Page 1

NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | NOV. 17 |

07


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | NOV. 17 | 07

Editores

Allyson Correia José Luiz Nunes Neto

PARTICIPAM desta edição

ALESSANDRO GRUETZMACHER CÁSSIO PICCOLO MARIA CECILIA DE SÃO THIAGO OSCAR FILHO TASHDIQUE MEHTAJ AHMED TOM LEAL

CONTATOS

www.nomirror.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR

E-MAG SOCIAL

www.issuu.com/nomirrormag TWITTER - @nomirrormag FACEBOOK - nomirrormag INSTAGRAM - nomirrormag

CAPA CONTRACAPA

ALESSANDRO GRUETZMACHER MARIA CECILIA DE SÃO THIAGO

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE SMARTPHONES. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA QUADRIMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


EDITORIAL Obrigado! Normalmente os agradecimentos se encontram no encerramento dos textos, mas desta vez se faz necessário começar pelo fim. Precisamos agradecer, pois estamos entregando a você uma edição com número recorde de páginas: 300. E pode-se dizer que foi uma tarefa verdadeiramente espartana selecionar e editar os materiais incríveis que recebemos. Uma edição que colocou a mochila nas costas e saiu pelo mundo, adotando a máxima de que a viagem é o destino em si. Nossos convidados atravessaram o Brasil de fora-a-fora, visitaram a maior favela de palafitas do país, fizeram longas exposições pela Patagônia, mostraram um pouco mais sobre a nossa desconhecida vizinha Guiana, se impressionaram com a exuberante arquitetura do Leste Europeu e desmistificaram a enigmática Índia. Isto sem detalhar os inspiradores trabalhos apresentados na seção Galeria, que poucas vezes se apresentou de forma tão consistente como o fez agora. Mas como nem tudo é perfeito, devido ao grande número de materiais recebidos, os cortes se fizeram necessários. Não há de ser nada, pois a próxima edição já está sendo delineada e vamos reparar estes contratempos. Pegue um café, respire fundo e boa viagem, pois a paisagem é por nossa conta!

OS EDITORES

3


EDITORES

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Profissional de Marketing e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há mais de 20 anos. Seu lado mais criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em diversas agências catarinenses. Durante alguns anos, também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, do Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a estudar a fundo a Fotografia e, posteriormente, o Marketing.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.

Além do celular e da DSLR, ainda fotografa usando câmeras 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

4

Atua como fotógrafo no Noir Studio e também como Diretor de Criação (em experiência) na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda. Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos. Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na smartphonografia um antigo hobby perdido: a fotografia.

INSTAGRAM: @netobnu


CONVIDADOS FOTO: HENRIQUE PEREIRA

ALESSANDRO GRUETZMACHER

CÁSSIO PICCOLO

Nascido na pacata e germânica Pomerode, Santa Catarina, Gruetzmacher é publicitário por formação e começou a fotografar ainda durante o decorrer de sua graduação.

Paulistano, músico, empresário, especialista em cervejas e viajante apaixonado. Em vez de citar todas as atividades que Cássio exerce, talvez seja mais simples mencionar o fato de que ele é um dos proprietários do FrangÓ, um dos botecos mais legais, tradicionais e premiados de São Paulo. Ligou os pontos? Agora sabe de quem estamos falando?

Decidiu ficar longe do ambiente das agências de Publicidade & Propaganda e em 2005 já deu seus primeiros passos na carreira fotográfica. Como consequência direta, os primeiros prêmios começaram a aparecer e não pararam de chegar até os dias atuais. Finalizou sua Especialização em Fotografia no ano de 2010, em Florianópolis, quando desenvolveu seu primeiro projeto com longas exposições, uma característica que ficou impregnada em todo seu trabalho autoral. Quando não está mochilando por aí, envolvido em algum novo projeto, vive e trabalha na cidade de São Paulo.

E o mais legal de tudo é que, independentemente da tarefa que esteja exercendo ou do lugar onde esteja, Piccolo sempre tem uma câmera por perto. Entre um momento e outro, há espaço para um frame congelado. Seja de arquitetura, um tema recorrente em seu trabalho, ou nos instantes preciosos que a fotografia de rua constantemente proporciona. São ângulos, perspectivas, texturas e curiosidades que passam despercebidos pela grande maioria das pessoas. Mas para quem tem o olhar afiado, como ele, viram fotos.

INSTAGRAM: @_gruetzmacher INSTAGRAM: @cassiopiccolo / @de_olho_na_rua

5


CONVIDADOS

MARIA CECILIA DE SÃO THIAGO

OSCAR FILHO

Uma incansável estudiosa das artes e da fotografia, que atua como Fotógrafa e Designer Gráfica, inundando nossos olhares com seu trabalho repleto de informações, reflexões e diálogos que extrapolam definitivamente os limites da realidade e nos conduz por histórias inimagináveis.

Este irrequieto paulista de Atibaia descobriu logo cedo que seu caminho estava ligado não só aos palcos, quando iniciou sua carreira de ator ainda aos 13 anos de idade, mas também às artes de uma maneira geral.

Suas imagens são puzzles imagéticos que vão se conectando aos poucos e revelando uma verdadeira miríade visual. Muitas vezes é difícil saber suas verdadeiras intenções e referências, mas é sempre fácil se render ao que nos apresenta. Outra característica marcante a respeito de Maria Cecília, ou simplesmente Klimtt, como é mais conhecida pelo meio fotográfico nacional, é que ela tem a capacidade de esbanjar o mesmo tanto de simpatia quanto de criatividade. Entre exposições e premiações, segue produzindo de maneira contumaz, fotografando com seu smartphone e editando em uma tablet.

INSTAGRAM: @KLIMTT

Seu raciocínio rápido acompanhado de uma grande dose de irreverência o conduziram naturalmente para o humor, onde se destacou como um dos grandes nomes do stand up comedy brasileiro. Como todo bom criativo, a ânsia por novos desafios o levou a se envolver com diversos projetos culturais, escrever roteiros, apresentar programas de TV, atuar no cinema e produzir peças teatrais. Mas poucos imaginam que o agitado Oscar ainda encontra tempo para mergulhar no universo da fotografia. Uma fuga, talvez. O fato é que este seu lado que congela instantes nos revela um olhar muito distante da imagem que associamos ao ator comediante. Existe fugacidade e solidão em suas imagens densas e muito bem compostas. Só reforçam a teoria de que todo Yin tem seu Yang. Que toda luz, traz consigo um pouco das sombras.

INSTAGRAM: @SOUMHOBBY / @OSCARFILHO

6


CONVIDADOS

TASHDIQUE MEHTAJ AHMED

TOM LEAL

Estudante de Direito, este indiano tomou gosto pela fotografia e basicamente aprendeu tudo o que sabe por conta própria. Aos poucos foi descobrindo sua própria linguagem, trabalhando essencialmente com seu celular e utilizando luz ambiente.

Fotógrafo formado pelo SENAC - São Paulo. Possui quinze anos de experiência profissional em fotografia nas áreas da publicidade, moda, retratos e arquitetura.

O tom intimista de seu trabalho fica por conta dos registros pessoais que faz, principalmente de amigos e familiares, juntamente com algumas fotografias de rua e de alimentos. Por meio de suas fotos, é possível se sentir no coração de uma Índia não tão romantizada e mais realista. Elas nos permitem andar livremente pelas ruas de Guwahati, a cidade onde Tashdique vive, e conhecer um pouco mais sobre esta cultura tão intrigante e rica em detalhes. Seu talento nato foi logo reconhecido e atualmente seu trabalho pode ser encontrado em sites como Getty e Eyeem, além de atuar como Colaborador e Editor do coletivo argentino Popckorn, de Javier Siriani.

INSTAGRAM: @tashdique

Conquistou o seu primeiro prêmio em fotografia no ano de 2002 e desde então obteve premiações e menções honrosas em diversos concursos, com destaque para o METRO Global Photo, em 2009, com o 1° lugar na categoria Mudanças Climáticas - Etapa Brasil; e 11° lugar na Etapa Mundial, concorrendo com participantes de mais de 20 países. Em maio deste ano foi finalista no Flamob 2017 (Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafias) nas categorias Fotografia de Rua e Paisagem, além de conquistar o 3º lugar no Desafio Motorola, na categoria Minimalista. Tom Leal tem um estúdio fotográfico em Santos, na Vila Mathias, onde desenvolve trabalhos em diversos segmentos e promove eventos culturais, É um dos idealizadores da TUmobgrafia, movimento santista que incentiva a fotografia com o uso de dispositivos móveis.

