Page 1

NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | JAN. 18 |

SPECIAL EDITION

08


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | SPECIAL EDITION CCXP17 | JAN. 18 | 08

Editores

PARTICIPAM desta edição

CONTATOS

E-MAG SOCIAL

CAPA CONTRACAPA

Allyson Correia José Luiz Nunes Neto ALLYSON CORREIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO Alexandra Presser Claudia Martini Evelyn Souza dos Reis Isabete S. Simões de Abreu Leandro Selister Nina Rojas Paula Ferrari Rafael Klann Nunes Ricardo Rojas Rodrigo Credidio www.nomirror.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR www.issuu.com/nomirrormag TWITTER - @nomirrormag FACEBOOK - nomirrormag INSTAGRAM - nomirrormag LEANDRO SELISTER NINA ROJAS

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE SMARTPHONES. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA QUADRIMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


EDITORIAL Volta e meia comentamos que uma das melhores coisas em produzir a NoMirror são as oportunidades que este projeto nos apresenta. Conhecemos pessoas incríveis, fizemos novos velhos amigos e nos impusemos grandes desafios. Só que alguns destes desafios são tão colossais que chegam a dar aquele friozinho na barriga! Mas sem dúvida alguma, o maior desafio de todos até o momento, foi o convite que recebemos do Marcelo Forlani, do site de entretenimento Omelete, para participar da CCXP17. Incumbidos da missão de fotografar livremente o festival de cultura pop mais épico do planeta, montamos uma equipe tão diversa quanto o próprio evento, incluindo fotógrafos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, ilustradores e pessoas ligadas ao mundo geek. Mergulhamos de cabeça neste universo e aproveitamos cada segundo como se não houvesse amanhã. Cada integrante desta equipe registrou os cinco dias do festival sob a sua própria ótica, sem pressão e destacando aquilo que realmente lhe interessava. Em dias de interatividade total e reversão do papel da mídia, experimentamos de fato a audiência gerando seu próprio conteúdo! Missão dada é missão cumprida e aqui entregamos para vocês o resultado desta aventura. Estamos sem palavras para agradecer a todos os envolvidos! Mas os special thanks desta special edition vão para o Marcelo Forlani e a toda equipe do Omelete, Ricardo Rojas da mObgraphia Cultura Visual, Rodrigo Credidio da Good Bros e os parceiros do Grupo Rovitex.

OS EDITORES

3


EDITORES

4

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Profissional de Marketing e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há mais de 20 anos. Seu lado mais criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em diversas agências catarinenses. Durante alguns anos, também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, do Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a estudar a fundo a Fotografia e, posteriormente, o Marketing.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Atua como fotógrafo no Noir Studio e também como Diretor de Criação (em experiência) na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda. Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos.

Além do celular e da DSLR, ainda fotografa usando câmeras 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na smartphonografia um antigo hobby perdido: a Fotografia.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

INSTAGRAM: @netobnu


EQUIPE CCXP+NOMIRROR

Alexandra Presser

Claudia Martini

Amante inveterada de gatos, ilustradora de mão cheia, eterna estudante de Design, entusiasta em Fotografia, YouTuber e, principalmente, quadrinista.

Autodidata até se apaixonar de vez pela Fotografia. Aprofundou seus estudos no curso de Pós-Graduação em Fotografia & Imagem na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Publicou independentemente uma HQ chamada Arroz, que em 2016 foi lançada na CCXP, quando teve a oportunidade de participar da Artist’s Alley como artista.

Dentre todos os trabalhos realizados, destaca as exposições individuais “O Corcovado, o Redentor é uma Oração” na base do monumento do Cristo Redentor, durante a JMJ 2013, e “Escola?”, na Procuradoria Geral da República, no qual denunciou as condições de escolas públicas em cinco Estados da Federação.

Em 2017 pode revisitar o coração do evento como imprensa, à convite da NoMirror Magazine, e mostrar, do ponto de vista dos artistas, o lado cansativo, colaborativo e repleto de gambiarras de quem se esforça para fazer parte dos quatro dias (e meio) mais épicos de cultura pop mundial.

Não resiste a um bom brigadeiro e andar por aí caçando imagens.

