O novo patamar do manejo do sistema sucroenergético - OpAA70

Page 16

Q

Índice

produtores

Opiniões

vivendo e aprendendo! Ao começar escrever este artigo e me deparar com o tema proposto, de “novo patamar”, gostaria de colocar alguns pontos para reflexão de todos que tiverem a oportunidade de lê-lo. Vivemos momentos bastante diferentes do que o presenciado até agora, pelo menos em minha área de produção. Há mais de quarenta anos me dedicando a essa atividade, tive a oportunidade de presenciar a maior seca em todo esse período (672 mm de chuva durante o ano agrícola de 01/07/2020 a 30/06/2021), sendo que as chuvas já ocorreram bem abaixo da média durante o primeiro semestre de 2020 e também com praticamente nada de chuva até outubro de 2021. Realmente algo inusitado, e lembrando também que, a partir do final de junho, fomos surpreendidos com três geadas, coisas não corriqueiras, que provocaram danos nas canas a serem colhidas e nas canas já brotadas, além de, também, provocar grandes estragos nas canas plantadas nos meses de fevereiro/ abril de 2021.

Resumindo, condições extremamente adversas para o cultivo de cana-de-açúcar, o que foi muito impactante nesta safra e, certamente, também será para a próxima 2022/2023. Sempre tive como métrica, ao longo de todos esses anos, que era muito difícil uma quebra de produtividade superior a 15% de uma safra para outra, pois o histórico de todo esse tempo nunca ultrapassou esse índice. Pois, então, para minha surpresa, experimentei uma quebra de 21% em relação ao meu histórico de produtividade, coisa que, até então, julgava como impossível. E, pior, como a seca perdurou por um longo período, provocou a morte de muitas soqueiras, fazendo com que aumentasse bastante minha área a ser reformada, em um momento onde os aumentos de custos são generalizados em praticamente todos os insumos, máquinas e peças, com altas muito expressivas. Embora os preços de cana-de-açúcar tenham tido alta relevante nesta safra, acredito que não sejam suficientes para suportar as altas dos insumos, lembrando que também o óleo diesel teve aumentos expressivos. Mas, enfim, é hora de colocar todo o aprendizado em prática para minimizarmos os ; efeitos desse desequilíbrio.

Já assistimos a esse filme, e os danos são irreversíveis. Uma forma de minimizarmos esse risco é passar a formação de canaviais através do sistema 'meiosi', pois as linhas 'mães' são plantadas em julho/agosto, quando o risco é bem reduzido." Ismael Perina Junior Produtor Rural

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.