INSTAGRAM: @TOMLEALFOTO

7


ÍNDICE

KLIMTT MARIA CECILIA DE SÃO THIAGO PG. 10

DIQUE DA VILA GILDA TOM LEAL PG. 36

CHASING THE LIGHT ALESSANDRO GRUETZMACHER PG. 68

8


MY INDIA TASHDIQUE MEHTAJ AHMED PG. 98

GALERIA PG. 180

CIDADES PELO MUNDO OSCAR FILHO PG. 124

DPROSA & DVERSO CÁSSIO PICCOLO PG. 142

FOTO: JULIANA TOMASINI

9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


D I Q U E

36

D A


V I L A

T

E

X T O

G I L D A

E

F O T O

G

R

A

F

I

A

T O

M

L

E

A

L

37


O Dique da Vila Gilda, localizado na Zona noroeste de Santos, às margens do Rio dos Bugres, é conhecido como a maior favela sobre palafitas do país. Uma das regiões de maior vulnerabilidade social da cidade, conta com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, à beira do mangue.

Por meio da ação do Mobgraphia, TUmobgrafia, Estúdio Madalena e Instituto Arte no Dique, que promoveram uma saída fotográfica em uma tarde, como encerramento de workshop, tive a oportunidade de realizar uma imersão nas vielas e becos do Dique da Vila Gilda.

Tive apenas duas horas para a captação destas imagens. Foi pouco tempo, mas com excelente recepção de pessoas livres, sorridentes e transparentes. O tempo escasso não foi um empecilho, pois apesar das dificuldades e necessidades do cotidiano, consegui revelar através destes registros os desejos, sonhos e alegrias dos moradores da comunidade.

38


39


40


41


42


43


44


45


46


47


48


49


50


51


52


53


54


55


56


57


58


59


60


61


62


63


64


65


66


67


68


chasing the light FOTOGRAFIA ALESSANDRO GRUETZMACHER TEXTO ALLYSON CORREIA

69


70


71


72


73


74


75


Difícil imaginar por quais caminhos a ânsia por uma mera fotografia pode nos levar. Até mesmo um cenário extremamente adverso e ao mesmo tempo tão sereno parece aguardar pacientemente por olhares atentos. Paisagens seculares e eternos glaciares mudam de cores e formas em apenas um breve instante. Uma luz que escapa por entre os dedos, desvanece quase que instantaneamente.

E o que move o fotógrafo? A procura pela luz perfeita, o encontro com a hora dourada, o quadro ideal ou o desafio da busca em si? Afinal, o instante perfeito realmente existe e pode ser eternizado?

São muitos questionamentos e reflexões aquietados somente pelo prazer da busca. Em meio a um acampamento e outro, ou nos intervalos entre fotos de longa exposição, Gruetzmacher encontrou na fotografia mobile a forma ideal para compor seu diário de bordo. Lembranças de mais uma expedição encerrada e repleta de retóricas.

Parece ser a desculpa perfeita para o início de uma nova jornada.

76


77


78


79


80


81


82


83


84


85


86


87


88


89


90


91


92


93


94


95


96


97


98


MY INDIA FOTOGRAFIA TASHDIQUE MEHTAJ AHMED

99


100


101


102


103


104


105


106


107


108


109


110


111


112


113


114


115


116


117


118


119


120


121


122


123


GUARULHOS SÃO PAULO

124


CIDADES PELO MUNDO FOTOGRAFIA OSCAR FILHO

125


126

BUBIKON SUÍÇA


BELÉM PARÁ

127


128

AVENIDA PAULISTA SÃO PAULO


CATEDRAL PRESBITERIANA RIO DE JANEIRO

129


130

CASTELO DE WINDSOR INGLATERRA


TORRE DE BELÉM PORTUGAL

131


132

COLÉGIO SÃO LUIZ BRAGANÇA PAULISTA


PAULÍNIA SÃO PAULO

133


134

STONEHENGE REINO UNIDO


PEDRA GRANDE ATIBAIA

135


136

PALÁCIO DOS LEÕES SÃO LUIZ DO MARANHÃO


COMO ITÁLIA

137


138

VENEZA ITÁLIA


PONTE JFK BRASÍLIA

139


140


CALDAS MINAS GERAIS

141


142


Prosa

TEXTO E FOTOGRAFIA CÁSSIO PICCOLO

143


144


145


Viajar é uma grande paixão. O contato com outras culturas amplia a visão daqueles que se aventuram em conhecer este fascinante mundo cheio de diversidade. Faz parte do meu DNA imaginar e planejar o próximo destino. Estas fotos surgiram da recente viagem pela Islândia e Escandinávia. São registros do cotidiano de Reiquiavique, Helsinque, Estocolmo e Copenhague. Aprecio muito a arquitetura contemporânea e os projetos de grandes arquitetos como Alvar Aalto, Henning Larsen, Steven Holl e outros que com suas linhas e iluminação arrojadas são inspiradores.