INSTAGRAM: @caumartini

INSTAGRAM: @alepresser

5


EQUIPE CCXP+NOMIRROR

Evelyn Souza dos Reis

Isabete S. Simões de Abreu

Paulista e recém formada em Publicidade e Propaganda. Extremamente apaixonada por arte e tudo o que possa a inspirá-la. Gosta de criar algo novo e, por isto, constantemente busca referências que a inspirem.

Curiosa, sem vergonha do que vão pensar dela e aventureira. Aos quatro anos de idade, com medo inexplicável do Super-homem, acabou se tornando fã do personagem!

Já trabalhou com Marketing Digital, Redação e Social Media. É apaixonada por roteirizar e dirigir vídeos e peças de teatro. Por meio de forte percepção e atenção aos detalhes, passou a se interessar pela Fotografia durante sua graduação. Registrar momentos e eternizá-los por meio desta arte se tornou uma grande paixão.

INSTAGRAM: @evyycs

Depois vieram Os Gremlins, que aterrorizaram sua vida aos 6 anos. Passados todos estes “traumas”, confessa que ama mesmo o Freddy Krueger, Adora filmes de terror se diverte com as situações malucas deste gênero. Por alguns percalços da vida, acabou se transformando em “meio robô”, como ela mesma gosta de dizer. Hastes de metal e parafusos passaram a fazer parte de sua vida, mas esta transformação e suas consequências não a mudaram... muito pelo contrário: acentuaram seu amor pela vida! Hoje, aos 40 anos, depois de 14 cirurgias, se sente realizada e afirma que ainda vai se envolver em muitas aventuras.

INSTAGRAM: @betesimoes

6


Leandro Selister

Nina NAHSSEN Rojas

Bacharel em Fotografia pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nascida em 2002 na cidade de São Paulo, filha de fotógrafo, cresceu convivendo com o trabalho do seu pai e imersa na cultura visual.

Nasceu em Vacaria, no interior do estado do Rio Grande do Sul, e atualmente reside em Porto Alegre. Trabalha em seu escritório com projetos de Design em adesivos para arquitetura comercial e residencial.

Em 2007 participou com algumas fotos de uma exposição entitulada “Família Real, Olhar Virtual”, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Desde 2013 utiliza o celular em seu trabalho com Fotografia e a partir de 2016 vem participando cada vez mais de festivais nacionais e internacionais. É responsável, junto com a fotógrafa Sandra Pagano, pela comunidade VivaMobgraphia no Facebook e Instagram promovendo a cultura visual a partir de imagens captadas e editadas com smartphones. Autor de dois livros, possui diversas premiações em seu currículo, sempre com projetos de intervenções urbanas e Fotografia.

Ainda estudante do ensino médio e com forte inclinação para as artes, em 2017 participou ativamente na produção do vídeo “Quando o Machismo Afeta a Sociedade”. Há mais de sete anos faz aulas de Teatro e tem certa facilidade para cantar e interpretar. Encontrou na Fotografia uma forma complementar de se comunicar com suas amigas e outras pessoas.

INSTAGRAM: @ninanrojas

INSTAGRAM: @lselister / @vivamobgrafia

7


EQUIPE CCXP+NOMIRROR

Paula Ferrari

Rafael Klann Nunes

Fisioterapeuta de 34 anos, cadeirante, atleta de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas e amante da diversidade.

Com apenas 10 anos de idade carrega na bagagem um bom repertório visual e cultural, pois além de ser filho de fotógrafo é curioso e questionador.

Através da revista NoMirror, despertou o amor pelo olhar através das lentes simples do celular.

INSTAGRAM: @paula.pferrari

Deve ser o único garoto do universo que não gosta de sorvete, nem de pizza... Prefere andar com os cabelos no melhor estilo “ao vento” e quando não está combatendo o crime ou enfrentando vilões interestelares no videogame, gosta de jogar tênis, badminton e handebol. Sempre disposto a encarar qualquer aventura, este jovem estudante garante que é professor do seu pai, quando o assunto se trata do “mundo Geek”.

INSTAGRAM: @rafael.klann

8


Ricardo Rojas

Rodrigo Credidio

Antes de mais nada, Rojas é um apaixonado pelos esportes e pela Fotografia. Logo aos 18 anos de idade, conseguiu unir estes dois universos por meio da fotografia de surfe.

