11 minute read

Alexandre Landgraf Fernandes Alves, Explante

biotecnologia a caminho do incremento na produtividade

Para o setor sucroalcooleiro, a busca pelo aumento da produtividade é uma questão de sobrevivência econômica. Isso é possível através do plantio de novas variedades com maior resistência a pragas e doenças e mais bem adaptadas a diferentes regiões e condições climáticas. O caminho a ser percorrido é longo, e a biotecnologia tem muito a contribuir para que isso aconteça. Vários países tiveram um incremento da produtividade nesses últimos anos, mas foi o Brasil que evoluiu rapidamente com a introdução de novas soluções em biotecnologia. Porém toda mudança provoca uma certa resistência por parte do setor, que questiona o seguinte: “Mas o uso da biotecnologia é seguro e traz resultados?”.

A resposta está nesses últimos 10 anos, em que o setor vem aplicando as melhores tecnologias, conseguindo elevar a produtividade dos canaviais. Empresas de biotecnologia, multinacionais e órgãos de pesquisa vêm trabalhando junto ao setor, possibilitando o plantio de milhares de hectares de mudas de qualidade. Quando avaliamos a dimensão das áreas plantadas com mudas que passaram pelo processo do cultivo in vitro, seja para renovação de área, expansão de novas variedades, limpeza e aumento do vigor das plantas e formação de viveiros, temos uma resposta segura e satisfatória com os resultados alcançados. Uma frase que costumamos ouvir do setor é: “Sabemos da importância das melhorias no manejo e dos tratos culturais, mas, sem a introdução de novas variedades sadias e vigorosas, não teríamos o aumentado da produtividade “.

A biotecnologia vem trazendo benefícios para o setor, seja através de pesquisas voltadas para o melhoramento genético de novas variedades, seja do cultivo in vitro para multiplicação de plantas livre de patógenos e alto vigor vegetativo. ;

O Brasil tem a maior área plantada com mudas in vitro de cana-de-açúcar no mundo, envolvendo áreas de expansão via meiose para acelerar a introdução de novas variedades e áreas com novas variedades, convencionais ou geneticamente modificadas. "

Alexandre Landgraf Fernandes Alves

Diretor da Explante Biotecnologia

O melhoramento genético da cana-de-açúcar tem um papel fundamental no incremento da produtividade através do desenvolvimento de novas variedades, seja pelos métodos convencionais de cruzamento, ou pela transformação genética para incorporação de novos genes de interesse. O sequenciamento do genoma da cana abriu um leque enorme de oportunidades para o setor, e, futuramente, teremos canaviais mais produtivos adaptados a solos restritivos e com resistência ao estresse hídrico e às principais pragas e doenças.

Já o cultivo de mudas in vitro é uma técnica mundialmente utilizada para a propagação de plantas sadias e vigorosas. Trata-se de uma ferramenta de grande importância, tanto que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) criou, em 2014, o National Clean Plant Network (NCPN), Rede Nacional de Plantas Limpas, para fornecer materiais de propagação vegetativa livres de patógenos das principais culturas, garantindo a competitividade global dos produtores dos EUA. Temos outros programas na Europa que visam ao mesmo fundamento, a segurança da cadeia de fornecimento de mudas para os produtores. Já a Ásia vem se destacando como um grande player de cultivo in vitro, para atender à demanda de mudas para os seus principais setores econômicos e também para vários outros países.

Atualmente, as instituições de pesquisa e melhoramento de plantas de todo o mundo fazem intercâmbio de materiais promissores, através do envio de plantas in vitro, garantindo, assim, a circulação de plantas livres de doenças. Países como a Índia e a China vêm investindo na introdução de novos materiais genéticos in vitro e construindo laboratórios, através de iniciativas governamentais e empresas privadas, visando à ampliação do censo varietal.

Países como Guatemala, República Dominicana, Indonésia e Paquistão, que são produtores de cana-de-açúcar e possuem usinas de maior capacidade, já possuem seus próprios laboratórios de cultivo in vitro para atender à produção interna.

No Brasil, tivemos uma época de expansão de laboratórios dentro das usinas, porém quase todos fecharam devido à falta de mão de obra especializada e à baixa tecnologia existente na época. Porém, na última década, a modernização da tecnologia in vitro e os investimentos das empresas de pesquisa RIDESA e IAC no lançamento de novos clones promissores e do CTC no desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas abriram a necessidade da propagação desses novos materiais.

Com esse cenário, surgiram as biofábricas, que são laboratórios de cultivo in vitro para a produção de mudas em larga escala. Empresas multinacionais investiram em novas tecnologias de produção de mudas com base no cultivo de meristema, o que garantiu o fornecimento de mudas de qualidade para o mercado nacional.

Nesse contexto, passamos a operar nesse seguimento para atender a crescente demanda de mudas de qualidade.

Mas como a tecnologia garante a sanidade dos materiais a serem multiplicados livres de patógenos, comparado com o sistema de multiplicação convencional, realizado por seguimentos de plantas?