O cinema faz parte da minha vida desde a juventude, época em que frequentava a sala de projeções de três a quatro vezes por semana. Anotava em um caderno a ficha técnica de todos os filmes, com especial atenção aos diretores de fotografia, pois não havia Internet nem IMDB. Estudei música, mas em 1987 me tornei proprietário do FrangÓ, bar de cervejas especiais que fez escola. Há alguns anos me permiti fotografar por prazer, como forma de expressão individual e sem nenhum tipo de compromisso profissional. O surgimento das câmeras DSLR e dos smartphones cada vez mais impressionantes, facilitam o exercício da liberdade criativa e tornam meu olhar cada vez mais apurado e sensível.

146


147


148


149


150


151


152


153


154


Verso

FOTOGRAFIA CÁSSIO PICCOLO

155


156


157


158


159


160


161


162


163


164


165


166


167


168


169


170


171


172


173


174


175


176


177


178


179


GALERIA A seção Galeria é definitivamente nosso espaço mais democrático. Isto só reforça a afirmação que fizemos anteriormente, dizendo que a NoMirror é feita por vocês e para vocês. Basta analisar a diversidade e a qualidade dos materiais apresentados a seguir.

O processo de curadoria das imagens da GALERIA é feita diariamente pelos nossos Editores, via plataforma Instagram. Para ter a sua oportunidade de publicação, siga o perfil @nomirrormag e poste suas fotos usando a tag #nomirrormag. É por meio dela que iremos encontrar você!

Para ensaios completos e trabalhos mais elaborados, os interessados devem entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@nomirror.art.br

Mas não esqueça! Serão aceitas somente imagens capturadas e editadas com dispositivos mobile. Todos os ensaios, imagens e perfis são analisados cuidadosamente e escolhidos pelos nossos Editores.

Divirta-se. Aprecie. Participe.

180


JULIANA TOMASINI

BEATRIZ SEENE

ANA CRISTINA PANEK

REJANE RUBINO

JULIANA MONTEIRO CARRASCOZA

ALICE OKUMURA

MARISA DE SOUZA

CRISTIANE OSHIMA

FERNANDA BURGOS

ANDREAS PETER

POPA RESEARCH (BRASIL) & SPIEGEL INSTITUT/DETECON (ALEMANHA)

181


JULIANA TOMASINI BUENOS AIRES, ARGENTINA | INSTAGRAM: @juleijuleii

Ironicamente, uma das grandes paixões da minha vida, a fotografia de rua, tenta superar meus próprios medos e fobia social. Sair na rua não é uma tarefa fácil para todos, e tentar refletir a condição humana muito menos. Mas no final do dia, a satisfação de sentar-se para contemplar esses momentos congelados da rua em uma imagem, não tem preço para mim.”

182

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

183


184

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

185


186

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

187


188

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

189


190

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

191


BEATRIZ SEENE CURITIBA-PR | INSTAGRAM: @bseene Eu procuro dar novas dimensões e possibilidades ao mundo a minha volta através da fotografia. Caminho entre os opostos: o pesado das formas geométricas e a leveza do movimento das árvores.

192

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

193


194

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

195


196

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

197


198

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

199


200

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

201


ANA CRISTINA PANEK SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @anacpanek A fotografia é minha forma de expressão. Pessoas e locais muito particulares se tornaram objeto da minha visão inquisitiva.

202

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

203


204

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

205


206

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

207


208

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

209


REJANE RUBINO SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @rejanerubino

Desde sempre trabalhei com a palavra. Primeiro como fonoaudióloga, mais tarde como psicanalista.

210

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


A fotografia se insinuou aos poucos, devagarinho. No intervalo entre as palavras.

imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

211


212

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

213


214

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

215


216

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

217


218

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

219


220

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

221


JULIANA M. CARRASCOZA SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @julianamonteirocarrascoza

ONDE EU POSSA MORAR Viver e não se reconhecer nas ruas de onde mora. Relacionar-se e não se identificar com os gostos, os gestos, as escolhas. Caminhar e não se entender com o que há de matéria e de memória. Sentir-se um estrangeiro é narrar em terceira pessoa a sua própria história. É assim que me sinto desde que me afastei do que poderia ter vivido no local em que nasci. Nesta série de autorretratos, busco a minha identidade nos elementos que compõem a paisagem para revelar o que faz parte da minha natureza e do não-lugar que constantemente habito.