Consultor de Acessibilidade e Inclusão. Impulsionado por uma força interna de deixar um legado, fundou há quatro anos a Good Bros Projetos de Acessibilidade e criou a plataforma de voluntariado Liga Social.

Como o destino sempre favorece aqueles que fazem as coisas com o coração, logo em sua primeira exposição, em 1988, um dos patrocinadores do evento o convida para fazer parte do quadro de Assistentes do Estúdio Abril, sua verdadeira primeira grande escola de fotografia. Ganhou o mundo, foi morar no exterior, ralou em estúdios ingleses, voltou, virou sócio de revista, trabalhou em jornal, entrou para o mundo das grandes agências de Publicidade & Propaganda (DPZ e DM9DDB) e montou exposições fotográficas incríveis! Como se tudo isto não bastasse, fundou juntamente com Cadu Lemos a mObgraphia, maior movimento de fotografia em plataformas móveis da America Latina

Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de empresas, trabalhou muitos anos em multinacionais e agências de publicidade. Nasceu em Brasília, cresceu em Recife, respingou em Salvador e vive em São Paulo. Nas horas vagas, curte fotografar e colecionar action figures. Passa os dias à base de muita música e café espresso. Adora brincar com seu filho Benício, de 4 anos, e tocar como DJ em festas de aniversário.

INSTAGRAM: @rodrigocredidio

Hoje se dedica a fotografia comercial, autoral e a produção cultural através da mObgraphia.

INSTAGRAM: @rrojas65

9


ÍNDICE IS THIS REAL LIFE? RICARDO ROJAS PG. 14

MEUS HERÓIS RAFAEL KLANN NUNES PG. 54

DIVERCITY PAULA FERRARI PG. 36

10


ALLEY´S ARTISTS ALEXANDRA PRESSER PG. 88

COSLIFE ALLYSON CORREIA PG. 68

VÓRTEX TEMPORAL JOSÉ LUIZ NUNES NETO PG. 100

STRANGER THAN FICTION NINA ROJAS PG. 118

11


VÁRIO CLAUDIA MARTINI PG. 128

KIDS ATTACK EVELYN SOUZA DOS REIS PG. 156

HERÓIS INVISÍVEIS RODRIGO CREDIDIO PG. 174

12

MOBILIDADE DIVERSA RODRIGO CREDIDIO PG. 186


BRINCADEIRA É COISA SÉRIA LEANDRO SELISTER PG. 204

ISABETE SIMÕES DE ABREU PG. 276

GALERIA PG. 250 FOTO: MARCELO FORLANI

13


14


IS THIS REAL LIFE? FOTOGRAFIA RICARDO ROJAS

15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36


DIVERCITY FOTOGRAFIA PAULA FERRARI

37


38


39


40


41


42


43


44


45


46


47


48


49


50


51


52


53


54


MEUS HERÓIS FOTOGRAFIA RAFAEL KLANN NUNES

55


56


57


58


59


60


61


62


63


64


65


66


67


COSLIFE FOTOGRAFIA ALLYSON CORREIA

68


69


70


71


73


74


75


76


77


80


81


84


85


NOMIRROR+CCXP17 > 7 A 10/DEZ/2017

87


88


ALLEY’S ARTISTS FOTOGRAFIA ALEXANDRA PRESSER

89


90


91


92


93


94


95


96


97


98


99


100


VÓRTEX TEMPORAL FOTOGRAFIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO

101


102


103


104


105


106


107


108


109


110


111


112


113


114


115


116


117


118


STRANGER THAN FICTION FOTOGRAFIA NINA ROJAS

119


120


121


122


123


124


125


126


127


128


VÁ·RI·O texto e FOTOGRAFIA CLAUDIA MARTINI

129


130


131


132


133


134


135


136


137


138


139


140


141


142


143


144


145


146


147


VÁ•RI•O Plurais, diversos, volúveis, instáveis, irrequietos, indecisos, desvairados, discrepantes, muitos. Assim somos nós no fluxo e contrafluxo da vida. Somos o que queremos ser. Somos o que sonhamos ser. Será?

Quebramos regras. Impomos outras. Lutamos por tudo e sobrevivemos a tudo. Incógnitos, ou não, vamos alternando as máscaras. Ora heróis, outras vilões.

Olho no olho, nos reconhecemos pelo caminho. Inclusivos, divertidos, anônimos, únicos. Cosplayers.

_______________________________________________________________________________ Obrigada a todos que participaram desse ensaio: Diego Oliveira, Rodney Posa, Bianca Faceto, Ana Carolina Barbosa Silva, Lucas Venâncio, Sthefani Brito, Mayara Vieira, Nanna e Guilherme Lopes, Lia Mekdece, André Barwinski, Francielle Palhano, Lani Fox e Gustavo Miranda.

148


149


150


151


152


153


154


155


156


KIDS ATTACK CRIANÇAS NA CCXP: ENCANTADAS E ENCANTANDO FOTOGRAFIA EVELYN SOUZA DOS REIS

157


158


159


160


161


162


163


164


165


166


167


168


169


170


171


172


173


174


EPISÓDIO 1

HERÓIS INVISÍVEIS FOTOGRAFIA RODRIGO CREDIDIO

175


176


177


178


179


180


181


182


183


184


185


186


EPISÓDIO 2

MOBILIDADE DIVERSA FOTOGRAFIA RODRIGO CREDIDIO

187


188


189


190


191


192


193


194


195


196


197


198


199


200


201


202


203


204


BRINCADEIRA É COISA SÉRIA

TEXTO E FOTOGRAFIA LEANDRO SELISTER

205


“Em minha casa reuni brinquedos pequenos e grandes, sem os quais não poderia viver. O menino que não brinca não é menino, mas o homem que não brinca perdeu para sempre o menino que vivia nele e que lhe fará muita falta.”

Pablo Neruda

206


207


208


Coleciono brinquedos há mais de 20 de anos e não sei o que me levou a isso. Alimentar o menino que carrego comigo? Amenizar um mundo cada dia mais triste? Ter por perto ídolos de quadrinhos, filmes e desenhos? O motivo não importa. Isso me faz muito bem. Nos quatro dias que passei na CCXP2017 encontrei muitos dos meus brinquedos ao “vivo” e a “cores”. Aquele menino que segue aqui dentro comigo tomou conta de mim e nos divertimos pra caramba com os incríveis cosplayers. Um pouco desses momentos mágicos seguem nas próximas páginas. Divirtam-se também. Obrigado NoMirror. Obrigado CCXP2017. Foi épico mesmo! Leandro Selister Janeiro/2017

209


210


211


212


213


214


215


216


217


218


219


220


221


222


223


224


225


226


227


228


229


230


231


232


233


234


235


236


237


238


239


240


241


242


243


244


245


246


247


248


249


GALERIA Nosso espaço mais democrático não poderia ficar de fora desta edição especial CCXP17. Foram tantas pessoas legais e interessantes acompanhando nosso trabalho, nos estimulando com palavras de incentivo ao longo destes dias, que foi praticamente impossível deixar estes registros para trás.

Em reconhecimento a este apoio incondicional, destacamos alguns perfis que resolveram se unir a nós e compartilharam suas imagens utilizando nossas tags oficiais: #ccxpnomirror #ccxp17 #nomirrormag #mobgraphia #nomirrormaginclusiva #diversidade #inclusão

Desta vez o processo de curadoria das imagens da GALERIA foi conduzido pura e simplesmente com base no coração e como forma de agradecimento a estas pessoas.

2018 já começou... Continue seguindo os perfis @ccxpoficial, @ccxpnomirror e @nomirrormag para saber das novidades e preparativos deste ano!

Divirta-se. Aprecie. Participe.

250


CLAUDIA ARCHELA

MARCELO FORLANI

GIORGIO GALLI

ISABETE SIMÕES DE ABREU

ÉRICLES ARTUR

251


CLAUDIA ARCHELA SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @clau_archela

252


253


254


255


256


257


258


259


MARCELO FORLANI SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @forlani

260


261


262


263


264


265


266


267


268


269


270


271


GIORGIO GALLI ARARUAMA/RJ | INSTAGRAM: @giorgio_galli_gico

272


273


274


275


ISABETE SIMÕES DE ABREU SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @betesimoes

276


277


ÉRICLES ARTUR GASPAR/SC | INSTAGRAM: @ericlesartur

278


279


280


281


NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | JAN. 18 |

08

NoMirror #08 - Jan18 - CCXP17  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

NoMirror #08 - Jan18 - CCXP17  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

Advertisement