
4 minute read
TELLES FILHO
(Cavaleiro praticante)
FORCADOS AMADORES
Advertisement
RAMO GRANDE
GANADARIA
CASA AGRÍCOLA
JOSÉ ALBINO FERNANDES
JOÃO GASPAR
Francisco Palha Cavaleiro Tauromáquico
De seu nome Francisco Corrêa de Sá Pereira Palha, nasceu a 16 de março de 1987, em Vila Franca de Xira. Com 11 anos de idade apresentou-se em público, na mítica Palha Blanco, e em 2009 tomou a sua Alternativa no Montijo, dividindo cartel com António Ribeiro Telles e Diego Ventura. Desde então, Francisco Palha já percorreu muitas praças nacionais e internacionais, passando por Espanha, França e Califórnia. Apresenta um toureio com lides exuberantes e que chegam com emoção às bancadas, cravando ferros em terrenos de compromisso e de risco assumido. Francisco Palha tem somado triunfos por onde passa, e é sem margem de dúvida uma figura do toureio a cavalo. Em 2021 venceu o trofeu de melhor cavaleiro de alternativa da temporada, prémio atribuído na Gala da Tauromaquia. Em agosto de 2022 teve uma prestação digna de registo em Las Ventas, Madrid. Já nesta temporada indultou em Portalegre um toiro da ganadaria António Silva, e tem rodado pelas praças de renome deste país, ressalvando um mano-a-mano com Moura Jr. em Santarém.
João Pamplona é o mais novo da dinastia Pamplona, e o seu toureio é sinonimo de raça, querer e vontade de triunfar. Forjado num tipo de toureio mais artista, o cavaleiro da Quinta do Malhinha tem se assumido no panorama taurino, com passos seguros e assentes em sucesso. As suas atuações são sinónimo de variedade e espetacularidade, envolvente com o público que o apoia de forma carinhosa. João Pamplona tem logrado importantes triunfos em diversas praças, com pleno destaque para aquele obtido na Feira Taurina de São João 2017 que lhe valeu a obtenção de prémio de melhor lide, ou mesmo o triunfo repartido com o irmão Tiago, em 2021 numa lide a duo. Assenta as suas temporadas principalmente pelas praças açorianas e deslocações aos Estados Unidos da América. Já na presente temporada apresentou-se num Festival Taurino em Santa Eulália (Continente), conseguindo uma lide vistosa. Em 2023 está também de parabéns, cumpre 10 anos desde que tomou a alternativa de cavaleiro profissional.

António Ribeiro Telles (filho) Cavaleiro Tauromáquico

António de Jesus Ribeiro Telles filho, nasceu a 4 de maio de 2001, filho de António Telles e neto do saudoso Mestre David Ribeiro Telles. Fez a sua apresentação em público na sua terra, Coruche, com 14 anos de idade no dia 14 de agosto de 2015. Como quem anda nesta vida, tem o desejo maior de ser figura do toureio. Tira a prova de Cavaleiro Praticante em Vila Viçosa em 2019 e veste pela primeira vez casaca no mesmo ano em Coruche repartindo cartel com seu pai.
O respeito pelo público, pelo cavalo e pelo toiro, foi-lhe incutido desde muito cedo, também o trabalho e a humildade fazem parte dos ensinamentos de seu pai. Faz a sua estreia na Feira de São João, e ilusão não lhe falta. Tem marcado posição por onde passa, toureando de norte a sul do país. Tomará alternativa no próximo dia 14 de julho no Campo Pequeno.
O Grupo de Forcados do Ramo Grande, decorria o ano de 2007, teve estreia auspiciosa na Corrida das Festas da Praia, pegando um toiro da ganadaria de Irmãos Toste. Com mais de década e meia de existência, o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande tem consolidado a sua posição no panorama taurino regional, e com várias participações no exterior com triunfos importantes. Em 2017, numa imponente corrida com um curro de António Silva, Filipe Pires passou o testemunho a Manuel Pires, atual cabo do grupo. Com presenças assíduas pelas praças e feiras da região, tem tido prestações marcantes em várias praças do país, nomeadamente as de grande destaque, tais como Vila Franca de Xira e Campo Pequeno. obtendo inclusive triunfo no país vizinho.

Grupo de Forcados Amadores de Turlock Forcados
Sob a batuta de George Martins Júnior, o Grupo de Forcados Amadores de Turlock vê novamente o seu nome inscrito no cartaz das Sanjoaninas. Fundado em 1976, maioritariamente por açorianos, os forcados de Turlock regressam à Terceira para demonstrar que no outro lado do Atlântico, na Califórnia, também se pegam toiros bravos, com garra e com técnica. Para além da ilha Terceira, os Amadores de Turlock já pisaram as praças de São Jorge e Graciosa, contam com deslocações por exemplo ao México, Perú, e Portugal Continental. Um dos pontos altos do grupo aconteceu no ano 2009, onde pegaram no Campo Pequeno e arrecadaram o prémio de melhor pega.

PTA
Antiguidade
1972
Proprietário
Maria de Fátima Soares
Fernandes Rocha Ferreira
Freguesia
Porto Santo - Angra do Heroísmo
Maioral
António Ferreira
Procedência
J. Fagundes, Manuel Almeida
Jr. Castro Parreira, e posteriormente Ortigão Costa, Brito Paes e Falé Filipe.
Encaste atual

Vários (Parladé e Domecq)
Fundada em 1967, com vacas de Virgílio Barcelos, sangue Catrinas e Patrício e sementais de Lampreia, António Barbeiro e Plácido Irmão. Em 1971 é aumentada com reses de Manuel Almeida, antes José Dinis Fernandes e Castro Parreira. Entretanto, em 1995, são adquiridas vacas e sementais de Ortigão Costa e, em 2001, é adquirida a ganadaria de José Eduardo Fernandes Silva, de encaste Brito Paes. Em 2009, 2010 e 2011 foram adquiridas 40 novilhas/ vacas e 2 sementais da ganadaria de Falé Filipe. Nos últimos anos de 2012 a 2015 tem sido introduzidos sementais de Falé Filipe com ascendência de encaste Domecq de várias procedências ganaderas, e mais recentemente, no ano de 2019 foram adquiridas vacas e um semental à prestigiada ganadaria espanhola de Santiago Domecq.
Antiguidade 2013
Proprietário
Procedência
Encaste
Fundada em 1995 pelos Irmãos Toste, com vacas adquiridas a Paulo Caetano e sementais das ganadarias de Lupi e Simão Malta. Foi adquirida pelo actual proprietário em 2010.
Posteriormente a ganadaria foi refrescada com um semental de ferro Rio Frio.