222

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

223


224

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

225


226

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

227


228

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

229


Alice Okumura SANTOS/SP | INSTAGRAM: @okumura8071 Santista, 37 anos, pisciana, nissei, nutricionista e fotógrafa mobile.

230

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

231


232

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

233


234

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

235


236

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

237


238

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

239


MARISA DE SOUZA SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @malluah Tenho uma paixão (amor) pela poesia de imagem e isso faz com que quase sempre minha fotografia tenha como inspiração a música e a poesia, com influências diversas.

240

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

241


242

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

243


244

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

245


246

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

247


248

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

249


250

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

251


CRISTIANE OSHIMA SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @cristiane.oshima

POÉTICAS URBANAS

252

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

253


254

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

255


256

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

257


258

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

259


260

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

261


FERNANDA BURGOS SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @fbaburgos Autorretrato: uma busca constante do meu próprio universo. É um mergulho, cada vez mais intenso e interessante, em mim mesma.

262

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

263


264

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

265


266

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

267


268

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

269


ANDREAS PETER PORTO ALEGRE/RS | INSTAGRAM: @andreascinema

270

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

271


272

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

273


274

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

275


276

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

277


278

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

279


280

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

281


GALERIA ESPECIAL

A ESQUECIDA E INESQUECÍVEL GUIANA FOTOGRAFIA ANA CAROLINE DE LIMA, ARTHUR OPITZ, JIN JLUSSI, LAÉRCIO FIDELIS DIAS, PATRÍCIA BARROS, PEDRO ARTHUR MARQUES PONTES, RENATA RUFINO, STEPHAN DIETER E TATIANE DANIEL PASSARINI

TEXTO ARTHUR OPITZ E RENATA RUFINO

282


283


Floresta Amazônica, aldeias indígenas e a tragédia do suicídio coletivo em Jonestown na década de 70 foram as primeiras associações feitas à Guiana quando soubemos que iríamos para lá a convite da ONU para realizar um estudo junto à população local sobre acesso a comunicação e tecnologia. No YouTube, um passeio de carro pelas ruas de Georgetown, a capital, já nos passava outras impressões: carros circulando na mão inglesa, casas de madeira, ruas simples e sem calçamento, com esgoto a céu aberto. E música, muita música. Uma verdadeira disputa entre músicas caribenhas e indianas. Mesma disputa se vê nos paladares sedentos por curry indiano, ou nas apimentadas coxas de galinha que contrastam com exóticos pratos indígenas.

284


285


286


287


288


Sabíamos muito pouco sobre aquela ex-colônia inglesa, como o fato de ser formada, na sua maioria, por descendentes de indianos e africanos, que o esporte popular do país é o críquete e que a nossa vizinha etérea, discreta e desconhecida Guiana faz parte da maior ilha marítimo fluvial do planeta – que inclui a Venezuela, antes conhecida como Guiana espanhola. Talvez a timidez econômica do país o relegue a um simples espaço no mapa entre a Venezuela e o Suriname.

Foram dois meses vivendo e viajando pelo país com uma equipe de brasileiros, alemães e guianeses. Vimos pobreza e ao mesmo tempo uma capital toda decorada pela comemoração dos 50 anos de independência; vimos crianças bem educadas em uniformes a caminho da escola e motoristas que guiam sem regras num país que há 15 anos não sabia o que era trânsito e que conhece há cerca de 5 anos seu primeiro shopping center. 80% de mata nativa riscada por pequenas zonas agrícolas e áreas de mineração. O Estado é o maior empregador e a política escancara as divergências raciais e uma sub-representação dos indígenas confinados no interior do país.

289


290


291


Dessa experiência ficam os sentidos, a visão de suas incrivelmente virgens paisagens, os sons da fauna que ainda reina até em áreas urbanas em convívio com os nada discretos carrinhos de vendedores de CD’s. Fica o sabor da apimentada culinária creole e a ardência do curry, o aroma da mata molhada e o calor do sol e do abraço do povo que nos acolheu com um sorriso de quem acabou de ser lembrado.

Equipe que participou da expedição e produziu as fotos: Popa Research (Brasil): Renata Rufino, Arthur Opitz, Tatiane Daniel Passarini, Patrícia Barros, Pedro Arthur Marques Pontes, Ana Caroline de Lima e Laércio Fidelis Dias. Spiegel Institut/Detecon (Alemanha): Jin Jlussi e Stephan Dieter.

292


293


294


295


296


297


298


299


NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | NOV. 17 |

07

Profile for NoMirror Mag

NoMirror #07 - Nov17  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

NoMirror #07 - Nov17  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

Advertisement