Praça de Toiros - Ilha Terceira
FEIRA TAURINA DE SÃO JOÃO
2023
ORGANIZAÇÃO
Tertúlia Tauromáquica Terceirense
WEB
www.tertulia-terceirense.pt
E-MAIL
ttt@tertulia-terceirense.pt
FICHA TÉCNICA
Textos e conteúdo editorial
Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Design editorial
Forty Degrees - Creative Studio
Design gráfico
Forty Degrees - Creative Studio
Fotografia
Miguel Calçada / Pedro Correia / André Pimentel / Paulo Gil
Impressão
Diário Insular
24 JUNHO 25 JUNHO
13h00
Espera de Gado (Alto das Covas e Rua de São Pedro)
18h00
Tourada de Praça - Corrida dos 50 anos do GFATTT
26 JUNHO
21h00
Desfile Taurino (Alto das Covas, Rua da Sé e Praça Velha)
18h30
Tourada de Praça - Corrida do Emigrante
27 JUNHO
10h00
Aula Prática de Toureio (Praça de Toiros Ilha Terceira)
18h00
Tourada à corda (Porto Judeu)
29 JUNHO 01 JULHO
12h00
Espera de Gado Infantil (Rua de São João)
18h00
Tourada à Corda (Raminho)
15h00
Tourada à Corda (Porto das Pipas)
18h30
Tourada de Praça - Grandiosa Corrida Mista
2023 PROGRAMA TAURINO
01
CORRIDA 50 ANOS GFATTT Praça de Toiros - Ilha Terceira
2023
02
JUNHO 18:00
CAVALEIROS
TIAGO
PAMPLONA
FORCADOS AMADORES
TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE
GANADARIA
VEIGA TEIXEIRA
ABRILHANTA A CORRIDA A BANDA FILARMÓNICA DA FEIRA DE SÃO JOÃO
SÀBADO ANTÓNIO TELLES
FRANCISCO PALHA
03
António Ribeiro Telles Cavaleiro Tauromáquico
De uma família com tradição e que dispensa apresentações, António de Jesus de Castro Palha Ribeiro Telles, nasceu a 14 de maio de 1963 em Vila Franca de Xira, e é um romântico da Festa. De estilo inconfundível e com o seu tricórnio, é uma figura da tauromaquia portuguesa e ídolo de tantos que ambicionam singrar nesta vida. Tomou alternativa a 21 de junho de 1983, pelas mãos do Mestre e seu pai David Ribeiro Telles. Debutou em Madrid em março de 1986, e em 10 de outubro de 2019 realizou a sua centésima atuação na Monumental do Campo Pequeno, principal praça do país, numa corrida de gala à antiga portuguesa. António Telles em 2023 comemora 40 anos da sua alternativa, e regressa para atuar nas Sanjoaninas, 19 anos depois da última vez que toureou nesta Feira. Em ano de importante comemoração, fica também marcado pelo seu debute no passado mês de abril, na icónica Feira de Sevilha.
04
Pamplona Cavaleiro Tauromáquico
Natural de Angra do Heroísmo, Tiago Pamplona é atualmente o cavaleiro profissional dos Açores com mais anos de alternativa no ativo. Fez a sua estreia como cavaleiro amador na Tourada dos Estudantes, no Carnaval de 1998. A 17 de junho de 2006, na Praça de Toiros Ilha Terceira, recebeu a alternativa pelas mãos do seu padrinho Joaquim Bastinhas, lidando depois um exemplar de ferro Samuel Lupi, numa lide de destaque. Tiago Pamplona confirmou alternativa em julho de 2019 no Campo Pequeno. Os anos passam e o cavaleiro da Quinta do Malhinha tem amadurecido o seu toureio, sempre com boas maneiras de montar a cavalo e de lidar na arte de toureio a cavalo à portuguesa, apresentando-se hoje em dia com bastante consistência, o que o faz somar triunfos nas praças açorianas e nos Estados Unidos da América.
