2 minute read

GRANDIOSA CORRIDA MISTA

Next Article
TELLES FILHO

TELLES FILHO

SÁBADO

JULHO 18:30

Advertisement

CAVALEIRO

MATADORES

LUIS DAVID

JOAQUIM RIBEIRO

FORCADOS AMADORES

TERTÚLIA TAUROMÁQUICA

TERCEIRENSE

GANADARIA

REGO BOTELHO

ABRILHANTA A CORRIDA A BANDA FILARMÓNICA DA FEIRA DE SÃO JOÃO

António Ribeiro Telles Cavaleiro Tauromáquico

De uma família com tradição e que dispensa apresentações, António de Jesus de Castro Palha Ribeiro Telles, nasceu a 14 de maio de 1963 em Vila Franca de Xira, e é um romântico da Festa. De estilo inconfundível e com o seu tricórnio, é uma figura da tauromaquia portuguesa e ídolo de tantos que ambicionam singrar nesta vida. Tomou alternativa a 21 de junho de 1983, pelas mãos do Mestre e seu pai David Ribeiro Telles. Debutou em Madrid em março de 1986, e em 10 de outubro de 2019 realizou a sua centésima atuação na Monumental do Campo Pequeno, principal praça do país, numa corrida de gala à antiga portuguesa. António Telles em 2023 comemora 40 anos da sua alternativa, e regressa para atuar nas Sanjoaninas, 19 anos depois da última vez que toureou nesta Feira. Em ano de importante comemoração, fica também marcado pelo seu debute no passado mês de abril, na icónica Feira de Sevilha.

Luis David Adame Matador

O matador de toiros Luis David Adame, é toureio de dinastia. Nasceu no dia 7 de outubro de 1997, na cidade de Aguascalientes, no México. Tomou alternativa em Nimes (França), a 18 de setembro de 2016, frente a um toiro de Núñez del Cuvillo, sendo seu padrinho de alternativa o matador de toiros Alejandro Talavante. Confirmou alternativa no México a 5 de fevereiro de 2017, e na Monumental de Las Ventas a 29 de setembro do mesmo ano, também frente a um toiro de Núñez del Cuvillo. Obteve o prémio de melhor novilheiro da Feira de San Isidro 2016, com triunfos também importantes em Pamplona, Valencia e Bayona. Reparte a sua carreira entre Espanha e América do Sul. Pertence á tríade dos Adame, sendo irmão do matador Joselito Adame e do novilheiro Alejandro Adame.

Natural da Moita, o matador de toiros Joaquim Ribeiro Cuqui tem sangue luso, e uma ilusão desmedida de triunfo e de singrar no meio taurino. Como data de relevo, 19 de agosto de 2018, tarde em que tirou alternativa de matador de toiros na praça de Tijuana, no México, sendo seu padrinho o toureiro Uriel Moreno “El Zapata “, e testemunha António Garcia. Não vira a cara à luta, e ao longo dos anos prepara as suas temporadas em tentaderos tanto em território nacional como no México. Tem toureado em pueblos na vizinha Espanha e em Portugal pisa arena nas feiras que ainda valorizam o toureio a pé, como Moita, Vila Franca de Xira ou na mítica Feira de Barrancos. Sonante foi a tarde de 21 de maio de 2022, quando lidou em solitário um curro da prestigiada ganadaria de Palha, na Daniel Nascimento (Moita). Já passou pela nossa ilha, inserido no ciclo de tentas. Na presente temporada obteve triunfos em atuações no Peru.

Siga L. Genealógico

PTB

Antiguidade

1964

Proprietário

José Baldaya Câmara Rego Botelho

Exp. Solar do efetivo Caldeira Guilherme Moniz Freguesia Conceição - Angra do Heroísmo

Procedência

Castro Parreira, Dinis Fernandes, e posteriormente Jandilla.

Encaste atual

Domecq

Rego Botelho Ganadaria

Fundada em 1953, através da aquisição de reses de Castro Parreira, e aumentada com vacas de José Dinis Fernandes e um semental da ganadaria de Pedrosa (1960).

Posteriormente (1979), são adquiridas vacas e sementais das ganadarias de Ribeiro Telles e depois de Rio Frio e Lupi (1989), assim como sementais das ganadarias de Oliveira Irmãos e Brito Paes. Finalmente em 1993 são adquiridas vacas de Simão Malta (Parladé) e de Jandilla (Domecq), juntamente com sementais desta última divisa. Nos anos de 2011, 2012, 2014 e 2015 o efetivo foi sendo refrescado com animais reprodutores novamente da ganadaria espanhola de Jandilla, e mais recentemente com sementais Pinto Barreiros e Calejo Pires.

De referir que 2023 é um ano simbólico para a ganadaria, que comemora 70 anos de existência.

This article is from: