O mercado mundial do açúcar e do etanol

Page 40

Q

Índice

Opiniões

entidades - açúcar

a competitividade brasileira no

mercado de açúcar

Até o final da década de 1990, o setor sucroenergético vivenciava um ambiente de negócios caracterizado pela determinação dos preços e quantidades pelo governo. Com o início do processo de desregulamentação, as unidades produtoras ganharam a possibilidade de exportar seus produtos diretamente, sem qualquer intervenção do governo, e, assim, explorar os diversos mercados consumidores pelo mundo. Desde a desregulamentação, a cadeia da cana-de-açúcar passou por profundas transformações, com a mecanização do processo de colheita e plantio, o uso de tecnologias de informação para otimização do controle de pragas, a introdução de novas variedades, o aperfeiçoamento da logística de transporte e escoamento da matéria-prima e da produção, além de melhor gestão dos ativos.

o processo de comercialização também foi aprimorado e, atualmente, o entendimento e o uso do mercado futuro de açúcar são comuns na maior parte das empresas, garantindo maior previsibilidade de preço por meio da fixação antecipada das vendas. "

Antonio de Padua Rodrigues Diretor Técnico da Unica

40

Todos esses movimentos garantiram ganhos de eficiência que, hoje, se refletem no posicionamento do País no mercado internacional de açúcar. A indústria sucroenergética brasileira se consolidou como principal player no mercado mundial de açúcar – nos últimos dez anos, o País foi responsável por quase 50% do comércio global de açúcar. Atualmente, cerca de 70% da produção doméstica é direcionada à exportação. Essa liderança ocorreu mesmo em condições bastante adversas às exportações, pois alguns grandes produtores se valem de medidas protecionistas e de subsídios para sustentar a produção doméstica. Ao longo desses anos, o processo de comercialização também foi aprimorado e, atualmente, o entendimento e o uso do mercado futuro de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O mercado mundial do açúcar e do etanol by Revista Opiniões - Issuu