Tiago
05
Francisco Palha Cavaleiro Tauromáquico
De seu nome Francisco Corrêa de Sá Pereira Palha, nasceu a 16 de março de 1987, em Vila Franca de Xira. Com 11 anos de idade apresentou-se em público, na mítica Palha Blanco, e em 2009 tomou a sua Alternativa no Montijo, dividindo cartel com António Ribeiro Telles e Diego Ventura. Desde então, Francisco Palha já percorreu muitas praças nacionais e internacionais, passando por Espanha, França e Califórnia. Apresenta um toureio com lides exuberantes e que chegam com emoção às bancadas, cravando ferros em terrenos de compromisso e de risco assumido. Francisco Palha tem somado triunfos por onde passa, e é sem margem de dúvida uma figura do toureio a cavalo. Em 2021 venceu o troféu de melhor cavaleiro de alternativa da temporada, prémio atribuído na Gala da Tauromaquia. Em agosto de 2022 teve uma prestação digna de registo em Las Ventas, Madrid. Já nesta temporada indultou em Portalegre um toiro da ganadaria António Silva, e tem rodado pelas praças de renome deste país, ressalvando um mano-a-mano com Moura Jr. em Santarém.
06
Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense Forcados
A data é redonda, 50 anos de história que se completam, e que honram a tauromaquia terceirense. O progresso do G.F.A.T.T.T. ao longos dos 50 anos da sua existência, sob o comando de João Hermínio, António Baldaya e por Adalberto Belerique, mereceu sempre a participação nas prestigiadas Sanjoaninas, e como tal este ano não é exceção, onde pegam um imponente curro de Veiga Teixeira. O ano de 2018 foi sem sombra de dúvidas momento marcante para os jovens amadores da T.T.T, que assinalaram o seu 45º aniversário, e por sua vez registaram a terceira mudança de cabo na sua história, Adalberto Belerique passa o testemunho, depois de 17 anos de liderança marcante, onde consolidaram a técnica de pegar toiros, valores, e atuações além-fronteiras. Hoje em dia, João Pedro Ávila lidera um grupo que ano após ano tem ganho prestígio, consolidado com uma regeneração constante, com atuações nas praças da região, presenças regulares no Campo Pequeno e praças continentais, bem como internacionalizações em países como México ou França.
07
UCT
Antiguidade
1928
Proprietário
António Francisco Malta da Veiga Teixeira
Exp. Solar do efetivo Herdade do Pedrogão Freguesia
Lavre - Montemor-o-Novo
Encaste atual
Oliveiras Irmãos e Parladé
Ganadaria
Procede da ganadaria dos Irmãos Garcia Fialho e o seu encaste atual é Oliveiras e irmãos e Parladé. Tem as cores vermelha e negra por divisa e a sua antiguidade referenciada a 6 de Maio de 1928 na praça de toiros de Madrid.
Em 1918, formou Félix Suarez a sua ganadaria com reses provenientes de Santacoloma, de pura linha Parladé, a qual foi vendida ao Duque de Tovar, em 1929. Posteriormente, em 1947, por falecimento deste, foi a ganadaria dividida em cinco partes pelos seus herdeiros, cabendo a Rafael Figueroa y Bermejo um dos lotes, juntamente com o ferro e a divisa primitiva. No ano seguinte, foi esta ganadaria vendida a Tomaz de la Cal Sanz aumentando-a com reses de Tomaz Prieto de la Cal para, em 1959 a vender aos irmãos Carlos e José Augusto Garcia Fialho, de Barrancos, que eliminam todo o efetivo proveniente de Prieto de la Cal, conservando apenas o de origem Suarez-Tovar.
Em 1969 é esta ganadaria adquirida por António José da Veiga Teixeira que lhe mantém o ferro e a divisa e a aumenta com reses de Oliveiras Irmãos, introduzindo também, nos últimos anos, sementais de Cunhal Patrício, Alcurrucén (Nuñez) e Hermanos Sampedro (Domecq).
