2 minute read

PAMPLONA

FORCADOS AMADORES

TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE

Advertisement

GANADARIA

VEIGA TEIXEIRA

ABRILHANTA A CORRIDA A BANDA FILARMÓNICA DA FEIRA DE SÃO JOÃO

António Ribeiro Telles Cavaleiro Tauromáquico

De uma família com tradição e que dispensa apresentações, António de Jesus de Castro Palha Ribeiro Telles, nasceu a 14 de maio de 1963 em Vila Franca de Xira, e é um romântico da Festa. De estilo inconfundível e com o seu tricórnio, é uma figura da tauromaquia portuguesa e ídolo de tantos que ambicionam singrar nesta vida. Tomou alternativa a 21 de junho de 1983, pelas mãos do Mestre e seu pai David Ribeiro Telles. Debutou em Madrid em março de 1986, e em 10 de outubro de 2019 realizou a sua centésima atuação na Monumental do Campo Pequeno, principal praça do país, numa corrida de gala à antiga portuguesa. António Telles em 2023 comemora 40 anos da sua alternativa, e regressa para atuar nas Sanjoaninas, 19 anos depois da última vez que toureou nesta Feira. Em ano de importante comemoração, fica também marcado pelo seu debute no passado mês de abril, na icónica Feira de Sevilha.

Tauromáquico

Natural de Angra do Heroísmo, Tiago Pamplona é atualmente o cavaleiro profissional dos Açores com mais anos de alternativa no ativo. Fez a sua estreia como cavaleiro amador na Tourada dos Estudantes, no Carnaval de 1998. A 17 de junho de 2006, na Praça de Toiros Ilha Terceira, recebeu a alternativa pelas mãos do seu padrinho Joaquim Bastinhas, lidando depois um exemplar de ferro Samuel Lupi, numa lide de destaque. Tiago Pamplona confirmou alternativa em julho de 2019 no Campo Pequeno. Os anos passam e o cavaleiro da Quinta do Malhinha tem amadurecido o seu toureio, sempre com boas maneiras de montar a cavalo e de lidar na arte de toureio a cavalo à portuguesa, apresentando-se hoje em dia com bastante consistência, o que o faz somar triunfos nas praças açorianas e nos Estados Unidos da América.

Francisco Palha Cavaleiro Tauromáquico

De seu nome Francisco Corrêa de Sá Pereira Palha, nasceu a 16 de março de 1987, em Vila Franca de Xira. Com 11 anos de idade apresentou-se em público, na mítica Palha Blanco, e em 2009 tomou a sua Alternativa no Montijo, dividindo cartel com António Ribeiro Telles e Diego Ventura. Desde então, Francisco Palha já percorreu muitas praças nacionais e internacionais, passando por Espanha, França e Califórnia. Apresenta um toureio com lides exuberantes e que chegam com emoção às bancadas, cravando ferros em terrenos de compromisso e de risco assumido. Francisco Palha tem somado triunfos por onde passa, e é sem margem de dúvida uma figura do toureio a cavalo. Em 2021 venceu o trofeu de melhor cavaleiro de alternativa da temporada, prémio atribuído na Gala da Tauromaquia. Em agosto de 2022 teve uma prestação digna de registo em Las Ventas, Madrid. Já nesta temporada indultou em Portalegre um toiro da ganadaria António Silva, e tem rodado pelas praças de renome deste país, ressalvando um mano-a-mano com Moura Jr. em Santarém.

This article is from: