O Ç E

O Q A S T O L O S A N R O N I Ç B I T K C P

L T M E K H A G I O L O P I O T N E V D A B

Fonte: PASCOM- Pompeia

DICA DE LEITURA À procura da felicidade, de Chris Gardner. A obra, que figurou no ano passado em várias listas americanas de best-sellers, conta a história de um homem obstinado em alcançar o sucesso em todos os aspectos da vida, mesmo tendo de lidar com traumas de uma infância dura, passando por uma juventude conturbada e várias dificuldades na vida adulta. Chris Gardner é um vendedor que, em tempos difíceis, junto com o filho pequeno, luta bravamente contra a pobreza. Quando fez vinte anos, Chris Gardner tinha acabado de sair da Marinha e tinha planos de seguir carreira em Medicina. Considerado um prodígio em pesquisa científica, surpreendeu a todos, inclusive a si mesmo, quando mudou de ideia e escolheu uma carreira na área de finanças. Após encontrar uma posição inicial modesta em uma firma de prestígio, Gardner se viu envolvido em uma rede de circunstâncias que o levaram a viver nas ruas junto com o filho pequeno, que ainda engatinhava. Em vez de render-se ao desespero, pai e filho passaram quase um ano morando em abrigos, albergues, enfrentando filas para conseguir um prato de sopa e até mesmo dormindo em banheiros de estações de metrô, antes de, finalmente, ocorrer a transição do banheiro para a sala da diretoria. Este, e outros exemplares, você encontra na Biblioteca dos Capuchinhos - Rua Iara, 171 – Tel. 31 3889 4980 - Aberta de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

Pudim de padaria, o autêntico Ingredientes

• • • • • • • •

1 litro de leite 700 gr de açúcar refinado 400 gr de farinha especial branquinha 15 ovos inteiros Queijo Coco ralado 1 xícara de açúcar 1/2 xícara de água para a calda

Modo de Preparo

Bater os ovos em batedeira potente por 15 minutos até virar uma espuma, isto evita gosto e cheiro de ovos na receita; depois de batido acrescente o leite, o açúcar e a farinha e bata mais um pouco, se a sua batedeira for de tigela pequena despeje o conteúdo numa bacia grande e bata bem com o fuet, mas os ovos tem que ser na batedeira. acrescente o queijo e o coco. Pegue uma assadeira média e coloque a água e o açúcar para caramelar, vai mexendo de vez em quando até a calda engrossar e ficar dourada, depois de dourada ela esfria e fica durinha na assadeira; coloque a massa e leve em banho maria com a água já quente no forno, asse até que ao teste da faca saia limpinha. Retire do forno, tire da forma e desenforme ainda quente, cuidado para não se queimar. Leve à geladeira ainda quente para ficar bem durinho. Dalva das Neves


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.