Veiga Teixeira
Siga L. Genealógico
08
09
Praça de Toiros - Ilha Terceira
2023
CORRIDA DO EMIGRANTE
10
DOMINGO
JUNHO 18:30
CAVALEIROS
TELLES FILHO
(Cavaleiro praticante)
FORCADOS AMADORES
TURLOCK
RAMO GRANDE
GANADARIA
CASA AGRÍCOLA
JOSÉ ALBINO FERNANDES
JOÃO GASPAR
ABRILHANTA A CORRIDA A BANDA AZORES BAND OF ESCALONE
FRANCISCO PALHA
JOÃO
PAMPLONA ANTÓNIO
11
Palha Cavaleiro Tauromáquico
De seu nome Francisco Corrêa de Sá Pereira Palha, nasceu a 16 de março de 1987, em Vila Franca de Xira. Com 11 anos de idade apresentou-se em público, na mítica Palha Blanco, e em 2009 tomou a sua Alternativa no Montijo, dividindo cartel com António Ribeiro Telles e Diego Ventura. Desde então, Francisco Palha já percorreu muitas praças nacionais e internacionais, passando por Espanha, França e Califórnia. Apresenta um toureio com lides exuberantes e que chegam com emoção às bancadas, cravando ferros em terrenos de compromisso e de risco assumido. Francisco Palha tem somado triunfos por onde passa, e é sem margem de dúvida uma figura do toureio a cavalo. Em 2021 venceu o troféu de melhor cavaleiro de alternativa da temporada, prémio atribuído na Gala da Tauromaquia. Em agosto de 2022 teve uma prestação digna de registo em Las Ventas, Madrid. Nesta temporada indultou em Portalegre um toiro da ganadaria António Silva, e tem rodado pelas praças de renome deste país, ressalvando um mano-a-mano com Moura Jr. em Santarém.
Francisco
12
João Pamplona é o mais novo da dinastia Pamplona, e o seu toureio é sinónimo de raça, querer e vontade de triunfar. Forjado num tipo de toureio mais artista, o cavaleiro da Quinta do Malhinha tem se assumido no panorama taurino, com passos seguros e assentes em sucesso. As suas atuações são sinónimo de variedade e espetacularidade, envolvente com o público que o apoia de forma carinhosa. João Pamplona tem logrado importantes triunfos em diversas praças, com pleno destaque para aquele obtido na Feira Taurina de São João 2017 que lhe valeu a obtenção de prémio de melhor lide, ou mesmo o triunfo repartido com o irmão Tiago, em 2021 numa lide a duo. Assenta as suas temporadas principalmente pelas praças açorianas e deslocações aos Estados Unidos da América. Já na presente temporada apresentou-se num Festival Taurino em Santa Eulália (Continente), conseguindo uma lide vistosa. Em 2023 está também de parabéns, cumpre 10 anos desde que tomou a alternativa de cavaleiro profissional.
João Pamplona Cavaleiro Tauromáquico
13
António Ribeiro Telles (filho) Cavaleiro Tauromáquico
António de Jesus Ribeiro Telles filho, nasceu a 4 de maio de 2001, filho de António Telles e neto do saudoso Mestre David Ribeiro Telles. Fez a sua apresentação em público na sua terra, Coruche, com 14 anos de idade no dia 14 de agosto de 2015. Como quem anda nesta vida, tem o desejo maior de ser figura do toureio. Tira a prova de Cavaleiro Praticante em Vila Viçosa em 2019 e veste pela primeira vez casaca no mesmo ano em Coruche repartindo cartel com seu pai.
O respeito pelo público, pelo cavalo e pelo toiro, foi-lhe incutido desde muito cedo, também o trabalho e a humildade fazem parte dos ensinamentos de seu pai. Faz a sua estreia na Feira de São João, e ilusão não lhe falta. Tem marcado posição por onde passa, toureando de norte a sul do país. Tomará alternativa no próximo dia 14 de julho no Campo Pequeno.
14
O Grupo de Forcados do Ramo Grande, decorria o ano de 2007, teve estreia auspiciosa na Corrida das Festas da Praia, pegando um toiro da ganadaria de Irmãos Toste. Com mais de década e meia de existência, o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande tem consolidado a sua posição no panorama taurino regional, e com várias participações no exterior com triunfos importantes. Em 2017, numa imponente corrida com um curro de António Silva, Filipe Pires passou o testemunho a Manuel Pires, atual cabo do grupo. Com presenças assíduas pelas praças e feiras da região, tem tido prestações marcantes em várias praças do país, nomeadamente as de grande destaque, tais como Vila Franca de Xira e Campo Pequeno. obtendo inclusive triunfo no país vizinho.
Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande Forcados
15
Grupo de Forcados Amadores de Turlock Forcados
Sob a batuta de George Martins Júnior, o Grupo de Forcados Amadores de Turlock vê novamente o seu nome inscrito no cartaz das Sanjoaninas. Fundado em 1976, maioritariamente por açorianos, os forcados de Turlock regressam à Terceira para demonstrar que no outro lado do Atlântico, na Califórnia, também se pegam toiros bravos, com garra e com técnica. Para além da ilha Terceira, os Amadores de Turlock já pisaram as praças de São Jorge e Graciosa, contam com deslocações por exemplo ao México, Peru, e Portugal Continental. Um dos pontos altos do grupo aconteceu no ano 2009, onde pegaram no Campo Pequeno e arrecadaram o prémio de melhor pega.