Podemos observar, na foto tirada no microscópio eletrônico, bactérias (seta) que ocasionam doenças nos vasos condutores de um colmo de cana-de-açúcar, impedindo o crescimento da planta e, consequentemente, reduzindo a produtividade. Há vários artigos científicos abordando os impactos das bactérias Leifsonia xyli subsp. Xyli (raquitismo-da-soqueira) e Xanthomonas albilineans (escaldadura-das-folhas) na produtividade dos canaviais, podendo causar redução de produtividade na ordem de 5% a 30% em determinada época do ano ou região, ou podendo chegar a níveis mais críticos, infectando todo o canavial. Essas bactérias podem ser eliminadas através da extração do meristema.

O meristema é a região da planta em intensa atividade celular, com alta capacidade de regeneração e pequena quantidade de patógenos. Essa região é formada pelo domo meristemático e vários primórdios foliares e, quando extraídos corretamente, garantem uma produção de mudas de alta qualidade.

Porém essa tecnologia exige recursos, como mão de obra especializada e conhecimento científico. Além disso, um dos maiores desafios é a necessidade de investimento em melhorias do processo produtivo, tornando-o mais eficiente e competitivo quando comparado ao método convencional de propagação. Devemos reforçar que o uso de gemas laterais para a formação das mudas, mesmo que acompanhado do tratamento térmico, não é eficiente para garantir mudas de boa qualidade. Para o raquitismo-da-soqueira, o tratamento térmico vai ajudar a eliminar ou abaixar o inóculo das bactérias presentes nas gemas, mas, para a escaldadura-das-folhas, o tratamento térmico não é eficiente, e ainda não temos nenhum tratamento químico para o controle da doença.

Nesse caso, a produção de muda de cana in vitro, através do cultivo de meristema, é o único caminho para a eliminação desses patógenos e oferece uma rota segura para a formação de novos campos livres de doenças. Hoje, o Brasil tem a maior área plantada com mudas in vitro de cana-de-açúcar no mundo, podendo ser áreas de expansão via meiose para acelerar a introdução de novas variedades e áreas com novas variedades, convencionais ou geneticamente modificadas. Essa realidade nos dá a certeza de que o setor continuará crescendo.

A biotecnologia já é uma realidade para muitas usinas e fornecedores de cana-de-açúcar. O uso de novas tecnologias exige mudanças e adaptação de manejo para garantir o sucesso na produção, porém, na avaliação dos resultados, a tecnologia garante incremento da produtividade, tornando o setor mais competitivo e sustentável. n

A tecnologia e a inovação do sistema sucroenergético

É impressionante a velocidade com que estão sendo desenvolvidas e implantadas novas tecnologias e inovações, mesmo em áreas até então conservadoras, como o caso do setor sucroenergético.

Uma boa ideia puxa outra e, em função da escala de produção do setor, reduções de quilos, metros e centavos, passaram a representar ganhos expressivos, as vezes justificando atualizações em sistemas que acabaram de ser implantados. Essa é a pauta da nossa próxima edição. Se os produtos e a marca da sua empresa tem estas características, esta é uma excelente oportunidade para se expor. Lembre-se: quem é visto é lembrado!

Fechamento: 22 de Julho de 2021

Celular/WhatsApp: 16 99777-7654 16 99773-2200 16 3965-4600

Opiniões Opiniões Opiniões

São quase 3 mil artigos, sobre 144 diferentes temas, escritos com exclusividade pelas maiores autoridades dos assuntos no país. Você tem 2 formas para ler as revistas: 1. Pela edição virtual, folheando as páginas como em uma antiga revista. Nesta opção você pode fazer o download da edição inteira, para ler quando estiver off-line. 2. Por texto corrido, lendo os artigos individualmente com livre acesso aos textos e imagens. Boa leitura. Revista Opiniões 74 16 99777-7799

Faça um Plano de Marketing com a Revista Opiniões 16 99777-7654

Biblioteca Sucroenergética Biblioteca Florestal

Opiniões Opiniões Opiniões www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504Edição Multilíngue www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504 FLORESTAL: celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira

ano 18 • número 63 • Divisão F • mar-mai 2021

as sinergias do sistema florestal

Acesso ao Site

expediente

Editora WDS Ltda e Editora VRDS Brasil Ltda: Rua Jerônimo Panazollo, 350 - 14096430, Ribeirão Preto, SP, Brasil - Pabx: +55 16 3965-4600 - e-Mail Geral: Opinioes@ RevistaOpinioes.com.br •Diretor Geral de Operações e Editor Chefe: William Domingues de Souza - WDS@RevistaOpinioes.com.br •Coordenadora Nacional de Marketing: Valdirene Ribeiro Souza - Fone: 16 99773-2200 - VRDS@RevistaOpinioes.com.br •Vendas: Lilian Restino - 16 99777-7654 - LR@RevistaOpinioes.com.br • Priscila Boniceli de Souza Rolo - Fone: 16 99132-9231 - pboniceli@gmail.com •Jornalista Responsável: William Domingues de Souza - MTb35088 - jornalismo@RevistaOpinioes.com.br •Midia Social: Fernanda Silva - 16 3965-4600 - FS@RevistaOpinioes.com.br •Projetos Futuros: Julia Boniceli Rolo - 2604-2006 - JuliaBR@RevistaOpinioes.com.br • Projetos Avançados: Luisa Boniceli Rolo - 2304-2012 - LuisaBR@RevistaOpinioes.com.br •Consultoria Juridica: Jacilene Ribeiro Oliveira Pimenta - RibeiroLena@hotmail.com •Correspondente na Europa (Augsburg Alemanha): Sonia Liepold-Mai - Fone: +49 821 48-7507 - sl-mai@T-online.de •Copydesk: Roseli Aparecida de Sousa - RAS@RevistaOpinioes.com.br •Edição Fotográfica: Priscila Boniceli de Souza Rolo - Fone: 16 99132-9231 - pboniceli@ gmail.com •Tratamento das Imagens: Douglas José de Almeira - douglas@saofranciscograf. com.br - 16 2101-4151 •Artigos: Os artigos refletem individualmente as opiniões pessoais sob a responsabilidade de seus próprios autores •Foto da Capa: Porto de Paranaguá •Foto do Índice: Paulo Alfafin Fotografia - 19 3422-2502 - 19 98111-8887- paulo@pauloaltafin. com.br •Expediente: Tadeu Fessel Fotografias - 11 3262-2360 - 11 95606-9777 - tadeu. fessel@gmail.com •Fotos das Ilustrações: Paulo Alfafin Fotografia - 19 3422-2502 - 19 98111-8887- paulo@pauloaltafin.com.br • Ary Diesendruck Photografer - 11 3814-4644 - 11 99604-5244 - ad@arydiesendruck.com.br • Tadeu Fessel Fotografias - 11 3262-2360 - 11 95606-9777 - tadeu.fessel@gmail.com • Mailson Pignata - mailson@aresproducoes.com.br - fone: 16 99213-2105 •Acervo Revista Opiniões e dos específicos articulistas •Fotos dos Articulistas: Acervo Pessoal dos Articulistas e de seus fotógrafos pessoais ou corporativos •Foto da Próxima edição: Cogeração de Energia na Raizen •Expedição Revista Digital: 27.092 e-mails cadastrados •Cadastro para recebimento da Revista Digital: Cadastre-se no Site da Revista Opiniões através do serviço de Fale Conosco e receba as edições diretamente em seu computador ou celular •Portal: Estão disponíveis em nosso Site todos os artigos, de todos os articulistas, de todas as edições, de todas as divisões das publicações da Editora WDS, desde os seus respectivos lançamentos, com livre possibilidade para donwload •Auditoria de Veiculação e de Sistemas de controle: Liberada aos anunciantes a qualquer hora ou dia, sem prévio aviso, através de visita virtual • Home-Page: www.RevistaOpinioes.com.br

•South Asia Operation:

Opinions Magazine-India: Specific publication on agricultural, industrial and strategic issues of Indian regional market. Editorial language: English. Advertising language: English and Hindi •Business Researcher: Marcelo Gonçalez - +91 9559 001 773 - MG@RevistaOpinioes.com. br •Marketing Researcher: Eliete Aparecida Alves Goncalez - +91 9580 824 411 - EG@ RevistaOpinioes.com.br •Chief Editor Assistant: Gabrielle Gonçalez - +91 9580 824 411 - GG@RevistaOpinioes.com.br

ISSN - International Standard Serial Number: 2177-6504

•Conselho Editorial da Revista Opiniões:

Divisão Florestal: • Amantino Ramos de Freitas • Antonio Paulo Mendes Galvão • Augusto Praxedes Neto • Caio Eduardo Zanardo • Celso Edmundo Bochetti Foelkel • Eduardo Mello • Edimar de Melo Cardoso • Fernando Campos Passos • João Fernando Borges • Joésio Deoclécio Pierin Siqueira • Jorge Roberto Malinovski • José Ricardo Paraiso Ferraz • Luiz Ernesto George Barrichelo • Maria José Brito Zakia • Mario Sant'Anna Junior • Mauro Quirino • Mauro Valdir Schumacher • Moacyr Fantini • Moacir José Sales Medrado • Nairam Félix de Barros • Nelson Barboza Leite • Roosevelt de Paula Almado • Sebastião Renato Valverde • Walter de Paula Lima Divisão Sucroenergética: • Carlos Eduardo Cavalcanti • Eduardo Pereira de Carvalho • Evaristo Eduardo de Miranda • Ismael Perina Junior • Jaime Finguerut • Jairo Menesis Balbo • José Geraldo Eugênio de França • Julio Maria M. Borges • Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Caio • Manoel Vicente Fernandes Bertone • Marcos Guimarães Andrade Landell • Marcos Silveira Bernardes • Martinho Seiiti Ono • Nilson Zaramella Boeta • Paulo Adalberto Zanetti • Paulo Roberto Gallo • Pedro Robério de Melo Nogueira • Plinio Mário Nastari • Raffaella Rossetto • Tadeu Luiz Colucci de Andrade • Xico Graziano