Q
Índice
produtores
o conhecimento nos alavanca
a um novo nível de conhecimento
O desenvolvimento tecnológico do setor sucroenergético, principalmente na área agrícola, experimentou, a partir da implementação do Proálcool, uma forte aceleração, contínua até os anos 2010. Instituições como Planalsucar, Copersucar/CTC, Instituto Agronômico de Campinas (IAC ) e uma série de universidades públicas e privadas pelo País investiram na pesquisa específica sobre a cultura da cana-de-açúcar. Temas como variedades de cana-de-açúcar, uso e conservação dos solos, nutrição de plantas e fertilidade dos solos, pragas e doenças, fisiologia, máquinas e implementos, logística, controle de plantas daninhas, sistematização dos terrenos, irrigação, colheita e transporte da cana, entre outros, foram estudados por meio de levantamento de dados, transformando-se em informações e conhecimento para o setor.
Tradicionalmente, trabalhamos com a visão de 'gasto' e, em menor intensidade, com a visão de custo. Quando da necessidade de ajustes orçamentários, cortavam-se até investimentos básicos para a lavoura. Como nem todo gasto é custo, acertava-se o gasto com subsequente aumento de custo. "
Cassio Manin Paggiaro Superintendente da Atena Açúcar e Etanol
14
Esse conhecimento adquirido passou, à medida do tempo, a ser cada vez mais utilizado, principalmente em atividades ou processos mais específicos, ou seja, por atividade. Passou-se por momentos da adubação, dos espaçamentos entre linhas de cana, do cultivo mínimo, dos maturadores químicos, do uso dos subprodutos das fabricações do açúcar e etanol, da sistematização dos terrenos, do “abuso” no uso de uma única variedade de cana, enfim, do método despalhador para a realização da colheita sem o uso do fogo. Esse último acontece em um momento de forte desaceleração da pesquisa e do desenvolvimento científico feito pelas instituições credenciadas, que passam a ser realizados, de maneira mais empírica, pelos próprios produtores. Todo o conhecimento adquirido até então baseava-se no manejo de cana queimada.