16
PTA
Antiguidade
1972
Proprietário
Maria de Fátima Soares
Fernandes Rocha Ferreira
Freguesia Posto Santo - Angra do Heroísmo Maioral António Ferreira
Procedência
J. Fagundes, Manuel Almeida Jr. Castro Parreira, e posteriormente Ortigão Costa, Brito Paes e Falé Filipe.
Encaste atual Vários (Parladé e Domecq)
Fundada em 1967, com vacas de Virgílio Barcelos, sangue Catrinas e Patrício e sementais de Lampreia, António Barbeiro e Plácido Irmão. Em 1971 é aumentada com reses de Manuel Almeida, antes José Dinis Fernandes e Castro Parreira. Entretanto, em 1995, são adquiridas vacas e sementais de Ortigão Costa e, em 2001, é adquirida a ganadaria de José Eduardo Fernandes Silva, de encaste Brito Paes. Em 2009, 2010 e 2011 foram adquiridas 40 novilhas/ vacas e 2 sementais da ganadaria de Falé Filipe. Nos últimos anos de 2012 a 2015 tem sido introduzidos sementais de Falé Filipe com ascendência de encaste Domecq de várias procedências ganaderas, e mais recentemente, no ano de 2019 foram adquiridas vacas e um semental à prestigiada ganadaria espanhola de Santiago Domecq.
Casa Agrícola José Albino Fernandes Ganadaria
Siga L. Genealógico
Exp. Solar do efetivo Boins
17
PTE
Antiguidade
2013
Proprietário
Procedência
Encaste
Fundada em 1995 pelos Irmãos Toste, com vacas adquiridas a Paulo Caetano e sementais das ganadarias de Lupi e Simão Malta. Foi adquirida pelo atual proprietário em 2010.
Posteriormente a ganadaria foi refrescada com um semental de ferro Rio Frio.
João Gaspar Ganadaria
Siga L. Genealógico
João Borba Gaspar
Exp. Solar do efetivo Pico do Alpaná Freguesia Terra-Chã - Angra do Heroísmo
Maioral João Paulo Gaspar
Irmãos Toste
atual
18
Cabral Ascensão e Murube
19
Praça de Toiros - Ilha Terceira
GRANDIOSA CORRIDA MISTA
2023
20
SÁBADO
JULHO 18:30
CAVALEIRO
MATADORES
LUIS DAVID
JOAQUIM RIBEIRO
FORCADOS AMADORES
TERTÚLIA TAUROMÁQUICA
TERCEIRENSE
GANADARIA
REGO BOTELHO
ABRILHANTA A CORRIDA A BANDA FILARMÓNICA DA FEIRA DE SÃO JOÃO
ANTÓNIO TELLES
ADAME
CUQUI
21
António Ribeiro Telles Cavaleiro Tauromáquico
De uma família com tradição e que dispensa apresentações, António de Jesus de Castro Palha Ribeiro Telles, nasceu a 14 de maio de 1963 em Vila Franca de Xira, e é um romântico da Festa. De estilo inconfundível e com o seu tricórnio, é uma figura da tauromaquia portuguesa e ídolo de tantos que ambicionam singrar nesta vida. Tomou alternativa a 21 de junho de 1983, pelas mãos do Mestre e seu pai David Ribeiro Telles. Debutou em Madrid em março de 1986, e em 10 de outubro de 2019 realizou a sua centésima atuação na Monumental do Campo Pequeno, principal praça do país, numa corrida de gala à antiga portuguesa. António Telles em 2023 comemora 40 anos da sua alternativa, e regressa para atuar nas Sanjoaninas, 19 anos depois da última vez que toureou nesta Feira. Em ano de importante comemoração, fica também marcado pelo seu debute no passado mês de abril, na icónica Feira de Sevilha.
