
2 minute read
Símbolos comemorativos
Símbolos comemorativos
Equipa redatorial
Advertisement
Selos dos correios
Um milhão de selos alusivos à CEC 2012 seriam lançados pelos CTT em junho desse ano, após uma cerimónia pública levada a cabo na cidade vimaranense. Uma edição sobre Guimarães que aconteceria pela terceira vez, considerando que em 2002 e 2004 tinham já ocorrido situações similares, respetivamente aquando da classificação do Centro Histórico como Património Mundial da Humanidade e no decurso do Campeonato Europeu de Futebol. Quanto aos selos, de autoria da designer Elisabete Fonseca, seriam simbolicamente utilizados em primeira mão pelo Presidente da Câmara, António Magalhães, que logo na altura da cerimónia formal os utilizaria, na expedição de cartas para Maribor e para Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia. Quanto às quatro modalidades de selos emitidos, além de ícones do património material e imaterial da cidade e do logótipo da CEC, englobam ainda imagens alusivas à Praça da Oliveira, Centro Cultural Via Flor e Pousada de Santa Marinha da Costa, bem como às Festas Nicolinas. No fundo, um milhão de selos em circulação através dos quais Guimarães correrá o mundo …
Moedas Comemorativas
Uma moeda corrente e comemorativa alusiva a Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, seria também emitida pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda durante o ano de realização do evento, no âmbito da série de comemorações europeias. Uma moeda de cuproníquel/níquel revestido com latão niquelado (bimetálica) com o valor facial de 2 euros, que exibe na face nacional, de autoria do artista Moeda comemorativa da CEC 2012, de José de Guimarães plástico vimaranense José de Guimarães, a representação de elementos de maior significado e simbolismo da cidade: D. Afonso Henriques, a sua espada e o seu

castelo. A moeda, com 27,75 milímetros de diâmetro e 8, 5 gramas de peso, foi apresentada em carteira ilustrada, também ela desenhada por José de Guimarães, e teve o limite de 10 mil exemplares com acabamento proof e 10 mil exemplares em acabamento especial BNC.
Logótipo da CEC
A identidade gráfica desenhada pelo jovem designer aveirense João Campos, em forma de coração multifacetado, que nasce num misto do traço das ameias do castelo e do elmo de D. Afonso Henriques, seria o vencedor do concurso nacional aberto para o efeito. Um logótipo simbólico que agrega alegoricamente a muralha em representação do Património Mundial da Humanidade e o desenho da viseira do elmo do rei fundador, que, rematado sob a forma de um coração evoca o orgulho do nascimento e o amor à nação, que é um sentimento vivo e forte de pertença, bem presente entre os vimaranenses em relação à sua cidade. Recorde-se que além do logótipo presente em vários pontos da urbe vimaranenses, a Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre promoveram a formação de um logótipo humano, na Colina Sagrada/Campo de S. Mamede, envolvendo simbolicamente 2012 crianças de 12 anos, recrutadas de 19 agrupamentos escolares dos concelhos de Guimarães, Fafe e Vizela.
Logótipo humano da CEC 2012. Fonte: www.guimaraesdigital.com