22
Luis David Adame Matador
O matador de toiros Luis David Adame, é toureio de dinastia. Nasceu no dia 7 de outubro de 1997, na cidade de Aguascalientes, no México. Tomou alternativa em Nimes (França), a 18 de setembro de 2016, frente a um toiro de Núñez del Cuvillo, sendo seu padrinho de alternativa o matador de toiros Alejandro Talavante. Confirmou alternativa no México a 5 de fevereiro de 2017, e na Monumental de Las Ventas a 29 de setembro do mesmo ano, também frente a um toiro de Núñez del Cuvillo. Obteve o prémio de melhor novilheiro da Feira de San Isidro 2016, com triunfos também importantes em Pamplona, Valencia e Bayona. Reparte a sua carreira entre Espanha e América do Sul. Pertence à tríade dos Adame, sendo irmão do matador Joselito Adame e do novilheiro Alejandro Adame.
23
Natural da Moita, o matador de toiros Joaquim Ribeiro Cuqui tem sangue luso, e uma ilusão desmedida de triunfo e de singrar no meio taurino. Como data de relevo, 19 de agosto de 2018, tarde em que tirou alternativa de matador de toiros na praça de Tijuana, no México, sendo seu padrinho o toureiro Uriel Moreno “El Zapata “, e testemunha António Garcia. Não vira a cara à luta, e ao longo dos anos prepara as suas temporadas em tentaderos tanto em território nacional como no México. Tem toureado em pueblos na vizinha Espanha e em Portugal pisa arena nas feiras que ainda valorizam o toureio a pé, como Moita, Vila Franca de Xira ou na mítica Feira de Barrancos. Sonante foi a tarde de 21 de maio de 2022, quando lidou em solitário um curro da prestigiada ganadaria de Palha, na Daniel Nascimento (Moita). Já passou pela nossa ilha, inserido no ciclo de tentas. Na presente temporada obteve triunfos em atuações no Peru.
Joaquim Ribeiro Cuqui Matador
24
PTB
Antiguidade
1964
Proprietário
José
Procedência
Castro
Domecq
Fundada em 1953, através da aquisição de reses de Castro Parreira, e aumentada com vacas de José Dinis Fernandes e um semental da ganadaria de Pedrosa (1960).
Posteriormente (1979), são adquiridas vacas e sementais das ganadarias de Ribeiro Telles e depois de Rio Frio e Lupi (1989), assim como sementais das ganadarias de Oliveira Irmãos e Brito Paes. Finalmente em 1993 são adquiridas vacas de Simão Malta (Parladé) e de Jandilla (Domecq), juntamente com sementais desta última divisa. Entre 1993 e 2014 o efetivo foi sendo refrescado com animais reprodutores novamente da ganadaria espanhola de Jandilla e mais recentemente com sementais São Torcato e Calejo Pires.
De referir que 2023 é um ano simbólico para a ganadaria, que comemora 70 anos de existência.
Rego Botelho Ganadaria
Siga L. Genealógico
Baldaya Câmara Rego Botelho
Exp. Solar do efetivo Caldeira Guilherme Moniz Freguesia Conceição - Angra do Heroísmo
Parreira, Dinis Fernandes e posteriormente Jandilla. Encaste atual
25
Praça de Toiros - Ilha Terceira
FEIRA TAURINA DE SÃO JOÃO
2023
JUNHO 18:00 JUNHO 18:30 JULHO 18:30 SÁBADO DOMINGO SÁBADO CORRIDA 50 ANOS GFATTT ANTÓNIO TELLES TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE VEIGA TEIXEIRA TIAGO
FRANCISCO PALHA CORRIDA DO EMIGRANTE GRANDIOSA CORRIDA MISTA CAVALEIROS FORCADOS AMADORES GANADARIA FRANCISCO PALHA TURLOCK RAMO GRANDE CASA AGRÍCOLA JOSÉ ALBINO FERNANDES JOÃO GASPAR JOÃO PAMPLONA ANTÓNIO TELLES FILHO CAVALEIROS FORCADOS AMADORES GANADARIA ANTÓNIO TELLES TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE REGO BOTELHO CAVALEIROS LUIS DAVID
JOAQUIM RIBEIRO
MATADORES FORCADOS AMADORES GANADARIA ABRILHANTA AS CORRIDAS A BANDA FILARMÓNICA DA FEIRA DE SÃO JOÃO (DIA 24 E 1) E A BANDA AZORES BAND OF ESCALON (DIA 25)
PAMPLONA
ADAME
CUQUI
TERTULIA-TERCEIRENSE.PT Instagram @tertulia.t.terceirense Facebook ttterceirense